728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 31 de maio de 2020

    Primeira Metodista Wesleyana de Cataguases tem novo Presidente e Superintendente Distrital

    Foi empossado na manhã deste domingo (31), o pastor Sebastião Calegari Filho, como Pastor Titular da Primeira Igreja Metodista Wesleyana de Cataguases, uma das maiores igrejas evangélicas da cidade. A igreja estava sendo comandada interinamente pelo Pastor Alexandre Araújo, após o falecimento do Pastor Fabiano Belmiro.

    Uma comitiva liderada pelo Bispo Elisiário Alves dos Santos da Igreja sede em Petrópolis, reuniu-se com o presbitério e diretoria da igreja para comunicar a decisão.

    O Bispo Elisiário agradeceu o excelente trabalho prestado pelo Pastor Alexandre Araújo e apresentou o novo titular. "Todos nós ficamos abalados com a perda do Pastor Fabiano, isto é, lamentamos que ele fora, na nossa avaliação, ainda muito cedo, mas depois disso começamos a trabalhar, a orar e a verificar como nós poderíamos remediar essa situação e quem deveria vir para estar aqui preenchendo esta vaga que foi aberta. O Conselho Ministerial Regional, em sua última reunião tomou a decisão e eu sou portanto aquele que tem a incumbência em nome do conselho estar dizendo quem fora escolhido e o melhor de tudo, pelo próprio Senhor da Igreja, que é Jesus Cristo", disse.

    O novo pastor, que era amigo pessoal do Pastor Fabiano, se disse surpreendido com a nomeação que chega com alegria e temor. "O futuro é sempre uma incerteza para todos nós e isso traz um certo temor na nossa vida, mas nós temos um Deus que é Senhor do tempo, ele já foi lá na frente, ele já tem tudo preparado para as nossas vidas. Apesar daquilo que a gente teme pelo dia de amanhã, seja na nossa família, nos nossos negócios, profissão, ministério, apesar de tudo isso que você possa temer hoje, há um Deus que governa as nossas vidas e esse Deus vai adiante de nós. Jesus disse, estarei convosco todos os dias das vossas vidas e é nessa palavra que a gente está firmado e hoje nós estamos aqui para louvar a Deus, para honrar os nossos irmãos de Cataguases, para louvar a Deus pela vida do nosso Bispo, da nossa igreja, para juntos podermos contribuir na continuidade da obra do Senhor", ressaltou o Pastor Calegari.

    Pastor Alexandre, que irá somar forças com o Pastor Titular, disse que o momento é especial e que será um "casamento" muito bom. "Vamos caminhar juntos, vamos ser fiel um ao outro e Deus com certeza vai nos usar de uma forma extraordinária", afirmou.

    O Reverendo Pastor Sebastião Calegari Filho, 49 anos, vem para Cataguases após ser pastor presidente da IMW Central em Manaus, já tendo passado por São Paulo e Porto Velho (Rondônia), entre outras. Também já atuou como Secretário de Assistência Social do Estado de Rondônia no governo de João Aparecido Cahulla em 2010. O Pastor assumirá também o cargo de Superintendente Distrital que inclui as 1ª, 2ª e 3º IMW de Cataguases e as cidades de Além Paraíba e Leopoldina.

    Confira abaixo o vídeo da posse do Pastor Sebastião Calegari Filho em Cataguases:

    Mães menores de idade já podem pedir auxílio emergencial

    Novidade consta de nova versão de aplicativo lançada pela Caixa

    Foto: © Marcello Casal Jr. Agência Brasil

    A partir deste sábado (30), as mães com menos de 18 anos podem pedir o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). A novidade está disponível na 16ª versão do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, liberada ontem pela Caixa Econômica Federal.

    Incluída pelo Congresso durante a tramitação da medida provisória que instituiu o benefício, a extensão do auxílio emergencial para mães menores de idade havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 15. O cadastro no auxílio emergencial pode ser pedido até 3 de junho.

    A vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Tatiana Thomé, explicou como funcionará a novidade em entrevista coletiva ontem à tarde. A mãe menor de idade precisa cadastrar pelo menos dois membros da família (ela própria mais um filho, no mínimo). Caso a adolescente pertença a uma família maior, com algum membro que tenha se cadastrado no auxílio emergencial, precisará fazer o cadastro compatível com o do outro membro da família.

    Mães grávidas não poderão fazer o cadastro porque o aplicativo pedirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do filho. O processo se dará de forma igual ao dos demais cadastramentos. Ao entrar no aplicativo, a mãe digitará nome completo, número do CPF, nome da mãe e data de nascimento, conforme constam nos cadastros da Receita Federal. O aplicativo oferece a opção “mãe desconhecida”, caso a requerente não conheça a mãe.

    Finalizado o cadastro, os dados serão enviados à Dataprev, empresa estatal de tecnologia, que comparará as informações prestadas com as 17 bases de dados disponíveis para ver se o requerente cumpre as condições da lei para receber o auxílio emergencial. A usuária poderá acompanhar, no próprio aplicativo, se o benefício foi aprovado, negado ou se o cadastro foi considerado inconclusivo (quando as informações prestadas não conferem com os bancos de dados do governo).

