728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 25 de novembro de 2021

    Mulher é resgatada de açude em Muriaé após veículo ser carbonizado

    Os policiais civis foram informados sobre a existência de um veículo carbonizado no local e, após levantamentos, conseguiram encontrar a vítima com queimaduras, dentro de um açude, no interior de uma mata.



    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou, nesta quinta-feira (25/11), uma mulher que estava com queimaduras, dentro de um açude, no interior de uma mata, no município de Muriaé, na Zona da Mata mineira. 

    De acordo com o delegado Glaydson de Souza Ferreira, policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) obtiveram informações de que havia um veículo carbonizado no distrito industrial. Ao se deslocarem até o local e realizarem levantamentos, foi possível identificar o carro. “Após horas de buscas, encontramos a vítima com queimaduras dentro de um açude, no meio da mata. Em conversa com a vítima, ela informou que se encontrava em um quadro depressivo”, informa, explicando que ela relatou que teria comprado galões de gasolina para atear fogo no próprio veículo em que ela se encontrava.

    Ainda conforme a autoridade policial, a PCMG também acionou o Corpo de Bombeiros. “As investigações continuam para apurar todas as circunstâncias que envolvem o caso”, conclui.












    Fonte: 
    quarta-feira, 24 de novembro de 2021

    Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás

    Auxílio será destinado às famílias inscritas no CadÚnico

    Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

    O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, que vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União e ficará em vigor por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.

    Cada família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.

    O auxílio será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

    Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

    O governo utilizará a estrutura do Auxílio Brasil para fazer os pagamentos do auxílio gás. A operacionalização do programa social é feita pela Caixa Econômica Federal.

    Fonte de recursos
    O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

    A lei tem ainda como uma das fontes de financiamento o montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 quilos.

    Aprovado no mês passado pelo Congresso, a previsão é que o benefício terá um custo de cerca de R$ 592 milhões e poderá atender dois milhões de famílias do CadÚnico.

    Fonte: Agência Brasil 

    Ex-vereador Aquiles Branco Ribeiro morre aos 78 anos

    Velório será nesta quarta na Capela Mortuária São Cristóvão

    Foto: Marcos Gama / Mídia Mineira / Arquivo

    Faleceu na noite desta terça-feira (23), o ex-vereador de Cataguases, Aquiles Branco Ribeiro, 78 anos. 

    Aquiles era natural de Cataguases, filho da escritora Ruymar Branco Ribeiro, nasceu em 13 de agosto de 1943, era formado em Administração de Empresas e funcionário aposentado da Petrobras. Irmão do escritor Joaquim Branco, foi muito atuante no campo das artes, principalmente no artesanato. Escreveu livros e fundou a CATART, Associação de Artesãos de Cataguases e a ASSODICAT, Associação dos Diabéticos de Cataguases. Atuou como vereador na Legislatura 2013/2016, onde, entre outras coisas criou a homenagem às Mulheres de Cataguases que acontece sempre na semana do Dia Internacional da Mulher.

    O corpo será velado nesta quarta-feira das 7 às 11 horas, na Capela Mortuária São Cristóvão, na Vila Tereza. A causa da morte não foi revelada.

    Diretora da OMS diz que mundo está entrando em quarta onda de covid-19

    Vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis, afirma

    © Reuters/Direitos Reservados

    O mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. A avaliação é da diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a brasileira Mariângela Simão. Ela abordou a situação da pandemia em conferência na abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

    “Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso que há subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia”, declarou Mariângela Simão.

    Segundo ela, o vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis. Mas em razão da vacinação houve uma dissociação entre casos e mortes, pelo fato da vacinação ter reduzido os óbitos decorrentes da covid-19. Ela lembrou que a imunização reduz as hospitalizações mas não interrompe a transmissão.

    A diretora avaliou que os novos picos na Europa se devem à abertura e flexibilização das medidas de distanciamento no verão, além do uso inconsistente de medidas de prevenção em países e regiões.

    “O aumento da cobertura vacinal não influencia na higiene pessoal, mas tem associação com diminuição do uso de máscaras e distanciamento social. Além disso, há desinformação, mensagens contraditórias que são responsáveis por matar pessoas”, pontuou a diretora-geral adjunta da OMS.

    Um problema grave, acrescentou, é a desigualdade no acesso às vacinas no mundo. “Foram aplicadas mais de 7,5 bilhões de doses. Em países de baixa renda, há menos de 5% das pessoas com pelo menos uma dose. Um dos fatores foi o fato de os produtores terem feito acordos bilaterais com países de alta renda e não estarem privilegiando vacinas para países de baixa renda”, analisou.

