728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 31 de março de 2020

    Inep publica cronograma do Enem; provas serão em 1° e 8 de novembro

    Pedidos de isenção de taxa podem ser feitos a partir do dia 6 de abril

    Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (31) os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

    De acordo com o cronograma, o Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro. Os editais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira e também estão disponíveis na página do Enem. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro.

    A autarquia vinculada ao Ministério da Educação também informou que, a partir do dia 6 de abril, os estudantes poderão fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem.

    Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

    Pode solicitar a isenção da taxa quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, e quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o número de identificação social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

    Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020, devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Entre 27 de abril e 1º de maio será aberto prazo para apresentação de recursos e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.

    O Inep ressalta que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.

    Inscrições
    Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio.

    De acordo com o Inep, a estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

    Acessibilidade
    A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

    Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.

    Enem Digital
    A implantação do Enem Digital terá início neste ano e, de acordo com o Inep, será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.


    O processo de inscrição é o mesmo da versão impressa. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para treineiros e não promoverá atendimento especializado.

    Fonte: Agência Brasil / EBC
    segunda-feira, 30 de março de 2020

    Secretaria de Estado de Saúde confirma primeiro óbito por COVID-19 em Minas Gerais

    Até o momento são 29.724 casos suspeitos para COVID-19 e 261 casos confirmados. Há em investigação 23 óbitos e um óbito foi confirmado.

    O primeiro óbito confirmado no Estado é de uma paciente do sexo feminino, de 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21/03/20, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI em 23/03/20. Foi coletado material para pesquisa de COVID-19 em 23/03. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. 

    O óbito ocorreu neste domingo, 29 de março. O exame de swab detectável para COVID-19 foi feito em laboratório privado.

    A nora da vítima fez um desabafo em Rede social. Confira:
    "Para os que estão defendendo acabar o isolamento.Para os que estão defendendo o comércio de volta. Porque a economia vai “quebrar”...Para os questão defendendo as falas contra a ciência.Para os que estão defendendo que alguns milhares de mortes por coronavírus não significam nada frente a quebradeira da economia.Só tenho uma coisa a dizer: espero, fortemente, que não passem pelo que minha família está passando!Quanta dor você ver um ente amado sozinho em um leito de UTI, isolada, se sentindo abandonada, pq um vírus maldito ceifou seus pulmões lhe tirando o oxigênio e sua imensa alegria.Espero que não tenham nunca que ficar em casa inerte, enquanto o corpo de seu familiar está sendo cremado sem que nenhum parente possa se despedir e homenagear.Quanta tristeza, meu Deus!!!!Reflitam, repensem, se coloquem no lugar de tantas famílias que estão passando o que a nossa família está passando.Respeitem a dor de tantas pessoas. Gostaria imensamente que os governantes fossem mais respeitosos com cada vida ceifada e sufocada pelo coronavírus.Sr. Ministro Mandetta se mantenha técnico e firme, não se deixe abater por ignorância. Mais amor e mais empatia."




    Polícia Militar prende autores de furtos/roubos de celulares em Cataguases

    A Polícia Militar de Cataguases prendeu dois rapazes, de 21 e 29 anos, como prováveis autores de roubos de celulares em Cataguases.

    A prisão aconteceu após a comunicação de um roubo ocorrido na Rua Manoel Silveira, no bairro Bandeirantes. A vítima relatou à PM que após o roubo, os autores abandonaram a motocicleta e fugiram a pé. De posse das características dos autores os policiais iniciaram um rastreamento, ocasião em que o cabo Dionísio, que se encontrava de folga, conseguiu abordar e prender o rapaz de 29 anos. Em paralelo, a sala de operações recebeu uma ligação do proprietário da motocicleta, alegando que a mesma havia sido furtada. No entanto, no momento da confecção do registro, no posto policial, a vítima reconheceu o proprietário, de 21 anos, como sendo o condutor da motocicleta. Uma imagem de uma câmera de segurança também flagrou o rapaz fugindo.

    Diante dos fatos, os autores receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de plantão em Leopoldina para as demais providências. A motocicleta foi apreendida e o celular recuperado. Os presos são suspeitos de outros furtos/roubos em Cataguases.

    domingo, 29 de março de 2020

    Muriaé confirma primeiro caso de coronavírus (COVID-19)

    O prefeito de Muriaé, Ioannis Grammatikopoulos, o Grego, anunciou na manhã deste domingo (29), juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira e o médico infectologista Daniel Licy, que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) na cidade.

