728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sexta-feira, 31 de agosto de 2018

    Carro com placas de Cataguases cai em ribanceira com aproximadamente 30 metros

    Um condutor saiu ileso após perder o controle da direção do veículo e cair de uma altura de cerca de 30 metros em uma ribanceira às margens da BR-116, em Leopoldina, nesta quinta-feira (30).


    Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na Serra da Vileta, pista sentido Além Paraíba, próximo ao Belvedere. O homem estava sozinho dentro do Fiat/Uno, placas de Cataguases, e não teve ferimentos. 

    As causas serão investigadas

    Com informações e foto de O Vigilante Online 
    quinta-feira, 30 de agosto de 2018

    Cataguases terá novo "Dia D" de vacinação contra poliomielite e o sarampo neste sábado

    A Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo terá novo "Dia D" neste sábado (01/09) em Cataguases. 


    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil

    Inicialmente prevista para terminar na sexta-feira (31), a medida segue recomendação do Ministério da Saúde que visa alcançar 95% das crianças com idade entre um ano e menos de cinco anos.

    Em Cataguases a vacinação acontecerá na Policlínica Municipal Dr. José Juber Ribeiro, localizada na Rua Ostende Ribeiro, 50, bairro Bela Vista, no horário de 8 às 17 horas. Até amanhã (sexta-feira), as crianças também estão sendo vacinadas nos postos de saúde do município.

    A cobertura vacinal no município está em 70,1%. No Brasil, a cobertura atingiu 70% das crianças até ontem (28). Ao todo, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas em todo território nacional.

    Por que vacinar?

    Há quase 30 anos o Brasil não tem casos de poliomielite. Quanto ao sarampo, o País enfrenta atualmente uma epidemia na qual já foram confirmados mais de 1 mil casos. Apesar de o País ter conseguido erradicar as doenças, os agentes infecciosos continuam em circulação em algumas partes do mundo. Com a constante circulação também das pessoas entre os países e continentes, a infecção pode ocorrer com qualquer pessoa desprotegida.

    O vírus causador do sarampo no Brasil, por exemplo, é o mesmo que circula na Venezuela. A poliomielite desapareceu nos anos 1990, mas o País inteiro está com baixa cobertura vacinal. Ou seja: as pessoas estão novamente em risco. Então, não tem outro jeito: a vacina é a única forma de controlar e eliminar as doenças e não permitir que elas voltem a colocar em risco a saúde das crianças.

    Cataguases tem 74,6 mil habitantes segundo estimativa populacional do IBGE

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (29), a estimava populacional para os 5570 municípios brasileiros em 2018. Conforme a nova tabela, Cataguases tem uma popuilação de 74.691 habitantes.

    Na Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora continua sendo a mais populosa com uma população estimada em 564.310 habitantes. Além de Juiz de Fora, os maiores municípios próximos a Cataguases são Muriaé com 108.113 habitantes e Ubá com 114.265 habitantes. Entre os municípios limítrofes com Cataguases temos Leopoldina com 52.532, Laranjal com 6.786, Santana de Cataguases com 3.853, Miraí com 14.913, Guidoval com 7.105, Dona Euzébia 6.523 e Itamarati de Minas com 4.333.

    Segundo os dados do IBGE, a população brasileira passou de 207.706.355 para 208.494.900 milhões de habitantes, um aumento de 0,38%. Comparado com o ano anterior, 2.933 Municípios (52,7%) apresentaram redução populacional, enquanto 2.626 (47,1%) tiveram crescimento e apenas 11 (0,2%) permaneceram igual.

    O Município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro com 6,7 milhões de habitantes, Brasília e Salvador com cerca de 3,0 milhões cada. Dezessete Municípios brasileiros têm população superior a 1 milhão de habitantes, somando a 45,7 milhões de pessoas, ou seja, correspondem a 21,9% da população do Brasil. 

    Serra da Saudade  em Minas Gerais é o Município brasileiro de menor população com 786 habitantes, seguido de Borá (SP), com 836 habitantes, e Araguainha (MT), com 956 habitantes.

    Observa-se que para essa nova estimativa o IBGE também considerdou os residentes Venezuelanos.


    FPM

    A estimativa populacional do IBGE influencia diretamente na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

    Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para o número de Entes que terão seus coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) atualizados. São 135 localidades impactadas com redução do coeficiente e 105 com aumento. As mudanças, a serem confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), valem para o exercício 2019.

    Em Minas Gerais, os municípios de deverão ter o Coeficiente do FPM Reduzido são: Abre Campo, Araçuaí, Ataléia, Bambuí, Caraí, Caratinga, Carmo do Paranaíba, Coroaci, Dores do Indaiá, Ferros, Janaúba, Mirabela e São Sebastião do Maranhão. Segundo o estudo da CNM, sete municípios irão aumentar o coeficiente, são eles: Delta, Ibiraci, Itabirito, Matozinhos, Rio Acima, Santa Juliana e São Joaquim de Bicas. Os demais permanecem como estão.

