728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 30 de outubro de 2021

    Caminhoneiro de Santana de Cataguases morre em acidente próximo a Santa Bárbara do Tugúrio

    Velório e sepultamento estão previstos para acontecer na tarde deste sábado.

    Fotos: Redes Sociais

    Um caminhoneiro, identificado como Leandro Xavier, de 37 anos de idade, morreu na manhã desta sexta-feira (29). A carreta que ele conduzia, capotou na MG-448, próximo a Santa Bárbara do Tugúrio. A esposa de Leandro, de 33 anos que também estava no veículo ficou ferida.

    Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, O condutor perdeu o controle da direção do veículo - carregado com argamassa - e acabou capotando. Leandro, que era filho do "Zé do Jandir", ex-vice-prefeito de Santana de Cataguases, ficou preso às ferragens e morreu no local. Sua esposa foi socorrida por uma equipe do SAMU e conduzida para o Hospital Dr. José Américo em Barbacena.

    Após a retirada do corpo e término dos trabalhos periciais, o corpo de Leandro foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Barbacena para exame de necropsia e posterior liberação para a família. 

    O sepultamento está previsto para as 16 horas em Santana de Cataguases.

     
    quinta-feira, 28 de outubro de 2021

    Governo de Minas anuncia a maior expansão do Ensino Médio em Tempo Integral da história do estado

    Com a ampliação, em 2022, Minas Gerais passará a contar com o total de 601 escolas de EMTI, localizadas em 344 municípios. Cataguases terá duas escolas neste sistema.


    A educação em Minas Gerais está dando mais um importante passo no desenvolvimento do futuro dos jovens com o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). A partir do próximo ano, o estado dará o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas. Serão 210 novas escolas, que se juntam às atuais 391 unidades que já disponibilizam o EMTI, chegando à marca de 601 escolas de EMTI em 2022.

    Com a expansão, no próximo ano, serão oferecidas cerca de 97 mil vagas na modalidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27/10), no evento “Construindo seu futuro - Expansão do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, diretores de escolas e parceiros na implementação do programa em Minas Gerais. Na ocasião, também foi lançado o livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros”.

    O governador Romeu Zema destacou os avanços alcançados pelo seu governo na área da educação, como a reforma de cerca de 1.200 prédios escolares, aumento no repasse para a merenda escolar e investimentos na troca do mobiliário, além da regularização do pagamento dos salários e das férias-prêmio.

    “Tudo isto demonstra nosso cuidado com a educação. Com a expansão do ensino em tempo integral, estamos propiciando um futuro melhor para os alunos, aumentando as chances de conseguir um emprego, de passar em um vestibular. Vamos fazer muita diferença na vida destas pessoas, que agora passam a ser 97 mil alunos”, afirmou o governador.

    Cataguases

    Duas escolas em Cataguases irão oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). São elas: EE Manuel Inácio Peixoto e EE Francisco Inácio Peixoto. As matrículas podem ser feitas no Site: querointegral.com.br/MG/.

    Reformas e mobiliário novo

    Segundo a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, o número de escolas que agora passam a atender em tempo integral e o número de vagas disponibilizadas foram multiplicados em oito vezes após o início da atual gestão estadual. Ela também ressaltou que as escolas estão mais preparadas, com mais conforto e segurança para professores e estudantes.

    “Dispusemos recentemente de um recurso adicional de R$ 800 milhões para aquisição de mobiliários e equipamentos escolares, estamos concluindo mais de 1.200 reformas de escolas. Então a situação de infraestrutura das nossas escolas está muito diferente do momento em que recebemos, estamos cada vez com uma estrutura melhor”, afirmou a secretária.

    Programa

    O programa tem o compromisso de promover a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens. A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas. A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, dando ao estudante um leque de opções após o encerramento do seu percurso.

    Desde o início desta gestão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), vem investindo na ampliação da Educação Integral no Ensino Médio. De 77 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, chegando ao total de 601 escolas de EMTI em 2022, das quais 149 oferecem a modalidade Profissional.

    Expansão

    No próximo ano, serão 210 novas escolas estaduais a disponibilizar esse tipo de ensino. Elas estão localizadas em 166 municípios mineiros, dos quais 126 terão, pela primeira vez, pelo menos uma unidade de ensino da rede estadual que conta com a iniciativa. Das novas escolas, 51 vão oferecer o EMTI Profissional e 159 o EMTI Regular.

    “Toda a criação de cada curso depende muito de como é o setor produtivo local de cada região do nosso estado, o que vai nos dar bem mais segurança para o processo de empregabilidade ao fim do ensino médio”, afirmou a secretária Julia Sant’Anna.

    No Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.

    Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como: Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.

    As inscrições poderão ser feitas do dia 17/11 até 10/12/2021. Os estudantes já podem consultar no site www.querointegral.com.br/MG as escolas que oferecem o EMTI. Outras informações sobre o processo serão divulgadas pela SEE nas próximas semanas.

    Desenvolvimento

    A diretora da Escola Estadual Haydée de Souza Abreu, em Timóteo, Isaura Rocha de Carvalho, destacou a importância do ensino integral na formação dos jovens.

    “A educação tem o poder de mudar as pessoas, a cultura, e quando o aluno aprende a se conhecer, a trabalhar o projeto de vida, é muito bacana. Quantos jovens não têm projeto para a vida dele? Ali ele é orientado, acompanhado pela equipe desde o acolhimento. Ele se sente parte da escola”, afirmou.

    A aluna Isabela Augusta, de 19 anos, participou do ensino médio integral em sua escola em Belo Horizonte e, segundo ela, a escolha pelo modelo se deu pelo leque de oportunidades que teria após a formação.

    “Ingressei no ensino médio integral em busca de respostas para o crescimento pessoal e também intelectual, porque ele não abrange apenas as áreas que compõem o nosso currículo, ele nos proporciona muito além disso. As aulas de projeto de vida e estudos orientados são perfeitas”, afirmou.