    A confirmação veio através de uma transmissão, ao vivo, pelo Facebook. Segundo o prefeito, o Comitê Extraordinário de Gestão para a Covid-19, recebeu quatro resultados na noite deste sábado (28), sendo que três foram descartados e um testou positivo.

    Conforme o infectologista Daniel Licy, o caso é de transmissão local, ou seja, embora a fonte de infecção seja conhecida, foi transmitida dentro do município e não em viagem. "A situação de termos um caso de transmissão local nos coloca em um outro nível de medidas de contenção. É importante a gente frisar que o Estado tem demorado de sete a nove dias para liberação de pacientes testados, portanto, a gente está fazendo uma leitura de sete a nove dias atrás", disse.

    O prefeito comunicou a suspensão do retorno gradativo do comercio e voltou a suspender todas as atividades comerciais no município. Ele também informou que durante a semana, novas medidas serão tomadas.

    O paciente está clinicamente sem complicação e em isolamento residencial. "Queremos que todos fiquem tranquilos porque o paciente em questão já vem sendo isolado e monitorado desde o início", disse o secretário.

    "O resultado virá de como a população reage e se comporta em relação a crise e não apenas com nossas decisões. [...] Gostaria de deixar para a população a minha impressão como especialista e não estou falando em nome dos outros, estou falando como Daniel Licy, infectologista, de que o coronavírus entrará em Muriaé, teremos mortes por coronavírus, que nenhuma instância superior propôs que não haverá a entrada do vírus em algum ponto e que nós devemos fazer isso de forma equilibrada para que nosso sistema consiga atender as pessoas que adoecem", finalizou o médico.

    Com o anúncio, Muriaé se tornou a segunda cidade da Zona da Mata a confirmar um caso de coronavírus.

    Situação em Minas

    Segundo o informe da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Minas Gerais são 28.783 casos suspeitos para COVID-19 e 231 casos confirmados. Há em investigação 20 óbitos e nenhum óbito confirmado até o momento. Os casos confirmados são:

    Assista abaixo a live da prefeitura de Muriaé:

    Associação Mineira de Supermercados fala sobre aumento de preços

    Na última sexta-feira (27), A Associação Mineira de Supermercados (AMIS), divulgou em seu site uma Carta Aberta aos Consumidores Mineiros, com o objetivo de esclarecer a alta nos preços que o consumidor vem sentindo neste período de isolamento social devido ao enfrentamento da COVID-19.

    Segundo a entidade, a alta de preços se concentra principalmente em: laticínios em geral, ovos, feijão, óleo, arroz e alho, devido à grande demanda junto aos fornecedores, provocada pela corrida dos consumidores aos supermercados o que fez com que os estoques baixassem e houvesse a necessidade de reposição imediata. "Os supermercados estão tentando exaustivamente negociar com seus fornecedores, mantendo a margem de comercialização, buscando evitar que os preços desses produtos sofram reajustes", diz a nota.

    A entidade enviou ofícios ao PROCON e ao Governo de Minas manifestando sua preocupação em relação à pressão dos fornecedores por aumento de preços e pede aos consumidores que evitem a formação de estoques domésticos, o que aumentaria a demanda para reposição do estoque e prejudicaria a negociação junto aos fornecedores. A AMIS também aconselha a troca de produtos conhecidos do consumidor por marcas alternativas.

