728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 31 de março de 2019

    Condutor fica ferido em capotamento na estrada para Vista Alegre

    Um Fiat Palio capotou e deixou o motorista ferido na madrugada deste domingo, 31 de março, na estrada que liga o distrito cataguasense de Vista Alegre até a rodovia BR-116, em Leopoldina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem, de 26 anos, foi socorrido com traumatismo craniano e encaminhado ao hospital de Leopoldina. Ele estava sozinho no veículo.

    De acordo com a Polícia Militar, que registrou a ocorrência, a vítima seguia pela via sentido BR-116, quando perdeu o controle da direção, colidiu às margens da estrada e capotou. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e militares do Corpo de Bombeiros socorreram o motorista que foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense. De acordo com as informações obtidas pela reportagem ele segue internado no Centro de Tratamento Intensivo daquele hospital. 

    A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os serviços de praxe. As causas do acidente serão investigadas. 

    Fonte: Jornal O Vigilante Online

    Enem 2019 abre solicitação de isenção de taxa nesta segunda-feira

    Candidatos que estavam isentos em 2018 e faltaram às provas têm o mesmo prazo para justificar a ausência

    Candidatos que têm direito à gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição a partir da próxima segunda-feira (1º). Para ter direito à gratuidade é preciso cumprir os requisitos e formalizar a solicitação no Sistema Enem, entre 1 e 10 de abril.

    Tem direito a isenção quem está cursando a última série do ensino médio em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar e quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa. A isenção também é voltada para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda.

    Justificativa de ausência

    Quem estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e quer isenção também em 2019 precisa cumprir uma etapa a mais. Além da solicitação de isenção é preciso fazer a justificativa de ausência, também pelo Sistema Enem. O período é o mesmo: 1 a 10 de abril. Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros. A relação dos documentos aceitos para justificativa de ausência é o anexo II do Edital do Enem. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios, emitidos pelo, pais ou responsáveis.

    Cronograma do Enem

    Publicação do Edital 25/3
    Solicitação de isenção da taxa de inscrição 1 a 10/4
    Justificativa de ausência no Enem 2018 1 a 10/4
    Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição 17/4
    Resultado da justificativa de ausência no Enem 2018 17/4
    Recurso da solicitação de isenção da taxa de inscrição 22 a 26/4
    Recurso da justificativa ausência no Enem 2018 22 a 26/4
    Resultado do recurso da solicitação de isenção da taxa de inscrição 02/5
    Resultado do recurso da justificativa ausência no Enem 2018 02/5
    Inscrição 6 a 17/5
    Pagamento da taxa de inscrição 6 a 23/5
    Solicitação de Atendimento Especializado e Específico 6 a 17/5
    Solicitação de Atendimento pelo Nome Social 20 a 24/5
    Resultado da solicitação de Atendimento Especializado e Específico 22/5
    Recurso de solicitação de Atendimento Especializado e Específico 23 a 29/5
    Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social 31/5
    Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado e Específico 5/6
    Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social 3 a 7/6
    Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social 10/06
    Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição Outubro
    Aplicação – Linguagens, Redação e Ciências Humanas 3/11
    Aplicação – Matemática e Ciências da Natureza 10/11
    Gabarito 13/11
    Resultado individual Janeiro de 2020
    Resultado individual “treineiro” Março de 2020
    Vista pedagógica da redação Março de 2020

    Fonte:  Governo do Brasil
    sábado, 30 de março de 2019

    Homem que furtou celular em posto de gasolina em Cataguases teve perfuração no tórax e segue internado

    O homem de 34 anos que foi agredido por populares após furtar um celular em um posto de gasolina na Avenida Astolfo Dutra em Cataguases, teve uma perfuração no tórax provocada por objeto perfurante e precisou passar por uma cirurgia no Hospital de Cataguases para realizar uma drenagem no tórax. A informação foi obtida pelo site Mídia Mineira em primeira mão.

    O furto ocorreu por volta das 6h05min deste sábado (30), em uma loja de conveniência de um posto de combustível na Avenida Astolfo Dutra. Ele furtou o aparelho de uma jovem e correu. Populares o perseguiram até a Praça Santa Rita onde ele foi contido e espancado. O celular foi recuperado.

    A Polícia Militar compareceu no local e acionou o SAMU que socorreu o autor do furto para o Pronto Socorro do Hospital de Cataguases. Após exames foi constatada a perfuração no tórax e ele foi encaminhado para o centro cirúrgico. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Plantão em Leopoldina e o autor do furto deverá responder após receber alta do hospital. 

    A investigação ficará a cargo da Polícia Civil e imagens de câmeras de segurança poderão ser requisitadas para tentar identificar os autores da agressão.

