728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 28 de abril de 2023

    Colisão entre carreta e carro de Cataguases deixa um morto e dois feridos na BR-116

    Comerciante de Cataguases e sua esposa tiveram ferimentos leves


    Um grave acidente envolvendo uma carreta e um carro deixou uma pessoa morta e outras duas feridas nesta sexta-feira, 28 de abril, no km 742 da BR-116, em Leopoldina.

    O registro foi no acesso a um restaurante localizado nas proximidades da divisa de Leopoldina com Laranjal.

    Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no momento em que a carreta Scania com placas de Rodeiro, que  seguia sentido Leopoldina carregada com chapas de granito, tentava fazer a conversão para entrar no pátio do restaurante. O Fiat Palio, placas de Cataguases, conduzido por um conhecido comerciante da cidade, não conseguiu frear a tempo e veio a colidir na lateral da carreta. No veículo estavam o comerciante e sua esposa, ambos de 59 anos e a irmã do comerciante,  de 68 anos que morreu na hora. 

    O casal foi socorrido por viaturas da EcoRioMinas com ferimentos leves e conduzido para a Casa de Caridade Leopoldinense. O motorista da carreta nao se feriu.

    O Site Mídia Mineira lamenta o ocorrido. Pedimos a Deus que conforte a família.

    Com informações e foto do jornal O Vigilante Online

    Homem é preso pela PM em Leopoldina com maconha e moto roubada em Recreio

    Um homem de 40 anos foi preso pela Polícia Militar e uma moto roubada recuperada em Leopoldina no final da noite desta quinta-feira, 27 de abril.


    De acordo com a PM, os militares receberam denúncia de que dois indivíduos estariam transitando com o veículo sem placa pela região do Bairro Bela Vista.

    Ao chegarem ao local da denúncia os policiais localizaram o veículo e constataram que a moto havia sido roubada em Recreio. Conforme a corporação, o número de identificação da motocicleta também estava com indícios de raspagem.

    O indivíduo foi localizado dentro de um imóvel na Rua Adávio Pires de Almeida, ocasião em que também foi apreendida meia barra de maconha. O segundo indivíduo alvo da denúncia não foi localizado.

    O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina juntamente com a droga apreendida. A moto foi recuperada e encaminhada ao Pátio credenciado junto ao Detran/MG no município para ser devolvida ao seu proprietário.
    Fonte: O Vigilante Online

    Homem é preso pela Polícia Civil, suspeito de agredir e roubar celular de vítima que morreu afogada no Rio Muriaé

    Eduardo Cloves Teixeira tinha 27 anos e foi encontrado embaixo da Ponte da Casa de Saúde


    A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) em Muriaé, cumpriu nesta quinta-feira (27) a prisão de um suspeito de 27 anos e cumpriu também dois mandados de busca e apreensão na residência de dois outros dois suspeitos.

    A investigação criminal iniciou-se no dia 04 de fevereiro deste ano quando o corpo de Eduardo Cloves Teixeira de 27 anos foi encontrado no Rio Muriaé, próximo à Casa de Saúde. Na ocasião, a DHPP compareceu ao local e iniciou as investigações. Como resultado das apurações, a Polícia Civil identificou que a vítima esteve, um dia antes, na Praça do Trabalhador na Barra, tendo se envolvido em uma discussão com os três suspeitos naquela madrugada, por motivos ligados a uso de entorpecente.

    Os suspeitos então, após agredirem a vítima, roubaram seu celular, e ainda a perseguiram até uma sorveteria do bairro. Posteriormente a vítima, que estava embriagada e sob efeito de drogas, caminhou sentido ao centro e, segundo informações, teria acessado um declive localizado na Av. JK e caído no Rio Muriaé.

    A causa da morte, segundo o exame de necropsia é afogamento. Ainda durante as buscas a Polícia Civil localizou o celular da vítima na casa de um dos suspeitos. “Os investigados irão responder pelo delito de roubo, considerando que não restou evidenciado que eles concorreram para a morte da vítima, já que segundo apurado, ela momentos depois teria se afogado” afirmou o Delegado de Polícia Glaydson de Souza Ferreira.

    Fonte: Rádio Muriaé

    II Congresso Regional sobre o Espectro Autista acontece nesta quinta e sexta-feira na Faminas

    O encontro é promovido pela Associação Muriaé dos Autistas e acontece no Teatro de Medicina da faculdade


    A Faminas foi palco, nesta quinta-feira (27) da abertura do II Congresso Regional sobre o Espectro Autista. O encontro é promovido pela Associação Muriaé dos autistas e acontece no Teatro de Medicina da faculdade.

    Na quinta-feira, após o credenciamento, a diretoria da AMA deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, houve uma apresentação das crianças que são atendidas pela associação.

    Com o tema “Conscientização do Autismo”, o palestrante Felipe Nillo falou sobre a importância dos esportes para o Transtorno Espectro Autista.

    Nesta sexta-feira o congresso começou às 8h. A primeira palestra foi ministrada pelo psicólogo, pai de autista e ativista da causa, Daniel Guedes Soares. Em seguida foi a vez da fonoaudióloga, Amália Polastri.

