728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 30 de novembro de 2018

    Jovem suspeito de furto é morto após segundo confronto com PM em Ubá

    Um jovem identificado como Matheus Fellype Junio da Silva, 18 anos, morreu na noite desta quinta-feira (29), após troca de tiros com a Polícia Militar na Rua Sebastião Lisboa de Andrade, bairro Peluso, em Ubá. 

    Conforme informou a PM, o jovem já era conhecido no meio policial e seria suspeito pela prática de furtos e homicídios na cidade. O fato ocorreu devido um cerco policial realizado na residência do autor após denuncia anônima de que o jovem conhecido como "Matheuzinho" seria o autor de um furto ocorrido em 21 de novembro em uma residência de um comerciante na Avenida Governador Valadares, onde o autor teria realizado diversos disparos de pistola 380 contra os policiais. Na ocasião, ele e um comparsa levaram uma TV de 40" e fugiram pelos fundos.

    Ainda segundo a PM, ao realizarem o cerco, o jovem tentou fugir pelos fundos mas deparou com um militar que vigiava o local. Ele teria sacado a arma e  apontado para o policial, que diante da ameaça revidou, após verbalizar pedindo para o autor se render. O jovem foi alvejado com três tiros e veio a óbito no local. Ao seu lado ficou caída a arma usada pelo autor contra o militar e supostamente a mesma usada na ocorrência do dia 21.

    Na residência do suspeito foi localizada a televisão furtada do comerciante no dia 21. A vítima reconheceu o bem como sendo de sua propriedade. 

    A Perícia Técnica da Polícia Civil compareceu ao local realizando os trabralhos de praxe. O Comandante do Batalhão PM de Ubá e o Sub-comandante também estiveram no local para as providências militares.

    Cataguases ganha hoje nova opção de lazer

    Inauguração do Pesque e Pague Restaurante Coqueiros acontece nesta sexta-feira (30/11/2018) às 19 horas



    Cataguases ganhará nesta sexta-feira (30), mais uma opção de lazer para toda a família. Será inaugurado hoje a partir das 19 horas, o Pesque e Pague Restaurante Coqueiros.

    Em um ambiente rústico e agradável você encontrará boa comida e diversão para toda a família. Que tal realizar aquela pescaria que pode ser "Pesque e Solte" ou "Pesque e Pague", enquanto a criançada se diverte no parquinho ou com os animais, desde mini bois e pôneis até a charretinha de bodinho? 

    O estabelecimento oferece boa comida com um cardápio variado: peixe, carne de boa qualidade como picanha, costela ao bafo, porções e bebida sempre gelada. Você ainda tem muitos peixes no açude, das espécies: tilápia, tambaqui, tambacu, pacu entre outros, além da opção de comer o peixe que pescou no local, com o apoio de cozinheiros experientes. Tudo isso a menos de seis quilômetros do centro de Cataguases.

    Nesta sexta, dia da inauguração o Pesque e Pague Restaurante Coqueiros abrirá excepcionalmente às 19 horas, mas o funcionamento será sempre de quarta a domingo, das 8 horas até às 20 horas.

    O pesque-pague está localizado na MG-447 (Rodovia Cataguases - Miraí), na primeira entrada após a Casa de Shows Os Boiadeiros. Leve sua família para passar um dia de lazer!












    Clientes da Energisa podem negociar seus débitos com condições especiais

    Os consumidores terão facilidades com isenção de juros, multa e correção ou parcelamento das dívidas


    A Energisa iniciou este mês uma grande campanha nacional de negociação de débitos a fim de reduzir os índices de inadimplência entre seus clientes. A iniciativa mobiliza nove concessionárias do Grupo e a Energisa Minas Gerais não ficou de fora dessa.

    Até 28 de dezembro, consumidores poderão quitar seus débitos com condições especiais de negociação. “Essa é uma grande oportunidade para os clientes regularizarem as contas de energia em atraso. A negociação garante a exclusão do nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito e evita a suspensão do fornecimento de energia. Os clientes com processo judicial também podem aproveitar essas facilidades e negociar suas dívidas”, destaca Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

    Entre as condições especiais de negociação, a Energisa oferece isenção de juros, multa, mora e correção para pagamento à vista, além da possibilidade de parcelamento.

    A campanha de negociação atende clientes faturados em baixa tensão, das classes Residencial, Industrial, Comercial e Rural. Vale lembrar que somente o titular da conta de luz pode fazer esta negociação, tendo em mãos seus documentos pessoais, CPF e RG. As negociações poderão ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2018, pelo site energisa.com.br. Após acessar o site, basta clicar no banner da campanha, que levará para uma página com informações completas e com o espaço “Agência Virtual”, onde as negociações podem ser realizadas.

    Para os clientes que optarem por fazer a negociação pessoalmente, basta ir a uma das agências de atendimento da Energisa mais próxima. O endereço e horário de funcionamento podem ser conferidos em aqui.

    Já os clientes com processo na Justiça devem entrar em contato com a Energisa pelo telefone (32) 3429-6204 e fazer o acordo pessoalmente.

    Aproveite as facilidades, regularize seus débitos e evite a suspensão do fornecimento de energia.