    Fonte: Agência Brasil
    sábado, 30 de maio de 2020

    Barreiras sanitárias de Viçosa entram em fase de adaptação

    Prazo de 07 dias vai servir para mudança gradual da atuação das equipes



    O Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer assinou na noite desta sexta-feira (29) o decreto municipal nº 5.477/2020, que marca o início de uma nova fase para as barreiras sanitárias instaladas nos acessos a Viçosa.

    A partir da próxima segunda-feira (01), as barreiras começam a se adaptar para uma mudança de perfil. O trabalho das equipes será mantido da forma já praticada há mais de 60 dias, com controle de acesso apenas para pessoas com autorização cadastrada no site ou para serviços essenciais e entregas.

    Entretanto, o prazo de 07 dias estipulado no decreto vai servir para a implantação de uma nova metodologia, focada na conscientização e monitoramento epidemiológico de todas as pessoas que cruzarem os pontos de barreiras presenciais. Propostas de ampliação das barreiras para âmbito microrregional também estão sendo analisadas.

    De acordo com o coordenador das barreiras sanitárias, Luciano Piovesan, os próximos dias são de extrema importância para o futuro das ações: “estamos vendo o número de casos aumentar em todo o estado de Minas Gerais. Não vamos abrir nossas barreiras num momento tão crucial dessa batalha. Mas, já estamos nos preparando para uma nova fase”, afirma.

    A nova fase das barreiras contempla ainda a alteração das equipes. Atualmente, seguranças terceirizados e servidores da prefeitura se revezam 24h para controlar a entrada e higienizar os veículos com permissão de passagem pelas rodovias que cortam o município. Das 24 barreiras de Viçosa montadas na zona rural e rodovias, 5 são presencias.

    O reforço chega com os profissionais de saúde contratados no processo seletivo simplificado nº 03/2020 da Secretaria de Saúde. Vigias, enfermeiros e técnicos de enfermagem passarão a auxiliar no monitoramento e controle epidemiológico de todas as pessoas que cruzarem as barreiras. A intenção do futuro trabalho, segundo o Secretário de Saúde Marcus Schitini, será “rastrear quem vier de outra cidade, para conseguirmos mapear os possíveis focos de contágio e evitar que o vírus se espalhe na cidade”.

    Autorização para trabalhadores de cidades vizinhas

    A partir da próxima segunda (01), pessoas que moram em cidades vizinhas e trabalham em Viçosa, terão acesso permitido nas barreiras. A medida foi analisada pelos membros do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES Viçosa) e sugerida ao prefeito. Para garantir o deslocamento, as empresas devem realizar o cadastro dos trabalhadores no site (ACESSE AQUI). A permissão vale para serviços essenciais e não-essenciais.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa
    sexta-feira, 29 de maio de 2020

    Hospital de Cataguases necessita de médicos para novos leitos de UTI


    Na tarde de hoje, dia 29, representantes da Prefeitura de Cataguases, do Hospital Cataguases (HC), do Conselho Municipal de Saúde e do comércio se reuniram na Secretaria de Saúde em busca de solucionar uma pendência para a abertura dos cinco novos leitos de UTI, exclusivos para o combate à COVID-19, já prontos no hospital filantrópico da cidade: a contratação de médicos. Há seis dias a estrutura física das unidades está pronta para se juntar aos outros 10 leitos já existentes usados para os outros atendimentos e começarem a funcionar em um momento que a microrregião precisa ampliar seu número de vagas por conta da pandemia. 

    Diante deste cenário, durante a reunião, todos os presentes se prontificaram a unir forças na busca por profissionais para atuarem na saúde da cidade. Hoje, a procura do Hospital Cataguases é por médicos plantonistas da nova UTI exclusiva para atendimentos de COVID-19. Para atuar no cargo, é necessário apenas o diploma de medicina, sem a necessidade de especialização. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve entrar em contato com o médico Nivaldo Gribel, diretor-técnico do Hospital Cataguases, por meio dos telefones: (32) 3421-1373 e (32) 99984-3707, ou pelo e-mail: nsgribel@terra.com.br

    Dr. Nivaldo explica que o Hospital Cataguases hoje possui equipamentos para atender a população, mas a necessidade neste momento é de profissionais. “Essa dificuldade não é só do Hospital, mas de várias regiões do mundo. Por conta do serviço, hospitais de outras cidades brasileiras também abriram leitos novos e captaram muitos médicos plantonistas no mercado. Nós temos equipamentos o suficiente para os cinco leitos de COVID-19, incluindo respiradores, monitores e bombas de infusão, mas necessitamos de médicos para o atendimento”, explicou. 

    A secretária de Saúde da Prefeitura de Cataguases, Daniela Rezende, explica que o intuito da reunião foi montar uma força-tarefa entre todos os envolvidos para atrair os médicos plantonistas para a cidade. “Neste momento, temos que buscar alternativas na busca pelos profissionais. Fazemos o repasse regular pelos serviços que o Hospital Cataguases presta à cidade e quando os leitos estiverem prontos, aplicaremos recursos com a finalidade de combater a COVID-19”, afirmou. 

    A Prefeitura de Cataguases está garantindo o custeio dos leitos por três meses ou até sair o credenciamento do Ministério da Saúde. Cada leito, mesmo desocupado, vai custar cerca de R$ 1,6 mil por dia, podendo chegar a R$ 720 mil nos três meses. Após o credenciamento do MS o Município deverá continuar repassando cerca de R$ 50 mil por mês. 