    Audiência pública na Câmara de Cataguases sobre preço dos combustíveis teve pouco interesse do povo e dos convidados

    Poucas pessoas compareceram à Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Cataguases, na noite da quinta-feira (28) para tratar do preço dos combustíveis na cidade, proposta pelos vereadores Marcos Costa e Ricardo Dias. Dos convidados, apenas o proprietário do Posto Modelo, José Onofre Pereira, esteve presente. O Ministério Público justificou a ausência e enviou ofício dizendo que já foi aberto Inquérito Civil Público para verificar se existe irregularidade no setor em Cataguases. Procon e demais autoridades convidadas não compareceram. A população também não se interessou pelo assunto, apenas 6 pessoas compareceram para assistir.

    Durante aproximadamente 2 horas, o único empresário que atendeu ao chamado, José Onofre Pereira, proprietário do Posto Modelo, no Beira Rio, tentou explicar os motivos da diferença de preços do combustível em Cataguases para os municípios vizinhos e respondeu os questionamentos dos vereadores. Segundo ele, existe um custo que inclui despesas com funcionários, impostos, taxa cobrada pelo cartão que acaba repassada para todos os consumidores, uma vez que é proibido fazer preço diferenciado para pagamento em dinheiro ou cartão, inadimplência, entre outros, além dos postos que possuem bandeira de determinada marca, serem obrigados a comprar apenas deste fornecedor, o que encarece em torno de 7% no preço final, no entanto, isso também garante a qualidade do combustível, explicou. 

    Questionado porque um proprietário de posto em Cataguases que possui posto em outra cidade, consegue vender mais barato na outra cidade e não consegue em Cataguases, ele respondeu que a tabela de preços do combustível é diferenciada por área de influência.  "Todo preço de compra do combustível é regionalizado e cada um tem uma área de influência. Muriaé não atinge a área de influência de Cataguases, Ubá não atinge Cataguases, Leopoldina que está a 20 quilômetros, não atinge Cataguases. Cataguases está na área de Dona Eusébia, Astolfo Dutra, Santana de Cataguases e Miraí. Quem determina isso é o próprio sistema, o cara que controla preço de venda, ele não sabe onde está Cataguases, nem sabe que Cataguases existe, ele sabe no computador que nesta área de influência o preço é x", explicou.


    Por fim ele também ressaltou que hoje não existe imposto municipal que influencia no preço do combustível e que as mudanças precisam acontecer de cima pra baixo, modificando a legislação para compra e venda do combustível.

    Homem furta celular mas é pego e espancado por populares no centro de Cataguases

    Um homem de 34 anos foi preso na manhã deste sábado (30), após furtar o celular de uma garota em um Posto de Combustível na Avenida Astolfo Dutra. Ele foi perseguido e espancado por populares.

    Segundo informações da PM, o autor aproveitou um descuido de uma jovem que se encontrava em uma loja de conveniência do posto, por volta das 6h05, furtou o aparelho e fugiu, sendo perseguido por populares até a Praça Santa Rita, onde foi contido e espancado. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou-se que o indivíduo é conhecido no meio, com passagem por roubo e homicídio e encontra-se em liberdade condicional.

    O homem recebeu voz de prisão e foi levado pelo SAMU para o Pronto Socorro do Hospital Cataguases com várias escoriações pelo corpo, edema na face e dor no tórax. Ele passou por exame de raios X e ficou em observação, acompanhado de um policial para dar sequência a ocorrência.

    Os agressores não foram identificados e o aparelho foi recuperado.

    Leia também

    Homem que furtou celular em posto de gasolina em Cataguases teve perfuração no tórax e segue internado

    sexta-feira, 29 de março de 2019

    Preso no bairro Pouso Alegre em Cataguases homem suspeito de participação em seis homicídios em Juiz de Fora

    A Polícia Militar foi acionada na manhã desta sexta-feira (29), para dar cumprimento à mandado de prisão de um homem de 29 anos, no bairro Pouso Alegre em Cataguases.

    Conforme informou a PM, o mandado foi expedido na quinta-feira pelo Juiz do Tribunal do Júri da comarca de Juiz de Fora e após diligências na residência do homem que é natural de Juiz de Fora, foi realizada uma operação policial, comandada pelo Comandante da 146ª Cia PM, Major William Machado.

    No local os militares realizaram cerco ao imóvel onde o foragido residia, obtendo êxito em encontrá-lo para dar cumprimento ao mandado. 

    Conforme informações obtidas junto à Delegacia de Homicídios de Juiz de Fora, o foragido é suspeito de participação em seis homicídios naquela cidade e ainda, é investigado por, juntamente com outros comparsas, estar ameaçando agentes de segurança da cidade de Juiz de Fora.


