728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

    Idoso é morto com três tiros dentro de casa em Recreio

    Autor ainda não foi localizado


    Um homem de 76 anos foi morto dentro de casa, na noite desta terça-feira, 28 de dezembro, no Bairro Canto dos Ferreiras, em Recreio.

    Segundo a Polícia Militar, J.C.F. estava no imóvel localizado à Rua Serafim de Almeida Coimbra quando o autor invadiu a casa e atirou quatro vezes contra ele. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e constatou três perfurações na vítima, uma no peito, uma no ombro e outra no braço.

    Conforme o registro policial, foi constatado que o autor possivelmente teve acesso à residência da vítima pelos fundos através de um matagal e, em seguida, pulou o muro de um campo de futebol, acessando a laje do vestiário, que faz divisa com o imóvel.

    O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina e a PM faz buscas para localizar o criminoso.

    O caso será investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina.

    Fonte: O Vigilante Online
    quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

    Cataguases poderá ter chuva na virada do ano e durante todo início de janeiro conforme o site Climatempo

    Próxima semana tem previsão de grande volume de chuva


    Segundo o Site Climatempo, as chuvas devem continuar, em Cataguases, nesta semana e nos primeiros 15 dias de janeiro.

    Nesta quarta-feira a previsão é de possibilidade de 80% de chover 30 milímetros, na quinta e sexta (virada do ano), as chances de chuva aumentam para 90%, mas a quantidade prevista é de apenas 12mm.

    O período chuvoso deverá se estender durante o mês de janeiro, pelo menos na primeira quinzena, conforme o Climatempo, com pico de 71mm na terça-feira (4), continuando intensa até a quinta-feira (5), com 80% de possibilidade de chover 50mm, segundo a previsão.

    terça-feira, 28 de dezembro de 2021

    Chuva causa estragos em Cataguases e cidades da região

    Teve estragos em Leopoldina, Muriaé, Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata.

    As fortes chuvas que caíram em Cataguases e região, no final da tarde desta segunda-feira (27), causaram diversos estragos. O bairro São Diniz foi um dos mais afetados em Cataguases devido a uma chuva de granizo que chegou a destruir telhados e antenas parabólicas. Ninguém ficou ferido.

    Em Leopoldina, houve queda de barreiras, árvores e alagamentos. Na BR-116 próximo ao Bairro Três Cruzes, houve obstrução na pista que já foi solucionada parcialmente.

    Em Muriaé, no bairro Porto Belo e na Rua Capitão Wiliam da Costa Pereira, telhados foram arrancados pelos fortes ventos e um veículo foi atingido, felizmente ninguém se feriu.

    Em Muriaé, ventania destruiu vários telhados. Foto: Silvan Alves.

    Um veículo chegou a ser atingido por partes de telhado. Foto: Silvan Alves.

    Em Juiz de Fora também foram registradas diversas quedas de árvores.

    Chuva em Juiz de Fora provocou queda de árvores e interdição de diversas vias.
    Foto: Rua José Lourenço Kelmer / Secretaria de Mobilidade Urbana/Divulgação.


    segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

    Polícia Militar apreende quase R$ 13 mil em notas falsas em Cataguases

    As cédulas estavam em poder de uma mulher de 24 anos que foi presa e encaminhada para a Polícia Federal em Juiz de Fora. Ela também foi autuada por dirigir sem habilitação e sob efeito de bebida alcóolica.


    Na madrugada desta segunda-feira (27), a Polícia Militar conseguiu apreender, em Cataguases, quase R$ 13 mil em notas com indícios de falsificação, que estavam em poder de uma mulher de 24 anos.

    Segundo a PM, uma denuncia anônima informando que a mulher estaria efetuando pagamentos com notas falsas no centro da cidade, levou os policiais a localizar a mulher.  Ela foi abordada e presa. As cédulas, verdadeiras e as com indícios de falsificação foram apreendidas, além de folhas de cheque de diversos valores. A ocorrência foi encerrada na Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora.

    Neste mês, a Polícia Militar registrou outras duas ocorrências onde os solicitantes alegavam ter recebido cédulas falsas e apontavam como autora uma mulher com as mesmas características da envolvida na ocorrência dessa madrugada.