    Texto: Bernardo Chaia - Prefeitura de Cataguases 
    Foto: Mídia Mineira 

    Macrorregiões Centro e Leste do Sul avançam para onda amarela do plano Minas Consciente

    Fatores econômicos e taxas controladas do coronavírus nas regiões motivam a reativação gradual e segura de mais atividades


    As macrorregiões de Saúde Centro e Leste do Sul avançaram, na quarta-feira (27/5), para a onda amarela, que constitui a segunda fase do programa Minas Consciente. Desta forma, 154 cidades foram consideradas seguras para a reabertura de livrarias, papelarias e lojas de roupas e calçados. Criado pelo Governo de Minas, o Minas Consciente propõe a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.

    O avanço das duas macrorregiões foi definido em encontro do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne periodicamente para discutir o avanço da doença no estado. São verificados fatores econômicos, como a geração de empregos por setor, e de Saúde, como o número de leitos disponíveis e a capacidade de atendimento das unidades de saúde em cada regional. Além disso, os técnicos incluíram na avaliação a taxa de letalidade da doença no Estado, que é de 3,4% até o momento. No Brasil, o percentual é de 6,3%.

    Outra mudança proposta durante a reunião do Comitê foi o avanço da macrorregião de Saúde Sul da onda verde, que permite o funcionamento somente de serviços essenciais, para a onda branca. A evolução autoriza a reabertura de espaços como lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, autoescolas e floriculturas em mais 154 cidades do estado. As macrorregiões Noroeste, Norte e Centro-Sul também seguem na onda branca, já que os indicadores mostraram que a taxa de ocupação de leitos permaneceu sob controle mesmo após a reabertura. As demais regiões do estado devem manter os protocolos da onda verde.

    Apesar dos avanços, o governador Romeu Zema ressalta que o momento ainda é delicado e pede que a população continue agindo com cautela.

    “Até o momento, a situação de Minas Gerais é de segurança, mas vale lembrar que nos últimos sete dias tivemos um aumento no número de novos casos confirmados e também de ocupação de leitos de UTI, com 8,5% deles ocupados com doentes por covid-19. A minha recomendação é que não baixemos a guarda. Temos que continuar fazendo tudo que está ao nosso alcance para evitar a disseminação da doença. Mantenham o uso de máscara, o distanciamento de 2 metros, as medidas de higienização, porque o coronavírus ainda está no meio de nós e a qualquer momento, se descuidarmos, pode vir um aumento acentuado de contaminação”, afirma.

    Ele também elogiou a postura adotada pelo povo mineiro até o momento e disse que o comprometimento de todos é fundamental para o controle da pandemia no estado.

    “O mineiro tem se comportado de forma prudente e adequada. Temos de levar esse trabalho adiante. Vale lembrar que estamos acompanhando toda a ocupação de leitos de UTI nas diferentes regiões do estado, assim como a evolução dos casos. Desta forma, nós temos como programar a liberação de novas ondas do programa Minas Consciente ou o recuo, de acordo com os resultados semanais. Vencemos as batalhas até o momento, mas isso não significa que teremos mais facilidade pela frente. A tendência, com base no que observamos em outros países, é que os números possam aumentar. Então, fica o alerta para todos os mineiros. Vamos agir com muita consciência”, pede.


    O programa

    Elaborado pelo governo estadual, o plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

    O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até o dia 27 de maio, 84 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, abrangendo mais de 2 milhões de habitantes, correspondente a 11% da população mineira.


    Para a avaliação das ondas são analisados os dados fornecidos pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros. São feitas atualização diárias (dados epidemiológicos, leitos e ocupação) e semanais (curvas de tendência global e regional), que permitem analisar a situação de cada macrorregião e os impactos de uma possível reabertura para o sistema de saúde local.

    Com base nessas informações, foram definidos dois indicadores que mostram se o quadro da região é favorável à reabertura de novos setores nas macrorregiões Centro-Sul e Norte: relação entre a incidência de casos confirmados e a proporção de leitos ocupados; e a média de tempo para atendimento às solicitações de internações em leitos de UTI.

    Onda amarela

    As regiões de Saúde Centro e Leste do Sul avançaram para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo, assim, a reabertura segura de novos segmentos de mercado. O avanço será possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.

    A partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.

    As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.

    Onda Branca


    Além da macrorregião de Saúde Sul, que evoluiu para a onda branca, as regiões Noroeste, Norte e Centro-Sul, que já haviam progredido para o mesmo estágio, continuam apresentando taxas controladas da doença e, por isso, podem manter os protocolos mais flexíveis.

    Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.

    Onda Verde


    As regiões Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se o número de casos crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

    Por isso, a orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.

    Hotéis, atividade paisagística e design de produtos

    Após parecer técnico apresentado na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, os hotéis passam a compor a onda verde do plano Minas Consciente, que engloba as atividades essenciais. A decisão foi tomada após avaliação do impacto econômico e da capacidade de adaptação do setor, como higienização e distanciamento social, e levando-se em conta que os espaços podem ser utilizados como moradia.

    Também foram transferidos para a onda verde os setores de atividade paisagística (como decoração e paisagismo) e design de produtos, por pertencerem à cadeia de serviços da construção civil e da indústria, respectivamente.

