728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 30 de julho de 2023

    Polícia prende três pessoas com drogas em operação em Laranjal

    Os policiais encontraram maconha, crack e dinheiro com os suspeitos, que foram encaminhados à delegacia


    Uma operação policial realizada na noite desta sexta-feira (28) resultou na prisão de três homens suspeitos de tráfico de drogas em um escadão na cidade de Laranjal. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais observaram a movimentação dos suspeitos, que faziam contato com usuários e distribuíam as funções entre eles.

    Durante a abordagem, os policiais encontraram uma bucha de maconha e uma pedra de crack com um dos individuos de 23 anos. Com o outro suspeito, de 25 anos, foi encontrado o valor de R$ 105,00 em notas trocadas. O terceiro suspeito, de 27 anos, estava com R$ 300,00 em dinheiro.

    Ao ser questionado sobre o que fazia em uma casa vazia na rua de baixo, o jovem de 27 anos confessou que havia mais drogas no local. Os policiais foram até a casa e encontraram 46 pedras de crack. Ele assumiu a propriedade do material e disse que estava realizando a venda das drogas. Os outros dois jovens não se manifestaram.

    Os três suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico e encaminhados à delegacia de plantão. A casa onde estava o material já tinha sido alvo de denúncias anônimas de que servia como depósito de drogas. A polícia vai investigar a origem e o destino das substâncias apreendidas.




    Fonte: Rádio Muriaé

    Acidente entre três carretas deixa motorista morto na BR-116 próximo a Laranjal

    A colisão ocorreu depois que um condutor de outra carreta tentou fazer uma ultrapassagem.


    Um motorista identificado como Paulo Alberto Gonçalves de 38 anos morreu após se envolver em um acidente na BR-116 na altura de São João da Sapucaia distrito de Laranjal na noite deste sábado (29).

    A colisão ocorreu depois que um condutor de outra carreta tentou fazer uma ultrapassagem.

    Com a batida, uma das carretas carregadas com polietileno saiu da pista e tombou derramando todo material na rodovia.

    Uma terceira carreta também foi atingida, mas os outros dois condutores não tiveram ferimentos.

    Equipe da EcoRioMinas foi ao local sinalizou o trânsito, realizou a limpeza da pista para evitar outros acidentes.

    Militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e a Perícia da Polícia Civil realizaram os trabalhos e logo liberaram a cena do acidente.

    O corpo do motorista foi encaminhado para Instituto Médico Legal por uma funerária de plantão.


    Fonte: Rádio Muriaé 
    segunda-feira, 24 de julho de 2023

    Mulher é assassinada em Cataguases

    Crime aconteceu no bairro Taquara Preta.


    Na madrugada de domingo para segunda-feira, uma tragédia chocou os moradores do bairro Taquara Preta, em Cataguases. Alessandra Estefane da Rocha Machado (foto), de 25 anos, foi brutalmente assassinada. O corpo da vítima foi encontrado no quintal de sua casa na manhã desta segunda-feira (24) pela mãe do suposto autor, de 33 anos, que era marido da vítima. Ele está foragido.

    A polícia foi acionada imediatamente após o terrível descobrimento e está empenhada em localizar e prender o suspeito.

    Detalhes sobre as circunstâncias do assassinato ainda permanecem obscuros, mas a princípio a morte teria sido por asfixia. 

    Enquanto a polícia realiza buscas para capturar o autor do crime, autoridades e instituições locais reforçaram a importância de uma atuação firme e eficiente no combate à violência doméstica e ao feminicídio.

    Quem souber do paradeiro do suspeito pode denunciar pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou pelo 181 (Disque Denúncia). Sua identidade será mantida em sigilo.


    Por Jamilly Santos para o Site Mídia Mineira.
     
    domingo, 23 de julho de 2023

    Acidente entre dois veículos na BR-356 deixa três feridos

    Colisão ocorreu sentido ao distrito de Vermelho


    Uma colisão entre dois veículos deixou três pessoas feridas na tarde deste sábado na BR-356 no sentido ao Distrito do Vermelho.

    Segundo os militares do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas ficou presa entre as ferragens e precisou ser retirada com alguns ferimentos, já as outras duas pessoas se encontravam fora do veículo.

    Todas os feridos receberam os primeiros atendimentos ainda no local com o apoio do Samu e foram encaminhadas para o Hospital São Paulo para avaliação mais detalhada.

    Não há detalhes da dinâmica do acidente, mas todos os dados foram colhidos pela perícia técnica da Polícia Civil que também compareceu e posteriormente serão apurados.




    Fonte: Rádio Muriaé
    terça-feira, 18 de julho de 2023

    Morador da zona rural de Eugenópolis é detido com armas de fogo irregulares

    A ação aconteceu após a polícia receber informações sobre a existência de armamentos irregulares dentro da residência do suspeito.


    Em Pinhotiba, distrito de Eugenópolis, uma prisão em flagrante de um homem por posse ilegal de armas de fogo ocorreu nesta terça-feira (18). A ação aconteceu após a polícia receber informações sobre a existência de armamentos irregulares dentro da residência do suspeito.

    Com base nas denúncias recebidas, as autoridades cercaram a residência do indivíduo e iniciaram uma verbalização com ele. Diante das evidências apresentadas, o suspeito não teve alternativa senão confirmar a presença de duas armas de fogo dentro de sua casa e outras duas armas em um matagal próximo a sua residência.

    Após a confirmação da posse ilegal das arma de fogo, o suspeito foi preso em flagrante delito pelas forças policiais. Em seguida, ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para que as devidas providências cabíveis fossem tomadas.

    As investigações serão conduzidas pela Polícia Civil e as informações serão atualizadas à medida que novos detalhes surgirem.



    Fonte: Rádio Muriaé 

    Homem é preso por extorsão mediante sequestro em Leopoldina

    Além do homem preso nessa operação, outros dois homens são investigados por envolvimento nos crimes


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 50 anos, suspeito de integrar uma organização criminosa voltada a crimes de extorsão mediante sequestro e roubo, em Leopoldina, na Zona da Mata.
    A prisão foi efetuada em uma ação coordenada pelo delegado Rafael Sporck da Costa, que representou e cumpriu três mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. Foram apreendidos celulares e um veículo.

