728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 29 de setembro de 2021

    PCMG deflagra operação “Azar Certo” em Ubá e prende líder de organização criminosa suspeito de aplicar golpes que ultrapassam R$ 5 milhões

    Ação realizada pela Polícia Civil cumpriu 15 mandados, prendendo líder de organização criminosa suspeito de aplicar golpes de consórcio, lesando centenas de vítimas.



    Nesta segunda-feira dia (27), a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a Operação “Azar Certo”, visando desmantelar organização criminosa que aplicava golpes de consórcios e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão em desfavor do líder da organização, que se encontrava no município de São Sebastião do Paraíso, e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ubá, Juiz de Fora, São Sebastião do Paraíso e Marataízes-ES.

    As investigações apontaram que um indivíduo de 34 anos, chefe da organização criminosa, constituiu diversas empresas no ramo de veículos, construção civil e de loteamentos, com o intuito de vender consórcios e, juntamente com os demais integrantes da organização, captavam clientes que efetuavam os pagamentos integrais das parcelas ou efetuavam lances, porém não eram contemplados com o prêmio contratado, constatando a fraude. Ao todo, o número de vítimas pode ultrapassar 100 pessoas e o montante aplicado nos golpes, pode atingir R$ 5 milhões, conforme as investigações apontam.

    De acordo com provas obtidas durante os cumprimentos de busca e apreensão, o preso de 34 anos já teria se instalado no município de Marataízes e com o mesmo “modus operandi”, estava angariando novas vítimas no outro estado. O suspeito ostentava vida luxuosa no estado capixaba com os proveitos dos crimes cometidos, ocultando os bens em nome de laranjas. 

    Ainda, durante as buscas, foram arrecadados elementos de informações que indicam que a organização criminosa estaria montando uma espécie de Call Center em Marataízes, com o objetivo de ampliar o negócio criminoso, tornando-o a nível nacional. 

    De acordo com o delegado Douglas Mota, a operação "Azar Certo" foi muito importante para tirar de circulação este indivíduo, que há anos vem cometendo golpes que transcende a fronteira de Minas Gerais e o mais importante, angariar informações sobre o patrimônio do líder, dos membros da organização criminosa e das interpostas pessoas que ocultam o patrimônio deste indivíduo, visando o ressarcimento das vítimas e a reparação dos danos.

    A investigação, que começou há mais de um ano, foi inicialmente presidida pela delegada Deise Fernandes que, ao perceber o volume de vítimas e a complexidade do caso, acionou o setor de Inteligência da DRPC de Ubá. “O suspeito utiliza de empresas administradas por ele, Ubá Motos, Ubá Construtora e Sorte Certa, para aplicar os golpes. As pessoas que fizeram negócio com essas empresas e se sentirem lesadas, busquem a Polícia Civil para fazerem o registro para que providências sejam tomadas”, ressaltou a delegada. Posteriormente, a operação foi operacionalizada pelo delegado Douglas Mota, juntamente com Bruno Salles, Tiago Bordini e Renato Perin (PCES), contando com o apoio das equipes de investigadores e escrivães das delegacias de Ubá, Juiz de Fora, São Sebastião do Paraíso e Marataízes/ES.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    terça-feira, 28 de setembro de 2021

    Vereador Rafael Moreira entra com projeto para instituir o dia municipal em homenagem e gratidão aos profissionais da Saúde que atuam contra a Covid-19

    Data escolhida lembra o primeiro óbito de um profissional de Saúde por Covid-19 em Cataguases.

    Vereador Rafael Moreira.
    Foto: Mídia Mineira

    O vereador Rafael Moreira (PROS) deu entrada em Projeto de Lei que institui o dia municipal em homenagem e gratidão aos profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente contra a Covid-19, na cidade de Cataguases.


    A data escolhida foi o dia 5 de agosto, dia do primeiro óbito na cidade por Covid, de uma profissional de Saúde, a enfermeira Aline Aparecida Carvalho Tostes.

    Segundo o projeto, o objetivo da data municipal será:
    1. Demonstrar o reconhecimento da população de Cataguases ao trabalho desempenhado por todos os profissionais da área da Saúde que atuaram na linha de frente contra a Covid-19, os quais, agindo com destreza e bravura, arriscaram a própria saúde para cuidar das pessoas acometidas pela referida doença infectocontagiosa durante a pandemia.
    2. Evitar que a luta desses proffissionais durante o período atípico e desafiador da pandemia seja esquecida com o passar do tempo;
    3. Conscientizar os profissionais da saúde e a sociedade acerca da função social desses profissionais;
    4. Alertar a sociedade a respeito da necessidade de pensar coletivamente e agir em prol do bem comum, sobretudo em momentos de crise, como a que foi causada pela pandemia de COVID-19, a fim de minorar os problemas gerados pelas crises e evitar o agravamento delas.
    O Projeto já seguiu para as comissões e a expectativa é que seja votado pelos vereadores em breve.

    segunda-feira, 27 de setembro de 2021

    PCMG deflagra operação em Ubá de combate ao narcotráfico e desmantela creche clandestina

    Três suspeitos de tráfico foram presos.


    A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou, na última sexta-feira (24), a operação “Ordinem Domus”, em combate ao narcotráfico no município de Ubá, na Zona da Mata mineira. Três pessoas foram detidas e drogas e armamento foram apreendidos. No local da abordagem policial, também funcionava uma creche clandestina, onde uma pré-adolescente de 12 anos tomava conta de outras cinco crianças.

    Após investigações preliminares apontarem a ocorrência de tráfico de drogas e associação para o tráfico por parte de um indivíduo de 38 anos e seu filho de 19 anos, a Polícia Civil representou por medida cautelar de busca e apreensão e logrou êxito em encontrar nos endereços alvos da operação, 156 pinos de cocaína, 69 pedras de crack, um rifle calibre .22, uma garrucha calibre .38, mais de 60 munições de calibres diversos, além de apetrechos para pesagem e embalagem de entorpecentes.