    Melhor mesmo é pagar em dia

    Para evitar uma possível inadimplência, a Energisa orienta ainda que seus consumidores optem pela comodidade do serviço de Débito em Conta para pagamento de suas faturas. E mais, o pagamento das faturas, e o acompanhamento das mesmas, também pode ser realizado pelo Energisa ON. Por meio do aplicativo, o cliente pode fazer o acompanhamento das suas faturas e do seu consumo, além de solicitar serviços, esclarecer dúvidas, acompanhar solicitações, consultar o histórico de consumo, realizar pagamento e outros serviços. Vale lembrar que o Energisa ON está disponível, gratuitamente, nas versões IOS, Android e Windows Phone nas lojas de aplicativo.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

    Polícia Civil prende suspeita de cometer estelionato em Cataguases

    Nesta quarta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, em Cataguases, uma jovem de 23 anos, suspeita de cometer estelionato. Investigações apontam que ela utilizava a rede mundial de computadores para praticar o crime, por meio do site OLX. Desde o ano de 2013, ela realizaria a venda fictícia de aparelhos celulares a preço convidativo. Conforme informações do titular da 27ª Delegacia de Polícia Civil em Cataguases, Delegado Marcelo Manna, as apurações foram iniciadas após o recebimento do expediente oriundo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, relatando que uma mulher teria sido vítima do golpe na cidade de Campo Grande, após efetuar a compra de um aparelho celular no valor de R$ 500. A vítima chegou a depositar a quantia na conta bancária da suspeita, porém o aparelho não foi enviado.

    Outro inquérito policial foi instaurado também para apurar o mesmo golpe aplicado pela investigada em um morador da cidade de Santo Antônio de Pádua (RJ). A vítima também teria feito um depósito no valor de R$ 500 como parte do pagamento referente à compra de um aparelho celular que teria sido anunciado pela suspeita, no entanto, a mercadoria não foi entregue.

    Segundo o Delegado, os dois inquéritos policiais foram concluídos e nos dois casos houve a representação pela prisão preventiva da suspeita, que foi deferida. “Visando preservar a ordem pública, tendo em vista que a sua liberdade possibilitaria a reiteração criminosa, pois, segundo comprovado nas investigações, ela aplicou vários golpes em desfavor de diversas vítimas, em vários estados da Federação, tais como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso, ao utilizar o mesmo modus operandi, o que leva a crer que faz do crime seu meio de vida”, explicou o Delegado Marcelo.

    Os inquéritos policiais instaurados para apurar os golpes aplicados contra essas outras vítimas serão concluídos nos próximos dias e encaminhados à Justiça Criminal, também com novos pedidos de prisão preventiva.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
    quinta-feira, 29 de novembro de 2018

    Morador de Cataguases diz que meteorito caiu em seu quintal

    O morador da localidade conhecida como Ponte Alta, bairro São Diniz, em Cataguases, disse para o Site Mídia Mineira que um objeto que seria um meteorito teria caído em sua propriedade na tarde desta quarta-feira (28).

    Conforme o proprietário, Juliano de Oliveira Martins, 48 anos, contou, ele estava realizando alguns trabalhos no quintal quando o fato ocorreu. "Eu estava arrumando algumas coisas no quintal quando escutei um barulho tipo de avião a jato, quando olhei para ver o que era, vi uma luz azul passando e logo em seguida escutei um um enorme barulho, fui ver o que era e vi tipo uma pedra que afundou um pouco no chão", disse.

    O morador ressaltou que esse tipo de rocha não existe na região de sua residência e que gostaria que o material fosse analisado por um técnico mas até o momento, não conseguiu contato com ninguém. Conforme relatou, já tentou realizar contato com a Polícia Militar, mas foi orientado a procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Na secretaria, foi orientado a procurar alguma universidade que tenha interesse e até o momento não conseguiu que um técnico fosse ao local para olhar o objeto e dar um parecer.

    Se comprovado que se trata de um meteorito, esta é a primeira vez que o fato é relatado no município.

    Leia também
    Rocha encontrada em Cataguases não é meteorito, diz professor da UFOP, mas mistério continua

    Vagas do programa Mais Médicos para Cataguases já foram preenchidas e profissionais devem começar na próxima semana

    Os novos médicos contratados pelo Governo Federal para trabalhar pelo programa Mais Médicos em Cataguases já começam a prestar serviços a partir da próxima semana no município.

    Segundo informou a coordenadora da Atenção Primária, Marianne Jacinto Monteiro Portela, para reportagem do Site Mídia Mineira, em Cataguases existiam 2 vagas, pois dois outros médicos cubanos que atuavam no município já haviam retornado a cerca de 1 ano. Os novos médicos que irão atuar em Cataguases são: Dra. Laila Monteiro Machado, natural de Laranjal para o bairro Pampulha e Dr. Pedro Henrique Ferreira, oriundo do município de juiz de Fora, para a Vila Reis. 

    Ainda conforme a coordenadora, a Dra. Laila já deve começar a atender na segunda-feira e o Dr. Pedro ainda precisa validar o documento para poder iniciar, o que pode ocorrer na próxima semana. 

