728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 31 de agosto de 2019

    Motociclista morre em acidente na BR-356 em Muriaé

    Um motociclista, identificado como Júlio César dos Santos, 43 anos, morreu após um caminhão bater na traseira de sua moto, na tarde desta quinta-feira (29), na BR 356, em Muriaé.

    Segundo o motorista do caminhão, com placas de Cachoeiro do Itapemirim, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, quando próximo ao radar, o condutor da moto tentou ultrapassagem e ao reduzir a velocidade, acabou sendo atingido pelo caminhão.


    Uma das rodas do caminhão passou por cima da perna da vítima, que recebeu os primeiros socorros no local, chegando a ser levado para o Hospital São Paulo, mas não resistiu.

    Com informações e fotos da Rádio Muriaé

    PRF apreende caminhão com mais de mil caixas de cerveja com nota fiscal irregular em Leopoldina

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, na tarde desta sexta-feira (30), durante abordagem rotineira em Leopoldina, um caminhão com aproximadamente 1.200 caixas de cerveja sem documentação fiscal.

    O condutor, 35 anos, disse que a carga seria proveniente do estado de Sergipe.


    A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais.
    sexta-feira, 30 de agosto de 2019

    Após laudo Município de Cataguases assina TAC com diversas medidas em relação a "Ponte Nova"

    Embora laudo aponte inexistência de perigo iminente de desabamento medidas deverão ser adotadas para diminuir risco aos usuários e provocar a manutenção da ponte

    O promotor Gustavo Garcia Araújo conversou com o Site Mídia Mineira  sobre o assunto nesta quinta.
    O Município de Cataguases, por meio do prefeito Willian Lobo de Almeida, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público de Minas Gerais, através do Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Gustavo Garcia Araújo,  a cerca de atitudes que deverão ser tomadas relativas à Ponte Pedro Dutra Nicácio Neto, conhecida popularmente como "Ponte Nova". O documento foi assinado no dia 22 de agosto na sede da 5ª Promotoria de Justiça de Cataguases.

    O TAC, que o Site Mídia Mineira teve acesso, é um desdobramento do Inquérito Civil Público nº 0153.18.000129-6, instaurado em 27/09/2018, que apurou a responsabilidade do Município na manutenção da ponte. Em novembro do ano passado, após reunião com representantes da prefeitura, Polícia Militar e Ministério público, determinou-se a limitação de tráfego de veículos acima de 16 toneladas sob a ponte. No mesmo mês, foi solicitada à Central de Apoio Técnico (CEAT) do Ministério Público estadual, uma vistoria na estrutura, que aconteceu no dia 18 de julho deste ano. 

    Embora o Laudo Técnico do CEAT tenha constatado diversas anomalias estruturais, em vigas, pilares, aparelhos de apoio, na laje, pista de rolamento, desgaste de concreto e até no tamanho do guarda-corpo com risco de queda de pedestres, o documento também responde de forma clara o questionamento da promotoria esclarecendo que desde que seja cumprida a determinação de limitação de peso por veículo, não existe risco iminente de desabamento da ponte. Por este motivo, o Município se comprometeu através do TAC (a contar da data de celebração) à:
    1. No prazo de 60 dias, realizar a contratação de engenheiro civil (ou firma) especialista em recuperação de pontes em concreto armado, para apresentar um diagnóstico pormenorizado e completo da situação estrutural da ponte com vistas a subsidiar o projeto de sua recuperação, devendo melhor e embasadamente predizer sobre riscos iminentes de desabamento e medidas para que isso não ocorra.
    2. No prazo de 10 dias, cumprir e fazer cumprir vigilância ostensiva de 24 horas na ponte como forma de impedir terminantemente o acesso e /ou passagem de veículos pesados com carga acima de 16 toneladas.
    3. Monitorar semanalmente a estrutura da ponte valendo-se do seu próprio corpo técnico, com registro em um diário.
    4. No prazo de 10 dias providenciar a colocação de placas regulamentadas pelo CONTRAN, em locais que possibilitem alterar as rotas dos veículos pesados e, necessariamente, na entrada/saída da ponte, com dizeres proibindo passagem de veículos com peso bruto total acima de 16 toneladas, possibilitando a autuação dos infratores pelo Órgão fiscalizador de Trânsito.
    Segundo o secretário municipal de Obras, o engenheiro Walber Lacerda Alves, o município já está tomando providências há muito tempo e a decisão de limitar o peso dos veículos foi uma atitude correta. Ele explicou que uma obra de concreto armado vale por 50 anos e que a ponte já possui 65 anos de utilização, sem nenhuma manutenção estrutural. Ele também frisou que o pedido para inspeção, bem como as medidas preventivas foram tomadas em novembro do ano passado e não apenas agora com tem sido erroneamente divulgado. "As providências já estão sendo tomadas conforme o TAC", esclareceu. Segundo ele, a fiscalização já está acontecendo através da CATRANS e Polícia Militar, bem como o monitoramento semanal.