    Além do pai e filho presos, um terceiro indivíduo de 18 anos, também foi preso em flagrante, suspeito de estar associado ao tráfico e por possuir uma arma de fogo de forma ilegal. No momento das buscas, restou constatado que além do tráfico de drogas, em um dos locais das buscas, funcionava uma creche clandestina, sendo que uma menor de 12 anos estaria cuidando de outras cinco crianças.

    De acordo com o delegado responsável pela ação, Douglas Mota, esta é mais uma fase da “Ordinem Domus’, que significa “casa em ordem”, com o objetivo de reprimir e combater, de forma qualificada, o narcotráfico na região de Ubá. Segundo o delegado, “ a PCMG, através da Delegacia Especializada de Narcóticos, e da Delegacia Regional de Ubá, não medirá esforços para restabelecer a ordem pública e levar segurança para a população Ubaense com um combate efetivo ao narcotráfico”, finalizou.

    Os indivíduos maiores encontram-se presos, a disposição da Justiça e a menor foi autuada e liberada para sua representante legal.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    Colisão frontal entre automóveis na BR-116 deixa duas vítimas fatais

    Condutores de 57 e 23 anos ficaram presos às ferragens e morreram carbonizados


    Fotos: Jornal O Vigilante Online

    Um grave acidente ocorrido na manhã deste domingo (26), no Km 738 da rodovia BR-116, próximo ao trevo de Vista Alegre em Leopoldina, terminou com duas vítimas fatais. 

    De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Toyota Corolla licenciado em Teófilo Otoni-MG e uma VW Saveiro licenciada em Laranjal-MG, que seguiam em sentidos opostos, chocaram-se de frente, vindo a incendiar em seguida, ficando os condutores, de 57 e 23 anos, presos às ferragens, tendo os corpos carbonizados. O Toyota Corolla chegou a sair da pista e cair em uma ribanceira.

    O Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina esteve no local, extinguiu as chamas e retirou os corpos. A Perícia Técnica da Polícia Civil também esteve no local e realizou os trabalhos periciais no local.

    A pista ficou interditada durante os trabalhos de retirada dos veículos e as causas ainda serão investigadas. 

    Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina.
     
    domingo, 26 de setembro de 2021

    Simulado treina equipes da Energisa para atuar em situações de emergência

    Simulação começou ainda na madrugada e representou aumento de 310% do efetivo normal de colaboradores em atendimento.




    O período de chuvas fortes, acompanhadas por ventos e raios, se aproxima da região Sudeste. De setembro a março, ou seja, da primavera até o final do verão, é conhecido como a estação das chuvas. Para avaliar o desempenho das equipes, diante de situações reais de emergência, na madrugada desta sexta, 24 de setembro, a Energisa mobilizou em Ubá equipes das áreas de operação, comercial, manutenção de média e alta tensão para um simulado do Plano de Contingência para Situações de Calamidade. O total de colaboradores envolvidos na ocorrência representa um aumento de 310% do efetivo que atende a cidade foco da simulação, o que permite a todos vivenciarem uma situação real de emergência.

    Esse simulado é realizado anualmente para que as equipes coloquem em prática o Plano de Contingência, que define as responsabilidades, de forma a orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações para que a empresa atue com agilidade diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões, além da perda de infraestrutura e do Centro de Operações, por exemplo, que monitora todo o sistema elétrico, dentre outras situações que podem causar impactos ao sistema elétrico. 


    Em situações de contingência, a empresa pode mobilizar entre 15% e 20% do seu contingente de equipes de toda área de concessão em uma única regional, além de equipes terceirizadas, incluindo manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo. A mobilização envolveu também equipes de outras áreas da Energisa como Telecomunicação, Informática, Comunicação, Transporte, Saúde e Segurança, além de colaboradores da Energisa Soluções e da Central de Serviços Energisa.

    “A empresa conta com equipes treinadas para atender à população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência. Em 2020, em Minas Gerais, cerca 5.900 atendimentos foram ocasionados por eventos climáticos”, comenta o gerente de Operações da Energisa, Anderson Rabelo.  



    Brasil é líder em incidência de raios  

    Além disso, neste período é comum o aumento do número de tempestades com descargas elétricas.  Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder em incidência de raios no mundo, com mais de 75 milhões de descargas para o solo a cada ano. Considerando os 66 municípios atendidos pela Energisa Minas Gerais, a distribuidora registrou em 2020, mais de 128 mil raios (nuvem-solo), cerca de 30% a mais que 2019, quando foram registrados 94 mil raios. O número cresce a cada ano e pode impactar diversos setores.   

    Monitoramento do tempo e investimentos

    O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, que realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, o que possibilita às distribuidoras mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população com mais agilidade. 

    Além do sistema de monitoramento, desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Aneel e o Inpe, o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados. “Assim, quando temos ocorrências durante chuvas, conseguimos manobrar de forma automática a carga de energia. Para isso, isolamos o defeito e reduzimos o número de clientes impactados. Se for necessário, contamos também com subestações móveis que possuem a capacidade de abastecer cidades inteiras durante uma emergência”, destaca o gerente. Ele lembra ainda que, nos casos de danos físicos com a rede, provocados por postes derrubados, árvores caídas e cabos rompidos, o tempo de atendimento pode aumentar, por conta da complexidade da ocorrência.   

    A Energisa também realiza inspeções periódicas nas redes tanto pelas equipes que percorrem a linha, quanto com uso de drones e helicópteros, além de investimento constante no sistema elétrico da área de concessão da distribuidora.