    Também foram lavrados autos de Infração de Trânsito pela condução de veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e por apresentar sintomas de ingestão de bebida alcoólica na condução de veículo.

    Saiba como manter o consumo de energia baixo mesmo nos dias de férias e festas

    Para quem for viajar, atitudes simples podem contribuir para a economia de energia.


    Dezembro é marcado pelas festas de fim de ano e confraternizações. Neste mês festivo vale ter atenção redobrada com o uso da energia elétrica. Nas empresas, comércios e residências é importante verificar a instalação elétrica, evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento.

    Para evitar desperdício e surpresas no final do mês com a conta de energia, também é importante estar atento ao consumo de energia. Uma dica é estabelecer horários para acender os enfeites luminosos e dar preferência aos produtos com tecnologia LED.

    Além das festas de final de ano, dezembro também é mês de férias escolares, época em muitas pessoas saem para viajar e deixam eletrodomésticos consumindo energia em casa mesmo sem saber.  Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada, entre outros pequenos cuidados, pode fazer toda a diferença na conta de luz no final do mês.

    Se for viajar, veja as dicas para economizar energia elétrica enquanto estiver fora de casa:

    • Tire os equipamentos eletrônicos da tomada entre eles televisores, micro-ondas, filtros de água, videogames, telefones sem fio, carregadores de celular, aparelhos de TV a cabo, roteadores, aparelhos de som e computadores. Alguns eletrodomésticos consomem energia mesmo desligados se estiverem conectados à tomada. 
    • Certifique-se também de que todas as luzes estejam apagadas.
    • Altere o termostato da geladeira e refrigeradores. Sem o “abre e fecha” diário da sua geladeira, ela demandará menos esforço para manter a temperatura ideal. Por isso, ajuste o termostato dos seus aparelhos para a potência mínima. Assim a sua geladeira trabalha menos e economiza muito mais energia.
    Quem vai curtir as férias em casa, também deve ficar atento ao consumo de energia:
    • aproveite a luz natural e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que não estiver utilizando;
    • evite que as crianças durmam com a televisão ligada. A dica é usar a opção de programação de tempo para desligamento automático. E desligue a TV quando ninguém estiver assistindo;
    • fique atento ao tempo de uso das TVs, computadores, videogames e outros brinquedos eletrônicos. Estabeleça horários. Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre;
    • a geladeira também merece uma atenção redobrada. Ela é responsável por até 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, para evitar que as crianças abram e fechem a geladeira com frequência, deixe uma garrafa com água gelada do lado de fora;
    • aproveite os dias quentes e deixe o chuveiro na posição verão;
    • para quem gosta de soltar pipa, procure locais abertos, longe da rede elétrica para evitar acidentes. E se a pipa enrolar nos fios de energia, não tente retirar. O melhor é brincar com segurança, assim evita acidentes ou interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando vários clientes.
    Confira mais dicas do Descomplicador ou em www.consumoconscienteja.com.br .E em caso de fios caídos no chão, não se aproxime e chame a Energisa por meio dos canais digitais de atendimento como WhatsApp (Gisa): (32) 9 8426-1352, aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular) ou Call Center 0800 032 0196.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

    Prefeitura de Cataguases inicia projeto Café com a Imprensa

    Iniciativa inédita contou com a presença dos principais veículos de comunicação da cidade.



    A Prefeitura, por meio da sua Assessoria de Comunicação, lançou neta segunda-feira (20), o projeto pioneiro na cidade “Café com a Imprensa”. O evento reuniu jornalistas, radialistas e outros profissionais da área de comunicação para uma conversa com o prefeito José Henriques, o vice, Marco Andrade, secretários, e o chefe de gabinete, Humberto Valverde. Foram duas horas de um bate papo que aconteceu de forma amistosa no Salão Nobre da Prefeitura, onde os profissionais da imprensa puderam abordar diversos assuntos, como o novo programa de empregos para adolescentes do município criado pela Prefeitura, uso do Cine Edgard, futuro do carnaval, projetos de turismo, iluminação pública e a relação da instituição com seus servidores, que envolve a reforma administrativa e o PDV. No fim do encontro, a Prefeitura homenageou os profissionais pelo bom serviço prestado à população. A intenção é que o Café com a Imprensa aconteça uma vez a cada 30 dias.