    Livro

    O livro “Ensino Médio Integral Profissional de Minas Gerais - Construção de política inovadora com rede de parceiros” é uma publicação que conta um pouco da trajetória de reestruturação e a expansão do EMTI nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. O livro foi organizado pelo Itaú Educação e Trabalho, Sebrae, Instituto Sonho Grande, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Natura, alguns dos importantes parceiros da SEE/MG na construção e fortalecimento do Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais.

    O capítulo 1 traz um panorama dos desafios e detalha o que foi realizado e o porquê dessa política. No capítulo 2, encontram-se procedimentos, caminhos e soluções coletivas para o desenho e a implementação das ações, incluindo a rede de parceiros. Já o capítulo 3 apresenta a concepção de currículo com componentes articulados e a convergência de modelos e métodos e traz um olhar especial para a formação docente. Por fim, o capítulo 4 mostra um resumo gráfico das ações executadas durante esse complexo processo de construção conjunta.

    Fonte: Agência Minas 
    quarta-feira, 27 de outubro de 2021

    Moradores do bairro Recanto das Palmeiras manifestam contra construção de novo fórum no local

    Poder Judiciário está escolhendo local para construção de novo fórum e terreno que deveria ser a praça do bairro  pode ser escolhido.


     

    Após tomar conhecimento da possibilidade da construção do novo fórum de Cataguases em local destinado para ser uma praça, os moradores do bairro Recanto das Palmeiras se mobilizaram para reivindicar ao prefeito que não aceite a construção do novo fórum no local.

    O Site Mídia Mineira esteve no bairro e apurou que existe a intenção da prefeitura em trocar o imóvel atual do Fórum por algum outro terreno que sirva para construção do novo prédio e que um dos locais mais cotados seria o terreno onde deveria ser a praça do bairro Recanto das Palmeiras. Um dos atrativos da troca seria o uso, pela prefeitura, das atuais dependências do Fórum para o Centro Administrativo.

    Segundo os moradores a construção de um fórum iria descaracterizar o bairro que hoje é exclusivamente residencial, que embora ainda não exista uma praça, as crianças brincam no local e com o grande movimento que a instalação do Poder Judiciário irá trazer, isso ficaria inviável. Outros argumentos levantados pelos moradores dão conta de que o terreno seria menor do que o necessário, a Prefeitura teria que desviar um córrego que passa abaixo da praça, o que geraria gasto para os cofres públicos. Ainda sobre o córrego, atualmente a população está tendo de conviver com um enorme buraco, escavado pelas águas, mostrando a necessidade de obra urgente na área.

    Córrego passa sob o terreno destinado à praça e pretendido pelo Judiciário.

    Nossa reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura, mas sem sucesso.


    segunda-feira, 25 de outubro de 2021

    Famílias carentes de Leopoldina recebem cesta de alimentos e vale gás

    Lei que criou o Auxílio Emergencial Municipal foi sancionada pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira em setembro.


    O Prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira Ferraz, sancionou em setembro, lei que concede Auxílio Emergencial temporário para famílias carentes em decorrência da crise econômica provocada pela COVID 19.

    O Auxilio Emergencial, composto de uma cesta básica e um vale gás, será disponibilizado em parcela única através da Secretaria de Assistência Social. Para o prefeito, o Auxilio irá trazer acalento a população em vulnerabilidade social. “Embora o atual momento apresente sinais de melhoras econômicas e sociais, ainda temos muito a fazer. A população carente de nossa cidade precisa de atenção e ajuda. Este auxílio pretende trazer um pouco mais de alívio para uma parcela significativa do nosso povo”.

    A lei teve amplo apoio da Câmara de  Vereadores. As famílias serão identificadas pelo Departamento de Assistência Social do município.

    "Todas as vezes que executivo e legislativo se unem quem ganha é o povo. Prova de que diálogo e ações em prol do bem comum trazem bons resultados”, complementou o prefeito.

    Fonte: Prefeitura de Leopoldina

    TJMG concede liminar para prefeito José Henriques não pagar Auxílio Emergencial

    Mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade ainda será julgado


    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, concedeu medida cautelar e suspendeu, provisoriamente, os efeitos da Lei nº 4.779, de 15.07.2021, que instituiu o Auxílio Emergencial Municipal em Cataguases, para famílias carentes e profissionais da Cultura.

    De acordo com o acórdão, que o Site Mídia Mineira teve acesso, o desembargador Edilson Olímpio Fernandes acatou o pedido do prefeito José Henriques, na Ação direta de Inconstitucionalidade, onde o Município alega que a Lei viola o princípio da separação dos poderes, interferindo nas funções, competências e no funcionamento da estrutura administrativa municipal, criando atribuições e responsabilidades orçamentárias, sem o adequado planejamento, atos de gestão inerentes às funções do Executivo e aduz que o Poder Legislativo Municipal aprovou projeto de lei de extrema complexidade, em momento financeiro delicado por força da pandemia, sem competência e responsabilidade com o orçamento municipal.

    Em sua manifestação, a Câmara Municipal declarou que trata-se de lei meramente autorizativa, sem imposição de obrigação de concessão do benefício, mas que apenas delimita a forma como eventual renda mínima emergencial poderia ser concedida aos munícipes.

    Os vereadores que aprovaram a Lei, defendem que a mesma não afeta a estrutura do Executivo e que aponta as fontes de custeio. Eles também se basearam na Lei da Assembleia Legislativa Mineira, que criou o Auxílio Emergencial Estadual, com voto favorável inclusive do deputado Fernando Pacheco, da base do prefeito, mas - ao contrário do gestor de Cataguases - o governador Romeu Zema viu a necessidade das famílias carentes e não vetou a Lei. Alguns vereadores também disseram que a Câmara poderia ajudar a pagar o auxílio, com as sobras do orçamento e que o Executivo Municipal tem recebido diversos recursos e emendas parlamentares como nunca visto antes e que para executar a Lei, dependeria apenas da boa vontade e sensibilidade do gestor em relação às famílias carentes.

