728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 31 de julho de 2017

    Homem assalta ônibus a mão armada em Cataguases mas é preso rapidamente pela PM

    A Polícia Militar (PM) prendeu na noite desta segunda-feira (31), um rapaz, suspeito de assaltar, a mão armada, um ônibus da Transportes Coletivos Leo, por volta das 19h15 no bairro Canoas (Alto do Sol Nascente).

    De acordo com informações, no momento em que o ônibus chegou no ponto final, o autor, usando boné e camisa preta, chegou na janela do coletivo e apontou a arma para o motorista ordenando que passasse todo o dinheiro do caixa e fugiu levando a quantia de R$ 47,00.

    Após o assalto o motorista acionou a PM que agiu rapidamente através dos policiais sargentos Éden Resende e Alexssandro com apoio do sargento José Márcio e cabo Túlio, além do sargento Sérgio na Sala de Operações, que conseguiram localizar o autor em um pasto nas proximidades, sendo o mesmo reconhecido pelas vítimas. A arma do crime e o dinheiro roubado não foram encontrados. Em poder do rapaz foi encontrado apenas R$ 6,50.

    Corrida Rústica da Independência em Cataguases contará com a consagrada atleta Viviany Anderson

    A tradicional Corrida Rústica da Independência, que estará em sua 38ª edição e integra as festividades do aniversário de Cataguases, terá, pela primeira vez, uma prova de corrida infantil como atividade paralela. A novidade foi proposta pela consagrada maratonista juizforana Viviany Anderson de Oliveira, e imediatamente acolhida tanto pela Secretaria Municipal de Esportes, quanto pela Acorca (Associação de Corredores de Rua de Cataguases), entidades responsáveis pela realização do evento. Na tarde da última quarta-feira, dia 26, Viviany veio a Cataguases e se reuniu com o secretário de Esportes, José Vítor Lima, o presidente da Acorca, João Batista Ferreira de Souza, o diretor de marketing da Unimed Cataguases, Hélcio Fagundes Filho, empresa patrocinadora do evento. Eles acertaram os detalhes da Corrida da Independência que, neste ano, será na manhã de 10 de setembro, domingo, e contará com o apoio da desportista. 

    Ex-atleta profissional e professora de Educação Física, Viviany mantém atualmente a Associação Atlética Viviany Anderson na qual desenvolve programas de iniciação à prática da corrida de rua, um deles funcionando em parceria com a Prefeitura de Muriaé, e outro, o Projeto Ligeirinhos, em Juiz de Fora, contando exclusivamente com o apoio da iniciativa privada. Juntos, esses projetos somam aproximadamente 70 crianças. “Vamos organizar a vinda dessa meninada para a próxima Corrida da Independência. Sou grata a Cataguases, onde já corri por muitos anos e tive a felicidade de vencer diversas competições”, disse ela, entusiasmada com o seu retorno, desta vez atuando na organização e logística do evento. 

    Ainda segundo ela, a participação de seus alunos na Corrida da Independência será uma maneira de incentivá-los a seguir no esporte e também uma forma de mostrar os resultados de seus projetos. “Isso porque a intenção é também buscar novos apoiadores. Sejam eles gestores públicos, empresários, ou mesmo
    desportistas dispostos a somar com a gente para, de alguma maneira, trabalhar na formação de uma nova geração de atletas”, afirmou. Viviany manifestou também o interesse de desenvolver em Cataguases essa mesma atividade para as crianças. “Para isso, novas parcerias serão necessárias, já que os perfis de nossos alunos são de famílias de renda baixa, moradores de bairros mais distantes, o que exige a necessidade de fazer frente ao menos às despesas de transporte e alimentação para as nossas crianças”, disse a campeã brasileira e medalhista de bronze do Pan-Americano de Winnipeg, no Canadá, em 1999.

    O secretário de Esportes, José Vítor Lima, destaca a grandeza e tradição desse evento. “Em seus quase 40 anos, diversos atletas profissionais destacados no cenário do atletismo já abrilhantaram a Corrida da Independência, como é o caso da própria Viviany, que, desta vez, estará nos honrando com esse apoio", destacou o secretário. A opinião é compartilhada por João Batista, presidente da Acorca. “Com a sua experiência, de anos de dedicação ao atletismo, e também por seu currículo vitorioso, a Viviany chega para somar e a nossa expectativa é das mais otimistas quanto ao sucesso da próxima Corrida da Independência”, afirmou. 


    Fonte: Jornal Cataguases

    Termina hoje prazo para sacar FGTS de contas inativas

    Hoje (31) é o último dia para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem perder o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como a compra da casa própria, aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.

    No entanto, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.

    Nessa etapa, o saque está liberado para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício, não importa a data de nascimento. Pode fazer o saque quem teve contrato de trabalho encerrado sem justa causa até 31 de dezembro de 2015.