    Os protocolos a serem seguidos pelas empresas estarão disponíveis em breve no site do plano.

    Entenda os protocolos previstos para cada onda:

    O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
    • Onda verde –  serviços essenciais
    • Onda branca – 1ª fase
    • Onda amarela – 2ª fase
    • Onda vermelha – 3ª fase
    Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:

    Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shoppings centers, academias, atividades de lazer e esportivas;

    Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais Secretarias;

    Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

    Fonte: Agência Minas
    quinta-feira, 28 de maio de 2020

    Covid-19: Cataguases tem 34 casos com 30 curados ou assintomáticos e 2 óbitos; Confira a situação de cidades vizinhas

    Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (27), Cataguases tem hoje 34 casos confirmados, sendo que destes, 30 estão curados ou assintomáticos, 2 vieram a óbitos e 2 ainda ativos.

    Os casos confirmados desta quarta-feira são de uma pessoa do sexo masculino com 59 anos e duas do sexo feminino, uma com 30 anos e outra com 68 anos. Os três casos tiveram contato com casos confirmados e tiveram sintomas da doença, mas hoje estão assintomáticos. 

    O número de suspeitos é 37, desses aguardando resultado de exame são 3 casos hospitalizados e 4 em isolamento. Já 30 suspeitos estão em isolamento, mas não fizeram o exame porque não se enquadram nos critérios da Secretaria de Estado de Saúde para realização do exame. Os casos em investigação estão sendo avaliados pela Funed, único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de covid-19.



    Na região, Juiz de Fora segue com o maior número de casos (597), com 31 óbitos. Muriaé, único município com o comércio todo aberto, disparou no total de casos confirmados e chegou a 148, com 65 curados e 8 óbitos. Confira abaixo a situação de alguns municípios próximos a Cataguases:

    Município Confirmados Curados Ativos óbitos Suspeitos Monitorados
    Juiz de Fora 597 n.i. n.i 31 4.390 n.i.
    Muriaé 148 65 75 8 39 155
    Ubá 62 39 23 1 8 252
    Cataguases 34 30 2 2 37 71
    Leopoldina 23 13 10 02 07 42
    Viçosa 20 8 12 0 3 118
    Astolfo Dutra 09 02 07 0 02 10
    *n.i. = Não Informado.
    quarta-feira, 27 de maio de 2020

    Proprietários e funcionários de lojas fazem manifestação para abertura total do comércio em Cataguases

    Proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais realizaram uma passeata na manhã desta quarta-feira (27), na região central de Cataguases para pedir a abertura do comércio na cidade. Os manifestantes desceram o calçadão gritando o slogan "Queremos trabalhar!", até a Praça Dona Catarina e depois seguiram para a porta da Prefeitura Municipal onde afixaram cartazes.

    Foto: Reprodução Rede Social

    O Site Mídia Mineira entrou em contato com a prefeitura de Cataguases a qual informou que realizou reunião na tarde desta terça-feira (26), com representantes do CDL, do Sindicato do Comércio e com mais cinco comerciantes da cidade, onde foi exposto o Programa Minas Consciente do Governo Estadual, que - a exemplo da grande maioria dos municípios mineiros - foi aderido por Cataguases no dia 17 deste mês, através do Decreto 5202F/2020, onde inicia com a chamada "Onda Verde" que já prevê uma possível flexibilização a cada 21 dias, após análise da situação pelo Comitê Gestor Municipal da Covid-19, juntamente com a Macro Regional de Saúde.

    A prefeitura informou também que enviou ofício para o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, solicitando ao mesmo o retorno da possibilidade do comércio voltar a receber seus créditos, sem que os clientes adentrem ao estabelecimento e sem gerar aglomerações, com todas as observâncias das regras sanitárias. A representatividade da CDL ficou de enviar ofício também ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e solicitar apoio da CDL estadual.

    Outro ponto levantado pelo Município é que para avançar no Minas Consciente e liberar mais estabelecimentos para funcionar, a quantidade de leitos disponíveis e ocupados em UTI é importante. Para que isso aconteça, a Prefeitura de Cataguases já realizou todo esforço necessário para liberação dos cinco novos leitos de UTI no Hospital de Cataguases, como visita e liberação pela Vigilância Sanitária Municipal e reserva da verba para custeio dos leitos por até 3 meses ou até o credenciamento pelo Ministério da Saúde, necessitando apenas que o Hospital termine a contratação dos médicos. Cada leito vai custar por dia cerca de R$ 1600,00 para os cofres do Município, mesmo que não tenha ninguém ocupando.

    Participaram da reunião o prefeito Willian Lobo de Almeida; o Procurador Geral, Yegros Martins Malta; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Anízio Araújo; Humberto Lanziere, representando a CDL, José Porfírio, representando o Sindicato do Comércio e mais cinco empresários.

    Programa Minas Consciente

    Idealizado pelo Governo de Minas, o plano tem o objetivo de retomada gradual e responsável da economia de acordo com critérios que preservam a vida da população. O programa aborda uma ótica de retomada gradual, progressiva e regionalizada, embasada em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica e da capacidade assistencial. O plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – atividades de baixo risco; onda amarela – atividades de médio risco; onda vermelha – atividades de alto risco).

    A liberação de cada estabelecimento, depende do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) principal de cada um.

