728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

    Suspeito de tentativa de homicídio e de envolvimento em homicídio consumado em Cataguases é preso pela Polícia Civil

    Na manhã desta quinta-feira (31), a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, em Cataguases, um jovem de 18 anos, suspeito de atentar contra a vida de um adolescente de 17 anos, no dia 08 de dezembro do ano passado, no município. O investigado foi preso na rodoviária de Cataguases, quando tentava embarcar em um ônibus com destino a Niterói. A motivação do crime estaria ligada à rixa entre dois grupos rivais.

    Conforme o titular da 27ª Delegacia de Cataguases, Delegado Marcelo Manna, o crime aconteceu por volta das 21h30, em frente a uma sorveteria conhecida na cidade, local com grande aglomeração de pessoas. As câmeras instaladas no estabelecimento captaram o momento em que o suspeito passou correndo atrás da vítima, efetuando disparos na direção dela, porém, o autor não conseguiu atingir a vítima.

    Investigações apontam que a arma usada na tentativa de homicídio foi repassada momentos antes por outro homem, de 19 anos. Segundo o Delegado, esse suspeito foi assassinado no dia 12 de dezembro de 2018. “ Quatro dias após sofrer o atentado, a vítima de 17 anos, acometida por vingança, assassinou com diversos disparos de arma de fogo o amigo e comparsa de seu algoz. O crime em tela acendeu o pavio de uma possível retaliação por parte das duas quadrilhas rivais, o que se concretizou no dia 27 de janeiro deste ano, quando mais uma vítima foi assassinada por integrantes da gangue rival”, explicou, complementando que há fortes indícios de que o suspeito preso pela Polícia Civil, nesta quinta, também seria um dos autores desse crime. As investigações prosseguem.

    O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Cataguases e posteriormente para a unidade prisional onde ficará à disposição da Justiça.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    Homem sofre tentativa de homicídio no Beira Rio em Cataguases

    Um homem sofreu uma tentativa de homicídio  enquanto caminhava pela Avenida Veríssimo Mendonça, na madrugada desta quarta-feira (30), em Cataguases.

    Segundo informações preliminares, a vítima de 34 anos foi surpreendida por um indivíduo em uma motocicleta que disparou várias vezes em sua direção. O homem conseguiu fugir, mas foi ferido no abdômen e em uma das mãos.

    A Polícia Militar compareceu na Avenida Veríssimo Mendonça no bairro Beira Rio, onde a vítima recebia os primeiros atendimentos dos socorristas do SAMU. Este narrou que um indivíduo que conduzia uma motocicleta de cor escura, ao avistá-lo desceu do veículo, sacou um revólver e efetuou vários disparos. A vítima correu por alguns metros até cair no solo e o autor evadiu na motocicleta tomando rumo ignorado. 

    O homem, mesmo ferido, reconheceu o autor dos disparos, contudo, não esclareceu o motivo pelo qual veio a ser vitimado com os tiros. O rastreamento da Polícia Militar não obteve êxito, mas todas as informações colhidas foram inseridas na ocorrência para auxiliar os trabalhos de investigação que ficará a cargo da Polícia Civil.

    Tragédia de Brumadinho: No 7º dia após desastre, esperança diminui e número de vítimas aumenta

    Foto: Israel Defense Forces
    No sétimo dia de buscas por vítimas do desastre causado pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, as autoridades contabilizam 99 mortos e 259 desaparecidos. O número de vítimas aumenta na proporção que a esperança diminui. Bombeiros experientes relatam que há dificuldades devido ao mar de lama que tomou conta da região.


    Os trabalhos de resgate começam diariamente, por volta das 4h, e vão até a noite. A barragem B6, com água, segue monitorada 24 horas, sem risco de rompimento. Um plano de contingência, entretanto, foi elaborado de forma preventiva.

    Até o momento 57 pessoas foram identificadas. Confira a lista aqui.

    Buscas

    Soldado israelense.
    Foto: Israel Defense Forces
    Nos dois últimos dias, segundo o Corpo dos Bombeiros, as buscas se concentraram onde ficava o antigo refeitório da Vale. É realizado monitoramento na área por onde os rejeitos se espalharam, coberta a partir de grupos distribuídos em 18 pontos. Há locais em que a lama se acumula a 10 metros de profundidade.

    Ontem (30), tropas enviadas de São Paulo começaram a atuar em seis pontos de monitoramento. As atividades também foram reforçadas por 58 voluntários, que ficam nas imediações e contribuem na verificação de vestígios de corpos.


    Barragens

    A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou ontem um “plano de contingência” no caso de riscos relacionados às barragens da região de Brumadinho que não se romperam. Mas, de acordo com o porta-voz da corporação, tenente-coronel Flávio Godinho, a medida é preventiva, pois não há barragens com risco de rompimento.

    Segundo Godinho, as demais barragens estão no nível de segurança 1. O risco aumenta quando a classificação passa para níveis superiores, como 2 ou 3. Contudo, acrescentou o porta-voz, não há situações desse tipo ainda na região.

    Em nota, a Defesa Civil designou locais para os quais moradores e pessoas que estiverem na área devem se dirigir em uma situação hipotética. “A Defesa Civil divulga pontos como medida preventiva em caso de elevação do risco”, destacou o comunicado.


    “As polícia Civil e Militar estão monitorando as barragens em tempo real para, em caso de mudança na situação, haja aviso por meio de sirenes para que a população possa se deslocar de forma organizada e ordeira”, afirmou Godinho.

