728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

    Condutor fica ferido em acidente com carreta na BR-116 em Leopoldina

    Um homem ficou ferido após um acidente entre um carro e uma carreta na BR-116, em Leopoldina, nesta terça-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu no Km 771 daquela rodovia. 

    O condutor do VW/Novo Gol, placas de Leopoldina, ficou preso às ferragens e foi retirado pelos militares do 4º Pelotão BM de Leopoldina com a utilização de um aparelho desencarcerador (Holmatro). O homem foi socorrido e encaminhado com fraturas para o Pronto-Socorro da Casa de Caridade Leopoldinense. O motorista da carreta não se feriu.


    Segundo a PRF, chovia no momento do acidente e a pista não precisou ser interditada. O automóvel trafegava sentido Leopoldina e a carreta seguia de Camaçari, na Bahia, para São Paulo. As causas do acidente serão investigadas.

    Fonte:  O Vigilante Online

    Projeto fez com que escola de Cataguases se tornasse a entidade com maior número de alunos com livros publicados


    De acordo com o Poema de Paulo Freire "A Escola é", a escola é "o lugar que se faz amigos". Não é apenas o prédio ou o programa ou o conceito mas sobretudo gente e, diz o poema: "a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão". Este é o pensamento e a identidade da Escola Municipal Monsenhor Solindo. 


    Localizada no bairro Thomé, a escola atende alunos daquele bairro bem como dos bairros: Sebastião Adolfo, Sol Nascente, Pouso Alegre, Menezes e Bom Retiro. Sua missão é adequar sua prática à realidade e auxiliar no que for possível: fazendo encaminhamentos para profissionais especializados, promovendo atividades diversificadas e atendimentos individuais, e, sobretudo ser ponto de apoio à comunidade escolar. Com este pensamento, a escola vem criando diversos projetos pedagógicos e entre eles estaca o projeto "Pequenos Escritores", que tem como objetivo proporcionar aos alunos a publicação de livros, que são escritos pela própria criança, contando com o apoio pedagógico, da direção e de parceiros para sua publicação. Este projeto fez com que a escola se tornasse a que mais tem alunos com livros publicados no Município de Cataguases, contribuindo com a educação e cultura dos munícipes.

    Conforme a diretora Renata Franco Abritta, o projeto nasceu em 2013 e já lançou dezenas de livros nestes anos, sempre com o apoio da Prefeitura  de Cataguases através da secretaria municipal de Educação, da atual supervisora pedagógica Sônia Marinho, de toda equipe de docentes e funcionários além do importante apadrinhamento da supervisora pedagógica Rita Barros.


    Outros projetos:

    Além do projeto "Pequenos Escritores", a escola Monsenhor Solindo não para e tem mostrado que educação não se restringe apenas ao ensino dogmático ou mecânico de passar o conhecimento e realizar testes, mas também de interação, experiências e práticas. Veja abaixo alguns projetos realizados pela escola:

    Projeto: “Quem ama cuida”:

    O projeto tem objetivo valorização da vida, despertar a auto estima e cuidado com as crianças da escola com olhar de afeto através de parceria com a família.

    Projeto: “Café com leitura”:

    Tem como objetivo promover momentos de confraternização e leitura, onde o prazer de ler e o hábito da leitura são despertados.

    Projeto: “Educação Ambiental”:

    Busca conscientizar os alunos a respeito do cuidado com o corpo, com o ambiente, com a natureza e com o outro.

    Projeto: “Alimentação saudável”:

    Através da horta escolar os alunos aprendem sobre os cuidados e colhem o que vão comer, aprendendo a importância de uma alimentação saudável. Durante a refeição, são desenvolvidas ações de orientação, além de palestras aos pais e aos alunos a respeito do tema.

    Projeto: “Preservando nossa cultura”:


    Busca resgatar a cultura de Cataguases trabalhando o folclore local com brincadeiras, parlendas, comidas típicas, lendas, contos, bate pau e uma grande diversidade cultural.


    Escola Municipal Monsenhor Solindo e a comunidade


    A escola funciona desde 1987 e foi municipalizada em 1998, conforme resolução nº 8517/98.

    O bairro foi se formando quando os proprietários da Fazenda Thomé começaram a fazer loteamento para vendas de terrenos, tornando-o basicamente residencial.