    As avaliações para liberação de mais estabelecimentos ou fechamentos de outros serão feitas dentro de um período determinado e será levado em conta a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, conforme a seguir:




    Polícia Militar prende autores de furto a estabelecimentos comerciais em Cataguases


    Na tarde desta terça-feira (26), a Polícia Militar prendeu dois indivíduos, de 25 e 30 anos, suspeitos de terem praticados diversos furtos a estabelecimentos comerciais em Cataguases. 

    Conforme a Polícia Militar, após um estabelecimento comercial, localizado na Vila Domingos Lopes sofrer um arrombamento na madrugada de terça-feira, uma operação comandada pelo tenente Marinato que contou com um grande trabalho de inteligência da 146ª Cia, com a utilização de câmeras de segurança, foi possível a identificação dos autores. Identificados, os autores foram localizados e presos. Um dos autores foi localizado em um imóvel no Centro de Cataguases e o outro, próximo à Igreja do Rosário. Os dois presos são de Leopoldina e estavam atuando em Cataguases. Eles afirmaram que trocaram os itens furtados por drogas.  

    Os autores receberam voz de prisão em flagrante delito e foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. 

    Participaram da operação os militares: Tenente Marinato, Sargentos Andrade e Jerônimo e Cabos Túlio e Jean. 

    terça-feira, 26 de maio de 2020

    Leopoldina confirma segundo óbito por Covid-19

    Conforme Boletim divulgado nesta segunda-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina, o Município chegou a 20 casos positivos da Covid-19 e mais um óbito confirmado, totalizando 2 óbitos.

    De acordo com o Boletim da Secretaria, o novo caso é de uma paciente do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, com sintomas leves e em isolamento domiciliar. O óbito, já constava entre os casos confirmados que acabou evoluindo. Trata-se de paciente do sexo masculino e faixa etária entre 70 a 79 anos. 

    Ainda conforme o Boletim, dos 20 casos, 13 pessoas já estão curadas. 59 pessoas estão sendo monitoradas. Confira o boletim completo abaixo:



    Comitê gestor da Covid-19 em Cataguases decide encerrar barreiras sanitárias

    Por determinação do Comitê Gestor da Covid-19 em Cataguases, as barreiras sanitárias, iniciadas em 
    23 de março, foram encerradas nas entradas da cidade, nesta segunda-feira (25).

    A ação foi adotada para evitar que pessoas de outras regiões pudessem trazer o vírus da Covid-19 para o município. Para o Comitê Gestor, as barreiras sanitárias em Cataguases  tiveram um resultado positivo, oferecendo ampla divulgação sobre os cuidados e disseminação do vírus, inclusive sobre a importância do uso de máscara de proteção, formas de higienização e necessidade de distanciamento social. 

    Após 63 dias de operação, foi verificado que as barreiras poderiam ser suspensas pelos seguintes motivos: já haver transmissão comunitária do vírus no município, liberação do acesso de transporte de passageiros de outros municípios, aumento da testagem no município com testes rápidos nas UBS ( unidades básicas de saúde) e exame PCR pelo Hospital de Cataguases, Vigilância em Saúde eficiente com o controle do monitoramento dos casos notificados e seus contatos, finalização do oitavo andar para leitos clínicos e leitos de UTI para atendimento à Covid-19, já em etapas finais e contratação de uma enfermeira que irá realizar também a coleta de exames PCR nas residências dos pacientes que forem avaliados pelos critérios de coleta nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo acesso e qualidade na assistência dos usuários SUS. Além de toda a rede da atenção básica estar organizada, capacitada e com EPIs necessários ao atendimento SUS, algumas UBS estão atendendo com horário estendido para garantir atendimento aos usuários SUS.
     
    Nesses 63 dias de barreira sanitária, mais de 330 municípios chegaram em Cataguases por motivos diversos. “As barreiras sanitárias cumpriram, portanto, seu papel”, confirma a Secretaria de Saúde, Daniela Rezende e o Presidente do Conselho de Saúde, doutor Joseph. O Comitê ressaltou que caso seja necessário, a barreira poderá voltar.

    Com informações e foto da Prefeitura de Cataguases 

    Número de óbitos por doenças respiratórias cai em Minas

    Redução é resultado de medidas de enfrentamento à covid-19 tomadas pelo Estado

    Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

    As medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas em Minas Gerais já mostram resultados positivos. Com o isolamento social, o estabelecimento de protocolos para retomada da economia e a adoção de cuidados de higiene para prevenir a contaminação, o número de mortes em decorrência de doenças respiratórias em Minas Gerais caiu 8,53%. Segundo os dados do portal da transparência dos Cartórios de Registro Civil do país, de janeiro até essa sexta-feira (22/5), 40.537 óbitos foram registrados no estado. No mesmo período, em 2019, foram 44.318 mortes. 

    A plataforma considera como doenças respiratórias: covid-19, síndrome respiratória aguda grave (SRAG), pneumonia, insuficiência respiratória, septicemia, além de causas indeterminadas e demais óbitos. Todos esses casos são testados e verificados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ver se estão relacionados à infecção por coronavírus ou não.