    Outro obstáculo é a concentração em poucos países que dominam tecnologias utilizadas para a produção de vacinas, como o emprego do RNA mensageiro, como no caso do imunizante da Pfizer-BioNTech.

    Mariângela Simão considera que o futuro da pandemia depende de uma série de fatores. O primeiro é a imunidade populacional, resultante da vacinação e da imunização natural. O segundo é o acesso a medicamentos. O terceiro é como irão se comportar as variantes de preocupação e do quão transmissíveis elas serão.

    O quarto é a adoção de medidas sociais de saúde pública e a aderência da população a essas políticas. “Onde medidas de saúde pública são usadas de forma inconsistente os surtos continuarão a ocorrer em populações suscetíveis”, projetou.

    A diretora da OMS defendeu que além das medidas de prevenção é preciso assegurar a equidade no acesso a vacinas, terapias e testagens. “É vacinas, mas não somente vacinas”, resumiu.

    Américas e Brasil

    Ao avaliar a situação das Américas e do Brasil, Mariângela Simão afirmou que as Américas vêm tendo um comportamento de transmissão comunitária continuada, com ondas repetidas.

    Quanto ao Brasil, ela avaliou que o programa de vacinação está andando bem. Mas, a partir da situação na Europa, se mostrou receosa com o futuro da pandemia no Brasil pelas discussões em curso sobre o carnaval.

    “Me preocupa quando vejo no Brasil a discussão sobre o Carnaval. É uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, alertou.

    Congresso

    O Congresso Brasileiro de Epidemiologia teve início nesta segunda-feira (22) e irá até a sexta-feira (26). O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e contará com diversas palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos. Mais informações em https://zandaeventos.com.br/epi/index.php.

    Fonte: Agência Brasil
    segunda-feira, 22 de novembro de 2021

    Morre Bill Crepaldi, ex-provedor do Hospital de Cataguases

    Velório será na Loja Maçônica Cataguasense.


    Faleceu nesta segunda-feira (22), o empresário e ex-provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior, 64 anos, o Bill Crepaldi como era conhecido.

    Bill era advogado, venerável da Loja Maçônica cataguasense e estava internado em Juiz de Fora devido um câncer. Ele deixa esposa, Maria Teresa Peixoto Crepaldi e os filhos Biana e Wilson Crepaldi Neto.

    O corpo será velado na Loja Maçônica Cataguasense após o meio dia e o sepultamento está marcado para ocorrer por volta das 16h30min no cemitério São José em Cataguases.
     
    sexta-feira, 19 de novembro de 2021

    Amigos da hemodiálise de Cataguases recebem rins do mesmo doador

    O fato é inédito em Cataguases e na região atendida pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Ambos são atendidos pela APRAC Cataguases.


    Um fato raro ocorreu com dois amigos que fazem tratamento na hemodiálise de Cataguases, José Augusto de Almeida Silva, 41 anos e Samuel Alves, 45 anos. Eles receberam os rins do mesmo doador falecido, ou seja, um único doador foi compatível com os dois amigos que sempre faziam a hemodiálise juntos. O fato é inédito tanto em Cataguases quanto na região, onde a Santa Casa atende.

    Conforme contou o vereador Rafael Moreira, presidente de honra da Associação dos Pacientes Renais de Cataguases (APRAC), ele recebeu a ligação que havia saído o rim para o Samuel, logo em seguida a bateria do celular descarregou e quando conseguiu carregar, recebeu a notícia de que o paciente José Augusto também seria contemplado, com o outro rim do mesmo doador, do sexo masculino, de 41 anos.

    A cirurgia aconteceu no dia 12 desde mês, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e ontem eles obtiveram alta para viver uma nova vida. Todo transporte e suporte é realizado pela APRAC.

    Segundo informações junto a APRAC, que é referência na região, durante o ano de 2021, mesmo com a pandemia, 9 pacientes de Cataguases foram contemplados com um rim novo, mas outros 18 estão na fila aguardando por uma doação. No Brasil, cerca de 50 mil pessoas estão aguardando por algum tipo de transplante de órgão, daí a necessidade da família liberar a doação no momento em que ocorre o óbito, pois um único doador pode ajudar outras 9 pessoas com órgãos diversos. No caso do transplante de rim, como existem dois, é possível que alguém possa doar e continuar vivendo uma vida normal.

     

    PRF apreende veículo clonado em Leopoldina

    Condutor estava com a esposa e ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.