    Com informações da Agência Brasil

    Cerimônia marca a troca de chefia do Tiro de Guerra de Cataguases


    Uma bela cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (30), marcou a troca de chefia do Tiro de Guerra 04-033, de Cataguases, na Câmara Municipal. Após um ano no comando, o primeiro sargento Roberto Carlos Martins deixa o cargo de chefe da instrução do Tiro de Guerra e se torna auxiliar da chefia. O cargo de Chefe de Instrução passa a ser ocupado pelo subtenente Ariosto Ávila da Silveira, nomeado para o biênio 2019/2020.

    Anteriormente, o subtenente Ariosto estava lotado no Amazonas, onde exercia suas funções no 3º Batalhão de Infantaria de Selva.  Nascido em São Vicente do Sul, no Rio Grande do Sul, Ariosto iniciou sua carreira no exército em 1994 e se formou no curso de infantaria da Escola de Sargento das Armas, sediada em Três Corações, onde se tornou 3º sargento, em 1997.

    O novo chefe do Tiro de Guerra de Cataguases possui em seu currículo o curso de aperfeiçoamento de sargentos e os cursos de especialização em Polícia do Exército, de comunicação social, além de ser formado em educação física pela Faculdade da Associação Cristã de Moços de Sorocaba. Ariosto foi condecorado com as medalhas da Vitória, Militar de Prata, Corpo de Tropa Prata, Sargento Max Wolf Filgo, de Serviço Amazônico e de Praça Mais distinta.

    O subtenente disse ter escolhido Cataguases em conjunto com sua família e que está satisfeito com a decisão. “Nós, do exército, estudamos muito sobre a formação cidadã dos jovens e tenho o objetivo de chegar ao fim do ano atingindo um bom resultado. Possuo vasta experiência dentro do exército, sempre busco me atualizar e estudar novos modelos de instrução. Portanto, me sinto muito preparado e espero fazer um bom trabalho junto à sociedade”, afirmou.


    O prefeito Willian parabenizou o novo chefe do Tiro de Guerra e reafirmou a parceria da Prefeitura. “Desejo todo o sucesso ao subtenente Ariosto e que ele tenha um grande êxito. O Tiro de Guerra é um modelo de sucesso para o Brasil, que vem mantendo vivas as questões de ética e de responsabilidade, além de oferecer grande contribuição aos jovens do município. No que depender da Prefeitura, vamos continuar contribuindo para melhorar a estrutura do local para que os jovens possam se sentir cada vez mais a vontade”, disse.

    O presidente da Câmara, Ricardo Dias, também deixou sua mensagem aos militares após a cerimônia. “Parabenizo o 1º sargento Roberto Carlos Martins pelo período em que ocupou o cargo, tendo feito um trabalho brilhante, e também quero desejar sucesso ao subtenente Ariosto. Afirmo meu compromisso, dizendo que ele pode contar sempre com a Câmara Municipal”. finalizou.


    Além dos chefes do executivo e do legislativo municipal, a cerimônia de troca de chefia teve a presença dos familiares dos militares envolvidos; do vice-prefeito, Tita Lima; dos vereadores Henrique Thurram, Rogério Ladeira, Vinícius da Taquara, Gilmar Canjica, Mauro Ruela, Marcos Costa, Betão do Remo e Sargento Jorge; e de assessores. Durante a transmissão de cargo, a esposa do 1º sargento Roberto Carlos, Lúcia Ramos, foi homenageada pelo marido, recebendo um buquê de flores.

    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

    Motorista de caminhão será indiciado por forjar assalto em Ubá

    A Polícia Civil de Minas Gerais apura, em Ubá, uma falsa comunicação de crime de roubo que, segundo um motorista de caminhão de uma transportadora, de 35 anos, teria ocorrido no dia 20 de janeiro de 2019, no município. 

    Conforme informações do Delegado Regional de Ubá, Dr. Diêgo Candian Alves, que também está respondendo interinamente pela Delegacia de Furtos e Roubos, o homem registrou Boletim de Ocorrência um dia após o suposto crime e narrou que estaria dirigindo um caminhão na rodovia MG-265, próximo a Ubá, onde teria sido abordado por indivíduos que subtraíram dele cerca de R$3.000. O homem afirmou que havia sido roubado na noite anterior e que não teria feito o registro de ocorrência, pois o telefone da Polícia Militar estava ocupado. 

    Após diligências efetuadas pela equipe da Delegacia de Furtos e Roubos, o motorista do caminhão acabou ligando para um dos donos da empresa, informando que havia mentido sobre os fatos e que não havia ocorrido o roubo. “Relatou que estava precisando de dinheiro, por isso inventou a história. Os donos da empresa informaram que, até o momento, o motorista - que de vítima passou a autor - devolveu um terço do valor subtraído”, explicou a autoridade policial. 

    Ainda segundo o Delegado, o motorista foi intimado a comparecer na Delegacia para prestar depoimento. “ O indivíduo será indiciado pelos crimes de comunicação falsa de crime, falsidade ideológica (por ter prestado declaração falsa em documento público, no caso, do REDS) e estelionato, já que usou de ardil para obter vantagem indevida, em desfavor dos proprietários da empresa”,concluiu.