    O maior problema que o Município irá enfrentar, após projeto que será contratado, deverá ser mesmo a obtenção do dinheiro necessário para realização da manutenção, podendo ficar em aproximadamente R$ 2 milhões, conforme o Site Mídia Mineira apurou.

    Em caso do não cumprimento do TAC, o Município poderá pagar multa no valor de R$ 1 mil e o prefeito poderá ser responsabilizado civil, penal e administrativamente. Os prazos poderão ser prorrogados, com aprovação do Ministério Público, desde que exista justificativa plausível.


    Confira abaixo o TAC na íntegra:
    quinta-feira, 29 de agosto de 2019

    PM prende homem e apreende drogas em residência no bairro Menezes em Cataguases

    Um homem de 39 anos foi preso no interior de sua residência, na Rua José Godinho, bairro Menezes, na tarde desta quinta-feira (29). 

    Segundo a PM, após várias denúncias de tráfico de drogas no local, foi solicitado um mandado de Busca e Apreensão que foi concedido pelo juiz da Comarca de Cataguases, o que deu início a uma operação comandada pelo major Willian Machado. 

    No interior da residência encontrado material para endolar entorpecentes e uma quantidade considerável de substância semelhante à cocaína, além de uma balança de precisão.


    Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao autor que teve o flagrante ratificado pela autoridade policial. 

    Participaram da ocorrência os militares: sargentos: Priscila, Corrêa, Edem Resende, Norte, Carlos e Alexssandro, bem como o cabo Bastos.

    Tentativa de fuga da PM em Miraí termina em acidente

    Um automóvel VW Gol, placas de Miraí, tombou após seu condutor tentar uma fuga da Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (29), em Miraí.

    Conforme a PM informou, denúncias anônimas dando conta de que um cidadão envolvido em um crime estaria trafegando em seu veículo de posse de uma arma de fogo, levou a equipe policial a tentativa de abordagem próximo a sua residência, na rua do Cemitério. Ao perceber a presença policial, o homem tentou evadir e acabou batendo em um banco de areia.

    O condutor correu para um pasto e conseguiu fugir. No interior do veículo foi encontrada uma rampa de municiar arma de fogo (foto) que foi apreendida.

    População de Cataguases é de 75.123 habitantes conforme IBGE. Confira as estimativas das cidades da região

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou nesta quarta-feira (28), as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme a Projeção da População 2018.

    Conforme o IBGE, o Município de Cataguases teve um crescimento populacional de 0,6%, tendo uma população estimada de 75.123 habitantes. Em relação as cidades mais próximas à Cataguases, Juiz de Fora apresenta a maior população, com 568.873 habitantes e crescimento populacional de 0,8%, seguido por Ubá com 115.552 habitantes com crescimento de 1,1% e Muriaé com 108.763 habitantes e crescimento populacional de 0,6%. Veja no quadro abaixo a população de alguns municípios próximos à Cataguases:

    Cidade
    População
    Ubá 115.552
    Muriaé 108.763
    Cataguases 75.123
    Leopoldina 52.587
    Miraí 15.014
    Astolfo Dutra 14.179
    Piraúba 10.787
    Recreio 10.517
    Rodeiro 8.109
    Itamarati de Minas 7.851
    Guidoval 7.078
    Laranjal 6.810
    Dona Eusébia 6.572
    Santana de Cataguases 3.872
    Argirita 2.717

    As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.



    As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010. A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quarta.


    O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,72 milhões de habitantes), Brasília (3,0 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Juntos, os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil.



    Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes, seguido de Borá (SP), com 837 habitantes, e Araguainha (MT), com 935 habitantes.


    No ranking dos estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O maior deles é São Paulo, com 45,9 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população do país. Roraima é o estado menos populoso, com 605,8 mil habitantes (0,3% da população total).