    Para a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaina Fonseca Almeida Souza, o bom desempenho se deu por dois motivos. Além de o sistema de Saúde estar mais sensível para detectar casos suspeitos de covid-19, aprimorando as notificações, o isolamento social diminuiu a transmissão de outras doenças. “As pessoas estão usando máscaras e se protegendo mais. Essas medidas não são eficientes só para evitar a contaminação por coronavírus, mas também por outras infecções”, destaca. 

    Testagem e cruzamento de dados

    O portal dos Cartórios de Registro Civil mostra que, neste ano, foram emitidos 343 atestados de óbito em território mineiro em que a covid-19 consta como a causa principal. Outros 167 dão como motivo a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). No entanto, esses números não representam o diagnóstico final, porque, muitas vezes, no momento da morte, o motivo real ainda não é conhecido. 

    Após os documentos serem feitos, o Governo de Minas verifica todos os óbitos protocolados por cartórios que tenham sido registrados como doenças respiratórias, como covid-19 ou SRAG, ou por causa indefinida, como falência múltipla de órgãos. Essa análise é feita a partir de exames adicionais e do cruzamento de bases de dados, como a do Registro Civil e a do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em que as notificações são preenchidas pelas secretarias de Saúde dos municípios. 

    O objetivo da investigação é saber quais mortes estão, de fato, relacionadas à infecção por coronavírus ou não. Com os resultados prontos, os dados são incluídos no boletim epidemiológico da SES-MG. Até o momento, a análise aponta que, desses 343 casos registrados em Minas, 201 foram em decorrência da covid-19. 

    A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG explica que a verificação ocorre para garantir um recorte preciso do cenário da pandemia no estado, além de subsidiar a elaboração de melhores políticas de enfrentamento à doença. “A unificação desses dados nos permite dar a informação mais completa e correta. Com isso, podemos saber a real dimensão e quais decisões tomar para combater melhor o vírus”, afirma Janaina.

    A partir das informações finais, o Governo indica, por exemplo, quais regiões devem aumentar ou manter a taxa de isolamento, e quais podem retomar progressivamente as atividades econômicas, como proposto no programa Minas Consciente. O plano estabelece protocolos para a liberação do funcionamento do comércio no estado, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. A adesão às diretrizes é de decisão de cada prefeitura.

    Notificações

    A notificação de qualquer morte é obrigatória e, para que a pessoa seja enterrada, é preciso apresentar o atestado de óbito ao cemitério. A causa que consta no documento feito pelos cartórios é a que está na declaração de óbito, preenchida pelo médico que examinou o corpo do paciente no momento da morte. São produzidas três vias: uma para as secretarias municipais de Saúde, uma para o hospital ou unidade de Saúde que atendeu a pessoa, e outra para a família.

    Janaina Souza reforça que todas as mortes devem ser informadas. “Só não são registradas aquelas em que o corpo foi enterrado em cemitérios ou terrenos clandestinos”, observa a diretora.

    Fonte: Agencia Minas
    segunda-feira, 25 de maio de 2020

    Cataguases: Escolas municipais retomam suas atividades de forma não-presencial nesta segunda-feira


    As escolas da Rede Municipal de Ensino reiniciam suas atividades nesta segunda-feira, dia 25. O modelo adotado pela Prefeitura segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, dos conselhos Nacional e Municipal de Educação, do Comitê Municipal COVID-19 e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, conforme a Recomendação 006/2020, da 5ª Promotoria de Justiça de Cataguases.

    Mantendo o distanciamento social, as atividades serão realizadas por meio de atividades não-presenciais. O conteúdo será produzido pelos docentes e enviado aos alunos conforme a organização dos grupos formados por pais e responsáveis feitos por cada escola com a utilização de grupos de mensagem ou outros meios que a escola achar viável e prático para a realização das tarefas. A primeira etapa do trabalho de atividades não-presenciais será para atender a um período de 30 dias, a contar da data de entrega dos materiais de ensino.

    O secretário de Educação, José Fernando Millane, afirma que duas das preocupações da Prefeitura são continuar oferecendo o ensino aos estudantes e preservar o ano letivo. “Essas atividades presenciais já estão sendo realizadas em outras redes de ensino. Nossa preocupação é cumprir com a carga horária mínima do ano letivo de 800/horas anuais, manter os alunos com atividades escolares e oferecer a qualidade necessária para a aprendizagem dos nossos estudantes”, disse.

    O secretário completa, explicando que a medida não tem o objetivo de substituir o ensino presencial, mas sim de se adaptar ao novo cenário. “O ensino não-presencial não substitui a presença dos alunos e professores, mas é uma forma de nos adaptarmos e minimizarmos os impactos sobre os nossos estudantes, que já se encontram há 60 dias afastados das escolas, com prorrogação de mais 30 dias dada pelo MEC”, concluiu.

    Embora a previsão inicial do ensino não presencial seja para os próximos 30 dias, hoje a Secretaria de Educação está preparada para continuar com as atividades não-presenciais enquanto os efeitos da pandemia impedirem as aulas em sala de aula. As avaliações dos alunos poderão ocorrer tanto nas atividades não-presenciais analisando a participação dos alunos nas atividades e a evolução da aprendizagem, como em sala de aula quando as atividades normais retornarem.