    Após o seu encaminhamento ao hospital de Cataguases para o exame médico, foi encaminhado à 27ª Delegacia para demais providências.

    Dois presos em Ubá e Juiz de Fora durante operação nacional contra pedofilia e pornografia infantil



    Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na Zona da Mata, a 4ª Fase da Operação Luz na Infância, uma ação nacional sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

    No âmbito do 4° Departamento de Juiz de Fora – unidade que abrange as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá Leopoldina e Muriaé -  foram presos dois homens, de 36 anos, em residências dos municípios de Juiz de Fora e de Ubá. Nestes locais, foram encontrados materiais de cunho pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, que foram encaminhados para perícia.

    Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora, um em Ubá e outro em Além Paraíba, que culminaram na apreensão de equipamentos eletrônicos, como pen drives, computadores e HDs.

    Durante coletiva de imprensa realizada em Juiz de Fora, a Chefe do 4º DEPPC, Delegada-Geral Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira, falou sobre os resultados englobando a área do Departamento e ressaltou que a operação teve como finalidade coibir crimes contra a dignidade sexual infanto-juvenil na internet. Os alvos foram identificados pela equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em informações coletadas em ambiente digital.

    Já o Delegado Adjunto da 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora, Dr. Sergio Luiz Lamas Moreira, explicou como foi desencadeada a operação na cidade,  com atuação dos policiais civis nos Bairros Linhares, onde há um preso, e no Bairro Grama.

    Operação Luz na Infância

    Conforme informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Luz na Infância teve início no dia 20 de outubro de 2017. Na ocasião, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais e presas 108 pessoas. A segunda fase foi realizada no dia 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas. Já a terceira etapa foi deflagrada no dia 22 de novembro de 2018, no Brasil e na Argentina, com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    Mulher é resgatada pelos bombeiros após cair em caixa de drenagem na BR-116 em Além Paraíba

    O Corpo de Bombeiros de Além Paraíba resgatou, na noite desta quarta-feira (27), uma mulher de 41 anos, que havia caído em uma caixa de drenagem de água pluvial da rodovia, de aproximadamente 4 metros, durante uma caminhada.

    De acordo com informações, a mulher caminhava com seu filho de 7 anos, quando devido a escuridão e o mato, acabou caindo na caixa de drenagem. Seu filho ficou sozinho e chamou a atenção de um homem que passava pelo local e acionou os Bombeiros.

    Ao chegar no local, após mais de uma hora de busca, os bombeiros localizaram a criança que mostrou onde a mãe havia caído. A vítima foi encontrada dentro da caixa com aproximadamente um metro de água, com várias escoriações pelo corpo e hipotermia. Ela teria ficado na caixa por aproximadamente 4 horas.

    A vítima foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital São Salvador de Além Paraíba onde foi medicada e ficou em observação.
    Com informações e foto do Blog do Adenilson Mendes
    quinta-feira, 28 de março de 2019

    Polícia Civil intima 130 pessoas em novo mutirão de oitivas em Cataguases sobre violência doméstica

    Nesta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou mais um mutirão de oitivas na área de Violência Doméstica, em Cataguases. É o segundo mutirão realizado em quatro meses: o último ocorreu no final de novembro do ano passado. Conforme informações da Delegada Érica Nascimento Guedes, foram expedidas mais de 130 intimações e todos os escrivães da 27ª Delegacia participaram da ação.


    A iniciativa tem como finalidade a conclusão, com maior agilidade, de vários Inquéritos Policiais, bem como a diminuição do acervo de Inquéritos relacionados à Violência Doméstica. Segundo a autoridade policial, no último mutirão realizado, foi possível concluir 70 inquéritos dos 94 incluídos. “Esperamos atingir resultado semelhante no mutirão atual”, ressaltou.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    Câmara de Cataguases realiza nesta quinta-feira audiência pública para tratar do preço dos combustíveis na cidade

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A Câmara Municipal de Cataguases realiza nesta quinta-feira (28), às 18h30min, Audiência Pública para tratar do preço dos combustíveis na cidade. A reunião foi proposta pelos vereadores Ricardo Geraldo Dias e Marcos da Costa Garcia (Marquinhos do Açougue).

    O motivo principal da reunião, que convidou proprietários de postos de combustíveis, Procon, representantes de classe, Ministério Público, entre outros, é tentar entender como que municípios próximos a Cataguases, como Muriaé, conseguem baixar o preço do litro da gasolina a menos de R$ 4 e em Cataguases isso não ocorre, mesmo com as constantes reduções anunciadas pela Petrobrás.