    Atualmente, o bairro possui uma pequena variedade de pontos comerciais que atendem às necessidades básicas dos moradores: mercado, padaria, açougue, loja, bar, quitanda, serralheria, oficina de carro, fábrica de móveis.

    A comunidade, de modo geral, é bastante participativa e atuante nos eventos realizados na escola e na vida escolar de seus filhos. Somente em alguns casos isolados não participam.

    Partindo do princípio que a criança é um ser onde o afetivo, o cognitivo e o simbólico estão ligados, levando-a a sentir, pensar, agir e interagir com o meio, cabe à Escola buscar uma prática pedagógica coerente com a clientela atendida. Para isso, procura diversificar e flexibilizar o processo ensino-aprendizagem, de modo a atender as diferenças individuais dos alunos.

    Os profissionais da escola criam espaços favoráveis à troca de experiências, significados e idéias que são construídas e partilhadas sem priorizar apenas uma área de conhecimento e sim sua totalidade, tornando suas atividades básicas, prazerosas e atrativas. Levam o aluno a participar ativamente nesse processo, tornando-o responsável, comprometido, planejador e sujeito de uma aprendizagem que permita seu desenvolvimento intelectual e afetivo.

    Chuva forte provoca alagamento em vários pontos de Cataguases - Um acidente foi registrado com uma pessoa ferida

    A forte chuva que atingiu o Município de Cataguases no início da noite desta terça-feira (30), provocou inúmeros alagamentos causados por enxurradas. Nossa redação recebeu fotos de alagamentos e de enxurradas inclusive em locais altos. 


    A chuva teve início por volta das 18 horas e conforme a telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA), o período com maior volume de chuva foi registrado entre as 18h30 às 19 horas com pico de 36,6 milímetros. O volume acumulado de chuva nas últimas 12 horas, ficou bem acima do previsto e conforme registro da agência foi de 134.4 milímetros. O nível dos rios que cortam a cidade subiu mas nem o Rio Pomba e nem o Ribeirão Meia Pataca chegou a transbordar.

    Como de costume, o Centro da cidade ficou totalmente alagado, desde a Avenida Humberto Mauro, Avenida Astolfo Dutra, Praça Governador Valadares até a Praça Chácara Dona Catarina, vários estabelecimentos comerciais foram inundados e o trânsito ficou totalmente paralisado por várias horas. Esse tipo de alagamento já acontece há mais de 20 anos no Município.

    Nossa redação também recebeu diversas imagens de leitores através do Whatsapp mostrando que alguns bairros como Taquara Preta, Vila Reis, Miguel, São Cristóvão, Granjaria, Santa Clara, Vila Domingos Lopes e Bairro Haidee também sofreram com a enxurrada. 

    Deslizamentos 

    Houve deslizamento de barrancos em vários pontos da cidade. Destaque para os bairros Pouso Alegre; Paraíso na Rua Otávio Rocha e Imê Farage, na Rua Goitacazes. Pelo menos dois muros caíram ou foram atingidos por barranco: em um estacionamento de um supermercado na Vila Domingos Lopes e outro na Rua Júlia Cravo Lôbo no bairro Horto Florestal.

    Em todas as ocorrências não houve o registro de vítimas.

    Acidente

    Na Rua Pedro Sergio de Oliveira, no bairro São Cristóvão, um veículo que seguia para o bairro São Marcos, caiu em um buraco de esgoto, aberto por empreiteira da Copasa (foto ao lado). Uma jovem de 18 anos bateu a cabeça no vidro e se feriu, sendo socorrida pelo SAMU e conduzida para o Pronto Socorro Municipal no Hospital de Cataguases.

    *Fotos e vídeos enviadas por leitores pelo Whatsapp
    *Matéria atualizada em 31/01/2018 às 08:43

    terça-feira, 30 de janeiro de 2018

    Prefeitura de Cataguases divulga resultado do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Assistência Social

    A Prefeitura Municipal de Cataguases, divulgou nesta terça-feira (30), o resultado do Processo Seletivo Público Simplificado da Secretaria Municipal de Assistência Social.

    Conforme o edital, foram quatro vagas para o cargo de orientador e educador social, de nível médio, para provimento imediato e 8 vagas para o cargo de auxiliar de orientador e educador social para preenchimento do cadastro de reserva.

