728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 30 de setembro de 2020

    Juiz defere candidatura do prefeito Willian Lobo e coloca fim a boatos de inelegibilidade


    O Juiz da 79ª Zona Eleitoral, Felipe Teixeira Cancela Júnior, deferiu o pedido de candidatura do prefeito Willian Lobo de Almeida para o pleito deste ano.

    Na sentença o juiz ressalta que foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado e não houve impugnação por parte de outros partidos. Outro ponto destacado pelo meritíssimo foi que o Ministério Público também se posicionou favorável ao deferimento. "As condições de elegibilidade foram preenchidas, não havendo informação de causa de inelegibilidade", escreveu.

    A decisão coloca fim em uma série de boatos que vinham sendo espalhados em rede social de que o prefeito estaria inelegível. Como não houve impugnação não cabe recurso da decisão.

    Cataguases possui 8 candidatos a prefeito, mas no site do TSE consta, até o momento, apenas o deferimento da candidatura de Carlos Magno, o Maguinho, primeiro a realizar a convenção. A expectativa é que todos os deferimentos sejam atualizados no site até a próxima semana.

    Veja abaixo cópia da sentença:
     

    CBA realiza simulado anual de situação de emergência de barragem em Itamarati de Minas

    CBA realiza simulado anual de situação de emergência de barragem em Itamarati de Minas



    A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o simulado anual de emergência da barragem de Itamarati de Minas, nesta terça-feira (29/9). Devido à pandemia da Covid-19, o simulado foi reformulado para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção e de distanciamento social. A solução encontrada pela CBA para realizar o exercício atraiu a atenção da Defesa Civil Estadual, cujo alto comando participou presencialmente para conhecer o modelo adotado.

    O simulado contou com a participação de moradores selecionados, que percorreram a rota de fuga, localizadas em 8 pontos de encontro, ao ouvir a mensagem emitida pelas 6 sirenes instaladas na região pela Companhia, em 2019: “Atenção, atenção, este é um teste de sirene. Teste da sirene. Teste da sirene. Sirene em teste”. A moradora da comunidade São Lourenço, Elisa Rodrigues, conta como foi a participação no exercício: “O simulado foi bom, bem organizado. A CBA explicou direitinho pra gente sobre o exercício e o caminho está bem sinalizado. Se precisar sair de casa em caso de emergência, temos tranquilidade de ir”.

    O tenente-coronel da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Flávio Godinho, destaca a metodologia utilizada no simulado da CBA: “O formato foi inovador. Nós saímos daqui com sentimento de missão cumprida. Foi um simulado muito bem organizado e planejado”.

    Godinho reforça, ainda, a importância desse tipo de exercício, principalmente para as pessoas que moram próximas de barragem. “É fundamental que a comunidade tenha uma percepção do risco e saiba as suas rotas de fuga e os seus pontos de encontro. Nós tivemos o prazer de participar juntamente com outras forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a própria Defesas Civis municipais. Isso traz uma sinergia entre os órgãos para que trabalhem interligados. Todo mundo ganha: população, empresa e órgãos de segurança”.

    O gerente da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca a relevância do simulado para os moradores inseridos na Zona de Autossalvamento (ZAS), realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e as Defesas Civis Municipais e Estaduais. “A segurança da população é um valor para a CBA. Manter as nossas barragens seguras, cumprir o Plano de Ação de Emergência para barragens de mineração, manter os nossos sistemas de alarme e vídeo-monitoramento ativos 24 horas e a realização desse simulado, em conjunto com a população da Zona de Autossalvamento e dos órgãos competentes, são demonstrações do nosso compromisso com o desenvolvimento da cultura de segurança”, pontua.

    Christian Andrade completa: “O simulado é um exercício preventivo e educativo realizado anualmente com o envolvimento da comunidade. É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro para a construção de uma cultura de segurança”.

    O simulado de emergência da barragem é realizado na Zona de Autossalvamento conforme Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM e em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019). O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e equipe da CBA.

    Exercício

    Oito moradores da ZAS participaram do simulado de evacuação em Itamarati de Minas, o que representou 87,5% dos moradores cadastrados. Após o acionamento das sirenes, às 10 horas, os moradores deixaram suas casas e percorreram a rota de fuga, devidamente sinalizada com placas informativas até o ponto de encontro mais próximo, também identificado com placa.

    No ponto de encontro, os moradores responderam à pesquisa que avalia todas as condições do processo, desde a clareza da mensagem divulgada pelas sirenes até o tempo de chegada aos pontos de encontro. A pesquisa também demonstra se o morador teve alguma dificuldade na rota. Todas essas informações serão usadas para aprimoramento das próximas edições do simulado.

    Barragem Itamarati de Minas

    A barragem de Itamarati de Minas, construída em etapa única, iniciou sua operação em 1992, mas atualmente não recebe mais rejeitos, contudo mantém na integra todos os controles e manutenção da barragem. A CBA prevê reutilizar os rejeitos depositados no reservatório. Para tanto, vem estudando novas rotas para recuperação dos minerais que compõem o rejeito, composto, basicamente, de água, argila, areia e bauxita.

    Gestão da segurança

    A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

    Sobre a CBA

    Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio - CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas)
    e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.
    Fonte: Assessoria de Comunicação da CBA

    terça-feira, 29 de setembro de 2020

    TSE divulga tempo do horário eleitoral; Saiba como ficará a propaganda no rádio em Cataguases nas Eleições 2020


    Já está disponível para consulta a tabela com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020.