    As investigações prosseguem, visando elucidar possível participação de mais elementos.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
    terça-feira, 29 de janeiro de 2019

    MP instaura inquérito para apurar prestação de serviço público de transporte de passageiros em Leopoldina

    Denúncia foi feita pelo vereador José Augusto Cabral


    O Ministério Público de Minas Gerais, através da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Leopoldina instaurou inquérito civil para investigar supostas irregularidades na prestação de serviço público de transporte coletivo de passageiro em Leopoldina, além do contrato administrativo sem prazo determinado para término. A portaria, assinada pelo promotor Sérgio Soares da Silveira, foi publicada em novembro no Diário Eletrônico do órgão.

    A denúncia foi feita através de uma Representação protocolada pelo vereador José Augusto Cabral (foto) em outubro do ano passado. O vereador explica que o município de Leopoldina celebrou inicialmente com a empresa Empreendimentos Novo Mundo, atual Viação Leopoldinense, na data de novembro de 1999, contrato de concessão para execução do serviço público de transporte coletivo urbano, procedido de licitação na modalidade concorrência pública, e de acordo com a cláusula terceira daquele contrato de concessão, este teria prazo de vigência por 20 anos, contados do início da operação, que teria se dado em 12 de dezembro do mesmo ano, podendo ser renovado por períodos iguais. 

    José Augusto Cabral informou que apresentou ao plenário da Câmara de Vereadores de Leopoldina o requerimento 117/2018 ao qual solicitava ao Chefe do Poder Executivo a remessa do termo de caução como garantia prevista no artigo 56 da Lei das Licitações, o que foi respondido pela prefeitura que estaria disponível para verificação "in loco", o que após ser feito, também não obteve êxito em acessá-lo.

    Com o obstáculo quanto à obtenção do documento no setor competente da prefeitura, existiu a suspeita de suposta irregularidade contratual, com possibilidade de estar caracterizada a omissão do poder concedente e das autoridades municipais. 

    "Em sua cláusula terceira, o contrato cita que o prazo de vigência seria de 20 anos, podendo ser renovado por períodos iguais, o que estaria violando o artigo segundo do inciso II da Lei Federal que dispõe sobre o regime da concessão de permissão da prestação de serviços públicos, onde o mesmo teria prazo determinado. Com efeito, a prorrogação do contrato estaria ao juízo de oportunidade e conveniência do Prefeito", disse o vereador informando ainda que até esta data o termo de caução como garantia não havia sido disponibilizado àquela Casa Legislativa. Segundo José Augusto, esta situação pode ser lesiva aos cofres públicos municipais em renúncia de receita, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal e caracterização de ato improbo do responsável, além de inviabilizar melhorias no serviço público de transporte que a população tanto almeja. 

    "O mesmo se aplica à licitação das atuais linhas dos distritos de Leopoldina, que são exploradas há muitos anos pelas empresas permissionárias, a título precário, sem contrato de concessão de serviço público", ressaltou.

    O jornal entrou em contato com a Viação Leopoldinense, inicialmente contratada como Empreendimentos Novo Mundo, para comentar a investigação, e foi informado pela empresa que não existe nenhuma irregularidade no contrato vigente. A concessionária informou que está aberta a esclarecimentos. 

    A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Leopoldina para que ela se manifeste sobre o assunto e aguarda retorno.

    A portaria afirma que o inquérito deve apurar a prestação de serviço público de transporte coletivo de passageiro, contrato administrativo sem prazo determinado para término, possível ausência de caução e ilegalidade.

    Fonte: O Vigilante Online

    Prefeito e Polícia do Meio ambiente irão solicitar vistoria nas barragens próximas a Cataguases

    Uma reunião realizada ontem (28), no gabinete do prefeito Willian Lobo, para tratar das reais condições de segurança das barragens localizadas na microrregião de Cataguases, contou com a presença de vereadores, vereadores, secretários municipais, Defesa Civil, representantes da Polícia Militar e da Polícia Militar do Meio Ambiente.

    Após a reunião o prefeito publicou vídeo em rede social onde ressaltou que está recebendo apoio do Ministério Público, para exigir novos laudos periciais das empresas responsáveis pelas barragens, atestando a segurança das mesmas, e evitando que desastres como esse voltem a acontecer. 

    Confira no vídeo abaixo:



    Após a reunião foi divulgada nota do tenente Carlos onde reforça que a Polícia Militar do Meio Ambiente irá solicitar à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma nova vistoria na barragem da CBA em Itamarati de Minas, bem como nas demais próximas a Cataguases.


    Confira abaixo a nota na íntegra:

    Devido ao trágico rompimento da barragem da Vale em Brumadinho tem ocorrido diversas divulgações de msg em redes sociais e aplicativos de msg acerca de eventual risco na estabilidade e segurança das barragens em nossa região, especialmente as da CBA em Itamarati de Minas e Miraí e a da Bela Ischia em Astolfo Dutra. 
    Por força do Decreto Estadual 46.933/2016, as barragens de rejeitos passaram a ser vistorias periodicamente por profissionais especialistas em segurança de barragens, com encaminhamento dos relatórios à SEMAD e à Agência Nacional de Mineração.
    O Ministério Público Mineiro, através do NUCRIM também realizou vistoria nas barragens que não tiveram sua estabilidade garantida, como é o caso da Bela Ischia (Inventário de Barragens 2017), recomendando medidas corretivas.
    Nexte contexto, não há informações de eventuais comprometimentos das citadas barragens, pelo que entendemos que notícias oriundas de fontes desconhecidas ou não apropriadas não devem ser difundidas para evitarmos mais apreensão nas comunidades.
    Diante do trágico acidente, acreditamos que os protocolos de fiscalização deverão ser reavaliados pelos órgãos responsáveis.
    Por fim, a Polícia Militar do Meio Ambiente irá solicitar à SEMAD uma nova vistoria na barragem da CBA em Itamarati de Minas, bem como estaremos entrando em contato com as empresas citadas.
    Resp.
    Ten Carlos 
    Cmt 3 Pel Meio Ambiente - Cataguases

