728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

    Polícia Federal prende advogado cataguasense por participação nos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro em Brasília

    Um mandado de busca e apreensão foi executado na residência e no escritório de Eduardo Barcelos na manhã de hoje (27).


    A Polícia Federal realizou operação nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (27), em Cataguases e executou mandado de busca e apreensão na residência e no escritório do advogado cataguasense, Eduardo Antunes Barcelos. Ele também foi detido e levado para Juiz de Fora para os trâmites seguintes. A OAB Cataguases acompanhou a execução do mandado para resguardar os dados dos clientes do advogado.

    O advogado Eduardo Barcelos, participou da manifestação que acabou em atos de vandalismo e invasão aos três poderes da República no dia 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, ele postou um vídeo onde mostra os vândalos rumo ao Congresso Nacional e a fala de Eduardo: “Invadimos. Invadimos! É isso ai gente, invasão! Povo Guerreiro!”.

    O Site Mídia Mineira entrou em contato com o advogado no dia seguinte ao ocorrido para saber o que havia acontecido. "Está tudo bem comigo, estou voltando para Cataguases, não fiz nada de errado, não quebrei nada, não cometi crime nenhum", disse Eduardo. Mas esta não foi a visão das autoridades do Partido dos Trabalhadores da cidade, pois um ofício da vereadora Stefany Carli Oliveira (PT), endereçado ao Ministro Alexandre de Moraes, informava a participação do advogado nos atos e pedia ao magistrado apuração da conduta de Eduardo Barcelos e a aplicação da sanção cabível (veja abaixo).


    Por Mídia Mineira.
     
    terça-feira, 24 de janeiro de 2023

    Polícia Civil identifica homem que atropelou cão em Muriaé

    Veículo foi apreendido e condutor responderá em liberdade


    Nesta sexta-feira (20/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou o suspeito de ter atropelado um cão, no município de Muriaé, na Zona da Mata Mineira. Um homem, de 24 anos, é suspeito de ter cometido o crime, ocorrido na quarta-feira (18/1), em uma rua do bairro Santana. O veículo do investigado foi apreendido e encaminhado à perícia da PCMG.

    De acordo com informações do delegado Fábio Nascimento Correia, assim que a Polícia Civil tomou conhecimento dos fatos - com a circulação nas redes sociais de um vídeo que mostra o momento em que o animal foi atropelado-, foi instaurado procedimento investigativo para apurar a conduta do motorista.

    “Durante os levantamentos, a 32ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pela apuração dos fatos, requisitou apoio à Agência de Inteligência Policial (AIP) da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Muriaé, que logrou êxito em identificar o motorista e apreender o veículo utilizado na prática criminosa”, explica Fábio.

    O investigado já foi ouvido em sede policial e confessou a prática do crime. Ele responde em liberdade, tendo em vista que não havia mais a situação flagrancial. As investigações prosseguem.

    A PCMG, com o apoio de uma veterinária, vai encaminhar o cão a uma Organização Não Governamental (ONG) da cidade.


    Fonte: Polícia Civil
     
    segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

    Ruas de Cataguases sofrem com crateras que parecem um cenário de guerra

    Executivo disse que conhece o problema que vem se arrastando por anos


    O Site Mídia Mineira, recebeu inúmeras fotos de ruas de Cataguases que parecem um verdadeiro cenário de guerra. Os inúmeros buracos nas vias públicas danificam veículos e causam transtornos para condutores e pedestres no dia-a-dia.

    O Site Mídia Mineira foi atrás da comunicação da prefeitura para saber a previsão de obras nas vias, principalmente em locais mais críticos como ocorre no bairro Bandeirantes, que mesmo sem ter sido assolado pela enchente tem verdadeiras crateras abertas, inclusive na rua do deputado de Cataguases, Fernando Pacheco. (Veja a resposta do Executivo abaixo)








    Nota da Comunicação da Prefeitura

    "É de conhecimento do executivo, na verdade esse problema de pavimentação na cidade existe há anos, e depois de anos, receberá investimento significativo este ano. Sobre a operação tapa-buracos ela irá começar esta semana, aproximadamente 200 ruas receberão a operação tapa-buraco ou até mesmo o recapeamento completo. Todas as fotos estão no relatório de obras e serviços urbanos para serem executados nos próximos dias. A região da policlínica está em obra e receberá asfalto novo também, assim com a Avenida Meia pataca recebeu em boa parte.
    Vale ressaltar também que grande parte dos buracos hoje são consequências de serviços mal feitos da Copasa."
    Por: Mídia Mineira

    domingo, 15 de janeiro de 2023

    Vacina contra o HPV: meninos e meninas de 9 a 14 anos devem ser imunizados

    Menos da metade dos adolescentes tomaram as duas doses, alerta Secretário de Saúde; imunizante previne câncer


    A última quarta-feira foi um dia para cuidar da saúde do pequeno Heitor, de 10 anos. Levado pela sua mãe, a professora Luciana de Fátima Silva Campos, de 38 anos, ele recebeu a primeira dose da vacina contra HPV em um posto da cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O imunizante, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, é aplicado mesmo antes da adolescência porque é mais favorável que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual.  