    A liminar é provisória e o tribunal irá julgar o mérito da ação do prefeito posteriormente, podendo a decisão ainda ser revertida.

    sábado, 23 de outubro de 2021

    Grupo do vereador Marcos Costa conquista em 2021 quase R$ 1,5 milhão em emendas para Cataguases

    A prefeitura e instituições da cidade serão beneficiadas.


    A pedido do vereador Marcos Costa e do grupo do PSB Cataguases 40, a Prefeitura de Cataguases e instituições da cidade receberão quase R$ 1,5 milhão  em emendas através de deputado do grupo, conforme a seguir:
    • R$ 420 mil para o Hospital de Cataguases em duas emendas;
    • R$ 120 mil para a Apae Cataguases;
    • R$ 250 mil para o Instituto Federal (IF Sudeste) Campus Colégio Cataguases e 
    • R$ 350 mil para a Prefeitura de Cataguases, para planejamento urbano e pavimentação. 
    O vereador Marcos Costa disse para o site Mídia Mineira que se sente feliz em poder contribuir com a cidade, através dos deputados federais do PSB, além do trabalho primordial do vereador que é Legislar e fiscalizar. Ele ressaltou que ainda faltam outros pedidos para serem atendidos como: 1 trator agrícola completo e 1 viatura para Policia Militar, mas acredita que serão atendidos em breve.

     
    quarta-feira, 20 de outubro de 2021

    Dupla armada e em motocicleta furtada é capturada pela Polícia Militar no bairro Santa Clara em Cataguases

    Entre os presos, um estava foragido da justiça.


    Na tarde desta quarta-feira (20), a Polícia Militar prendeu, no bairro Santa Clara em Cataguases, dois homens de 29 e 33 anos por porte ilegal de arma de fogo e receptação de veículo furtado. O mais novo estava foragido da justiça.

    Conforme informou a PM, uma denuncia anônima dando conta de que dois indivíduos estariam transitando armados em uma motocicleta Yamaha Crosser, movimentou equipes para o local que depararam com a dupla. O condutor tentou fugir na motocicleta, mas acabou caindo e foi detido pelos policiais. Já o carona, que se encontrava foragido da justiça, tentou fugir a pé, mas se desequilibrou e deixou cair um revolver calibre .38, contendo 2 munições intactas e 3 picotadas. Ele também foi capturado pelos policiais.

    A dupla foi encaminhada para a Delegacia de plantão em Leopoldina para as demais providências, juntamente com a arma apreendida e com o veículo que constava queixa furto.

     

    Desdobramento da operação Súcia resulta em apreensões e na prisão de suspeito em Ubá

    Ação conjunta entre PCMG e PMMG culminou na apreensão de um adolescente, assim como na localização de 33 pedras de crack, 15 pinos de cocaína e seis munições.


    Na terça-feira (19/10), em virtude de ação conjunta deflagrada pelas Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, desdobramentos da operação Súcia culminaram na prisão de um suspeito de 18 anos por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo, no município de Ubá, na Zona da Mata mineira. Além disso, um adolescente de 16 anos também foi apreendido pela prática de ato infracional análogo aos mesmos crimes. Outras etapas dessa operação foram desencadeadas na última sexta-feira (15/10), na região, e resultaram na prisão de 12 investigados. 

    De acordo com o delegado Douglas Mota, no total, 13 pessoas já foram presas e um adolescente apreendido, após trabalhos investigativos realizados visando combater o narcotráfico e o crime organizado na cidade de Ubá e na região. “Ontem, foram apreendidos um revólver calibre 32, 33 pedras de crack, 15 pinos de cocaína e seis munições. Também foram coletados elementos que subsidiarão as investigações”, conclui, ressaltando que as apurações seguem em andamento.

    Outras etapas da ação

    A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu seis suspeitos, na última sexta-feira (15/10), no município de Visconde do Rio Branco. Na ocasião, foram apreendidos arma, munições, celulares e drogas. Posteriormente, na mesma data, uma ação conjunta com a Polícia Militar realizou incursões em um bairro na cidade de Ubá, onde foram cumpridos cinco mandados de prisões.  Durante o cumprimento dos mandados, foi feito um flagrante de tráfico de drogas e foram apreendidos drogas e materiais referentes ao crime. Três simulacros de arma de fogo e outros objetos também foram localizados, na época. 

    Operação Súcia 

    Conforme o delegado Douglas Mota, o nome da operação – denominada “Súcia” - faz referência a indivíduos de má índole que se reúnem para cometer crimes.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    segunda-feira, 18 de outubro de 2021

    Novo consultório de psicologia é inaugurado em Cataguases

    Atendimento será para todas as idades de segunda a sábado com hora marcada.



    Em meio as turbulências da vida moderna, das cobranças diárias e do medo de não atingir às expectativas familiares ou da sociedade, o ser humano precisa em vários momentos recorrer a um profissional da psicologia, afinal, como escreveu Cora L. V. Hatch, “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”.

    É com este pensamento que foi inaugurado em Cataguases o Consultório de Psicologia das psicólogas Brenda, Juliana e Rafaela. As profissionais atendem a toda faixa do desenvolvimento humano, de crianças à idosos. Além de contar com atendimento para casais e avaliação psicológica. 

    "Nosso objetivo é promover a saúde mental através de um atendimento individualizado, proporcionando uma escuta qualificada, um ambiente seguro, fazendo uso das técnicas e recursos com responsabilidade e singularidade para melhor atender à demanda de cada indivíduo" disse a psicóloga Brenda Gama.

    “Os atendimentos são únicos e voltados para a demanda de cada paciente/cliente. Com crianças e adolescentes, utilizamos jogos, histórias, desenhos, dentre outras formas lúdicas. Já com adultos utilizamos séries, filmes, livros dentre outros recursos”, ressaltou a psicóloga Rafaela Luchini.