    Fonte:  Gerência de Comunicação da Energisa

    sábado, 25 de setembro de 2021

    Prefeito de Leopoldina faz doação de salário para Centro Espírita Amor ao Próximo e Fraternidade Espírita Chico Xavier

    Desde que assumiu o gestor tem doado seu salário para instituições de caridade



    O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, acompanhado da esposa, Márcia Ananias Junqueira Ferraz, fez a doação de seu oitavo salário para a compra de alimentos que serão entregues para o Centro Espírita Amor ao Próximo e a Fraternidade Espírita Chico Xavier. Ambas Instituições realizam um importante trabalho social na cidade.

    A cerimônia simbólica foi realizada na tarde desta quinta-feira (23) no gabinete do prefeito.

    O Centro Espírita Amor ao Próximo estava representado pela sua presidente, Vera Maria do Valle, e pelo vice-presidente, Delano Carlos Carneiro. A entidade presta serviços há mais de 70 anos em Leopoldina, servindo refeições às famílias carentes e realizando trabalho de reinserção social.

    “Nós ficamos muito contentes quando recebemos a notícia que este mês receberíamos a doação de alimentos do prefeito. Esse gesto é muito significativo e nos dá ainda mais forças para continuarmos nossa caminhada.”, afirmou a presidente do Centro Espírita Amor ao Próximo, Vera Maria. 

    Representado a Fraternidade Espirita Chico Xavier, estiveram na Cerimônia o presidente Pedro Paulo de Albuquerque e a voluntária Delisete Macedo.  A entidade realiza doações de cestas básicas e ajudam na promoção social de famílias necessitadas. O presidente da Instituição destacou a atitude do prefeito Pedro Augusto.

    “O prefeito, sem dúvida nenhuma, tem feito um grande trabalho todos os meses doando seu salário para Instituições de Caridade da cidade. Somos muito gratos e continuaremos ajudando tantos leopoldinenses que precisam de apoio”, disse o presidente da instituição.

    O prefeito Pedro Augusto afirmou que segue com o propósito de continuar se doando pela cidade. “Quando me propus a ser prefeito de Leopoldina meu objetivo era servir a cidade. Me colocar à disposição para trabalhar em prol do nosso povo, sem ganhar nada por isso. A doação de meu salário como prefeito é uma forma de continuar contribuindo com Leopoldina e ajudar nossa população a ser cada vez mais feliz.”, destacou o prefeito.

    Fonte: Éder Garcia – Prefeitura de Leopoldina 

    Prefeitura de Leopoldina vai oferecer serviço de fisioterapia para recuperação pós-covid

    Serviço será disponibilizado no Polo de Saúde Agostinho Pestana (foto).

    Foto: O Vigilante Online.

    A partir do dia 1º de outubro, a Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria de Saúde, vai oferecer serviço de fisioterapia respiratória e motora para pacientes pós-covid. O atendimento funcionará no Polo de Saúde Agostinho Pestana.

    Trata-se de um processo de reabilitação para os casos que evoluíram com limitações físicas e respiratórias.

    Os pacientes serão encaminhados para o Polo de Saúde após passarem por avaliação médica nos ESF’s. O tratamento será realizado por uma equipe especializada em fisioterapia e poderá variar de acordo com a evolução de cada paciente.

    “Será um trabalho de extrema importância para ajudar aquelas pessoas que ficaram com sequelas após serem infectadas pela covid-19. A oportunidade delas voltarem a ter qualidade de vida”, afirmou o secretário de saúde Márcio Machado.

    O Pólo de Saúde Agostinho Pestana fica na rua Santa Filomena, número 250, no Centro de Leopoldina.

    Mais informações pelo telefone: 3449 6797.

    Fonte:  Prefeitura de Leopoldina e O Vigilante Online.

    Ação conjunta prende rapaz que atirou em duas pessoas durante festa

    PCMG e PMMG localizaram o investigado na cidade de Rosário da Limeira, na Zona da Mata mineira.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prenderam, nesta sexta-feira (24/9), no município de Rosário da Limeira, na Zona da Mata mineira, um rapaz de 25 anos, suspeito de cometer duplo homicídio tentado na mesma cidade, no último ano. 

    Na ocasião, durante uma festa, o investigado desferiu três disparos de arma de fogo na direção de vítimas e uma delas foi atingida. Durante as apurações, foram coletados elementos que comprovaram a autoria do crime.  A motivação está ligada ao fato de que uma das vítimas teria tentado se relacionar com a mulher do suspeito. 

    Após trabalhos investigativos, a Polícia Civil representou pela prisão do rapaz, resultando no cumprimento do mandado, durante a ação que contou com apoio da Polícia Militar.

    O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça. O inquérito policial será concluído em 60 dias.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    BR-116 tem trânsito lento próximo a Muriaé

    Obra deverá acontecer nos próximos dias em determinados horários.

    Foto: Rádio Muriaé

    Uma obra de contenção na BR-116, na altura da Serra do Belvedere em Muriaé, deixou o trânsito lento nesta sexta-feira (24) e a situação deverá permanecer nos próximos dias durante alguns horários específicos.

    Para maior segurança dos operários o fluxo de veículos no local tem funcionado no sistema "pare e siga", requerendo mais atenção dos condutores no trecho. 

    O término das intervenções não foi divulgado.
    Com informações e foto da Rádio Muriaé

    sexta-feira, 24 de setembro de 2021

    Ex-vereador de Cataguases, Mauro Ruela, morre vítima de Covid

    Ele já estava internado a cerca de 2 semanas no Hospital de Cataguases


    Faleceu na manhã desta sexta-feira (24), no Hospital de Cataguases, vítima de Covid-19, o ex-vereador Mauro Ruela, 54 anos. Ele já havia tomado duas doses da vacina contra a Covid, mas, segundo informações, possuía diversas comorbidades.