    A Prefeitura deverá fazer uma apresentação oficial no gabinete do prefeito Willian Lobo na segunda-feira. 

    Médicos Cubanos

    Segundo informações, os médicos cubanos que estavam atuando em Cataguases, Dra. Liannispall Cedeno e Dr. Erosmel Rivero Izquierdo, casaram-se no município e por este motivo deverão permanecer no Brasil. Eles aguardam a segunda fase do edital do Programa Mais Médicos, quando os estrangeiros poderão participar, para ver se continuarão no programa. No entanto, não deverão ficar em Cataguases.

    Polícia prende suspeito de estuprar a própria filha em Descoberto (MG)

    Um homem de 58 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (28) no município de Descoberto, na Zona da Mata Mineira por suspeita de ter estuprado a própria filha em 2011 quando a menina tinha 10 anos. 

    Segundo informações, a Polícia Militar de Descoberto, foi avisada da existência de mandado de prisão em aberto contra o suspeito, que é natural de Volta Grande e havia acabado de chegar na cidade, onde a mãe da garota reside. De posse da informação a PM realizou rastreamento e conseguiu localizar o suspeito que recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil em Juiz de Fora de onde seria transferido para o presídio na cidade de Bicas.

    Com informações do Repórter Kadu Fontana

    Cataguases contratou mais que demitiu em outubro segundo CAGED

    Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Cataguases preencheu 333 novas vagas, diante de 287 demissões. Um saldo positivo de 46 novos postos de trabalhos ocupados no município. O maior número de contratações foi realizado no comércio, com 116 registros de carteiras assinadas. Em seguida, o setor de serviços (95) e o de indústria de transformação (66). Levando-se em consideração todo o ano de 2018, a cidade tem um saldo positivo de 165 vagas criadas.

    Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cataguases, Camilo Cristóvão, o alto número de contratações do comércio foi por conta da boa expectativa dos empresários para ritmo de fim de ano. “Os lojistas fizeram essas contratações já prevendo um aumento no movimento do comércio. Tivemos agora a “Black Friday”, que vem ganhando força no Brasil e fez as lojas receberem mais consumidores. Em dezembro vamos ter o natal e esperamos um movimento maior nos estabelecimentos, pois os lojistas estão sentindo uma confiança maior vindo do consumidor”, disse.

    O prefeito Willian comemorou o resultado positivo e disse que o município mostra sinais de recuperação. “Nós vivemos um momento de crise difícil para todos. Aos poucos, nossa cidade mostra o seu fôlego para dar a volta por cima, como acontece com o Brasil. Dos últimos três meses, nossa cidade fechou com balanço positivo em dois, agosto e outubro. Quando levamos em consideração todo o ano corrente, também vemos um bom resultado. Esperamos continuar nesse ritmo para recuperarmos nossa força econômica”, analisou o prefeito.

    Os dados do Caged revelam um aumento de contratações em outros municípios da Zona da Mata no último mês. Juiz de Fora lidera o ranking na região com um saldo positivo de 1360. Em segundo lugar está Ubá, com 305 vagas. Em seguida, vem Barbacena (162), São João del Rei (61), Cataguases (46), Leopoldina (31), Muriaé (24). Santos Dumont (2). O único município entre os maiores da região que fechou o período com saldo negativo foi Viçosa, com 27 demissões a mais que contratações.


    O estado de Minas Gerais também registrou mais contratações do que demissões no mês de outubro, com um saldo positivo de 5,2 mil novos postos ocupados. A nível estadual, o maior número de vagas foi impulsionado pelo setor de serviços, que liderou as contratações (55943), seguido pelo comércio (32037) e pelas indústrias de transformação (20862). Em todo o ano, o estado registra um balanço positivo de 114.629 empregos.

    O que é o CAGED?

    Instituído pela Lei n°4923 de 1965, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, conhecido como CAGED, é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Previdência Social que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.

    A base de dados do CAGED inclui a identificação do nome das empresas e dos empregados, assim como informações sobre contratação e desligamento dos empregados.


    Todo estabelecimento que tenha admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados, é obrigado a emitir dados para o CAGED.

    Com informações da Prefeitura Municipal
    de Cataguases e do Site Xerpa
    quarta-feira, 28 de novembro de 2018

    Homem mata dois filhos e companheira de 17 anos em Lima Duarte

    Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (28) acusado de triplo homicídio no município de Lima Duarte, na Zona da Mata Mineira. Segundo a PM, teria matado a companheira de 17 anos e os dois filhos, uma menina de 1 ano e 6 meses e um menino 6 meses.

    Segundo informações preliminares as vítimas foram asfixiadas provavelmente na madrugada de sábado para domingo dentro da residência da família na Rua Estevam Cândido, Bairro Vila Montez. O suspeito estava com os corpos dentro de casa até a prisão. O motivo seria passional.

    O homem foi conduzido para o Pronto Socorro Municipal para exames e em seguida para a Delegacia de Polícia Civil de Juiz de Fora para as demais providências.

    Os corpos foram levados para o IML para exames de necropsia.

