728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 31 de julho de 2019

    INSS amplia serviços pela internet e telefone

    Usar serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem sair de casa já é uma realidade. Desde o dia 10 de julho, 90 dos 96 serviços que o instituto oferece podem ser feitos por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela Central de Atendimento 135.

    O segurado só terá que ir à agência em caso de exigência específica como na complementação de documentos ou para fazer perícia para auxílio-doença.

    A nova medida vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, de acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Vieira. “Dessa forma estamos disponibilizando praticamente todos os serviços do INSS para a população que poderá acessá-los sem a necessidade de deslocamento para uma agência, sem a necessidade de agendamento e de enfrentar filas. Esses serviços poderão ser acessados de casa, com conforto, maior comodidade e maior velocidade”, disse Vieira.

    Poderão ser feitos pela internet ou telefone serviços como pedido de aposentadoria, de salário-maternidade, agendamento de perícia médica, recurso de benefício por incapacidade e alterações de dados de contato.

    O diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior, explicou que para moradores de municípios onde não há agência do INSS o serviço trará grande benefício. “Significa mais comodidade para o cidadão. O principal dos custos é o deslocamento, temos cidadão que se deslocavam duzentos, quatrocentos quilômetros para chegar a uma agência”.

    Segundo o instituto, cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet ou telefone.

    Meu INSS


    O Meu INSS é um dos produtos do INSS Digital e é acessível por meio de computador ou celular. Para utilizar os serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.

    Fonte: Governo Federal 

    Rapaz é preso pela PM enquanto fugia com garrafas d'água furtada de caminhão

    Um jovem de 23 anos foi preso na madrugada desta terça-feira (30) após furtar um fardo que estava em um veículo de carga estacionado em um posto de combustíveis em Leopoldina. O autor foi preso pela Polícia Militar tentando fugir sentido ao Bairro Quinta Residência por volta das 2 horas da madrugada. Militares que realizavam patrulha de rotina nas imediações de um posto localizado às margens da rodovia BR-116, depararam com o rapaz em atitude suspeita e realizaram a abordagem. 

    Foto: O Vigilante Online

    Ao se aproximarem do suspeito, o mesmo jogou uma bolsa no chão e fugiu sentido Quinta Residência. Os policiais alcançaram o jovem próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal e verificaram que na bolsa abandonada havia um fardo com 12 garrafas de água. Em contato com a vítima, um caminhoneiro de 41 anos, ele relatou que dormia quando o autor furtou parte de sua carga.

    O rapaz foi preso em flagrante e confessou a autoria do furto, relatando aos militares que trocaria toda aquela água em drogas.

    Ele foi conduzido para a Delegacia Regional da Polícia Civil para as demais providências.

    Fonte:  O Vigilante Online
    terça-feira, 30 de julho de 2019

    Corpo é encontrado no Rio Paraíba em Além Paraíba

    O corpo de um homem identificado como Euller Ferreira, 21 anos, foi retirado das águas do Rio Paraíba, em Além Paraíba, na manhã desta segunda-feira (29). 

    Populares avistaram o corpo boiando sob a ponte Regis Bittencourt, na BR-116, divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e acionaram a Polícia. O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo que estava próximo a uma das margens. 

    A vítima morava no bairro Morro do Cipó em Além Paraíba. 

    A Perícia Técnica da Polícia Civil também compareceu ao local e após os serviços de praxe liberou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina onde passará por exames de necropsia.

    A causa da morte será investigada pela Polícia Civil.

    TJMG rejeita condenação de vereador de Leopoldina por postagem no Facebook

    Publicação apontava uso indevido de verba pública por vice-prefeito

    Por considerar que o integrante do Poder Legislativo exerce a função de fiscalização do Executivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) isentou o vereador Rogerio Campos Machado, o "Rogerio Suino" (PR), do Município de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, de pagar indenização por danos morais por ter criticado publicamente o então vice-prefeito da cidade. 

    vice-prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel, o Marcinho Pimentel, ajuizou a ação contra o parlamentar em julho de 2017, mas faleceu em abril de 2018, momento em que seus herdeiros assumiram a causa.

    O político sustentava que o vereador havia publicado, em suas redes sociais, mensagens ofensivas à sua honra, que ganharam repercussão e colocaram sua idoneidade em xeque, prejudicando sua imagem.

    O réu afirmou ter se limitado a postar texto, em seu perfil no Facebook, questionando o uso do dinheiro público para pagar viagens particulares do vice-prefeito e de um funcionário da Prefeitura. Segundo ele, o teor dos posts não foi difamatório nem calunioso.


    Questionamento legítimo

    O juiz Breno Rego Pinto Rodrigues da Costa considerou que a conduta do vereador não caracterizava ato ilícito e que documentos fornecidos pelo próprio vice-prefeito corroboraram ter havido, em algum momento, deferimento das diárias de viagem, mesmo que com posterior cancelamento.