    Nesta quinta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu um automóvel VW/Voyage 1.0l MC4, branco, que transitava com placa clonada. A ação ocorreu por volta das 3h50min no km 768 da BR 116 em Leopoldina.

    O condutor, um homem de 32 anos, não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava acompanhado de sua esposa. Ambos são residentes em Paraty/RJ.

    Ao realizar a vistoria veicular os policiais perceberam que a plaqueta de identificação estava raspada e que havia um mecanismo adaptado para ligação da ignição que se encontrava sem miolo onde originalmente se liga o automóvel. Após os trabalhos, a equipe da PRF constatou que a placa ostentada é de um veículo de Belo Horizonte/MG e que o veículo abordado é do Rio de Janeiro/RJ, tendo queixa de furto/roubo. 

    A ocorrência, veículo e envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Leopoldina MG.

    Caravana da Visão chega ao bairro Leonardo com exames oftalmológicos totalmente gratuitos

    Iniciativa é do Instituto Ricardo Dias para reduzir a fila de exames.



    No domingo, 28 de novembro, a “Caravana da Visão” como vem sendo apelidado o projeto Boa Visão do Instituto Ricardo Dias, chega a Vila Leonardo.

    O Projeto Boa Visão tem proporcionado aos cataguasenses - que não possuem condições de pagar - a realização de exames oftalmológicos totalmente gratuitos. Para participar os interessados – que residem no Leonardo - precisam preencher uma ficha na sede do Instituto Ricardo Dias, na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, no Centro.

    Um ônibus consultório irá atender as pessoas do bairro das 8 às 17 horas. Serão atendidas até 100 pessoas pelo médico oftalmologista, Paulo Roberto Motta, de Juiz de Fora, após triagem que irá analisar a necessidade e urgência do atendimento. Este é o segundo bairro que a Caravana da Visão está atendendo, no mês passado a ação aconteceu no bairro Dico Leite.

    Pacientes com necessidades especiais, que  dependem de acessibilidade serão atendidos no  Instituto, informou o presidente do instituto, Ricardo Dias.

    Para mais informações sobre o agendamento e também para saber quais bairros serão contemplados com o projeto, ligue 3422-6388.


    quarta-feira, 17 de novembro de 2021

    PCMG inaugura nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Muriaé

    Nova sede da DEAM  (Deam) está localizada na Casa da Mulher.



    No mês em que foi instituído o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Muriaé, na Zona da Mata mineira. A unidade policial agora está localizada na Casa da Mulher, situada na Praça João Pinheiro, s/n, na área central da cidade. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (16/11), foi transmitida ao vivo pelo Instagram da PCMG.
    Na ocasião, também ocorreram as inaugurações das instalações da Casa da Mulher- por meio de iniciativa da Prefeitura de Muriaé- e de uma brinquedoteca no local - espaço planejado com apoio da Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL).

    Cerimônia

    Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira; o titular da 4ª Delegacia Regional em Muriaé, delegado Alessandro Amaro da Matta; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Muriaé, delegada Natalia Santos Magalhães; o prefeito municipal de Muriaé, José Braz, e o vice-prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino. Além disso, também estiveram presentes no dispositivo de autoridades os deputados estaduais Bráulio Braz, delegada Sheila Oliveira e Dr. Wilson Batista; a promotora de Justiça Jackeliny Rangel; o comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Roberto Sousa; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Castro do Amaral; o secretário de Governo de Muriaé, Paulo Sérgio Amaral; o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Antonio Afonso; o presidente da Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, Vilson Mayrink; e o presidente da CDL em Muriaé, Henrique Lourenço.

    Também prestigiaram a solenidade os delegados regionais do 4º Departamento, entre eles, Armando Avólio Neto, de Juiz de Fora; Diêgo Candian Alves, de Ubá; Mauro Ricardo Guimarães Pinho, de Leopoldina; e José Donizetti Teixeira, de Viçosa, mas também outros delegados e servidores da PCMG, representantes de instituições e outras autoridades.

    Entre os pronunciamentos, o chefe da PCMG Joaquim Francisco Neto e Silva agradeceu a todos que viabilizaram o evento, enfatizando também sobre a importância das parcerias e de apoios voltados à segurança pública. “Hoje, Minas Gerais é considerado o estado mais seguro para se viver, segundo dados do Ministério da Justiça. Neste primeiro semestre estamos ocupando o pódio brasileiro e isso é fruto de uma articulação forte, uma liderança exemplar de nosso governador do Estado”, salientou.