    Foto: Repórter Kadu Fontana


    Polícia Civil desvenda latrocínio de Idosa em São Geraldo

    A Polícia Civil de Minas Gerais desvendou o latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido no dia 10 de setembro, na cidade de São Geraldo, que vitimou Geralda Tereza Franklin, de 71 anos. Após investigações, policiais civis de Visconde do Rio Branco e Piranga cumpriram, nesta  quarta -feira (28), mandados de prisão temporária, expedidos em desfavor de quatro suspeitos, entre 21 e 26 anos. 

    Conforme informações do Delegado de Visconde do Rio Branco, Dr.  Aldrey Toledo Ribeiro, após diligências, o homem de 26 anos se apresentou hoje na Delegacia, acompanhado de um advogado. Os outros dois investigados, de 21 e 22 anos, também foram presos na cidade de Porto Firme e confessaram a prática do crime. Já o suspeito de 25 anos já se encontrava preso na cidade de Visconde do Rio Branco pela prática de outro delito. “Na oportunidade, foi dado cumprimento ainda a mandados de busca e apreensão na residência dos autores, na cidade de Porto Firme, sendo apreendidos os celulares dos mesmos. Após as cautelas de praxe, os autores foram encaminhados ao presídio local, onde permanecem à disposição da Justiça”, informou.

    Ainda conforme a autoridade policial, o homem de 25 anos permaneceu em silêncio, já o suspeito de 26 anos negou envolvimento, mas as investigações apontam que ele teria passado a informação de que a vítima teria dinheiro em casa.  “O Inquérito Policial está em fase final de investigação na Delegacia de Visconde do Rio Branco, aguardando o cumprimento de algumas diligências e de laudos periciais”, concluiu.


    Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    Foragido é preso pela PM de Muriaé após ser abordado conduzindo moto sem placa e contramão


    Um homem que estava sendo procurado pela Justiça, com mandado de prisão em aberto, foi capturado pela Polícia Militar (PM) nesta quarta-feira (28), após ser abordado nas imediações do bairro Gaspar, próximo à BR-116, conduzindo uma motocicleta sem placa. A Polícia Militar informou que o rapaz e outro motociclista foram parados ao serem flagrados pela equipe trafegando na contramão de direção.

    Conforme a PM, durante a verificação foi constatada a existência de uma ordem judicial determinando a prisão de um dos condutores, que foi detido e levado para apresentação à Polícia Civil (PC).


    As motos foram recolhidas para um pátio credenciado pelo Detran, e o outro abordado foi multado e liberado.

    Fonte: Rádio Muriaé
    terça-feira, 27 de novembro de 2018

    Votação para Instauração de Comissão Processante contra prefeito Willian é adiada mais uma vez

    Os vereadores de Cataguases tiveram mais uma sessão com muita discussão e divergências, na tarde desta terça-feira (27), sobre a instauração ou não de uma Comissão Processante contra o prefeito Willian Lobo, após a conclusão do relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre a contratação da empresa INNOVAR Consultoria em Medicina, Segurança do Trabalho e Serviços Ltda, lido na sessão da semana passada, 20/11. Ocorre que três membros da CEI, Ricardo Dias, Marcos Costa e Sargento Jorge Roberto, declararam no relatório que seriam "denunciantes" do fato gerador do inquérito, o que impediria os mesmos, conforme o Regimento Interno da Câmara (como partes interessadas) de votar para a instauração da Comissão Processante. Os vereadores impedidos não aceitaram e divergiram do entendimento do Procurador-Geral da Câmara, Ricardo Spínola, que explicou que se os membros não tivessem assinado como denunciantes, mas apenas como participantes da CEI não haveria problema em participar da votação, mas a partir do momento em que se tornaram "denunciantes" ficaram impedidos de votar pelo Regimento Interno.

    Diante do impasse, os vereadores resolveram na semana passada adiar a votação para hoje e o vereador Ricardo Dias tentou entrar com um pedido individual para instauração da comissão entendendo que somente ele ficaria impedido. No entanto, o procurador alertou que mesmo o vereador entrando com o pedido individual, em seu entendimento, os vereadores Marcos Costa e Sargento Jorge continuariam impedidos por agora serem partes interessadas devido à assinatura do relatório da CEI. Outro problema complicou a manobra de Dias que teria solicitado a abertura da Comissão processante para outros quatro servidores públicos, o que é ilegal, pois conforme a legislação os vereadores só podem abrir tal comissão para prefeito e vereadores. Após paralisação da sessão por cinco minutos os vereadores decidiram adiar mais uma vez a votação passando para a sessão da próxima terça-feira (4/12).

    Leia também:
    Relatório da CEI sobre a INNOVAR termina em confusão na Câmara de Cataguases








    Reunião em Cataguases define paralisação das prefeituras em dezembro; prefeitos pedem intervenção federal




    “Basta! Chega de confiscar o dinheiro dos municípios!”. Esse foi o grito dado por 26 prefeitos da Zona da Mata e suas comitivas, que lotaram o Educandário Dom Silvério na manhã desta terça-feira (27), para reivindicar os recursos que não estão sendo enviados pelo Governo de Minas Gerais às cidades do estado, impactando diretamente nos serviços prestados à população. O encontro também contou com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), que também é 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, do consultor da CNM, Ângelo Roncalli, do deputado estadual eleito, Fernando Pacheco Fialho, mais de 30 vereadores de diversas cidades, assessores e autoridades municipais.