    Conforme a Portaria TSE nº 722/2020, publicada nesta sexta-feira (25) no Diário da Justiça eletrônico, a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018 e que serão considerados para a bancada do horário eleitoral.

    Em seguida, o Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares. 

    Para o cálculo, os suplentes de deputados federais não foram considerados em nenhuma hipótese. Portanto, em caso de falecimento ou renúncia do titular, a representação a ser considerada será da bancada pela qual foram eleitos no último pleito.

    Além disso, em relação àqueles deputados que trocaram de partido, foram levadas em consideração somente as mudanças de filiação informadas à Justiça Eleitoral por meio do sistema FILIA.

    Já a nova conjuntura partidária foi levada em consideração no caso de fusões ou de incorporações. Este, por exemplo, é o caso do partido Podemos (PODE), em que foram acrescidas seis cadeiras obtidas pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), uma vez que o PHS foi incorporado ao PODE em setembro de 2019.

    Cálculo

    A Portaria segue critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE n 23.610/2019, que preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.

    A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

    Somente os partidos que nas Eleições 2018 atingiram a cláusula de desempenho instituída pela emenda Constitucional  nº 97/2017 terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Desta forma, para 2020 os partidos PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficarão sem o acesso.

    Cataguases

    A propaganda eleitoral no rádio, está prevista para acontecer de segunda a sábado, das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10, a partir do dia 9 de outubro.

    Seguindo as normas divulgadas acima, a divisão do horário dos programas eleitorais para os candidatos a prefeito e vereadores de Cataguases ficou da seguinte forma:

    Candidato / Coligação Bancada Hor.Eleitoral
    (Total por coligação)
    Tempo estimado
    Willian (PSDB, PSD e PODE) 81 2min08seg
    Dra Elizângela Barros (PDT e PP) 66 1min44seg
    Maguinho (PSL, Solidariedade e PRTB) 65 1min43seg
    Vanderlei Pequeno (PT) 54 1min25seg
    Hercyl Neto (Pros, PCdoB e PSB) 50 1min19seg
    José Henriques (MDB, PV, Cidadania, Rede, DC e PTC) 46 1min13seg
    Paulo Jacinto (PSOL) 10 0min16seg
    Antônio Lage (Avante) 07 0min11seg
    OBS: tempo calculado com base na Portaria TSE nº 722/2020, mas podem ainda 
    sofrer ajustes pela justiça eleitoral, pois os valores estão arredondados. 
    Lembramos ainda que o tempo deve ser dividido na seguinte proporção: 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

    Os partidos ou coligações ainda terão direito a 50 inserções diárias de 1 minuto cada ou 100 de 30 segundos, perfazendo mais 50 minutos de propaganda eleitoral conforme a lei. As coligações ou partidos ainda deverão definir, em reunião posterior, pelo tempo das inserções, de 30 segundos ou 1 minuto cada. As inserções também deverão ser distribuídas proporcionalmente para cada coligação, conforme tabela acima e respeitando a proporcionalidade de cada partido, podendo ficar da seguinte forma:
    • Coligação Somos todos Cataguases (Willian): 11 inserções de 1 minuto ou 21 de 30 segundos;
    • Coligação Renovação é a Solução! (Dra Elizângela Barros): 9 inserções de 1 minuto ou 17 de 30 segundos;
    • Coligação Cataguases acima de tudo, Deus acima de Todos! (Maguinho): 9 inserções de 1 minuto ou 17 de 30 segundos;
    • Coligação PT (Vanderlei Pequeno): 7 inserções de 1 minuto ou 14 de 30 segundos;
    • Coligação Futuro Já (Hercyl Neto): 7 inserções de 1 minuto ou 13 de 30 segundos;
    • Coligação Cataguases para todos (José Henriques): 6 inserções de 1 minuto ou 12 de 30 segundos;
    • Coligação PSOL (Paulo Jacinto): 1 inserção de 1 minuto ou 3 de 30 segundos;
    • Coligação Avante (Antônio Lage): 1 inserção de 1 minuto ou 2 de 30 segundos.
    *Os valores foram arredondados, sendo aproximados, podendo sofrer ajustes após revisão da justiça eleitoral em conjunto com os partidos.

    Cataguases tem 8 candidatos a prefeito e 326 candidatos a vereador; confira as estatísticas do TSE


    Cataguases teve 342 pedidos de registros de candidatura para as eleições de 15 de novembro de 2020. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Segundo o TSE, 326 pessoas enviaram registros para concorrer as 15 vagas para Câmara Municipal, 8 para prefeito e 8 para vice-prefeito. 

    O número de registros para o cargo de vereador em relação a eleição de 2016 aumentou em 82, passando de 244 para 326 e para o cargo de prefeito passou de 5 para 8 registros. Do total, um candidato já se encontra inapto por renuncia.

    A faixa etária com maior número de candidaturas é entre 40 a 44 anos (14,33%). Neste ano, o candidato mais novo tem 18 anos e o mais velho está na faixa de 80 a 84 anos. 

    Ainda conforme as estatísticas deste ano, o número de mulheres que participam do pleito no município, teve um ligeiro aumento, passando de 30,2% em 2016 para 31,9% neste ano. Já em relação à raça, o quadro é diferente do quantitativo brasileiro onde 49,8% dos candidatos se autodeclararam pretos e pardos e 47,8% branco. Em Cataguases a maioria dos candidatos continua sendo de brancos com 58,77% os pretos somam 19,3% e pardos 21,93%.