    Para os alunos e seus responsáveis que não tiverem nenhum meio tecnológico para acessar as atividades e aulas, os materiais serão impressos pelas suas respectivas escolas e encaminhadas.  Para a nova modalidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas contam com o apoio dos pais e responsáveis, pois eles deverão manter contato com a escola em que seu filho estuda, procurando usar sempre os mesmos canais de costume para falar com a direção, e, se for necessário, fazer a atualização de seus contatos junto à escola.

    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    domingo, 24 de maio de 2020

    Homem é morto a golpes de pé de cabra em Além Paraíba

    Um idoso de 61 anos, identificado como Paulo César Ferreira Venâncio, foi morto com golpes de um pé de cabra na noite deste sábado (23), após discussão em um bar em Além Paraíba.


    Fotos Adenilson Mendes

    A discussão iniciou em um bar, na Rua Josefina Matilde Catarina, bairro Boiadeiro, entre o idoso e um homem de 34 anos. Após um bate-boca, o autor foi até sua casa e retornou com a ferramenta. A vítima tentou se livrar atirando pedras na direção do autor, mas ambos acabaram entrando em luta corporal, momento em que o homem desferiu vários golpes na cabeça do idoso, fugindo em seguida.

    Uma equipe do SAMU foi acionada, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

    A Polícia Militar e Perícia Técnica da Polícia Civil estiveram no local. Uma faca que estava no chão foi apreendida. O autor não foi localizado.

    Após os trabalhos da perícia o corpo foi levado por uma funerária.

    Com informações e fotos de nosso parceiro
    Blog do Adenilson Mendes

    Coronavírus: mais de 142 mil pessoas estão curadas no Brasil

    O número representa 41% do total de casos confirmados no país. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 19h deste sábado (22/5)


    O Brasil registra 142.587 pessoas curadas da Covid-19. O número representa 41% do total de casos registrados no país (347.398). Outras 182.798 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 19h deste sábado (23).

    O Governo do Brasil, junto às secretarias de saúde estaduais e municipais, está cuidando de todos e empenhando os esforços necessários para garantir o atendimento médico a quem precisa. São realizados investimentos constantes em aquisição de insumos, respiradores, testes de diagnóstico, remédios e equipamentos de proteção para profissionais de saúde, além da habilitação de leitos de UTI.

    Até o momento, o país registra 22.013 óbitos, sendo que 965 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h, apesar de a maioria ter acontecido em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes. Assim, do total de novos registros, 515 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outros 3.534 estão em investigação.

    Cerca de dois mil municípios do país não possuem casos de coronavírus e mais de 70% das cidades não registram nenhum óbito pela doença.

    CENÁRIO INTERNACIONAL

    Até a última quinta-feira (21), o Brasil ocupava a terceira posição em relação ao número de casos (291.579) e a sexta considerando o registro de óbitos (18.859). Contudo, quando considerado o parâmetro populacional, por milhão de habitantes, entre os países de todo o mundo, o Brasil ocupa a 55ª posição em relação aos casos confirmados e a 28ª colocação no que se refere ao número de óbitos. A medida populacional é a taxa padrão para comparações entre os países.

    SITUAÇÃO DE SÁBADO:
    (23/05/2020 - 19h)
    • 347.398 diagnosticados com COVID-19
    • 182.798 em acompanhamento (52,6%)
    • 142.587 recuperados* (41,0%)
    • 22.013 óbitos (6,3%)
    • 3.534 óbitos em investigação
    *estimativas sujeitas à revisão.

    Fonte: Agência Saúde 
    sábado, 23 de maio de 2020

    Dupla fica ferida após tentativa de fuga na BR-116



    Dois homens ficaram feridos após uma tentativa de fuga da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acabou resultando em acidente na BR-116, em Muriaé, na tarde desta sexta-feira (22).

    De acordo com informações, os dois homens seguiam em um carro de passeio quando perceberam a fiscalização da PRF e aceleraram, realizando diversas ultrapassagens proibidas. O condutor acabou perdendo o controle do veículo, acabando por sair da pista.

    Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionados e socorreram a dupla com ferimentos leves.

    A Polícia Militar também realizou busca no local, devido um dos envolvidos já ter passagem por roubo e tráfico, mas nada foi encontrado.

    Após o atendimento no Hospital São Paulo os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. O carro foi removido e levado para um pátio credenciado pelo Detran.

    Com informações e fotos da Rádio Muriaé
    sexta-feira, 22 de maio de 2020

    Homem tenta invadir residência e acaba morto por idoso em Cataguases

    Um homem de 46 anos, identificado como Claudisley da Costa Silva, vulgo "Babão", foi morto nesta sexta-feira (22), após tentar entrar em uma residência na Rua Dedé Peixoto Ramos, na localidade conhecida como Ponte Preta, na saída de Cataguases. 

    Conforme apurou o Site Mídia Mineira, a vítima, conhecida pela polícia por envolvimento com drogas e furto, teria tentado entrar à força em uma residência e o proprietário, um idoso de 69 anos, para se defender, pegou um estilete e atacou o invasor provocando um ferimento no pescoço. 

    Polícia Militar e SAMU foram acionados, mas a vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local. Segundo o idoso, Claudisley procurava sua esposa, mas ela não foi localizada.  

    O idoso foi preso e a arma apreendida. 

    Até o fechamento desta matéria, a Perícia Técnica da Polícia Civil era aguardada.