    Com informações da CNM

    Caminhonete de Cataguases pega fogo em Leopoldina


    Uma caminhonete VW/Amarok, placas de Cataguases, pegou fogo na Rua Coronel João Lau, no Bairro Eldorado, na tarde desta quarta-feira (29), em Leopoldina. Duas pessoas estavam no veículo e saíram a tempo, antes que as chamas tomassem conta da cabine.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 5 mil litros de água  foram utilizados para controlar o fogo e a suspeita é que o veículo, à serviço da Energisa, tenha sofrido uma pane elétrica. A via precisou ser interditada no momento do incêndio, mas, após as chamas serem apagadas, o trânsito voltou ao normal. 

    Fonte: O vigilante Online
    quarta-feira, 29 de agosto de 2018

    Servidores da Regional de Saúde em Leopoldina fazem manifestação devido a falta de pagamento de salários

    Salários que já estavam atrasados e foram parcelados tiveram agora a parcela também atrasada pelo governo de Fernando Pimentel (PT)

    Foto: Whatsapp / Reprodução

    Servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais lotados na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina iniciaram uma manifestação contra atraso de salários por parte do Governo Estadual na manhã desta quarta-feira (29). 

    Conforme os manifestantes, eles estão sem receber a segunda parcela e sem previsão de pagamento, razão da insatisfação gerada pois quando a parcela é liberada, mal dá para custear as despesas básicas, fazendo com que muitos se endividem. Os servidores reivindicam a regularização dos benefícios imediatamente. "Muitos servidores residem em municípios próximos a Leopoldina e já estão sem recursos para comparecer ao trabalho", disse um manifestante.

    Segundo a Secretaria da Fazenda, eles receberão quando houver "disponibilidade de recursos".

    Alunos de Cataguases participam do 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor

    Cerca de 1500 alunos de 16 escolas municipais de Cataguases vão participar do 2º Encontrão Escrevendo o Escritor, idealizado pela professora da rede municipal, Andrea Toledo, com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais. Voltado para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas, o projeto faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes, com o objetivo de aproximá-los das obras lidas em sala de aula. Em novembro, após terminar o trabalho pedagógico feito em sala de aula, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer os autores num grande encontro com a comunidade escolar na culminância do projeto.

    A partir do próximo mês, o Proler Cataguases inicia as oficinas pedagógicas com os estudantes envolvidos no projeto, o que inclui a apresentação dos autores, das histórias e a realização de atividades de leitura, para prepará-los para a realização de apresentações que serão realizadas na culminância. As escolas municipais participantes são Flávia Dutra, Maria José Peloso, Prefeito José Esteves, Lysis Brandão da Rocha (CAIC), Boaventura Abrita, Enedina Prata, Antônio Amaro, Manoel Dutra, Francisco Rodrigues de Almeida, Darcília Guimarães, Astolpho Rezende, João Inácio Peixoto, Professora Carmelita Guimarães, Manoel Paes Tiago, Monsenhor Solindo e José Soares Gonçalves. O projeto vai passar também por escolas estaduais e pelos municípios de Leopoldina e Carangola com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

    A coordenadora do Proler Cataguases, Flávia Lobo, agradeceu a oportunidade oferecida pela parceria e disse que ter o escritor nas escolas municipais é um grande incentivo aos jovens leitores. “Nossa equipe participou do Escrevendo com o Escritor nas edições anteriores, inclusive acompanhando outros escritores e foi uma experiência muito boa para os nossos estudantes. Neste ano, a Andrea nos procurou para que fosse feita uma parceria, oferecendo a visita de um escritor em cada escola municipal que oferece do 1º ao 5º ano. Por ter a proposta de incentivar a leitura, o grande objetivo do Proler, abraçamos a ideia mais uma vez. Nós queremos ter sempre escritores nas escolas. Levar autores de histórias à rede municipal de ensino é um estímulo muito grande para os nossos alunos, pois mostra que eles também podem seguir essa profissão”, comentou.

    O ápice do projeto acontece no “2º Encontrão Escrevendo com o Escritor”, entre os dias 19 e 21 de Novembro, quando os nove escritores vão passar por Cataguases, Leopoldina e Carangola. O evento vai ser realizado em diferentes pontos das cidades. O 1º Encontrão aconteceu em 2015 em um evento semelhante ao deste ano. Antes disso, foram realizados encontros em menor escala. Para a edição de 2018, serão trabalhadas as obras dos escritores Luiz Ruffato, Renatta Barbosa, Marialva Monteiro, Alvaro Ottoni, Tadeu Costa, Mary França, Eliardo França, Lalau e Lili Balonecker.