    A vacina protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) e é considerada uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.  

    “Todas as vacinas são importantes, e a contra HPV não é diferente. Se o Ministério da Saúde fornece, não tem por que não trazer nossos filhos para serem imunizados, pela saúde deles, para prevenir várias doenças”, conta Luciana. “Vacinam salvam vidas” comemorou Heitor, apesar de ter sentido um pouco de dor com a injeção.  

    Recomendação 

    A recomendação atual do Ministério da Saúde é a de que todos os meninos de 9 a 14 anos de idade devem receber a vacina contra HPV. Anteriormente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) estabelecia a proteção para meninos de 11 a 14 anos, enquanto para as meninas já era determinado que a vacinação ocorresse de 9 a 14 anos.  

    “A ampliação da faixa etária para o sexo masculino dá continuidade à oferta gradativa desse imunobiológico, já proposta em 2014, igualando a recomendação já em curso para as meninas na faixa etária de 9 a 14 anos”, explica a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, em referência à mudança que passou a valer em setembro de 2022, e que se deve à disponibilidade do insumo e às evidências do impacto positivo dessa vacinação para a saúde das crianças e dos adolescentes. 

    Em Minas Gerais, A cobertura acumulada em crianças e adolescentes, do sexo feminino, na faixa de 09 a 14 anos, entre 2014 e 2020 é de 66,12%. Entre os meninos na faixa de 11 a 14 anos, entre 2017 e 2020, a cobertura alcançou 54,27%. Em números absolutos, são 4.075.582 crianças e adolescentes imunizadas com a primeira dose e 2.385.537 que recebam a segunda dose.  

    Os dados acendem um alerta, já que a cobertura vacinal contra HPV está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 80% nos grupos elegíveis. O secretário de Estado de Saúde, o médico Fabio Baccheretti, destaca a importância da vacinação para evitar doenças infecto contagiosas. “Essa é a idade certa para que se proteja por toda a sua vida. Temos vacinas sobrando nos postos porque menos da metade dos adolescentes tomaram duas doses. Vamos garantir mais uma proteção para a saúde das nossas crianças e adolescentes”, alerta o secretário. 

    Alerta e tabu 

    Um dos motivos para a baixa cobertura é o tabu que a vacina pode trazer por se tratar de uma imunização que protege contra uma possível Infecção Sexualmente Transmissível (IST). “A vacina induz à proteção, não induz à atividade sexual. É importante que se a vacina antes de iniciar a fase de atividade sexual justamente para diminuir a circulação dessas doenças, assim como se vacina contra a gripe antes do inverno. E os pais devem também somar à imunização orientações das demais medidas de prevenção de transmissão de ISTs”, esclarece Jandira Campos Lemos, presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm-MG). “É uma vacina que tem sua eficácia comprovada, que protege contra os tipos mais prevalentes de HPV e que podem evoluir para doenças como câncer de colo de útero, câncer de pênis, câncer de ânus e câncer de boca”, alertou.  

    Ainda segundo ela, é fundamental ressaltar a importância da vacina e intensificar o trabalho para incentivar a prevenção. “As crianças não vão vacinar por conta própria. Por isso é tão importante a conscientização dos pais e levar as informações para as escolas também”, disse. 

    Cartão de vacina em dia 

    Ela lembra também que os pais podem aproveitar cada ida aos postos de saúde para verificar a situação do cartão de vacina dos filhos, junto à equipe responsável pela imunização, e assim deixar a proteção das crianças em dia. 

    Foi o que fez a professora Luciana Campos, mãe do Heitor. Ela aproveitou a chegada à Unidade Básica de Saúde para vacinar o filho contra HPV para também imunizar a filha mais nova, Heloísa, de 6 anos, com a segunda dose contra covid-19. Também conferiu junto às enfermeiras a situação do cartão de vacinação dos filhos. “Geralmente deixo as vacinas deles em dia, e o que estiver faltando eu reforço”, contou.   

    O Governo de Minas tem realizado diversos esforços para ampliar as coberturas vacinais em todo o estado, por meio da SES-MG. Para isso, são realizadas ações permanentes de busca ativa, campanhas de mobilização social, incentivo aos municípios para ações extramuros e orientações, junto aos profissionais de saúde, reforçando a importância e incentivo à vacinação.  

    Esquema vacinal 

    O esquema da vacina HPV compreende duas doses, com intervalo de seis meses. A criança pode receber a segunda dose mesmo após completar 15 anos, mas é essencial que tenha tomado a primeira até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante é utilizado por mais de 100 países e foi incorporado de forma escalonada ao SUS a partir de 2014. 