    Mauro Ruela era motorista particular, servidor municipal, produtor rural, foi vereador na legislatura 2017-2020 pelo PTC, muito atuante na defesa dos distritos obteve 620 votos na eleição de 2016. Na tentativa de reeleição em 2020, concorreu pelo PSD, mas não obteve êxito com 457 votos. Ele deixa um filho e dois netos.

    A Câmara Municipal de Cataguases decretou luto oficial por 3 dias.

    O velório será privado devido as regras da pandemia e até o fechamento desta matéria não foi possível confirmar o horário do sepultamento.

    Confira abaixo a nota do Legislativo Municipal publicada nesta manhã em rede social:
    Luto no Legislativo Municipal.
    A Câmara Municipal de Cataguases, comunica com muito pesar o falecimento do ex vereador Mauro Ruela, ocorrido hoje, dia 24/09/21. 
    Muito atuante em defesa dos distritos, em especial o seu Cataguarino, Mauro deixou um legado de serviço e disponibilidade ao Município de Cataguases. A Câmara se solidariza com sua família e amigos nesse momento de tristeza com a certeza de que ele cumpriu sua missão com muita honradez.
    Fica desde já decretado luto oficial no legislativo por três dias.

    Ação social leva prestação de serviços à população em Juiz de Fora

    “Operação Segurança Cidadã” contou com as Polícias Civil e Militar e com a Prefeitura.


    Nesta quinta-feira (23/9), uma ação social integrada foi realizada na Praça do Riachuelo, no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, com intuito de levar prestação de serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social, sobretudo a grupos de moradores de rua. Durante a “Operação Segurança Cidadã”, as Polícias Civil e Militar, a Prefeitura, o Santa Cruz Shopping e outros envolvidos se reuniram no local, em meio ao som da música da banda da 4ª Região da Polícia Militar e a diversas atividades, tais como emissão de documentos, confecção de boletim de ocorrência, cortes de cabelo gratuitos e outros serviços.

    De acordo com a delegada Larissa Bello Fernandes Marçal Cunha, uma equipe do Posto de Identificação da PCMG –situado na Câmara Municipal- ficou à disposição somente com a finalidade de emissão de documentos de identidade. Além disso, policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora também acompanharam os trabalhos, junto a integrantes de outras instituições, e difundiram orientações acerca da iniciativa.

    Segundo ela, outras ações conjuntas similares, inclusive aquelas preventivas, repressivas e com o intuito de coibir crimes serão realizadas no município.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    Audiência Pública inédita sobre proteção animal acontece hoje na Câmara Municipal de Cataguases

    Evento contará com a presença do deputado federal Fred Costa, autor de lei que prevê prisão para crime de maus-tratos contra animais.


    A Câmara Municipal de Cataguases, a pedido do vereador Silvio Romero (Podemos), irá realizar nesta sexta-feira (24), às 18 horas, uma audiência pública sobre o tema: Proteção, segurança, defesa e bem-estar animal.

    A audiência pública inédita contará com a presença do Deputado Federal Fred Costa (Patriotas), que como o vereador Silvio Romero, tem lutado pela defesa dos animais. Na ocasião será apresentada, para conhecimento de todos, a Lei Federal nº 14.064/2020 (Lei Sansão), de autoria do deputado Fred Costa, que estabelece prisão para quem cometer crime de maus-tratos contra animais no Brasil. 

    Outras autoridades, como Polícia Militar, Polícia Militar do Meio Ambiente, secretário municipal de Meio Ambiente e o prefeito municipal, José Henriques, também estão convidadas.

    “Esta audiência será um marco, um divisor de águas na proteção animal em nosso município”, disse o proponente, vereador Silvio Romero que já atua há mais de 15 anos na proteção animal.

    A audiência Pública também terá transmissão ao vivo pela página da Câmara Municipal de Cataguases no Facebook.

    Outras informações sobre participação na reunião, podem ser obtidas na Câmara Municipal pelo telefone: (32) 3429-1900.

    Cerca de 2 milhões de contas da Energisa já foram pagas pelos clientes por PIX

    Através de um QR Code, clientes podem aproveitar essa facilidade.


    Cerca de 2 milhões de contas de luz já foram pagas pelos clientes por PIX, desde março de 2021, quando as empresas do Grupo Energisa passaram a inserir nas faturas impressas o QR Code. A Energisa quer facilitar a vida dos seus clientes e a tecnologia é uma aliada: com o PIX, o pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriados. 

    O PIX é o pagamento instantâneo em que os recursos e o reconhecimento do pagamento ocorrem muito rápido. A nova forma de pagamento proporciona grande melhoria na experiência do cliente, com maior agilidade e segurança. 

    “Ou seja, o pagamento via PIX é mais rápido, fácil e seguro. E aceito por todas as instituições financeiras. E por exemplo: caso o cliente já tenha uma conta vencida e não quer correr o risco de ter a energia suspensa, a recomendação é pagar via PIX, já que o banco sinaliza imediatamente que a conta foi paga. Por outros meios, o reconhecimento só ocorre no dia seguinte”, explica Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa. 

    O serviço também está disponível para quem tem acesso à conta digital de serviços bancários e financeiros, Voltz. A Voltz traz a possibilidade de ‘cashback’ após o pagamento da conta de energia, quando for paga por PIX. Inserida na campanha “Pixsou Ganhou”, a ação funciona da seguinte forma: após pagar a primeira fatura da Energisa pelo QR Code do PIX, via Conta Voltz, a pessoa recebe até R$ 20 de volta, em até 30 dias. 