    Em 2019, pouco mais da metade da população brasileira (57,4% ou 120,7 milhões de habitantes) se concentra em apenas 5,8% dos municípios (324 municípios), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes. Já os 48 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram quase 1/3 da população (31,7%, ou 66,5 milhões de pessoas).



    Por outro lado, na maior parte dos municípios (68,2%, ou 3.670 municípios), com até 20 mil pessoas, residem apenas 15,2% da população do país (32,0 milhões de pessoas).


    Dos 17 munícipios com população superior a um milhão de habitantes, 14 são capitais estaduais. Esses municípios concentram 21,9% da população do País.


    MUNICÍPIOS COM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES
    ORDEMUFMUNICÍPIOPOPULAÇÃO 2019
    SPSão Paulo12.252.023
    RJRio de Janeiro6.718.903
    DFBrasília3.015.268
    BASalvador2.872.347
    CEFortaleza2.669.342
    MGBelo Horizonte2.512.070
    AMManaus2.182.763
    PRCuritiba1.933.105
    PERecife1.645.727
    10ºGOGoiânia1.516.113
    11ºPABelém1.492.745
    12ºRSPorto Alegre1.483.771
    13ºSPGuarulhos1.379.182
    14ºSPCampinas1.204.073
    15ºMASão Luís1.101.884
    16ºRJSão Gonçalo1.084.839
    17ºALMaceió1.018.948
    TOTAL46.083.103
    % em relação ao total Brasil21,9%
    TOTAL BRASIL210.147.125
    Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas - DPE, Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS.


    Excluindo-se as capitais, 25 municípios brasileiros possuem mais de 500 mil habitantes. Esses municípios estão nos estados de São Paulo (8), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (3), Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Pará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
    OS MUNICÍPIOS COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES, EXCETO CAPITAIS
    ORDEMUFMUNICÍPIOPOPULAÇÃO 2019
    SPGuarulhos1.379.182
    SPCampinas1.204.073
    RJSão Gonçalo1.084.839
    RJDuque de Caxias919.596
    SPSão Bernardo do Campo838.936
    RJNova Iguaçu821.128
    SPSão José dos Campos721.944
    SPSanto André718.773
    SPRibeirão Preto703.293
    10ºPEJaboatão dos Guararapes702.298
    11ºSPOsasco698.418
    12ºMGUberlândia691.305
    13ºSPSorocaba679.378
    14ºMGContagem663.855
    15ºBAFeira de Santana614.872
    16ºSCJoinville590.466
    17ºGOAparecida de Goiânia578.179
    18ºPRLondrina569.733
    19ºMGJuiz de Fora568.873
    20ºPAAnanindeua530.598
    21ºESSerra517.510
    22ºRJNiterói513.584
    23ºRJBelford Roxo510.906
    24ºRSCaxias do Sul510.906
    25ºRJCampos dos Goytacazes507.548
    TOTAL17.840.193
    % em relação ao total Brasil8,5%
    TOTAL BRASIL210.147.125
    Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas - DPE, Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS.
    Entre os municípios menos populosos, há 25 municípios com população inferior a 1.500 habitantes, sendo que três deles possuem população inferior a 1.000 habitantes. São eles: Serra da Saudade (MG) com 781 habitantes; Borá (SP), com 837 habitantes e Araguainha (MT), com 935 habitantes.

    Considerando a composição das Regiões Metropolitanas de 31 de dezembro de 2018, a Região Metropolitana de São Paulo, em 1º de julho de 2019, é a mais populosa, com 21,7 milhões de habitantes, seguida da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (12,8 milhões de habitantes), da Região Metropolitana de Belo Horizonte (6,0 milhões de habitantes) e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,6 milhões de habitantes).

    As 28 Regiões Metropolitanas, RIDEs e Aglomerações Urbanas que superam 1 milhão de habitantes em 2019 somam 99,8 milhões de habitantes.