    À tarde haverá também uma mesa redonda mediada pelo médico, Dr. Enio Moreira Bernardo, com as participações da Dra. Michelly Siqueira, Mila de Paula, Aline Aguiar e Dra. Valéria Modestto. O encerramento está previsto para acontecer às 18h.
    Fonte: Rádio Muriaé
    quinta-feira, 27 de abril de 2023

    Homem furta telhas de terreno e acaba preso após ser denunciado por vizinhos em Leopoldina

    Um homem de 43 anos foi preso enquanto furtava telhas metálicas de um terreno localizado no Bairro Rosário, em Leopoldina


    Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento pela região quando foi informada por moradores que um indivíduo estaria realizando o furto nas proximidades da Travessa José Maurício Coutinho.

    Ao ser visualizado pela equipe policial o homem tentou fugir, mas foi abordado. Ele relatou que ao tentar levar o material vários moradores começaram a gritar exigindo que ele largasse as telhas.

    O proprietário do local informou à Polícia Militar que telhas haviam sido furtadas outras vezes.

    O indivíduo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências.

    Fonte: O Vigilante Online

    Minas Gerais expande o grupo de pessoas elegíveis a receber vacina bivalente contra a Covid-19

    Minas gerais ampliou, esta semana, o público-alvo para a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente.


    Agora, todas as pessoas com 18 anos ou mais que já tomaram pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a doença, podem receber a imunização.

    A medida visa aumentar a proteção da população mineira, garantindo que mesmo aqueles que já receberam a vacina contra o coronavírus, possa se proteger de suas variantes. Além disso, a ampliação do público alvo também ajuda a acelerar o processo de vacinação em todo o estado.

    Em Muriaé a imunização com a vacina bivalente está disponível na Central de imunização, que se encontra ao lado da entrada da central administrativa, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante que a população fique atenta ao período da última vacina recebida, podendo ser vacinado com a bivalente somente após 4 meses da última dose da vacina contra o Covid.

    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a vacinação é fundamental para o controle da pandemia e suas variantes, e a ampliação do público alvo é uma importante estratégia para garantir que cada vez mais pessoas estejam protegidas contra a Covid-19. A orientação é que todos que se enquadram nos critérios para receber a vacina bivalente procurem a central de imunização o mais rápido possível e garantam sua proteção.

    Fonte:  Rádio Muriaé

    Miss São Sebastião da Vargem Alegre, Maria Eduarda da Silva Caetano participará do Miss Universo Minas Gerais

    Modelo atualmente reside em Muriaé para trabalhos e estudo

    A modelo que atualmente reside no bairro Dornelas em Muriaé, Maria Eduarda da Silva Caetano de 18 anos, representará São Sebastião da Vargem Alegre no Miss Universo Minas Gerais.

    Evento será realizado em Juiz de Fora a partir desta sexta-feira (28/04), quando as 33 candidatas ao título iniciam o confinamento para o concurso. Esta é a etapa estadual do Concurso Miss Universo Brasil.

    Os desfiles preliminares estão programados para sábado (29/04), a partir das 19h, no Independência Shopping e a grande final, no domingo (30/04) às 22h, no Trade Hotel. Tanto os desfiles quanto a grande final terão transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do Miss Universo Brasil.

    A campeã mineira da etapa estadual segue para o Miss Universo Brasil, com previsão para junho e julho, cuja vencedora disputará o título de Miss Universo em El Sa
    lvador, ainda sem a confirmação de data para sua realização.


    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 26 de abril de 2023

    Empresa de telefonia vai indenizar cliente em R$ 10 mil por interrupção indevida dos serviços em Muriaé

    A condenação por danos morais foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a decisão é definitiva.


    Uma empresa de telefonia terá que indenizar uma cliente em R$ 10 mil por ter interrompido indevidamente os serviços contratados por ela em Muriaé. A condenação por danos morais foi determinada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a decisão é definitiva.

    O TJMG não divulgou o nome da empresa de telefonia, portanto, a reportagem não teve como solicitar posicionamento em relação à decisão, que não cabe mais recurso.

    Na ação ajuizada pela consumidora, ela apontou ter sido alvo de cobranças indevidas e bloqueio irregular dos serviços. Ela afirmou ter feito uma alteração no plano, para que incluísse o fornecimento de internet, mas que segundo ela, o serviço nunca chegou.

    Fonte:  O Vigilante Online

    Miss Leopoldina Isadora Groppo participará do Miss Universo Minas Gerais em Juiz de Fora

    Evento será realizado neste final de semana. Esta é a etapa estadual do Miss Universo Brasil, cuja vencedora disputará o título de Miss Universo em El Salvador.


    A modelo leopoldinense Isadora Groppo, 24 anos, representará Leopoldina no Miss Universo Minas Gerais, evento que será realizado em Juiz de Fora a partir desta sexta-feira, dia 28 de abril, quando as 33 candidatas ao título iniciam o confinamento para o concurso, cuja grande final acontecerá dia 30, às 22h, com transmissão ao vivo através do YouTube.

    Esta é a etapa estadual do Concurso Miss Universo Brasil. Os desfiles preliminares estão programados para sábado, dia 29, a partir das 19h, no Independência Shopping e a grande final, no dia 30 de abril, às 22h, no Trade Hotel. Tanto os desfiles quanto a grande final terão transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do Miss Universo Brasil.

    Fonte: O Vigilante Online

    Motociclista fica ferido após chocar com caminhão na BR-116

    O acidente ocorreu próximo ao trevo do bairro Gaspar em Muriaé

    Foto: Luiza Gomes
    Um motociclista ficou ferido após colidir com um caminhão na tarde desta terça-feira (25) na BR-116 na altura do trevo do bairro Gaspar.

    Ele foi socorrido pelo SAMU e levado para o hospital São Paulo com ferimentos leves. Uma equipe da Ecoriominas também compareceu ao local e ajudou na sinalização do trânsito.