    Além de crianças de 9 a 14 anos, também devem ser vacinados os grupos com condições clínicas especiais: pessoas de 9 a 45 anos de idade vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, e pacientes oncológicos. Nestes casos, devem ser administradas três doses da vacina, com intervalo de 2 meses entre a primeira e segunda dose, e 6 meses entre a primeira e terceira dose. Para a vacinação destes grupos, é necessário haver prescrição médica. 

    HPV 

    É estimado que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Trata-se de um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. 

    Atualmente, existem mais de 200 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. A doença é conhecida como condiloma acuminado ou, popularmente, como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. 

    A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. 

    A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

    Fonte: Agência Minas
    Fotos: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
     
    sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

    PCMG prende suspeito por extorsão e estelionato em Leopoldina

    Ele também chegou a cometer crimes em Além Paraíba e cidades da região


    A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na terça-feira (10/1), um homem, de 31 anos, suspeitos de praticar os crimes de extorsão e estelionato, cometidos no município de Além Paraíba e região, na Zona da Mata mineira. O investigado foi preso em flagrante na cidade de Leopoldina, durante ação deflagrada pela PCMG, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
    Após seis meses de investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Civil em Além Paraíba, foi apurado que o suspeito realizava a prática criminosa por meio de aplicativo de mensagem. "Ele extorquia diversas vítimas por meio do aplicativo. Normalmente, as vítimas eram pessoas conhecidas dele ou de sua esposa. Quando ele ficava sabendo de algum segredo delas ou algo íntimo das mesmas, passava a ameaçar e extorquir, pedindo dinheiro para que não viesse a público, fazendo ameaças", explica o delegado Thiago Carvalho Couri.

    Investigações apontaram que o homem utilizava as contas bancárias da esposa dele e de seu próprio pai para receber os valores cobrados das vítimas. "No ano de 2022, o autor foi identificado, qualificado e indiciado", informou o delegado, complementando que, ainda assim, na oportunidade, mesmo ciente dos procedimentos em seu desfavor, chegou a cometer a prática criminosa contra duas meninas, em Além Paraíba.

    Já no início deste ano, ele também voltou a extorquir outra vítima na cidade, que chegou a efetuar depósitos na conta do pai do suspeito. "Ela procurou a Polícia Civil em Além Paraíba e relatou o ocorrido, tendo, de imediato, os policiais civis identificando o autor. Diante dos fatos, levantamentos apontaram que o homem estava homiziado na cidade de Leopoldina, onde ele foi preso com o aparelho de celular dele, objeto do crime", conta Thiago.

    O investigado confessou ter cometido a prática criminosa, bem como disse que utilizava o aparelho de sua esposa, que não tinha conhecimento dos fatos.

    Após a formalização do flagrante na delegacia, ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    Desdobramentos de ação contra tráfico resultam na prisão de suspeito em Bicas

    Homem, de 24 anos, suspeito de estar em posse de mais de mil pinos de cocaína apreendidos pela PCMG, foi preso nessa quinta-feira (12/1).


    Nessa quinta-feira (12/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a prisão, no município de Bicas, na Zona da Mata mineira, de um homem, de 24 anos, suspeito de ser proprietário da droga e de outros materiais apreendidos na quarta-feira (11/1) pela PCMG. Na ocasião, 1.043 pinos de cocaína e outros objetos foram arrecadados com dois adolescentes, ambos de 17 anos, na cidade. Um terceiro suspeito fugiu do local e estava sendo procurado pela Polícia Civil.

    Segundo informações da delegada Flávia Granado, o homem foi localizado em um hospital, após troca de informações com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). "Na manhã de ontem, policiais militares, cientes de que a Polícia Civil já teria reconhecido o terceiro homem e de que estaria em busca da localização dele, recebeu uma denúncia anônima de que um indivíduo suspeito teria dado entrada em um hospital da cidade com suspeita de fratura no pé e, prontamente, entrou em contato com a Delegacia de Polícia Civil em Bicas", explicou, relatando que uma equipe de investigadores compareceu ao hospital e realizou a prisão em flagrante do terceiro homem, suspeito de ser o dono da droga e dos demais materiais.

    Após a formalização do flagrante na delegacia, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
     
    quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

    Acidente envolvendo carro de passeio e carreta deixa uma pessoa morta na BR-116 em Laranjal

    Impacto da colisão fez a carreta cair da ponte.



    Uma colisão entre um automóvel de passeio e uma carreta, na altura do km 740 da rodovia BR-116 em Laranjal, terminou com a morte de uma pessoa na tarde desta quinta-feira (12).

    O acidente ocorreu sobre a ponte do reservatório da UHE Barra do Braúna, conhecida como Vale do Pomba e após a colisão a carreta foi jogada na água. O motorista conseguiu sair antes da submersão. Ele dispensou atendimento médico no local.

    Conforme apurado pelo Site Mídia Mineira, a vítima é um homem, com idade não confirmada, que seria empresário em Muriaé. Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e SAMU atenderam a ocorrência.