    Ao todo foram habilitados para a etapa final, 141 candidatos, 85 para o cargo de orientador e educador social e 56 para o cargo de auxiliar de orientador e educador social. Todos passaram por um curso e realizaram uma avaliação final na última sexta-feira (26). A Classificação levou em conta a pontuação relativa aos títulos do candidato e a nota obtida no exame final.

    Confira abaixo a classificação para os dois cargos:



    Quatro dias após completar 18 anos rapaz assalta ônibus em Cataguases e acaba preso pela PM - Veja o vídeo

    A Polícia Militar de Cataguases prendeu na noite desta segunda-feira (29), um rapaz de 18 anos, suspeito de roubo a mão armada a um ônibus da Transportes Coletivos Leo, da Linha Ana Carrara/Ponte Alta.

    Conforme informou a PM, o crime ocorreu por volta das 22 horas na Avenida José Leonardo. O jovem entrou sozinho e armado no coletivo e anunciou o assalto. Uma das vítimas reconheceu o autor através de fotografia e de pronto a Polícia iniciou um intenso rastreamento vindo a localizar o suspeito na residência de uma tia onde ele reside. Ao ser abordado, o rapaz confessou o roubo.

    Em busca, foram encontradas no quarto do autor as roupas utilizadas por ele no crime, além de 13 munições, calibre .22 intactas. O autor teria levado aproximadamente R$ 30 do ônibus e disse para os policiais que havia comprado pedras de crack com o dinheiro.

    O rapaz que que completou 18 anos de idade no último dia 25 e já era conhecido pela PM, recebeu voz de prisão em flagrante. O material apreendido foi encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.

    Delegado de Polícia avisa e homem é preso pela PM com material furtado no centro de Cataguases

    A Polícia Militar de Cataguases recuperou uma roçadeira furtada e prendeu o suspeito na noite deste domingo (28).

    Conforme informações da PM, o indivíduo suspeito foi visualizado pelo Delegado de Polícia Civil, Dr. Gutemberg, que passava no momento, carregando uma roçadeira. Imediatamente o policial acionou os militares através do 190 que conseguiram deter o suspeito na Rua Cel Antônio Paulino, no Centro. 

    Questionado, o rapaz de 28 anos, disse em primeiro momento ter encontrado o objeto em um lixo, na Rua Elsie Fajardo da Silveira. Os policiais deslocaram para o local mas encontraram o lixo cheio, sem vestígios de ter sido revirado. Em conversa com vizinhos, nenhum deles confirmaram ter visualizado o material no lixo. Após vários questionamentos e contradições, o suspeito acabou confessando que havia furtado o objeto de uma clinica veterinária na Rua Raimundo de Paula Batista, no Centro.

    O autor recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina onde teve o flagrante ratificado.

    O proprietário foi avisado do furto e foi orientado como proceder.

    Participaram da ocorrência os militares: sargentos: Adelir, Ednei e Borges e soldado Teodoro, além do Sargento Silas na Sala de Operações.

    Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-116 em Leopoldina

    Duas pessoas ficaram feridas em um acidente no Km 766 da BR-116, na manhã desta segunda-feira (29), envolvendo uma motocicleta Honda NXR e um automóvel Ford Ka, ambos com placas de Leopoldina. 

    O acidente aconteceu por volta das 10h20, próximo ao trevo do Vale do Sol em Leopoldina. Os feridos seguiam na motocicleta e foram socorridos pelo SAMU, sendo conduzidos para o Pronto-Socorro da Casa de Caridade Leopoldinense. O condutor do carro de passeio não se feriu.

    A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência e irá apurar as causas.

    Fonte: O Vigilante Online

    Alegando falta de repasses por parte dos governos estadual e federal Prefeitura de Palma também cancela Carnaval 2018

    A exemplo de centenas de prefeituras em Minas Gerais, a Prefeitura de Palma, a cerca de 84 quilômetros de Cataguases, também anunciou na semana passada que o Município não poderá investir no Carnaval de 2018, não realizando programação oficial. A justificativa foi o atraso de repasses de recursos dos governos estadual e federal.