    Durante a culminância, também será feito o lançamento do livro “Conta aqui, conta lá!!! Quanta história para compartilhar!”, que contém uma história produzida por cada autor participante. No evento, também será realizada a distribuição de exemplares às escolas públicas que receberam o projeto deste ano. O 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor conta com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata, da Casa de Leitura, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, da Fábrica do Futuro, das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo de Cataguases, do PROLER Cataguases, do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e das escolas envolvidas.


    Andrea Toledo comentou o espaço que o projeto vem ganhando ao longo dos últimos anos e fez um agradecimento aos apoiadores.  “Estamos crescendo. Os eventos anteriores que fizemos aconteciam em apenas quatro escolas e agora, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o projeto vai poder atender toda a rede municipal de Cataguases. Quero agradecer também ao patrocínio da Energisa, que graças a ele conseguimos aumentar o número de escritores participantes, que são autores premiados e reconhecidos. Graças aos apoiadores do 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor estamos levando esse projeto a mais de 3000 alunos e podendo contribuir com a educação de uma maneira especial”, disse.

    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    terça-feira, 28 de agosto de 2018

    Canal permite à população verificar notícias sobre saúde

    Informações falsas colocam a vida dos brasileiros em risco. Caso tenha dúvidas, não compartilhe e consulte o serviço

    Correntes se espalham pelo WhatsApp com informações falsas.
    Foto: Pixabay

    Canal criado no programa de mensagens WhatsApp permite verificar, de forma gratuita, se informações sobre saúde são falsas - as chamadas fake news. Pelo número (61) 99289-4640, profissionais de saúde das áreas técnicas do governo federal vão avaliar se textos ou imagens são verdadeiros ou não.

    Além da resposta no aplicativo, os textos avaliados serão publicados no Portal Saúde e nas redes sociais para fortalecer o combate aos boatos. De acordo com o Ministério da Saúde, notícias falsas têm sido compartilhadas, em especial pelo WhatsApp, sobre temas importantes de saúde, como tratamentos “milagrosos” para o câncer e alegações de que vacinas fazem mal.

    Vacinação

    Informações sem respaldo científico podem afastar pessoas doentes do tratamento médico e fazer com que crianças não sejam vacinadas, o que permite o retorno de doenças já erradicadas ao País.

    No momento, os estados de Roraima e Amazonas enfrentam surtos de sarampo, e para isso o governo realiza uma campanha de vacinação contra a doença e também contra a poliomielite até a sexta-feira (31). Ambas vacinas são seguras, têm eficácia comprovada e devem ser aplicadas em todas as crianças de 1 a menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal.

    Dúvidas

    O canal não deve ser usado como serviço de atendimento ao cidadão: para isso, o cidadão deve procurar a Ouvidoria Geral do SUS, no telefone 136.

    Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

    Entenda como funcionará a versão digital de documento veicular

    O Distrito Federal será o primeiro a implantar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

    A visualização no aplicativo tem a mesma validade do documento impresso
    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou nesta segunda-feira (27) a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento obrigatório de porte de veículos. O Distrito Federal será o primeiro a implantar a versão digital do documento. A medida é uma evolução do APP CNH Digital, que agora passa a trazer também o CRLV eletrônico em um mesmo aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.


    O Detran do Distrito Federal passa a oferecer o sistema aos motoristas da capital federal a partir desta segunda-feira (27). De acordo com determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os demais Detrans do País têm até o final de dezembro deste ano para aderir à tecnologia e oferecer a comodidade aos motoristas brasileiros. 

    Passo a passo para a versão digital

    Para o usuário que já possui a CNH Digital:

    • Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
    • Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

    Para o usuário que não possui a CNH Digital: 

    • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store ou Google Play.
    • Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
    • Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).


    Exclusividade do proprietário do veículo 

    O CRLVe estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível a exportação do documento em arquivo pdf com QR Code. 


    Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato pdf, com assinatura digital. Esse documento em pdf possui todos os requisitos de segurança de validade da original, servindo como uma cópia autenticada em cartório. 

    Fonte: Governo do Brasil, com informações do
    Ministério das Cidades

    Cataguasense morre em acidente de carro na estrada Cataguases - Miraí

    Um homem identificado como Manoel Ângelo Lima, 57 anos, natural de Cataguases, morreu após o veículo em que ele conduzia, um Ford Fiesta Sedan, chocar-se com um caminhão, placas de Governador Valadares - MG na rodovia MG-447 (Estrada Miraí-Cataguases) na tarde desta segunda-feira (27).

    Segundo informações, o veículo teria entrado na contramão de direção e quando tentava retornar chocou-se de frente com o caminhão. O condutor do carro de passeio merreu na hora e precisou ser retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros de Muriaé. O motorista do caminhão nada sofreu.

    As causas do acidente ainda serão investigadas.