    Com informações e fotos do Jornal O Vigilante Online
     

    PCMG alerta para mudanças na legislação sobre crimes de injúria racial

    A partir desta quinta (12), injúria racial passa a ser uma modalidade de racismo


    A partir desta quinta-feira (12/1) já está em vigor a Lei 14.532/2023, que altera a tipificação do crime de injúria racial. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), atenta à mudança normativa, já se prepara para o eventual recebimento de um volume maior de denúncias em decorrência das alterações.

    A delegada Sílvia Helena de Freitas Mafuz, titular da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTFobia e Intolerâncias Correlatas (Decrin), explica essa mudança. “Agora a injúria racial passa a ser uma modalidade de racismo e, portanto, enquadrada nessa respectiva Lei. Assim, não é mais necessário que a vítima represente pela abertura do processo criminal, ou seja, que decida se quer ou não ver o ofensor investigado”, esclarece a delegada.

    Sílvia Helena lembra que, anteriormente, o policial deveria necessariamente perguntar ao requerente se ele queria a tomada de medidas judiciais ante a situação de injúria racial. Caso houvesse recusa, a vítima ainda poderia dispor do período de seis meses para decidir representar contra o suspeito. “Não é mais o que vai acontecer: a partir do momento em que uma vítima vier à delegacia e registrar o fato, imediatamente será dado início ao inquérito policial”, conclui.

    Com o novo texto, os casos de injúria se limitam a contextos de religião, idade ou deficiência. Já os casos de injúria relacionada a raça, cor, etnia ou procedência nacional tornam-se modalidades do racismo, uma vez que a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei do Crime Racial) também já passa a vigorar com as alterações.

    Assim, tanto a injúria racial – quando a ofensa é dirigida para um indivíduo em razão da sua cor – quanto o racismo – em que a agressão atinge toda uma comunidade – são imprescritíveis. A pena para os crimes é de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

    Atendimento qualificado

    Desde 2018, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com a instituição da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTFobia e Intolerâncias Correlatas (Decrin), atua de forma qualificada para a repressão dos crimes contra a raça e também no oferecimento de informações que auxiliam o combate desses delitos por parte da população mineira.

    A chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), delegada Renata Ribeiro, enfatiza que a instituição está preparada para atender a população com a maior presteza possível. “Para este ano, designamos mais um investigador para atuar especificamente na unidade, somando-se a uma equipe rara de se ver no Brasil, que trate de crimes de intolerância”, destacou.

    Onde denunciar:
    • Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTFobia e Intolerâncias Correlatas (Decrin) - Avenida Barbacena, 288, bairro Barro Preto, Belo Horizonte/MG.
    • Demais municípios: Delegacia de Polícia Civil mais próxima.
    • Disque 100 (Direitos Humanos)
    • Disque 181 (Disque Denúncia Unificado - DDU)
    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais
     

    Prefeito de Leopoldina suspende contrato e oferece transporte urbano gratuito à população

    Ônibus, vans e micro-ônibus serão colocados temporariamente à disposição da população e irão circular de segunda à sábado, em nove rotas. Confira as rotas. 


    A Prefeitura de Leopoldina suspendeu o contrato com a empresa prestadora de serviço de ônibus urbano e a partir desta quinta-feira, dia 12, vai oferecer transporte gratuito temporário aos leopoldinenses. 

    O objetivo é solucionar o problema enquanto a Prefeitura possa providenciar a contração de nova concessionária de transporte público coletivo. 

    Ônibus, vans e micro-ônibus serão colocados temporariamente à disposição da população e irão circular de segunda à sábado, em nove rotas.

    “Temos responsabilidade com os leopoldinenses e o transporte público é essencial. Trabalhamos todos esses dias para encontrar a melhor solução e assegurar o direito de ir e vir da população”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

    Veja as Rotas:

    ROTA 1
    TOMÉ NOGUEIRA – RODOVIÁRIA (ÔNIBUS)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 13h00.
    Rota: Ponto Final perto da quadra - Bairro São Cristóvão - Av. Expedicionários - Rodoviária

    ROTA 2
    SOLAR – RODOVIÁRIA (VAN)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto Final do Solar perto da tenda – Parte Baixa do Imperador – Parte Alta do Imperador – Parte Alta do São Cristóvão– Rodoviária

    ROTA 3
    OXALÁ – RODOVIÁRIA (MICRO-ÔNIBUS)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto Final Oxalá no posto de gasolina – Bairro Fortaleza – Bairro Três Cruzes – São
    Cristóvão parte baixa (Praça São Cristóvão ) – Rodoviária

    ROTA 4
    JARDIM BELA VISTA – RODOVIÁRIA (MICRO-ÔNIBUS)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h às 19h30
    ROTA: Ponto Final do Jardim Bela Vista no Cristo – Bairro Cidade Alta (esquina da Rua
    Brasília x Rua Rio de Janeiro) – Bairro Nova Leopoldina (Caixa d´água e quadra) – Bairro
    Bela Vista ( Escola Éneas França ) – Av. Expedicionários – Rodoviária