    “Psicologia é ciência, e através dela podemos auxiliar pessoas no processo de ressignificação de suas emoções e sentimentos com o objetivo de promover uma visão mais funcional à cerca das vivências da vida do indivíduo”, finalizou a psicóloga Juliana.


    As psicólogas buscam desenvolver um atendimento dinâmico e acessível a todos. Segundo elas, a principal base para a relação terapêutica é a confiança e se sentir acolhido(a).  Por este motivo, elas oferecem duas modalidades de atendimento: presencial e online.

    O consultório está localizado na Rua Tenente Luiz Ribeiro, 231, sala 107, Vila Domingos Lopes – Shopping da Vila (2º andar), em Cataguases. 

    As consultas podem ser agendadas de segunda à sábado, diretamente com as psicólogas, por telefone, WhatsApp ou Instagram, confira abaixo:

    Psicóloga Brenda Gama

    Brenda Damasceno Gama - CRP: 04/62460

    Instagram @psibrendagama
    Instagram (32) 9 9852-5061
    Instagram (32) 9 9852-5061

    Psicóloga Juliana

    Juliana Aguiar - CRP: 04/62505

    Instagram @juliana.aguiar.psicologia
    Instagram (32) 9 9850-0807
    Instagram (32) 9 9850-0807

    Psicóloga Brenda Gama

    Rafaela Luchini - CRP: 04/62494

    Instagram @psirafaelaluchini
    Instagram (32) 9 9819- 2253
    Instagram (32) 9 9819- 2253

    sábado, 16 de outubro de 2021

    Deputado Cleitinho Azevedo e vereador Rafael Moreira fiscalizam ETE da Copasa em Cataguases

    Companhia de Saneamento respondeu questionamentos.




    O deputado estadual, Cleitinho Azevedo (Cidadania), esteve na tarde desta quinta-feira (14) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Justino em Cataguases. O parlamentar mineiro foi acompanhado do vereador Rafael Moreira (PROS), que participou da Comissão Especial de Inquérito (CEI), na legislatura passada, onde foram constatadas diversas irregularidades no tratamento do esgoto e no tratamento da água. 

    O deputado fez uma transmissão ao vivo do local e mostrou vários canos que estão parados, uma pilha de tampas de bueiro enferrujadas e tanques secos, que segundo ele, demonstram que o tratamento de esgoto não está sendo realizado (assista o vídeo no final da matéria).



    “O que a Copasa está fazendo em Minas Gerais se chama roubo e eu não posso, como deputado e o Rafael como vereador ficar calado vendo uma atrocidade dessa. Eu estou provocando o Governador de Minas Gerais, ele é o Chefe de Estado hoje e 51% da Copasa é do Estado. Alguma medida tem que ser tomada, eu não vou aceitar isso calado em Minas Gerais não”, disse o deputado.



    O vereador Rafael Moreira disse que o deputado Cleitinho veio para ajudar o trabalho dos vereadores que já fizeram uma Comissão especial de Inquérito (CEI) e até hoje nada foi resolvido. “A Copasa hoje é a vergonha Estadual”, ressaltou.

    Nossa reportagem questionou a Copasa sobre a quantidade de material armazenado no local, bem como a respeito do tratamento de esgoto e recebemos a seguinte resposta:
    "A Copasa informa que contratou um volume expressivo de materiais para as obras de ampliação e melhorias dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) que estão acontecendo, simultaneamente, em diversas cidades da Zona da Mata.

    Esses materiais, principalmente tubulações para a construção de interceptores e redes coletoras de esgoto, estão armazenados, provisoriamente, em um local amplo, monitorado e com total segurança na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cataguases e estão sendo utilizadas de acordo com o cronograma de execução das obras. 

    Atendendo a critérios logísticos e econômicos, a medida foi adotada considerando a localização estratégica para a distribuição dos materiais para essas cidades e a disponibilidade de espaço na área da ETE, evitando assim o aluguel de galpões para esse fim. A retirada e o transporte são de inteira responsabilidade das empresas contratadas para a execução das obras.

    Importante salientar que a armazenagem dos materiais nesta área em nada afeta o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Cataguases que continua sua operação normalmente."

     
    sexta-feira, 15 de outubro de 2021

    Órgãos de Segurança Pública, realizam ações em comemoração ao Dia das Crianças em Astolfo Dutra

    Ações aconteceram nesta quinta (14)




    Com foco nas comemorações ao Dia das Crianças, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Academia Rio Top Center e Britivic realizaram nesta quinta-feira, 14, atividades  alusivas à data comemorativa. As crianças fazem parte do projeto “Escolinha de Capoeira - Abadá Capoeira”, coordenado pelo Mestre “Neguinho”, o qual faz um trabalho educacional na cidade ensinando Capoeira as crianças, despertando a atenção aos alunos em relação a importância de viver longe das drogas e da violência.

    O Mascote da Polícia Militar (PM Amigo Legal) esteve presente fazendo a alegria da criançada através de brincadeiras, participação na roda de capoeira, distribuição de balas e brinquedos.

    Foi servido um lanche para as crianças (bolo, suco, refrigerante, pão com molho e salgados). Ao final os Agentes de Segurança Pública do Estado fizeram a alegria da criançada, com orientações sobre educação, comportamento social, integração dos órgãos de segurança pública do estado presentes no município, sejam nas ações inerentes às suas atribuições ou em Ações Sociais.

    Segundo os organizadores o foco da ação foi buscar uma interação com as crianças despertando a importância de ficarem longe das drogas e da violência.

    Mestre Neguinho ressaltou que esse tipo de atividade aproxima os órgãos de segurança pública das crianças e alerta sobre os cuidados em relação as escolhas erradas na vida. “Essa aproximação com as crianças serve muito de aprendizado para eles, pois jamais havia visto algo igual na cidade envolvendo todos órgãos de segurança em um só projeto”, disse.

    Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais
     

    Câmara aprova projeto que institui Educação Financeira nas escolas municipais de Cataguases

    Projeto é do vereador Marcos Costa (foto)


    Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 43/2021 de autoria do vereador Marcos Costa, que institui o Programa “Educação Financeira na Escola” nas escolas da rede municipal de ensino.

    Segundo o projeto, o tema “Educação Financeira” contemplará e desenvolverá os princípios de planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal e familiar, oportunizando a obtenção de informação, formação e orientação para o desenvolvimento de competências financeiras do cidadão.

    Entre os objetivos do projeto estão orientar sobre atitudes adequadas no planejamento e uso dos recursos pessoais e familiares; aprender técnicas que ajudem o aluno a fazer uso inteligente e racional do dinheiro pessoal e familiar, no presente e no futuro; despertar o interesse e a consciência do aluno sobre a gestão financeira pessoal; permitir que o aluno aprenda e realize o planejamento, a execução, a avaliação e o controle do orçamento doméstico por meio do conhecimento dos conceitos de receita bruta, receita líquida, custos e despesas; desenvolver a mentalidade e a atitude de economizar e preparar as novas gerações para fazer uso inteligente e responsável do dinheiro.

    O conteúdo programático deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e a matéria poderá ser trabalhada por meio de palestras, atividades interdisciplinares, leitura e interpretação de textos com informações atinentes à temática.

    O projeto aguarda a sanção do prefeito José Henriques para virar Lei.

    Câmara de Cataguases aprova projeto que garante dignidade menstrual

    Projeto depende agora da sanção do prefeito José Henriques.


    Nesta quarta-feira (13) a Câmara Municipal de Cataguases aprovou Projeto de Lei de autoria da vereadora Stéfany Carli (PT), que dispõe sobre as diretrizes para as ações de Promoção da Dignidade Menstrual na cidade.

    De acordo com o PL nº 50/2021, as ações têm como objetivos a conscientização acerca da menstruação, assim como o acesso aos absorventes higiênicos femininos, como fator de redução da desigualdade social. O projeto e visa:
    1. Combater a precariedade menstrual;
    2. promover a atenção integral à Saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação;
    3. garantir a universalização do acesso, às mulheres pobres e extremamente pobres, aos absorventes higiênicos, durante o ciclo menstrual;
    4. combater a desinformação e tabu sobre a menstruação, com a ampliação do diálogo sobre o tema nas políticas, serviços públicos, na comunidade e nas famílias;
    5. combater a desigualdade de gênero nas políticas públicas e no acesso à Saúde, Educação e Assistência Social;
    6. reduzir faltas em dias letivos, prejuízos à aprendizagem e evasão escolar de estudantes em idade reprodutiva.
    Para atingir os objetivos, as secretarias municipais de Saúde e Educação, deverão promover palestras e rodas de conversas sobre o assunto pelo menos 3 vezes ao ano. A secretaria de Saúde também deverá elaborar e distribuir cartilhas e folhetos explicativos que abordem o tema da menstruação e o Executivo deverá promover a distribuição de absorventes em casas de acolhimento e em escolas municipais. Os absorventes também deverão ser incluídos como componente obrigatório das cestas básicas no Município.

    O vereador Professor Jeferson (PSL), disse que é favorável ao projeto, mas que o mesmo não contemplou a fonte de custeio e que corre o risco de ser vetado pelo Executivo e acabar não atendendo as pessoas que precisam. Segundo ele, a vereadora deveria conversar antes com o prefeito para juntos apresentarem o projeto.

    "Sobre a questão da iniciativa, se nós mulheres formos ficar esperando, eu acho que vamos ter que esperar deitadas, porque em todos esses anos de história do Brasil, até hoje, de ocupação majoritariamente masculina dos espaços públicos, até hoje nós nunca tivemos a proposição de um projeto como esse, a nível federal. Precisou da Marília Arraes sair lá de Pernambuco ir para Brasília ser deputada para esse projeto ser apresentado, ela ia ficar esperando o presidente apresentar? Eu falo com vocês, eu não vou ficar esperando o prefeito apresentar. O prefeito pode vir conversar sobre de que forma nós vamos implementar, é isso que eu quero dele “, rebateu a vereadora. 


    Segundo a vereadora Stéfany Carli, a ação deverá custar menos de R$ 40 mil por ano aos cofres públicos. “Não tem recurso público para comprar um item de necessidade básica de mulheres em situação de extrema pobreza, mas tem recurso público para pagar aluguel de empresário. Tudo no orçamento público é uma questão de prioridades. Quem está no centro do orçamento público? Quem precisa ou quem sempre teve privilégios?”, indagou Carli.

    O projeto foi aprovado por 14 votos favoráveis e um contrário, do vereador professor Jeferson, que explicou ser favorável ao projeto, mas que sempre tem tentado votar de forma técnica, pois acredita que o PL deveria partir do Executivo, mas ratificou que se compromete a repassar metade de sua emenda impositiva para a Saúde para execução do projeto, caso o mesmo não seja vetado pelo prefeito.

    O projeto segue agora para sanção do prefeito José Henriques e caso não seja vetado, passa a valer após regulamentação em um prazo de 120 dias após a publicação.
     
    quinta-feira, 14 de outubro de 2021

    Câmara de Cataguases autoriza Município a parcelar dívida com a Receita Federal

    Processo administrativo iniciou em 2014 mas decisão só saiu neste ano.


    A Câmara Municipal de Cataguases aprovou na sessão desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 38/2021, do Executivo que autorizou o Município a reconhecer e parcelar divida junto a Receita Federal.

    Conforme explicou o novo coordenador do Executivo, Sérgio Gouvea, o Filó, a dívida é de 2014, estava correndo processo administrativo e só agora saiu o acordão em aproximadamente R$ 150 mil. O Executivo resolveu então parcelar de 36 vezes de aproximadamente R$ 4.300,00.