    A falta dos repasses fez com que o prefeito de Cataguases, Willian Lobo, assinasse o decreto de Situação de Emergência Financeira no último dia 5 deste mês, adotando uma série de medidas de redução drástica de despesas para enfrentamento de uma crise financeira que vem afetando os compromissos com os fornecedores, convênios. O vale alimentação dos servidores, que tradicionalmente é creditado no dia 25, ainda não foi liberado neste mês. 

    Um dos chefes do poder executivo presentes no encontro, o prefeito de Muriaé, Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, conhecido como Grego, está vivendo um cenário administrativo semelhante ao de Cataguases. “Também estamos convivendo com a constante ausência de repasses do governo estadual, que tem deixado as prefeituras numa situação de penúria e lastimável. Diante disso, estamos adotando medidas de redução de custos lá também. Este é um encontro que demonstra a força da união de todas as lideranças da região e a fortalece dentro do cenário mineiro”, disse. 

    Na oportunidade, Julvan Lacerda citou o assessoramento jurídico da AMM às mais de 300 ações judiciais já movidas pelas prefeituras contra o Estado, inclusive ações diretas de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal e até mesmo o apelo por intervenção federal em Minas Gerais, junto à Procuradoria Geral da República e ao presidente, Michel Temer. Essas ações tem por base o não cumprimento por parte do governo estadual do que determina a Constituição Federal.

    O presidente da AMM disse que tem feito o possível para garantir os recursos dos municípios. “Nós estamos nos valendo de todas as ferramentas legais que existem para tentar reverter o cenário atual porque hoje os prefeitos não têm condições de prestar os serviços públicos à população. Foi um encontro importante para poder fortalecer na região e se somar ao esforço que estamos fazendo em todo o estado para reverter a situação atual”, afirmou.

    Anfitrião do encontro, o prefeito Willian fez uma análise positiva da reunião. “É de extrema importância termos recebido tantas lideranças hoje para reivindicar o nosso direito. Isso para nós é significativo para informarmos à população sobre o descaso do Governo de Minas Gerais e, ao mesmo tempo, alertar o governador, Romeu Zema, que ele não pode cometer o mesmo equívoco de confiscar os recursos dos municípios previstos na Constituição”, disse.

    Willian concluiu reafirmando o alinhamento com os gestores municipais. “Dia 7, vamos ter outra reunião com a AMM, desta vez em Juiz de Fora, com todos os prefeitos da região. Saímos daqui com a paralisação dos serviços municipais confirmada para os dias 10 e 11 de dezembro e um abaixo assinado para solicitarmos a intervenção federal nas finanças do Governo Estadual”, finalizou o prefeito.  

    Essa situação se agrava, uma vez que os municípios não possuem mais recursos para honrar pontualmente com os salários dos seus servidores. Dessa forma, toda economia dos municípios é prejudicada, pois as prefeituras são os maiores empregadores de muitas dessas cidades, deixando assim de circular um grande montante financeiro nas cidades. 


    Segundo dados da Associação Mineira dos Municípios (AMM) atualizados em 22/11/2018, a dívida do estado com Cataguases já ultrapassa os R$18 milhões. Os números indicam o débito em repasses que deveriam estar sendo pagos regularmente por meio do FUNDEB, IPVA, ICMS, transporte escolar, piso mineiro de assistência social. 


    Conforme dados do Ranking de Eficiência dos Municípios, das 853 cidades mineiras, 656 (76%), dependem quase que exclusivamente de verbas repassadas pelo Estado e Pela União. A crise gerada pelo Governo de Minas já atinge 90% dos municípios.



    Com informações e fotos da
    Assessoria de Comunicação da PMC

    Liminar que embargava licitação de pontos de táxis em Cataguases é derrubada em segunda instância

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais revogou a decisão de primeira instância que havia sido concedida para o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários e Transporte Autônomo de Bens de Cataguases, embargando dois processos licitatórios (166 e 180) para 8 vagas de táxis na cidade.

    Conforme a decisão, a licitação torna efetivo o princípio constitucional da moralidade administrativa, sendo, portanto, salutar. Além disso, a suspensão determinada gerou, para o agravante, perigo de dano grave, de difícil ou incerta reparação porque dificulta a organização do serviço local de transporte de passageiros, considerou o desembargador que deferiu o pedido do Município de Cataguases. 

    Com a decisão o Município poderá retomar imediatamente os dois processos licitatórios embargados: 

    • O processo número 166 prevê a abertura de 2 vagas, sendo uma na Praça Santa Rita e outra na Praça Getúlio Vargas (Estação). Conforme o presidente da comissão de licitação, Soumet Spíndola, já foi realizada a primeira seção de habilitação, mas o licitante inabilitado interpôs recurso administrativo, mas com a decisão judicial o recurso ficou suspenso e poderá ser analisado ainda esta semana. A decisão será publicada no Jornal Cataguases.