    Além do homem preso nessa operação, que possui passagens policiais por crimes de organização criminosa, receptação e furto, outros dois homens são investigados por envolvimento nos crimes. Um deles, de 39 anos, natural de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, já estava preso; o outro, de 54, está foragido.

    Segundo o delegado regional em Leopoldina, Diêgo Candian Alves, "nosso foco é bater de frente com organizações criminosas, voltadas à prática de crimes violentos. A PCMG pretende não apenas tirar de circulação os criminosos, mas também enfraquecer financeiramente todo empreendimento da organização e, para isso, nossas equipes vêm, com o apoio do Judiciário e do Ministério Público, atuando incansavelmente, visando a pacificação social".

    As investigações prosseguem com o objetivo de prender os demais membros da organização criminosa.



    Fonte: PCMG
    segunda-feira, 17 de julho de 2023

    Polícia Civil de Juiz de Fora desarticula quadrilha que atuava se passando por bancos para aplicar golpes

    Bando se organizava em uma sala comercial no centro de Juiz de Fora


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu na noite dessa quinta-feira (13/7) um homem de 29 anos suspeito de aplicar golpes financeiros em Juiz de Fora. Seis mulheres, entre 18 e 22 anos, que se identificaram como funcionárias também foram conduzidas à delegacia para prestarem depoimento. Elas foram ouvidas e liberadas.

    A quadrilha que atuava em Juiz de Fora há aproximadamente seis meses ocupava uma sala comercial onde  funcionavam como um call Center e recrutava jovens à procura do primeiro emprego e sem qualquer experiência profissional e que acreditavam fazer parte de uma equipe de correspondentes de grandes instituições bancárias.

    As funcionárias captavam os clientes, em sua maioria aposentados do INSS e pessoas que possuíam crédito consignado, com a promessa de negociar dívidas. Em seguida, as vítimas eram persuadidas pelos integrantes do grupo criminoso a realizar pagamentos, por meio de boletos, para a renegociação ou quitação das dívidas, concretizando o golpe.

    A ação que também apreendeu documentos e computadores foi coordenada pela 7ª Delegacia de Polícia Civil, unidade que integra a 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora – pertencente ao 4º Departamento.

    As investigações continuam pra verificar o envolvimento de outras pessoas e levantamentos das quantias movimentadas pelo bando.



    Acidente na BR-116 em Fervedouro deixa duas pessoas mortas e uma ferida

    Atualização: Mulher socorrida em estado grave também faleceu


    Um acidente na BR-116 envolvendo duas motocicletas deixou duas pessoas mortas e uma ferida na noite deste domingo (16) próximo a Fervedouro.

    O acidente ocorreu na saída da cidade para Divino, no final do bairro Santa Rita.

    Segundo informações iniciais, as motos colidiram de frente vitimando Henrique Pires da Silva de 17 anos, natural de Fervedouro e Patricia de Lourdes Faustino de 21 anos, natural de São Pedro do Glória e ferindo mais uma pessoa.

    As duas vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Santa Barbara, e posteriormente para o Hospital casa de Caridade, em Carangola.

    EcoRioMinas, PRF e a perícia técnica da Polícia Civil foram acionadas e compareceram ao local para registro, levantamentos e apuração da dinâmica do ocorrido.




    Fonte:  Paulo Roberto da Rádio/Rádio Muriaé
    domingo, 16 de julho de 2023

    Governo promove Minas Láctea na próxima semana, em Juiz de Fora

    Referência para o setor de leite e derivados na América Latina, evento produzido pela Epamig terá exposições, concursos, minicursos e palestras


    Tudo pronto para o início do Minas Láctea 2023, evento referência para o setor de leite e derivados da América Latina, que ocorre entre 18 e 20/7, em Juiz de Fora (MG), e conta com realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à empresa. 

    A edição deste ano terá como mote “Inovação e Gourmet”, e a programação vai englobar eventos já tradicionais no calendário laticinista: o 36º Congresso Nacional de Laticínios, a 42ª Semana do Laticinista, o 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e a 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).

    Harmonizações e novidades para o setor

    Uma das principais novidades do Minas Láctea 2023 é a inclusão de harmonizações guiadas de produtos lácteos com demais alimentos, como vinhos, azeites brasileiros, cafés especiais e cervejas artesanais, nas programações e atividades que compõem o evento. 

    Vale destacar que a edição não contará com a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), que é um evento bienal. 

    “Neste ano estamos estreando novo formato, mais compacto, justamente para mostrar à sociedade o valor da pesquisa para o mercado. Vamos abordar a importância da tecnologia no desenvolvimento de produtos lácteos diferenciados, e também de outros alimentos que serão harmonizados com esses lácteos durante cursos e degustações ao longo da programação”, explica o chefe da Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig e coordenador geral do evento, Clenderson Gonçalves. 

    “Acredito que o Minas Láctea seja uma ótima oportunidade para as indústrias laticinistas divulgarem suas marcas e inovações para a sociedade, que posteriormente irá consumir produtos gourmet em empórios e supermercados”, completa Clenderson.

    Inovação 

    Epamig / Divulgação
    A inovação também será tema central no Minas Láctea que, mais uma vez, contará com espaço exclusivamente dedicado às novas soluções tecnológicas para o setor de lácteos. 

    A “Tenda de Inovação” vai apresentar discussões sobre indústria, formação de profissionais, casos de sucesso e ações em parceria com o Sistema Inovalácteos, com o Centro Regional de Inovações e Transferência de Tecnologias (CRITT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg).

    “Em termos de inovação, estamos vivendo a era da chamada ‘conectividade’, ou da ‘indústria 4.0’, e nós precisamos estar preparados e atualizados para essa realidade, enquanto pesquisadores e também professores responsáveis pela formação de futuros tecnólogos em laticínios”, comenta o chefe-geral da Epamig ILCT, Sebastião Tavares de Rezende. 