    Foto Rede Social

    Muriaé chega a 100 testes positivos de Covid-19 com 5 óbitos e 38 curados

    Com mais nove testes positivos, Muriaé chegou a 100 casos confirmados de coronavírus nesta quinta-feira, dia 21 de maio. Deste total, são 57 pacientes ainda ativos, 38 já recuperados e cinco mortes até o momento.

    Foto: Rádio Muriaé

    As novas confirmações – incluindo o óbito - se referem a seis pessoas do sexo masculino (com idades entre 39 e 78 anos) e a três pessoas do sexo feminino (uma criança de 5 anos, uma mulher de 43 anos e a uma idosa de 76 anos). Destes, seis são moradores de Muriaé e três residem fora do município.

    Além de resultados da Funed, testes feitos em laboratórios também estão sendo contabilizados nas estatísticas, conforme protocolo da Secretaria de Estado da Saúde.

    Veja outros números do novo coronavírus na cidade nesta quinta-feira:
    • Em investigação - 43 pessoas estão com exames sendo feitos na Fundação Ezequiel Dias. O prazo estimado para entrega dos resultados atualmente é de três dias úteis.
    • Em observação - 115 pacientes que apresentaram apenas sintomas leves de síndrome gripal recebem acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde.
    • Descartados e encerrados – com mais um teste negativo, 183 possíveis casos do novo coronavírus foram descartados até o momento. Já os pacientes que já tiveram observação encerrada somam agora 213.
    Fonte: Prefeitura de Muriaé
    quinta-feira, 21 de maio de 2020

    Escolas da Rede Estadual podem auxiliar o acesso ao aplicativo Conexão Escola através de e-mail


    Desde segunda-feira (18/5) professores e estudantes da rede estadual de ensino poderão acessar o aplicativo Conexão Escola. A plataforma é uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

    Para que não fique nenhuma dúvida quanto ao acesso no Conexão Escola, foram elaborados manuais de acesso e guias práticos para alunos e professores. 

    O professor

    O primeiro passo é baixar o aplicativo. Para isso, é necessário acessar a Play Store, pesquisar pelo Conexão Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. Em seu login, o professor deverá digitar seu CPF - sem ponto e traço. A senha é a mesma utilizada no sistema Diário Escolar Digital (DED).

    O educador deverá ficar atento a três situações que podem ocasionar restrição de acesso. O primeiro é se aparecer uma mensagem que informa que há pendência na alocação no quadro de horários. Neste caso, é necessário entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que ele conclua a alocação do professor no quadro de horários.

    O segundo caso, é se o professor já usou o DED e quando digita a senha no Conexão Escola aparece “usuário invalido”. A orientação da SEE é que o educador tente acessar o DED para verificar se a senha está correta. Caso não consiga, será necessário redefinir a senha de acesso na tela inicial do Diário Eletrônico Escolar, clicando em “esqueci minha senha”.

    Por fim, o professor que ainda não acessou o DED e necessita criar uma senha de acesso deverá entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que o gestor o cadastre no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). O sistema encaminhará um link para o e-mail, informado no cadastro do educador, para que seja definida a senha de acesso. Vale lembrar que a senha deve ter, no máximo, nove caracteres.

    O estudante

    Para baixar o aplicativo, o aluno deverá seguir o mesmo passo a passo dos professores, que é acessar a Play Store, pesquisar pelo Conexão Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. O usuário será o número de matrícula do Simade e a senha será a data de nascimento. Para consultar o número de matrícula, o estudante deve utilizar o link de recuperação de usuário.

    Caso apareça a mensagem “usuário inválido” é necessário que o aluno entre em contato com a escola, por e-mail, para saber se a data de nascimento está correta no cadastro da escola e se sua enturmação está correta.

    Confira abaixo o telefone e e-mail das escolas de Cataguases:

    ESCOLA TELEFONE E-MAIL
    EE ASTOLFO DUTRA 34213088 34220232 escola.97306@educacao.mg.gov.br
    EE CORONEL VIEIRA 34213711 34215590 escola.97314@educacao.mg.gov.br
    EE DOUTOR NORBERTO CUSTÓDIO FERREIRA 34211895 34220205 escola.97331@educacao.mg.gov.br
    EE FRANCISCO INÁCIO PEIXOTO 34212971 34220140 escola.97322@educacao.mg.gov.br
    EE GUIDO MARLIERE 34221174 34220222 escola.97357@educacao.mg.gov.br
    EE MANUEL INÁCIO PEIXOTO 34211013   escola.97365@educacao.mg.gov.br
    EE MARIETA SOARES TEIXEIRA 34213039 34220202 escola.97373@educacao.mg.gov.br
    EE PROFESSOR CLÓVIS SALGADO 34217029 34220462 escola.97381@educacao.mg.gov.br
    EE PROFESSOR QUARESMA 34214539   escola.97403@educacao.mg.gov.br

    Para saber o e-mail de todas as escolas de Minas Gerais CLIQUE AQUI. 

    Aplicativo

    No Conexão Escola, o aluno terá acesso às teleaulas do Programa Se Liga na Educação exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Além disso, em breve, no aplicativo será possível o contato entre professor e aluno por meio de um chat de conversas.

    A conexão do perfil do aluno com a rede para utilizar o aplicativo será custeada pelo Governo de Minas.

    Fonte: Secretaria de Estado de Escola

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início