    Zema anuncia que pagará o 13 salário deixado por Pimentel em 11 vezes

    O governador Romeu Zema anunciou em sua rede social que a única forma encontrada para quitar a dívida deixada do governo anterior relativa ao 13º de servidores ativos, inativos e pensionistas, foi parcelar o pagamento em 11 vezes. As parcelas serão pagas sempre no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês, com início em fevereiro e término em dezembro.

    Segundo o governo, ficaram sem receber o 13º no ano passado, 679.867 servidores (371.786 servidores ativos, 256.081 inativos e 52.000 pensionistas).

    Confira abaixo o vídeo divulgado:



    Resumo do quarto dia de buscas em Brumadinho: Número de mortos sobe para 65


    Fotos acima: Ricardo Stuckert
    O número de mortos após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG), subiu para 65, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil de Minas Gerais. Dos 65 mortos, 31 foram identificados.


    Governador Romeu Zema participa de reunião de alinhamento entre as forças de segurança do Estado e integrantes da delegação de Israel. Gil Leonardi/Imprensa MG

    A Defesa Civil informou que há 279 pessoas desaparecidas e 386 foram localizadas, entre funcionários da Vale e moradores da região. Há ainda 135 desabrigados. Segundo a Defesa Civil, foram resgatadas com vida 192 pessoas.

    Para o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, o momento não é para doações. Ele negou a existência de contas bancárias para doações financeiras.

    A previsão é que as operações de resgate durem semanas devido às dificuldades de locomoção e dos trabalhos em si. As ações começaram há três dias. As operações nesta segunda-feira (28) foram retomadas às 4h, quando as equipes de busca conseguiram recuperar dois corpos que estavam no segundo ônibus encontrado submerso na lama de rejeitos.

    Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiu localizar o imobiliário do refeitório, no local estavam alguns corpos. Os bombeiros tiveram dificuldades ao longo do dia por causa dos drones que estão na região. Esses equipamentos atrapalham o sobrevoo das aeronaves da corporação.


    Identificação

    Para facilitar a identificação e o contato com as família, a Polícia Civil montará postos avançados na área de Brumadinho. O trabalho será desempenhado por profissionais de várias áreas, inclusive voluntários.

    O delegado Luiz Carlos Ferreira disse que a Polícia Civil busca identificar os mortos o mais rápidamente possível. De acordo com ele, é fundamental que as famílias transmitam informações que facilitem a localização dos parentes, como detalhes sobre arcada dentária e fotografias.
    Foto: Ricardo Stuckert

    Segurança

    O porta-voz da Polícia Militar, major Flávio Santiago, afirmou hoje que não há registros de saques nem de atos de violência em decorrência da situação na região. De acordo com ele, o efetivo de policiais aumentou para 250 apenas na área atingida pela tragédia.

    “Além do patrulhamento de helicóptero para que a sociedade seja resguardada”, destacou o major.

    Perspectivas

    O porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, apelou para que as pessoas, mesmo bem intencionadas, não tentem fazer o trabalho de resgaste sozinhas. Segundo ele, falsas informações prejudicaram as atividades de apoio.

    Segundo o militar, as equipes israelenses ajudam no resgate das vítimas que estão no segundo ônibus. Os trabalhos serão interrompidos a partir das 22h e serão retomados às 4h da manhã. De acordo com ele, a topografia do terreno e a lama dificultam as operações de resgate.


    Pela manhã, o tenente Pedro Aihara disse que é baixa a possibilidade de localizar pessoas vivas. “As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama”, disse, ao explicar que os rejeitos dificilmente permitem a formação de bolsões de ar. “É uma operação de guerra, que demanda esforços e compreensão de todas as partes”, concluiu.

    Fonte: Agencia Brasil
    segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

    Adolescentes furtam clube em Leopoldina e são apreendidos pela PM

    Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos na madrugada deste domingo (27) após furtarem um clube localizado na Rua Doutor Custódio Junqueira, região central de Leopoldina. Os menores, segundo a Polícia Militar, teriam invadido o local e furtado moedas e dinheiro do bar.

    Ainda segundo a PM, os adolescentes foram abordados após denúncia do vigia do clube que visualizou os dois indivíduos pulando um portão. Os militares localizaram os adolescentes escondidos em meio a algumas árvores nas proximidades do clube. Eles arremessaram uma sacola com moedas ao solo, e outra sacola foi encontrada próximo de onde estavam. Os rapazes assumiram o furto e de acordo com a polícia, confessaram outros dois furtos anteriores em um clube e uma empresa, ambos localizados próximo ao Bairro Vale do Sol. Um cadeado e aparelhos celulares também foram apreendidos.


    Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina, juntamente com a quantia recuperada de aproximadamente R$ 220,00.

    Fonte: O Vigilante Online

    Jovem de 17 anos é morto a tiros e golpe de facão no Leonardo em Cataguases; Um homem também foi ferido

    Uma discussão terminou com um jovem de 17 anos morto a tiros e golpe de facão e um homem de 38 anos ferido a bala, por volta das 22h30 deste domingo (27) na Vila Leonardo em Cataguases.