    "A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco, em nota.

    Caixa criou em seu site uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para  0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas.

    Fonte: Agência Brasil

    Homem esfaqueia companheira no bairro Granjaria em Cataguases

    Um homem de 54 anos, esfaqueou sua companheira, de 44 anos, no final da noite deste domingo (30), no bairro Granjaria em Cataguases.

    De acordo com informações da PM, a vítima foi golpeada na perna direita com uma faca. Os policiais sargentos Vilela e cabo Gregório, foram acionados por volta da 00h17 desta segunda-feira (31), para comparecer na Rua Lacordaire Dutra onde um homem teria esfaqueado sua esposa. No local, o autor contou para os militares que estava deitado em sua cama com as luzes apagadas e que, de repente, sentiu um corpo sobre o seu e imediatamente pegou uma faca que fica em baixo de seu travesseiro e desferiu um golpe, vindo acertar sua companheira. Ele também disse que quando percebeu que era sua companheira, parou imediatamente. 

    O filho da vítima, contou aos policiais que o casal vive junto há mais de 6 anos e que frequentemente os dois se desentendem devido o uso de bebidas alcoólicas, terminando com agressões físicas.

    Uma outra testemunha contou que encontrou com o autor que a pediu para ligar para o SAMU para socorrer a vítima e que ele teria ferido sua esposa com um golpe de faca na perna direita. 

    O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de plantão em Leopoldina. A faca não foi encontrada.

    A vítima foi medicada no Hospital de Cataguases e liberada.

    Adolescente de Leopoldina é preso com droga em Cataguases

    A Polícia Militar apreendeu no início da tarde deste domingo (30), um adolescente de Leopoldina que estava traficando drogas na Rua Evangelino do Vale, bairro João Riguete em Cataguases.

    De acordo com informações, uma denuncia anônima teria levado os militares até o local onde conseguiram localizar o jovem com as características indicadas. Após buscas, foram encontradas, em seu poder, 17 buchas de maconha, além de um aparelho celular.

    Toda a mercadoria foi apreendida e o rapaz foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de plantão em Leopoldina para as demais providências
    domingo, 30 de julho de 2017

    Viatura da PM choca-se com automóvel com placas de Cataguases no centro de Ubá


    Uma viatura da Polícia Militar, chocou-se com um GM Prisma Joy preto, placas de Cataguases, no cruzamento da Praça da Independência, no centro de Ubá, na manhã deste domingo (30).

    O condutor do automóvel Prisma contou para a perícia que estava parado no sinal, por volta das 11h30 e quando arrancou não ouviu a sirene da viatura que deslocava rapidamente, sentido Rua Vereador Rafael Girard para atender uma ocorrência de homicídio. Com o impacto o Prisma capotou, ficando com as rodas para cima. Os militares que estavam na viatura desceram e imediatamente prestaram socorro ao condutor do Prisma que teve ferimentos leves e não precisou ser levado para o Hospital. 

    Embora o veículo seja registrado em Cataguases, o condutor reside em Ubá.

    Homem morre após atentado a bala que deixou outro ferido em Ubá

    Dois homens foram baleados neste domingo (30), no bairro Industrial, em Ubá, na Zona da Mata Mineira. Um deles de 43 anos, morreu no local e o outro ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Santa Isabel.

    Segundo informações, dois homens chegaram rapidamente em uma motocicleta e o carona disparou vários tiros em direção as vítimas que estavam em um bar. conforme testemunhas, o alvo seria o homem que sobreviveu.

    Os autores não foram encontrados. 

    Três jovens de Astolfo Dutra morrem em grave acidente próximo a Piraúba - Outra jovem está em estado grave

    Três pessoas morreram em um grave acidente ocorrido no km 2 da MG-353, próximo ao Sítio Bom Jardim em Piraúba, na Zona da Mata Mineira.

    De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Dona Eusébia, a condutora perdeu o controle do veículo ao tentar realizar uma curva e saiu da pista, por volta das 4h40, deste domingo (30), batendo violentamente contra um eucalipto às margens da rodovia. O veículo, um Fiat Pálio cinza, placas de Ribeirão das Neves, retornava com os jovens da exposição em Guarani e seguia para Astolfo Dutra onde residiam. No acidente, morreram na hora: Jorge Marques Moreira Júnior, 35 anos que estava aniversariando hoje, Renata de Souza, 29 anos e Jéssica Silva, 20 anos. A condutora, de 24 anos, foi socorrida com vida e levada para o Hospital Santa Isabel em Ubá em estado grave.

    Ainda segundo informações, as vítimas fatais são de Astolfo Dutra e a condutora estaria residindo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.




