728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 21 de abril de 2022

    Projeto do vereador Marcos Costa pretende implantar aulas de cidadania e empreendedorismo nas escolas municipais

    Se aprovado, programa funcionará no contraturno escolar para alunos do 6º ano ou superior.


    O vereador Marcos Costa deu entrada, na Câmara de Cataguases, em um projeto de lei que pretende acrescentar aulas de cidadania e empreendedorismo no contraturno escolar das escolas municipais, ou seja, no período oposto ao das atividades regulares da escola.

    Conforme o projeto, o Programa Cidadania Empreendedora, será disponibilizado para os alunos que cursam o 6º ano em diante do ensino fundamental.

    Vereador Marcos Costa
    é o autor do projeto.

    Para desenvolver o curso “Noções de Direito e Cidadania”, os profissionais precisarão ser graduados em Direito e ter inscrição na OAB ou possuir atuação em atividades relacionadas ao tema.
    Para desenvolver o tema empreendedorismo, os profissionais deverão ter comprovada atuação em atividades relacionadas ao empreendedorismo.

    Para implantar o programa, o Município fica autorizado a celebrar parcerias com o Governo do Estado de acordo com o interesse e viabilidade orçamentária. O Município também fica autorizado a complementar os recursos para consecução e ampliação dos objetivos da lei.

    O projeto deverá ir a plenário em breve e caso aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, entrará em vigor 60 dias após a publicação.

    terça-feira, 12 de abril de 2022

    Lei do vereador Marcos Costa institui em Cataguases o programa “Vai de Bike”

    Nova lei cria o Dia Municipal do Ciclismo em Cataguases e visa promover diversas ações para incentivo do uso da bicicleta.


    O vereador Marcos Costa deu entrada na Câmara ao Projeto que institui no âmbito do município de Cataguases o Programa “Vai de Bike”. O PL cria o Dia Municipal do Ciclismo, a ser realizado próximo ao dia 31 de maio e visa incentivar o uso da bicicleta tanto para exercício físico como meio de transporte, além de promover conscientização sobre a importância do ciclismo e desenvolver o respeito mutuo entre ciclistas, motoristas e pedestres.

    A organização do calendário e das atividades fica a cargo do Poder Executivo que também poderá instalar bicicletários nas instalações públicas e nas vias municipais.

    Vereador Marcos Costa

    Em sua justificativa, o vereador esclarece que a data escolhida faz alusão ao primeiro evento com bicicletas que se tem conhecimento, realizado no dia 31 de maio de 1868 em Paris. Ele também ressalta que o uso de bicicletas traz inúmeros benefícios para o trânsito, meio ambiente e saúde. Por fim, o vereador argumenta que um dos maiores problemas que o ciclista enfrenta é a falta de segurança e que as ações ligadas ao Dia Municipal do Ciclismo podem contribuir para mudar este quadro.
     
    sábado, 9 de abril de 2022

    Adolescentes são apreendidos por ato infracional análogo a homicídio durante ação conjunta em Cataguases

    PCMG e PMMG cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos contra dois jovens, de 16 e 17 anos, pela prática de ato infracional, ocorrido em fevereiro.


    Nesta quinta-feira (7/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram uma operação que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos contra dois adolescentes, de 16 e 17 anos, pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídio consumado, ocorrido no dia 13 de fevereiro, no município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, pertencente ao 4º Departamento. 

    Na época, um jovem de 21 anos foi agredido - com pauladas e chutes - no interior do apartamento da namorada dele. Trabalhos investigativos indicaram que o ato teria sido praticado por esses dois adolescentes, mas também teria a participação de outro jovem - que na época dos fatos tinha 17 anos - e de cinco suspeitos adultos. De acordo com informações da delegada Érica Nascimento Guedes, os mandados foram obtidos após investigações da PCMG que apontaram a autoria do ato infracional, que teria sido motivado por vingança, em virtude de um furto de uma motocicleta, ocorrido no dia 12 de fevereiro. “Trabalhos investigativos indicaram que o crime teria ocorrido como forma de retaliação pelo furto do veículo”, explica.