    *Foto: Reprodução Facebook

    segunda-feira, 27 de agosto de 2018

    Cataguases é a segunda cidade em geração de empregos entre as cidades com mais de 50 mil habitantes da Zona da Mata no mês de julho

    Cataguases foi a segunda cidade que mais criou postos de trabalho no mês de julho entre as cidades com população acima de 50 mil habitantes da Zona da Mata Mineira, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Conforme o cadastro do Ministério do Trabalho, no mês de julho Cataguases gerou 121 novos postos de trabalho formais, atrás apenas de Ubá que criou 167 postos.

    No mês de julho foram 420 admissões em empregos formais contra 299 desligamentos. A cidade tem 15.388 trabalhadores dentro da formalidade para um total de 3.216 estabelecimentos. O Caged não lista os empregos informais (sem carteira assinada).

    Entre os municípios com menos de 50 mil habitantes, o destaque ficou com o município de Visconde do Rio Branco que conseguiu criar 173 novos postos de trabalho, ficando acima das cidades maiores mas no ano acumula saldo negativo de 31 postos, mostrando que a cidade demitiu mais que contratou.

    Com o bom resultado do mês de julho, o acumulado para Cataguases, nos primeiros seis meses do ano ficou positivo em 70 novos postos. O pior mês do ano para o município foi o mês de março quando o saldo terminou negativo, em -118. Mesmo assim, nos primeiros sete meses do ano o saldo foi positivo em quatro. 

    Confira, abaixo, o desempenho das cidades da região com mais de 50 mil habitantes.


    Município População Saldo Emprego
    Ubá 113.300 167
    Cataguases 75.025 121
    Ponte Nova 60.361 112
    Leopoldina 53.354 13
    Manhuaçu 88.580 -2
    Muriaé 108.537 -61
    Viçosa 78.381 -136
    Juiz de Fora 563.76 -251



    Cataguases em Julho:



    Associação de Mulheres Rurais de Cataguases contará com Food truck; projeto prevê investimentos de R$ 298 mil

    A Associação de Mulheres Rurais de Cataguases (AMURC), poderá contar em breve com uma nova ferramenta que irá agregar valor aos seus produtos como o tradicional Café Rural. 

    Com apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB) a associação está adquirindo um food truck que possibilitará a comercialização dos produtos de forma itinerante em eventos locais. Orçado em R$ 298 mil, além do veículo, uma cozinha industrial e equipamentos para o box que a entidade mantém no Mercado do Produtor estão previstos dentro do projeto “Quitanda sobre Rodas” da FBB.

    A execução do projeto impactará de forma positiva cerca de 140 famílias de pequenas produtoras residente nos distritos ou em comunidades da zona rural de Cataguases, afirmou a vice-presidente da AMURC, Maria Inês Oliveira Rocha. Segundo ela, a renda obtida com a comercialização dos produtos gera um incremento médio de 30% na renda familiar das associadas.

    Produzidas com matéria-prima orgânica, as broas, biscoitos, bolos e o pastel de angu, entre outras quitandas, já foram reconhecidas por consultores da Associação das Cidades Histórias de Minas Gerais (ACHMG) como histórica e culturalmente autênticas, passando a compor o roteiro turístico da região. Além dos itens do Café Rural, as produtoras comercializam compotas, doces em barra e cristalizados, geleias, polpadas (espécie de doce de colher utilizado como sobremesa, recheio de bolos e acompanhamento de biscoitos) e licores, entre outros itens culinários produzidos com mão-de-obra familiar.


    Atualmente, os alimentos são feitos nas cozinhas das produtoras e transportados em carros fretados, sem nenhuma estrutura para tal. Marlene Aparecida do Carmo Soares comercializa o Café Rural para eventos há cerca de 15 anos, junto com a amiga Vanderli Docelino Moisés. Moradora da comunidade da Glória, ela aposta na iniciativa para aumentar o lucro e facilitar o transporte até os locais dos eventos. “Hoje a gente paga até R$ 130 de frete, sem falar que os carros não são próprios para isso. Com esse food truck, a gente espera melhorar o ganho, a produção e a qualidade de vida”.



    Com informações e fotos da FBB
    domingo, 26 de agosto de 2018

    Homem fica ferido em acidente em Ubá

    Um acidente na madrugada deste domingo (26), deixou o condutor do veículo Chevrolet Corsa Sedan, de 28 anos,  ferido em Ubá.

    Segundo informações, ele perdeu o controle do carro de passeio por volta da 1h30 na Avenida Beira Rio, vindo a colidir com uma palmeira, após retornar de uma festa. O automóvel teria rodado e batido ainda em um banco de concreto. Os primeiros socorros foram prestados por duas brigadistas que serraram o capô do carro para desligar a bateria, para evitar incêndio.

    A vítima foi socorrida por uma equipe de segurança de Cataguases e pelo SAMU que a conduziu para o hospital Santa Isabel com fratura em uma das pernas e escoriações pelo rosto e corpo. 

    O estado da vítima não foi revelado.

    As causas ainda serão apuradas.