    Confira abaixo a carta na íntegra:
    CARTA ABERTA AOS CONSUMIDORES MINEIROS

    Aumento de Preços
    A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) vem esclarecer altas de preços que alguns produtos sofreram nos últimos dias:
    1. As empresas supermercadistas estão solidárias e trabalhando incansavelmente no enfrentamento da pandemia Covid-19. Os supermercados estão abastecidos e em funcionamento.
    2. O novo desafio tem sido enfrentar reajustes de preço de seus fornecedores.
    3. A pressão por aumento de preços está concentrada principalmente nos seguintes produtos: laticínios em geral, ovos, feijão, óleo, arroz e alho.
    4. A pressão por aumentos ocorre neste momento de reposição de estoques. Com a alta demanda geral registrada no início do enfrentamento da pandemia, os estoques, que garantiriam abastecimento durante determinado prazo de tempo, foram rapidamente consumidos, o que gerou a necessidade de novas compras junto aos fornecedores. Com o excesso de demanda, os preços sofrem pressão. Os fornecedores alegam aumento de custos em seus insumos.
    5. Os supermercados estão tentando exaustivamente negociar com seus fornecedores, mantendo a margem de comercialização, buscando evitar que os preços desses produtos sofram reajustes. A reposição se faz necessária para evitar desabastecimento.
    6. Como elo final da cadeia de abastecimento entre os fabricantes e os consumidores, os supermercados apenas repassam o custo dos produtos que adquirem da indústria.
    7. A AMIS enviou ofícios ao PROCON-MG e ao Governo de Minas, manifestando sua preocupação em relação à pressão dos fornecedores por aumento de preços.  Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está mantendo permanente contato com o Governo Federal.
    8. A AMIS pede a colaboração dos consumidores para que evitem a formação de estoques domésticos.  Uma demanda excessiva prejudica a negociação dos supermercados com os fornecedores por preços estáveis.
    9. Recomenda também a substituição de itens de sua rotina de compras, quando possível, e/ou aquisição de marcas alternativas. 

    Belo Horizonte, 27 de março de 2020
    ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SUPERMERCADOS (AMIS)

    *Imagem da Internet / ilustrativa

    Rapaz é baleado no Bela Vista em Leopoldina

    Um homem de 29 anos foi baleado com um tiro no abdômen na tarde deste sábado, 28 de março, no bairro Bela Vista, em Leopoldina.

    De acordo a Polícia Militar, a Sala de Operações da PM em Leopoldina recebeu a informação de que um indivíduo havia sido baleado com um disparo de arma de fogo na Rua João Teixeira de Moura Guimarães. No local, populares informaram que um homem, de 32 anos, teria atirado na vítima, de 29, após uma discussão. Em seguida o autor fugiu do local.

    O homem foi alvejado no abdômen, próximo à região toráxica, e encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense onde foi atendido pela equipe médica de plantão e aguardava para ser submetido a um procedimento cirúrgico. Ainda segundo a PM, em levantamento sobre o que motivou o crime foi verificado que os dois são desafetos e que já aconteceram outros desentendimentos entre eles. 

    A Polícia Militar informou que segue no rastreamento para localizar o autor. 

    Fonte: Jornal O Vigilante Online
    sábado, 28 de março de 2020

    COVID-19: Cataguases sobe uma notificação e tem 4 descartadas; Em Minas 18 óbitos seguem em investigação

    Cataguases contabiliza 55 notificações para COVID-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), deste sábado (28/03/2020). 

    A boa notícia foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã deste sábado. Conforme a pasta, mais três casos testaram negativo para COVID-19. Com essa informação, o município tem hoje 55 notificações, 4 casos descartados, 51 casos em investigação e NENHUM confirmado.

    Nos municípios que compõem a regional de Leopoldina, a situação é a seguinte:
    • Leopoldina: 41 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Além Paraíba: 8 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Astolfo Dutra: 11 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Dona Eusébia: 3 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Itamarati de Minas: 3 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Laranjal: 1 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Palma: 2 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Recreio: 1 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;
    • Santana de Cataguases: 1 suspeitos, 0 descartados, 0 confirmados;;

    Perfil

    Em Cataguases como no Estado, a maioria das notificações são do sexo feminino, 32 casos (58,9%), enquando que as do sexo masculino somam 23 (41,1%). Confira o gráfico abaixo referente as notificações de Cataguases:



    Situação em Minas

    Até o momento são 22.974 casos suspeitos para COVID-19 e 205 casos confirmados. Há em investigação 18 óbitos e nenhum óbito confirmado até o momento.

    O perfil dos casos confirmados difere até o momento do perfil das notificações, pois os casos confirmados do sexo masculino são maioria, totalizando 124 (60,5%) contra 81 (39,5%) do sexo feminino. Os idosos, acima de 60 anos somam 30 casos. A faixa etária com maior número de casos confirmados está entre 29 a 59 anos, com 173 casos, enquanto que menores de 19 anos e menores de 1 ano têm um caso cada.


    Situação no Brasil

    Subiu para 3.904 os casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou para 111. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 16h deste sábado (28), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (1), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio de Janeiro (13), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 84 óbitos no estado.