    O projeto foi aprovado por unanimidade.












    Fonte: 
    quarta-feira, 13 de outubro de 2021

    Projeto de Fomento Econômico do Executivo de Cataguases causa polêmica na Câmara

    Alguns vereadores questionaram artigos inconstitucionais o que funcionaria como uma espécie de "cheque em branco" para o prefeito.


    A Prefeitura de Cataguases enviou projeto em regime de urgência para a Câmara Municipal na última reunião, realizada na terça-feira (5), sob título de Política Municipal de Fomento Econômico, que permitirá ao Executivo, entre outras coisas, conceder incentivos econômicos para empresas que desejam se instalar em Cataguases por decreto do prefeito, como: doar ou conceder imóvel público, executar serviços, obras e/ou serviços de engenharia; pagar aluguel de imóvel; desapropriar imóvel do interesse do empreendimento e permutar imóvel com serviço ou outro imóvel de interesse público. A justificativa do prefeito José Henriques se baseia na tentativa de aumentar postos de trabalho na cidade.

    O projeto, aparentemente inspirado em Leis de outros municípios, como Três Corações (MG) e Marema (SC), foi retirado da pauta após o questionamento de alguns vereadores por conter artigos ilegais, principalmente com relação a doações ou aforamentos que estão proibidos pelo Novo Código Civil de 2002 e pelo fato dos incentivos passarem a ser concedidos por Decreto do Executivo, sem autorização prévia da Câmara Municipal. Na Prática, se o Projeto for aprovado e virar Lei, o Executivo ficaria com uma espécie de "cheque em branco" do Legislativo, não necessitando de autorização para concessão de incentivos, o que pode agilizar em alguns casos, mas pode ser perigoso em outros, pois tira o poder fiscalizador dos vereadores.

    O projeto não consta na pauta da sessão que acontecerá hoje (13/10), mas ainda poderá chegar novamente em regime de urgência. A expectativa é que o Executivo acrescente a necessidade de autorização do Legislativo para que os vereadores possam analisar caso a caso de concessão de incentivos.

    Sobre o assunto, o vereador Rafael Moreira gravou um vídeo explicando que os vereadores não são contra o projeto, mas que o Executivo retirou o mesmo, devido existirem artigos inconstitucionais. Segundo ele, nenhum vereador se manifestou contrário, mas mostraram ao prefeito as alterações que deveriam ser feitas para que o projeto não ficasse inconstitucional "Fui eu quem ligou para o chefe de gabinete do prefeito, para o Luiz Paixão, o convidei para ir ao meu gabinete para mostrar o que os vereadores teriam apontado de irregularidades e que teriam que ser consertado, pra gente poder votar favorável, inclusive os dois, que trabalham diretamente com o prefeito, entenderam e retiraram o projeto para consertar e para que o mesmo retorne para a Câmara para a gente poder votar favorável", explicou o vereador.

    Confira o vídeo abaixo:


     

    Beneficiados pela Tarifa Rural de energia devem atualizar cadastro

    Recadastramento pode ser feito pelo WhatsApp Gisa, sem a necessidade de ir à Agência.


    Produtores rurais da Energisa em Minas Gerais que possuem cadastro na Tarifa Rural de energia elétrica devem atualizar o cadastro na Energisa para manter o benefício. O desconto varia de 10% a 40% dependendo do tipo de atividade. Desde julho, a concessionária está informando o cliente inscrito no programa do Governo Federal, por meio da conta de luz e cartas envidas diretamente aos clientes, que devem ficar atentos ao prazo para não perderem o benefício. 

    Como mais uma forma de explicar o processo de recadastramento, a Energisa também se reuniu com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), o deputado Federal Vilson, e representantes de sindicados de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata para esclarecer dúvidas sobre o Recadastramento Rural. Vilson parabenizou pela ação e agradeceu o apoio da Energisa. As informações estão sendo compartilhadas com os sindicatos das cidades atendidas pela área de concessão da Energisa em Minas Gerais.

    Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da distribuidora, alerta para que o cliente não deixe para última hora para fazer o recadastramento. “É necessário apresentar algumas documentações, para comprovar a atividade rural, que devem ser requisitadas às entidades de classe”, explicou ao lembrar que apenas aqueles que foram convocados devem procurar a concessionária até dezembro.

    A Tarifa Rural é um dos principais programas sociais do setor elétrico, ao lado da Tarifa Social de Energia Elétrica. Têm direito ao benefício clientes que exerçam atividades como agropecuária rural ou urbana, residencial rural, cooperativa de eletrificação rural, agroindustrial, aquicultura e irrigação, serviço público de irrigação rural e escola Agrotécnica.

    O recadastramento está disponível no WhatsApp da Gisa, pelo número  (32) 9 8426-1352 - opção 9 - Ver todos os serviços e em seguida digite a opção 16 - Recadastramento rural – de forma prática, segura e com poucos cliques. “O sistema vai orientando passo a passo como fazer, enviar as fotos dos documentos e concluir a atualização. Dessa forma, o cliente não precisa se deslocar até a área urbana”, disse ao lembrar que quem não fizer dentro do prazo definido perderá automaticamente o desconto.

    Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 032 0196 ou pelo WhatsApp da Gisa no número (32) 9 8426-1352.

    Fonte: Gerência de Comunicação da Energisa

    segunda-feira, 11 de outubro de 2021

    Polícia Militar prende foragido da justiça em Cataguases

    Prisão ocorreu durante abordagens nos bairros Beira Rio e Paraíso.


    Na tarde deste domingo (10), a Polícia Militar Localizou e prendeu mais um foragido da justiça em Cataguases. 