    A ocupação mais frequente é de aposentado e comerciante que totalizam 37 registros cada ou 10,82%, seguido por empresário (21 registros ou 6,14%), dona de casa (18 registros ou 5,26%), professor de ensino fundamental (12 registros ou 3,51%) e advogado (8 registros ou 2,34%).

    Em relação ao grau de instrução, a grande maioria, 131 registros (38,3%) declararam ter apenas o ensino médio completo. Superior completo somam 91 registros (26,61%) , Ensino Fundamental completo são 56 registros (16,37%), Ensino Fundamental incompleto 25 registros (7,31%), Superior incompleto 20 registros (5,85%), Ensino Médio incompleto 18 registros (5,26%) e um candidato (0,29%), apenas sabe ler e escrever.

    O cargo de vereador continua bem concorrido em Cataguases com 21,73 candidatos por vaga. Neste ano, como não existe mais a coligação para a eleição proporcional, os partidos que possuem maior número de candidatos tem (na teoria) maior chance de chegar ao quociente eleitoral (quantidade mínima de votos para o partido eleger um vereador), pois os partidos só poderão contar com votos de seus próprios candidatos. O quantitativo por partido ficou da seguinte forma:
    • Partidos com o número máximo de candidatos a vereador ou 23 candidatos são: Avante, PSL, PSB, PSD, PSDB e PTC.
    • Partidos com 22 candidatos a vereador: PV, MDB e Cidadania.
    • Partido com 21 candidatos a vereador: PROS.
    • Partidos com 20  candidatos a vereador: PC do B e Democratas.
    • Partido com 18  candidatos a vereador: Podemos.
    • Partido com 16  candidatos a vereador: PT.
    • Partido com 15  candidatos a vereador: Rede.
    • Partido com 12  candidatos a vereador: PDT.

    segunda-feira, 28 de setembro de 2020

    Duas pessoas ficam feridas em acidente na MG-285 entre Cataguases e Dona Euzébia






    Duas pessoas ficaram feridas, na noite deste domingo (27), em um acidente na MG-285, rodovia que liga Cataguases a Dona Euzébia próximo a chamada "curva da ferradura" na descida para Barão de Camargos.

    Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Site Mídia Mineira, um automóvel Fiat Uno Mille, placas de Astolfo Dutra, que seguia em direção a Cataguases, chocou-se com um GM Kadett, placas de Juiz de Fora, que seguia em sentido contrário.

    Os dois condutores foram atendidos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com ferimentos leves.

    Fotos exclusivas do Site Mídia Mineira

    sábado, 26 de setembro de 2020

    Empresários contam com empréstimo do ‘Estímulo 2020’ para enfrentar a crise econômica

    Programa reduz em 66% critério de faturamento mínimo exigido para empréstimo;

    Projeto apoiado pela Energisa oferece crédito barato e facilitado a pequenas e médias empresas mineiras. 

    Sorveteria em Muriaé. Foto Divulgação (Antes da pandemia)

    Pandemia do Covid e crise econômica: esse é o cenário que já perdura há mais de 6 meses. E os empresários como ficam diante dessa situação? Dívidas com fornecedores e faturamento reduzido em até 80% são uma realidade comum a muitos, a exemplo do mineiro do ramo de sorveteria em Muriaé João Intrebartoli, que teve suas atividades paralisadas totalmente por aproximadamente 40 dias. “A ajuda veio em um panfleto sobre o Estímulo 2020 que recebi com a conta de energia. Estava descapitalizado e procurei o programa para fazer o empréstimo. Entrei com os documentos e foi bem tranquilo”, comenta o empreendedor que, anexo a sorveteria, tem uma área infantil com quadra de grama sintética, que estava impedida de funcionar. 

    Em tempos difíceis, é preciso recorrer a oportunidades que tragam facilidades e recuperar fôlego para seguir em frente. O projeto Estímulo 2020, que oferece crédito a micro e pequenos empresários de Minas Gerais, tem sido a solução para muitos empreendedores, como foi o caso do João Intrebartoli. E agora traz uma novidade que promete ser um atrativo a mais: o critério de faturamento histórico mínimo a ser comprovado baixou 66%, de R$ 360 mil anual para R$ 120 mil (ou de R$ 30 mil/mês para R$ 10 mil). As demais condições continuam com juros de 0,53% ao mês e 6,55% ao ano, carência de 3 meses e pagamento em até 15 vezes. Podem ser atendidas empresas viáveis, com no mínimo 2 anos de atividade. 

    A experiência do Rafael Lopes da Silva, da Gráfica Líder de Cataguases, também é um incentivo a empresários que enfrentam os impactos da crise econômica. Apesar de estar enquadrado em um ‘serviço essencial’ que poderia continuar funcionando durante a pandemia, o empreendimento dele chegou a ter as vendas reduzidas em 75%, já que seu principal nicho de mercado era o comércio, que fechou as portas pelo isolamento social. “A recuperação tem sido gradativa. Agora que está começando a aquecer novamente e o apoio do programa Estímulo 2020 foi essencial, principalmente para eu conseguir sustentar o quadro de funcionários sem demitir ninguém”, conta Rafael. 