    Mais três casos suspeitos de COVID-19 são descartados em Cataguases

    A secretaria municipal de Saúde de Cataguases, anunciou, na manhã deste sábado (28), que três notificações suspeitas para o novo coronavírus (COVID-19), testaram negativo. Com o anuncio, até o momento, com base nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Cataguases tem 54 notificações, sendo 4 descartadas, nenhuma confirmada e 50 casos suspeitos. Os exames descartados foram realizados no dia 19 deste mês. Conforme apurou o Site Mídia Mineira, junto a coordenadora de Epidemiologia, Tairises da Silva Roque, não existe em Cataguases nenhum caso suspeito em estado grave.

    Mesmo com os recentes descartes, a secretaria reforça o pedido para que a população continue se prevenindo a fim de evitar a contaminação pelo coronavírus.

    Parcerias com a PRF permite a distribuição de marmitex para caminhoneiros




    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, nesta sexta-feira (27), na unidade de Muriaé, distribuição de marmitex para caminhoneiros que transitavam pela rodovia BR -116.

    A ação solidária foi realizada em conjunto com mototáxistas e com um restaurante, que arrecadaram alimentos provenientes de doação da sociedade muriaeense. 

    O objetivo foi diminuir os transtornos que os profissionais do transporte tem passado, uma vez que a maioria dos restaurantes às margens das rodovias estão fechados em razão das medidas adotadas para o combate à disseminação do coronavírus (COVID-19). 

    A ação durou cerca de duas horas e foram distribuídas gratuitamente aproximadamente 50 marmitex.

    Com informações da PRF
    sexta-feira, 27 de março de 2020

    Diretoria suspende 7° edição da Copa Verão Masters 40 Anos que iniciaria em abril


    A redação do Site Mídia Mineira, recebeu comunicado da diretoria da Copa Verão de Futebol de Cataguases, informando que, devido a pandemia de COVID-19 e o isolamento social que o município vivencia, a 7° edição da Copa Verão Masters 40 Anos, com data de abertura prevista para o dia 4 de abril deste ano, foi adiada para maio, com data ainda a ser definida. 

    "Não tivemos outra opção a não ser o cancelamento do início do campeonato, bem como da nossa reunião, marcada para 1º de abril com os nossos diretores", disse o vice-presidente, Jose Ricardo Martins, o Tucano.

    "Só iremos reiniciar quando as federações Carioca, Mineira e Liga Esportiva de Cataguases, retornarem, com tudo normalizado", ressaltou o diretor Charles Oliveira.

    O comunicado foi assinado pela presidente, Débora Zulato, pelo vice-presidente Ricardo Tucano e pelos diretores: Charles Oliveira, Mônica de Fátima e Carlos Henrique.

    Cataguases tem 54 suspeitos para COVID-19 e MInas investiga 28 óbitos

    Cataguases tem 54 notificações para COVID-19, segundo o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), desta sexta-feira (27). Entre as notificações, uma já foi descartada, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda não existe caso confirmado. 

    A demora na divulgação dos resultados é o principal problema enfrentado pelos Municípios, pois atrapalha no mapeamento dos casos e nas ações de contenção, além de gerar uma falsa impressão para a população de que a doença ainda está distante, haja vista que estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine (Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical), publicado no domingo (22), afirma que o Brasil detecta apenas 11% dos casos existentes.

    Conforme o relatório da SES, nos municípios próximos a Cataguases, Leopoldina deu um salto para 39 casos suspeitos. Juiz de Fora tem 271 notificações, 254 casos suspeitos, 11 casos confirmados e 6 descartados. Muriaé tem 54 casos suspeitos, Ubá tem 58 suspeitos e 1 descartado. Astolfo Dutra tem 11 casos suspeitos, Dona Eusébia e Itamarati de Minas têm 3 casos suspeitos cada um. Bicas, Laranjal e Santana de Cataguases possuem 1 caso cada.

    Perfil

    Em Cataguases, a maioria dos casos suspeitos são de mulheres (33) contra 21 homens. As notificações são divididas da seguinte forma:

    • Idosos entre 60 a 89 anos: 5 casos suspeitos;
    • Adultos entre 30 a 59 anos: 27 casos suspeitos;
    • jovens de 20 a 29 anos: 11 casos suspeitos;
    • Crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos: 2 casos suspeitos;
    • Crianças de 0 a 9 anos: 9 casos suspeitos.