    O mais abordado com perguntas dos profissionais foi o prefeito José Henriques. Durante o encontro, ele manifestou sua preocupação com a informação de qualidade. “Agradeço a todos os profissionais presentes no evento, incluindo os jornalistas servidores públicos da Prefeitura, que fazem a mídia oficial, o Jornal Cataguases, pela presença. A nossa intenção com esse encontro é aproximar a imprensa da Prefeitura e, ao mesmo tempo, atender os profissionais da imprensa eliminando possíveis ruídos de informações. Essa primeira experiência foi muito positiva e pudemos abordar diversos assuntos.”, afirmou.

    No encontro, o prefeito José Henriques classificou a chegada do Corpo de Bombeiros como o grande feito do seu primeiro ano de governo. Ele lembrou da primeira gestão do seu pai, Tarcísio Henriques, quando ele já fazia as tratativas para a instalação do equipamento em Cataguases, mas segundo o atual prefeito naquela época não foi possível, não por falta de vontade, mas pela falta de um ambiente político, que hoje existe na cidade. O prefeito falou também sobre a vinda de empresas para a cidade, caso da Montano Estofados. Segundo ele, 2022 será um ano ainda mais positivo quanto à chegada de novos investimentos e que o Corpo de Bombeiros é mais um atrativo para a cidade, já que as empresas terão mais segurança para se instalar em Cataguases.

    A coordenadora do setor de Comunicação da Prefeitura, Lilian Mara, falou sobre a intenção do “Café com a Imprensa”. “Essa aproximação com a mídia da cidade é muito importante para que as informações sejam sempre consistentes, verdadeiras e cheguem ao receptor da mensagem sem falhas. O que nós queremos é que os profissionais saibam que eles têm as portas abertas para atingir essa finalidade e que a população acesse com transparência a todos os atos do executivo e que todos se sintam próximos do órgão”, afirmou.



    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura municipal de Cataguases

    terça-feira, 21 de dezembro de 2021

    Câmara de Cataguases aprova Selo Empresa Solidária com a Vida para incentivar doação de sangue e de medula óssea

    Projeto do vereador Marcos Costa segue agora para sanção do prefeito José Henriques


    Foi aprovado pelos vereadores de Cataguases, na sessão extraordinária desta sexta-feira (17), o projeto do vereador Marcos Costa que cria o Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam programa de esclarecimento e incentivo aos seus funcionários para a doação de sangue e de medula óssea.

    Para receber o selo, a empresa deverá promover política interna permanente destinada a informar, conscientizar e estimular seus funcionários à doação voluntária e regular de sangue e ao cadastramento para a doação de medula óssea.

    Projeto é do vereador Marcos Costa

    As empresas que receberem o selo poderão utilizá-lo em peças publicitárias e serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida e concorrerão anualmente ao prêmio Empresa Campeã de Solidariedade.

    Em sua justificativa, o vereador ressaltou que os bancos de sangue encontram-se constantemente com seus estoques em baixa, gerando uma situação apreensiva em relação aos inúmeros brasileiros que necessitam de transfusão como condição de sobrevivência. Da mesma forma, isso ocorre com os pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea para sobreviver. Desta forma, o projeto visa ampliar os estoques de sangue e a lista de doadores de medula, esclareceu Marcos Costa.

    O projeto agora segue para a sanção do prefeito José Henriques.

    segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

    Governo de Minas anuncia mais de R$ 206 milhões para reduzir fila de cirurgias eletivas

    Também serão liberados R$ 160 milhões para compra ou modernização de 100 tomógrafos em todas as regiões do estado.


    O Governo de Minas vai destinar R$ 206,4 milhões em recursos estaduais para 261 municípios que possuem hospitais que realizam cirurgias eletivas em todo o estado. O objetivo da ação, que faz parte do programa “Opera mais, Minas Gerais”, é diminuir a demanda represada por causa da pandemia da covid-19 e reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos cirúrgicos. 