    A atual política de preços da Petrobras prevê reajustes do preço dos combustíveis equiparados com o mercado internacional, além de uma margem para riscos inerentes à operação, como, volatilidade da taxa de câmbio e dos preços sobre estadias em portos, e lucro, além de tributos. No dia 1º de fevereiro deste ano, a empresa anunciou redução de 1% no preço da gasolina que passou a ser negociada ao preço de R$ 1,4758 em suas refinarias para as distribuidoras, mas na prática a redução dificilmente chega às bombas de alguns municípios.

    População de São Diniz é ouvida pela Câmara sobre destino dos R$ 100 mil doados pela Faculdade Sudamérica para investimento no bairro





    A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite desta terça-feira (27), na Escola Estadual Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, a primeira sessão ordinária itinerante. A reunião serviu para as primeiras discussões sobre a destinação dos R$ 100 mil destinados pelas Faculdade Sudamérica, que serão investidos no bairro. Os moradores também aproveitaram a oportunidade para reclamar do Executivo quanto a obras solicitadas que ainda não aconteceram e do Legislativo pela falta de visita ao bairro.

    Entre as reivindicações sobre a destinação do dinheiro, várias propostas surgiram, como pavimentação de ruas, criação de área de lazer, criação de quadra poliesportiva, construção de muro de arrimo para contenção de barranco, reforma da escola, construção da sede da associação de moradores entre outras.

    O presidente da Associação de moradores, Cláudio Amâncio, disse que em conversa com algumas pessoas da comunidade foi levantado que deveria ser construída a sede da associação e uma quadra para que as crianças não fiquem brincando na rua, além da cobertura do pátio da escola. "São Diniz precisa de muita coisa, na verdade a gente é um pouco esquecido, mas a gente segue caminhando fazendo nossos pedidos. Eu espero que esta verba seja valorizada e que nós possamos sentar e conversar com todos para poder direcionar da maneira correta, pois a verba não é da associação, mas da comunidade", disse.

    A Sra. Cláudia, coordenadora da Escola Estadual Manoel Dutra de Siqueira, disse que gostaria que a escola recebesse um pouco da verba para cobertura, pintura e melhoria para os alunos.


    O empresário e proprietário de imóveis na região, Luiz Otávio Franco, lembrou que treze vereadores votaram favoráveis ao projeto, com exceção dos vereadores Paulo Milani e Maria Ângela Girardi e mostrou um abaixo assinado com aproximadamente 300 assinaturas de moradores do bairro onde os mesmos solicitaram que o dinheiro seja utilizado da seguinte forma: 
    • Colocação de meio fio do posto Pampulha até a entrada do bairro São Diniz;
    • que os proprietários de terrenos façam as calçadas;
    • construção de um trevo na entrada do bairro;
    • quebra-molas em vários pontos do bairro; 
    • trevo próximo a mina d'água e
    • asfalto até o Idaic com meio fio. 
    Ele também reclamou de um loteamento dentro do bairro que não estaria em conformidade com a Lei, segundo ele, a pavimentação até o loteamento seria obrigação do loteador e pediu que os vereadores fiscalizem o mesmo.

    Ao final da sessão, ficou definido o dia 26 de abril para a realização de uma audiência pública onde as propostas serão protocoladas para uma posterior votação no bairro entre as propostas selecionadas.

    Faculdade Sudamérica

    Após chamamento público para ocupar, por 20 anos, as dependências do antigo Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial de Cataguases (IDAIC) no bairro São Diniz que se encontrava desativado, a única instituição de ensino que se interessou e apresentou projeto foi a Sudamérica, a cessão de uso foi oficializada no dia 12 de fevereiro deste ano. O sitio de 15 alqueires vai receber obras para abrigar um hospital veterinário e laboratórios do curso de Medicina Veterinária, que já começou em Cataguases. Em contrapartida a faculdade ofereceu o seguinte:
    • Castrações anuais de cães e gatos;
    • doações de cursos de capacitação profissional;
    • assistência a comunidade de Cataguases em diversas áreas, especialmente no controle e tratamento de doenças de animais domésticos (pequeno porte) e animais de produção (grande porte).
    • Investimento de R$ 100 mil no Bairro São Diniz a ser definido pelos moradores do bairro.
    Segundo informações da faculdade o projeto prevê, em cinco anos, triplicar ou mesmo quadruplicar o número de alunos da instituição, gerando 150 novos empregos diretos e sempre priorizando a mão de obra local. A expectativa é que a vinda da Faculdade possa desenvolver o bairro e aquecer o comércio, setor imobiliário, entre outros da cidade, trazendo emprego e renda para o município.
    quarta-feira, 27 de março de 2019

    PCMG promove palestra sobre gestão para profissionais de segurança pública em Juiz de Fora


    Na tarde desta terça-feira (26), em Juiz de Fora, a Polícia Civil de Minas Gerais promoveu uma palestra sobre a “Arte da Liderança”, no prédio da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP). O encontro, organizado pela 4ª RISP, por meio do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora (4º DEPPC), foi destinado a profissionais que atuam na segurança pública do município e região.