    Segundo ele, a pegada gourmet do Minas Láctea 2023 traz uma repaginada importante e atual ao evento. “O gourmet é uma tendência bastante contemporânea, e Juiz de Fora é um ponto importante do roteiro gastronômico de Minas Gerais. Além disso, a inclusão desse tema vai ser fundamental para envolver outros setores nos quais a Epamig é protagonista, como de cafés, vinhos e azeites, por exemplo”, completa Sebastião. 

    Congresso e mais 

    A programação científica do Minas Láctea 2023 inclui o Congresso Nacional de Laticínios (CNL) e a Semana do Laticinista (SL), com palestras, apresentação de trabalhos, sessões de pôsteres e minicursos. 

    O 36º CNL abordará o tema “Como a indústria de laticínios pode se preparar para o futuro?” e, pela primeira vez, vai dedicar um dia da programação aos queijos artesanais. “Na quinta-feira (20/7), palestras e debates envolverão o assunto ‘Inovação e Gourmet com foco nos queijos artesanais mineiros’. Esta é nossa principal novidade e aposta para esta edição”, afirma a professora-pesquisadora da Epamig ILCT Denise Sobral, integrante da Comissão técnico-científica do evento.

    “Os queijos artesanais têm uma importância social muito grande e, em algumas regiões, representam o sustento de muitas famílias. Historicamente, a Epamig ILCT sempre esteve muito ligada ao setor, tanto em nossas pesquisas quanto em parcerias com produtores e associações locais. Então, dedicar um dia inteiro aos queijos artesanais é um reconhecimento e um destaque muito merecido a esse setor”, ressalta Sebastião Tavares de Rezende. A organização do CNL destaca ainda que os três trabalhos mais bem avaliados ao longo do congresso receberão prêmios em dinheiro, por meio de parceria com a Fermentech.

    Já a 42ª Semana do Laticinista traz, em tradicional programação, 12 minicursos de curta duração (4 horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor de lácteos. As atividades serão presenciais e ocorrerão pela manhã (das 8h às 12h) na Epamig ILCT. A organização informa que os interessados têm a opção de se inscreverem apenas para as palestras, ou para até três cursos, desde que sejam em dias diferentes. As inscrições para os minicursos incluem, automaticamente, passe livre para as palestras.

    Exposição e concurso 

    A 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) vai reunir empresas do setor para a apresentação de produtos e inovações para o mercado. A feira também contará com duas salas para a realização de palestras e harmonizações, envolvendo diferentes tipos de queijos, sorvetes e outros lácteos, como leite de cabra e de ovelha, além de vinhos, cafés, cachaças, cervejas artesanais e azeites. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local durante o evento. 

    No dia 20/7, às 19h, a Expolac será palco para a premiação do 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL). A tradicional competição será dividida em 12 categorias e, segundo a organização, mais de 30 juízes especializados e treinados farão as avaliações dos seguintes atributos sensoriais, em produtos inscritos por marcas da indústria laticinista: aspecto global, cor, textura, peso, odor, aroma, consistência e sabor. 

    Além da premiação dos primeiros (que levam um troféu), segundos e terceiros colocados em cada categoria, a Epamig ILCT também oferecerá retorno para as indústrias participantes, com detalhes técnicos sobre a colocação final de cada um dos produtos inscritos.

    “Para nós, a parceria entre pesquisa e mercado/produtores é de suma importância para potencializar o setor. Por sinal, o plano pedagógico e a matriz curricular do nosso curso superior de Tecnologia em Laticínios incluem disciplinas que estudam e estimulam o empreendedorismo. Está entre os nossos objetivos a formação de profissionais aptos a auxiliarem os produtores na busca por soluções atuais e na disseminação de tecnologias que visam o desenvolvimento de produtos inovadores e de qualidade”, conclui Sebastião Tavares de Rezende.





    Fonte: Agência Minas 
    sexta-feira, 14 de julho de 2023

    Professores e alunos da Escola Boaventura Abritta, em Cataguarino, se reencontram, após 44 anos

    Primeira turma de 1979, promoveu o reencontro.



    Na década de 70, a comunidade de Cataguarino, distrito de Cataguases, foi contemplada com a “extensão de série”, antigo ginásio, hoje ensino fundamental II, na então Escola Estadual Boaventura Abritta. Anos depois, a mesma se tornou escola municipal. Essa conquista foi fruto de uma luta coletiva e idealizada pela saudosa diretora, Dona Irene Ciodaro, que contou com o apoio dos servidores, lideranças da comunidade e pais dos alunos. Juntos enviaram solicitação, ofícios e ainda promoveram reuniões com o prefeito da época, Dr. Ângelo Rocha e sua equipe. 

    Foi uma luta intensa, mas com resultado satisfatório. Em 1976 teve início a primeira turma, enfrentando muitas dificuldades, mas venceram!

    No último dia 8 de julho de 2023 um grupo de ex-alunos, formandos da primeira turma/1979, promoveu o reencontro dos ex-alunos e ex-professores. O encontro aconteceu na residência do ex-aluno e morador do distrito, Sr. Marcos Teixeira.

    Foram momentos de muita conversa, risos, abraços, histórias, homenagens e emoção. Dentre as homenagens, o grupo saiu em cortejo pelas ruas do distrito em direção à escola, enfeitando-a com corações e muitos aplausos. O cortejo seguiu até a casa da ex-servidora “Dona Zinha”, pessoa muito querida na comunidade e que prestou relevante serviços à escola. E ainda, prestaram homenagens aos ex-alunos e ex-servidores que partiram, mas deixaram marcas importantes para a comunidade.

    O ápice das homenagens foi para a diretora “Dona Irene Ciodaro” (in memoriam) que atuou por vários anos como servidora estadual na Escola Boaventura Abritta, competente, dedicada e muito contribuiu para o desenvolvimento do distrito.

    Foi um encontro aprazível e histórico para todos os envolvidos e para a comunidade de Cataguarino.



    Fotos: Arquivo Pessoal 

    Operação conjunta resulta em prisão por tráfico em Mar de Espanha

    Um homem de 29 anos foi preso


    Um homem de 29 anos foi preso, nessa quinta-feira (13/7), pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em operação conjunta com a Polícia Militar, por tráfico de drogas, no bairro Floresta, em Mar de Espanha, na Zona da Mata.
    Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram na casa do suspeito 67 pedras de crack, uma porção de cocaína e outra de maconha. Além das drogas, uma motocicleta sem documentação e um pássaro da fauna silvestre sem anilha ou registro também foram apreendidos.