    Mais de R$ 51 milhões já foram repassados neste mês como forma de antecipação aos municípios. Serão 880 tipos de procedimentos contemplados, em que o estado repassará um valor até 10 vezes maior do que o estabelecido pela tabela SUS. Outra inovação deste programa é a inclusão dos hospitais da rede privada, com o objetivo de operar todo paciente que aguarda por cirurgia.

    O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, participaram, nesta sexta-feira (17/12), no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, da cerimônia de lançamento do programa.

    De acordo com o governador, uma saúde que respeita o cidadão e que não o deixa sem atendimento contribui para a dignidade e o desenvolvimento. “Saúde é fundamental. Muita gente que poderia estar trabalhando e produzindo não pode porque está aguardando uma cirurgia eletiva. Ou então porque tem que cuidar de alguém que aguarda uma cirurgia”, disse.

    Tomógrafos

    Outra ação destacada foi o fortalecimento da rede hospitalar do estado com a recente liberação de R$ 160,2 milhões para a aquisição ou modernização de 100 tomógrafos em todas as regiões de Minas Gerais. Um dos hospitais beneficiados é a Santa Casa de Belo Horizonte. Durante o evento, foi assinado o termo de compromisso do recurso para a aquisição de tomógrafo para o hospital.

    Cirurgias eletivas em Minas

    A redução do número de procedimentos eletivos hospitalares e ambulatoriais ocorreu devido ao cenário epidemiológico da pandemia no estado em 2020 e 2021.  A estimativa da Secretaria de Estado de Saúde é a de que cerca de 370 mil cirurgias eletivas estejam na fila.

    Entre o rol de procedimentos eletivos hospitalares e ambulatoriais estão as pequenas cirurgias e cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa, do aparelho da visão, circulatório, osteomuscular, mama, glândulas endócrinas, das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço, entre outras.

    O “Opera Mais, Minas Gerais” é mais uma ação dentro do Valora Minas, nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas. O secretário Fábio Baccheretti explicou que trata-se de uma política debatida de maneira técnica, com grande discussão e participação dos municípios.

    “Fizemos neste último trimestre do ano o repasse de mais de R$ 1,2 bilhão. É um aumento elevado de recursos, que busca valorizar o histórico, a capacidade e necessidade regional de cada hospital. A Santa Casa, por exemplo, recebia R$ 13 milhões anuais e, agora, passa a receber R$ 34 milhões. Além disso, pagamos de forma adiantada sem que a Santa Casa faça a cirurgia aguardando o recebimento. Então, ela recebe antes e faz depois”, explicou.

    Valora Minas

    O Valora Minas, programa que busca fortalecer a rede hospitalar do estado, foi instituído sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde. O objetivo do Valora Minas é qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos e vinculação dos repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população, agregando os princípios da equidade e eficiência.

    Fonte:  Agência Minas
    terça-feira, 14 de dezembro de 2021

    Homem é assassinado no bairro Paraíso em Cataguases

    Autor já foi identificado e buscas estão sendo intensificadas


    Um homem de 45 anos, identificado como Cláudio Roberto Valadares, foi morto após ser alvejado com um tiro no abdômen na manhã desta terça-feira (14), no bairro Paraíso.

    Conforme as primeiras informações, o fato ocorreu por volta das 8h30, o autor já foi identificado e está sendo procurado pelos policiais. A expectativa é que a prisão possa ocorrer em breve.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos de praxe.

    sábado, 11 de dezembro de 2021

    Polícia Militar prende mais dois foragidos e recupera motocicleta com placa adulterada em diversas ações realizadas na sexta feira

    Com as prisões a PM atingiu a marca recorde de 111 foragidos da justiça capturados no ano.


    Nesta sexta-feira (10), a Polícia Militar de Cataguases realizou uma série de ações na cidade visando reforçar as ações preventivas e ações de repressão qualificada à violência.

    Por volta das 17 horas, na rua Gama Cerqueira, a equipe comandada pelo Ten Marinato, abordou M.F.T.C. de 26 anos e após consulta foi verificado que pesava em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto.