    ROTA 5
    PIRINEUS – RODOVIÁRIA (VAN)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto final dos Pirineus no chafariz – Unipac – Chácara Dona Euzébia (Brasil Net)
    Alto do Cemitério (em frente ao Cemitério) – Rodoviária

    ROTA 6
    BANDEIRANTES – RODOVIÁRIA (VAN)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto Final do Bandeirantes em frente à Igreja Católica – Bairro Limoeiro – Bairro
    Serra Verde – Rodoviária

    ROTA 7
    VALE DO SOL – RODOVIÁRIA (VAN )
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto Final do Vale do Sol parte alta (entrada do Horto) – Parte baixa do Vale do Sol
    (Gavião) – Bairro Popular (quadra) Rodoviária

    ROTA 8
    ELDORADO – RODOVIÁRIA (VAN)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    Rota: Ponto final do Eldorado (Chafariz) – Parte baixa do Eldorado (em frente à
    marmoraria) – Bairro Pedro Brito (Praça) – Quinta Residência (Rua Nossa Senhora
    Aparecida) Rodoviária.

    ROTA 9
    Puris – Rodoviária (VAN)
    Manhã: 06h00 às 08h30
    Almoço: 11h00 às 13h00.
    Tarde/Noite: 17h00 às 19h30
    ROTA: Posto Puris – Coca Cola (Asfalto) – Caiçara (PRF) – Minhocão

    Fonte: Jornal O Vigilante Online com informações da 
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina.

    Caminhão-tanque carregado com etanol explode em Rio Pomba

    Chamas chegaram perto das casas próximas a rodovia. Veja o Vídeo.



    Um caminhão-tanque que transportava 45 mil litros de etanol, explodiu na noite desta quarta-feira (11), na MG-133 em Rio Pomba, na Zona da Mata Mineira.

    Segundo informações apuradas pelo Site Mídia Mineira, ninguém se feriu. O motorista contou para o Corpo de Bombeiros que um problema nos eixos acabou perfurando o tanque, deixando o etanol escorrer. O fogo começou quando um outro carro passou sobre o produto inflamável. Ele conseguiu desacoplar o cavalo mecânico e alertar os moradores antes da explosão. 

    O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu extinguir o fogo rapidamente. Durante os trabalhos a via foi totalmente interditada.


    Por: Mídia Mineira
    quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

    Minas Gerais tem 216 municípios em situação de emergência por causa das chuvas

    Defesa Civil continua mobilizada em diversas regiões do estado; corpo de jovem desaparecido em Antônio Dias foi encontrado



    Chegou a 216 o número de municípios em situação de emergência por conta de ocorrências relacionadas às chuvas em Minas Gerais, conforme o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desta quarta-feira (11/1).

    Em relação ao boletim anterior, mais de 80 municípios passaram a integrar a lista de municípios em situação de emergência. Isso ocorreu pela  publicação do reconhecimento, a nível estadual, da situação de emergência já decretada pelos municípios. De 21 de setembro de 2022, quando teve início o período chuvoso, até agora, Minas Gerais contabiliza 10.974 pessoas desalojadas, 1.974 desabrigadas e 21 mortes.

    O último óbito confirmado foi de um jovem de 25 anos em Antônio Dias, no Vale do Rio Doce. No último domingo (8/1), choveu forte no distrito de Barra Alegre e pelo menos 50 casas foram inundadas.

    Uma família que morava ao lado do Córrego da Onça foi surpreendida pelo transbordamento e o imóvel foi destruído. Os moradores foram arrastados pelas águas. Três foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, mas o rapaz estava desaparecido.

    Na noite dessa terça-feira (10/1), o corpo dele foi encontrado em um local conhecido como Prainha, no Rio Piracicaba, já no município de Coronel Fabriciano. O reconhecimento foi feito pela família e o corpo foi levado a uma unidade do Instituto Médico Legal (IML).

    Governador Valadares

    A Defesa Civil de Minas também está atenta à situação de Governador Valadares, na mesma região. Nessa terça, a prefeitura decretou situação de emergência.

    A Defesa Civil Estadual participa do gabinete de crise do município, inclusive com a presença do agente regional, monitorando e à disposição para as necessidades que a prefeitura apresentar.

    A Cedec ressalta que as cheias do Rio Doce são recorrentes nesta época do ano e que a Defesa Civil de Governador Valadares é muito bem estruturada e capacitada para atuar em cenários adversos.

    A Cedec vem atuando com todas as equipes em campo, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades locais para realizar um trabalho preventivo junto aos municípios e atuar em situações de resgate. Além disso, o órgão trabalha na distribuição de alimentos, kits de higiene, limpeza, colchões e outros materiais nas cidades afetadas, com foco nas pessoas desabrigadas e desalojadas.  

    Cuidados

    Entre as principais dicas para prevenção às chuvas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.

    Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.

    Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.

    Previsão do tempo

    Segundo os modelos meteorológicos, até sexta-feira (13/1) há previsão de acumulados significativos de chuva nas regiões Noroeste e Triângulo Mineiro, com volumes que podem chegar a 90 milímetros. No restante do estado, o volume de chuva pode variar entre 40 e 70 milímetros.

    Fonte: Agência Minas 

    Cão que ficou ilhado por várias horas sobre carro é resgatado em Cataguases

    Moradores registraram toda ação. Veja o vídeo!



    Uma união entre Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e um popular, conseguiu resgatar na manhã desta quarta-feira (11), na Rua Francisco Rossi, próximo a Rodoviária de Cataguases, um cachorro que ficou ilhado sobre um automóvel por várias horas.

    Moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil nas primeiras horas do dia, mas devido às diversas ocorrências que os órgãos estão tendo que atender relativas à enchente que assola a cidade, o socorro chegou por volta das 8h40min, quando um barco com militares do Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil, com a ajuda de um morador que já havia tentado anteriormente,  mas sem sucesso, conseguiram desta vez retirar o animal do local. 

    Após o resgate,  moradores que acompanhavam apreensivos o sofrimento do animal, aplaudiram os heróis da cidade neste período de alagamento. 

    Por: Mídia Mineira
    terça-feira, 10 de janeiro de 2023

    Cataguases sofre mais uma vez com enchente

    Fortes chuvas nas cidades à montante fizeram com que Rio Pomba transbordasse novamente



    O Rio Pomba, principal Rio que corta Cataguases, transbordou novamente no final da manhã e início de tarde desta terça-feira (10), menos de 56 horas do término da última enchente que deixou quase 900 pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

    Segundo a Defesa Civil de Cataguases, o rio começou a sair de sua caixa (5,5m), por volta das 9h30 quando atingiu a marca de 5,54m, subindo para 5,73m às 10h e alcançando rapidamente 6,20m às 13 horas, com tendência de subir ainda mais, conforme apurado pelo Site Mídia Mineira.



    Por Mídia Mineira 

    Cataguases novamente em estado de alerta para enchente

    Rio Pomba já está prestes a sair novamente de sua caixa


    O Município de Cataguases entrou, nesta terça-feira (10), novamente em estado de alerta para risco de enchente, devido às fortes chuvas em municípios da cabeceira do Rio Pomba, mais especificamente em Santa Bárbara do Tugúrio.

    A Defesa Civil do Município emitiu alerta, dando conta de que às 8 horas desta terça-feira (10), o nível do rio já se encontrava em 5,30m e às 9 horas em 5,44, demonstrando a tendência de alta, sendo que para sair de sua caixa e ter os primeiros alagamentos o nível precisa ultrapassar 5,50m.

    No aviso a prefeitura recomendou a toda população ribeirinha a retirar novamente seus pertences das residências.


    Por Mídia Mineira.

    Vereadores de Cataguases autorizam Município a encampar Copasa

    Apesar da autorização, projeto só será efetivado após indenização à empresa de Saneamento.



    Fotos: Site O Cataguases.

    Por unanimidade, os vereadores de Cataguases autorizaram o Executivo a encampar a Copasa em reunião extraordinária na noite desta segunda-feira (9). A encampação é uma tomada de posse, pela administração pública, de uma empresa privada mediante compensação financeira. Ainda não se sabe se o Município de Cataguases terá condições de indenizar a Companhia de Saneamento.

    O vereador Felipe Ramos, inseriu emenda ao projeto, obrigando o Poder Executivo enviar à Câmara as medidas a serem adotadas em forma de Projeto de Lei para serem aprovadas ou não. Mesmo com parecer contrário da procuradoria a emenda foi aprovada por unanimidade.

    Como o Projeto do Executivo é autorizativo, como a encampação de fato só acontece com o pagamento da indenização à Copasa e como o Executivo deverá apresentar novamente Projeto de Lei, na prática a Copasa continua com o tratamento de água e esgoto da cidade e por enquanto nada muda.

    Antes da votação, foi lido o parecer da procuradoria do Legislativo, que opinou pela ilegalidade do projeto devido o Executivo não ter anexado ao projeto a comprovação da disponibilidade orçamentário-financeira, não demonstrando de onde viriam os recursos para indenizar a Copasa. No entanto, durante a reunião, a prefeitura enviou declaração, do secretário de Fazenda, Douglas Barbosa, a qual dispõe que não haverá impacto orçamentário-financeiro, uma vez que neste momento não haverá encampação e nem criação de autarquia.

    "não haverá uma imediata redução da tarifa, de acordo com o planejamento apresentado pelo Executivo, o caminho entre a votação desse projeto até a efetiva criação da Autarquia Pública é longo, pois vai exigir do Município a criação de autarquia, a realização de concurso público, entre a aprovação desse projeto e a criação da autarquia e capacitação dos servidores, nós ainda vamos ter que terceirizar o serviço para uma empresa que tenha o know-how, para repassar para quem for assumir a autarquia, então, durante esse período, não haverá redução de tarifa", disse a vereadora Stéfany Carli (PT), registrando também a sua preocupação com os trabalhadores da empresa que residem na cidade e com o orçamento do Município para realizar a encampação.