    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu após o motorista atravessar a pista para acessar o bairro Gaspar. O motociclista, ao fazer uma ultrapassagem não percebeu a manobra do caminhão e colidiu.

    Ele é de Divino. A PRF registrou o acidente. Não houve engarrafamento.

    Fonte:  Rádio Muriaé
    terça-feira, 25 de abril de 2023

    Prefeitura de Muriaé promove dia D de vacinação neste sábado

    No dia 29 de abril,  Muriaé realizará  o dia D de vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. 


    Segundo a coordenadora de imunização, Thais Jabor, a meta é vacinar cerca de 90% do público-alvo da campanha, que inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, pessoas com comorbidades, dentre outros.

    As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Muriaé nos horários de 8h às 16h.

    De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a influenza é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus da gripe, que pode levar a complicações graves, como pneumonia, principalmente em grupos de risco. Por isso, a vacinação é fundamental para proteger a saúde da população e reduzir a circulação de vírus.

    A campanha de vacinação contra a influenza em Muriaé segue até o dia 31 de maio, e a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da adesão da população aos grupos prioritários para a vacinação.


    Fonte: Rádio Muriaé

    Mulher é assassinada após discutir e jogar cerveja na cara de amigo

    Autor de 25 anos tentou fugir mas foi capturado pela Polícia Militar


    Uma mulher de 33 anos foi brutalmente assassinada na madrugada da última sexta-feira (21) na cidade de Rio Novo, na Zona da Mata Mineira. De acordo com informações da polícia, a motivação para o crime foi uma discussão entre a vítima e o autor, um jovem de 25 anos. Na noite anterior, a vítima e seu marido estariam bebendo na casa de amigos. No momento em que o marido precisou se retirar, iniciou uma discussão entre a mulher e o namorado de sua amiga, onde ela teria jogado um copo de cerveja no rosto do autor e o golpeado na cabeça com uma garrafa. Eles foram embora,  mas o rapaz não se conformou com a situação.

    Na noite seguinte, o homem foi atrás da vítima dizendo que "ninguém nunca jogou um copo de cerveja na minha cara" e a esfaqueou no torax com um canivete, causando sua morte imediata. Após o crime, o autor tentou fugir do local, mas acabou sendo capturado pela polícia em uma mata. O canivete utilizado foi apreendido. 

    O caso chocou a população de Rio Novo e está sendo investigado pelas autoridades competentes.

    Por Jamilly Santos para o Site Mídia Mineira

     
    segunda-feira, 24 de abril de 2023

    Acidente na MGC-393 deixa 4 feridos próximo de Estrela Dalva

    Uma colisão entre um Fiat Uno e uma caminhonete VW Saveiro neste domingo, 23 de abril, deixou quatro pessoas feridas na MGC-393, próximo ao município de Estrela Dalva.


    Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Volta Grande e SAMU foram acionados e atenderam a ocorrência.

    Ao chegarem ao local os bombeiros militares constataram que as vítimas já tinham sido socorridas por terceiros, com apoio de uma ambulância do município de Volta Grande e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    Fonte:  O Vigilante Online

    Jovem é preso com espingarda calibre 12 em Muriaé

    A Polícia Militar prendeu um jovem neste domingo (23) com uma espingarda calibre 12 no bairro Aeroporto.


    Segundo informações dos militares a arma pode ter sido utilizada em outros delitos.

    De posse das características e de um mandado de busca e apreensão, a espingarda foi encontrada na residência do suspeito dentro de um sofá no terraço. Além da arma, três munições foram apreendidas.

    Diante dos fatos o mesmo foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) onde foi realizado o registro da ocorrência e posteriormente conduzido para a Delegacia ficando a disposição da justiça.

    Fonte: Rádio Muriaé 
    domingo, 23 de abril de 2023

    Cinema e música brasileira se encontram em 2023

    Iniciativa da iT Filmes também lança concurso de composição para Cinema na Zona da Mata Mineira


    Neste mês de abril é anunciada a produção do longa-metragem “Maria Alcina, Alegria Brasil", escrito e dirigido pela também mineira Elizabete Martins Campos, baseado na história de vida e obra da cantora cataguasense. Para marcar a data, está sendo lançado um concurso de composição para Cinema na Zona da Mata Mineira, que visa premiar e licenciar obras musicais para a trilha sonora original, aberto a partir desta sexta-feira, 21.

    A iniciativa – realizada pela iT Filmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata – pretende colaborar para criar um impacto além da tela, com  interatividade, valorização de músicos, músicas e compositores (as) da Zona da Mata Mineira,  onde nasceram Lúcio Alves, Ataulfo Alves, Ary Barroso, João Bosco e a estrela do filme, Maria Alcina, uma das maiores artistas do Brasil.

    "Um fluxo fílmico", comenta a cineasta Elizabete Martins Campos, diretora do premiado filme “My name is now”, sobre Elza Soares:  “Como já dizia Humberto Mauro, Cinema é cachoeira”. É permanente movimento. “Maria Alcina, Alegria Brasil” será um filme musical, poético, orgânico, plástico, interativo, expansivo, sensorial, alegre e alto astral – escreve a  cineasta em seu segundo argumento da trilogia inspirada no Brasil, que vem desenvolvendo tendo como personagens cantoras da música brasileira.