    Segundo a PM, equipes realizaram várias abordagens a transeuntes e a veículos nos bairros Beira Rio e Paraíso. Durante uma dessas abordagens, ficou constatado um mandado de prisão em aberto para um homem de 37 anos por tráfico de drogas. O homem recebeu voz de prisão e foi apresentado na delegacia de plantão para as demais providências.

     
    sexta-feira, 8 de outubro de 2021

    Polícia Militar prende em Cataguases integrante de quadrilha que aplicava golpes em vários estados brasileiros

    Quadrilha estava em hotel na cidade. Três integrantes conseguiram fugir mas foram presos em Raposo/RJ após compartilhamento de informações.



    Nesta sexta-feira (8), a Polícia Militar prendeu em Cataguases um homem de 48 anos, suspeito de integrar uma quadrilha de estelionatários com atuação em vários estados brasileiros. Outras três pessoas pertencentes a mesma quadrilha, foram presas em Raposo, no Rio de Janeiro após compartilhamento de informações entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

    Toda operação em Cataguases foi comandada pelo Major Flávio, Comandante da 146ª Cia PM e pelo Tenente Marinato, Comandante do 1º Pelotão da 146ª Cia PM. Segundo Ten Marinato, a corporação recebeu informações ontem, quinta-feira (7), dando conta de que um grupo de pessoas estaria percorrendo as agências bancárias da cidade no período da tarde e pelos argumentos e comportamento, davam a entender que estavam tentando aplicar algum tipo de golpe. De posse das informações, foi mantido um monitoramento na área central da cidade, buscando imagens de câmeras de vigilância visando identificação e traçar o itinerário percorrido.

    A busca por informações, continuou nesta sexta-feira e um dos suspeitos foi avistado novamente entrando em um banco, sendo acompanhado e abordado na Rua Coronel Paulino Fernandes, no Centro de Cataguases.

    O suspeito, que veio do estado de Mato Grosso, portava uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, em nome de outra pessoa e apresentava respostas evasivas e contraditórias aos questionamentos feitos.

    Conforme o que a Polícia já havia apurado, o golpe consistia em um dos integrantes da quadrilha entrar em determinada Agência Bancária e tentar ter acesso a folhas ou canhotos de cheques para produzir uma imagem com o propósito de realizar uma "clonagem" com os dados obtidos.

    Os demais integrantes da quadrilha estavam hospedados em um hotel da cidade e logo após a abordagem do primeiro suspeito, encerraram apressadamente a conta e se fugiram da cidade em dois veículos, mas a polícia conseguiu identificar as placas e compartilhou as informações com agentes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, culminando com a abordagem dos veículos e consequente prisão dos seus ocupantes na cidade de Raposo/RJ.

    Nas buscas nos veículos, foi encontrado um dispositivo de impressão, possivelmente para a impressão de falsas folhas de cheques.

    Em Cataguases, a PM obteve a informação de que um dos suspeitos teria jogado no chão três folhas de cheque, fugindo pela Rua Cel João Duarte. Observando Câmeras de segurança, foi constatado de que as folhas foram recolhidas por um Motoboy que foi identificado e será intimado na delegacia para prestar esclarecimentos.

    Após as prisões, apurou-se que a quadrilha atuava em vários estados da federação e estariam em Cataguases somente com o propósito de obter dados para aplicar golpes.

    Diante de tudo do que ficou constatado, os presos receberam voz de prisão pelos crimes previstos nos artigos 288 (associação criminosa) e 171 (estelionato), ambos do Código Penal, sendo o homem conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Cataguases, juntamente com documentos, cartões e um celular apreendido e os demais integrantes da quadrilha, uma mulher de 35 anos proveniente do Paraná, e dois homens, de 30 e 44 anos, ambos do Mato Grosso, foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil de Raposo no Estado do Rio de Janeiro, juntamente com a impressora, veículos e demais materiais apreendidos.

    “O êxito dessa ocorrência somente foi possível pelo compartilhamento constante de informações entre os órgãos solicitantes e os demais órgãos de segurança pública envolvidos”, afirmou o Tenente Marinato.

     

    Polícia Civil conclui caso e indicia casal por homicídio de filho de dez meses em Juiz de Fora

    Criança teve morte cerebral detectada, apontando que pode ter sido vítima da síndrome do bebê sacudido (SBS).

    Delegacia Regional de Juiz de Fora
    Foto: Sindpol/Divulgação

    A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu nesta terça-feira (05), um caso de homicídio qualificado, prendendo um homem de 21 anos e indiciando o casal. Seu filho, uma criança de dez meses de idade, teve a morte cerebral detectada, podendo ter sido vítima de maus tratos e da síndrome do bebê sacudido (SBS), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

    Através de uma denúncia anônima a Polícia Civil tomou conhecimento de que uma criança estaria internada na Sta Casa de Misericórdia e que a genitora poderia também ser vítima de violência doméstica. Foi iniciado as diligências e constatado a veracidade em relação a criança, instaurando inquérito policial para apurar os fatos pela suposta prática do crime de maus tratos. 

    Segundo a delegada responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Alessandra Azalim, durante as investigações, ela concluiu que diante de todos os elementos previstos nos autos, o caso se tratava de um homicídio doloso decorrente da síndrome do bebê sacudido (SBS), e diante disso, foi representado peça prisão preventiva do casal, sendo deferido pela Justiça, e cumprido nesta terça-feira, prendendo o pai da criança. “O casal poderá responder pelo crime de homicídio doloso qualificado, em razão dos maus tratos que essa criança havia sofrendo e a mãe poderá responder também por omissão”, finalizou a delegada.

    O homem se encontra preso e o caso foi direcionado para o Tribunal do Júri, ficando a disposição da Justiça.