    E com a energia de empreendedor renovada, Rafael já está olhando para o futuro com base nos desafios que a situação da pandemia trouxe.  “Temos que olhar as oportunidades e transformações que a nova realidade nos coloca. Antes meu negócio era 70% focado em gráfica e 30% em comunicação visual. Agora, esse cenário se inverteu, a comunicação visual tem um espaço muito forte, porque por exemplo não podemos trabalhar com panfletos de supermercados. Então, estamos mudando também. E o empréstimo do Estímulo 2020 me permitiu investir nisso”, explica o empresário.

    Estímulo 2020 

    O Estímulo 2020 é um movimento espontâneo da sociedade civil criado para ajudar os pequenos negócios a atravessar o período mais agudo da crise. A iniciativa é 100% privada e reúne executivos, empresários, artistas, empreendedores sociais e empresas que contribuíram com os recursos financeiros e vão oferecer gratuitamente todos os conteúdos de capacitação, em temas como Educação Financeira, Gestão, Empreendedorismo, Inovação e Design, entre outros. Inspirada nos relief funds americanos, o Estímulo 2020 é a primeira iniciativa do gênero no Brasil, em que entidades privadas e pessoas físicas oferecem socorro a empreendedores em dificuldades. 

    O movimento chegou a Minas Gerais numa uma parceria com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que mantém a cooperativa de crédito Sicoob Credfiemg. Para ter acesso ao auxílio financeiro e aos demais benefícios da plataforma, os interessados devem se cadastrar no site (https://www.estimulo2020.org/como-funciona/) e completar um curso online de educação financeira. Além de solicitar o crédito, todos poderão consumir gratuitamente os conteúdos da plataforma, que inclui cursos, palestras e atividades de mentoria para os negócios, oferecidas pelos organizadores. Os critérios de concessão consideram indicadores operacionais e histórico das empresas solicitantes. 

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    quinta-feira, 24 de setembro de 2020

    Após fuga e perseguição, PRF recupera, em Leopoldina, veículo roubado há 4 meses em Contagem


    No início da madrugada desta quarta-feira (23), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) faziam fiscalização de rotina no km 768 da BR-116, em frente à Unidade Operacional da PRF, no município de Leopoldina (MG), quando deram ordem de parada ao veículo Fiat/Uno Sporting 1.4 de cor prata. Ao perceber a intenção da abordagem policial, o condutor acelerou o veículo em fuga e, prontamente, foi iniciado o acompanhamento tático com a viatura PRF.

    Após realizar diversas manobras perigosas, colocando a vida de usuários em risco, o condutor bateu o veículo em um canteiro existente no trevo de acesso ao bairro das Palmeiras, no km 755 da BR-116.

    Dessa forma, os policiais conseguiram conter o autor e conforme consulta nos sistemas disponíveis foi verificado que o veículo portava placas “dublês”, uma vez que a original possuía ocorrência de furto datada em 07/05/2020 no município de Contagem (MG).

    Perante o exposto, a PRF conduziu o preso para a delegacia da Polícia Civil de Leopoldina. O automóvel foi encaminhado para a pátio credenciado.

    Fonte: Agência PRF

    terça-feira, 22 de setembro de 2020

    Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto

    Aplicativo CDT incorpora Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e vai centralizar todos os serviços de trânsito em uma única plataforma digital


    A partir de agora, motoristas podem receber infrações de trânsito e emitir boleto para pagamento de multas na mesma plataforma digital que armazena os documentos de habilitação e do veículo. A Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), agora permite acompanhamento, recebimento e pagamento antecipado de multas com descontos de até 40%. A novidade, desenvolvida pelo Serpro para o Denatran, foi anunciada nesta segunda-feira, 21, durante a Semana Nacional de Trânsito. 

    A iniciativa é mais um passo para a transformação digital do Governo Federal para facilitar a vida do brasileiro e faz parte da estratégia do Denatran de unificar os canais de atendimento ao cidadão. “Já temos vários serviços para incorporar. Assim, o cidadão poderá ter, cada vez mais o benefício de resolver todos as suas questões burocráticas dentro de um único aplicativo”, explicou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

    Unificação

    Na prática, a CDT vai disponibilizar as mesmas funcionalidades do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Para quem já usava o SNE, não muda nada, basta instalar e acessar a CDT com o mesmo login único do GOV.BR para continuar usufruindo dos benefícios. Para quem ainda não aderiu, poderá fazê-lo na própria CDT, e, a partir daí, passa a receber as notificações de autuação e penalidade pelo celular. E, para obter o desconto de 40% nessas novas infrações, também é necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo.

    Por enquanto, pessoas jurídicas continuam tendo que usar o site do SNE Web para gerenciar as infrações dos veículos de suas frotas. Mas as pessoas físicas já podem cuidar se suas multas pessoais utilizando somente a CDT ou o Portal de Serviços do Denatran, caso queiram acessar pelo computador. 

    Mais de R$ 100 milhões em desconto

    Disponível desde 2016, o SNE já gerou mais de R$ 100 milhões de desconto em multas de trânsito para motoristas de todo o país. No momento, as notificações eletrônicas abrangem as autuações de todos os órgãos de fiscalização nacionais, além das emitidas por 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais. Se o motorista cometer uma infração e o órgão responsável ainda não fizer parte do SNE, ele recebe a notificação e a multa pelo meio tradicional, ou seja, por carta, e não tem direito ao desconto. Confira aqui se o Detran do seu estado já oferece o benefício do desconto de 40% para o pagamento de multas de trânsito. 