    A palestra foi ministrada pela coach e head trainer comportamental, Amanda Pinheiro, e pelo coach e head trainer comportamental, Kristian Gomes, e teve a finalidade de contribuir para o aprimoramento de técnicas e ferramentas de gestão com base em programação neurolinguística e coaching. 

    Na abertura do encontro, a Chefe do 4º Departamento, Delegada-Geral Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira, agradeceu a presença de todos e ressaltou sobre a importância de reservar esses momentos para o aprendizado, aperfeiçoamento profissional e para aquisição de novos conhecimentos.


    Ao final, a Delegada-Geral também entregou uma homenagem – um Certificado de Agradecimento - para Amanda e Kristian, em reconhecimento ao empenho de cada um deles em ministrar uma palestra com a finalidade de transmitir conhecimentos em prol do aprimoramento da gestão nas instituições de segurança pública.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da PCMG

    Definida empresa que fará levantamento para licitação das linhas de ônibus em Cataguases

    Foi definida na manhã desta terça-feira (26), através de Licitação na modalidade Tomada de Preços, a empresa que irá realizar o levantamento prévio para realização de licitação das linhas de ônibus urbano e dos distritos.

    Ao todo concorreram inicialmente 7 empresas, sendo que a empresa ENGEPAT Engenharia e Avaliações da cidade de Juiz de Fora foi desclassificada. Ao final, a empresa Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, de Belo Horizonte/ MG, foi declarada vencedora com a proposta de R$ 77.755,00, bem abaixo da média inicial prevista de R$ 213 mil.

    Conforme o procurador Soumet Spindola (foto) explicou, em entrevista nesta terça-feira (26), no programa Conexão Cataguases, o objetivo desta licitação foi selecionar empresa responsável para análise de horários e qualidade do transporte público na cidade, através levantamentos técnicos de engenharia de trânsito, entrevistas com usuários e análise das rotas dos coletivos. "A empresa irá fazer o quantitativo das linhas e a repartição das mesmas, pra gente poder posteriormente dividir a licitação por lote", explicou.

    Será levantado as necessidades dos usuários podendo sugerir melhorias como ar condicionado nos ônibus e até WI-FI, mas isso poderá encarecer o serviço, em contrapartida, poderão ser realizadas alterações nas linhas que poderão gerar economia, esclareceu o procurador. Ele também ressaltou que estão previstas a realização de no mínimo duas audiências públicas, podendo haver mais se necessário.

    O contrato deverá ser assinado no final do mês de abril, após terminar o prazo para recurso e demais trâmites. Depois da assinatura a empresa terá prazo de 6 meses para terminar os serviços e a expectativa é que a partir de novembro  ou dezembro saia os editais para as licitações das linhas.

    As outras empresas que apresentaram propostas foram:
    • IMTRAFF - Consultoria e projetos de engenharia Ltda - Belo Horizonte/MG - valor R$ 92.221,30;
    • Tecnotran engenheiros Consultores Ltda - Belo Horizonte/MG - valor R$ 106.501,00;
    • Locale Consultoria e Engenharia Ltda - Belo Horizonte/MG - valor R$ 112.000,00;
    • Planum Planejamento e Consultoria Urbana Ltda - Belo Horizonte/MG - valor R$ 144.400,00 e
    • VIA 11 Engenharia de Segurança Viária Ltda - Joinville/SC - valor R$ 172.000,00
    terça-feira, 26 de março de 2019

    Condutor fica ferido após atropelar cavalo na BR-116 em Leopoldina

    Um homem de 31 anos, condutor de um automóvel Citroen C3, placas de Juiz de Fora, ficou ferido após atropelar um cavalo no Km 764 da rodovia BR-116, em Leopoldina, na madrugada desta terça-feira (26). veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros e o condutor teve que ser resgatado pelos Bombeiros e conduzido pelo SAMU para o Pronto Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense. O animal morreu no local.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou o trecho da rodovia para que SAMU e Bombeiros fizessem os primeiros atendimentos ao motorista ferido. Utilizando cordas os bombeiros militares desceram até o automóvel acidentado para verificarem se havia mais algum ocupante dentro ou fora do carro. 


    O condutor, natural de Leopoldina, seguia sentido trevo do Alto do Cemitério para o Pórtico da cidade quando o animal cruzou a pista e não deu tempo de desviar. 

    A vítima foi internada, passou por exames e ficou em observação.  