    Fonte: Rádio Muriaé 

    Acusado de assassinar motoboy em Muriaé é condenado a 15 anos de prisão

    Após um intenso debate, terminou na noite desta quinta-feira (13) o julgamento de Leonardo Zem.


    Após um intenso debate, terminou na noite desta quinta-feira (13) o julgamento de Leonardo Zem. Ele foi condenado a 15 anos de prisão, a princípio, em regime fechado, pelo assassinato do motoboy Geovane Dias da Silva.

    Durante a audiência, foi dado o direito de ampla defesa aos advogados do réu. O Ministério Público também apontou seu parecer.

    A leitura da sentença foi proferida pela Juíza Michele Camarine, titular da Vara de Execuções Penais. Familiares e amigos da vítima ficaram satisfeitos com a decisão do júri.

    Geovane tinha 26 anos e foi morto com um tiro na cabeça quando passava pela Rua José Máximo Ribeiro no bairro João XXIII quando trabalhava. À época o crime ganhou repercussão em toda a região e gerou revolta por parte da população.

    Um grupo de motoboys, uma semana após o homicídio, manifestou pacificamente.

    O crime aconteceu em fevereiro de 2021. À época, o acusado chegou a se entregar dizendo que o disparo teria sido acidental, informação que não batia com as investigações da Polícia Civil.

    Algumas semanas depois, ele foi preso em Guaraparí-ES em uma operação conjunta entre as polícias civis de Minas e do Espirito Santo




    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 12 de julho de 2023

    Insegurança alimentar atinge 70 milhões de brasileiros

    Relatório da ONU destaca agravamento do problema após pandemia


    A subalimentação crônica, nível mais extremo provocado pela insegurança alimentar, atingia 4,7% da população do Brasil entre 2020 e 2022. Isso significa que, em números absolutos, 10,1 milhões de pessoas sofrem com a fome no país. Os dados estão no relatório global Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, divulgado nesta quarta-feira (12) por cinco agências especializadas das Nações Unidas (ONU).

    Um em cada dez brasileiros (9,9%) passava por situação de insegurança alimentar severa entre 2020 e 2022, mostra o estudo. Além disso, quase um terço (32,8%) da população do país está incluído nas categorias de insegurança alimentar severa ou moderada, o que equivale a 70,3 milhões de brasileiros. A situação mostra um agravamento no acesso à segurança alimentar no país. Os dados anteriores, de 2014 a 2016, indicavam percentual de 18,3%.

    O estudo classifica a insegurança alimentar severa como um nível de gravidade em que, em algum momento do ano, as pessoas ficam sem comida e passam fome, o que chega a acontecer, em casos mais extremos, por um dia inteiro ou mais. Já a fome propriamente dita é uma situação duradoura, que causa sensação desconfortável ou dolorosa pela energia insuficiente da alimentação.

    Por fim, a insegurança alimentar moderada é aquela em que as pessoas enfrentam incertezas sobre sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir, em alguns momentos do ano, a qualidade e a quantidade de alimentos que consomem, devido à falta de dinheiro ou outros recursos.

    Os dados nacionais fazem parte de um estudo global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa Mundial de Alimentos (WFP).

    Agravamento
    As agências das Nações Unidas alertam que a fome é um problema que se agravou no último período analisado, com aumento de 122 milhões de pessoas nessa situação. Ao todo, o mundo tem cerca de 735 milhões de pessoas sofrendo com a fome, contingente que seria o terceiro país mais populoso do mundo, atrás apenas de Índia e China, e que supera toda a população do continente europeu.

    Segundo o relatório, a piora na situação está relacionada à pandemia de covid-19 e a repetidos choques e conflitos, incluindo a guerra na Ucrânia. Com a tendência indicada pelos dados, a ONU alerta que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a fome até 2030 não será alcançado.

    O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, destacou que a recuperação da pandemia global foi desigual, e que a guerra na Ucrânia afetou os alimentos nutritivos e as dietas saudáveis.

    "Este é o 'novo normal' em que as mudanças climáticas, os conflitos e a instabilidade econômica estão empurrando os que estão à margem ainda mais longe da segurança. Não podemos adotar uma abordagem de negócios como sempre", declarou, segundo texto divulgado pela FAO.

    Para o presidente do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Alvaro Lario, a meta de acabar com a fome pode ser atingida, mas requer que mais investimentos e vontade política sejam direcionados para dar escala às soluções que já existem.

    "Podemos erradicar a fome se fizermos dela uma prioridade global. Investimentos em pequenos agricultores e em sua adaptação às mudanças climáticas, acesso a insumos e tecnologias e a financiamento para montar pequenos agronegócios podem fazer a diferença. Os pequenos produtores são parte da solução. Com o suporte adequado, eles podem produzir mais alimentos, diversificar a produção e abastecer os mercados urbanos e rurais ­– alimentando áreas rurais e cidades com alimentos nutritivos e cultivados localmente."

    Bilhões de atingidos
    Apesar de a fome ser a situação mais extrema indicada pelo relatório, a insegurança alimentar e os custos de manter uma dieta saudável são outros indicadores que preocupam os autores do estudo.

    A insegurança alimentar moderada chegou a 2,4 bilhões de pessoas no período de 2020 a 2022, enquanto os custos de uma dieta saudável eram inacessíveis para 3,1 bilhões de pessoas, causando problemas como 148 milhões de crianças menores de 5 anos com baixa estatura e 37 milhões com excesso de peso.

    O relatório mostra ainda o impacto desigual da pandemia e dos choques econômicos globais. Nos países de baixa renda, a insegurança alimentar severa aumentou de 22,5% para 28%, enquanto nos países de renda alta, a variação foi de 1,5% para 1,6%.

    O continente africano é o mais afetado pela fome e pela insegurança alimentar: uma em cada cinco pessoas que passa fome no mundo vive nos países da África. A situação é mais grave na África Oriental e na África Central, regiões onde a fome chega a 28,4% da população.