    Distribuição dos casos suspeitos de COVID-19 em Cataguases por sexo:



    Situação em Minas

    Até o momento são 21.691 casos suspeitos para COVID-19 e 189 casos confirmados. Há em investigação 28 óbitos e nenhum óbito confirmado até o momento.

    Situação no Brasil

    Subiu para 3.147 os casos confirmados de coronavírus no Brasil, aumento de 17,22% em relação ao dia anterior. O número de óbitos também aumentou em 19,4%, passando de 77 para 92. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 17h desta sexta-feira (27), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (3), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (10), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 68 óbitos no estado.

    Com informações da Secretaria de Estado de Saúde e
    do Ministério da Saúde

    Morador em situação de rua é preso após ameaçar com faca servidores da secretaria de Desenvolvimento Social de Cataguases

    Um homem, em situação de rua, foi preso nesta semana, em Cataguases, após ameaçar com uma faca a diretora da Proteção Especial, Luísa Franco e a secretária de Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali Caetano.  

    Conforme apurou, o site Mídia Mineira, a pasta montou um plano de ação e vem acompanhando todos os moradores em situação de rua e migrantes, a fim de enfrentar e minimizar os problemas de saúde pública com esta população, agravado pela necessidade de isolamento social. 

    Em uma dessas ações, em abordagem realizada, embaixo da ponte conhecida como "ponte nova", o morador não gostou da retirada de entulhos e disse que iria "colocar fogo" nas servidoras, ameaçando ambas com uma faca. A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local, realizando a condução do homem até o Posto Policial onde foi registrada a ocorrência. Ele foi liberado em seguida. 

    Conforme o Artigo 331 do Código Penal Brasileiro, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime com detenção de seis meses a dois anos, ou multa. A ocorrência deverá gerar um processo judicial. 

    O plano de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, envolve cadastramento, encaminhamento para o isolamento no albergue municipal, caso o morador concorde, ações para que os que são de fora retornem para as cidades de origem e limpeza dos locais de instalação dessas pessoas com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças (fotos abaixo). A pasta conta também com o apoio das secretarias de: Serviços Urbanos e Saúde, além da Polícia Militar.




    Bispo da Diocese de Leopoldina publica circular com orientações sobre a semana santa

    A tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, a Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos e término no domingo de Páscoa, teve alterações em sua programação, com o cancelamento da participação do público e das celebrações externas, em razão da grave ameaça do ‘novo Coronavírus’ (Covid-19).

    O bispo da Diocese de Leopoldina dom Edson Oriolo destacou o decreto emitido pela Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos denominado ‘Em tempo de Covid-19’ sob o número 153/2020, com normas especiais para a celebração da Semana Santa.

    Também citou as determinações da Santa Sé sobre as celebrações litúrgicas que acontecem de forma privada, sem aglomerações de fiéis, evitando riscos à saúde pública. Também mencionou que o conteúdo elaborado está em sintonia com as demais orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


    Clique na imagem para ler a circular na íntegra:


    Fonte: Diocese de Leopoldina

    Secretaria fala sobre demora em apurar resultados dos casos suspeitos do COVID-19 em Minas

    O atraso para liberar os resultados dos exames em Minas Gerais tem sido uma das principais reclamação da população, que veem os casos suspeitos crescerem nos municípios, mas sem o retorno com a confirmação ou descarte dos suspeitos. 

    O motivo pela demora, já foi explicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Conforme a pasta, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) é o único laboratório credenciado para realizar a análise de todos os exames dos 853 municípios mineiros, o que acaba sobrecarregando o laboratório. Até o momento, são 17.409 casos suspeitos em Minas Gerais, ainda sem resultado e a cada dia as notificações crescem.  

    Em Cataguases, na Zona da Mata Mineira, por exemplo, nesta quinta-feira (26), as notificações já somavam 46. Apenas a primeira notificação, datada do dia 13 de março teve resultado negativo. Hoje, segundo a SES, a notificação mais antiga data do dia 18 de março e conforme a Secretaria Municipal de Saúde, não existe previsão para recebimento dos resultados, podendo ser a qualquer momento ou demorar ainda muitos dias. Um exemplo são os exames de casos suspeitos de Dengue, que hoje demoram cerca de um mês para sair o resultado. 