    *Foto: Site do Reporter Kadu Fontana

    Prefeitura de Rio Pomba e Instituto Federal manifestam-se sobre estudante que morreu após ser atingida por caco de vidro em exposição

    A Prefeitura de Rio Pomba e o Instituto Federal (IF) onde a jovem Vitória Aparecida Vieira, 18 anos (foto), estudava, emitiram nota à imprensa sobre a morte da jovem estudante durante a Exposição Agropecuária daquele município.

    foto: Facebook/Reprodução
    O crime aconteceu na madrugada deste sábado (25), a vítima foi atingida por um caco de vidro de uma garrafa quebrada após uma briga de casal motivada por ciúmes. Segundo a ocorrência, uma jovem de 20 anos teria atirado uma garrafa de bebida na direção da ex-namorada de seu atual namorado mas a garrafa acabou acertando a cabeça de um rapaz vindo a quebrar e o estilhaço atingido a jovem no pescoço. O rapaz e a estudante atingida foram socorridos por uma ambulância mas a jovem não resistiu ao ferimento.

    Através de imagens de câmeras de segurança a Polícia militar identificou a jovem que confessou ter atirado a garrafa na direção da ex-namorada de seu namorado, acrescentando que não teve a intenção de atingir outra pessoa. A jovem de 20 anos recebeu voz de prisão em flagrante por homicídio e lesão corporal. O rapaz de 25 anos, namorado da suspeita, informou que teria comprado a bebida em uma barraca do Parque de Exposições e confirmou que sua namorada teria jogado a garrafa.

    O proprietário da barraca que teria vendido a bebida com casco de vidro também será notificado pela prefeitura e deverá perder sua licença por ser proibida a venda de bebida em embalagem de vidro.

    O sepultamento da jovem aconteceu na manhã deste domingo em Ubá.

    A prefeitura de Rio Pomba divulgou nota de esclarecimento em seu site, confira abaixo a íntegra:

    "O Município de Rio Pomba vem a público se esclarecer sobre o fato ocorrido na madrugada deste sábado, 25 de agosto, no Parque de Exposições. A Administração Municipal presta suas condolências à família da jovem Vitória Vieira, estudante de Zootecnia do IF Sudeste – Campus Rio Pomba. Vitória foi atingida por um estilhaço de garrafa, proveniente de uma briga de casal. Tanto a Polícia Militar quanto a equipe de socorristas assistiram a jovem desde o momento ocorrido e continuam trabalhando na investigação do caso. Os autores já foram identificados e detidos, sendo o caso encaminhado para a delegacia de Ubá.
    O planejamento da 34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Rio Pomba foi realizado tomando todas as precauções viáveis. A identificação dos autores só foi possível graças às imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas no Parque de Exposições. Houve um grande investimento pensando na segurança da população e visitantes. Além do monitoramento através das câmeras, o local passou por vistoria prévia do Corpo de Bombeiros, atendendo todas as solicitações requisitadas por eles. Uma equipe de apoio e Policiais Militares estavam prestando apoio dentro e ao redor do parque, que foi todo cercado para contribuir com a revista na portaria, a fim de impedir a entrada de alimentos e bebidas no recinto.
    As empresas contratadas estavam cientes, mediante cláusulas contratuais, que era expressamente proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro. Está sendo apurado se a garrafa que ocasionou o incidente é proveniente de uma venda ilegal. Os responsáveis serão devidamente punidos.
    O Município de Rio Pomba lamenta o ocorrido e informa que desde o momento está tomando as providências necessárias e prestando seu apoio à família."

    Confira abaixo, na íntegra, a nota do Instituto Federal (IF) enviada por e-mail para nossa redação:

    "É com pesar que informamos o falecimento da estudante do curso técnico integrado em Zootecnia do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Vitória Aparecida Vieira, 18 anos. Na madrugada deste sábado, dia 25, ela foi atingida por estilhaços de uma garrafa arremessada em meio à multidão durante a Exposição Agropecuária de Rio Pomba. A jovem foi levada para o hospital da cidade, mas não resistiu. O enterro está marcado para manhã deste domingo, 26, em Ubá.
    De acordo com o boletim de ocorrência da PM, os militares que trabalhavam no evento foram acionados com a informação de que uma jovem havia caído após ser atingida por cacos de vidro no pescoço. A equipe verificou as câmeras de segurança e viram que uma mulher teria arremessado o objeto na direção em que estavam Vitória e um amigo. A mulher foi identificada e presa.
    Neste momento, toda a instituição se solidariza aos amigos e parentes de Vitória. Para demonstrar nossos sentimentos, membros da direção do Campus estão em Ubá, onde a estudante residia, apoiando a família."