    Fonte:  Assessoria de Comunicação do Serpro

    segunda-feira, 21 de setembro de 2020

    Operação "Backup Fase I": Ex-namorado que ameaçava divulgar fotos íntimas da namorada é preso em Rodeiro pela PCMG


    A Polícia Civil de Minas Gerais, na última sexta-feira (18), deflagrou a Operação “Backup Fase I”, e cumpriu mandado de busca e apreensão contra "hacker" que ameaçava vítima, em Rodeiro.

    Uma equipe de policiais da Delegacia Regional de Ubá, deflagraram a operação contra uma pessoa que se denominava "hacker", e ameaçava uma jovem com “revenge porn”. Buscas foram executadas na cidade de Rodeiro, na residência do autor de 23 anos. 

    O mandado judicial se deu, após investigações que apontavam que o ex namorado da vítima, que se auto intitulava "hacker", importunava a vítima. Ele ameaçou a vítima e sua família de divulgar imagens que foram feitas clandestinamente, sem autorização e sem conhecimento das vítimas. 

    Nas buscas, foram arrecadados 03 telefones celulares, pertinentes a investigação e após as análises, ficou constatado que neles estavam armazenados os conteúdos que seriam divulgados e também, para surpresa dos investigadores, imagens íntimas de menor de idade.

    O autor responderá pelos crimes de ameaça, crime previsto no art. 241-B do Eca (possuir fotografia de nudez de adolescente) e registro não autorizado da intimidade sexual capitulado no Art 216-B do Código Penal. Com penas somadas que podem chegar a 5 anos de prisão. Caso o autor divulgasse os conteúdos responderia também pelos crimes do art. 218-C do CP e art. 139 do CP que, somadas as penas máximas, ultrapassariam 6 (seis) anos de prisão.

    Segundo o Delegado Regional de Ubá, Diêgo Candian Alves, essa operação é a primeira de muitas que virão, a fim de elucidar crimes cibernéticos . "Que esta operação sirva de alerta para criminosos que crêem na impunidade e se escondem atrás dos meios telemáticos, para praticarem suas condutas ilícitas. A Polícia Judiciária tem ferramentas e meios eficazes de investigação que levam à autoria e materialidade de crimes dessa natureza. ", concluiu o Delegado.

    Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

    Senai deverá indenizar aluna que se machucou


    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi condenado a pagar mais de R$ 30 mil, por danos morais, a uma estudante de um curso profissionalizante que se acidentou durante atividade prática manipulando um torno mecânico. A escola ainda deverá reembolsá-la em R$ 223 pelas despesas com remédios.

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da 3ª Vara Cível de Belo Horizonte. O juiz Ronaldo Batista de Almeida destacou que a então balconista passou por intervenção cirúrgica e fisioterapia, foi impedida de prosseguir seus estudos e ficou com cicatrizes permanentes.

    “O réu integra o conhecido Sistema S, de natureza privada e abrangência nacional e que opera mediante repasse de elevada soma de contribuição parafiscal. A indenização aqui fixada não pode ser tão insignificante, a ponto de não produzir o efeito pedagógico de revisão das rotinas de segurança e monitoramento das atividades de aprendizado profissional em máquinas e equipamentos industriais”, pontuou.

    Em novembro de 2010, enquanto usinava uma peça bruta, a estudante teve o braço esquerdo esmagado quando o guarda-pó ficou preso no maquinário. A vítima afirmou que, quando do episódio, não havia instrutor ou professor presente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelos colegas dela.

    Encaminhada ao pronto-socorro, a mulher, então com 39 anos, precisou colocar doze parafusos e duas placas no braço. A balconista afirmou que ficou afastada de suas atividades laborais e não pôde dar continuidade ao seu projeto de aprimoramento profissional.

    O Senai alegou que os aprendizes são instruídos sobre o correto uso das máquinas e ferramentas e os procedimentos de seguranças, recebendo demonstrações prévias, em sala de aula, sobre a operação do torno mecânico. A empresa sustenta que cumpriu sua obrigação de garantir a integridade dos profissionais em formação.

    De acordo com a defesa, além de a aluna já ter cursado 340 horas de um total de 400, estando apta a executar individualmente a tarefa, na data do acidente, o instrutor estava presente e alertou a estudante duas vezes sobre a correta posição em relação à máquina.

    Condenado, o Senai recorreu, argumentando que o juiz concedeu à aluna indenização por danos estéticos, que nem sequer havia sido solicitada, e que a aluna praticamente terminou a capacitação. De acordo com a empresa, a prova pericial demonstrou que a acidentada não teve reduzida sua habilidade para o trabalho e se recuperou plenamente após o tratamento.

    A escola sustentou, finalmente, que orientou os alunos quando a riscos e precauções, portanto não deveria ser responsabilizada.

    O relator, desembargador Roberto Vasconcellos, da 17ª Câmara Cível, ponderou que a decisão de primeira instância foi fundamentada e clara, apontando que o Senai não provou que supervisionou a aluna nas atividades nem que ministrou aulas suficientes para a operação segura do torno.