    Fonte: Com Informações e foto do Jornal O Vigilante Online 

    Nascidos até 31 de março têm até sexta para manter o BPC

    Foto: Prefeitura de Aparecida / Divulgação
    As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) nascidas até o dia 31 de março e não possuem o Cadastro Único (CadÚnico) devem procurar o Setor Bolsa Família, no Centro Administrativo da Prefeitura de Cataguases, ou um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para regularizarem sua situação até a próxima sexta-feira, dia 29. Essa é uma exigência do Governo Federal para que os beneficiários não tenham seus pagamentos suspensos, de acordo com as regras definidas pela Portaria nº 2.651, do dia 18 de dezembro de 2018.

    Conforme dados disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Social, atualizados pela última vez em janeiro, Cataguases possui 310 pessoas com o CadÚnico necessitando de atualização no sistema federal. Para realizar o procedimento, é preciso que o interessado vá até um dos postos de atendimento entre às 7h e às 13h com CPF, certidão de nascimento ou casamento, RG, título de eleitor, carteira de trabalho dos maiores de 16 anos, CNIS (retirado no INSS), comprovante de residência (preferencialmente conta de luz) e recibo de aluguel atualizado. É necessário que sejam apresentados os documentos de todos os moradores da casa.

    A secretária de Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali, convoca os beneficiários em situação irregular a atualizarem suas informações. “Nós estamos muito preocupados com quem ainda não realizou o cadastro no CadÚnico, pois isso ameaça o benefício das pessoas e prejudicará muitas famílias dependentes da renda, visto que o Governo Federal garante o benefício apenas até o prazo final para o cadastro, conforme a data de aniversário. Peço aos beneficiários que compareçam a um dos postos de atendimento e atualizem seus dados”, reforçou a secretária.

    O CadÚnico reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. A base de dados é utilizada por diversos programas sociais do governo federal. Nela, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda. O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até ¼ do salário mínimo, hoje R$ 249,50. Entre as vantagens de fazer parte do Cadastro Único está a possibilidade de participar de vários programas sociais do governo.


    Confira abaixo a tabela completa com os prazos para a atualização do cadastro conforme a data de aniversário.



    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    segunda-feira, 25 de março de 2019

    ALMG convoca secretária de Educação para debater dispensa de vigilância em instituições de ensino

    Tema será alvo de debates das Comissões de Educação e de Segurança Pública durante a semana

    Vigilantes foram recebidos pela Comissão de Educação - Foto: Guilherme Bergamini
    A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne na próxima quinta-feira (28/3/19), às 13 horas, no Auditório José Alencar, para discutir a decisão do Governo do Estado de encerrar o contrato com a TBI Segurança, empresa responsável pela vigilância de 191 escolas e 10 superintendências regionais de ensino.

    A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, foi convocada para a audiência pública, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da comissão.


    Dezenas de vigilantes de instituições de ensino acompanharam reunião da comissão no último dia 20/3. Segundo Carlos Eduardo Paixão, um dos representantes da categoria, os profissionais são bem treinados, são registrados pela Polícia Federal e ajudam a defender o patrimônio do Estado, além de darem mais segurança à comunidade local, aos professores e aos alunos dessas escolas.

    Outro vigilante, Flávio Alberto do Nascimento, se emocionou ao falar sobre a responsabilidade e os laços criados com professores e alunos, pedindo apoio dos deputados para que eles não sejam dispensados. Conforme informou, muitos dos que perderão empregos e planos de saúde estão em tratamento médico, pagam aluguel e são arrimo de família.

    Reuniões Interativas – Quem não puder comparecer à reunião da Comissão de Educação poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal da Assembleia, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

    Segurança – A Comissão de Segurança Pública também realizará debate sobre o assunto, na terça-feira (26), às 10 horas, no Plenarinho II. Como destaca o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), autor do requerimento para realização da audiência, a manutenção do contrato com a empresa TBI é imprescindível para a garantia da segurança das pessoas e do patrimônio público investido na Educação, diante do reduzido efetivo da Polícia Militar (PM) em Minas Gerais.

    Entre os convidados a participar desta reunião, estão o subsecretário de Administração do Sistema Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Ricardo Martins, o comandante-geral da PM no Estado, coronel Giovanne Silva, e o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, Edilson Pereira.


    Fonte: ALMG

    Câmara de Cataguases realiza nesta terça primeira reunião itinerante do ano

    A Câmara Municipal de Cataguases realizará nesta terça-feira (26), a primeira sessão itinerante do ano que acontecerá na Escola Estadual Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz a partir das 18h30.

    Na pauta estão previstos para ser votados dois projetos do vereador sargento Jorge Roberto (PHS), ambos para denominação de logradouro. 