    Conforme apurou a reportagem do Site Mídia Mineira, a discussão teve início na Rua Basílio Barroso, próximo à Creche Ana Neri com três pessoas. Um deles sacou uma arma e começou a atirar, ferindo um homem de 38 anos no ombro, momento em que o jovem correu para o interior de uma residência onde foi alvejado por dois tiros e com golpes de facão. O autor fugiu em seguida tomando rumo ignorado.

    O SAMU e Polícia Militar foram acionados, mas quando chegaram o jovem, identificado como João Vitor Cardoso da Silva, já estava morto. O homem que foi atingido de raspão foi levado para o Hospital de Cataguases onde foi medicado.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil também compareceu ao local para os trabalhos de praxe e constatou três lesões por ferimento à bala e várias lesões provocadas pelo facão, na região da cabeça, rosto e braço direito.

    Até o fechamento desta matéria a ocorrência ainda estava em andamento e policiais realizavam rastreamento na tentativa de localizar o autor.

    domingo, 27 de janeiro de 2019

    Resumo do terceiro dia de buscas em Brumadinho: 58 mortos e 19 corpos identificados

    Foto: Reprodução RecordTV Minas
    A Defesa Civil de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros confirmaram na noite deste domingo (27), 58 mortes da tragédia em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais em uma entrevista coletiva. A lista de desaparecidos também foi atualizada para 305 pessoas, 19 corpos já foram identificados e 192 pessoas foram resgatadas vivas.

    Cerca de 460 pessoas procuraram a polícia em busca de parentes desaparecidos, segundo informações divulgadas pelo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza. De acordo com o delegado, não necessariamente há 460 desaparecidos, uma vez que várias pessoas podem aparecer em busca de uma única pessoa. Conforme os bombeiros, 361 pessoas foram localizadas.

    “Há de se ressaltar a dificuldade de fazer a identificação desses corpos. Temos que fazer o reconhecimento primeiro através dos familiares, depois através das impressões digitais. Posteriormente através da arcada dentária e, por fim, através do DNA”, disse o chefe da Defesa Civil.

    Parentes têm reclamado de dificuldade de acesso às informações. A Defesa Civil informou que está unificando os dados, que são divulgados primeiramente aos parentes e depois para a imprensa.

    Confira aqui a lista de desaparecidos e de corpos identificados

    Foto: Isac Nóbrega/PR

    Homem é executado a tiros em Muriaé

    Um homem foi executado a tiros em um escadão que liga o bairro Santa Terezinha com o bairro Encoberta em Muriaé, na manhã deste domingo (27).

    A Polícia Militar foi acionada por populares e compareceu ao local onde o corpo de Carlos Wilson de Almeida, de 41 anos foi encontrado já sem vida. A vítima é morador da região e possuía antecedentes criminais.

    Diversos rastreamentos estão sendo realizados e possíveis testemunhas estão sendo ouvidas na tentativa de identificar a autoria do crime.

    Até o fechamento desta matéria a ocorrência ainda estava em andamento.

    Foto: Rádio Muriaé

    MEC divulga nesta segunda os resultados do Sisu

    O Ministério da Educação (MEC) divulga amanhã (28) o resultado Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de terça-feira (29).

    Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

    Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu a partir desta quarta-feira até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

    A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.


    Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

    Fonte: Agência Brasil
    Foto: Agencia Brasil / Arquivo

    Resumo do Segundo dia de buscas em Brumadinho: 34 mortes oficiais, 8 identificados; Governador e presidente anunciam ações

    Fotos: Isac Nóbrega/PR
    O segundo dia de buscas por sobreviventes da tragédia do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, terminou com 34 mortos oficiais, destes, 8 pessoas já foram identificadas (veja a lista abaixo). Até o momento, foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da Vale e 145 terceirizados. Desse total, 23 estão hospitalizados. Oitenta e uma pessoas estão desabrigadas. Uma lista com 252 nomes de funcionários desaparecidos foi divulgada pela Vale, mas o número de desaparecidos pode ser bem maior somando-se as pessoas que estavam em casas e em uma pousada que foram atingidas.

    As equipes do Corpo de Bombeiros incluem 205 integrantes, sendo 175 especializados no trabalho de resgate de vítimas de soterramento. O trabalho de monitoramento da barragem B6 continua. As buscas por sobreviventes foram suspensas às 20h deste sábado (26) e serão retomadas às 4h deste domingo.

    O governador Romeu Zema sobrevoou, na manhã deste sábado (26/1), ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, a área atingida pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dois fizeram um reconhecimento da área afetada e discutiram medidas em conjunto para minimizarem os danos da tragédia

    Após sobrevoarem o local do acidente, o governador e o presidente se reuniram, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, com os demais representantes da comitiva que o acompanharam, como ministros de Estado, secretários de Estado e chefes das Forças de Segurança Nacional e Estadual, e o presidente da Vale, responsável pela barragem.

    Romeu Zema destacou a ação do Estado, que vem realizando todo o trabalho necessário nas buscas por sobreviventes. “Tivemos a visita do presidente Bolsonaro e ministros que vieram ver de perto a tragédia de Brumadinho. Sobrevoamos o local, o governo federal se colocou totalmente à disposição naquilo que ele puder ajudar. Quero lembrar que, ontem, tão logo o incidente foi anunciado agimos imediatamente. Conseguimos resgatar várias pessoas ilhadas, as buscas continuam. Sabemos que a chance de ter sobreviventes é pequena, mas ainda há. Estamos esperançosos e fazendo todo o trabalho necessário”, afirmou.