    O maior problema em não se ter uma definição, é que pode gerar uma falsa sensação de segurança, uma vez que ainda não existe caso confirmado, fazendo com que a população baixe a guarda na prevenção. 

    Nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, mais uma coletiva virtual, sobre a situação do coronavírus no estado. Entre os vários assuntos, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, explicou como funciona o fluxo de notificação e de que forma a investigação dos casos é realizada. “Nós dispomos de uma série de sistemas. Os exames laboratoriais são analisados num sistema chamado GAL e os casos são inclusos em outro sistema denominado Redcap. Todo esse banco de dados é qualificado e analisado frequentemente, a fim de eliminar discrepâncias e possíveis erros. As equipes estão empenhadas nesta análise. São várias etapas até que o dado seja consolidado a nível federal e o número total seja fechado. Como o processo é muito dinâmico e complexo, pode ocorrer divergências entre os números do estado e dos municípios, o que é absolutamente normal e passível de ocorrer”, explicou Dario. 


    Os kits de diagnóstico têm chegado ao estado de forma regular, no entanto, devido à sobrecarga na assistência em relação à pandemia e também na velocidade de notificações, há uma certa demora na resposta de atividade dos resultados de exames. “Ativamos um Plano de Contingência laboratorial para cadastrar novos parceiros, mobilizando instituições públicas e privadas e, dessa forma, procurar fazer frente à taxa de ataque veloz do covid-19”, pontuou o subsecretário. 

    Isolamento social 

    O secretário abordou, ainda, a questão do isolamento social e classificou que, neste momento, ele é fundamental para evitar o crescimento exponencial da pandemia. “É necessário que a população entenda que a partir do momento em que o isolamento é feito, há uma demora entre 7 e 14 dias para que esse isolamento comece a dar resultado. Quanto mais rápido ocorrer o aumento de casos, maior é o estresse do ponto de vista assistencial, maior é a dificuldade de atender os possíveis doentes. Já o isolamento tende a achatar a quantidade de casos que ocorrem a cada dia e isso permite que o SUS se adapte, prepare leitos e traga um atendimento melhor em sua prestação de serviços. As pressões do setor econômico são importantes e de fato devem ser levadas em consideração, mas, neste momento, entendemos que o isolamento é fundamental. Assim que tivermos informações de que essas medidas estão tendo de fato resultados, iremos reavaliar a situação”, pontuou. 

    Com informações da Secretaria de Estado de Saúde e
    da Secretaria Municipal de Saúde

    Decreto de Bolsonaro define lotéricas e igrejas como atividades essenciais permitindo voltar ao funcionamento

    (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
    O presidente Jair Bolsonaro definiu outras atividades e serviços essenciais que devem funcionar durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, mesmo com a adoção de medidas de isolamento e de quarentena pelas autoridades. Entre eles estão as unidades lotéricas e as atividades religiosas de qualquer natureza.

    O Decreto nº 10.292/2020 com a ampliação da lista, foi publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União. A primeira lista foi definida pelo Decreto nº 10.282/2020, na semana passada. Pelo texto são serviços e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

    Além de lotéricas e igrejas, o governo incluiu nessa categoria a fiscalização do trabalho, atividades de pesquisa relacionadas com a pandemia de covid-19 e as atividades jurídicas exercidas pelas advocacias públicas, relacionadas à prestação regular e tempestiva dos serviços públicos.

    Em publicação no Twitter, Bolsonaro destacou que, no Brasil, existem 12.956 casas lotéricas e 2.463 se encontram fechadas por decretos estaduais ou municipais. “Para que possam funcionar em sua plenitude, atualizei, nessa data, o Decreto 10.282”, escreveu.

    Fonte: Agência Brasil / EBC
    quinta-feira, 26 de março de 2020

    COVID-19: Cataguases já tem 46 casos suspeitos

    O número de casos suspeitos para o novo coronavírus (COVID-19), em Cataguases continua subindo. Conforme o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), desta quinta-feira (26), o município agora possui 46 casos em investigação, um aumento de 12 notificações de ontem para hoje.

    Com a demanda dos 853 Municípios em Minas Gerais aumentando, os resultados estão demorando para sair, o que causa impaciência na população, por este motivo, a recomendação é que se possível, a população mantenha o isolamento social a fim de se proteger e proteger os outros, principalmente os idosos, grupo de maior risco.