    "A gente sabe que o voto desta casa hoje, vai ser um voto mais político e popular, porque, só quem está nesta casa sabe como que a gente sofre com a questão da Copasa, por outras gestões. É muito corajoso da parte dos vereadores e do prefeito José Henriques em colocar esse projeto pra gente votar hoje, porque muitos prefeitos já fizeram campanha com o tema Copasa, já ganharam eleições com o tema Copasa e não conseguiram chegar no ponto que chegou. Inclusive eu consultei a minha base, que foi adversária ao prefeito e esta me apoiou a votar favorável hoje. [...] Eu não tenho certeza se depois que nós votarmos o projeto de encampação, se o próximo projeto, que seja autarquia ou licitação, se ainda estarei seguro para votar, mas parabenizo ao vereador Felipe Ramos pela emenda que trouxe segurança para votar sem deixar prejuízo para a prefeitura.", disse o vereador Rafael Moreira que também reforçou que haverá fiscalização quanto a "cabide de emprego".

    Segundo o vereador Henrique Thurram, esta será a última tentativa de tirar a empresa da cidade.


    Por Mídia Mineira
    domingo, 8 de janeiro de 2023

    Prefeitura de Leopoldina decreta intervenção no serviço de transporte coletivo

    Medida vale por sete dias e permite o acesso aos bens e instalações da empresa, registros contábeis, além do acesso às informações necessárias.


    No início da manhã deste domingo, 8 de janeiro, a Prefeitura de Leopoldina decretou a intervenção no serviço de transporte coletivo urbano municipal. O objetivo da ação é um importante passo para tentar restabelecer e dar continuidade à circulação de ônibus na cidade.

    Com a decisão, a concessionária tem que permitir o livre acesso, em qualquer tempo, aos bens e instalações integrantes do serviço, os registros contábeis, devendo prestar todas as informações necessárias ao cumprimento da intervenção.

    “Precisamos de dados concretos do atual estado financeiro, estrutural, operacional e trabalhista da empresa. A partir daí, com balanço da empresa em mãos, teremos a possibilidade de tomar medidas para avançar na solução do caso”, esclareceu o Procurador Geral do Município, Danilo de Azevedo.

    A intervenção vale por sete dias, podendo ser prorrogada em caso de necessidade, mediante edição de um novo decreto.
                 
    “O transporte público em Leopoldina é uma pauta prioritária. Desde a paralisação total dos serviços, iniciada na semana passada, temos trabalhado intensamente para solucionar de forma legal o problema. Temos pressa em dar uma resposta para quem depende do transporte público. Estamos no caminho para que isso aconteça”, afirmou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

    Greve

    Motoristas e cobradores de ônibus da Viação Leopoldinense, concessionária do transporte urbano de passageiros em Leopoldina, anunciaram que paralisaram suas atividades e através das redes sociais, a foto de um cartaz informa que a paralisação se deve à falta de pagamentos: “Nós funcionários da Empresa de ônibus Urbano Leopoldinense estamos paralisados por tempo indeterminado por falta de pagamentos e assegurando nosso direito de greve. Leopoldina, 2/1/23.”.

    Na manhã desta terça-feira, dia 3, os funcionários da Viação Leopoldinense foram recebidos no gabinete pelo prefeito em exercício, Totonho Pimentel. Com a urgência da pauta, o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz interrompeu a folga e participou do encontro via conferência. O chefe do Executivo reafirmou o compromisso do município em encontrar uma solução para o impasse e frisou a importância de não manter os serviços paralisados integralmente.


    Fonte: Jornal O Vigilante Online
     

    Rio Pomba volta para sua caixa e termina alagamento em Cataguases

    Confira a previsão do tempo para Cataguases e cidades da cabeceira do rio.


    As águas do Rio Pomba, principal rio que corta Cataguases, recuaram e segundo dados da Agência Nacional de Águas, (ANA), por volta das 4h o nível do rio já estava em sua caixa, fazendo com que o Ribeirão Meia Pataca também escoasse, terminando com a enchente que assolou o Município durante cerca de 39 horas.

    Previsão do tempo

    Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, o domingo será nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, tanto em Cataguases quanto nas cidades da cabeceira do Rio Pomba, mas com tendência de menor volume na segunda-feira.