    Já no início da noite, durante patrulhamento ostensivo, a equipe sob o comando do Sargento Alexssandro avistou W.C.S. em atitude suspeita e efetuou a abordagem. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado em seu poder, durante a consulta de seus dados ficou constatada a existência de mandado de prisão em seu desfavor, que foi imediatamente cumprido.

    Os foragidos capturados, possuem passagens tipificada no artigo 157 do CP ( roubo) e foram encaminhados à Delegacia de plantão.

    Ainda ocorreram ações concentradas no distrito de Sereno, local onde foi apreendida uma motocicleta com sinais de identificação adulterados e vinha sendo utilizada na prática de delitos. O condutor da motocicleta e seu acompanhante, foram identificados e fugiram da abordagem policial à pé, para uma área de pasto, não sendo localizados.

    Com mais essas capturas a Polícia Militar atingiu a marca de 111 foragidos da justiça presos pelos militares do 1º Pelotão da 146ª Cia no ano de 2021, a maior quantidade já registrada, considerando o período de janeiro a dezembro.

    Fonte: Polícia Militar 
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

    Decreto do prefeito de Cataguases obriga apresentação do comprovante de vacina para entrada em templos religiosos, eventos ou festas

    Estabelecimentos e igrejas que não cumprirem a determinação ficarão fechados por 60 dias.


    O prefeito de Cataguases, José Henriques, publicou novo decreto de Combate a Covid-19 na cidade, que obriga as pessoas que queiram frequentar templos religiosos, eventos públicos ou privados, festas e eventos com cobrança de ingresso ou cinemas a apresentarem passaporte vacinal com as duas doses de vacina contra o Coronavírus ou dose única se for o caso.

    As igrejas ficam autorizadas a funcionar com até 80% da capacidade autorizada pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Para eventos ou festas passa a ser autorizado o funcionamento com até 75% da capacidade autorizada pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

    Os estabelecimentos que descumprirem as regras, além da multa, ficarão interditados por 60 dias sem possibilidade de formalização de termo de Ajustamento de Conduta.

    Outra novidade do novo decreto foi o aumento da capacidade de estabelecimentos com CNAE de restaurantes, bares e similares para até 500 pessoas. Para este tipo de estabelecimento, o decreto não fala nada sobre percentual de ocupação e nem sobre a exigência de passaporte vacinal. O Decreto não diz nada a respeito do transporte público ou dos trabalhadores das empresas privadas que continuam da mesma forma, sem a exigência de vacinas.

    Confira o decreto na íntegra abaixo: 





    Doação de cestas básicas beneficia mais 650 famílias e instituições de Minas

    Alimentos foram adquiridos com recursos levantados por meio de financiamento coletivo, dentro do Movimento Energia do Bem.



    Mais uma ação de doação de cestas básicas beneficia instituições e famílias em situação de vulnerabilidade na área de concessão da Energisa em Minas Gerais. A iniciativa integra o movimento Energia do Bem, criado pelo Grupo Energisa para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária decorrente da Covid-19.

    Nesta ação, são 650 cestas básicas que serão entregues neste mês de dezembro para as secretarias municipais de Assistência Social das prefeituras de Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Astolfo, Dutra, Dona Euzébia, Durandé, Laranjal, Manhumirim, Mercês, Pedra Dourada, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Santana de Cataguases, São João Nepomuceno, São Sebastião de Vargem Alegre, Sumidouro, Vieiras e Visconde do Rio Branco. Em Cataguases e Muriaé as cestas foram destinadas para a Associação de Catadores e em Pirapetinga para a APAE.

    As cestas básicas foram adquiridas com recursos levantados em um financiamento coletivo (matchfunding), ou seja, a cada real doado pelos colaboradores, a empresa complementou com o valor equivalente.  