    Segundo ele, a Polícia Civil de Minas Gerais é a segunda maior polícia judiciária do Brasil. “Temos pelo interior do Estado 65 unidades especializadas de atendimento à mulher. Em Belo Horizonte, são quatro unidades”, explicou, falando sobre as ações e iniciativas que a Polícia Civil desenvolve para o enfrentamento à violência contra a mulher, assim como sobre os canais de denúncias. “Nós, da Polícia Civil, formalizamos uma média de 124 medidas protetivas por dia, representando o aumento de 4,68% em relação ao ano de 2020. No último ano, tivemos em todo Estado o registro de mais de 144 mil casos de violência doméstica e familiar e é por isso que é preciso denunciar”, ressaltou.

    Em meio a outros agradecimentos em prol dessa causa, o chefe de departamento Gustavo Adélio Lara Ferreira destacou que a inauguração da Delegacia Especializada já tem uma história anterior, que é a de relevantes serviços prestados à comunidade muriaense e à região no que tange à proteção da mulher vítima de violência, dos vulneráveis, idosos, entre outras vítimas.

    Em seu discurso, o delegado regional Alessandro Amaro da Matta também agradeceu as parcerias e falou sobre a finalidade da unidade policial. “Não é apenas punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, além de realizar estudos para identificar o perfil dos agressores”, enfatizou. Já a delegada Natalia Santos Magalhães aproveitou a oportunidade para enfatizar sobre a importância dessa iniciativa. “É um momento de muita alegria, de felicidade e de agradecimento por ser um sonho realizado”, destacou.

    Em seus pronunciamentos, a deputada estadual delegada Sheila e o deputado estadual Dr. Wilson Batista elogiaram a gestão da PCMG, destacando outras abordagens. Além disso, o deputado Bráulio Braz, o vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, e o prefeito José Braz também parabenizaram as forças de segurança de Minas. O chefe do executivo municipal também aproveitou o momento para agradecer a todos que contribuíram para a inauguração do prédio da Casa da Mulher.

    Em meio a outros discursos que foram proferidos na cerimônia, os representantes da CDL também destacaram desde a importância da brinquedoteca instalada no local até a entrega de móveis destinados à Deam, permitindo conforto aos profissionais de segurança e às vítimas.

    Ao final da solenidade, foram entregues homenagens ao prefeito e à delegada Natalia Santos Magalhães.

    Deam em Muriaé

    As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico. No município, a Deam também integra a equipe da Casa da Mulher, um ponto de apoio referência no atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência doméstica na cidade.

    Na PCMG, a unidade policial está estruturalmente subordinada à 4ª Delegacia Regional em Muriaé, pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.

    Fonte:  Polícia Civil de Minas Gerais

    segunda-feira, 15 de novembro de 2021

    Grupo CAP, responsável pelo loteamento Terras Altas, se pronuncia a respeito do terreno embargado pela prefeitura

    Segundo a empresa, terreno não faz parte do loteamento e poderá ser futuras instalações de um atacarejo que gerará cerca de 200 empregos diretos.


    O Grupo CAP empreendimentos Imobiliários, enviou nota para a redação do Site Mídia Mineira, referente à reportagem exclusiva sobre o embargo da Prefeitura de Cataguases a um terreno permutado com o Grupo, que é responsável pelo Loteamento Terras Altas, localizado entre os bairros Justino e Taquara Preta.

    Na nota, a empresa tranquiliza a população em relação ao novo bairro que está nascendo e fala sobre a vinda do Supermercado tipo atacarejo para Cataguases, que deverá gerar cerca de 200 empregos diretos.

    Confira abaixo a nota na íntegra:
    Com relação à publicação do último dia 08 de novembro de 2021, com o título: "Prefeitura embarga terreno em loteamento próximo ao Bairro Justino por descumprir normas ambientais". 

    Com o intuito de levar a verdade ao conhecimento desse conceituado meio de comunicação, passamos a prestas as seguintes informações:

    1) O Loteamento Terras Altas Cataguases, primeiro bairro 100% planejado da cidade, está com suas obras em pleno vapor, totalmente legalizado, inclusive com suas licenças ambientais. O lançamento do empreendimento ocorrerá em breve.

    2)Por sua vez, quanto ao terreno que está prevista a instalação de um atacarejo que irá gerar cerca de 200 novos empregos diretos em Cataguases, este NÃO FAZ PARTE do Loteamento Terras Altas Cataguases, é outro projeto. 
    Informamos ainda, que recebemos uma notificação do município para prestar esclarecimentos a respeito das obras de acesso ao novo vetor de crescimento da cidade. Nossa empresa, através do departamento técnico, está prestando todas informações solicitadas e conta com o apoio do município para seguir no caminho do desenvolvimento.

    domingo, 14 de novembro de 2021

    Inaugurado em Cataguases o Armazém das Ferragens

    Nova loja oferece ferragens, ferramentas, material hidráulico, parafusos, tintas e outros materiais com qualidade e bom preço.