    Entenda por que vacinar crianças contra sarampo e poliomielite

    Sem as vacinas, Brasil corre o risco de voltar a registrar casos das duas doenças

    Vacinação contra o sarampo é feita via oral, por gotinhas - Foto: Ricardo Lima/Prefeitura de Contagem (MG)
    Cerca de 4,1 milhões de crianças a partir de 1 ano e menores de 5 anos ainda não foram vacinadas contra sarampo e poliomielite. A campanha do governo federal termina na próxima sexta-feira (31) e tem o objetivo de alcançar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças brasileiras dessa faixa etária.

    Sem a devida cobertura, o Brasil pode voltar a ter casos tanto de sarampo quanto de poliomielite, a paralisia infantil. Mesmo as crianças que já foram vacinadas em outro momento da vida devem receber doses de reforço nos postos de saúde.

    Contra a poliomielite, a administração é oral, em gotinhas; para o sarampo, a prevenção vem na forma da tríplice viral injetável, independentemente de a criança já ter sido vacinada ou não.

    Por que vacinar?

    Há quase 30 anos o Brasil não tem casos de poliomielite. Quanto ao sarampo, o País enfrenta atualmente uma epidemia na qual já foram confirmados mais de 1 mil casos. Apesar de o País ter conseguido erradicar as doenças, os agentes infecciosos continuam em circulação em algumas partes do mundo. Com a constante circulação também das pessoas entre os países e continentes, a infecção pode ocorrer com qualquer pessoa desprotegida.

    O vírus causador do sarampo no Brasil, por exemplo, é o mesmo que circula na Venezuela. A poliomielite desapareceu nos anos 1990, mas o País inteiro está com baixa cobertura vacinal. Ou seja: as pessoas estão novamente em risco. Então, não tem outro jeito: a vacina é a única forma de controlar e eliminar as doenças e não permitir que elas voltem a colocar em risco a saúde das crianças.

    Maior e menor cobertura


    O destaque na adesão à campanha vai para a população do Amapá, onde 90,33% do público já foi vacinado contra pólio e 90,14% contra sarampo. Em segundo lugar, aparece Rondônia (89,86% contra pólio e 88,44% contra sarampo). Por outro lado, a cobertura está baixa no Rio de Janeiro (40,15% contra pólio e 41,45% contra sarampo) e em Roraima (44,61% contra pólio e 41,09% contra sarampo).

    Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde
    sábado, 25 de agosto de 2018

    Homem morre após ser espancado e esfaqueado pelos cunhados no Paraíso em Cataguases

    Um homem de 35 anos, identificado como Luiz Fernando Dias (foto abaixo), morreu após uma discussão com seus cunhados, de 22 e 24 anos na Rua Geraldino Ferraz, próximo a quadra do bairro Paraíso em Cataguases neste sábado (25).

    A Polícia Militar foi acionada por populares e ao chegar no local do fato, deparou com os autores, que são irmãos, sentados em um banco, com algumas lesões e o corpo coberto por sangue. Eles disseram à polícia que a vítima teria ameaçado um dos irmãos com uma faca nos dias 23 e 24 últimos, fazendo gestos como se fosse esfaqueá-lo. A ameaça chegou a ser registrada em um boletim de ocorrência. Segundo eles, a desavença é antiga pelo fato de que a vítima usava drogas junto com a irmã dos autores e ainda dizia que as desavenças do casal seriam motivadas pelos cunhados. Segundo eles, neste sábado, a vítima teria novamente ameaçado um dos irmãos com uma faca e que o outro irmão teria desferido um golpe na mão da vítima e em seguida entrado em luta corporal com o cunhado. O outro irmão confessou ter levado uma faca que foi utilizada pelo irmão para esfaquear a vítima e que ainda pegou uma barra de ferro e teria acertado a cabeça da vítima que já estava caída ao solo, sendo segurado em seguida pela irmã. Eles também entregaram a polícia dois celulares que continham imagens das ameaças da vítima contra os irmãos.

    A companheira da vítima disse para a polícia que estava como acompanhante do filho de 1 ano e 5 meses no Hospital de Cataguases desde quinta-feira (23) e que ao retornar encontrou-se com Luiz Fernando que antes de entrar em casa ele voltou para fechar o cadeado do portão e que neste momento ouviu gritos de socorro e que presenciou seus irmãos agredindo seu companheiro (que encontrava-se caído ao solo), com um pedaço de pau e uma barra de ferro, que em seguida, ouviu quando um dos irmãos pediu para que o outro buscasse uma faca, mas que conseguiu retira-la de suas mãos. Ela também disse desconhecer as ameaças alegadas pelos irmãos.

    Outra testemunha, no entanto, disse ter conhecimento das ameaças. 

    A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU e encaminhada para o Centro Cirúrgico do Hospital de Cataguases, após sofrer uma parada cardíaca e ser reanimado com a utilização de um desfibrilador, mas às 19h54 teve o óbito confirmado por um médico após outras manobras de ressuscitação por aproximadamente 45 minutos.