    O magistrado ressaltou que houve falha na prestação dos serviços, concretizada na falta de acompanhamento durante a aprendizagem e na ausência de auxílio na hora do desastre, e o fato provocou sofrimento intenso e que perdura, limitando não só o exercício das atividades diárias no antigo emprego, mas frustrando a expectativa de exercer nova profissão.

    Com a anuência dos desembargadores Amauri Pinto Ferreira e Evandro Lopes da Costa Teixeira, ele manteve a sentença, modificando, de ofício, apenas a incidência dos juros de mora, a partir da citação.

    Fonte: TJMG 
    sexta-feira, 18 de setembro de 2020

    Comitê Gestor da Covid em Cataguases permite maior flexibilização


    O Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid-19, em Cataguases, definiu novos avanços de flexibilização na reunião que aconteceu nesta quinta-feira (17). A possibilidade de avanço foi possível devido ao fato do município se encontrar em platô, com média móvel de 24 casos por semana com 1 óbito, além de baixo índice de ocupação da UTI, explicou o médico Dr. Joseph Freire, que também informou que já foram realizados 1.025,68 testes para cada 10 mil habitantes. O Município se prepara para aderir a onda verde do Minas Consciente neste fim de semana.

    Na reunião ficou definido as seguintes mudanças:
    • As padarias poderão ter consumo interno desde que cumpram as exigências como disponibilizar mesas com distanciamento mínimo de 2 metros entre elas, após aprovação da fiscalização;
    • Os templos religiosos poderão realizar reuniões com no máximo 100 pessoas, respeitando o limite de 20% da capacidade do mesmo.
    • Os partidos políticos deverão ser notificados pelo Promotor eleitoral para que respeitem as regras de distanciamento em suas reuniões.
    • As gratuidades no transporte coletivo deverão retornar após novo decreto revogando o anterior. O comitê opinou ainda pela prorrogação dos passes livres até 1º de julho de 2021. Este assunto deverá ser discutido no Conselho Municipal de trânsito;
    • Os restaurantes poderão estender seu horário de funcionamento até às 22 horas, mas apenas em mesas, não podendo ter atendimento de pessoas no balcão ou em pé e deverão estar totalmente fechados às 22h30min. Após este horário as vendas só poderão ocorrer no sistema de delivery. 

    quinta-feira, 17 de setembro de 2020

    Secretaria Municipal de Educação de Cataguases entrega kits de instrumentos musicais para escolas






    Nesta terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Educação formalizou a entrega de kits de instrumentos musicais para seis escolas municipais de Cataguases. Os instrumentos foram adquiridos junto ao governo federal, por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC. Conforme esclareceu o secretário municipal de Educação, José Fernando Antunes Millane, o governo federal deu abertura através do SIMEC para  serem feitas solicitações de dezesseis projetos para  Cataguases, mas validou seis deles até agora. Portanto, há ainda a possibilidade de que a demanda da secretaria junto às escolas  sejam atendidas em sua totalidade, beneficiando mais dez escolas. 

    A reunião com o cumprimento do protocolo covid-19,  contou com a participação das respectivas direções  escolares já contempladas. São elas, E.M. Prefeito José Esteves (Kátia Aparecida Roque de Moura Pinto), E.M. Maria José Peloso (Gracielle Machado da Silva de Miranda),  E.M. Enedina Prata (Luciana Pereira de Oliveira Vieira), E.M. Lysis Brandão da Rocha – CAIC (Paulo Roberto Mendes da Silva – vice diretor),  E.M. Carmelita Guimarães (Adriana Gomes Ruy de Almeida e Hélvia Peres Cordeiro Leitão, diretora e vice-diretora, respectivamente) e a E.M. Darcília Guimarães, representada por sua diretora Luciene Brito. 



    Cada kit é composto por quatro trompetes, quatro trombones, uma trompa, um bombardino, uma tuba, uma caixa de guerra, um bumbo e um prato. Dentre os objetivos dessa iniciativa, conforme as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394/96), estão a importância da participação dos estudantes  através  do acesso a essas bandas  e  fanfarras, mais uma metodologia  diversificada  para ampliar o processo de desenvolvimento   integral dos alunos e de suas potencialidades,bem como valorizando o civismo e a socialização.  A proposta se justifica ainda pela valorização e integração da escola, do aluno e da comunidade por meio do incentivo através    dos profissionais e parcerias ,a oferta da formação musical . 

    O secretário destacou ainda a excelência dos equipamentos adquiridos. “São instrumentos de alto nível de qualidade e, em projetos bem gerenciados nas escolas, não tenho dúvida que vai contribuir para a formação cidadã e  cultural dos nossos alunos”, disse ele, explicando ainda que as escolas Enedina Prata, Maria José Peloso e Darcília Guimarães foram primeiramente escolhidas por terem ensino em período integral. As outras três escolas também beneficiadas, CAIC, Prefeito José Esteves e Carmelita Guimarães, já atendem a um segundo critério que é o de atenderem aos três seguimentos da educação  básica, Educação Infantil e Fundamental I e II. 

    “Nossa expectativa é de que novos kits possam chegar e que projetos de iniciação ou ampliação  musical sejam desenvolvidos, incentivando novas parcerias e maior integração entre escolas e suas comunidades. Acredito na importância do desenvolvimento do potencial artístico e cultural dos alunos por meio da música, como forma de motivá-los para a aprendizagem, a disciplina em sala de aula e no respeito aos professores, e, sobretudo contribuindo para a formação da sensibilidade e caráter de nossos jovens”.Informa ainda que a Música e movimento norteiam já  a formação e estrutura  curricular de  ensino.