    Na manhã deste sábado (13), Cataguases ganhou uma nova casa de ferragens, o Armazém das Ferragens, localizado na Avenida Sizenando Dutra de Siqueira, 271, no bairro Pampulha. Além dos proprietários Thomaz Vargas e Paltiel Rocha, a inauguração contou com familiares e amigos.

    A loja passa a ser uma boa opção para quem procura ferragens em geral, ferramentas, material hidráulico, parafusos, tintas entre outras coisas, com qualidade e bom preço.

    O Site Mídia Mineira esteve no evento e ouviu os proprietários que reforçaram a busca por oferecer materiais de qualidade e um bom atendimento aos clientes.


    “Para quem está reformando ou construindo, vale a pena fazer seu orçamento no Armazém das Ferragens, onde você poderá encontrar desde o prego e parafusos até máquinas, ferramentas e acabamentos residenciais. Não deixe de fazer seu orçamento conosco.”, ressaltou Thomaz Vargas.

    “Nossa loja vêm atender uma demanda da região que mais cresce em nossa cidade. Esperamos atender à expectativa da população com produtos de qualidade e preços imbatíveis.”, destacou Paltiel Rocha.

    O telefone da empresa é (32) 2030-1647.
    sexta-feira, 12 de novembro de 2021

    Microônibus com pacientes de Cataguases cai em ribanceira próximo a Juiz de Fora

    Cerca de 19 pessoas estavam no veículo.



    Um microônibus que transportava pacientes de Cataguases para Juiz de Fora, caiu em uma ribanceira na BR-267, próximo a entrada do distrito de Chácara.

    Conforme as primeiras informações, uma pessoa de 52 anos veio a óbito. Ainda não há informações precisas sobre os demais feridos que foram levados para hospitais em Juiz de Fora.

    Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases se manifestou sobre o ocorrido conforme a seguir:

    "A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que uma van do Cisum (Consórcio Intermunicipal União da Mata), com pacientes de Cataguases, sofreu um acidente na BR-267, na manhã de hoje, 12 de novembro, quando se dirigia a Juiz de Fora. O Secretário de Saúde Ricardo Mattos, acompanhado de uma equipe de profissionais da pasta, inclusive de um assistente social, já está a caminho daquele município, que recebeu os acidentados em suas unidades hospitalares, para dar o suporte necessário aos mesmos. Ainda não há informações precisas sobre o estado de saúde dos passageiros. Assim que tivermos mais detalhes sobre o ocorrido, informaremos por aqui."

    Mais informações a qualquer momento.
     

    Operação conjunta desmantela associação criminosa suspeita de atuar em Ubá

    Equipes da PCMG e da PMMG prenderam três suspeitos por tráfico e associação para o tráfico, após estourar ponto de comercialização de drogas. Na ação, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro e outros objetos.



    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram, na quinta-feira (11/11), uma operação conjunta no município de Ubá, na Zona da Mata mineira, com o intuito de combater o tráfico de drogas. A ação desmantelou uma associação criminosa suspeita de atuar na prática do crime. Dois suspeitos, de 20 e 24 anos, foram presos por tráfico e associação para o tráfico.

    Um adolescente de 16 anos também foi apreendido na manobra. Além disso, foi cumprido mandado de busca e apreensão em uma residência, no bairro Solar, onde foram localizadas drogas, entre elas, cocaína, crack e maconha, mas também encontrados R$ 2.241,85, balança de precisão, rádio comunicador e cinco munições calibre .32.
     
    Segundo o delegado Douglas Mota Barbosa de Oliveira, o grupo utilizava “uma fortaleza para proteger os pontos de vendas e os criminosos que atuavam na comercialização”. Segundo ele, devido a essa estrutura montada, foi necessário romper os obstáculos com a utilização de um trator. 

    No momento da captura, os jovens e o adolescente tentaram dispensar os materiais e o dinheiro adquirido com vendas de drogas em um ralo, na área externa da residência, construído para esse fim, no entanto, a ação foi frustrada pela chegada dos policiais.
     