    Segundo Site da Prefeitura, 80% do IPVA devido está retido no Governo Estadual, além de atrasos de outros recursos como ICMS. Em nota, o prefeito lamentou a decisão e disse que buscou alternativas mas que precisou encarar de forma responsável a gestão dos recursos públicos, pois o investimento no Carnaval sem recursos, poderia comprometer outros setores que são prioritários para a administração, como Saúde e Educação.

    segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

    Motorista é preso por tentar estuprar cobradora de ônibus interurbano em Muriaé

    A Polícia Militar de Muriaé prendeu em flagrante na manhã deste domingo (28), um homem de 51 anos, motorista de um ônibus interestadual da linha Muriaé – Ubá, suspeito de estuprar a cobradora do ônibus, de 28 anos, sua colega de trabalho durante parada em Muriaé.

    Segundo a ocorrência, o motorista parou o ônibus na Av. Alfredo Pedro Carneiro, próximo ao terminal rodoviário. A vítima contou que ele retirou a camisa e alegando dores, pediu que ela passasse óleo em suas costas. Ao se aproximar, o motorista abriu a blusa da colega de trabalho e tentou beijá-la. Ela recusou mas o homem continuou e mesmo estando do lado de fora do veículo, abaixou as calças e tentou forçar a vítima a realizar sexo oral, segurando a cabeça da mesma. Um homem ouviu os gritos da mulher e segurou o autor. Ela então correu e uma testemunha acionou a Polícia Militar.


    Na Delegacia o autor, que é casado, confirmou a tentativa de estupro e alegou estar fora de si. Ele foi preso em flagrante. A vítima foi levada para um hospital e após exames foi liberada.

    Foto: Rádio Muriaé 

    Alistamento para rapazes que completam 18 anos em 2018 pode ser realizado na Junta Militar ou pela internet

    Já está em andamento desde o dia 2 de janeiro o alistamento militar. Rapazes que completam 18 anos em 2018 devem procurar a Junta de Serviço Militar de sua cidade para cumprir sua obrigação legal. A exemplo do ano passado, neste ano o alistamento também poderá ser realizado pela internet através do Site: www.alistamento.eb.mil.br. O jovem deve realizar seu alistamento nos primeiros seis meses do ano até o dia 30 de junho.

    Em Cataguases, a Junta de Serviço Militar funciona na Rua Gama Cerqueira, 70, no Centro Administrativo da Prefeitura. Para se alistar o jovem deve levar os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF, documento de identidade original, comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome e endereço de e-mail.

    No ano passado se alistaram na junta em Cataguases aproximadamente 300 jovens, além dos que fizeram o registro pela internet. Cem jovens são selecionados para cada semestre do ano consecutivo ao alistamento.

    Quem perder o prazo terá de pagar multa e realizar o alistamento a posteriori. Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

    • Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
    • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
    • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
    • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
    • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
    • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
    • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
    • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
    domingo, 28 de janeiro de 2018

    Caminhão desgovernado mata homem no bairro São Diniz em Cataguases


    Um homem morreu após ser atingido por um caminhão no início da tarde deste domingo (28), na Rua Joaquim de Oliveira Martins, no bairro São Diniz em Cataguases.

    De acordo com informações colhidas no local, o fato ocorreu pouco depois do meio dia, quando o motorista do caminhão estaria realizando manutenção no mesmo. Segundo populares, o caminhão pertence a um areão. O motorista estava com a cabine levantada e o motor ligado, quando abaixou a cabine, o veículo teria engatado acidentalmente uma marcha e saído desgovernado, passando sobre a vítima identificada como Laudinei dos Santos Vieira, 45 anos. O caminhão também atingiu um automóvel Ford Escort que estava estacionado. A vítima também prestava serviços ao proprietário do veículo.

    A Polícia Militar foi acionada e até o fechamento desta matéria aguardava a perícia técnica da Polícia Civil para os trabalhos de praxe. A identidade da vítima ainda não havia sido revelada.

    Rapaz é morto a tiros na Vila Moreira em Ubá

    Um homem de 28 anos, identificado como Samir Lamas Dahir, morreu após ser alvejado por vários disparos de arma de fogo na Vila Moreira em Ubá, na manhã deste domingo (28).

    Segundo o Registro da Ocorrência, o crime ocorreu por volta das 6 horas na Rua Leopoldina Lopes da Silva, momento em que populares ao ouvir os disparos acionaram os militares. Nenhum morador visualizou o(s) autor(es).