    “Mais uma vez os nossos funcionários colocaram a vida em primeiro lugar, praticando a solidariedade e refletindo os valores do Grupo Energisa. Nosso intuito é que esses alimentos sejam um apoio às instituições que desempenham um trabalho tão importante no acolhimento às pessoas que mais necessitam de apoio e também às famílias que neste momento passam por necessidades”, comenta o diretor-presidente da Energisa em Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

    Este ano, esta é a segunda doação de cestas básicas a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade. A Energisa em Minas Gerais entregou, de junho a agosto, 900 cestas em cinco cidades da área de concessão da distribuidora: Cataguases, Muriaé, Manhuaçu, Leopoldina e Ubá.

    Outras iniciativas do bem

    O movimento Energia do Bem foi criado pela Energia para viabilizar diversas ações que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela Covid-19 e está presente nos 11 estados em que a empresa atua.

    Aqui em Minas, entre as diversas ações, na frente da saúde, foram doadas máscaras do tipo N95, protetores faciais e álcool gel a hospitais, disponibilizados recursos para a Fiocruz produzir testes rápidos para diagnóstico da doença, além da doação de alimentos e materiais de higiene e limpeza para instituições que cuidam de idosos entre outras.

    Hospitais de Minas também receberam a doação de 18 ventiladores pulmonares para o tratamento de Covid-19. Em parceria com o movimento Unidos pela Vacina, foram doados também 47 equipamentos de refrigeração - Câmaras Frias, Freezers e Geladeiras - aos municípios da área de concessão da Energisa em Minas Gerais.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa
     

    Caixa começou a pagar Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400 nesta sexta

    Pagamento iniciou com beneficiários que possuem NIS final 1 e se estenderá até 23 de dezembro para NIS final 0. Confira a tabela. 


    A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta sexta-feira (10) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1.

    Medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, no último dia 7, antecipou o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil. O instrumento criou um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de R$ 400. Ou seja, cada família receberá, no mínimo, R$ 400.

    Segundo o Ministério da Cidadania, do total de 14,5 milhões de famílias atendidas em novembro pelo novo programa social do governo federal, 13 milhões recebiam menos de R$ 400. Em novembro, o valor médio do Auxílio Brasil foi R$ 224,41.

    Calendário

    As datas de pagamento seguem o modelo do antigo Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. Em dezembro, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até 23, com a antecipação do calendário regular em uma semana. 

    NIS final 1 - 10 de dezembro
    NIS final 2 - 13 de dezembro
    NIS final 3 - 14 de dezembro
    NIS final 4 - 15 de dezembro
    NIS final 5 - 16 de dezembro
    NIS final 6 - 17 de dezembro
    NIS final 7 - 20 de dezembro
    NIS final 8 - 21 de dezembro
    NIS final 9 - 22 de dezembro
    NIS final 0 - 23 de dezembro

    O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

    Benefícios básicos

    O novo programa social tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

    Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

    Fonte: Agência Brasil
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

    Urbaville está lançando em Cataguases primeiro bairro cem por cento planejado

    Empreendimento conta com lotes a partir de 480m2 e já está aprovado pelo Município.

    Equipe Urbaville em Cataguases: Elias Fernando, Viviane Rocha e o Engenheiro Rodrigo Vieira.

    Lotes terão no mínimo 480m2.

    Entrada do novo bairro Planejado, ao lado do Clube Meca.

    A Urbaville, empresa responsável pelo condomínio Reserva Boaventura Residence, no bairro Ibraim irá lançar em janeiro, o primeiro bairro cem por cento planejado de Cataguases. O novo bairro será próximo ao antigo Clube Meca, na saída de Cataguases para Leopoldina e o projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal.

    Conforme informou a representante comercial da empresa, Viviane Rocha, para o Site Mídia Mineira, o bairro contará com toda infraestrutura. “O conceito de bairro planejado propõe combinar o desenvolvimento residencial e comercial com diversos serviços e opções de lazer e uso misto do espaço urbano, sem taxa de condomínio”, esclareceu.

    Obras iniciam em breve.

    Serão 186 lotes com metragem mínima de 480m2, com financiamento próprio, direto com a construtora e parcelas pequenas segundo a representante comercial.

    O cadastro de reserva irá iniciar em janeiro onde um stand de vendas será montado na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade e o lançamento está previsto para janeiro.

    “Não compre seu lote agora, aguarde janeiro que teremos condições especiais pra você”, reforçou Viviane.