    Entre os requerimentos a vereadora Maria Ângela Girardi (PROS) quer saber qual o destino dos paralelepípedos que ficam soltos e são recolhidos na rua e também se a prefeitura já realizou outra licitação na modalidade Ata Carona de algum município fora do estado de Minas Gerais. Já o vereador Hercyl Neto (PROS), quer informações sobre a pavimentação da Rua Professora Maria Augusta de Souza no Distrito de Cataguarino.

    Confira abaixo a pauta completa:


    SESSÃO ORDINÁRIA
    ITINERANTE
    ORDEM DO DIA
    26/03/2019 - ÀS 18:30 HORAS
    Escola Estadual Manoel Dutra de Siqueira
    Bairro São Diniz

    Legislativo:
    Projetos de Lei:

    Nº 13/2019 – Denomina logradouro público e dá outras providências (Rua Vantuil Cardoso de Lima). Vereador JORGE ROBERTO SILVA ALVES.

    Nº 14/2019 – Denomina logradouro público e dá outras providências. (Rua José Feliciano Pereira). Vereador JORGE ROBERTO SILVA ALVES.

    Requerimentos:

    Nº 26/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: O que tem sido feito a
    respeito dos paralelepípedos soltos nas ruas? Qual o destino dos mesmos? Vereadora MARIA ÂNGELA GIRARDI.

    Nº 27/2019 – Requer do Poder Executivo o que segue: Após o Decreto nº 4.634/2017 houve alguma licitação via adesão a Ata de Registro de Preço (carona) a algum município fora do estado de Minas Gerais até a presente data? Se sim, que foram os ganhadores? Vereadora MARIA ÂNGELA GIRARDI.

    Nº 28/2019 - Requer do Poder Executivo o que segue: Informações sobre a pavimentação da Rua Professora Maria Augusta de Souza – Distrito de Cataguarino. Vereador HERCYL SUHURT SALGADO.

    Sala das Sessões, 22 de março de 2019.


    Vereador Ricardo Geraldo Dias
    Presidente

    Vereador Vinicius Machado

    Secretário

    domingo, 24 de março de 2019

    Homem é assassinado e corpo encontrado no parque de exposições de Sereno

    O corpo de um homem de 36 anos, identificado como Dalmo Antônio da Silva, foi encontrado sem vida, no parque de exposições do distrito de Sereno, em Cataguases, na manhã deste domingo (24).

    Segundo informações preliminares, trata-se de um homicídio provocado provavelmente por uma faca ou objeto perfurante. O corpo apresentava perfurações nas costas e pescoço. A vítima é natural de Miraí e o crime pode estar relacionado a problemas com drogas, uma vez que a vítima seria usuária.

    A Polícia Militar compareceu ao local e acionou a Perícia Técnica da Polícia Civil para os trabalhos de praxe.

    As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.
    *Matéria atualizada em 24/03/2019 às 18:26
    sábado, 23 de março de 2019

    Polícia Militar prende dois e apreende drogas no Ibraim

    A Polícia Militar de Cataguases, prendeu dois jovens, de 19 e 23 anos, por suspeita de tráfico de drogas na noite deste sábado (23), no bairro Ibraim Mendonça em Cataguases.

    De acordo com informações preliminares, a equipe do Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), em patrulhamento de rotina, visualizou os suspeitos em uma motocicleta Yamaha Lander. Ao se aproximarem os policiais avistaram o carona descartando um objeto em um matagal e conseguiram deter os suspeitos. Após buscas, foram localizados 3 tabletes menores de crack e um maior de cocaina, que foram apreendidos. 

    Até o fechamento desta matéria a ocorrência ainda estava em andamento.

    Homem atira contra ex-namorada e o genro dela no bairro Colinas

    Um homem de 32 anos é suspeito de ter efetuado disparo de arma de fogo, na tarde deste sábado (23), na Rua José de Miranda Rossi, bairro Colinas, em Cataguases.

    Segundo o Registro da Ocorrência (REDS), a vítima, uma mulher de 39 anos, contou que foi com seu genro de 24 anos à casa de seu ex-namorado para pegar as chaves de sua casa e que ao chegar em frente à residência, o mesmo lhe atendeu com uma arma na mão, efetuou um disparo para o alto e gritou: "Racha fora daqui!". A vítima fugiu correndo. Seu genro também contou que ao ouvir o estampido, arrancou com o veículo, momento em que visualizou o autor com um revólver cromado na mão e que este teria efetuado um disparo em sua direção, sem, contudo, o atingir. Vizinhos do local também contaram ter ouvido dois estampidos.

    O autor "F.N.C.N.", ao perceber a presença da guarnição, fugiu em direção a uma mata fechada e não foi encontrado.