    O magistrado ponderou ainda que o questionamento das ações do Poder Público e dos seus gastos “é legítimo a qualquer cidadão, ainda que se trate de crítica ácida ou de mau gosto, o que não se verifica no caso”.

    Além disso, ele ressaltou que não houve viralização do conteúdo, por se tratar de questão de interesse local. A sentença foi questionada pela família, que recorreu em março de 2019.


    Interesse coletivo

    A 18ª Câmara Cível do TJMG confirmou a decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Leopoldina.

    O relator da apelação, desembargador Mota e Silva, afirmou que o vereador apenas indagou se as despesas com o deslocamento seriam custeadas pela população leopoldinense, enfatizando que, na condição de membro do Legislativo, ele tinha a obrigação de fiscalizar o exercício dos outros poderes.

    O magistrado disse ainda que, em resposta a esse conteúdo, houve diversas manifestações, com comentários favoráveis e contrários.

    Para o relator, no momento em que alguém passa a exercer um cargo público, em especial um cargo de relevo político e de destaque no âmbito municipal, os atos praticados no exercício passam a interessar à coletividade, e, dessa forma, podem ser alvo de críticas e ataques.


    “Não há que se falar em indenização por danos morais decorrente de uma publicação realizada em rede social sem qualquer cunho ofensivo, pessoal ou que infrinja direito de personalidade do político”, concluiu.

    Os desembargadores Arnaldo Maciel e João Câncio votaram de acordo com o relator. 
    Fonte: TJMG
    segunda-feira, 29 de julho de 2019

    A partir desta segunda, conta de luz vira boleto bancário em Cataguases e cidades da região

    A mudança facilita o pagamento para os clientes, amplia a rede de recebimento e torna o processo mais seguro

    Alguns clientes da Energisa que já receberam a nova conta de energia em boleto bancário aprovaram a novidade e estão aproveitando as facilidades. A mudança amplia a rede de recebimento da fatura e pagamento, tornando o processo mais rápido e seguro. A conta em boleto começou a ser implementada pelo Grupo em abril, incluindo 61 cidades de Minas, e agora, em uma segunda etapa, que começa nesta segunda-feira, 29, a mudança chega também para os clientes de Cataguases, Leopoldina, Muriaé e Manhuaçu, contemplando 100% dos clientes da Energisa Minas Gerais.

    Para Cristiana Rios, gerente corporativa de Recursos Financeiros, a iniciativa é uma forma de garantir mais conforto para os clientes: “a conta em boleto bancário permite que o pagamento seja realizado em qualquer agência bancária, independente de convênio, casa lotérica, correspondente bancário e meios eletrônicos. A novidade foi implantada com sucesso em parte das distribuidoras do Grupo Energisa. Os clientes aprovaram a mudança e agora vamos estender o benefício a todas as empresas do Grupo, incluindo Acre e Rondônia em setembro deste ano”.


    Com a mudança, o formato da conta fica um pouco maior e o cliente poderá pagar o boleto bancário mesmo após o vencimento. A cobrança de encargos por atraso no pagamento será feita na próxima fatura como já acontece hoje. Cristiana destaca que o cliente também poderá escolher onde pagar, garantindo, assim, maior comodidade. "É fundamental que o cliente fique atento na hora de pagar pelo internet banking, aplicativo de celular ou no caixa eletrônico: ao invés de escolher conta de água, energia e telefone, ele deve optar por boleto bancário”, explica.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    Reunião discute Turismo e Economia Criativa em Cataguases



    A Câmara Técnica de Esporte e Turismo do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases (CODEC), realizou na tarde de sexta-feira (26), no Centro Cultural Sicoob Coopemata, a primeira de uma série de 3 reuniões para fomento do turismo e economia criativa no município. Ao todo, 41 pessoas ligadas à área compareceram para ouvir as palestras de Regina Faria, Diretora de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Cultura e César Piva, Presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O encontro contou também com o apoio da CDL Cataguases, SEBRAE e da Prefeitura de Cataguases através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

    O empresário Camilo Cristóvão Vicente, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases - CDL e vice-presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Coopemata, se mostrou muito satisfeito com o evento e com o andamento do Conselho: "Cataguases precisa disso, precisa movimentar, precisa de fomento e a gente sabe que o audiovisual é uma coisa que já acontece em Cataguases e a gente fica feliz da vida com outros tipos de iniciativa que muito em breve a população de Cataguases estará colhendo frutos. A pressa para os resultados é muito grande, mas a sementinha já foi plantada lá atrás em 2015 e agora a gente começa a perceber os frutos".