    Esse é o caso da Aline Faria Garcia, analista Financeira, que além de aproveitar as facilidades do Pix para pagar suas contas, já ganhou desconto. “A Voltz veio realmente para agregar uma experiência inovadora a nós clientes. Com muita agilidade e um atendimento impecável, pude efetuar o pagamento da minha fatura de energia e adquiri um desconto para a fatura seguinte, sem nenhum tipo de complicação", disse.

    Como pagar sua conta Energisa via PIX? 

    Para realizar o pagamento, é fácil e não precisa ter uma chave PIX cadastrada. Basta acessar o app ou o site do seu banco e realizar o pagamento de sua conta selecionando QRCode e apontando a câmera do celular para o código QR Code PIX impresso na conta de energia, e efetuar o pagamento. O débito é liquidado na hora. 


    Fonte: Gerência de Comunicação da Energisa

    quinta-feira, 23 de setembro de 2021

    Operação conjunta das polícias Civil e Militar apreende diversos materiais no bairro Paraíso

    Operação contou com cão farejador de Ubá


    Uma operação das Polícias Militar e Civil, realizada na tarde desta quarta-feira (22), na Rua Pedro Comelo, bairro Paraiso, em Cataguases, conseguiu prender um homem de 38 anos e apreender diversos materiais conforme a seguir:
    • 1 revolver calibre 38;
    • 33 buchas grandes de maconha;
    • 115 pinos de cocaína;
    • 1 barra de cocaína;
    • 3 papelotes de skank;
    • 3 prensas de ferro;
    • 12 munições calibre 9 mm;
    • 3 munições calibre 38;
    • 3 munições calibre 6.35;
    • rolos de plástico e de papel filme;
    • 1 balança grande;
    • 11 pacotes fechados de cigarro TE, e 
    • outros materiais usados para embalar drogas.
    Toda operação foi coordenada pelo delegado Dr. Marcelo Silva Manna e pelo tenente PM Marinato. Além dos polícias militares e civis de Cataguases, também participaram policiais militares do Canil de Ubá, juntamente com o cão "Ogum", que durante as buscas na residência do autor, conseguiu localizar os materiais. 

    Cão Ogum do Canil da 285ª Cia Tático Móvel de Ubá.


    quarta-feira, 22 de setembro de 2021

    Anvisa determina recolhimento de lotes da CoronaVac

    Mais de 12 milhões de doses foram fabricadas em local não inspecionado pela Anvisa

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de alguns lotes da vacina CoronaVac, contra a covid-19, que foram interditados após constatação de que “dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação”.

    A determinação foi anunciada hoje (22) por meio da Resolução (RE) 3.609, que determinou o recolhimento dos lotes da CoronaVac que já haviam sido interditados de forma cautelar pela Resolução (RE) 3.425, de 4 de setembro de 2021.

    No dia 3 de setembro, a agência foi comunicada pelo Instituto Butantan que o parceiro na fabricação vacina CoronaVac, o laboratório Sinovac, havia enviado para o Brasil 25 lotes na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses, que foram envasados em instalações não inspecionadas pela Anvisa.

    Diante da situação, e “considerando as características do produto e a complexidade do processo fabril, já que vacinas são produtos estéreis (injetáveis) que devem ser fabricados em rigorosas condições assépticas”, a Anvisa adotou medida cautelar com o objetivo de mitigar um potencial risco sanitário.

    Em nota divulgada há pouco, a agência informa que, desde a interdição cautelar, avaliou todos os documentos encaminhados pelo Instituto Butantan, “dentre os quais os emitidos pela autoridade sanitária chinesa”.

    “Os documentos encaminhados consistiram em formulários de não conformidades que reforçaram as preocupações quanto às práticas assépticas e à rastreabilidade dos lotes”, detalha a nota.

    A Anvisa acrescenta que também fez a análise das documentações referentes à análise de risco e à inspeção remota realizadas pelo Instituto Butantan, “e concluiu que permaneciam as incertezas sobre o novo local de fabricação, diante das não conformidades apontadas”.

    Os lotes interditados “não correspondem ao produto aprovado pela Anvisa nos termos da Autorização Temporária de Uso Emergencial (AUE) da vacina CoronaVac”, uma vez que foram fabricados em local não aprovado pela agência e, conforme informado pelo próprio Instituto Butantan, “nunca inspecionado por autoridade com sistema regulatório equivalente ao da Anvisa”.

    “Portanto, considerando que os dados apresentados sobre a planta da empresa Sinovac localizada no número 41 Yongda Road, Pequim, não comprovam a realização do envase da vacina CoronaVac em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação, a Anvisa concluiu, com base no princípio da precaução, que não seria possível realizar a desinterdição dos lotes”, completa a nota.

    A Anvisa concluiu também que a realização de inspeção presencial na China não afastaria a motivação que levou à interdição cautelar dos lotes, por se tratar de produtos irregulares, uma vez que não correspondem ao produto aprovado pela Anvisa, por terem sido envasados em local não aprovado pela agência.

    Diante a situação, ficará a cargo dos importadores adotar os procedimentos necessários para o recolhimento das vacinas restantes de todos os lotes que foram interditados.

    A agência enfatiza que “a vacina CoronaVac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso no país”, desde que produzida nos termos aprovados pela autoridade sanitária.

    Confira os lotes impactados

    Segundo a Anvisa, 12.113.934 doses de lotes cujo recolhimento foi determinado pela Anvisa já foram distribuídos. São eles: IB: 202107101H, 202107102H, 202107103H, 202107104H, 202108108H, 202108109H, 202108110H, 202108111H, 202108112H, 202108113H, 202108114H, 202108115H, 202108116H e L202106038.

    Fonte: Agência Brasil
    terça-feira, 21 de setembro de 2021

    Operação da Polícia Militar prende dois e apreende adolescente e drogas em Cataguases

    Uma quantidade significativa de crack, maconha e cocaína foi apreendida.