    Ainda conforme o delegado, o trabalho integrado entre as forças de segurança é de extrema relevância. “A operação conjunta reforça que as forças de segurança do Estado de Minas Gerais estão trabalhando de forma conjunta e integrada e com os mesmos propósitos: de desarticular o crime organizado e de trazer sensação de segurança para a população”, conclui.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
     
    quinta-feira, 11 de novembro de 2021

    Produtores de frutas cítricas de Dona Euzébia fecham MG-285 contra fiscalização do Ministério da Agricultura

    Cerca de 43 mil mudas deverão ser descartadas por não cumprirem legislação para produção de citrus






    Produtores de mudas de Dona Euzébia realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (10), contra a proibição de produção de frutas cítricas em ambiente aberto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme Instrução Normativa nº 48, de 24 de setembro de2013.

    Centenas de manifestantes fecharam a rodovia MG-285, que corta o município. Foi feita uma barreira de pneus queimados. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) e o Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local e liberaram a pista.

    Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou a fiscalização em Dona Euzébia nesta terça-feira (9), em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), onde confirmou a autuação de sete produtores de mudas cítricas e a suspenção de produção de 43 mil mudas de citrus. O MAPA sustenta que o objetivo foi verificar o atendimento da legislação e em especial a IN 48/2013 e que já concedeu prazo adicional de 4 anos para que a regulamentação fosse cumprida. 

    Hoje, a produção e comercialização de frutas cítricas está regulada pela Instrução Normativa no 48, de 24 de setembro de 2013. Essa instrução surgiu após várias discussões com os segmentos da cadeia produtiva. Na realidade, não foi proibida a produção de mudas a campo, mas foi proibida a produção de mudas utilizando solo, o que, praticamente, inviabiliza o sistema de produção a céu aberto.

    Segundo alguns produtores, o governo municipal ficou de ajudar os produtores, o que não aconteceu até o momento.

     
    segunda-feira, 8 de novembro de 2021

    Prefeitura embarga terreno em loteamento próximo ao bairro Justino por descumprir normas ambientais

    Terreno é um dos locais possíveis para instalação de supermercado.


    A Prefeitura de Cataguases embargou um terreno permutado com a construtora responsável pelo Loteamento Terras Altas, localizado entre a ponte da estrada da Empa e o bairro Justino. 

    Conforme apurado pelo Site Mídia Mineira, o embargo é apenas referente ao terreno permutado. Um auto de infração foi lavrado com várias ações. Entre os motivos, está o descumprimento de normas ambientais como afastamento mínimo de 100 m2 da margem do Rio Pomba, entre outras coisas. As obras de urbanização dos lotes e da rodovia que está sendo duplicada, seguem normalmente.

    Nossa reportagem esteve no local e segundo funcionários, está previsto a instalação de um supermercado no local, que pode ser neste terreno permutado ou em outro terreno de interesse da empresa. Propaganda do loteamento compartilhada em rede social, sinaliza o local do supermercado (imagem abaixo). A prefeitura nega conhecimento referente a instalação do supermercado.


    O Site Mídia Mineira questionou a secretaria de meio ambiente sobre o valor da multa, mas a pasta se negou a informar e como solicitar via Lei de Acesso a informação pode ser demorado, resolvemos fechar a matéria sem esse dado. Nós também perguntamos a comunicação do Executivo Municipal sobre o terreno permutado, como tamanho e porquê esta permuta não passou pela Câmara Municipal, mas também não fomos respondidos até o fechamento desta matéria.

    Nós também entramos em contato com a empresa responsável pelo loteamento mas também não obtivemos resposta.


    sexta-feira, 5 de novembro de 2021

    Polícia Militar prende autores de homicídio no pontilhão da Vila Reis

    Após diligências ininterruptas das Polícias Militar e Civil, dois maiores foram presos e um menor apreendido.


    A Polícia militar conseguiu prender rapidamente os autores do homicídio que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), em um terreno baldio próximo ao pontilhão da Vila Reis, no início da Rua Fernando Peixoto em Cataguases.

    Segundo denúncias anônimas, dois maiores, de 18 e 19 anos de idade e um menor, de 17 anos seriam os envolvidos do crime que vitimou Sebastião Eduardo Ferreira Neto, vulgo "Dudu", de 20 anos.

    Após diligências, os policiais conseguiram localizar a casa do menor que negou ter participado do crime, mas contou que os autores estiveram em sua residência na noite desta quinta-feira e pediram para guardar um objeto, que ao entregar para os policiais, constatou-se se tratar da arma utilizada no crime, uma garrucha de 2 canos, calibre .22 com 4 munições, uma deflagrada e 3 intactas envolta em uma camisa branca.