    Ao longo de 74 anos de idade e 51 anos de carreira, Maria Alcina Leite (nome completo) nunca parou de fazer arte. Ela traz impressa em si importantes signos da memória coletiva e identidade do Brasil. É uma artista que circula em diferentes meios artísticos, tanto pelas interpretações e seus diálogos com distintos compositores, de diferentes épocas e gêneros musicais, como por suas performances sonoras, cênicas e visuais: em festivais, teatro, shows, rádio, TV, circo, DVD e, agora, vivendo ela mesma neste filme inédito, onde é a estrela máxima. 

    “Vou filmar na minha cidade, na querida Cataguases”, diz Maria Alcina sobre o Projeto. “Vai ser genial! Então, é muita luz, câmera, ação. Agora eu tô nessa pegada. Então, muita música, muita vida, muito contato com vocês sobre a minha carreira. Estou muito feliz, muito agradecida. Viva a música! Viva Minas Gerais! Viva eu! Viva tudo! E viva o Chico Barrigudo! Uau!”, comemora Maria Alcina.

    Rodado na cidade do Cinema Brasileiro, Cataguases, em Minas Gerais – e também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se passa parte do enredo – o Projeto teve seu início nas pesquisas, em 2019,  logo no primeiro encontro entre a cantora e diretora, em São Paulo, quando falaram pessoalmente, pela primeira vez, sobre o Filme. 

    “Eu tenho uma lembrança de Cataguases que é muito legal, o sol, a cor do sol… o cheiro de magnólia das árvores nas ruas”, comentou a cantora durante as pesquisas sobre o filme.

    A cineasta Elizabete Martins Campos esteve com a cantora Maria Alcina em Cataguases, em setembro de 2022, quando fizeram estudos e ensaios para o filme.  As pesquisas com filmagens foram realizadas no Polo Audiovisual da Zona da Mata, parceiro do Projeto, e também nas ruas de Cataguases, onde Maria Alcina apresentou para a diretora pontos marcantes na vida cultural na cidade, na Cataguases que foi eternizada no cinema pela figura de Humberto Mauro, que morou parede e meia com a casa onde Maria Alcina cresceu. 

    Na ocasião, houve uma longa conversa também entre a cantora e a diretora com o jornalista e poeta Ronaldo Werneck, também do núcleo de pesquisa do filme. Amigo de Maria Alcina desde 1969, quando foi um dos realizadores do “1º Festival de Música Popular Brasileira de Cataguases”, em que a cantora venceu como melhor intérprete, Werneck escreve: 

    “Em cena (ou sina), havia ainda a cataguasense Maria Alcina, estreando no showbiz com a eletrizante “Pesadelo Refrigerado”, de Alfredo Condé, um saque sagaz de Carlos Moura, naquela letra ainda hoje up-to-date: “Uma fazenda no Texas/ um rifle na porta aberta/ em Nova York uma cabala/ um buquê de flor em Dallas/.../ Há sempre um lado incendiado/ um John queimado e um metralhado”. “Pesadelo” ficou em 2º lugar e Alcina, melhor intérprete, ganhou de Nelsinho Motta a promessa de lançá-la no Rio de Janeiro. Logo no ano seguinte, 1971, início da carreira e da fama, Maria Alcina grava seu primeiro disco, um compacto com as canções “Azeitonas verdes”, de Marcus Vinícius, o próprio, e “Mamãe, coragem”, de Caetano Veloso e Torquato Neto. Em 1972, a consagração no Festival Internacional da Canção com “Fio Maravilha”, de Jorge (ainda) Ben: o Maracanãzinho em peso fascinado com seu gestual, sua elétrica interpretação. Hoje minha amiga, vejam só!, é nome de rua em Cataguases”. 

    A cantora e a diretora estiveram também na sede da Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, que homenageou Alcina no primeiro desfile da Escola, na década de 1980, onde conversaram com os criadores da Escola, Antônio do Carmo, o Bambu, José Renato, o jovem músico Luiz Carlos do Carmo – o Dão, filho de Bambu e vários outros. 

    Em  2016, durante a feira  ”Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX)“,  que aconteceu na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte,  a diretora do filme reuniu com a, então na época,  Presidente da  Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Mônica Botelho e o Presidente do  Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, onde conversaram pela primeira vez sobre uma possível produção musical cinematográfica em Cataguases.  ”De lá para cá, a ideia foi ganhando força e  o longa com a Alcina tornou-se realidade graças ao potente e importante trabalho, que vêm sendo desenvolvido, há mais de 20 anos, por estes dois grandes ativistas do cinema e toda equipe do Polo, da Fundação,  da Energisa e outras empresas locais que apostam no audiovisual como desenvolvimento“,   comenta a cineasta Elizabete.

    “Em nossa experiência do Polo Audiovisual, ao longo dos últimos anos em Cataguases e região, realizamos dezenas de produções tendo a região como cenário para acolher essas obras, gerando impactos econômicos, fortalecendo nossos talentos e profissionais do setor. Mas faltava uma iniciativa que reconhecesse a história de uma personalidade contemporânea local. Não faltará mais – o filme “Maria Alcina, Alegria Brasil” irá revelar a trajetória afetiva e a força desta grande estrela da cultura e da música brasileira,” declara Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

    O longa faz parte da trilogia que a cineasta Elizabete vem desenvolvendo desde 2008, quando iniciou suas pesquisas para My Name is Now, Elza Soares`, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019, em duas categorias, Melhor Longa-Metragem Documentário, Júri Oficial e Melhor Trilha Sonora Original Júri Oficial.