    Plano Brasil Sem Fome
    O ministro do desenvolvimento social, Wellington Dias, deu uma declaração após a divulgação dos dados. Ele destacou que o Brasil havia saído do mapa da fome na década passada, durante os governos anteriores do seu partido, o PT, mas que retornou a essa estatística a partir de 2016.

    “Chegamos no pior momento no ano de 2022. Pessoas em filas do lixo, do osso, enfim. Agora, a missão do presidente Lula é garantir que possamos novamente tirar o Brasil do mapa da fome”. Dias citou o trabalho da Câmara Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional na elaboração de um plano voltado para tirar as pessoas da insegurança alimentar.

    “Vamos ter as condições de ter muito em breve o lançamento do Plano Brasil Sem Fome. E o objetivo é tirar novamente o Brasil do mapa da fome”. Essa câmara integrada é composta por 24 ministérios, integrados com estados, municípios e o setor privado.



    Fonte: Agência Minas

    Criança de 4 anos que estava dentro de casa incendiada em São Francisco do Glória, morre em hospital de Carangola

    Jhonatan estava dentro da residência, brincando com outra criança, também de 4 anos quando o fogo começou.


    Morreu nesta terça-feira (11) uma das crianças de 4 anos que estava dentro da casa que pegou fogo no último domingo, em São Francisco do Glória, localizado a 55 quilômetros de Muriaé.

    Jhonatan estava dentro da residência, brincando com outra criança, também de 4 anos quando o fogo começou. A mãe de um dos meninos estava dormindo no momento do incêndio. Ela teve ferimentos leves e foi atendida no dia por uma equipe do SAMU.

    As duas crianças foram socorridas e levadas para a Casa de Caridade de Carangola. A outra criança segue internada. A mãe recebeu os primeiros atendimentos pelo SAMU. A casa ficou completamente destruída.

    Após o incêndio, a Prefeitura de São Francisco do Glória se empenhou para ajudar a família. Os fogos foram contidos pela Secretaria de Obras e a Secretaria de ação Social segue prestando todo o suporte necessário.

    As causas do incêndio ainda não foram divulgadas.




    Fonte: Rádio Muriaé 

    Soldador cai de altura de 7 metros enquanto trabalhava no Distrito Industrial

    Ele estava descendo para almoçar no momento em que a corda de segurança não suportou e cedeu.


    Um homem ficou ferido nesta quarta-feira (12) após cair de uma altura de sete metros enquanto trabalhava como soldador na construção de um galpão no Distrito Industrial. Ele estava descendo para almoçar no momento em que a corda de segurança não suportou e cedeu.

    Ele foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital São Paulo, consciente e orientado, à princípio, com uma fratura em um dos braços.

    O corpo de Bombeiros compareceu ao local e irá apurar as causas da queda.




    Fonte: Rádio Muriaé 
    terça-feira, 11 de julho de 2023

    MEC divulga resultado de processo seletivo para o Fies do 2º semestre

    Há 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas


    O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre já pode ser consultado no Portal na internet. 

    Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. Os candidatos pré-selecionados devem acessar o portal. 

    Financiamento
    O Fies é um programa instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com indicação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.  

    A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.




    Fonte: Agência Brasil 

    Mineiros encontram mais de 12,4 mil vagas de emprego abertas no Sine

    Interessados em uma das oportunidades podem acessar o Painel de Informações da Sedese

    Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
    As unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem mais de 12,4 mil vagas de trabalho nesta segunda-feira (10/7), segundo o Painel de Informações, administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

    O Sine faz a intermediação entre os trabalhadores em busca de uma oportunidade profissional e os empregadores que buscam funcionários. Ao todo, neste início de semana, são 12.449 vagas de trabalho, sendo 207 para pessoas com deficiência.

    De acordo com o painel, a ocupação com o maior número de vagas nesta segunda-feira é servente de obras, com 1.379 oportunidades, seguida por operador de telemarketing ativo e receptivo (1,1 mil), alimentador de linha de produção (1.006), pedreiro (405) e motorista de caminhão (441).

    Entre as unidades do Sine, a que concentra o maior número de oportunidades é a de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 2.862. Em segundo lugar vem o Sine Araxá, no Alto Paranaíba, com 934 vagas. O Sine BH Central de Vagas tem 564.

    Por meio do Painel de Informações, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis nas 133 unidades do Sine em todo o estado. Há filtros por região, município, ocupações e unidades. Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.


    Fonte: Agência Minas 

    Julgamento de PM que matou prima em Muriaé é marcado para Agosto

    De acordo com a defesa do PM, a previsão é que o julgamento seja demorado e não termine apenas no primeiro dia.


    Foi marcado o julgamento do 2º Sargento da Polícia Militar, Ralf de Andrade Maciel. Ele é acusado de assassinar a própria prima no dia 02 junho de 2021, moradora da Barra. O julgamento está agendado para acontecer no dia 30 de agosto.
    De acordo com a defesa do PM, a previsão é que o julgamento seja demorado e não termine apenas no primeiro dia.

    Relembre o caso
    Nayara Andrade de 34 anos foi baleada dentro de seu salão de Beleza na Barra. Segundo informações apuradas à época, um homem encapuzado chegou, pediu o celular da vítima, efetuou vários disparos e em seguida, fugiu em um carro sentido o bairro Dornelas.
    Ela chegou a ser socorrida com vida ao Hospital São Paulo, prestou depoimento à Polícia Civil, mas dias depois, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

    As investigações
    Após o crime, a Polícia Civil através da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) iniciou uma série de procedimentos de investigação, até chegar no nome do principal suspeito. Na época, a polícia chegou ao autor do crime por meio das câmeras de segurança e constatou que esse homem era o próprio primo da vítima, que forjou documentos para receber os valores do seguro de vida contratado por ela. O carro utilizado no crime também foi apreendido.
    Ralf foi preso dentro de um estabelecimento comercial e levado para o 21º Batalhão da Polícia Militar de Ubá onde segue detido a espera do julgamento.