    Diante dos fatos os irmãos receberam voz de prisão e foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina. Os objetos utilizados no crime haviam sido jogados em um brejo próximo a residência de um dos irmãos, mas foram recuperados pela PM e apreendidos. Também foi encaminhada para a Polícia Civil uma bucha de maconha que foi encontrada em um dos bolsos da vítima pela equipe médica.

    O local do crime foi isolado para os trabalhos da Perícia Técnica.

    (Matéria atualizada às 22h50)

    Duas pessoas ficam feridas após carreta tombar e pegar fogo em Muriaé

    Um acidente na BR-116 em Muriaé, envolvendo uma carreta, deixou duas pessoas feridas e interditou a pista nos dois sentidos, no final da tarde deste sábado (25).

    Conforme as primeiras informações, a carreta tombou e se incendiou em seguida, atingindo também um motociclista. O motorista ficou preso nas ferragens e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Motorista e motociclista foram socorridos e encaminhados para o Hospital São Paulo em Muriaé. O estado das vítimas não foi divulgado.

    A pista foi liberada no início da noite após cerca de 1 hora de trabalho.

    Foto Whatsapp / Reprodução

    Procurado por roubo em Macaé (RJ) e por diversos furtos em Cataguases é preso no Beira Rio

    Um homem de 30 anos, com mandado de prisão em aberto, foi capturado pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (24).

    Segundo a ocorrência, a Patrulha de Operações comandada pelo sargento Andrade, realizava patrulhamento de rotina pela Avenida Veríssimo Mendonça , bairro Beira Rio, quando deparou com o indivíduo em atitude suspeita. Foi realizada busca pessoal e em consulta ao sistema constatou-se a existência do mandado de prisão por um roubo realizado em Macaé - RJ. O homem também já teria realizado vários furtos em Cataguases.

    O foragido foi preso e encaminhado para a Delegacia de Plantão em Leopoldina para as demais providências.
    sexta-feira, 24 de agosto de 2018

    Oitenta casais se unem em matrimônio no 2º Casamento Comunitário e 1º Igualitário de Cataguases








    Aconteceu na noite desta quinta-feira (23), no Ginásio Poliesportivo Municipal Max Baer Lopes, no bairro Bela Vista, o 2° Casamento Comunitário e 1° Igualitário de Cataguases. Ao todo, receberam as bênçãos nupciais 80 casais, entre eles, dois casais homossexuais pela primeira vez em Cataguases.

    O evento foi organizado pela Defensoria Pública com apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases através da secretaria de Desenvolvimento Social e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Cataguases, Willian Lobo; a secretária de Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali Caetano; o Defensor público geral, Gério Patrocínio Soares; a coordenadora Regional Mata II Eliana Spindola e seu esposo, o advogado Serafim Spíndola, representando a OAB; os defensores de Cataguases, Bruno Jardim, Davi Campos e Wilson Hallack. O Defensor público geral recebeu das mãos do vereador Vinícius Machado uma moção de congratulação oferecida pela Câmara Municipal.

    O vereador Vinícius Machado  (à direita) entregou Moção de Congratulação para o Defensor público geral, Gério Patrocínio Soares (à esquerda) oferecida pela Câmara Municipal
    Toda estrutura foi obtida através de doação. A prefeitura de Cataguases ofereceu o local, mão de obra, bolo e decoração com buquês que foram confeccionados por crianças da Associação Fraterna de Assistência Aos Necessitados (AFAN). Outras coisas foram doadas por empresários da cidade.

    Três representantes religiosos ministraram as bênçãos aos noivos: Pastor José Mauro (representante Evangélico), Ministro da Palavra Sérgio Narciso (representante católico) e Roosevelt Pires (representando a religião Espírita). O casamento foi oficializado pelo Juiz de Paz, João Abrita.

    A cantora gospel Mara Vieira executou um hino em homenagem aos noivos. Ela e seu esposo, Carlinhos Francelino representaram os empresários que contribuíram para a festa.

    A cantora gospel Mara Vieira cantou uma música em homenagem aos noivos.
    A cantora Eliane Carvalho da escola Canto Cultural e os músicos violonistas Yasmin Teixeira e Luiz Cláudio Carmo, abrilhantaram o evento com belas canções durante toda cerimônia.

    O trio de músicos (da esquerda para direita) Luiz Cláudio Carmo, Yasmin Teixeira e Eliane Carvalho executaram várias canções no evento.

    Ao final da cerimônia o pastor evangélico José Mauro da Silva Filho, disse para reportagem do Site Mídia Mineira que se sentiu honrado em participar de festa tão extraordinária e brilhante. "Sem sombra de dúvida, ficará marcada não somente na história da nossa cidade, mas principalmente na vida de cada um que foi participante, coparticipante ou colaborador indireto ou diretamente desta festa maravilhosa, que este possa ser o segundo de muitos eventos que vão ser realizados para louvor e glória do Senhor Jesus". Em relação as bênçãos da igreja evangélica a casais homoafetivos, o pastor disse que prefere pedir a Jesus Cristo que possa abrir o entendimento das pessoas e que todos possam viver a luz da palavra de Deus. "A palavra de Deus é a bússola que nos conduz e nos leva a morar na eternidade e em um céu de glória que Jesus tem preparado para todos nós", disse.