    O Projeto completo que prevê o desenvolvimento, produção, filmagem, montagem, finalização e distribuição, encontra-se neste momento na etapa de desenvolvimento e filmagem e busca novos parceiros.

    O Filme é realizado pela iT FIlmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas e apoio cultural da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases. Distribuição Circulabit - Tudo Mov. 

    Mais Informações sobre o filme e o concurso de música, clique aqui.


    Fonte: Polo Audiovisual da Zona da Mata

    Provas do concurso do Banco do Brasil ocorrem neste domingo

    Cerca de 1,5 milhão de candidatos disputam 6 mil vagas em todo o país


    Após meses de preparação, quase 1,5 milhão de candidatos em todo o país fazem neste domingo (23) as provas do concurso do Banco do Brasil (BB). Os exames ocorrerão em 178 cidades de todos os estados e o Distrito Federal.

    Os inscritos devem conferir os dados pessoais e o local de prova na página da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A entrada só é permitida com a apresentação do cartão de inscrição, que deve ser impresso na página da Cesgranrio.

    As provas serão liberadas às 13h30, sempre considerando o horário de Brasília. Os candidatos terão até cinco horas para responder a todas as questões.

    Esse é o segundo maior concurso externo da história do Banco do Brasil e o maior da área de tecnologia já realizado no país. Ao todo, mais de 1,3 milhão de pessoas disputam 2 mil vagas de escriturário-agente comercial, e 130 mil concorrem para 2 mil vagas de escriturário-agente de tecnologia.

    Há vagas em todos os estados e no Distrito Federal, porém as de tecnologia são apenas para Brasília e São Paulo. Além dos 4 mil postos com contratação imediata, existem 2 mil vagas de cadastro reserva: 1 mil para cada um dos cargos em disputa.

    O candidato precisa ter 18 anos (completos até a data de contratação) e apresentar certificado de conclusão do ensino médio. Dos inscritos, 53,75% se declaram do sexo feminino, 69,17% têm entre 19 e 35 anos de idade e 55,40% estudaram até o ensino médio.

    Pessoas com deficiência
    O banco anunciou também que ampliou o número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Agora, somam 825, das quais 299 vagas para contratação imediata e 226 para formação de cadastro de reserva.

    Remuneração
    O salário inicial é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais, além de auxílio alimentação/refeição de R$ 1.014,42 e cesta alimentação de R$ 799,38, que são pagas mensalmente.

    O funcionário terá participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; planos de saúde e odontológico básico e acesso a programas de educação e capacitação. O Banco do Brasil oferece a possibilidade de ascensão na carreira ao longo dos anos de trabalho.

    Fonte: Agência Brasil 

    PCMG recebe Bombeiros para auxiliar em buscas por leopoldinense desaparecido em Juiz de Fora

    Cães treinados auxiliam nos trabalhos da equipe que esteve presente nas buscas em Brumadinho, em 2019.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebe desde quinta-feira (20/4) equipe do Corpo Bombeiros Militares e cães treinados para ajudarem nas buscas por Felipe Cesar Malaquias Silva, de 30 anos, desaparecido desde 22 de março de 2023.

    Policias Civis da 7ª Delegacia de Polícia Civil, unidade que integra a 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora - pertencente ao 4º Departamento - acompanham as buscas que vão se estender até que toda a área suspeita, no bairro Floresta, seja analisada.

    Felipe foi visto pela última vez descendo do ônibus na Alameda do Cedro, no bairro Floresta. A PCMG segue em busca de informações para localizar o jovem.

    Segundo informações, o rapaz é de Leopoldina e trabalha no Hospital 9 de julho, no bairro Granbery em Juiz de Fora. Ele estaria usando o uniforme da instituição quando desapareceu. Conforme a esposa contou para a Polícia Civil, ele estaria abalado emocionalmente, devido a um problema, mas não tinha histórico de depressão ou de desaparecimento e nunca foi usuário de drogas. 

    As buscas são realizadas pelo 1ª Ten Ilenildo, Sgt Sirlei, Cb T Chaves, Cadela Arya e Cadela Aquila. Também apoiaram nas buscas , Cb Velasco, piloto do RPA. o raio de buscas abrange 500 metros do ponto onde Felipe foi visto pela última vez.

    Dentro desta área estão sendo feitas varreduras próxima à Capela Nossa Senhora da Glória, rua da Olaria, pedreira e mata próxima ao sitio que beira a rodovia sentido Bicas.




    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
     

    Caminhonete cai de ponte na estrada de Providência em Leopoldina

    Vítimas foram socorridas pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e levadas para a Casa de Caridade Leopoldinense.



    Um casal de idosos foi socorrido após um acidente na zona rural de Leopoldina, no final da tarde deste sábado, 22 de abril.

    Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o veículo seguia com os dois ocupantes quando caiu de uma ponte dentro de um riacho na altura do km 6 da estrada de Providência, distrito de Leopoldina. O local tinha cerca de três metros e as causas do acidente serão investigadas.

    As duas vítimas, de 76 e 78 anos, foram socorridas pelos militares do Corpo de Bombeiros e uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhadas para atendimento médico no Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense.

    Os militares do 7º Pelotão BM de Leopoldina Sargento Ferrari, Sargento Fortes, Cabo Cabidelli e Soldado Machado adotaram as medidas de segurança no local.


    Fonte:  Jornal O Vigilante Online

    sexta-feira, 21 de abril de 2023

    Temperatura cai em Cataguases neste fim de semana

    Massa de ar frio faz a temperatura cair em toda Zona da Mata Mineira.