    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    quinta-feira, 7 de outubro de 2021

    Câmara de Cataguases aprova criação do Dia Municipal em Homenagem e Gratidão aos Profissionais da Saúde

    Projeto de Lei foi de iniciativa do vereador Rafael Moreira e foi aprovado por unanimidade


    A Câmara Municipal de Cataguases aprovou, na sessão desta terça-feira (5), Projeto de Lei do vereador Rafael Moreira (PROS) que cria o dia municipal em homenagem e gratidão aos profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente contra a Covid-19, na cidade de Cataguases.
    Vereador Rafael Moreira foi
     o propositor do projeto

    A aprovação foi unânime, apenas com a ausência do vereador Vinícius Machado, que não pode participar da reunião. 

    Conforme o vereador, a data escolhida para homenagear os profissionais, foi o dia 5 de agosto, dia do primeiro óbito na cidade por Covid, de uma profissional de Saúde, a enfermeira Aline Aparecida Carvalho Tostes.

    O Projeto segue agora para sanção do prefeito.


    quarta-feira, 6 de outubro de 2021

    Homem é encontrado enforcado na "Ponte Velha" em Cataguases

    Caso está sendo tratado como autoextermínio.


    Um homem identificado como sendo Ricardo Araújo Costa, de 37 anos (foto abaixo), foi encontrado enforcado na Ponte Astolfo Dutra Nicásio, conhecida como "Ponte Velha", na região central de Cataguases, na manhã desta quarta-feira (6).


    De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi encontrado por volta das 6 horas já sem vida. A Defesa Civil retirou o corpo do local, com a ajuda de uma funerária. A Perícia Técnica da Polícia Civil também realizou os trabalhos de praxe.

    A Polícia Civil irá investigar o caso.

    terça-feira, 5 de outubro de 2021

    Governo de Minas inicia pagamento do Auxílio Emergencial Mineiro de R$ 600 no dia 14/10

    Serão investidos R$ 650 milhões na medida assistencial, que irá contemplar mais de 1 milhão de famílias em situação de extrema pobreza.

    Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

    O Governo de Minas inicia, no próximo dia 14/10, o pagamento do Auxílio Emergencial Mineiro de R$ 600 por família em situação de extrema pobreza no estado. O recurso, destinado a pouco mais de 1 milhão de famílias, será repassado em parcela única e contempla os cidadãos mineiros com renda per capita de até R$ 89 reais, conforme base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

    O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira (4/10), durante coletiva para a imprensa, em Belo Horizonte. Ao todo, serão investidos R$ 650 milhões no custeio da medida assistencial excepcional de enfrentamento às consequências econômicas e sociais da pandemia de covid-19. Terão direito ao auxílio 1,079 milhão de famílias mineiras que estavam inscritas no CadÚnico em 22 de maio de 2021. Dessa forma, não será necessário realizar nenhum pré-cadastro ou preencher qualquer documento para receber o dinheiro.

    Zema destacou a importância do auxílio neste momento em que as famílias vulneráveis enfrentam mais dificuldades devido à pandemia.

    “Estamos anunciando talvez aquele que seja o maior benefício já pago em toda a história do estado, são R$ 650 milhões. Sabemos como a pandemia afetou diversos setores produtivos, prejudicando negócios e gerando perda de renda e desemprego. Desde o início da pandemia, foi nossa preocupação tomarmos medidas paliativas. Adotamos o Bolsa Merenda, o Renda Minas, conseguimos junto com a iniciativa privada a distribuição de mais de 145 mil cestas básicas, principalmente nas regiões com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado”, afirmou Zema.

    O governador lembrou que muitas destas medidas só foram possíveis devido ao trabalho eficiente de sua gestão, com o objetivo de tornar o estado mais atrativo para quem quer investir.

    “É a responsabilidade fiscal, a austeridade, que está possibilitando que ações como esta sejam concretizadas. A Assembleia Legislativa foi muito feliz em aprovar esta lei que destina este auxílio emergencial mineiro e nós fomos muito austeros para conseguirmos pagar este valor. O que queremos e estamos trabalhando é para a solução definitiva, que se chama emprego. Nos dois últimos meses, Minas Gerais foi o segundo estado do Brasil que mais gerou empregos. Nestes 33 meses de governo, já atraímos para Minas Gerais R$ 136 bilhões em investimentos privados. O que acreditamos é nisso, um desenvolvimento responsável, que respeita as leis ambientais, que paga a tributação e que gera empregos para o povo mineiro”, finalizou o governador.

    Qualificação profissional

    A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destacou a importância do auxílio e dos projetos desenvolvidos pelo governo para a qualificação profissional, para que as pessoas possam garantir uma renda contínua.

    “A importância desse auxílio nesse momento é que ele chega logo após o término do auxílio do governo federal. Então, vai ser mais um alívio para as famílias. Mas é um auxílio emergencial. Como o governador falou, queremos emprego. Temos, por exemplo, o Trilhas de Futuro, com 70 mil vagas em cursos técnicos para preparar pessoas para o mercado de trabalho. Para nós, isso é muito importante. Estamos trabalhando com as famílias mais vulneráveis, principalmente nos municípios de IDH baixo. O auxílio é emergencial, mas esperamos que as famílias tenham uma renda contínua. Isso é dignidade e cidadania”, ressaltou Elizabeth Jucá.

    Para saber se tem direito ao benefício, os interessados devem acessar o endereço www.auxilioemergencialmineiro.mg.gov.br e informar o número do CPF ou do NIS (Número de Inscrição Social), que pode ser consultado no Cartão Cidadão, no Cartão do Programa Bolsa Família ou no site meucadunico.cidadania.gov.br.

    Calendário de pagamento

    Terão prioridade para receber o auxílio as famílias que não têm o benefício do programa Bolsa Família e as famílias constituídas por mães solteiras e seus filhos. Para este grupo, o dinheiro será depositado no período de 14 a 21 de outubro de 2021. Para as demais famílias, o recurso será depositado de 22 a 29 também deste mês.

    O recurso será destinado ao Responsável Familiar (RF), que é a pessoa que respondeu à entrevista do CadÚnico.

    Fonte: Agência Minas

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início