    Segundo a delegada, as vítimas do furto da motocicleta são investigadas por envolvimento no homicídio consumado. “A motocicleta era de um casal e foi furtada no dia 12 de fevereiro, no prédio deles, e recuperada no mesmo dia pelos próprios donos, próximo ao imóvel. Esse mesmo casal identificou, por meio de acesso a imagens de câmera do prédio, quem seria o suposto autor do furto e que ele estaria em um apartamento no mesmo prédio”, conta, explicando que, na manhã do dia 13 de fevereiro, em retaliação ao ocorrido, investigações apontaram que o casal teria facilitado a entrada de seis pessoas no local, entre elas, três adolescentes e três adultos, abrindo a porta do prédio para que elas fossem até o apartamento do suposto autor do crime de furto.

    Na ocasião, as seis pessoas arrombaram a porta do apartamento, portando pedaços de madeira. “Mas, no local, não encontraram o homem e agrediram o cunhado dele, pois achavam que ele também teria envolvimento com o crime de furto”, relata, complementando que a vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dias depois. 

    Os dois jovens apreendidos na ação serão encaminhados a um centro de internação provisória na capital mineira. O terceiro jovem, que completou a maioridade este ano, encontra-se preso por tráfico. A Polícia Civil apura a conduta dos outros investigados na prática criminosa.












    Fonte: 

    Fazenda Sinimbu recebe autoridades da região em cerimônia de formatura e lançamento de roteiros turísticos

    Curso inédito na região e criação dos roteiros foi realizado pelo Sistema FAEMG, SENAR, INAES, em parceria com o Sindicato Rural de Argirita e Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.






    Aconteceu na última quinta-feira (7), na Fazenda Sinimbu em Cataguases, a cerimônia de formatura dos agentes de turismo rural e lançamento do Guia de Roteiros Turísticos, realizado pelo Sistema FAEMG, SENAR, INAES, Sindicato Rural de Argirita em parceria com a Instância de Governança Regional, Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

    O evento contou com a participação do prefeito de Dona Euzébia, Manoel Franklin (Nenzinho), do prefeito de Argirita Alex Andrade Anzolin, do secretário de cultura de Itamarati de Minas, José Américo de Oliveira, Secretário de Cultura de Itamarati de Minas, do vice-prefeito de Cataguases, Marco Andrade e de representantes do Sicoob Copemata e das demais entidades organizadoras.

    Durante a cerimônia, os alunos apresentaram os cinco novos roteiros criados por eles durante o curso de agentes de turismo rural conforme a seguir: “Do Modernismo ao Rural”, “Raízes da Mata”, “Caipirando em Minas, Uai!” e “Estações de Bike”. Estes roteiros já estão prontos para serem comercializados pelas prefeituras participantes do circuito. 

    Os participantes do evento foram recepcionados com um delicioso “Café da Roça” e após o evento conheceram a novidade gastronômica: "Pão Catauá".









     
    quarta-feira, 6 de abril de 2022

    PCMG apura caso de injúria racial e de homofobia em Juiz de Fora

    Durante ação deflagrada nesta terça-feira (5/4), foram cumpridos mandados de busca e apreensão em desfavor de um rapaz, de 22 anos, suspeito de cometer as práticas criminosas por meio das redes sociais.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apura casos de injúria racial e de homofobia envolvendo cinco vítimas de ataques - feitos nas redes sociais por meio de um perfil falso, entre elas, uma estudante, de 24 anos.

    Durante ação deflagrada nesta terça-feira (5/4), na Cidade Alta, a PCMG cumpriu mandados de busca e apreensão em desfavor de um rapaz, de 22 anos, suspeito de cometer as práticas criminosas. Na ocasião, os policiais civis apreenderam aparelhos eletrônicos e documentações na residência dele e na casa dos pais do jovem.

    Conforme a titular da 4ª Delegacia, delegada Ione Barbosa, a vítima procurou a Polícia Civil no início do ano e fez a denúncia. Segundo ela, após trabalhos investigativos, foi possível identificar o investigado. “Hoje deflagramos a operação que resultou na apreensão de computador, notebook, celular, tablet e documentações”, informa, complementando que a apreensão visa auxiliar nos trabalhos investigativos. 