    O presidente do CODEC, Humberto Lanzieri, destacou a importância do evento que faz parte da instalação de mais uma Câmara Técnica. "O objetivo final que é gerar projetos para desenvolver a cidade, só vai ser atingido com o trabalho das Câmaras Técnicas, se elas não gerarem projetos não poderemos captar recursos e não poderemos fazer nada, [...] a cidade precisa agora da participação das pessoas", ressaltou. Segundo ele, já existe uma união do empresariado de Cataguases e das entidades, mas que o que falta são os projetos para gerar desenvolvimento. "É um ciclo, um depende do outro, se for bom pra um, será bom para todos", disse.


    Regina Faria, Diretora de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo disse que o audiovisual é um alicerce para o desenvolvimento de outros seguimentos criativos e que o evento com formação da Câmara temática do turismo foi uma ótima oportunidade para os empreendedores se engajarem em uma pauta que a cidade já vem perseguindo há muitos anos, que é o desenvolvimento dos segmentos ligados ao audiovisual e que o Turismo poderá se aproveitar deste momento que Cataguases vive, podendo ser reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO no setor do audiovisual. Ela também falou sobre a Poligonal de Tombamento da cidade: "Eu acredito que um dos segmentos do turismo que a cidade pode trabalhar é justamente o Turismo Pedagógico, onde as pessoas vêm para absorver conhecimento, vivenciar práticas, então, é um dos segmentos que eu vejo como oportunidade para Cataguases investir, haja vista todo legado que tem em relação ao patrimônio, arquitetura e essa questão do audiovisual que soma, esse legado, esse patrimônio todo é uma grande chance para a cidade explorar este potencial também".


    Para César Piva, Gestor Cultural da Fábrica do Futuro, é necessário um trabalho de educação para mostrar o sentido e a importância do Patrimônio histórico que a cidade tem. "Esse evento aqui colabora com essa reflexão e com essa visão, os filmes não estão vindo aqui à toa, eles não estão vindo aqui de graça, os filmes estão vindo pra cá porque tem um trabalho, porque alguma coisa está chamando a atenção desses filmes, então, a gente tem de revelar isso, olhar pra isso e eu não tenho dúvida de que o patrimônio cultural da cidade faz a diferença como faz pra qualquer outro no Brasil. Cidade com prédio tem em todo lugar, ruas e carros tem em todo lugar, então eu acho que as pessoas tem de começar a pensar: que tipo de crescimento a gente quer? Que tipo de desenvolvimento urbano a gente quer? Que tipo de Turismo a gente quer? ", finalizou.


    Adolescente é morto a tiros em Astolfo Dutra

    Um adolescente de 15 anos foi morto com cinco tiros na zona rural de Astolfo Dutra. O corpo do jovem foi encontrado na manhã deste domingo (28), mas a Polícia Militar já havia recebido denuncia do homicídio no sábado pela manhã.

    Várias buscas foram realizadas e o corpo foi localizado em um local conhecido como "Rampa de Parapente".


    À tarde o suspeito do crime, um jovem de 18 anos se apresentou a polícia e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina juntamente com seu advogado.

    domingo, 28 de julho de 2019

    Almoço no Mercado do produtor abre as comemorações da Semana do Produtor Rural em Cataguases

    As comemorações da semana do Produtor Rural iniciam hoje (28/07) em Cataguases e se estenderá até domingo (4/8). Neste domingo, dia do Produtor Rural / Agricultor, a Associação das Mulheres Rurais promove um almoço no Mercado do Produtor, a partir das 11 horas. O valor é de R$ 10 para o cardápio: Arroz, tutu, carne de porco, macarronese e farofa. A renda será destinada para o pagamento da contrapartida do Food Truck das Mulheres Rurais, previsto para começar a funcionar em setembro em Cataguases.

    O Dia do Produtor Rural / Agricultor é celebrado em 28 de julho, data da fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.



    sábado, 27 de julho de 2019

    Saque imediato no FGTS pode beneficiar 96 milhões de trabalhadores

    Liberação de até R$ 500, 00 da conta será feita entre setembro e março do ano que vem

    Durante cerimônia para assinatura de Medida Provisória que prevê a liberação de saque de até R$ 500,00 do FGTS, o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou que o governo está "devolvendo aos trabalhadores o direito de sacar o seu dinheiro que está no FGTS e no PIS/PASEP”. “Estamos garantindo mais liberdade para o trabalhador decidir o que fazer com seu dinheiro”. A liberação será feita entre setembro e março do ano que vem.

    Segundo o presidente, a iniciativa deve ajudar muitas famílias a pagarem dívidas. “Hoje sabemos que há 63 milhões de brasileiros com dívidas atrasadas no Serasa. Muitas famílias têm contas atrasadas de água, luz e gás. Pensando em nosso povo, o saque imediato de R$ 500 por conta é focado nos mais pobres”, afirmou Bolsonaro.