    O governador ainda ressaltou o empenho do Estado em tomar medidas para que os responsáveis sejam punidos. “Os envolvidos nessa tragédia serão punidos exemplarmente. Todas as medidas judiciais já foram acionadas, recursos bilionários foram bloqueados, de forma que a punição seja exemplar. Protocolos e legislação terão que ser revistos, essa barragem que rompeu estava inativa há anos e não recebia mais nenhum tipo de material. Não podemos ficar sujeitos a esse tipo de coisa novamente. Tanto os critérios federais como os estaduais, provavelmente, terão que ser revistos depois dessa tragédia”, ressaltou Romeu Zema.

    Na noite dessa sexta-feira, mesmo dia do rompimento, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a pedido da Advocacia Geral do Estado (AGE), determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão das contas da empresa Vale, responsável pela barragem.


    Força-tarefa

    O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo, destacou que todo o Estado de Minas Gerais e suas Forças de Segurança estão atuando em forma conjunta. Segundo ele, 14 aeronaves estão empenhadas no trabalho de resgate, além de 140 homens da corporação. O comandante também ressaltou que o governo federal também colocou à disposição todo o aparato humano e técnico para atuar em Brumadinho.

    “Foram retiradas cerca de 100 pessoas ilhadas. O Corpo de Bombeiros vai trabalhar ininterruptamente para não só bater toda a área com a possibilidade de vítimas vivas, mas a todo o momento para a busca de pessoas desaparecidas. O trabalho vai se prolongar no tempo durante semanas para que a gente possa dar notícia a todas as famílias”, disse.

    O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Evandro Borges, também destacou o trabalho em conjunto que, agora, também conta com o apoio do governo federal.

    “Desde ontem, quando ocorreu o evento, estamos com a Defesa Civil mobilizada com a criação de um gabinete de crise. Montamos um centro integrado para a ação sincronizada dos órgãos. E em Brumadinho um centro operacional com todo o esforço e apoio humanitário”. O coronel destacou que a Copasa realizou intervenções para que o abastecimento de água de Belo Horizonte e região não fosse afetado, a Cemig está trabalhando para o religamento da energia e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER) está atuando na desobstrução das vias para facilitar o acesso dos bombeiros às áreas atingidas pelos rejeitos.


    O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressaltou que o foco, agora, é o salvamento e identificação das vítimas, mas reconhece que são necessárias mudanças na legislação federal e estadual para evitar que novos casos como esse aconteçam. “O objetivo é esse, vamos melhorar os procedimentos para evitar que uma tragédia humana como essa volte a acontecer. A Defesa Civil do Estado está fazendo um trabalho primoroso, está de parabéns, e a Defesa Civil Nacional está aqui para prestar o apoio necessário”, disse Salles.


    Confira a lista das pessoas identificadas até o momento:

    1. Carlos Roberto Deusdeti
    2. Fabricio Henriques
    3. Eliandro Batista de Passos
    4. Jonatas Lima Nascimento
    5. Leonardo Alves Diniz
    6. Marcelle Porto Cangussu
    7. Robson Máximo Gonçalves
    8. Willian Jorge Felizardo Alves
    Com informações da Agência Brasil e Agência Minas
    sábado, 26 de janeiro de 2019

    Cataguases e cidades da região registram saldo negativo de empregos formais segundo CAGED

    A exemplo da microrregião que pertence, o município de Cataguases teve mais demissões que contratações formais no ano, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED. 

    Segundo o cadastro, Cataguases contratou com carteira assinada durante 2018, 3.863 pessoas e demitiu 3.980, ficando com saldo negativo de 117 contratações. O cadastro não mede os empregos informais, sem carteira assinada.

    Várias cidades próximas a Cataguases também fecharam o ano com saldo negativo, como Leopoldina que terminou com saldo de -217, Além Paraíba com -151, Muriaé com -157 e Dona Eusébia que teve -22 postos.  A boa notícia vem de Ubá que após perder 1.176 empregos em 2016 devido à crise no setor moveleiro, teve saldo positivo em 2017 com 221 novos postos e em 2018 com 977, demonstrando a retomada do setor.

    Na microrregião de Cataguases, composta por 14 municípios, apenas Santo Antônio do Aventureiro e Pirapetinga fecharam o ano com desempenho positivo. Toda a microrregião perdeu 609 postos e o município com o pior desempenho foi Leopoldina com 217 postos a menos (confira na tabela abaixo).

    Empregos com carteira assinada na microregião de Cataguases em 2018

    Município Cidade
    Santo Antônio do Aventureiro
    20
    Pirapetinga
    10
    Santana de Cataguases
    -1
    Argirita
    -11
    Itamarati de Minas
    -12
    Estrela Dalva
    -12
    recreio
    -18
    Laranjal
    -19
    Palma
    -20
    Dona Eusébia
    -22
    Volta Grande
    -39
    Cataguases
    -117
    Além Paraíba
    -151
    Leopoldina
    -217
    Fonte: CAGED

    Cataguases tem 3.216 estabelecimentos com 15.388 pessoas contratadas. Para aumentar o número de postos de trabalho formais, o prefeito Willian Lobo anunciou na sexta-feira (18), por ocasião da inauguração da pavimentação do Bairro Jardim, que a indústria Cataguases de Papeis poderá voltar às atividades até abril, o que deverá gerar mais de 200 empregos formais. Também foi anunciada a parceria do município com a Faculdade Sudamérica que assumirá as instalações do antigo IDAIC, gerando empregos diretos e indiretos nos setores imobiliário e comercial.