    Quando a polícia chegou ao local a vítima já havia morrido. A Perícia Técnica da Polícia Civil constatou nove perfurações no corpo provocadas provavelmente por projétil calibre 38 conforme cápsulas encontradas próximo ao corpo.

    A Polícia Militar realizou vários rastreamentos mas até o fechamento desta matéria ninguém foi preso. A Polícia Civil irá apurar o caso.
    *Foto: Reprodução Facebook

    Boleto mensal de tributos do MEI será reajustado a partir de fevereiro

    Mudança do valor da DAS é proporcional ao aumento do salário mínimo

    Os mais de 7 milhões de Microempreendedores Idividuais (MEI) no Brasil devem estar atentos para a mudança na contribuição mensal que começa a valer a partir de fevereiro. O boleto de pagamento mensal das obrigações tributárias (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS) terão os valores reajustados.

    Com o aumento do salário mínimo de R$ 937 para R$ 954, o valor fixo do boleto mensal (DAS) passa para R$ 48,70 para atividades de comércio/indústria e/ou transporte intermunicipal ou interestadual, R$ 52,70 para MEI que presta serviços em geral e R$ 53,70 para atividades ligadas ao comércio e/ou indústria com serviços.

    “O cálculo do DAS corresponde a 5% do salário mínimo, a título da Contribuição para a Seguridade Social, mais R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou R$ 5 de Imposto sobre Serviços (ISS)”, explica o analista do Sebrae Minas Haroldo Santos.

    O tributo, destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ISS, deve ser pago até o dia 20 de cada mês, na rede bancária ou em casas lotéricas. “O atraso ou não pagamento pode gerar problemas, como a suspensão dos benefícios previdenciários, e gerar multas e juros”, alerta Santos.

    A guia para pagamento deve ser impressa pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Pelo celular, o documento poderá ser gerado pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Os formalizados também poderão comparecer aos Pontos de Atendimento do Sebrae de sua cidade e solicitar a impressão da guia gratuitamente.

    Formalização

    Os MEI são trabalhadores que faturam até R$ 81 mil por ano, não têm participação em outra empresa como sócio ou titular, têm até um empregado contratado e desempenham uma das 490 ocupações permitidas.  

    Quem opta por ser MEI passa a ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e acesso aos benefícios do INSS. Também pode contratar até um funcionário que receba até um salário mínimo. O processo de formalização é rápido e pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor. Ao se formalizar, o MEI pode emitir nota fiscal e participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a empréstimos, fazer vendas por meio de máquinas de cartão de crédito, entre outras vantagens.

    Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
    sábado, 27 de janeiro de 2018

    Bons preços e qualidade fazem da Sol e Mar sorvetes sucesso de vendas em Cataguases

    Sucesso em Cataguases, a Sol e Mar Sorvetes caiu no gosto da população com um produto de qualidade e bom preço. Nesta semana, a nova sorveteria bateu recorde de vendas e necessitou de estoque extra para atender a demanda.

    Localizada na Rua Major Vieira nº 339, no centro de Cataguases (próximo a antiga delegacia) a sorveteria tem sido a escolha de quem busca se refrescar no verão de Cataguases mas não abre mão de um bom preço com um produto de qualidade.


    Buscando ampliar sua oferta, a Sol e Mar está lançando os sorvetes da linha Gold, novos sabores de paletas, além dos consagrados potes de 1,7 litros, Mega Sundae de 1,5 litros e o super pote de 10 litros. Vale a pena conferir, a Sol e Mar funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados das 9 às 21 horas.

    Outra novidade é que a Sol e Mar está abrindo parcerias em Cataguases e região para quem desejar revender seus produtos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (32) 9 8444-5666.



    sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

    Empresa que irá cuidar da iluminação pública de Cataguases já está atuando

    Foi assinado pelo prefeito Willian Lobo, na manhã desta sexta-feira (26), o contrato com a empresa Quark Engenharia Eireli, que passa a cuidar a partir de hoje da iluminação pública no município de Cataguases. A empresa foi a vencedora da licitação que aconteceu no dia 2 deste mês tendo oferecido o valor de R$ R$ 30.700,00, uma economia de R$ 320.106,24 por ano do valor máximo da licitação que previa até R$ 688.506,24 ou de R$ 180 mil do valor que era pago para Energisa Soluções.