    A Polícia Militar cumpriu Mandado de Busca e Apreensão, no Beco dos Albinos, na Vila Domingos Lopes em Cataguases, no final da tarde desta segunda-feira (20) conseguindo apreender quantidade significativa de crack, maconha, cocaína, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro. Na ocasião também foram presos um jovem de 19 anos e sua namorada de 21 anos e um adolescente de 16 anos foi apreendido.

    O trio foi conduzido para a Delegacia de plantão em Leopoldina para as demais providências.

    Polícia Civil realiza operação de combate a homicídios e tráfico de drogas em Ervália

    Na ação foram presos dois suspeitos, de 22 e 43 anos e um adolescente de 17 anos foi apreendido.


    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou operação, na última sexta-feira (17/9), no município de Ervália, na Zona da Mata mineira, visando combater os crimes de homicídio e de tráfico de drogas, em meio ao cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e de prisão. Durante a ação, dois suspeitos, de 22 e 43 anos, foram presos. Além disso, um adolescente de 17 anos também foi apreendido, bem como foram localizados porções de maconha, crack e cocaína; um revólver calibre 32; munição; balanças de precisão; embalagens utilizadas na comercialização de drogas e celulares.

    Na ocasião, foi cumprido mandado de prisão em desfavor do jovem de 22 anos, mas ele também foi preso em flagrante pela prática do crime de tráfico, já que no imóvel onde ele foi localizado foram apreendidas drogas. Em outro endereço de alvos da operação, a PCMG apreendeu o adolescente e os demais materiais, assim como prendeu em flagrante por tráfico o outro investigado. 

    Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça. O adolescente foi ouvido e entregue ao responsável legal, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

    sexta-feira, 17 de setembro de 2021

    Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas

    Autor estava cumprindo prisão em regime semiaberto


    Na tarde desta quinta-feira (16), a Polícia Militar prendeu um homem de 27 anos, por tráfico de drogas, que cumpria pena em regime semiaberto.

    Conforme o Registro da Ocorrência, foi expedido um Mandado de Busca e apreensão para o autor, que foi encontrado em via pública e levado até a sua residência onde foi encontrado 1 balança de precisão, um tablete grande e uma bucha de maconha, além de 2 aparelhos celulares. 

    O autor foi preso em flagrante delito e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Leopoldina para as demais providências.


    quarta-feira, 15 de setembro de 2021

    Justiça nega pedido da prefeitura de Cataguases para suspensão da tarifa de esgoto

    Juiz considerou que já existem outros processos em trâmite e que a cobrança da tarifa é legal.


    O prefeito José Henriques sofreu sua primeira derrota em relação a Copasa. Na última quinta-feira (9), o juiz de direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases Claudio Henrique Fuks, negou a ação impetrada pela Prefeitura de Cataguases contra a Copasa onde o Município requeria:
    1. A imediata suspensão de eventual cobrança de tarifa relacionada à etapa de tratamento e disposição final a todos os consumidores de Cataguases, até que a COPASA comprove que o tratamento do esgoto é regular/eficiente e que a água fornecida é adequada ao consumo ; 
    2. a fixação de prazo de 6 meses para o fim dos lançamentos de esgotos in natura nos cursos d’água com sua destinação total à estação de tratamento; 
    3. a fixação de prazo de 6 meses para a adequação do tratamento de efluente em consonância com as normas ambientais vigentes, notadamente a DN 01/2008 do COPAM/CERH-MG e Resoluções 357/2005 e 431/2011 do CONAMA.
    O Município alegou, entre outras coisas, que a Copasa não cumpriu o que foi determinado no contrato e que as decisões da empresa evidenciam estratégia de redução de custos de investimento e de manutenção, visando incremento de lucro em detrimento à qualidade e eficácia do serviço prestado e que a Copasa não cumpriu as operações estabelecidas, mas continuou cobrando a tarifa.

    Já a Copasa afirma que: utiliza os parâmetros da Deliberação Normativa COPAM/CERGH-MG nº 01/2008 como referência para o enquadramento dos corpos hídricos; que a Estação de Tratamento de Esgoto já está concluída e encontra-se no período de pré-operação, sendo esperado uma evolução na sua eficiência ao longo dos primeiros meses, até que atinja o equilíbrio interno, pois o tipo de tratamento realizado, sem a adição de produtos químicos, demanda um determinado tempo para a estabilização do processo, podendo se estender até o final desse ano e que a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto de Cataguases, assim como previsto, está apresentando melhora com o tempo. A Companhia de Saneamento também colocou que a pretensão de suspender a tarifa do serviço de esgotamento sanitário já foi rechaçada nos autos da ação popular nº 0050421-03.2011.8.13.0153 (da gestão anterior), cuja decisão liminar foi mantida pelo TJMG, através acórdão proferido nos autos do agravo de instrumento nº 1.0153.11.005042-1/001; que a ação judicial nº 0002665-90.2014.8.13.0153, ajuizada pelo PROCON de Cataguases, com pedido liminar indeferido, objetivava a suspensão da tarifa de esgoto; que a decisão administrativa do PROCON que determinou a suspensão da cobrança da tarifa de esgoto teve os seus efeitos sobrestados nos autos da ação ordinária nº0069495-67.2016.8.13.0153, por meio de decisão liminar igualmente agasalhada pelo TJMG, nos autos do agravo de instrumento nº 1.0153.16.006949-5/001; que com a entrada em vigor da Resolução ARSAE-MG nº 154/2021, deixou de existir dois patamares tarifários para o serviço de esgotamento sanitário (EDC e EDT), que foram unificados no percentual de 74% do valor da tarifa de água, doravante cobrados dos usuários com ou sem tratamento do esgoto ; que no caso do Município de Cataguases, a COPASA MG passaria a cobrar 100% do valor da tarifa de água dos usuários cujo efluente sanitário é coletado e tratado, mas, diante da atual resolução da Agência Reguladora, o valor cobrado, a despeito do tratamento, será limitado à 74% do valor da tarifa de água.