    Carreta carregada com embalagens de vidro pega fogo na BR 116

    Uma carreta carregada com embalagens de vidros pegou fogo na BR-116, na tarde desta sexta-feira (25), entre Miradouro e Bicuíba, distrito de São Francisco do Glória. O veículo e a carga - que seguia para Camaçarí, na Bahia - ficou totalmente destruído. 

    De acordo com informações preliminares, o Corpo de Bombeiros de Muriaé foi acionado e conseguiu debelar as chamas rapidamente, mas o fogo já havia tomado o veículo completamente. O motorista conseguiu sair a tempo e não se feriu. Cerca de 10 mil litros de água foram utilizados no combate ao incêndio. 

    A Polícia Rodoviária Federal assumiu a ocorrência e controlou o tráfego no local que ficou lento. As causas serão investigadas posteriormente.

    Sobe para nove número de mortes após rompimento de barragem na Região Metropolitana de BH

    Foto: PMMG 

    Segundo último balanço do Corpo de Bombeiros de MG, divulgado à 1h30, subiu para nove o número de vítimas fatais causado pelo rompimento de uma barragem da Mina Feijão, na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um comunicado divulgado ontem (25), 
    pelo governo de Minas Gerais dizia que nove pessoas foram retiradas da lama com vida e mais 100 que estavam ilhadas também foram resgatadas.

    Para acompanhar os desdobramentos da tragédia, ocorrida no início da tarde desta sexta-feira (25), o governador Romeu Zema se deslocou para o município. A Mina Feijão pertence à mineradora Vale. Dados fornecidos pela empresa e divulgados pelo governo mineiro apontam que havia 427 trabalhadores no local, dos quais cerca de 150 estão desaparecidos.

    O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, disse que não se sabe o que ocorreu. "Ainda é muito cedo para termos essa informação". Segundo ele, a tragédia é mais humana do que ambiental.


    Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalham para restabelecer a energia elétrica de aproximadamente 2 mil pessoas. A estatal mineira diz que cinco torres de iluminação foram colocadas para auxiliar os trabalhos de salvamento durante a madrugada. Por sua vez, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assegura que não há risco de desabastecimento de água na região metropolitana.

    Resumo do Segundo dia de buscas em Brumadinho: 34 mortes oficiais, 8 identificados; Governador e presidente anunciam ações

    Com informações da Agência Brasil
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

    Barragem se rompe em Brumadinho na Região Metropolitana e centenas de pessoas estão desaparecidas

    Uma barragem de resíduos de mineração rompeu nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O acidente atingiu a sede administrativa da Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, onde centenas de pessoas trabalhavam, bem como uma vila de moradores que foi inundada por uma lama marrom-avermelhada.

    Parte da cidade de Brumadinho foi evacuada e os bombeiros resgatam pessoas em helicópteros e veículos terrestres. Um rio de lama soterrou casas e interditou uma estrada. 

    "Eu nunca vi nada parecido", disse Josiele Rosa Silva Tomas, presidente da associação de moradores de Brumadinho, à Associated Press por telefone. "Foi horrível ... a quantidade de lama que tomou conta da cidade."


    Sete corpos foram resgatados no final desta sexta-feira, de acordo com um comunicado do gabinete do governador de Minas Gerais, mas a tragédia pode trazer um número de mortos bem mairo, uma vez que centenas de pessoas estão desaparecidas.

    Fabio Schartzman, CEO da Vale, disse que não sabia o que causou o colapso. Cerca de 300 funcionários estavam trabalhando quando isso aconteceu. Cerca de 100 foram contabilizados e os esforços de resgate estavam em andamento para determinar o que havia acontecido com os outros.

    "As principais vítimas foram nossos próprios trabalhadores", disse Schartzman em entrevista coletiva. Ele disse que um restaurante foi enterrado pela lama na hora do almoço.

    O acidente acontece pouco mais de 2 anos após a tragédia de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, quando uma barragem da Samarco Mineração S.A, empresa controlada pela Vale, se rompeu, causando o pior desastre ecológico do Brasil e resultando em 19 mortes.

    Romeu Zema promete regularizar repasses para as prefeituras em até 10 dias

    Em Varginha, governador participou de encontros com integrantes de associações e também com empresários da região

    Governador também citou a importância da participação dos gestores municipais na aprovação de medidas de ajustes nas contas do Estado. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta quinta-feira (24/1), em Varginha, no Sul do Estado, que, em até no máximo dez dias, o governo estadual vai fazer os repasses relativos ao mês de fevereiro sem atrasos para as prefeituras mineiras. O comunicado foi feito durante encontro com dezenas de prefeitos de associações de municípios da região.

    "Em até dez dias nós faremos os repasses para os municípios sem atraso. Essa, com toda certeza, é uma notícia muito desejada pelos prefeitos porque, nos últimos anos, isso praticamente não aconteceu. E nós estamos assumindo esse compromisso extremamente difícil porque vamos fazer um esforço enorme para equilibrar as contas", afirmou o governador.