    As vítimas foram orientadas como proceder.

    Acidente entre motocicletas na Vila Minalda deixa um condutor ferido e outro detido por uso de bebida alcoólica

    Um acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (22), envolvendo duas motocicletas, na Rua dos Operários, bairro Vila Minalda em Cataguases, deixou 2 pessoas feridas.

    Segundo o Registro da Ocorrência que o Site Mídia Mineira teve acesso, o condutor da motocicleta Honda NXR 150 Bros, placa de Cataguases, de 29 anos, disse que conduzia o veículo sentido centro, quando, próximo à Avenida Gecerico Gomes Oliveira colidiu com a outra motocicleta, mas não se lembrava como teria ocorrido. Ele também assumiu ter consumido 4 latas de cerveja em um bar antes do acidente. Foi constatado também, na presença de uma testemunha, que o condutor apresentava olhos avermelhados, fala desconexa e exalava odor etílico. 


    Ainda segundo o REDS, o condutor da outra motocicleta, uma Honda CG Titan 150 KS, placa de Cataguases, de 40 anos, foi encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital de Cataguases e precisou ser transferido para a Casa de Caridade Leopoldinense para ser submetido a uma tomografia.

    O condutor que apresentava sinais de embriaguez recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil para as demais providências. A motocicleta Honda Bros, foi apreendida e removida para um pátio credenciado junto ao Detran. Já a motocicleta Honda Titan foi liberada para um parente da vítima.
    Fotos: Whatsapp / Reprodução





    Prefeitura de Cataguases se posiciona sobre vídeo divulgado mostrando mato e ambulâncias sucateadas no almoxarifado

    A prefeitura de Cataguases emitiu nota de esclarecimento, na manhã deste sábado (23), sobre um vídeo que viralizou em rede social, onde aparecem várias ambulâncias cobertas pelo mato em um terreno do almoxarifado do Município.

    Segundo a Prefeitura de Cataguases, o vídeo é maldoso e foi feito antes da limpeza que já havia sido realizada no local e que está sendo divulgado somente agora de forma oportunista. A prefeitura esclareceu que todo almoxarifado já se encontra limpo e divulgou fotos tiradas neste sábado (23), mesmo dia da divulgação do vídeo. Ainda conforme a nota, a prefeitura também reiterou que o mato cresce rapidamente no período de chuva, que a capina é realizada em todo município, mas obedece a um cronograma e que por este motivo, alguns locais esperam um pouco mais para serem atendidos: "para que uma rua, ou uma praça esteja limpa e capinada existem outros locais que ainda não o foram, mas que serão atendidos pelas equipes", ressalta. 

    Em relação às ambulâncias que aparecem no vídeo, a prefeitura disse que "os veículos já se encontravam no local muitos anos antes do início da atual gestão e pertencem ao Estado de Minas, que já foi comunicado da presença e estado dos mesmos", não podendo portanto ser realizada nenhuma ação como venda ou leilão dos veículos por parte do Executivo de Cataguases.

    Confira abaixo a nota da Prefeitura de Cataguases, na íntegra, enviada pela Assessoria de Comunicação para nossa redação:
    | ESCLARECIMENTO | Está circulando na internet um vídeo maldoso que mostra mato alto e ambulâncias abandonadas no fundo do almoxarifado da Prefeitura, querendo insinuar descaso do município com o seu patrimônio. Da mesma forma, viemos a público esclarecer que o vídeo foi feito antes da limpeza no local e, sem entendermos a razão, está sendo usado agora de maneira oportunista. Todo o almoxarifado já está limpo, como demonstram as fotos, tiradas na manhã de hoje. Sucede que a Secretaria de Serviços Urbanos trabalha com um cronograma, atendendo as diversas demandas e solicitações do cidadão nos bairros quanto à capina. É de conhecimento geral que o mato cresce bastante no período de chuvas e, por mais equipes, equipamentos e iniciativa que tenhamos, não temos como atender todas as demandas simultaneamente. Sempre tem que haver um planejamento com prioridades. Portanto, para que uma rua, ou uma praça esteja limpa e capinada existem outros locais que ainda não o foram, mas que serão atendidos pelas equipes. Foi o que ocorreu neste caso. Sobre as ambulâncias, informamos que os veículos já se encontravam no local muitos anos antes do início da atual gestão e pertencem ao Estado de Minas, que já foi comunicado da presença e estado dos mesmos. Somente o Governo Estadual pode tomar qualquer providência, como leiloar, vender, desmontar, retirar ou qualquer outra ação. O município cumpre o seu papel guardando os mesmos até que as providências sejam tomadas por seu verdadeiro proprietário, cedendo o local para o seu depósito.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início