    Confira abaixo o vídeo com mais informações.



    Vereadores fiscalizam plantão do SUS no Pronto Socorro de Cataguases

    Objetivo foi verificar a qualidade do serviço e o índice de satisfação dos pacientes.




    Os vereadores de Cataguases, Marcos Costa, Silvio Romero e Rafael Moreira, realizaram uma fiscalização no plantão do SUS no Pronto Socorro Municipal, na noite desta terça-feira (7). Segundo informado para o Site Mídia Mineira, o objetivo foi comprovar se o trabalho está sendo realizado conforme as determinações do Ministério Público.

    Os vereadores verificaram o horário e pontualidade dos médicos, se a equipe estava completa, conversaram com os pacientes sobre o atendimento, foram nas salas dos médicos e nos quartos dos pacientes, não observando nenhuma irregularidade.

    Os vereadores reforçaram que é muito importante que esse tipo de fiscalização no pronto Socorro Municipal  seja de rotina, para isso eles esperam poder contar com os  demais para colocar em  prática a principal função do vereador que é a fiscalização.

    quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

    Polícia Militar já capturou em Cataguases 106 foragidos da justiça durante o ano

    Última prisão aconteceu durante ação na segunda-feira

    A Polícia Militar em Cataguases capturou 106 foragidos da justiça durante o ano de 2021, até o momento. A informação foi passada nesta segunda-feira (6), pelo tenente Vinícius Marinato, comandante do 1º Pelotão da 146ª Cia PM.

    O último foragido, um homem de 29 anos, foi capturado na segunda-feira, em cumprimento ao Plano de Ação de redução dos furtos em Cataguases. O homem, contumaz na prática de furtos na cidade, foi localizado, preso e encaminhado ao sistema prisional.












    Fonte: 

    PCMG conclui investigação de homicídio cometido em Muriaé

    Foi concluído o inquérito policial sobre a morte de um homem, de 74 anos, alvejado com mais de 20 tiros, no Bairro Encoberta. Dois suspeitos foram indiciados.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, no município de Muriaé, na Zona da Mata mineira, a investigação que apurou a morte de um homem, de 47 anos, alvejado com mais de 20 tiros, no Bairro Encoberta , no dia 7 de julho. Dois suspeitos foram indiciados pela prática criminosa. Além disso, será instaurado um procedimento para apurar a participação  de um adolescente no homicídio consumado.

    De acordo com informações do delegado Gladyson de Souza Ferreira, a motivação do crime estaria ligada ao tráfico de drogas. Foi apurado que a vítima fazia parte de um grupo rival dos executores. 

    Ainda conforme o delegado, a PCMG solicitou a prisão temporária dos dois suspeitos e teve o pedido atendido pela Justiça. As duas prisões foram realizadas e eles se encontram presos.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    sábado, 4 de dezembro de 2021

    Câmara de Dona Euzébia rejeita parecer do TCEMG e aprova contas de 2014 do ex-prefeito Mazinho

    Decisão aconteceu após o ex-prefeito apresentar defesa em plenário.


    Nesta quinta-feira (2), os vereadores de Dona Euzébia rejeitaram o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e aprovaram as contas do ex-prefeito da cidade, Itamar Ribeiro Toledo, o Mazinho, referente ao exercício de 2014.

    No dia 12 de agosto, os vereadores realizaram uma votação para analisar o parecer do TCE, mas a mesma foi anulada pelo próprio TCE, devido a falta de quórum e a ausência de defesa do ex-prefeito. Na ocasião, a Comissão de Finanças havia acompanhado o parecer do TCE, mas após o comparecimento de Mazinho, dentro do prazo regimental, os vereadores aceitaram os argumentos, fazendo com que a maioria dos membros da comissão mudassem o voto, deixando os demais edis à vontade para rejeitar o parecer por 6 votos a 3.