    Dra. Eliana Spindola (coordenadora Regional Mata II ) falou sobre a importância da família para uma sociedade forte.
    A coordenadora Regional Mata II da Defensoria Pública de Minas Gerais, Eliana Maria de Oliveira Spindola, disse que a Defensoria Pública vem realizando esse trabalho de formalizar a união dos casais com muito amor e carinho porque a família é o bem maior da sociedade. "A Defensoria Pública entende que se a gente cuidar bem da família a gente com certeza vai contribuir para uma sociedade melhor", disse, destacando que embora muitos casais já tenham uma vida juntos, torna-se importante realizar o rito religioso e cível para melhor inclusão como família.

    quinta-feira, 23 de agosto de 2018

    Prefeitura de Cataguases cria ponto livre / rotativo para mototaxistas no centro

    Para adequar o atendimento a população e proporcionar maior segurança a profissionais e passageiros, a Prefeitura de Cataguases criou, na Praça Governador Valadares, em frente ao  Shopping 120, um Ponto de Mototáxis livre / rotativo. 

    O decreto nº 5.000/2017 foi publicado na edição do jornal oficial do último domingo (19) e prevê que o ponto possa ser ocupado por qualquer mototaxista no horário de 20 horas às 6 horas somente.

    Confira abaixo o decreto na íntegra:


    DECRETO Nº. 5.000/2017

    Cria ponto livre/rotativo de mototaxis e dá outras
    providências.

    O prefeito do município de Cataguases - MG, Willian Lobo de Almeida, no uso das atribuições previstas no artigo 85 da Lei Orgânica do Município, e ainda, 
    Considerando uma melhor adequação para atendimento a população;
    Considerando maior segurança para mototaxistas e passageiros, DECRETA:

    Art. 1º. Fica criado como ponto livre/rotativo de mototaxis, no horário de 20h00 as 06h00, o Ponto 04 - Praça Governador Valadares em frente ao Shopping 120.

    Parágrafo único – O ponto acima criado só poderá ser utilizado no horário determinado e por mototaxistas devidamente credenciado, sob pena de sanção.

    Art. 2º - Revogando as disposições em contrário, este decreto entra em vigor na data de sua publicação.


     Gabinete do Prefeito Municipal em 15 de agosto de 2018.
     Willian Lobo de Almeida
     Prefeito Municipal
     Claudia Aline Vargas de Faria

     Secretaria Municipal de Administração


    quarta-feira, 22 de agosto de 2018

    Corpo de militar de Ubá é encontrado em sótão de hospital em BH

    O sargento estava desaparecido desde o dia 9 de agosto após ser internado no HPM de Belo Horizonte. 
    Foto: Reprodução Google Maps.
    Foi encontrado na noite desta segunda-feira (20), na laje de um sótão da unidade de saúde do Hospital da Polícia Militar, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, o corpo do 2º Sargento da Reserva Juvenal dos Santos, de 54 anos, morador de Ubá, na Zona da Mata, que estava desaparecido desde o dia 9 de agosto.

    Segundo informações, funcionários de uma empresa de manutenção terceirizada, encontraram um corpo em cima da laje do sótão do 2º andar, do prédio da antiga Pediatria do HPM. O corpo encontrado, era do sexo masculino, estava com vestes usadas no hospital e ao lado foi localizado um aparelho celular. Após diligências constatou-se que o corpo seria do sargento desaparecido. A Perícia não encontrou lesões que pudessem determinar a causa da morte.

    Conforme nota da PM, Juvenal dos Santos (foto ao lado) deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital da Polícia Militar acompanhado de um parente. Foi indicada a internação, sendo admitido no dia 06 de agosto de 2018, por volta das 14h. Conforme protocolos internos, não atendia aos critérios de previsão de acompanhante (menores, idosos, ou indicação clínica), sendo colhido pelo setor telefone de contato com familiares. Ainda conforme a nota, na noite do dia 07, foi necessária, diante da propedêutica, a contenção física e química do paciente e, nos dias 8 e 9, teriam sido feito tentativas de contato com a família, porém sem êxito. Por volta das 19h do dia 9, constatou-se que o paciente havia evadido do HPM sem autorização médica. Após a evasão, percebeu-se que a roupa cedida ao paciente internado ficou no quarto e os pertences e roupas pessoais não se encontravam. A equipe de serviço então, registrou um Boletim de Ocorrência. 

    O sargento era morador de Ubá e serviu no Batalhão da PM na cidade por 30 anos. Ele havia passado para a reserva há três anos.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início