    Confira abaixo a previsão de chuva em milímetros do Site Climatempo para Cataguases e municípios da Cabeceira do Rio Pomba:

    Cidade Domingo (8/1) Segunda (9/1)
    Cataguases 39mm 32mm
    Antônio Carlos 30mm 15mm
    Astolfo Dutra 32mm 29mm
    Barbacena 30mm 15mm
    Descoberto 32mm 15mm
    Dona Euzébia 40mm 15mm
    Guidoval 30mm 15mm
    Itamarati de Minas 40mm 15mm
    São Geraldo 30mm 15mm
    São João Nepomuceno 32mm 15mm
    Visconde do Rio Branco 25mm 15mm



    Fonte: Mídia Mineira 
    sábado, 7 de janeiro de 2023

    Enchente persiste neste sábado em Cataguases

    Conforme a prefeitura, quase 900 pessoas encontram-se desalojadas ou desabrigadas. 




    A chuva que continua a cair em diversas cidades da cabeceira do Rio Pomba e em outras cidades da Zona da Mata, causou alagamento que persiste durante este sábado (7) em Cataguases. Conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA), em uma semana já choveu cerca de 219mm na cidade.

    Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Pomba ultrapassou 7,82 metros às 13 horas e encontra-se estável, mas existe previsão de que a chuva deverá continuar. O Ribeirão Meia Pataca que foi represado pelo Rio Pomba, também transbordou e inundou a região dos bairros Pouso Alegre, Avenida Meia Pataca e do Mercado do Produtor.

    Conforme a Prefeitura de Cataguases, já são 828 pessoas desalojadas e 43 pessoas desabrigadas. 

    As Avenidas Meia Pataca (nas proximidades do Star Soccer) e Veríssimo (nas proximidades da Viação Bonança) foram interditadas. Para evitar o isolamento dos moradores dos bairros Taquara Preta, Beira Rio, Ibraim, Santa Clara e adjacências, a Catrans, órgão responsável pelo trânsito, disponibilizou uma linha especial da Viação Sereno Tur, com desvio pela estrada da Empa. A ponte de acesso aos bairros Justino, Vila Reis e também aos distritos de Vista Alegre e Aracati também foi interditada, bem como a Rua Capitão Marcos, entrada do Bairro Primavera, Avenida Rotary, regiões do Mercado do Produtor e rodoviária. O embarque de passageiros em ônibus intermunicipais está sendo realizado em frente à agência dos Correios e o desembarque na praça da Chácara Dona Catarina.

    O prefeito declarou Situação de Emergência o que autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil durante as ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.



    Fonte:  Mídia Mineira com informações da Prefeitura de Cataguases

    Motociclista fica ferido em acidente na Vila Domingos Lopes

    Homem de 62 anos foi socorrido inconsciente segundo a PM.


    Um motociclista de 62 anos, colidiu frontalmente com uma caminhonete na Rua Tenente Luiz Ribeiro, próximo ao número 23 que encontra-se em mão dupla devido a enchente que ocorre em Cataguases. Com a queda, ele chegou a bater a cabeça em outro automóvel que transitava no momento. 

    A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local, os condutores já haviam evadido em seus veículos. 

    A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros Militar inconsciente e levada para o Hospital de Cataguases, mas segundo informações apuradas pelo Site Mídia Mineira,  ele já se recuperou e já foi liberado do hospital. 

    No Hospital de Cataguases os policiais não conseguiram contato com a vítima.

    O fato será investigado posteriormente.


    Muro desaba sobre carro em Leopoldina

    Ocorrência aconteceu durante madrugada chuvosa.


    Um muro de uma residência desabou durante a chuva desta madrugada (7) e atingiu um automóvel que estava estacionado na rua em Leopoldina. Não havia ninguém dentro do veículo e não houve registro de feridos.

    A ocorrência foi registrada na Rua João Teixeira de Moura Guimarães, no Bairro Bela Vista e mobilizou Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

    De acordo com o chefe da Defesa Civil, José Luiz, por volta das 4h10 o órgão recebeu uma ligação solicitando resgate, ocasião em que se deslocou rapidamente ao local e verificou que um muro de arrimo havia desabado.

    O Corpo de Bombeiros foi acionado e auxiliou na retirada de dois adultos e de uma criança de seis meses que estavam na residência que teve sua escada danificada.

    A Defesa Civil interditou o imóvel e irá verificar a integridade do mesmo posteriormente.

    Fonte: Jornal O Vigilante Online
    sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

    Rio Pomba ultrapassa 6 metros e inunda vários municípios

    Cataguases, Astolfo Dutra e outros municípios já registram alagamentos.

    O Rio Pomba atingiu em Cataguases, 6,14m às 15 horas, ou seja, já passa quase um metro fora de sua caixa que transborda em 5,5m.

    A Defesa Civil de Cataguases já está em campo monitorando as cabeceiras e as encostas.

    Astolfo Dutra

    Por volta das 14 horas, já havia registro de inundação em Astolfo Dutra, na Praça Atílio Bonfante, no centro. Abaixo fotos exclusivas do Site Mídia Mineira:




    Barão de Camargo

    Na ponte em Barão de Camargo, entre Cataguases e Dona Euzébia, o Rio já se aproximava da base da mesma. Abaixo fotos exclusivas do Site Mídia Mineira:



    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início