    Fonte: Rádio Muriaé 
    segunda-feira, 10 de julho de 2023

    Motociclista fica ferido após colidir com ônibus escolar na BR-116, próximo a entrada do bairro Gaspar, em Muriaé

    O motociclista teve fraturas nos braços e pernas.


    Um motociclista ficou ferido na manhã desta segunda-feira (10) após colidir com um ônibus escolar da Prefeitura de Muriaé com alunos dentro, na BR-116, na altura do trevo do bairro Gaspar.

    O impacto foi tão forte que chegou a furar o tanque de combustível. O motociclista teve fraturas nos braços e pernas. Ele foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado às pressas para o Hospital São Paulo.

    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus entrou na faixa contínua, fora do trevo, o que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é proibido. Os dois veículos estavam com a documentação em dia e os motoristas estavam habilitados.

    Uma viatura da Eco Rio Minas, empesa responsável pela administração da rodovia também compareceu ao local e ajudou a controlar o trânsito.




    Fonte: Rádio Muriaé
    sexta-feira, 7 de julho de 2023

    Julho Amarelo: mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais

    As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e podem causar graves complicações se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente

    Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
    As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,7 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência dessas doenças, que são causadas por diferentes tipos de vírus que afetam o fígado.

    Julho Amarelo
    O mês de julho foi escolhido como o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010, em homenagem ao aniversário do médico Baruch Samuel Blumberg, que descobriu o vírus da hepatite B e desenvolveu a primeira vacina contra a doença.

    O objetivo do Julho Amarelo é alertar a população sobre os riscos das hepatites virais, incentivar o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos e ampliar o acesso ao tratamento. A cor amarela faz referência à icterícia, um dos sintomas mais comuns das hepatites virais.

    Existem cinco tipos principais de hepatites virais: A, B, C, D e E. Cada um deles tem características próprias, como o modo de transmissão, os sintomas e o tratamento. No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C.

    Hepatite A
    A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. Também pode ocorrer por contato direto com pessoas doentes ou objetos contaminados.

    Os sintomas da hepatite A podem incluir febre, mal-estar, dor abdominal, náuseas, vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes claras. Na maioria dos casos, a doença é benigna e se resolve espontaneamente em algumas semanas. Porém, em alguns casos pode evoluir para formas graves que exigem internação hospitalar.

    A prevenção da hepatite A se baseia em medidas de higiene pessoal e ambiental, como lavar bem as mãos, os alimentos e a água antes do consumo. Além disso, existe uma vacina eficaz contra a doença, que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças entre 15 meses e 5 anos incompletos.

    Hepatite B
    A hepatite B é transmitida pelo contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas. As principais formas de transmissão são: relação sexual desprotegida, compartilhamento de objetos perfurocortantes (como agulhas, seringas, lâminas de barbear), uso de materiais não esterilizados em procedimentos médicos ou estéticos (como tatuagens, piercings), transfusão de sangue contaminado e da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

    Os sintomas da hepatite B podem ser semelhantes aos da hepatite A, mas também podem não se manifestar em muitos casos. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o diagnóstico adequado. O agravamento da hepatite B pode causar fibrose avançada ou cirrose hepática, que podem levar ao desenvolvimento de câncer ou à necessidade de transplante do órgão.

    A prevenção da hepatite B se baseia no uso de preservativos nas relações sexuais, na não utilização de objetos perfurocortantes compartilhados ou não esterilizados e na vacinação. A vacina contra a hepatite B é altamente eficaz e está disponível para todas as pessoas no SUS desde 2015. O esquema vacinal varia conforme a idade e a situação clínica da pessoa.

    O tratamento da hepatite B depende do estágio da doença e da resposta imunológica do paciente. Não há cura definitiva para a infecção pelo vírus da hepatite B, mas existem medicamentos antivirais que podem controlar a replicação viral e reduzir o risco de complicações. O tratamento é oferecido pelo SUS mediante avaliação médica.

    Hepatite C
    A hepatite C é transmitida pelas mesmas vias da hepatite B, sendo mais frequente a transmissão por meio do compartilhamento de objetos perfurocortantes ou pela transfusão de sangue contaminado antes dos anos 90 (quando não havia testes para detectar o vírus).

    Os sintomas da hepatite C também podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais ou podem não se manifestar. Estima-se que mais de 400 mil pessoas no Brasil convivam com a hepatite C e ainda não saibam. A doença pode evoluir silenciosamente por décadas e causar danos irreversíveis ao fígado, como fibrose, cirrose e câncer.

    A prevenção da hepatite C se baseia nas mesmas medidas da hepatite B, com a diferença de que não existe vacina contra a doença. Por isso, é importante realizar o teste rápido para detectar a infecção, que é oferecido gratuitamente pelo SUS.

    O tratamento da hepatite C é realizado com medicamentos antivirais modernos, seguros e eficazes, que levam à cura da infecção em mais de 90% dos casos. O tratamento dura de 8 a 24 semanas, dependendo do genótipo do vírus e do estágio da doença. O tratamento também é oferecido pelo SUS mediante avaliação médica.




    Fonte: Rádio Muriaé

    Pintor sobrevive a choque elétrico e queda de 10 metros em Miraí

    O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), quando o homem pintava uma parede externa de um galpão.


    Um pintor de 33 anos escapou da morte após sofrer um choque elétrico e cair de uma altura de 10 metros em uma obra no Bairro Jardim Indaiá, em Miraí. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), quando o homem pintava uma parede externa de um galpão.

    Segundo testemunhas, o pintor usava um cabo de alumínio com um rolo na ponta, que encostou em um fio de alta tensão. Ele recebeu uma forte descarga elétrica e foi arremessado para fora do telhado, onde estava debruçado no parapeito.

    Ele ainda bateu em alguns fios de internet e telefone, que amorteceram a queda, mas se romperam em seguida. Ele caiu no chão e ficou inconsciente, com cortes na testa e queimaduras pelo corpo.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu o pintor, que foi levado para o Hospital São Paulo, em Muriaé. De acordo com a unidade, ele está internado na UTI, em estado grave, mas estável.

    A Polícia Militar (PM) também esteve no local e registrou a ocorrência. A perícia da Polícia Civil (PC) foi acionada para apurar as causas do acidente.