    O saque imediato atinge 96 milhões de trabalhadores, número quatro vezes maior do que o registrado há dois anos, quando o governo liberou o saque de contas inativas. Cerca de 80% das contas existentes no FGTS possuem saldo de até 500 reais. Atualmente, existem 260 milhões de contas vinculadas ao Fundo. 

    O secretário de Política Econômica do ministério da Economia, Adolfo Sachsida, lembrou que a medida beneficia a parcela mais pobre da população. “81% das contas do FGTS tem menos de R$ 500. Portanto 81% das contas estão completamente satisfeitas com o que nós liberamos. Isso quer dizer que 54,7 milhões de brasileiros vão ter direito a pegar todo o dinheiro que eles têm no Fundo de Garantia”, disse o secretário.

     A Medida Provisória cria ainda uma nova modalidade de saque, que vai permitir ao trabalhador retirar, todos os anos, no mês do seu aniversário, uma parcela do seu FGTS. É o saque-aniversário, com adesão opcional. O governo anunciou também que não haverá mais prazo limite para o trabalhador sacar o dinheiro do PIS/Pasep. A retirada para herdeiros também será facilitada.


    O novo FGTS e a liberação do PIS/Pasep representam injeção de R$ 42 bilhões na economia em 2019 e 2020 e tem potencial para beneficiar 96 milhões de trabalhadores.

    Fonte: www.brasil.gov.br
    sexta-feira, 26 de julho de 2019

    Carreta tomba na estrada Miraí - Muriaé

    Uma carreta, placas de Visconde do Rio Branco-MG, saiu da pista no início da tarde desta sexta-feira (26), na Rodovia que liga Miraí a Muriaé. O fato aconteceu na região do Sossego, a cerca de 7 Km de Muriaé e segundo as autoridades, não houve feridos.


    Segundo informações, o semirreboque teria se soltado e tombado em uma curva, espalhando a carga de grãos.

    Corpo de Bombeiros e SAMU foram de imediato para o local, bem como o serviço de guincho. A Polícia Rodoviária Estadual, de Dona Eusébia, irá apurar as causas do acidente após ouvir as partes envolvidas.

    Com informações e fotos do site do Silvan Alves


    Operação do MP, GAECO e PMMG prende 3 e apreende armas e drogas em cidades da Zona da Mata

    O Ministério Público de Minas Gerais, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) - Regional de Visconde do Rio Branco, das Promotorias de Justiça Criminais da Comarca de Leopoldina e da Polícia Militar, desencadearam na manhã desta sexta-feira, 26 de julho de 2019, a 1ª fase da operação “Despojo”. A palavra Despojo é proveniente do Espanhol e tem como um de seus significados: resto, fragmentos, sobras. 

    Com a deflagração da Operação Bereshit no primeiro trimestre do corrente ano, foi desarticulada uma Organização Criminosa que atuava nos municípios de Ubá, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco. Na ocasião foram presas 19 pessoas, apreendidas mais de 100kg de drogas e aproximadamente 4 milhões de reais em bens.

    Com os fragmentos da operação Bereshit, foi identificado ainda, uma outra possível Organização Criminosa que, em tese, também praticavam os mesmos crimes de tráfico de Drogas, lavagem de capitais e associação ao tráfico nos municípios de Leopoldina, Recreio, Ubá e Tocantins, cidades da Zona da Mata Mineira.

    Na ação realizada hoje, foram cumpridos dezessete mandados de busca e apreensão nas cidades de Ubá, Tocantins, Leopoldina e Recreio, obtendo como resultado a apreensão de mais de 50 barras de maconha, 2 armas de fogo, 1 veículo clonado, diversos celulares e outros eletrônicos. Três pessoas foram presas em flagrante. 


    As investigações continuam, a fim de se apurar outros fatos e pessoas envolvidas e posteriormente serão divulgadas outras informações.

    Com informações da Assessoria de Comunicação da PMMG

    Uso do cinto de segurança impede tragédia em colisão violenta na BR-116


    Uma colisão entre dois automóveis foi registrada na manhã desta quinta-feira (25), na BR-116 próximo a Miradouro.

    Segundo informações, um automóvel Ford Ka vermelho, placas de Maceió/AL, seguia sentido a Muriaé, quando teria invadido a contramão de direção, vindo a chocar-se com outro veículo de passeio que seguia sentido contrário com cinco ocupantes. Apenas o condutor do Ford Ka, que capotou por aproximadamente 10 vezes na pista, precisou ser levado para o Hospital São Paulo em Muriaé para ficar em observação. O condutor teve ferimentos leves e foi salvo pelo cinto de segurança. No outro carro que teve uma das rodas arrancadas com o impacto, felizmente ninguém se feriu e dispensaram atendimentos médicos. Todos também usavam o cinto de segurança.

    Conforme relatou o repórter Paulo Roberto da Rádio, nosso parceiro na região, tanto a família de evangélicos quanto o condutor, católico praticante, aproveitaram para agradecer a Deus pelo livramento.