    Foto: Prefeitura de Cataguases
    A empresa, com sede em Joinville, Santa Catarina, atua em mais de 200 municípios no país, sendo 47 deles em Minas Gerais.

    Recebidos pelo prefeito, o supervisor regional, Junior Almeida, e o proprietário da Quark, Hoylson Trevisol, pediram compreensão da população pelos próximos trinta dias, devido a grande demanda reprimida de serviços, mas garantiram total empenho de seus profissionais para atendimento aos pedidos que já podem ser feitos no horário de 6h à meia-noite com ligação gratuita para o telefone: 0800 8870 870.

    Com informações da Prefeitura de Cataguases 

    Morre paciente que estava internada no HSP em Muriaé com suspeita de Febre Amarela mas infectologista descarta doença

    Uma idosa de 79 anos morreu no Hospital São Paulo em Muriaé, nesta quinta-feira (25). Ela está entre as duas pessoas que foram internadas com suspeita de Febre Amarela naquela unidade. 

    Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o médico infectologista do município, Daniel Licy, descartou que a paciente tenha sido vítima da doença. Segundo ele, a idosa, que tinha suspeita da doença, veio a óbito em consequência de uma icterícia obstrutiva – ou seja, de uma obstrução das vias de passagem da bile, o fluido que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula. O problema também provoca amarelamento da pele, mas não tem, necessariamente, relação com a doença causada pelos mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti. Mesmo assim, o caso está sendo investigado e o diagnóstico final ainda será divulgado. Ela era moradora do bairro Safira.

    Também participaram coletiva o secretário adjunto de Saúde, Wescley José de Souza; a coordenadora municipal de Imunização, Priscila Secco e a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Laura Nascimento de Freitas.

    O médico informou ainda que o outro paciente internado no HSP com possibilidade de febre amarela, um homem de 34 anos, continua em observação e com as causas da internação sendo investigadas. A amostra de sangue coletada já seguiu para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, e o laudo definitivo deve ser emitido em cerca de 10 dias. Vale destacar que, caso a suspeita se confirme, as informações obtidas apontam que a contaminação não teria ocorrido em Muriaé, já que o paciente em questão é morador do Distrito Federal e estava, desde o fim de 2017, a passeio na Região dos Lagos (Rio de Janeiro) e no município de Barão de Monte Alto.

    Com informações da Prefeitura de Muriaé

    Hospital de Cataguases apresenta os resultados de sua 2ª festa e anuncia investimento em sistema de atendimento informatizado


    O Departamento de Finanças do Hospital de Cataguases divulgou o demonstrativo de apuração da “2ª Festa do Hospital e 2º Grande Sorteio de Prêmios”, realizados no início de dezembro. Ao todo, a festa rendeu um lucro de R$ 93.941,40 reais, neste valor já está inclusa a doação de R$18.020,00 realizada pelo Santuário de Santa Rita de Cássia referente ao lucro da venda da barraca de alimentação gerida por voluntários da igreja.

    “Estamos muito satisfeitos com os resultados e, principalmente, com a interação dos colaboradores que atuaram de forma voluntária para que a Festa do Hospital fosse um sucesso”, comemorou o provedor do Hospital, Bill Crepaldi. “Este valor será totalmente utilizado como parte do pagamento da aquisição de equipamentos e softwares para a implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP, uma ferramenta que agilizará o atendimento do Pronto Socorro e Raio - x”.

    Bill agradeceu o empenho dos funcionários envolvidos na Festa do Hospital, artistas que doaram suas apresentações em benefício do Hospital e a equipe de voluntários do santuário de Santa Rita, liderados pelo padre Jorge Luiz Passon.

    O que é o PEP?

    Foto: Reprodução PEP/SPDATA
    O PEP é um programa de gestão de atendimento desenvolvido pela empresa SPDATA. “A partir da primeira consulta, será criado automaticamente para o paciente uma espécie de perfil no sistema, todas as informações de atendimento, tanto na triagem, quanto a prescrição médica e as observações da enfermagem serão lançadas nele, podendo ser acessadas em atendimentos posteriores”, explicou a responsável pelo projeto de implantação, Vilmara Brito.