    Romeu Zema enfatizou o seu compromisso em atuar junto aos prefeitos para trabalhar no processo de recuperação da economia do Estado. "Quero deixar muito claro que eu estou junto com vocês e vou vir aqui muitas vezes conversar. Como empresário, eu visitava minhas lojas e era assim que eu sabia dos problemas, não é ficando dentro de um gabinete. Quem quer ganhar uma guerra tem que saber do que se passa dentro do campo de batalhas, e é desse jeito que nós vamos fazer", ressaltou.

    Um dos pontos abordados pelo governador em seu discurso, quando pediu apoio dos prefeitos, foi em relação à volta das aulas de forma a não prejudicar o calendário escolar. Romeu Zema lembrou que o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) referente a essa gestão está em dia. "Preciso muito do apoio de vocês na questão de reiniciarmos as aulas. Sei que alguns prefeitos estavam com dificuldade, mas o Fundeb está em dia. Vamos trabalhar intensamente para que as aulas comecem e que nenhum aluno seja prejudicado", disse.

    O governador também citou a importância da participação dos gestores municipais na aprovação de medidas de ajustes nas contas do Estado. "Quero pedir também a colaboração de vocês no sentido de apoiar as reformas que nós vamos fazer e que precisam de aprovação da Assembleia Legislativa e, muitos de vocês, têm contato com os deputados estaduais. Sem as reformas, esse equilíbrio que nós estamos conseguindo, não garanto até quando ele vai durar".

    Romeu Zema também pontuou a necessidade de Minas aderir ao programa de recuperação fiscal da União para os Estados. "Existem neste pacote algumas medidas impopulares, mas, vocês sabem muito bem, que se não fizermos agora um corte de dez centímetros para tirar o tumor, daqui um ano esse corte vai ser de 30 centímetros para tirar um tumor gigantesco. A intervenção vai ser muito pior do que agora. Então, não há saída a não ser a de reestruturação que depende muito do Legislativo. Dentro do Executivo eu estou fazendo tudo que está ao meu alcance", explicou.


    Apoio

    O presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra, afirma que os prefeitos estavam vivendo um clima de incerteza, mas que a notícia dada pelo governador muda esse panorama. "Estamos aliviados e alegres após ouvir o governador. O gesto do senhor representa o que esperamos pelos próximos quatro anos", disse.

    Já o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag), prefeito de Caxambú, Diogo Curi, reafirmou o compromisso dos gestores municipais em serem parceiros do Estado, e defendeu o início do ano letivo das escolas na data programada, dia 7 de fevereiro. "Ter um retorno como esse, hoje, só reforça a importância da parceria entre municípios e o Estado. Acredito que não há mais motivos para o adiamento das aulas", completou.


    Diálogo

    A primeira agenda do governador em Varginha, nesta quinta-feira, foi uma reunião de trabalho com empresários do Sul de Minas e de São Paulo. Durante o encontro, que aconteceu no Porto Seco Sul de Minas, Romeu Zema fez um panorama das ações desenvolvidas pela sua gestão nestes pouco mais de 20 dias de trabalho e destacou alguns pontos importantes, como o déficit preocupante nas contas.

    "Em três semanas é lógico que não é possível fazer muita coisa, mas nós já vimos que a situação do Estado é gravíssima, muito mais grave do que a antiga administração demonstrava. Um exemplo é quando se dizia que o Estado estava dispendendo 60% da sua receita com a folha de pagamento, mas, na verdade, esse número é de 80%", explicou.

    Para começar a solucionar os problemas, o governador explicou que atitudes como a "exoneração dos cargos de indicação política" foram tomadas. "Foram 6.000 pessoas (demitidas). Tivemos que recontratar mil desses imediatamente porque muitos ocupavam cargos para deixar a máquina operando. Mas os casos estão sendo analisados e faremos processos seletivos para todos esses cargos", pontuou.

    Ainda segundo o governador, as contas estão sendo analisados e as perspectivas de melhora são boas. "Posso dizer o seguinte: não temos medido esforços. Eu falo que a situação é gravíssima, o rombo é gigantesco, mas temos um Estado rico, com uma economia diversificada. Minas Gerais é um Estado estruturado, só que começou a gastar demais", completou durante o encontro, que reuniu dezenas de empresários para apresentação de demandas e discutir ações em parceria com o Estado.


    Austeridade

    Romeu Zema destacou que, em menos de um mês à frente do Estado, a nova gestão já tomou medidas práticas para enxugar a máquina pública e torná-la mais eficiente.

    "O último governador tinha na residência oficial, sem considerar a segurança, 32 pessoas trabalhando. Eu vou morar em uma residência que eu aluguei, sem nenhum funcionário do Estado. O meu secretariado tem trabalhado arduamente também para reduzir despesas e desperdícios para tornar a máquina pública mais eficiente. Eu tenho visto que o Estado de Minas tem uma estrutura robusta, porque é um estado muito superior à média nacional, mas que nos últimos anos foi afetado de forma muito intensa por uma quantidade enorme de cargos e de pessoas que estavam ali para não trazer uma boa gestão, mas para usufruir ao máximo daquela situação, então é passível de muitas melhorias", disse.


    O governador ainda lembrou que outra importante mudança de atitude foi a seleção de secretários por qualificação, sem qualquer influência política. "Estou muito satisfeito que nessas três semanas os trabalhos avançaram muito, os secretários estão bastante empolgados com a quantidade de melhorias que eles podem trazer", finalizou.

    Fonte: Agência Minas

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início