    Fonte: Rádio Muriaé 
    quinta-feira, 6 de julho de 2023

    PCMG apura falsa venda de planos de saúde em Juiz de Fora

    Quadrilha intermediava vendas do serviço e, após emissão de carteirinha, emitia boletos falsos.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (6/7), a operação Sanitas para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão para apurar a atuação de uma quadrilha que vendia falsos planos de saúde em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

    De acordo com as investigações, conduzidas pela 7ª Delegacia de Polícia Civil em Juiz de Fora, unidade que integra a 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora – pertencente ao 4º Departamento –, o grupo criminoso vendia planos de saúde conhecidos nacionalmente e, após a entrega das carteirinhas, emitiam falsos boletos aos usuários.

    Ao todo, dez pessoas são investigadas por lavagem de dinheiro e por venderem planos de saúde utilizando-se do nome de empresas nacionais prestadoras do serviço.

    Os crimes ocorreram em 2021, durante a pandemia mundial do Convid-19, momento que se registrou aumento em golpes de estelionato cometidos a distância.

    A mentora do esquema, uma mulher de 40 anos, captava clientes, fazia o vínculo com a prestadora do plano e, posteriormente, embolsava as demais prestações em forma de boleto bancário ou cartão de crédito, favorecendo sua conta ou dos demais investigados. 

    Segundo apurado, a quadrilha movimentou mais de R$600 mil em transações bancárias e gerou prejuízos de cerca de um R$ 1 milhão às vítimas. Dentre os alvos investigados por lavagem de dinheiro, há suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas.

    A PCMG realizou buscas nas residências de ex-funcionários de uma empresa do plano de saúde e em casas localizadas nos bairros Grajaú, Cascatinha, Alto dos Passos, Santo Antônio, Morro da Glória e Alto dos Pinheiros. Celulares, notebooks, computadores e documentos foram apreendidos e serão periciados para apuração do real envolvimento de cada um dos suspeitos.

    O nome da operação, Sanitas, significa "saúde" em latim.

     
    Assessoria de Comunicação – PCMG
    imprensa.pcmg@gmail.com
    Acompanhe nossas redes sociais:
    Facebook: @pcmgoficial | Instagram: pcmg.oficial | Youtube: pcmgoficial | Twitter: @pcmgoficial



    Fonte: PCMG 
    quarta-feira, 5 de julho de 2023

    Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais reúne autoridades e delegações

    O evento foi realizado ontem, dia 4, na Praça Rui Barbosa


    A Cerimônia de Abertura da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada ontem, dia 4, na Praça Rui Barbosa com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais. A solenidade contou com desfile das delegações, apresentação de dança do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente – Agente de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e apresentação de rap feita por artistas da cidade. Entre os presentes, estavam o prefeito José Henriques, acompanhado pela primeira-dama, Gabriela Henriques, e o filho do casal Tarcísio Neto, além de secretários municipais.

    A responsável por fazer o juramento dos atletas no palco foi a estudante do 8º ano, de 14 anos, estudante-atleta do futsal feminino da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, Lara Oliveira. Já a responsável por liderar a delegação de Cataguases no desfile dos participantes foi a estudante-atleta do handebol da Escola Estadual dr. Norberto Custódio Ferreira, Ana Beatriz Garonce. O homenageado deste ano, responsável por carregar a tocha e acender a chama dos jogos foi o corredor da cidade, João Batista Souza, 69 anos, 38 anos deles dedicados às corridas de rua. João Batista já correu 23 São Silvestres, quatro maratonas de São Paulo e oito do Rio de Janeiro. Atualmente João Batista é presidente da Associação Dos Corredores De Rua De Cataguases de Cataguases (ACORCA).

    O prefeito José Henriques abriu seu discurso fazendo lembrança à Isabella, que faleceu no último domingo após ser vítima de um atropelamento próximo à sua residência, e pediu aos presentes um minuto de silêncio. José falou sobre o JEMG. “Eu agradeço a todos os servidores da Prefeitura que se envolveram na organização dos jogos. E foram muitos, principalmente das secretarias de Esportes, Educação e Cultura e Turismo. Eu me lembro de quando era criança da minha vivência de observar o JEMG enquanto estudante. E, quando eu soube da abertura do período de candidatura, pedi à equipe da Prefeitura que não medisse esforço para que a etapa regional fosse aqui e participássemos juntos desta linda festa, sejam bem-vindos”, disse.

    A superintendente Regional de Ensino de Leopoldina, Ana Paula Dias, também comentou a abertura. “É uma emoção muito grande termos essa competição que envolve quase 2.000 alunos de cerca de 70 municípios, que envolve órgãos estaduais em parceria com a Prefeitura de Cataguases. Eu me sinto privilegiada por viver novamente este momento tão importante, que faz parte de um programa já consolidado e desenvolve muitas habilidades socioemocionais dos estudantes, além de valorizar a parte esportiva e a construção da cidadania entre os estudantes. Nós temos esse trabalho em conjunto com a Prefeitura de Cataguases há muito tempo e tanto a estrutura montada como a organização aqui são excelentes”, afirmou.

    As partidas acontecem até o dia 8, sábado, com disputas módulos I e II, no masculino e no feminino, também no futsal, basquete, handebol e vôlei. As entradas são gratuitas e as outras sedes são a Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha, e as estaduais, Marieta Soares Teixeira, Clóvis Salgado, Professor Quaresma e Francisco Inácio Peixoto, além do Clube do Remo. Os campeões de cada modalidade disputam a etapa regional, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.







    Fonte: Prefeitura de Cataguases 

    Minas celebra os 50 anos do Parque Estadual do Ibitipoca

    Unidade de Conservação é uma das mais importantes e visitadas do estado


    Quando foi criado, em 1973, o Parque Estadual do Ibitipoca tinha como objetivo a preservação do patrimônio ambiental e a promoção do turismo ecológico. De lá para cá, a vocação só se fortaleceu: atualmente, são cerca de 90 mil visitantes por ano, com limite de mil por dia.