    • O Processo licitatório nº 180, prevê 6 vagas distribuídas entre os pontos da Praça Rui Barbosa, Calçadão, Fórum e Avenida Astolfo Dutra (em frente ao Supermercado Morais). A data será publicada em breve no Jornal Cataguases.


    Colégio Cecília Meireles realiza Feira Cultural





    O Colégio Cecília Meireles realizou no último sábado (24), sua tradicional Feira Cultural como parte das comemorações de 20 anos do Colégio em Cataguases.

    O evento que já ocorre há vários anos, desta vez aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina das 8h30 às 13 horas, teve um público estimado entre oitocentas a mil pessoas segundo os organizadores e contou com inúmeros stands que envolveram todos os alunos da instituição, desde o maternal, pré-escolar, ensino fundamental do 1º ao 9º ano e ensino médio, do 1º ao 3º ano. 

    O diretor Sebastião Franco Teixeira comentou a realização na Praça Chácara Dona Catarina: "Este ano graças à prefeitura a gente pôde isolar esse local para o público poder visitar com mais espaço, os estandes ficaram maior, mais bonitos e espaçados", disse.

    Conforme a vice-diretora, Sandra Piuzana Duelli Teixeira, os professores trabalham na produção da feira desde o início do ano, mas há um mês ou pouco mais, os trabalhos se intensificam com a participação efetiva dos alunos.

    Vice-diretora, Sandra Piuzana Duelli Teixeira e o diretor Sebastião Franco Teixeira

    O evento contou ainda com a apresentação do Grupo Abadá-Capoeira e da Polícia Militar com educação para o trânsito.

    Confira abaixo mais fotos do evento:
    segunda-feira, 26 de novembro de 2018

    Homem tenta agredir ex e acaba apedrejado e preso em Cataguases

    Um homem de 46 anos foi apedrejado na Rua Umbelino Domingos Silva, bairro São Vicente, na madrugada deste sábado (24) em Cataguases. O motivo seria uma tentativa de agressão a sua ex-namorada.

    A vítima, uma mulher de  32 anos informou para a PM que teria terminado seu relacionamento com o homem há aproximadamente três anos, mas que o mesmo lhe fazia ameaças constantes e que na tarde de sexta-feira teria encontrado com ele no centro da cidade e que após rejeitar a tentativa de reatar o namoro, o mesmo a teria ameaçado. 

    Por volta da 1h30 de sábado, o homem teria chamado na residência da mulher e como ela não o teria atendido, ele começou a chutar seu portão. Temendo, a mulher começou a gritar por socorro, ocasião em que populares que se encontravam na rua vieram em direção ao homem e começaram a atirar pedras. Este por sua vez entrou em seu veículo e fugiu do local.

    O Homem deu entrada no Hospital de Cataguases com vários ferimentos pelo corpo. O veículo teve o vidro da porta esquerda quebrado, para-brisa dianteiro trincado e capô e lateral esquerda amassados. Ele negou que teria ido ao local para tentar agredir sua ex e disse que não estariam separados, que havia encontrado com ela na sexta-feira para fazer compras e que eles teriam combinado de sair à noite, mas que quando chegou ao local ela chegou à janela com o telefone na mão dizendo que chamaria a polícia e começou a gritar por socorro, momento em que populares começaram a lhe atirarem pedras.

    Mesmo com a negativa, os policiais constataram que o portão da casa da vítima estava danificado e uma testemunha confirmou sua versão, motivo pelo qual o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina para as demais providências.

    O veículo foi apreendido e removido para um pátio credenciado junto ao DETRAN por estar sem a documentação exigida.

    Corpo de menino de 6 anos é encontrado no Rio Pomba

    Foi encontrado pouco antes das 9 horas desta segunda-feira (26), o corpo de Davi Lucas Brito, 6 anos, desaparecido por volta das 17h30 deste sábado (24) na localidade conhecida como "Prainha", no bairro Ana Carrara em Cataguases.

    Segundo informações, o corpo foi encontrado próximo ao local onde o menino havia sumido. A criança nadava com outra criança e um adolescente quando submergiu e não foi mais visto. No local há uma forte correnteza e um paredão de pedras que pode ter puxado o corpo para o fundo.

    Devido às chuvas dos últimos dias, o rio se encontra com maior volume de água o que dificultou as buscas.

    O local onde o acidente ocorreu é conhecido pelos moradores do bairro onde vários jovens e crianças utilizam-se para banhar-se, mas segundo a Defesa Civil, é de alto risco, principalmente nesta época do ano.

    O fato gerou comoção em toda cidade e a Prefeitura de Cataguases chegou a emitir um comunicado neste domingo (25), confira abaixo:
    "Solidarizamo-nos com a família da criança que afogou-se no final da tarde de ontem no Rio Pomba, na região do bairro Ana Carrara e informamos que, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estamos prestando todo o atendimento à família neste momento difícil. Vários setores da administração, como a Defesa Civil Municipal e profissionais daquela secretaria, estão envolvidos nesta ação, em especial do CRAS Leonardo, que é o equipamento social que atua no território do bairro. Nossas preces estão com toda a comunidade do Ana Carrara, que foi diretamente afetada pelo triste acontecimento."