    A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e registrou o acidente.

    Com informações e fotos de Paulo Roberto da Rádio

    Acidente envolvendo carreta e caminhão termina com um morto e outro ferido na BR-116 em Leopoldina


    Um acidente envolvendo uma carreta Scania R114 e um caminhão VW 24220, terminou com um morto e um ferido na manhã desta quinta-feira (25), no Km 777,2 da BR-116 em Leopoldina/MG.

    Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta, placas de Inhapim/MG, seguia sentido Além Paraíba - Leopoldina, por volta das 9 horas, quando perdeu o controle em uma curva, tombou e invadiu a contramão de direção, vindo a colidir com o caminhão baú, placas de Teresópolis/RJ, que transitava no sentido contrário. 

    Com a colisão, o condutor e proprietário do caminhão, de 44 anos, morreu na hora. O condutor da carreta, de 33 anos, teve ferimentos leves e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzido para o Pronto Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina.

    A carga de Bobina de alumínio, foi derramada na pista que ficou interditada parcialmente até às 10h50. A carga do caminhão, de caixinhas de leite longa vida, permaneceu intacta.

    Após o trabalho da Perícia Técnica da Polícia Civil, o corpo foi liberado para uma funerária e levado para o necrotério da Casa de Caridade Leopoldinense.

    Plano HC Saúde do Hospital de Cataguases sofrerá mudanças administrativas

    Plano deverá ser transferido para nova administradora em um prazo de 30 dias conforme resolução da ANS, mas usuários continuam sendo atendidos normalmente

    Foto: Reprodução / Facebook
    A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, determinou, em um prazo de 30 dias, a alienação (transferência) do Plano de Saúde HC Saúde, administrado pelo Hospital de Cataguases. Conforme a Resolução Operacional nº 2.434/2019, o motivo seria por "anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde". A RO foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na segunda-feira (22).

    Em conversa por telefone com o provedor do Hospital, José Roberto Furtado, o mesmo explicou que os problemas administrativos com o plano ocorrem desde 1999 e que em 2017 houve uma cobrança da ANS e que os administradores da época buscaram ajuda com um político, mas sem solução. Ainda conforme o provedor, ele já vinha trabalhando com a possibilidade de contratação de nova administradora para o plano e já existem propostas. "O que aconteceu aqui, foi uma questão interna de administração. Precisava de um CNPJ e nunca fizeram, correções vinham e as informações voltavam com erro, aí o negócio desandou", disse o provedor.

    José Roberto também deixou claro que os usuários não serão prejudicados, que continuarão com os mesmos benefícios, mas que o plano sofrerá uma remodelação administrativa, podendo ficar ainda melhor, uma vez que passará a contar com outra administração, mas também com a retaguarda do Hospital de Cataguases. 

    Dentro dos próximos 30 dias, enquanto o HC analisa as ofertas, novos planos não poderão ser comercializados, mas os usuários continuam sendo atendidos normalmente. Conforme o provedor, o Hospital de Cataguases analisa tanto oferta de venda do plano como de parceria e irá optar pela que for mais viável para todos.

    O plano HC Saúde já está em atividade em Cataguases há 22 anos.

    Confira abaixo a Resolução da ANS na íntegra:


    RESOLUÇÃO OPERACIONAL – RO Nº 2.434, DE 19 DE JULHO DE 2019.


    Dispõe sobre a determinação da alienação da carteira da operadora Hospital de Cataguases.

    A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, no uso das atribuições que lhe conferem a alínea “c” do inciso II do art. 30 do Regimento Interno, instituído pela Resolução Regimental – RR nº 01, de 17 de março de 2017, na forma do disposto no art. 24 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, alterada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 24 de agosto de 2001, em reunião ordinária de 16 de julho de 2019, considerando as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde, de acordo com os elementos constantes do processo administrativo nº 33910.025034/2017-50, adotou a seguinte Resolução Operacional e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:
    Art. 1º Fica determinado que a operadora Hospital de Cataguases, registro ANS nº 40.031-9 e CNPJ nº 19.529.478/0001-31, promova a alienação da sua carteira de beneficiários no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data do recebimento da intimação a que se refere o art. 10 da Resolução Normativa - RN nº 112/2005.
    Art. 2º Fica suspensa a comercialização de planos ou produtos da operadora Hospital de Cataguases, com base no artigo 9º, § 4º, da Lei nº 9.656/1998.
    Art. 3º Esta Resolução Operacional - RO entra em vigor na data de sua publicação.
      

    LEANDRO FONSECA DA SILVA
    DIRETOR-PRESIDENTE 

    Fonte: Site Mídia Mineira com informações da ANS
    quinta-feira, 25 de julho de 2019

    Dois jovens são presos no Paraíso por suspeita de tráfico de drogas

    A Polícia Militar prendeu dois jovens de 20 e 21 anos, em uma operação na Rua Paschoal Ciodário, bairro Paraíso, em Cataguases, na noite desta quarta-feira (25), por suspeita de tráfico de drogas.