    Não por acaso, a comemoração do cinquentenário da Unidade de Conservação mais visitada de Minas Gerais contou com autoridades estaduais e municipais, e integrantes das comunidades locais que reforçaram a importância do parque para o meio ambiente, turismo e a cultura de região e de todo o estado, nesta terça-feira (4/7), em solenidade promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

    A tarde foi marcada tanto pela emoção e reconhecimento às pessoas que estão na história do parque, desde sua inauguração, quanto pelas perspectivas de melhorias em torno da
    Unidade de Conservação. 

    A gerência do parque presenteou a comunidade com um bolo de cinco metros que reproduziu as principais atrações turísticas do local. Além disso, 50 pessoas que fazem parte da história do Ibitipoca foram homenageadas com a entrega de caricaturas produzidas pelo artista mineiro Mário Tarcitano. Entre os nomes celebrados, estão desde ex-gestores da unidade até brigadistas e voluntários que auxiliam na conservação do local.

    "Esse lugar é uma grande referência para o estado de Minas Gerais. A comunidade no entorno abraça essa Unidade de Conservação e trabalha junto com o IEF desde o início para a consolidação e gestão do parque. Nesses 50 anos, a gente tem muito o que comemorar", destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. 

    Gerente da unidade, Clarice Silva atribui o sucesso ao trabalho para manter a estrutura do local e o cuidado com os atrativos naturais. "É um parque que tem um tamanho relativamente pequeno, mas concentração enorme de belezas. O IEF, ao longo desses 50 anos,  trabalha com muita dedicação e carinho junto de seus parceiros e comunidades locais para conservar esse paraíso ecológico", avalia.

    Dedicação
     
    Vitória Medeiros, de 54 anos, é atualmente a guia ambiental mais antiga do parque. Ela conta que fez o primeiro curso de condutor ambiental disponibilizado no Ibitipoca em 1994. "Eu vim pra cá cortar cabelo, que era o que eu sabia fazer. Mas na primeira oportunidade fiz o curso e hoje em dia vivo disso. Tenho a minha casinha lá no alto, no pôr-do-sol, com o dinheiro que ganhei trabalhando aqui", conta.

    Com visão apurada de uma experiente guia ambiental, ela deixa um recado para os visitantes. "Gostaria que essas pessoas que só vêm querendo tirar fotos para as redes sociais olhassem mais para o aqui e o agora do nosso parque. Nós temos cactos que dão flores à noite, temos as canelas-de ema, as candeias. Que as pessoas venham para cá aprender, valorizar e, depois, repassar a mensagem", recomenda.

    Waltenbergue Sales, de 71 anos, conta que estava presente no dia da inauguração do parque, em 1973, mas que já visitava o local desde a infância. "A gente frequentava aqui porque tínhamos o hábito de colher macela para fazer travesseiros. Eu vinha com minha avó, minha mãe e minhas tias. Nessa época, o local ainda era bem primitivo, não tinha nem visitação turística. Participei das primeiras matérias jornalísticas que acabaram sendo um grande atrativo para ampliar o número de turistas aqui", relembra.

    Rede de parceiros

    Durante o evento, o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil, delegado-geral Bruno Tasca, destacou a parceria da corporação junto ao IEF, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual. "Ninguém faz nada sozinho. A Semad e o IEF não têm medido esforços para atuar junto à Polícia Civil e outras instituições. O que funciona é a rede, que tem que estar bem alinhada", avalia. 

    O subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, disse que somente com a união e formatação de uma rede é que se consegue, efetivamente e de forma consciente e sustentável ter uma utilização correta dos equipamentos que são ao mesmo tempo turísticos e de proteção.

    Concessão

    O Parque Estadual do Ibitipoca foi uma das primeiras unidades de conservação mineiras a ter o processo de concessão concluído. A empresa Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, representada pela corretora Fram Capital, é a concessionária que, durante 30 anos, será responsável pelo gerenciamento do uso de atividades de ecoturismo e visitação, além dos serviços de gestão, operação e manutenção dos atrativos no parque. 

    A concessionária também fará a requalificação, modernização e reforma de infraestrutura, abrangendo centro de visitantes, quiosques, mirantes e restaurantes.

    "No ano passado concluímos a concessão da área de visitação pública dessa unidade, o que dará para todos os turistas e comunidades no entorno um grande ganho do ponto de vista de infraestrutura e prestação de serviços turísticos", finaliza a secretária Marília Melo. 

    O contrato foi assinado em maio deste ano e atualmente está em processo de transição para início das operações da concessionária neste segundo semestre.

    Importante destacar que ainda caberá ao IEF a gestão administrativa da unidade, mantendo a responsabilidade pelas ações de conservação ambiental, fomento a pesquisas, educação ambiental, prevenção e combate aos incêndios, além da gestão do contrato de concessão, monitoramento e fiscalização do desempenho do parceiro privado.

    Além da secretária Marília Melo participaram da solenidade  o subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula; o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente da Polícia Civil, delegado-geral Bruno Tasca; a prefeita de Lima Duarte, Elenice Delgado; o prefeito de Bias Fortes, Fabrício José da Fonseca Almeida; e o prefeito de Santa Rita de Ibitipoca, Leandro Eduardo Fonseca Paula. O diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Lasmar, também participou da solenidade, representando a diretoria-geral do órgão.




    Fonte: Agência Minas 

    Acidente na BR-116 no bairro Bela Vista, em Muriaé, deixa dois veículos destruídos

    Uma pessoa que seguia no veículo de aplicativo foi socorrida com ferimentos leves


    Um acidente ocorrido na BR-116 no bairro Bela Vista deixou dois veículos destruídos e uma pessoa ferida na noite desta terça-feira (04).

    Segundo informações iniciais da PRF, um dos carros que atua em um aplicativo de mobilidade urbana saia de uma via lateral quando foi atingido por outro veiculo que seguia na rodovia.

    Um passageiro se feriu levemente e foi socorrido para o Hospital São Paulo para avaliações mais detalhadas.

    Com o impacto, um dos veículos chegou a capotar ficando bastante danificado.

    Corpo de Bombeiros e Eco Rio Minas compareceram e também auxiliaram na ocorrência.





    Fonte: Rádio Muriaé 

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início