    *Foto: Defesa Civil Cataguases

    Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reiniciam buscas por criança desaparecida no Rio Pomba em Cataguases

    As buscas pelo corpo do menino Davi Lucas Brito, 6 anos, desaparecido no final da tarde deste sábado (24), recomeçaram esta manhã.

    Segundo informações de testemunhas ele, uma outra criança com idade não informada e um adolescente de 14 anos, nadavam próximo ao local conhecido como "Prainha", no bairro Ana Carrara quando o menino submergiu e não foi mais visto.

    Na noite deste domingo (25), a Defesa Civil de Cataguases postou nota em Rede Social esclarecendo que ainda não obtiveram êxito na procura. Segundo a nota, os trabalhos iniciaram às 7 horas e estão sendo coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Leopoldina. "É um trabalho cansativo e muito triste, pois queremos fazer tudo para encontrar, mas infelizmente as coisas não são como queremos" diz o texto.

    Neste domingo foi realizada varredura do local onde o fato ocorreu. Eles também desceram até próximo à laje de pedras mais abaixo, pois como foi explicado, como a criança era pequena, existe a possibilidade do corpo ter descido e ficado agarrado, mas o local é de risco para mergulho.

    A Defesa Civil esclareceu ainda que a criança desapareceu em um horário crítico para buscas e que devido o alto grau de risco no local, as buscas seguem normas técnicas.

    Conforme nota do Corpo de Bombeiros, "Toda ação está sendo realizada atendendo as técnicas e legislação institucional e só serão interrompidas após encontrar o menino".

    *Foto: Defesa Civil Cataguases


    PM prende suspeito por tráfico de drogas e apreende arma e drogas em São Sebastião da Vargem Alegre

    Policiais militares da 146ª Cia de PM, através do 3º Pelotão de Miraí sob o comando do Tenente Amarildo, prenderam um homem, suspeito de tráfico de drogas no município de São Sebastião da Vargem Alegre, neste sábado (24). Os militares também apreenderam arma e drogas.

    Conforme informou a PM, diversas ligações anônimas denunciaram o suspeito que estaria comercializando drogas pelos bares de São Sebastião da Vargem Alegre. Imediatamente uma equipe policial deslocou-se e conseguiu localizar o suspeito em via pública. Após busca pessoal, foi encontrada em seu poder 1 porção de maconha e certa quantia em dinheiro. Como a denuncia dizia que a droga estaria escondida em um sítio, os militares foram até o local onde foram apreendidos os seguintes materiais: uma garrucha calibre 22, 15 porções maiores de maconha, 4 porções menores da mesma droga, um pote contendo aproximadamente 200 gramas de cocaína, além de uma faca, um aparelho celular e R$ 345 em dinheiro.

    O suspeito e todo material apreendido foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil para demais providências.

    Participaram da ação os militares: cabo Mattos e soldado Oliveira com apoio do soldado Mariano que estava de folga.

    domingo, 25 de novembro de 2018

    Site Mídia Mineira e Comunicação da 146ª Cia de PM são homenageados em Miraí com Prêmio de Jornalismo da Ordem Internacional de Embaixadores da Paz

    Diversos jornalistas, repórteres, radialistas, representantes de Sites e de Assessoria de Comunicação Organizacional de várias cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro foram agraciados, na tarde deste sábado (24), com o 1º Prêmio de Jornalismo 2018 da Ordem Internacional de Embaixadores da Paz do Brasil – Onib que este ano homenageou o jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô).

    O evento aconteceu no Salão Nobre do Hotel Palace Camapuã na cidade de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e contou com a presença de representantes de Cataguases, Leopoldina, Miraí, Viçosa, Muriaé, Guiricema, Caratinga, Miradouro, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, entre outras.

    O prêmio criado pela Ordem Internacional de Embaixadores da Paz do Brasil, de Duque de Caxias – Rio de Janeiro, em conjunto com o jornal Folha de Miraí, possui abrangência nacional e homenageou empresas e pessoas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos.

    A Mesa de Honra foi composta pela vereadora Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos, de Leopoldina, pelos tenentes Vinícius Marinato e Amarildo da 146ª Cia de PM de Cataguases, pelo jornalista e radialista da Rádio Contemporânea AM 990 do Grupo Record, pastor David de Oliveira Antunes, pelo radialista Márcio Goulart Martins da Rádio Colina 105,9 FM de Guiricema e pelo presidente da ONIB, comendador Rodrigo Agostini Lima.

    Os representantes de Cataguases neste primeiro evento foram o jornalista Marcos Gama, do Site Mídia Mineira e a Assessoria de Comunicação Organizacional da 146º Cia de PM de Cataguases, através do Tenente Marinato  por Cataguases e Tenente Amarildo por Miraí.