    Nas últimas 24 horas, aumentou o número de idosos acima de 70 anos com suspeita da doença. As mulheres também são maioria entre os casos suspeitos. Confira no gráfico abaixo:




    Minas Gerais

    Até o momento são 17.409 casos suspeitos para COVID-19 e 153 casos confirmados e não há óbitos. Três Municípios que ainda não tinham caso confirmado, aparecem na lista a partir de hoje, são eles: Boa Esperança, Governador Valadares e São João Del Rei, cada um com um caso.



    Brasil
    Subiu para 2.915 o número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26). Até o momento, são 78 mortes, sendo 58 em São Paulo e 9 no Rio de Janeiro. Amazonas registra uma morte, assim como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Centro-Oeste entrou na lista de óbitos, com uma morte em Goiás. Ceará e Pernambuco registram 3 mortes cada.


    Fonte: SES/MG e Ministério da Saúde

    Grupo Podium traz oportunidade de capacitação durante período de quarentena com bolsas grátis de cursos à distância

    Devido às medidas restritivas necessárias à prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19), estar em casa pode ser uma ótima oportunidade para aprimorar conhecimentos e se capacitar para o mercado de trabalho. 

    Pensando nisso, o GRUPO PODIUM, empresa de Cataguases, está liberando 30 bolsas grátis do curso Empregabilidade 50X! Para que você não fique parado e aproveite o tempo livre. 


    Para ganhar a bolsa você deve entrar no link clicando aqui. Após o cadastro o aluno deve esperar até 48 horas para a liberação do curso.


    Cursos Online

    Loja Virtual - Gupo Podium
    GRUPO PODIUM, que sempre esteve à frente de seu tempo, está lançando sua Loja Virtual, com condições de Pagamento Especiais, onde você pode se qualificar para uma nova realidade do mundo profissional e pessoal.

    Através de sua loja virtual os alunos podem fazer exatamente os mesmos cursos que fariam de forma presencial na escola, contando com o suporte total de instrutores via e-mail, WhatsApp e chat.

    O mundo está em constante transformação, não fique parado, faça parte da mudança e acesse agora: www.podiumcursos.com.br

    quarta-feira, 25 de março de 2020

    COVID-19: Cataguases registra 34 casos suspeitos e Brasil chega a 57 mortes

    Entre os casos suspeitos na cidade, 18 são do sexo feminino e 16 do sexo masculino

    Subiu para 34 o número de casos suspeitos para o novo coronavírus (COVID-19), em Cataguases, conforme dados desta quarta-feira (25), da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). 

    Até o momento, apenas 1 exame que testou negativo, teve o resultado divulgado pela Secretaria Mnicipal de Saúde. A expectativa é que até esta sexta-feira possam sair o resultado de outros 3 exames, colhidos no dia 18 deste mês. 

    Perfil

    Entre os casos suspeitos, 18 são do sexo feminino e 16 do sexo masculino. distribuidos da seguinte forma: 

    Até nove anos:
    • 4 do sexo feminino;
    • 2 do sexo masculino. 
    Entre 10 a 19 anos:
    • 1 do sexo feminino;
    • 1 do sexo masculino.
    Entre 20 a 29 anos:
    • 3 do sexo feminino;
    • 4do sexo masculino.
    Entre 30 a 39 anos:
    • 4 do sexo feminino;
    • 4 do sexo masculino.
    Entre 40 a 49 anos
    • 3 do sexo feminino;
    • 4 do sexo masculino.
    Entre 50 a 59 anos:
    • 2 do sexo feminino;
    • 1 do sexo masculino.
    Entre 80 a 89 anos:
    • 1 do sexo feminino.
    Minas Gerais

    Conforme o relatório desta quarta-feira, Minas gerais tem até o momento 14.227 casos suspeitos para COVID-19 e aumentou apenas 3 casos confirmados, passando para 133, todos em Belo Horizonte. No Estado não há óbitos. 


    Município de Residência Total
    Belo Horizonte 90
    Juiz de Fora 8
    Nova Lima 7
    Uberlândia 7
    Uberaba 3
    Contagem 2
    Mariana 2
    Sete Lagoas 2
    Betim 1
    Bom Despacho 1
    Campos Altos 1
    Coronel Fabriciano 1
    Divinópolis 1
    Ipatinga 1
    Lagoa da Prata 1
    Patrocínio 1
    Poços de Caldas 1
    Timóteo 1
    Residência em investigação 2
    TOTAL 133
    Fonte: COES MINAS/COVID-19/SESMG. Atualizado em: 24/03/2020.