    Conforme os argumentos apresentados, o juiz lembrou que ainda está em trâmite na 2ª Vara a “ação de obrigação de fazer, com tutela de urgência” nº 5000033-64.2018.8.13.0153 , proposta pelo Município de Cataguases na gestão passada. O magistrado também considerou decisão anterior do Tribunal Superior, que firmou posição no sentido de que é legal a cobrança da tarifa de esgoto quando a concessionária realiza a coleta, transporte e escoamento dos dejetos, ainda que ausentes o tratamento sanitário. Ele também ponderou que o serviço está sendo prestado, devendo existir provas do contrário, mas que, embora haja fiscalização por parte da ARSAE,  “aparentemente, não existe processo administrativo para a verificação do inadimplemento pela Concessionária, conforme art. 38, §2º, da Lei 8.987/95, apenas a judicialização de todas as etapas de implementação do contrato. “, escreveu. 

    Diante dos fatos controvertidos e da “própria viabilidade jurídica da suspensão da cobrança de tarifa" o juiz negou o pedido de tutela de urgência.

    Esta ação é uma das duas notícias passadas pelo prefeito José Henriques em julho, que pretendia cancelar a cobrança da tarifa e anular o contrato com a Copasa. 

    As partes tem prazo de 15 dias para apresentar contestação.

    Projeto Boa Visão do Instituto Ricardo Dias volta em outubro com exames oftalmológicos totalmente gratuitos

    Primeira parada será no bairro Dico Leite, mas interessados devem passar primeiramente por uma triagem na sede do Instituto




    A partir do dia 31 de outubro, o projeto Boa Visão do Instituto Ricardo Dias, volta a circular nos bairros e a primeira localidade atendida será o bairro Dico Leite.

    O Projeto Boa Visão objetiva a realização de exames oftalmológicos totalmente gratuitos para pessoas carentes que aguardam na fila do SUS, servindo inclusive para reduzir a fila. Um ônibus consultório irá atender as pessoas do bairro próximo a Capela São Sebastião das 8 às 17 horas. Serão atendidas até 100 pessoas que precisam passar por uma triagem que irá analisar a necessidade e urgência do atendimento através de uma ficha de atendimento que deverá ser preenchida na sede do Instituto Ricardo Dias, localizada na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, no Centro, a partir desta quarta-feira (15).

    Ricardo Dias
    presidente do IRD.
    O ônibus consultório irá percorrer um bairro por mês e o  atendimento será realizado pelo médico oftalmologista,  Paulo Roberto Motta, de Juiz de Fora.

    O presidente do Instituto, vereador Ricardo Dias, deixou  claro que o atendimento será realizado dentro das normas  sanitárias, com toda segurança para os pacientes. “Vale  ressaltar que pacientes com necessidades especiais, que  dependem de acessibilidade serão atendidos aqui no  Instituto e aguardem, pois virão muitas ações em Saúde para a população de Cataguases”, reforçou Ricardo Dias.

    Para mais informações sobre o agendamento e também para saber qual bairro será atendido em novembro, ligue 3422-6388.

    terça-feira, 14 de setembro de 2021

    Inscrições para o Programa Trainee Energisa 2022 se encerram nesta semana

    Companhia busca talentos em todo o país. Oportunidades são para trabalhar nos 11 estados onde a Energisa atua e o prazo para inscrição é até o dia 16 de setembro pelo site da empresa.


    O Grupo Energisa, maior empresa privada de capital nacional do setor elétrico, encerra nesta quinta-feira, 16 de setembro, as inscrições para o seu programa de trainee. Candidatos de diversas partes do país podem se inscrever para vagas em várias áreas nos 11 estados onde a empresa atua: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

    As inscrições são realizadas pelo site www.energisa.com.br, com um clique no banner exclusivo do programa e preenchimento do cadastro. Entre os diferenciais do programa estão a oportunidade de o profissional contar com trilha de desenvolvimento para aceleração de carreira, mentoria de gestores e oportunidade de viajar pelo país. A seleção será totalmente online.

    “Todos vão participar de capacitações durante as fases de seleção. Com isso, os candidatos sairão da seletiva com maior aprendizado. Já os profissionais que forem selecionados para atuar no Grupo Energisa poderão contribuir em vários departamentos da empresa e podem ser chamados para trabalhar em qualquer uma das empresas do grupo”, destaca Antonio Negreiros, Diretor de Gente do Grupo Energisa.

    Em 10 anos de programa, a Energisa contratou mais de 140 profissionais jovens e nos últimos cinco anos, a retenção de talentos supera 65%. Destes, 72% em posição de liderança. A companhia está entre as 25 melhores empresas para desenvolvimento de carreira segundo o ranking LinkedIn Top Companies 2021. O programa terá duração de nove meses e tem previsão de início para janeiro do ano que vem. As vagas são para recém-formados em diversas áreas, com a conclusão da graduação entre junho de 2018 e dezembro de 2021. Os candidatos precisam ter disponibilidade para viagens e morar em outros estados.

    Na edição deste ano, o Programa de Trainees não tem um limite de vagas. As oportunidades podem aumentar de acordo com o desempenho dos candidatos, que podem ser chamados para trabalhar em qualquer umas empresas do grupo como a Alsol Energia Renováveis e empresas do mercado livre de energia, de transmissão, de soluções, e a fintech Voltz, no Rio de Janeiro.