    Os dois maiores de idade foram localizados e capturados na Praça do bairro Menezes. Eles apontaram o menor como sendo o autor do disparo e um deles assumiu ser proprietário da arma encontrada na casa do menor. Após análises de câmeras de segurança, os policiais encontraram apenas imagens dos dois maiores junto com a vítima.

    Segundo as informações, a motivação do crime seria para roubar uma arma calibre .32 de propriedade da vítima.

    O trio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma apreendida, para as demais providências.

     

    Cantora Marília Mendonça morre em acidente aéreo em Minas Gerais

    Avião teria decolado de Goiânia com cinco pessoas e seguia para show em Caratinga. Não há sobreviventes.



    Um bimotor que transportava a cantora Marília Mendonça, 26 anos, caiu em uma cachoeira localizada na zona rural de Caratinga, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (5).

    Conforme as primeiras informações, cinco pessoas estavam no avião e todas vieram a óbito, entre elas, a cantora Marília Mendonça, o produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, além do piloto e copiloto cujos nomes não foram divulgados.

    O avião, King Air prefixo PT-ONJ, da PEC Táxi Aéreo, foi fretado pela cantora para o show que aconteceria hoje em Caratinga. Segundo a ANAC, o avião estava em situação regular e possuía autorização para táxi aéreo.

    *Fotos: Redes Sociais

    Rapaz é executado próximo ao pontilhão da Vila Reis em Cataguases

    Corpo foi encontrado por populares que acionaram a polícia.

    [Foto: Rede Social]

    O corpo de um jovem de 20 anos, identificado como sendo Sebastião Eduardo Ferreira Neto, vulgo "Dudu", foi encontrado na manhã desta sexta-feira (5/11) em um terreno baldio no início da Rua Fernando Peixoto, próximo ao pontilhão da linha de trem da Vila Reis.

    Conforme apurado pelo Site Mídia Mineira, a vítima morava nas proximidades do local do crime, foi alvejada com um tiro na nuca e a hipótese provável seria uma execução, uma vez que o jovem já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.

    A Perícia técnica da Policia civil também esteve no local e após os trabalhos liberou o corpo para uma funerária.

    Preço dos combustíveis volta a ter dois dígitos após vírgula na bomba

    Medida visa facilitar o entendimento do consumidor


    O preço dos combustíveis nos postos voltará a ter apenas dois dígitos após a vírgula, facilitando o entendimento do consumidor. A determinação foi divulgada nesta quinta-feira (4), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre outras medidas.

    A medida aprovada foi submetida à consulta e audiência públicas. Ela vem sendo discutida pela ANP desde 2018, com o início da greve dos caminhoneiros. Na ocasião, a agência adotou um conjunto de medidas de flexibilização, excepcionais e temporárias, com o intuito de garantir o abastecimento.

    Com prazo para entrada em vigor de 180 dias após a publicação da nova resolução, os preços por litro de todos os combustíveis automotivos comercializados deverão ser expressos pelos postos revendedores com duas casas decimais, em vez das atuais três casas decimais, no painel de preços e nas bombas medidoras, facilitando o entendimento dos consumidores.

    Outra mudança é a regulamentação do delivery de combustíveis. Após a execução de criterioso projeto piloto, a atividade de delivery poderá ser exercida a partir de autorização específica da ANP. Nesse momento, tal atividade estará restrita ao etanol hidratado e gasolina C. Para aderir ao programa, o posto deverá estar adimplente com o Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP (PMQC) e o delivery deverá ser feito até os limites do município onde se encontra o revendedor varejista autorizado pela ANP.

    Também ficou decidida alteração na chamada tutela de fidelidade à bandeira. As novas regras determinam que o revendedor varejista deve informar em cada bomba medidora, de forma destacada e de fácil visualização, o CNPJ, a razão social ou o nome fantasia do distribuidor fornecedor do respectivo combustível automotivo. Caso opte por exibir marca comercial de um distribuidor de combustíveis e comercializar combustíveis de outros fornecedores, deverá exibir, na identificação do combustível, o nome fantasia dos fornecedores.

    Fonte: Agência Brasil
    quarta-feira, 3 de novembro de 2021

    Mesmo sem missa cemitério de Cataguases registra milhares de visitantes no dia de Finados

    Secretário de Serviços Urbanos falou com o Site Mídia Mineira



    O secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos Pires, falou com o site Mídia Mineira nesta terça-feira (2/11), Dia de Finados.