    Preparados para um fim de semana com clima fresquinho em Cataguases? De acordo com informações do site Climatempo, a cidade mineira terá temperaturas mínimas de 16 graus e máximas de 25 graus neste sábado e domingo.

    Além disso, há possibilidade de chuva fraca no sábado, mas no domingo a previsão é de sol, o que deve deixar o dia mais agradável para quem quiser aproveitar atividades ao ar livre.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o friozinho está sendo causado por uma massa de ar frio que está passando sobre a Região Sudeste, o que provoca a queda nas temperaturas em toda a região.

    É importante ficar atento às mudanças climáticas e se preparar para as temperaturas mais baixas com agasalhos adequados, principalmente à noite e durante a madrugada.

    Portanto, se você é daqueles que curte um clima mais ameno, já pode se programar para desfrutar do fim de semana em Cataguases.

    Por Jamilly Santos para o Site Mídia Mineira

    Homem é preso e menor apreendido com grande quantidade de drogas no bairro Pouso Alegre em Cataguases

    Outros dois suspeitos de tráfico de drogas foram identificados, mas conseguiram evadir.



    Na tarde desta sexta-feira, 20, uma operação da Polícia Militar na Rua Edson Fabrino, no bairro Pouso Alegre, em Cataguases, resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas, na apreensão de um menor de idade e na identificação de outros dois indivíduos envolvidos com o comércio ilegal de entorpecentes.

    Uma denuncia anônima, dando conta de que indivíduos estariam em atitude suspeita no bairro, levou os policiais até o local, onde encontraram o primeiro indivíduo tentando evadir sobre os telhados das casas. Os policiais conseguiram prender este indivíduo, de 25 anos, e apreender o menor, de 17 anos, outros dois indivíduos conseguiram evadir, mas foram identificados pelos militares. Entre os materiais apreendidos, foi contabilizado 223 pedras de crack, 54 papelotes de cocaína, 1 tablete grande de maconha e outros objetos utilizados no preparo e embalagem das drogas. O suspeito preso foi encaminhado à delegacia de plantão para prestar depoimento e ficar à disposição da Justiça.

    As autoridades destacaram a importância da ação policial no combate ao tráfico de drogas, uma atividade criminosa que traz prejuízos à saúde e à segurança da população. A Polícia Militar reiterou seu compromisso com a segurança pública e afirmou que continuará atuando com rigor para coibir a criminalidade em todas as regiões da cidade.

    Materiais apreendidos:
    • 223 pedras de crack;
    • 54 papelotes de cocaína;
    • 02 porções grandes de cocaína;
    • 01 porção grande maconha;
    • 02 buchas de maconha;
    • 04 sacolas com grande quantidade de empperdorfs (utilizado para embalar a cocaína); 
    • 02 balanças de precisão;
    • 01 caderno de anotação; 
    • 01 calculadora;
    • material para endolação;
    • 02 aparelhos celulares;
    • R$ 2 em dinheiro e
    • 01 binóculo.
    Fonte: Polícia Militar, edição: Jamilly Santos para o Site Mídia Mineira.
     
    quinta-feira, 20 de abril de 2023

    Estão abertas as inscrições para o festival de comidas e bebidas de boteco em Cataguases

    Evento está previsto para acontecer nos dias 7 e 8 de julho de 2023 à partir das 18h.


    Foi divulgado, no último dia 12/4, o Edital do Festival Conversa de Botequim, com o objetivo de incentivar os desenvolvimentos econômico, turístico e cultural, além do fortalecimento da identidade local por meio da temática: “mineiridades” e “criatividade” gastronômica local. O Festival Conversa de Botequim busca também a valorização dos ingredientes culinários regionais, o estímulo à criatividade na elaboração das porções, que, obrigatoriamente, devem ser típicas da culinária regional. O evento conta com duas categorias: Comida Mineira de Boteco e Drinques. Uma exigência desta primeira edição do festival é que os pratos contenham queijo minas artesanal entre seus ingredientes. No caso das bebidas não há exigência. Um dos critérios do Festival é que o item inscrito deve ser estabelecido como promocional e não pode ultrapassar o valor de R$ 30 por porção e R$20 por drink. Essa medida visa atrair novos consumidores.

    As inscrições para o Festival, devem ser realizadas até o próximo dia 5 de maio, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 11h e de 13h as 16h, por meio do formulário de inscrição online, ou presencialmente no Centro Cultural Eva Nil, até o próximo dia 5. Tanto pessoas físicas como jurídicas que residam no município de Cataguases, o que inclui as zonas urbana e rural, podem participar do Festival. A preparação da receita, tanto da porção quanto a do drinque concorrente, será registrada por vídeo e fotografada por servidor designado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O material será utilizado para divulgação gráfica e digital do Festival Conversa de Botequim. Os inscritos devem estar quites com as obrigações tributárias municipais, estaduais e federais.

    O Festival Conversa de Botequim acontece em duas etapas, distribuídas em três dias, no Centro Cultural Eva Nil. A primeira fase é no dia 3 de junho, às 9h, quando acontece o lançamento do Festival Conversa de Botequim. Já a segunda é a realização do Conversa de Botequim, nos dias 07 de junho e 08 de junho de 2023, às 18h00. A premiação dos inscritos vai ser decidida por meio de voto popular em uma única etapa, de caráter classificatório, no dia primeiro de julho, às 20h, no Centro Cultural Eva Nil. A avaliação dos consumidores será feita com a utilização do QR code, disponibilizado pela Comissão Organizadora, em todos os estabelecimentos credenciados pelo Festival Conversa de Botequim, mediante a aplicação dos seguintes critérios, estabelecidos em forma de notas: sabor – 0 a 10; Apresentação: 0 a 10; e criatividade: 0 a 10.