    Os profissionais que forem selecionados para atuar no Grupo Energisa poderão contribuir em vários departamentos da empresa durante o programa, exercitando e evoluindo diversas habilidades como a gestão de projetos, o comprometimento com metas e resultados em contextos distintos e a visão estratégica dos processos.

    O Programa Trainee Energisa 2022 ainda oferece remuneração compatível com o mercado, treinamentos técnicos e comportamentais, além de processos de mentoria e capacitações, que apoiarão um futuro de sucesso para o profissional dentro da empresa.
     
    domingo, 12 de setembro de 2021

    Acidente na Estrada da Empa deixa cinco pessoas feridas em Cataguases

    Veículo desceu ribanceira de aproximadamente 300 metros



    O Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina, foi acionado na manhã deste domingo (12), para socorrer 5 vítimas de um acidente automobilístico no local conhecido como "Estrada da Empa", em Cataguases.

    De acordo com informações obtidas pelo Site Mídia Mineira, junto aos Bombeiros, a ocorrência foi por volta das 6 horas. O veículo teria caído em uma ribanceira de aproximadamente 300 metros. Foram mobilizadas duas viaturas do Corpo de Bombeiros e uma viatura do SAMU para prestar socorro às vítimas, no entanto, três pessoas que estavam no carro de passeio foram socorridas por populares e levadas para o Hospital de Cataguases. As outras duas, são um homem que conduzia o veículo e uma mulher que ficou presa às ferragens, necessitando ser desencarcerada pelos bombeiros que utilizaram técnicas de Rapel para acessar o veículo.

    Não conseguimos mais informações sobre o estado das vítimas, mas conforme o Corpo de Bombeiros, todas estavam conscientes no momento do resgate.

    As causas serão apuradas posteriormente.

    Energisa Minas Gerais dá dicas para redução do consumo de energia elétrica

    Diante do cenário hídrico, empresa amplia campanhas e está empenhada em reforçar mensagens de economia junto aos clientes


    A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) deu início a uma grande campanha de conscientização focada na economia de energia. Com o nome ‘Consumo Consciente Já’, a iniciativa mostra ao consumidor alternativas e condutas que permitam o uso eficiente da energia elétrica. A mensagem é clara: ‘se desperdiçar, vai faltar’. Trata-se de uma ação conjunta entre o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Abradee e se inicia no mesmo período em que o Governo Federal lançou o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do consumo de energia para amenizar os efeitos da questão hídrica.

    "Neste momento todos nós devemos ter em mente a importância da redução do consumo de energia para evitar agravamentos futuros. Estamos todos empenhados, nós da Energisa estamos sensíveis ao momento e vamos estar lado a lado de nossos clientes com orientações sobre formas de reduzir o consumo de energia. Praticar o consumo consciente e eficiente da energia passa por todos nós, pela nossa família e pelas atitudes que geram resultados", acredita Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

    Por isso, podemos contribuir para economizar energia elétrica em cada cômodo de nossas casas apenas com simples mudanças de hábitos no dia a dia. Assim, relacionamos abaixo algumas dicas da Energisa para economia de energia e consumo consciente:
    • Passe roupa somente quando necessário (para o trabalho ou uma ocasião muito importante);
    • Não passe roupas se ficar em casa ou em home office;
    • Evite banhos demorados. É importante ter em mente que os banhos precisam ser rápidos pois o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo;
    • Estabeleça limite para crianças usarem computadores ou videogames. Priorize computador apenas para estudo e videogame aos finais de semana;
    • Prefira lâmpadas de LED. Elas gastam menos energia;
    • Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança;
    • Pinte as paredes do teto com cores claras. Além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial;
    • Em situações de calor, utilize o ar-condicionado na temperatura 24ºC. Ela é a ideal para ambientes;
    • Quem possui uma geladeira e um freezer em casa, é recomendado desligar o freezer a usar apenas a geladeira;
    • Caso o celular já esteja 100% carregado, tire-o da tomada;
    • Utilize apenas uma TV ao invés de três aparelhos ligados de forma simultânea;
    • Mantenha as janelas abertas e aproveite ao máximo a luz natural;
    • Procure lavar o máximo de roupas possível de uma só vez.

    Assessoria de Comunicação da Energisa

    sexta-feira, 10 de setembro de 2021

    Polícia Civil incinera cerca de 1,5 tonelada de drogas em Juiz de Fora

    O material foi apreendido em ações realizadas pelas forças de segurança, na área que compreende a 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora



    Na quinta-feira (9/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) incinerou cerca de 1,5 tonelada de drogas - tais como maconha, entre outras substâncias-, em uma empresa situada na Zona Norte do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. 

    O material foi apreendido em ações da PCMG e de outras instituições de segurança pública, realizadas na área que compreende a 1ª Delegacia Regional em Juiz de Fora, unidade que pertence ao 4º Departamento de Polícia Civil, onde Cataguases e demais cidades da região estão subordinadas. 

    Além da Polícia Civil, os trabalhos de incineração também foram acompanhados por representante do Ministério Público.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    quinta-feira, 9 de setembro de 2021

    Caminhoneiros fazem manifestação na BR-116 em Muriaé

    Segundo a PRF a pista não está interditada


    Fotos: Rádio Muriaé

    Nesta quinta-feira (9), caminhoneiros estão realizando uma manifestação no Km 701 da BR-116 na altura do Posto Bela Vista em Muriaé (saída de Muriaé para Miradouro). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho não está interditado, acontecendo apenas a manifestação pacífica. A PRF ressaltou também que na região, de Muriaé a Além Paraíba, não existem trechos interditados.

    A manifestação dos caminhoneiros iniciou na noite de ontem, quarta-feira. Os manifestantes colocaram cartazes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contrário aos Ministros do STF.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início