    De acordo com a autoridade policial, foi solicitada junto à Justiça a prisão do suspeito. “O juiz concedeu medida cautelar diversa da prisão preventiva, prevista no artigo 319, inciso III, do Código de Processo Penal, proibindo o suspeito de manter qualquer contato com toda e qualquer vítima”, explica, orientando que outras possíveis vítimas procurem a 4ª Delegacia, situada em Santa Terezinha, para fazer a denúncia, pois elas também serão beneficiadas com essa medida.

    Ainda conforme a delegada, nesse inquérito policial há o total de cinco vítimas. As apurações seguem em andamento.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    terça-feira, 5 de abril de 2022

    Executivo quer implantar catraca eletrônica nos ônibus de Cataguases

    Projeto já está tramitando na Câmara e deverá ser votado em breve.


    Está tramitando na Câmara Municipal de Cataguases, projeto para implantação de catraca eletrônica nos ônibus urbanos. Segundo o projeto, de autoria do Executivo, as empresas prestadoras de transporte coletivo em Cataguases serão obrigadas a implantar sistema de catraca eletrônica em um prazo de 90 dias após a sanção da Lei. As despesas para implantação ficarão a cargo das empresas. O projeto também revoga a Lei 2.943/2000 do então prefeito Paulo Schelb que proibia a instalação das catracas eletrônicas no município.

    Conforme a justificativa do prefeito José Henriques, o projeto tem por finalidade a garantia de maior segurança dos usuários e funcionários dos transportes coletivos, além de permitir maior eficiência para o planejamento operacional do sistema de transporte através da automatização da coleta de dados e relatórios, além de minimizar a evasão de Receita. Outra justificativa do prefeito é que os ônibus em Cataguases já estão trabalhando sem cobradores.

    Conforme o Site Mídia Mineira apurou, a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara já emitiu parecer favorável e o projeto deverá ser votado na próxima semana, provavelmente na sessão do dia 12 de abril.

     
    segunda-feira, 4 de abril de 2022

    Ex-vereador Hercyl Neto pode ser candidato a deputado federal

    O político confirmou a troca de partido, mas ainda decide candidatura

    Ex-vereador Hercyl Neto. Foto: Rede Social

    A movimentação política em Cataguases para o pleito eleitoral deste ano já começou. Um exemplo é o ex-vereador Hercyl Neto, que tem sido procurado por diversas autoridades a nível federal.  

    Ao ser procurado pela reportagem do Site Mídia Mineira, Hercyl confirmou sua saída do Prós e filiação no Rede Sustentabilidade, mas deixou claro que ainda irá decidir se virá candidato a deputado federal.
     
    “Fiz uma mudança para a Rede de sustentabilidade por estar mais próximo da ideologia que acredito e ser um partido com uma disputa mais igualitária, sem aqueles grandes caciques da política e com nomes muito leves e bons de várias regiões de MG.” Justificou Hercyl.

    O ex-vereador foi candidato a prefeito de Cataguases em 2020 e ficou em segundo lugar, com 12.307 votos (33,38%).



     
    Por Brenda Gama
     

    Corpo de homem desaparecido é encontrado às margens do Rio Preto em Muriaé

    Ele estava desaparecido desde quinta-feira


    Foi encontrado neste domingo (03), às margens do Rio Preto, em Muriaé, o corpo de Ailton de Araújo Lombardo, de 53 anos. Ele estava desaparecido desde quinta-feira.

    As buscas foram iniciadas pelos próprios familiares e ao encontrarem suas vestimentas na altura da Fazenda Bartolomeu, os Bombeiros foram acionados e aproximadamente 400 metros abaixo do local onde estavam as roupas, o copo foi localizado.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada, e após realizar os trabalhos, liberou o corpo para o Instituto Médico Legal. As Causas da morte serão apuradas.


    Fonte: Rádio Muriaé
     

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início