    “Nosso objetivo é implementar as rotinas de chamada, encaminhamento, prescrição e acompanhamento clínico de forma eletrônica. Sendo assim, a gestão da fila de atendimento para a triagem se dará através de senhas, com atendimento organizado levando em consideração a hora de chegada e o tempo de atendimento para cada classificação”, explicou Bill apresentando o novo sistema que passará a funcionar em período de implantação entre março e maio deste ano.


    Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases
    quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

    Secretário de Saúde de Cataguases fala sobre possível caso de Chikungunya ou Febre Amarela

    A Prefeitura de Cataguases, divulgou vídeo em sua página do Facebook do secretário Municipal de Saúde, Eliermes Teixeira, esclarecendo detalhes sobre o paciente que está sendo investigado com suspeita de Chikungunya ou Febre Amarela, conforme a reportagem do Site Mídia Mineira já havia alertado em primeira mão.  Clique aqui para acessar a reportagem anterior.

    O Secretário informou que em Cataguases todas as medidas estão sendo tomadas para evitar o surto da doença, desde o ano passado. Segundo ele, o caso suspeito, trata-se de um paciente que estava trabalhando no Estado do Rio de Janeiro e apresentou os sintomas lá na cidade onde estava vindo para Cataguases em seguida. "Ele está recebendo tratamento até a confirmação se é ou não portador da febre amarela", diz a nota. 

    Eliermes também alertou sobre a divulgação de informações falsas em Redes Sociais, onde aduz que a prefeitura não estaria realizando as medidas necessárias o que segundo o secretário trata-se de mentira. Em conversa com a reportagem do Site Mídia Mineira, o secretário disse que conversou pessoalmente com o paciente e que o mesmo tem se mostrado satisfeito com a atenção dispensada a ele por parte da secretaria Municipal de Saúde pois segundo o paciente, no local onde ele estava, ao perceber os sintomas, não conseguiu atendimento adequado.

    Outro ponto colocado pelo secretário no vídeo, diz respeito a necessidade da população se unir para o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor na área urbana e que além da Febre Amarela pode transmitir também Zika, Chikungunya e a Dengue.

    Confira abaixo o vídeo do secretário divulgado pela Prefeitura de Cataguases:



    quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

    Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula e aumentam pena para 12 anos no caso triplex


    Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4
    Os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, votaram hoje (24) pela manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no São Paulo. Os magistrados negaram o recurso da defesa de Lula contra sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

    O presidente da turma, Leandro Paulsen, proclamou o resultado e a sessão foi encerrada. 

    Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF). 

    Para o juiz federal Sérgio Moro, ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do imóvel e que as reformas executadas no triplex pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula e faziam parte do pagamento de propina ao ex-presidente por ter beneficiado a empreiteira em contratos com a Petrobras.

    No recurso, a defesa alegou que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmaram que um conjunto de equívocos justificava a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.

    Julgamento

    O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.

    Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, resumiu.

    Procurador Maurício Gotardo Gerum,
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

    O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo.

    Advogado Cristiano Zanin Martins fez a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

    Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. Em relação ao ex-executivo da OAS Agenor Franklin, o relator propôs a redução da pena de 6 anos de prisão em regime fechado, para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto.

    Desembargador João Pedro Gebran Neto foi o relator do julgamentop
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

    O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e também manteve condenação de Lula e aumento da pena. Com isso, o placar ficou em 2 a 0, o que significa maioria no tribunal para manutenção da condenação de Lula. Paulsen disse, no entanto, que a pena só deve ser cumprida após todos os recursos "serem exauridos na segunda instância". 

    Desembargador Leandro Paulsen revisou o voto do relator e manteve a condenação.
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4


    O terceiro e último a votar foi o desembargador Victor dos Santos Laus, que também manteve a condenação e aumento da pena. 

    Desembargador Victor Laus.
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

    Fonte: Agencia Brasil

    Relator no TRF4 vota por condenação e aumento de pena de Lula

    O relator dos recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador João Pedro Gebran Neto, votou pela manutenção da condenação do petista e aumento da pena para 12 anos e um mês de reclusão e 280 dias-multa. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. O juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância, estabeleceu 9 anos e 6 meses de prisão.