    Conforme o secretário, foi realizada ação para que todos os visitantes sigam os protocolos de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel, entre outras coisas. Ele acredita que apenas na parte da manhã, cerca de 2 mil a 3 mil pessoas estiveram visitando seus entes queridos no Cemitério Municipal São José.

    Uma força tarefa também aconteceu durante a semana para deixar as ruas do cemitério limpas, sem mato e lixo.

    A maior dificuldade para os visitantes, segundo o secretário, foi a localização dos túmulos por parte dos familiares. "A gente tem uma central aqui para informar as pessoas a localização dos túmulos. Muitas pessoas esquecem ou não sabem onde é o local e nós direcionamos estas pessoas para que elas identifiquem o túmulo de seus entes queridos", explicou.

    O comércio de flores e velas também diminuiu neste ano e muitos vendedores optaram por não montar barraca, mas mesmo assim, ainda foi possível comprar estes itens nas proximidades.


     
    segunda-feira, 1 de novembro de 2021

    INPE alerta para novembro com chuvas acima da média

    Energisa reúne importantes órgãos em encontro de preparação para as chuvas. População também deve ficar atenta.


    Energisa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras municipais se reuniram nesta quinta-feira, 28/10, em um encontro, com mais de 70 representantes dos municípios da área de concessão da Energisa em Minas Gerais, que abordou o cenário meteorológico, preparação e desafios para a época de chuvas.

    “Todos os anos somos desafiados a enfrentar situações adversas que vão de tempestades, deslizamentos, enchentes, algumas que beiram verdadeiras catástrofes. Em 2020, fomos surpreendidos por enchentes sequenciais em menos de dois meses em cidades da nossa área de concessão. Queremos pensar juntos como enfrentar da melhor forma os desafios, sempre garantindo a segurança de todos”, explicou Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa.

    “Nós da Energisa nos preparamos para enfrentar situações de contingência. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança. Precisamos estar sempre preparados”, acrescentou Anderson Rabelo, gerente de Operações da Energisa.



    O encontro que contou com palestras sobre previsões climáticas e descargas atmosféricas do INPE e apresentações da Energisa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil sobre preparação e desafios para períodos das chuvas, teve como ponto alto a mesa de debate mediada pelo jornalista Marcelo Lopes com a participação de Ana Paes - meteorologista do INPE; Capitão Guilarducci – Comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar; Subtenente PM Jerônimo Agente Regional de Defesa Civil da 4ª RPM e Fabio Lancelotti e Artêmio de Souza Filho - Analista de Meio Ambiente da Energisa.

    De acordo com Ana Paes do INPE, é preciso redobrar a atenção, já que depois de um período com chuvas abaixo da média, em algumas regiões do país, como no Sudeste, o período chuvoso vem chegando com força. Isso porque “os modelos climáticos apontam que ao menos nos meses de novembro e dezembro de 2021 os acumulados de chuva tendem a ficar acima da média climatológica do período. Em relação à temperatura, principalmente em dezembro, elas ficarão acima da média. Vale ressaltar que em dezembro tem início o verão, estação com maior ocorrência de tempestades, e com isso os alertas e medidas preventivas em relação aos riscos de fenômenos meteorológicos adversos devem ser redobrados”, alertou a meteorologista.



    Capitão Guilarducci destacou a importância da ação como forma de prevenção e preparação para o período chuvoso. “É importante que empresas, entidades, órgãos públicos e a sociedade organizada possam conversar para que as ações sejam mais bem preparadas e a gente consiga minimizar os impactos de enchentes, inundações. Foi uma tarde produtiva, aprendemos muito, conversamos e saímos com um aprendizado grandioso e importante para a nossa atuação”.

    Subtenente da PM Jerônimo também destacou a importância da preparação e da parceria entre os órgãos, visando sempre a prevenção, com medidas para reduzir as consequências do risco de desastre e otimizar as ações de danos.

    “Muito importante esta iniciativa para integrar as agências responsáveis pelo gerenciamento das crises, nos permitindo entender um pouco sobre a climatologia da nossa região e o que podemos esperar para os próximos meses, além de conhecermos os representantes dos nossos municípios. Trabalhamos com base na prevenção, logo compartilhar informações é muito importante nesse cenário”, comentou o Tenente Flávio, Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militar de Manhuaçu.



    Carlos Henriques Pires Junior, Secretários de Serviços urbanos de Cataguases e Agente da Defesa Civil, agradeceu a Energisa por este evento “grandioso onde a prevenção é fundamental para reduzir riscos para a população. O que vi aqui hoje é uma ação de preparação para atender a população mais rápido possível e com eficiência”.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início