    Segundo a PM, a operação foi motivada por denúncias anônimas. Em poder dos jovens foi encontrado e apreendido 3 pedras de crack, 1 pino de cocaína, R$ 250 em dinheiro, um celular e cordões, pulseira e anéis.

    Os jovens e todo o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina para as demais providências.

    Jovem é morto com 19 facadas em Argirita

    Um jovem de 21 anos foi morto a facadas na madrugada desta quinta-feira (25), no Bairro Cohab em Argirita, na Zona da Mata Mineira. 

    Foto: O Vigilante Online

    Conforme as primeiras informações, o crime ocorreu por volta das 2 horas e os suspeitos são dois adolescentes de 15 e 17 anos, sendo um deles parente da vítima. Após o crime, os suspeitos fugiram mas foram localizados e apreendidos pela Polícia Militar em Juiz de Fora. Eles estavam em uma motocicleta Honda Fan furtada em Argirita na noite anterior, que também foi apreendida.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil também esteve no local e constatou 19 perfurações no corpo da vítima.

    A Polícia Civil irá investigar o caso.
    quarta-feira, 24 de julho de 2019

    Energisa abre Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética

    Serão investidos cerca de R$ 1,4 milhão em 2020 em projetos na área de concessão da Energisa em Minas Gerais

    O edital da Chamada Pública para inscrição de projetos do Programa de Eficiência Energética do Grupo Energisa está aberto. Somente na área de concessão da Energisa Minas Gerais, serão destinados cerca de R$ 1,4 milhão em iniciativas que contribuirão para a redução do consumo de energia. Podem participar da chamada instituições filantrópicas, prefeituras, comércios/serviços e indústrias.

    Os interessados devem cadastrar suas propostas até dia 28 de agosto pelo site energisa.gestaocpp.com.br. Os projetos devem atender as regras dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética e do edital disponível no site acima com destaque para os benefícios.

    No site, o interessado também tem acesso aos documentos necessários para participar do processo, além de informações de apoio para elaboração do projeto. Após a elaboração e entrega das propostas, elas passarão por análise da comissão julgadora da Energisa e a divulgação das propostas aprovadas está prevista para o dia 1º de novembro. Os projetos serão executados em 2020 e irão compor a carteira de projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Para democratizar o acesso às informações sobre escolha dos projetos e as regras para participação na Chamada Pública, a Energisa Minas Gerais vai realizar o ‘Workshop de Chamada Pública’, no dia 05 de agosto (segunda-feira) na sede da Energisa, em Cataguases, que fica na Avenida Manoel Inácio Peixoto, nº 1.200, bairro Industrial. Para participar, o interessado deverá fazer sua inscrição pelo site energisa.gestaocpp.com.br, até dia 31 de julho.

    Investimentos promovem melhorias para instituições

    Este ano, serão investidos cerca de R$ 2 milhões em projetos de eficiência energética na área de concessão da Energisa em Minas Gerais. Isso significa compromisso da Energisa com as comunidades na qual atua, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade com ações de responsabilidade social.

    Os projetos da Energisa Minas Gerais em carteira em 2019 são:

    • eficientização energética do Hospital Municipal de Pirapetinga e da Casa de Saúde Padre Damião em Ubá com a substituição do sistema de iluminação por LED, troca dos condicionadores de ar por equipamentos eficientes, além da instalação de painéis fotovoltaicos já concluídos; 
      Hospital de Pirapetinga
    • instalação de aquecedores solar de água nas unidades habitacionais da Cohab em Ubá e Piraúba já concluídos;
    • eficientização energética do Asilo Santo Antônio de Leopoldina com a substituição do sistema de iluminação por outro mais eficiente, troca de refrigeradores e freezers e instalação de painéis fotovoltaicos. A obra está em fase de conclusão;
    • eficientização energética da Escola Municipal Professor Antônio Amaro com a substituição do sistema de iluminação por LED, troca de ar condicionado por outro equipamento eficiente, além da instalação de painéis fotovoltaicos. O projeto encontra-se em execução;
    • eficientização energética dos pontos de iluminação pública das áreas centrais de Leopoldina e Muriaé já concluída e de São Sebastião da Vargem Alegre e Cataguases. Estes dois últimos estão em fase de contratação;
      Área Central de Muriaé antes
      Área Central de Muriaé depois
    • eficientização energética do Hospital São Vicente de Paula, em Ubá, com a substituição do sistema de iluminação por LED, troca de refrigeradores por equipamentos eficientes, além da instalação de painéis fotovoltaicos. A implementação do projeto está em fase inicial;
    • eficientização energética do Hospital de Miraí com a substituição do sistema de iluminação por LED, troca de condicionadores de ar e refrigeradores por equipamentos eficientes, além da instalação de painéis fotovoltaicos. O projeto encontra-se em fase de assinatura do contrato.
    Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

    Governo do Estado suspende cirurgias de cataratas

    A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, informou na manhã desta quarta-feira (24), que o Governo do Estado suspendeu temporariamente as cirurgias de cataratas que, na última semana, haviam sido motivo de mutirão no município, com pacientes sendo encaminhados para a cidade de Vespasiano para a realização do procedimento. 