    Porto Alegre (RS) - O relator, desembargador João
    Pedro Gebran Neto no julgamento de recursos da
    Lava Jato na 8ª Turma do TRF4.
    Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4
    O ex-executivo da OAS Agenor Franklin, condenado em primeira instância a 6 anos de prisão em regime fechado, teve a pena diminuída para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto, e 43 dias-multa. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto.

    Segundo Gebran, é possível afirmar com certeza o contexto em que ocorreram os crimes de corrupção. “Há prova, acima do razoável, de que o ex-presidente foi um dos principais articuladores, se não o principal, do esquema de corrupção na Petrobras."

    Contudo, Gebran negou o recurso do Ministério Público Federal que pedia a condenação de Lula por três atos de corrupção passiva. “Considero uma única atuação de corrupção”, afirmou. Também negou a imputação de mais de um crime de lavagem de dinheiro. Segundo eles, os três atos de lavagem apontados pela acusação estão inseridos no mesmo contexto. Ele rebateu a tese da defesa do ex-presidente de que o imóvel pertence à empreiteira. “A OAS figurava como um verdadeiro laranja para esconder o verdadeiro titular da unidade [triplex].”

    Voto

    Gebran embasou o voto, que tem aproximadamente 430 páginas, nos depoimentos. Entre as oitivas que foram usadas está a do ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro. “Se houvesse quaisquer dúvidas [quanto à propriedade do imóvel], quero crer que elas sucumbem ao interrogatório de José Aldemário Pinheiro Filho”, disse. “Cabia a ele [Lula] dar suporte de continuidade ao esquema de corrupção”, acrescentou.

    Ele também negou as preliminares da defesa. Gebran Neto negou pedidos relacionados, por exemplo, à suspeição do juiz federal Sérgio Moro e dos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, e à violação da autodefesa. Ele também negou a preliminar que pedia a gravação de vídeo não só do acusado e de testemunhas, mas também dos procuradores e do juiz. Segundo ele, as câmeras devem estar voltadas para o réu ou a testemunha e não para os demais participantes das oitivas.

    O relator também indeferiu as alegações da defesa relativas a perguntas feitas às testemunhas. De acordo com ele, os questionamentos indeferidos pelo juiz de primeiro grau não dizem respeito ao processo, mas sim a eventuais colaborações que estariam sendo tabuladas.

    Veja como ficou a pena dos envolvidos, segundo o voto do relator:

    >> Luiz Inácio Lula da Silva: 12 anos e 1 mês de reclusão, em regime inicialmente fechado, e 280 dias-multa;

    >> José Adelmário Pinheiro Neto Filho: 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, e 70 dias-multa;


    >> Agenor Franklin Magalhães Medeiros: 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto, e 43 dias-multa.


    Fonte: Agência Brasil

    Viçosa decreta situação de emergência em saúde pública

    O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, decretou nesta terça-feira (23) situação de emergência em saúde pública no município, devido ao surto de febre amarela e a iminência de surto de dengue.

    O decreto nº 5.172/2018 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial por tempo determinado.

    Em sua decisão o prefeito considerou os dados da febre amarela no município e região, como a notificação de 105 casos suspeitos de febre amarela em municípios da área de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Ponte Nova no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018; a ocorrência de 01 morte em Viçosa em decorrência da febre amarela; e as notificações de epizootias em primatas não humanos em vários pontos do município e em municípios limítrofes.

    O decreto considera ainda o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que aponta elevada infestação em vários pontos da cidade e coloca Viçosa em estado de alerta sobre um possível surto de dengue.

    Para o secretário de Saúde, Marcos Schitini, o decreto garante agilidade no trâmite das ações necessárias ao enfrentamento das doenças. “Autoriza, por exemplo, que a secretaria de Saúde proceda a contratação imediata de profissionais como agentes comunitários de saúde (ASC) e agente comunitários de endemias (ACE) e a compra de materiais e insumos como repelentes, tendas e combustível”, destacou Schitini.


    A secretaria de Saúde deve divulgar ainda nesta semana um edital para contratação emergencial de ACS e ACE. Hoje a pasta possui 77 agentes comunitários de saúde e precisa de mais 25. Agentes comunitários de endemias existem 14 em atividade e a pasta precisará contratar outros 31 profissionais.

    Fonte: assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início