    A secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, que viabilizou a criação do Festival em Cataguases comentou o lançamento do evento. “Essa iniciativa concilia cozinha mineira, música, turismo, cultura e lazer que, articulados entre si em uma proposta que mobiliza recursos, pessoas, saberes e fazeres em prol de uma grande celebração, fomenta o Turismo de Experiência de forma orgânica e sustentável. O projeto “Festival Conversa de Botequim” pretende unir a música com a cozinha mineira, provando que uma boa comida dá samba! Cataguases têm excelentes botecos, bares e restaurantes, palco ideal para realização do festival”, completou a secretária.

    Os três primeiros de cada categoria ganham o Certificado e Selo emitido pela Comissão Organizadora como as melhores porções de comida de botequim do Município e Troféu. O frequentador/“botequeiro” que tiver maior número de curtidas e postagens, marcando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo nas redes sociais, recebe brindes. O edital completo está disponível no site.


    Fonte: Prefeitura de Cataguases

    Ação conjunta resulta em cinco prisões por crimes contra o patrimônio em Cataguases

    Os presos são investigados por crimes de extorsão, roubo a transeuntes, furto a estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Ministério Público de minas Gerais (MPMG), cumpriu mandados de prisão preventiva contra cinco investigados por crimes contra o patrimônio em Cataguases, na Zona da Mata mineira, entre essa terça e quarta-feira (18 e 19/4).

    Conforme levantamentos da 27ª Delegacia de Polícia Civil em Cataguases, os presos são suspeitos de envolvimento em crimes de extorsão, roubo a transeuntes, furto a estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e residências.

    O delegado responsável pelas investigações, Marcelo Manna, informou que, juntamente com o MPMG, representou pela prisão dos suspeitos de 21, 22, 29, 29 e 42 anos. O delegado ainda destacou o empenho da equipe. "Há de se ressaltar o empenho, desprendimento e dedicação da equipe de investigadores e policiais militares da 146ª Cia, que se empenharam nas diligências ", disse.

    A ação foi desencadeada pelo Grupo Integrado de Segurança Pública, formado pela PCMG, PMMG e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que visa coibir crimes dessa natureza em Cataguases e demais distritos da comarca. A 27ª Delegacia de Polícia Civil em Cataguases integra a 4ª Delegacia Regional de Muriaé – pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    Carro cai de ponte e deixa condutora ferida na Serra de Argirita

    Acidente aconteceu na BR-267 nesta quarta-feira (19).


    Uma mulher ficou ferida após se envolver em um acidente de carro nesta quarta-feira, 19 de abril, na rodovia BR-267, região da Serra de Argirita.

    Segundo as informações apuradas, a condutora seguia de Juiz de Fora sentido Leopoldina quando perdeu o controle da direção do veículo e caiu de uma ponte de aproximadamente 20 metros. Chovia na hora do acidente.

    Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Secretaria de Saúde de Argirita foram acionados e realizaram o resgate da vítima.

    Ela foi encaminhada para atendimento médico no Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense.

    A Polícia Rodoviária Federal adotou as medidas de segurança no trecho e vai apurar as causas do acidente.


    Fonte: O Vigilante Online 

    Justiça concede prisão domiciliar para vereador afastado de Muriaé

    O vereador afastado, Carlos Delfim (PDT) está cumprindo por decisão da justiça, prisão domiciliar.


    Na manhã desta terça-feira (18) integrantes do GAECO, realizaram operação em Muriaé, cumprindo mandados, inclusive na residência do investigado onde não foi encontrado.

    Os advogados de Carlos, em contato com o ministério público, resolveram o impasse que após a decisão, culminou na prisão domiciliar.

    Em nota a defesa informou que durante o mandado de busca e apreensão realizado na casa de Delfim, os agentes não apresentaram o mandado de prisão. O documento só foi entregue por um oficial de justiça por volta das 16h20.

    Nota da defesa:

    Ao contrário do que fora divulgado pelos representantes do Ministério Público, o vereador jamais esteve foragido da justiça.

    Policiais civis estiveram em sua residência, por volta das 06h, apresentando para a família e um dos seus advogados que se fazia presente no local, mandados de busca e apreensão, expedidos em desfavor do mesmo. Oportunidade em que foram autorizados a diligenciar normalmente.

    Nenhum dos componentes da equipe informou ou apresentou qualquer mandado de prisão em desfavor do acusado.

    O acusado não se fazia presente no local, uma vez que estava trabalhando.

    Posteriormente a isso, por volta das 11h, tomamos conhecimento através da imprensa, via coletiva apresentada pelos representantes do MP, que haveria mandado de prisão expedido. Ao ser questionado, um dos promotores respondeu que o acusado estaria então foragido da justiça.

    Data máxima vênia, ao Ilustríssimo representante do parquet, somente se encontra foragido da justiça aquele que é procurado por ela. Sendo que naquela ocasião, nenhum mandado ou ordem de prisão teria sido apresentado ao acusado, seus familiares, menos ainda aos seus procuradores.

    Somente as 16h20, como consta do processo, esteve presente na residência do vereador, um oficial de justiça, agora sim, munido de uma ordem de prisão. Oportunidade em que o mesmo também não se fazia presente em casa, pois ainda se encontrava trabalhando.