    Conforme  explicou a secretária Daniela Rezende Coelho, na sexta feira passada, 82 pacientes de nossa cidade realizaram a cirurgia com sucesso.

    No total, foi disponibilizado para Cataguases, 247 procedimentos e outros encaminhamentos já estavam agendados para esta semana, inclusive com ônibus fretados pela Prefeitura para levar os pacientes. No entanto, ontem, no final da tarde, a Secretária foi surpreendida com a informação por parte do Hospital de Vespasiano de que o mutirão havia sido suspenso temporariamente pelo Governo Estadual. Segundo ela, até o momento nenhuma nota oficial da Secretaria de Estado da Saúde foi enviada para o município , porém, o deputado federal Rodrigo de Castro, que havia intermediado as cirurgias para os pacientes de nossa cidade enviou hoje cedo uma nota lamentado o ocorrido. Diz a nota:

    "É com grande tristeza que comunicamos que o mutirão de Cirurgias de Cataratas foi suspenso temporariamente. Estamos aguardando novas decisões, entre governos Federal e Estadual, para que possamos dar continuidade a tão importante ação de assistência ao cidadão".

    Com informações da Prefeitura de Cataguases

    Polícia Civil prossegue nas investigações para apurar morte de Elídia Geraldo

    A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou nesta quarta-feira (24), que está empenhada na tentativa de solucionar o caso da jovem Elídia Geraldo, 19 anos, encontrada morta na manhã de segunda-feira (22), em uma mata próxima a rodovia MGT-265, em Ubá.

    Segundo a Polícia Civil, desde o início do mês, em meio a diligências realizadas, diuturnamente, em vários municípios da região de Ubá, a Polícia Civil de Minas Gerais apura o caso, inicialmente tratado como desaparecimento.  As diligências continuam em andamento com a atuação de policiais civis da Delegacia de Homicídios da 2ª Delegacia Regional de Ubá (2ª DRPC) e do Titular da unidade, Delegado Alexandrino Rosa de Souza, responsável pelo inquérito policial.  Policiais civis da 2ª DRPC e o Delegado Regional de Ubá, Diego Candian Alves, também acompanham o caso. 

    Até o momento, familiares e testemunhas foram ouvidas e outras oitivas estão em andamento para apuração e esclarecimento dos fatos. A PC informou ainda que as investigações continuam, mas que outras informações não serão divulgadas para não prejudicar a apuração.

    Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
    Foto: Reprodução / Facebook

    Leia também

    Polícia Civil desvenda caso envolvendo a morte da jovem Elídia Geraldo em Ubá

    Corpo de jovem desaparecida há 20 dias é encontrado próximo à rodovia em Ubá

    Operação da PM em Cataguases apreende 23 celulares, animais silvestres e diversos outros materiais relacionados ao tráfico de drogas

    A Polícia Militar realizou operação e cumpriu mandado de busca e apreensão na tarde desta terça-feira (23), na Rua Capitão Marcos na Vila Minalda que culminou com a apreensão de 23 celulares, tubos para embalar cocaína (eppendorfs), documentos e animais da fauna silvestre, além da prisão de duas pessoas por suspeita de tráfico de entorpecentes e receptação e a condução de uma terceira por crime ambiental.

    Conforme informou a PM, a operação faz parte das estratégias adotadas para coibir furtos e roubos em Cataguases e aconteceu sob o comando do Tenente Marinato, comandante do 1° Pelotão da 146° Cia, sendo cumprido mandado de busca e apreensão em imóvel contra moradores da residência, suspeitos de estarem envolvidos em crimes de furto, roubo, tráfico de entorpecentes e contra o patrimônio.

    Durante as buscas foram apreendidos 23 telefones celulares, sendo um comprovadamente furtado, vários pinos plásticos com resquícios de cocaína, diversos documentos e um cartão de recebimento de benefício do INSS, comumente deixado por usuários como garantia de pagamento de drogas, além de cinco animais da fauna silvestre.

    Um casal recebeu voz de prisão pelo crime de receptação de produto furtado e uma pessoa, proprietária das aves, foi conduzida ao 4° Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência, bem como as multas relativas ao crime e infrações ambientais. O casal foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina.