    Situação do Brasil

    O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 57, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada hoje (25). Pela primeira vez desde o início da pandemia, foram registradas mortes fora dos epicentros do surto no país, São Paulo e Rio de Janeiro. Falecimentos em razão da covid-19 ocorreram em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.

    O total de mortes marca um aumento de 11 em relação a ontem, quando a contabilização marcava 46 vítimas que vieram a óbito por conta da infecção. Na segunda-feira, eram 25 falecimentos. 

    Do total, 48 foram em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul e uma em Pernambuco.

    O total de casos confirmados saiu de 2.201 ontem para 2433 casos. O resultado de hoje marcou um aumento de 28% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.

    Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 862 casos confirmados. Em seguida, o Rio de Janeiro (370), Ceará (200), Distrito Federal (160), Minas Gerais (133) e Rio Grande do Sul (123).

    Também registram casos confirmados Santa Catarina (109), Bahia (84), Paraná (81), Amazonas (54), Pernambuco (46), Espírito Santo (39), Goiás (29), Mato Grosso do Sul (24), Acre (23), Sergipe (16), Rio Grande do Norte (14), Alagoas (11), Mato Grosso (oito), Maranhão (oito), Piauí (oito), Roraima (oito), Tocantins (sete), Pará (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (três), e Amapá (um).


    O Ministério da Saúde recomenda o isolamento a quem apresenta sintomas da covid-19 e a moradores da mesma residência do paciente sintomático, bem como a idosos acima de 60 anos, pelo prazo de 14 dias. Uma vez terminado esse período, não haveria mais necessidade da medida, a não ser em casos de uma condição médica específica.
    Fonte: Agência Brasil

    Energisa emite posicionamento sobre resolução da Aneel que suspendeu cortes por 90 dias

    Diante da resolução da Aneel, divulgada ontem (24), que suspende o corte de energia por 90 dias, A Energisa, concessionária de energia elétrica com sede em Cataguases, divulgou seu posicionamento referente a medida. Confira:

    Posicionamento Energisa sobre Resolução Aneel

    A Energisa informa que está analisando as medidas anunciadas nesta terça-feira, 24 de março, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa considera de extrema relevância o posicionamento do regulador nesse momento crítico que o país e a sociedade atravessam.

    Esse é um momento de profundas mudanças para a sociedade, no qual o espírito comunitário se torna ainda mais relevante. A empresa ressalta que está dedicada em manter o fornecimento de energia para seus mais de 7,8 milhões de clientes em todo o país e que vai cumprir a determinação da Aneel de não realizar cortes em consumidores residenciais e de serviços essenciais à população durante os próximos 90 dias. A Energisa destaca o apelo feito pelo regulador para que aqueles clientes que têm condições mantenham seus pagamentos em dia. Informa, ainda, que o faturamento dos clientes continuará sendo feito normalmente. A Energisa colocou à disposição dos clientes canais digitais como WhatsApp por meio do número (32) 98426-1352, o aplicativo Energisa ON, e o site da empresa www.energisa.com.br, além do 0800 032 0196, para o atendimento integral de todas as necessidades, incluindo modalidades de débito em conta e opções flexibilizadas de parcelamento.

    Leopoldina tem 5 casos suspeitos de COVID-19 até o momento

    Subiu para 5 o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) em Leopoldina. A informação foi divulgada pelo integrante do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 no município, Vinícius Franzoni, no final da tarde desta terça (24).


    O primeiro registro de caso suspeito na cidade foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta (19). Todos os casos encontram-se em análise pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED). 

    Vinícius solicitou que a população permaneça em suas residências para evitar a propagação do COVID-19.


    Fonte: Jornal O Vigilante Online
    terça-feira, 24 de março de 2020

    Aneel suspende corte de energia por inadimplência por 90 dias

    Decisão foi tomada devido à pandemia do coronavírus

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais.

    As medidas, aprovadas em reunião extraordinária de diretoria do regulador realizada por meio de videoconferência, incluem também a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como de atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio.

    O diretor-geral da agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda.


    "Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao (consumidor de) baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil", afirmou.

    Fonte: Agência Brasil / EBC

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início