    Imediatamente, pedimos habilitação no processo, que corria em segredo de justiça. Habilitação esta que somente nos fora concedida por volta das 18h. Ao tomar conhecimento, então, do decreto de prisão, peticionamos nos autos, atualizando o endereço do mesmo e informando que o acusado já se encontrava em sua residência, à disposição da justiça, aliás, como sempre fez. Fato reconhecido, inclusive, na decisão da magistrada.

    O vereador se encontra (após nova decisão) com medida cautelar de prisão domiciliar e, já estamos manejando os recursos cabíveis, pois entendemos, respeitosamente, que não existem os requisitos sequer para domiciliar, nesse momento.

    Atenciosamente.

    Lucas Napier Porcaro

    Marcos Vinícius da Silva Paladini.

    Fonte: Rádio Muriaé 
    quarta-feira, 19 de abril de 2023

    Homem é preso suspeito de utilizar casas abandonadas como boca de fumo em Leopoldina

    Um tablete de maconha foi apreendido durante cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela Polícia Civil no Bairro Quinta Residência.


    Um homem de 24 anos foi preso durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça nesta segunda-feira, 17 de abril. A ação foi realizada pela Polícia Civil no Bairro Quinta Residência, em Leopoldina, e contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar e Polícia Civil.

    De acordo com as informações apuradas, o indivíduo é suspeito de utilizar dois imóveis localizados à Rua José Camilo Ferreira para boca de fumo naquele bairro.

    Durante a diligência os policiais apreenderam um tablete de maconha e a quantia de R$ 1.115,00 em dinheiro.

    O indivíduo foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com a droga apreendida.

    Fonte: O Vigilante Online 

    PRF recupera veículo roubado transportado em ‘cegonheira’ na BR-116 em Leopoldina

    A Polícia Rodoviária Federal recuperou, em Leopoldina, um veículo roubado em São Paulo no mês de março.


    O veículo era transportado em uma carreta cegonheira que foi abordada nesta terça-feira, 18 de abril, na altura do km 764 da BR-116.

    Conforme a corporação, os agentes Renato e Canêdo verificaram que um dos veículos transportados na “cegonha”, um Hyundai/Creta, com placas da Rancharia (SP), apresentava sinais de adulteração no chassi.

    Por meio de vistoria e consulta aos sistemas, os policiais constataram que o automóvel havia sido roubado no dia 24 do mês passado na cidade de São Paulo.

    O motorista, de 26 anos, informou que carregou o veículo em São Bernardo do Campo e o entregaria em Fortaleza e que não sabia que ele era clonado.

    O automóvel foi recolhido ao pátio credenciado pelo Detran/MG, onde será periciado e devolvido ao seu verdadeiro proprietário.

    A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências.


    Fonte: O Vigilante Online

    Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

    Famílias com crianças de até 6 anos recebem adicional de R$ 150


    A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (19) a parcela de abril do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Essa é a segunda parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.

    O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 670,49, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com um gasto de R$ 13,9 bilhões.

    Desse total, 8,9 milhões de crianças recebem R$ 1,33 bilhão relativos ao benefício Primeira Infância, como se chama o adicional de R$ 150. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, são 17 mil crianças a mais que em março.

    Neste mês houve uma novidade. O governo unificou para o primeiro dia do calendário o pagamento a beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida. Na última sexta-feira (14), foram contempladas todas as famílias atingidas pelas chuvas em São Paulo, no Espírito Santo, no Acre e as atingidas pela estiagem no Rio Grande do Sul, além dos povos yanomami.

    Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, 1,42 milhão de beneficiários foram excluídos do Bolsa Família e 113,84 mil famílias foram incluídas em abril, das quais 17 mil com crianças de até 6 anos.

    Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu a utilização de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

    O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.

    No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.


    Auxílio Gás
    O Auxílio Gás também será pago nesta quarta às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 4. Com valor de R$ 110 em abril, o benefício segue o calendário do Bolsa Família.

    O programa, que tem duração prevista até o fim de 2026, atende a 5,69 milhões de famílias neste mês. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg. Apenas neste mês, o governo gastará R$ 626,2 milhões com o auxílio.

    Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

    Fonte: Agência Brasil
    terça-feira, 18 de abril de 2023

    (re)energisa deverá investir cerca de R$ 398 milhões em Minas Gerais

    Objetivo é a implantação de 25 usinas fotovoltaicas em municípios do Estado


    A (re)energisa, nova marca do Grupo Energisa, pretende investir R$ 398 milhões na construção de 25 novas usinas fotovoltaicas (UFVs) em Minas Gerais. A matéria foi publicada no jornal Diário do Comércio nesta terça-feira (18). De acordo com a publicação, o potencial total dessas usinas será de 79,6 MWp e a implantação em Minas, faz parte de um plano para a implantação de 49 UFVs em quatro estados brasileiros. As cidades mineiras que receberão as usinas solares não foram divulgadas. 

    Minas ficará com a maior parte do investimento no projeto que recebeu um financiamento de R$ 700 milhões por parte do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É o maior montante já aprovado pelo banco em toda sua história para este tipo de iniciativa.

    O Grupo Energisa planeja investir R$ 6 bilhões em 2023, o maior investimento de sua história para um ciclo anual e quase 10% acima do que foi planejado em 2022. Desse montante, a (re)energisa receberá R$ 1,1 bilhão que serão destinados para geração, comercialização e soluções de valor agregado.

    Para ler a matéria completa do Diário do Comércio acesse o link.
     

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início