    Participaram da ação policial os sargentos Andrade, Silas, Vilela, cabos: Jean Pierre e Gregório, além dos sargentos Olair e Albuini do 4° Pelotão PM Meio Ambiente.

    terça-feira, 23 de julho de 2019

    Coleta de sangue volta a ser realizada a partir desta quinta em Cataguases

    A partir desta quinta-feira (25), a coleta de sangue volta a acontecer em Cataguases. Conforme a prefeitura, uma parceria com a Fundação Hemominas de Além Paraíba permitiu a instalação de um posto de coleta que funcionará na Policlínica Municipal uma vez por semana, sempre às quintas.

    O atendimento contará com a participação conjunta de profissionais de saúde da Fundação Hemominas e da Secretaria de Saúde de Cataguases, nas áreas da medicina e da enfermagem.

    Ointeressados já podem procurar a Policlínica no período das 7h às 18 horas, para efetuar o cadastro.

    Segundo a prefeitura, a expectativa é de que 50 bolsas sejam coletadas por semana. A iniciativa também funciona como um incentivo para a realização de campanhas de captação de novos doadores.

    Com informações do Jornal Cataguases 

    Quase cem atletas participam da Corrida de São Cristóvão em Cataguases


    Quase cem atletas participaram da 15ª edição da Corrida de São Cristóvão, que aconteceu na tarde de sábado (20) em Cataguases, como parte da Festa de São Cristóvão, do bairro Taquara Preta. 

    A competição de cinco quilômetros pelas ruas do bairro Taquara Preta, foi organizada pela Acorca (Associação de Corredores de Rua de Cataguases) e Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e contou com atletas de doze municípios da Zona da Mata Mineira.

    O atleta Antônio Carlos de Oliveira Alves, de São Miguel do Anta, repetiu o feito do ano passado e assegurou o primeiro lugar geral no pódio. Em segundo chegou José Geraldo, mineiro de Porto Firme e, em terceiro, Luan de Oliveira (equipe Papa-léguas), de Muriaé. Foram também de Muriaé, o primeiro e segundo lugares da prova feminina: Rosane Aparecida do Carmo Ferreira (Papa-léguas), seguida por Silvane Aparecida Fonseca, da Corre Comigo. Em terceiro lugar, Renis de Souza, da equipe Velozes e Furiosos, do município de Descoberto. 

    Entre os cataguasenses, as primeiras colocações foram alcançadas por Reginaldo Silva Ramos e Maria de Fátima Archetti, ambos da equipe Paixão por Corrida.

    Com informações e fotos da Prefeitura de Cataguases 



    Consumidor de Muriaé será indenizado por compra frustrada via internet

    Comprador não recebeu bicicleta para presentear a filha

    Uma empresa de comércio varejista deverá indenizar em R$ 3 mil, por danos morais, um consumidor de Muriaé, na Zona da Mata mineira, que não recebeu a bicicleta comprada via internet. A decisão, da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), considerou a frustração e o desapontamento do pai ao não receber o produto para presentear a filha, bem como o desinteresse da empresa em resolver o problema em tempo razoável.

    De acordo com os autos, o autor adquiriu, em 16 de junho de 2016, via internet, uma bicicleta Caloi XTR, aro 26, 21 marchas, full suspension, V-Brake em alumínio, branca, no valor de R$ 697,63, cuja previsão de entrega era de 15 dias úteis. Entretanto, apesar de ter pago as parcelas, não recebeu o produto.

    Em Primeira Instância, o pedido foi julgado parcialmente procedente, condenando o estabelecimento comercial a restituir ao consumidor o valor do bem adquirido. Inconformado, o consumidor recorreu da sentença argumentando que faz jus à indenização por danos morais.

    Para tanto, alegou que realizou a compra do presente de aniversário de sua filha de oito anos e não recebeu o presente conforme o combinado, por culpa exclusiva da loja. Requereu o pagamento de indenização pelos danos morais e multa diária pelo descumprimento da obrigação.

    Por sua vez, a loja defendeu-se, dizendo que a falta de entrega do produto não ultrapassa o limite do aborrecimento, pelo que não pode ser condenada a indenizar o autor.


    Frustração

    Para o relator da ação, desembargador Tiago Pinto, o caso foi além do mero descumprimento da obrigação contratual de entrega da mercadoria. Além da expectativa frustrada em receber o produto pelo qual pagou, o autor teve de lidar com o desconforto em não ter o bem em mãos em tempo hábil para presentear sua filha.

    Ressaltou que, mesmo após o deferimento da tutela de urgência fixando multa diária para que a loja entregasse o bem, o consumidor não obteve sucesso no recebimento da bicicleta, diante das manifestações da empresa de que o produto não constava do seu estoque. Dessa forma, fixou a indenização por danos morais em R$ 3 mil, entendendo ser o valor adequado.


    Acompanharam o relator os desembargadores José Américo Martins da Costa e Valéria Rodrigues Queiroz.


    Fonte: TJMG

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início