    Não é a primeira vez que a Câmara de Dona Euzébia rejeita um parecer do TCEMG.  O fato já ocorreu em outras duas oportunidades, quando os vereadores rejeitaram o parecer do tribunal relativo as contas dos ex-prefeitos Luiz Fernando Ribeiro e Sebastião Ferreira Sobrinho, por entender que não houve má fé por parte dos gestores. O parecer da Comissão de Finanças é um parecer técnico e o vereador pode derrubá-lo em plenário caso discorde.











    Fonte: 

    Projeto do vereador Marcos Costa pretende criar em Cataguases o Selo Empresa Solidária com a Vida

    Iniciativa visa ampliar os estoques do banco de sangue e cadastro para medula óssea.


    O vereador Marcos Costa deu entrada em Projeto de Lei que cria o Selo Empresa Solidária com a Vida, destinado às empresas que desenvolvam programa de esclarecimento e incentivo aos seus funcionários para a doação de sangue e de medula óssea.

    Para receber o selo, a empresa deverá promover política interna permanente destinada a informar, conscientizar e estimular seus funcionários à doação voluntária e regular de sangue e ao cadastramento para a doação de medula óssea.

    As empresas que receberem o selo poderão utilizá-lo em peças publicitárias e serão inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Solidárias com a Vida e concorrerão anualmente ao prêmio Empresa Campeã de Solidariedade.

    Em sua justificativa, o vereador ressalta que os bancos de sangue encontram-se constantemente com seus estoques em baixa, gerando uma situação apreensiva em relação aos inúmeros brasileiros que necessitam de transfusão como condição de sobrevivência. Da mesma forma, isso ocorre com os pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea para sobreviver. Desta forma, o projeto visa ampliar os estoques de sangue e a lista de doadores de medula, esclarece Marcos Costa.

    O projeto deverá ser votado neste mês de dezembro e dependerá da sanção do prefeito José Henriques.

    sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

    PCMG prende homem de 80 anos com quase 3 mil maços de cigarros estrangeiros em Cataguases

    Suspeito foi preso pela prática do crime de contrabando. O material foi localizado na garagem da residência dele.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu, nesta quinta-feira (2/12), no município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, quase três mil maços de cigarros estrangeiros sem nota fiscal. Um suspeito, de 80 anos, foi preso pela prática do crime de contrabando. 

    Após apuração de denúncias, policiais civis abordaram o investigado no momento em que ele estava saindo da residência dele. Na ocasião, ele confirmou que seria vendedor de cigarros, informando que guardava o estoque na garagem da casa dele, onde a equipe da PCMG localizou os maços de cigarros estrangeiros.

    Ele foi preso e encaminhado à unidade policial. No local, foi ratificada a prisão do homem e ele será conduzido até o sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado à perícia.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

    2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

    Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro

    Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720.

    Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro. 

    Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", explica Adriana Romeiro, professora do Departamento de História da UFMG. 

    O fator primordial para o desmembramento das capitanias para a criação de Minas Gerais é a Revolta de Vila Rica, em 1720. Nesse momento, a Coroa Portuguesa entendeu que era necessário separar as capitanias por uma questão administrativa. "É praticamente impossível um único governador administrar duas capitanias que eram complexas naquela altura", acrescenta Adriana Romeiro. Dessa forma, como uma forma de facilitar a gestão, Minas é extraída de São Paulo e Minas do Ouro. 

    É importante ressaltar ainda a relevância do estado para o país. "A descoberta de Minas é um evento crucial na história do Brasil. No século XVIII, se torna a região mais rica de todo o império português. É de Minas que sai as rendas mais lucrativas da Coroa. Isso tem um impacto muito grande na geopolítica do Brasil desse século". Isso resultou na mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro, o que resultou no porto mais importante do Atlântico Sul. 

    Minas Gerais é o berço de Tiradentes, o mártir da Independência, e se inscreve na formação histórica e social do Brasil como uma civilização identificada com a prudência a serviço da unidade nacional. Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves, Pelé, Aleijadinho, Guimarães Rosa, Ary Barroso, Santos Dumont, Bárbara Eliodora, Carlos Drumond de Andrade e Adélia Prado são algumas das personalidades brasileiras no mundo da política, do esporte e da cultura nascidas em Minas Gerais.

    Com informações a UFMG e do Instituto José Bonifácio

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início