    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cataguases
     


    Atividades religiosas em Viçosa começam a ser liberadas para até 30 fieis por reunião

    Com adesão ao Minas Consciente, estão permitidas as celebrações, missas e cultos


    Há uma semana, a Prefeitura de Viçosa aderiu ao Programa Estadual Minas Consciente, do Governo Estadual, que define os protocolos para a retomada segura de atividades econômicas dos municípios mineiros. O plano divide as etapas de retomadas em "ondas", em que cada região é autorizada a abrir ou fechar estabelecimentos, dependendo dos indicadores microrregionais da Covid-19.

    Atualmente, Viçosa está na onda VERDE, que libera serviços considerados não-essenciais com alto risco de contágio. Antes da adesão, no dia 09 de setembro, o município divulgou as regras para a reabertura de templos religiosos.

    Entretanto, as atividades religiosas estão excluídas das "ondas" de reabertura e fechamento do plano Minas Consciente. O entendimento é de que o exercício da prática religiosa, de qualquer denominação, é livre e pode ser mantido durante a pandemia. Por isso, em Viçosa, as igrejas e templos que quiserem reabrir as portas e realizar celebrações como batizados e casamentos, além de missas e cultos, podem solicitar a vistoria municipal por meio de formulário online.

    Capacidade máxima de fiéis

    A quantidade de fiéis dentro dos templos deve seguir as recomendações previstas no Minas Consciente. O programa entende que até 30 pessoas dentro de um mesmo espaço não configura aglomeração. Portanto, para a realização de qualquer celebração, seja ela batizado, casamento, missas ou cultos, estão automaticamente permitidas até 30 pessoas ou 30% da capacidade do local, o que for menor. A quantidade será confirmada pelos fiscais da PMV, durante vistoria.

    Comunhão e atividades coletivas

    As regras de distanciamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus continuam valendo dentro dos templos religiosos. Por isso, a Prefeitura recomenda adaptações ou até mesmo a suspensão de atividades coletivas que envolvam contato próximo entre fiéis, como cumprimentos e orações de mãos dadas.

    A comunhão poderá acontecer normalmente, desde que o celebrante higienize as mãos e ofereça a hóstia somente nas mãos dos fiéis, sem levar à boca. Além disso, instrumentos musicais e demais objetos usados durante as celebrações não devem ser compartilhados.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa

    Veículo desgovernado invade loja em Cataguases




    O condutor de um automóvel Fiat Siena preto, perdeu o controle da direção e entrou dentro de uma loja na Praça Governador Valadares, na tarde desta terça-feira (15).  

    Segundo testemunhas, o veículo estava estacionando quando esbarrou em uma motocicleta Honda Biz e o condutor acabou acelerando ao invés de frear, fazendo com que o veículo quebrasse o vidro e entrasse na loja Estação da Beleza. Felizmente não havia ninguém na porta ou na calçada no momento do acidente.

    O proprietário do veículo se comprometeu a pagar o prejuízo da loja. 

    terça-feira, 15 de setembro de 2020

    Grupo Energisa busca talentos inovadores para programa de trainees de 2021

    Vagas estão disponíveis nos 11 estados onde a Energisa atua. Inscrições vão até 4 de outubro


    Jovens profissionais criativos e inovadores, versáteis e com potencial para se transformarem em líderes do futuro. Este é o perfil que o Grupo Energisa procura no processo seletivo do programa de trainees de 2021. Os candidatos serão contratados para ingressarem em uma das unidades da empresa, que atua no setor elétrico em 11 estados (MG, PB, RJ, SE, MT, MS, TO, SP, PR, RO e AC).  

    “Queremos ser a porta de entrada para uma futura geração de líderes que tenham a inovação e excelência no atendimento ao cliente como foco. Nosso objetivo é desenvolver jovens profissionais de todo o país para trabalharem com desafios em busca das melhores soluções. Oferecemos um ambiente com troca de conhecimento e aprendizado constante, contribuindo para as transformações na empresa e no setor elétrico”, afirma Daniele Salomão, vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Energisa, quinto maior em distribuição de energia no país. 

    As inscrições vão até 4 de outubro e os interessados devem se candidatar no site https://jobs.kenoby.com/traineeenergisa. O programa tem duração de nove meses e está previsto para começar em janeiro do ano que vem. Há oportunidades para recém-formados em diversas áreas, com conclusão da graduação entre junho de 2018 e dezembro de 2020. É necessário ter disponibilidade para mudanças de domicílio e viagens.  

    Durante o programa, os selecionados terão oportunidade de atuar em vários departamentos da Energisa, exercitando e evoluindo em diversas habilidades: visão estratégica dos processos; integração em diferentes áreas; comprometimento com metas e resultados em contextos distintos, gestão de projetos, e adaptação a mudanças. 

    O programa também oferece treinamentos técnicos e comportamentais, além de acompanhamento dos gestores e da equipe de recursos humanos, para mentoria e capacitações, que garantirão um futuro de sucesso na empresa. Os benefícios são compatíveis com o mercado de trabalho. O programa de trainee da Energisa existe desde 2000, e já contratou cerca de 130 profissionais.   