    O jornalista Marcos Gama recebeu o prêmio por seu trabalho à frente do Site Mídia Mineira


    Tenente Marinato recebeu a comenda em homenagem a Comunicação Organizacional da 146ª Cia de PM de Cataguases
    De Leopoldina foi homenageada a vereadora Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos por seu programa radiofônico. Ela também entregou uma moção da Câmara de vereadores de Leopoldina para o comendador Rodrigo Agostini Lima, presidente da ONIB e idealizador do evento.


    A vereadora Kélvia de Leopoldina entregou Moção da Câmara daquela cidade para o presidente da ONIB, comendador Rodrigo Agostini.

    Confira abaixo a lista completa dos contemplados:

    Luciana de Oliveira Archete
    Jornalista e Radialista apresentadora do programa Café Jurídico
    TV Cidadania e Rádio Cidadã de Muriaé.

    Vanessa Leandro Filippo, 2º Tenente BM
    Assessoria de Comunicação do 4º BBM.
    Quarto Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais

    David de Oliveira Antunes
    Jornalista e Radialista, apresentador do Programa Fazendo a Diferença 
    Rádio Contemporânea AM 990 - Grupo Record

    Antônia Ferreira de Aquino Antunes
    Jornalista e Radialista, apresentadora do Programa Fazendo a Diferença
    Rádio Contemporânea AM 990 - Grupo Record

    Márcio Goulart Martins
    Editor e Apresentador do Programa "Flash Policial"
    Rádio Colina 105,9 FM de Guiricema

    Carlos Eduardo Lopes Fagundes
    Jornalista, Escritor, Membro do quadro efetivo da ABI, Diretor Cinematográfico, Professor universitário de Comunicação Social

    Manoel Rodrigues de Lima.
    Radialista e apresentador do programa Manhã Interativa
    Rádio Caratinga 94,1 FM

    Ana Cláudia de Oliveira Ferreira
    Jornalista, fotógrafa e editora do 
    Site Miradouro Notícias

    Carlos Henrique Bastos de Souza
    Repórter
    Portal Miradouro

    Amadeu Marques de Moraes
    Jornalista e empresário do ramo de distribuição de revistas e livros
    Art Mix

    Norton Gabriel Torres
    Jornalista 
    Diretor do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro

    Roberto Moriá da Silva
    Jornalista e Repórter
    Moriá News Comunicação

    Luciana Vieira Felipe Costa.
    Jornalista e redatora do Jornal Folha Kariocas e Correio Empresarial
    Grupo Editorial Serra e Mar - Duque de Caxias

    Nelson Ferreira da Costa.
    Jornalista do Jornal Folha Kariocas, Portal de Notícias Folha Kariocas e Jornal Correio Empresarial - Grupo Editorial Serra e Mar
    Duque de Caxias - RJ

    Arleni  Batista  Categoria
    jornalista e Radialista, apresentadora do programa "Encontro marcado com a Cultura"
    Rede  Bandeirantes  AM 1360

    Solange Ferreira de Paula
    Diretora, jornalista, repórter e fotógrafa
    O Diário Regional On-line

    Marcos Gama
    Jornalismo & Marketing Digital
    Mídia Mineira

    Ralf Herbstritt
    Sonoplasta e produção Musical
    Mam & Blaumund Produções

    Marcos Falcão
    Designer gráfico, Artista 3D
    Blaumud & Mam Produções

    Mayara Serrão Da Silva
    Publicitaria / Acadêmica de Publicidade e Propaganda
    Blaumud & Mam Produções

    Maria Amelia Dias da Costa
    Publicitária e  Escritora
    Blaumud & Mam Produções

    Major PMERJ Maxwell De Araújo
    Assessoria da Caixa Beneficente da PMERJ
    Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

    Ricardo Benedicto de Souza
    Jornalista
    Sindicato de Jornalista da baixada Fluminense do RJ.

    Valquíria Luíza de souza
    Jornalista
    V.R.B web Tv zap

    Hernesto Franco Teixeira
    Colunista responsável pela página: "Falando de Turismo"
    Jornal Enfoque - Magé (RJ)

    Francelino Leandro de Paula (Repórter Russo)
    Jornalista
    Portal Viçosa Urgente

    Cristiane Alves Dias Santos
    Assessoria de Comunicação
    Projeto Ajudando um Amigo

    Tenente Marinato
    1º Pelotão PMMG em Cataguases
    Assessoria de imprensa Organizacional da 146ª Companhia da PM
    Polícia Militar de Minas Gerais.

    Tenente Amarildo
    3º Pelotão PMMG em Miraí
    Assessoria de imprensa
    146ª Companhia da PMMG 
    Polícia Militar de Minas Gerais

    Isac Alves Oliveira
    Jornalisa
    Jornal Voz da Verdade - Página Miraí On-line

    Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos
    Vereadora e radialista
    Leopoldia - MG


    Ordem Internacional de Embaixadores da Paz do Brasil – Onib

    A ONIB é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2012 pelo comendador Rodrigo Agostini Lima no município de Duque de Caxias (RJ). A instituição tem como maiores objetivos a promoção de ações sociais e entrega de moções à pessoas, empresas e entidades civis e militares, que se destacam na promoção da paz, ações sociais e serviços de utilidade pública a favor das causas sociais e morais em suas respectivas áreas de atuação.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início