    Reunidas, as 27 capitais superam os 50 milhões de habitantes, representando, em 2019, 23,86% da população total do País. A capital com maior taxa de crescimento geométrico no período 2018-2019 é estimada para Boa Vista, 6,35%, e, a menor, para Porto Alegre, com 0,32% de crescimento.
    POPULAÇÃO DAS CAPITAIS EM ORDEM DECRESCENTE DE POPULAÇÃO
    ORDEMUFNOME DO MUNICÍPIOPOPULAÇÃO 2019TCG
    SPSão Paulo12.252.0230,62%
    RJRio de Janeiro6.718.9030,45%
    DFBrasília3.015.2681,36%
    BASalvador2.872.3470,53%
    CEFortaleza2.669.3420,99%
    MGBelo Horizonte2.512.0700,42%
    AMManaus2.182.7631,74%
    PRCuritiba1.933.1050,83%
    PERecife1.645.7270,48%
    10ºGOGoiânia1.516.1131,36%
    11ºPABelém1.492.7450,47%
    12ºRSPorto Alegre1.483.7710,32%
    13ºMASão Luís1.101.8840,66%
    14ºALMaceió1.018.9480,65%
    15ºMSCampo Grande895.9821,16%
    16ºRNNatal884.1220,74%
    17ºPITeresina864.8450,40%
    18ºPBJoão Pessoa809.0151,09%
    19ºSEAracaju657.0131,24%
    20ºMTCuiabá612.5470,89%
    21ºROPorto Velho529.5441,93%
    22ºAPMacapá503.3271,96%
    23ºSCFlorianópolis500.9731,62%
    24ºACRio Branco407.3191,54%
    25ºRRBoa Vista399.2136,35%
    26ºESVitória362.0971,07%
    27ºTOPalmas299.1272,49%
    TOTAL CAPITAIS50.140.1330,84%
    % em relação ao total Brasil23,86%
    TOTAL BRASIL210.147.125
    Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas - DPE, Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS.
    O crescimento populacional do total do país, medido pela taxa geométrica de crescimento, foi de 0,79% ao ano, exprimindo queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018, conforme Projeção da População 2018.

    Dos 5.570 municípios do país, 28,6% apresentaram redução populacional. Aproximadamente metade (49,6%) dos municípios tiveram crescimento entre zero e 1% e apenas 4,8% (266 municípios) apresentaram crescimento igual ou superior a 2%.

    O grupo de municípios com até 20 mil habitantes apresentou, proporcionalmente, o maior número de municípios com redução populacional. Já no grupo de municípios entre 100 mil e um milhão de habitantes, está presente a maior proporção de municípios com crescimento superior a 1% ao ano. Os municípios com mais de um milhão de habitantes concentram crescimento entre zero e 1% ao ano.

    Fonte: Mídia Mineira com informações do IBGE
    quarta-feira, 28 de agosto de 2019

    Precarização das condições de trabalho em Ubá será debatida nesta quinta na ALMG

    Trabalhadores do setor moveleiro da região serão ouvidos pela Assembleia de Minas.

    (Ubá - Foto: Arquivo ALMG)

    A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública, no município de Ubá (Zona da Mata), na próxima quinta-feira (29/8/19), a partir das 19 horas, para debater a precarização das relações de trabalho do setor moveleiro na região. 

    Em audiência realizada pela Assembleia, em outubro de 2017, sobre o tema, representantes sindicais falaram sobre a ocorrência de acidentes de trabalho que atentam contra a integridade física dos empregados, como as mutilações sofridas por eles. O episódio de incêndio em uma empresa do ramo deixou oito trabalhadores com ferimentos graves, conforme registrou-se na reunião.

    Foi denunciada ainda a perseguição a membros dos sindicatos. Segundo os participantes da audiência, aqueles que se filiam a qualquer uma dessas entidades são demitidos. Relatos de assédio moral e sexual também foram relatados.

    Como esses problemas ainda persistem, o deputado Betão (PT) solicitou a realização da audiência pública. "Os dados já foram piores. Nos anos anteriores o índice de amputação e acidentes com trabalhadores era de cerca de duas pessoas por mês", alerta o parlamentar.

    Segundo o deputado, esse contexto é resultado da "trágica reforma trabalhista", promovida pelo ex-presidente da República Michel Temer, e também da flexibilização das leis de segurança do trabalho anunciadas recentemente pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com a edição da Medida Provisória da Liberdade Econômica. 

    Polo - O Polo Moveleiro de Ubá é considerado o maior do Estado e um dos principais do Brasil. É formado pelos municípios de Ubá, Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco.

    O setor possui aproximadamente 300 empresas de móveis, o que gera cerca de 13 mil empregos diretos. A cidade de Ubá tem localização privilegiada na Zona da Mata, permitindo o acesso fácil a importantes mercados consumidores do país como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.


    Convidados - Foram convidados a participar da audiência o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá, Áureo Calçado Barbosa; o presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Madeira, José Carlos Reis Pereira; e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Hudson Machado Guimarães; dentre outros.

    Fonte:  ALMG

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início