    A Energisa é uma empresa que valoriza a Diversidade e Inclusão. Na Energisa Minas Gerais, há diversas vagas em aberto e algumas delas exclusivas para Pessoas com Deficiência. Os interessados podem se inscrever aqui. Além disso, outras vagas disponibilizadas pelo Grupo Energisa podem ser acessadas na plataforma Kenoby em https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa. Essas ações demonstram, mesmo em período de pandemia, o crescimento e a solidez do Grupo Energisa. 

    Colaboradores reconhecem a empresa como uma das melhores para trabalhar 

    Este ano a Energisa Minas Gerais foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW) Minas Gerais. Foi a primeira vez que a distribuidora se inscreveu para o ranking, conseguindo a excelente posição de 15ª melhor empresa entre as de médio porte. A distribuidora concorreu com outras organizações de Minas que apresentaram as melhores práticas de gestão de pessoas e engajamento dos colaboradores com o ambiente de trabalho.    

    Para estar no ranking, a companhia passou por uma ampla avaliação. O selo GPTW é dado às empresas que alcançam índice de satisfação superior a 70% na Pesquisa de Clima GPTW, aplicada pela instituição Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação. O levantamento parte da necessidade de os colaboradores confiarem nos seus times, sentirem orgulho do que fazem e apreciarem as pessoas com quem trabalham. A ideia é que o colaborador esteja no centro de todos os relacionamentos e que a credibilidade, o respeito e a imparcialidade formem a base da confiança entre gestores e equipes. 

    Atualmente, a Energisa Minas Gerais conta com cerca de 1.000 colaboradores e é uma das principais em geração de emprego e renda. No setor elétrico, a Energisa se destaca pela inovação, com foco na sustentabilidade, qualidade dos serviços prestados e segurança.  

    Sobre o Grupo Energisa  

    Com 115 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de aproximadamente 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20,5 mil empregos diretos e indiretos.  

    Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energias renováveis (Alsol).

    Fonte:Assessoria de Comunicação da Energisa
     
    segunda-feira, 14 de setembro de 2020

    Empresário de Ubá morre em acidente de carro na LMG-850


    Faleceu neste domingo (13),  vítima de um acidente automobilístico, o empresário Paulo Roberto Paschoalino, presidente da Móveis Paropas, de Ubá.

    O acidente aconteceu por volta das 16 horas, na  LMG-850, rodovia que liga as cidades de Ubá e Rodeiro. Ele teria perdido o controle de seu veículo, um Porsche Macan S, placas de Araras / SP, vindo a cair em uma ribanceira. Testemunhas disseram que ele estaria em alta velocidade. O empresário morreu na hora.

    O velório acontece nesta manhã de segunda-feira das 8 às 10 horas no Centro Esportivo Ubaense, em Ubá.

    Paschoalino era natural de rodeiro, empresário bem sucedido do setor moveleiro, ex-jogador de futebol, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, manteve uma atuação forte no meio esportivo com um centro de treinamento em Ubá e como presidente da Associação Esportiva Ubaense. Ele deixa esposa e dois filhos.

    Em nota, a empresa lamentou o ocorrido:
    *Fotos: Reprodução / Rede Social
    domingo, 13 de setembro de 2020

    Condutor perde o controle de veículo e bate no meio-fio na entrada do bairro Imigrantes




    O condutor de um automóvel Chevrolet Cruze, placas de Petrópolis/RJ, perdeu o controle da direção e bateu no meio-fio na Avenida José Maria Figueiredo Réis, na entrada do bairro Imigrantes, em Cataguases, na tarde deste sábado (13).

    Conforme o condutor, de 54 anos, informou para a reportagem do Site Mídia Mineira, ele seguia sozinho, da Vila Reis em direção ao centro, quando perdeu o controle e acabou batendo no meio fio. O condutor não se feriu.

    A Polícia Militar também esteve no local e passou orientações ao condutor como proceder.

    Rompimento de adutora causou atraso no reabastecimento de água em Cataguases

    Secretário de obras informou que pedido da prefeitura foi para que Copasa desviasse a adutora para evitar falta de água, mas empresa preferiu assumir o risco


    O secretário municipal de obras, Walber Lacerda Alves, informou para o Site Mídia Mineira, na manhã deste domingo (13), que o atraso no abastecimento de água, que estava previsto para as 15 horas de ontem, sábado (12), aconteceu devido a uma decisão da Copasa em não desviar a adutora, como era o pedido inicial da prefeitura, optando por apenas desligá-la. Com a colocação das aduelas, a adutora rompeu-se e foi necessário recompor toda a adutora, serviço que terminou por volta das 2 horas da madrugada de hoje.

    O secretário esclareceu também, que se a Copasa tivesse desviado a adutora como foi pedido pela prefeitura, os bairros não sofreriam com a falta de água. Segundo ele, as tubulações estão ligadas mas como os reservatórios estavam vazios pode demorar para abastecer. "Como o bairro São Marcos é ligação direta a COPASA está em campo instalando uma bomba para abastecer este bairro", disse. A expectativa é que a situação seja normalizada neste domingo.

    O secretário esclareceu ainda que a obra na entrada do Ibrahim não vai mais precisar desligar a adutora. "O restante do serviço será realizado com ela ligada. Um outro tubo menor rompeu agora mas este vai ser consertado pela COPASA sem ter que desligar a adutora", explicou.

    Desde as 16 horas de sábado, o Site Mídia Mineira esteve em constante contato com os responsáveis para atender as reivindicações de seus leitores.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início