    Homem preso em Minas acusado de transmitir HIV para mulheres demonstra a necessidade de prevenção nos relacionamentos

    Após boatos de que um homem estaria infectando mulheres com o vírus HIV no município de Pirapora, com pouco mais de 56 mil habitantes no Norte de Minas, a Polícia Civil iniciou investigações e conseguiu contato com três mulheres que teriam saído com o suspeito sem que o mesmo informasse ser soro positivo, sendo que uma delas fez o exame e ficou constatado a presença do vírus em seu sangue. Todas negaram ter conhecimento de que o parceiro era portador do vírus.

    Diante dos fatos, a Polícia Civil da cidade conseguiu prender preventivamente, o suspeito de 35 anos, na sexta-feira (28). A prisão foi feita com base no Artigo 131 do Código Penal que atribui crime às pessoas que "praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio". Se condenado, a pena para esse tipo de crime prevê reclusão, de um a quatro anos e multa.

    De acordo com o responsável pelo caso, delegado Jéferson Leal, as outras duas mulheres identificadas ainda deverão passar pelo exame para verificar se contraíram o vírus e após, serão ouvidas. Na delegacia o suspeito disse que tem cinco filhos e um deles também seria soropositivo.

    O acusado já é conhecido da polícia e tem passagem por tráfico de drogas.

    Embora com os recentes tratamentos, a doença não seja mais considerada como sinônimo de pena de morte, é extremamente importante a prevenção contra o contágio do vírus, mesmo em relacionamentos com pessoas conhecidas. Muitas pessoas só descobrem que são soropositivos com a apresentação dos sintomas pois o brasileiro não tem o costume de realizar exames periódicos. 

    Conforme o site da Fundação Osvaldo Cruz, a transmissão pode ser feita através de secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para haver a transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.

    Prevenção


    Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical, além de evitar amamentar seus filhos.


    sábado, 29 de julho de 2017

    Veículo sai da pista no trevo de Itamarati de Minas e condutora fica ferida

    Um automóvel Peugeot, placas de Conselheiro Lafaiete/MG, saiu da pista e desceu por uma ribanceira no trevo que liga as rodovias BR-120 e MG-447, entre Cataguases e Leopoldina (trevo de Itamarati de Minas) na tarde deste sábado (29).

    De acordo com informações, apenas a condutora de 58 anos se feriu. Ela foi levada para o Pronto Socorro Municipal em Leopoldina. Outras duas ocupantes do carro não se machucaram.
    Matéria Atualizada em 29/07/2017 às 18:52
    com informações de O Vigilante Online



    Cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-116 em Muriaé


    Cinco pessoas ficaram feridas, sendo 3 adultos e 2 crianças, em um acidente ocorrido neste sábado (29), por volta das 13h45 na BR-116 em Muriaé.

    O condutor do automóvel Corsa Classic, placas de Juiz de Fora, perdeu o controle da direção vindo a sair da pista e bater em um poste de energia às margens da rodovia. O motivo provável seria a pista escorregadia devido a garoa que caia na região.

    Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Muriaé e levados com ferimentos leves para o Hospital São Paulo (HSP).

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF),  controlou o trânsito e registrou a ocorrência.

    Com informações e fotos do Site Paulo Roberto da Rádio

    Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-356 em Muriaé

    Três pessoas ficaram feridas em um acidente que ocorreu no Km 275 da BR-356 em Muriaé na manhã deste sábado (29).

    O condutor do veículo, Astra, placas de Muriaé/MG, seguia sentido a Patrocínio do Muriaé-Muriaé quando perdeu o controle da direção e bateu em uma árvore. Segundo informações, chovia no momento do acidente e os pneus do carro não estariam em condições. Três pessoas estavam no veículo e foram socorridas com ferimentos leves, sendo conduzidas para o Hospital São Paulo.

    Durante o registro da ocorrência os policiais rodoviários federais encontraram no interior do carro um gato dentro de uma sacola. O animal foi solto.

    Com informações e foto da Rádio Muriaé 

    Veículo furtado com placas de Nova Iguaçu/RJ é recuperado pela PM sem as rodas na região rural de Cataguases

    A Polícia Militar de Cataguases conseguiu recuperar, na manhã deste sábado (29), um veículo GM kadett, placas KTL-9717 de Nova Iguaçu/RJ, que havia sido furtado ontem naquela localidade.

    De acordo com informações preliminares, os militares sargento Veiga e cabo Fortunato, encontraram o veículo sem as rodas na região da Fazenda Turiaçu, no distrito de Aracati em Cataguases. Os autores não foram localizados e o veículo foi removido para um pátio credenciado junto ao Detran. O caso será investigado pela Polícia Civil.

    Segundo informado, este é o sexto automóvel localizado pela PM neste mês em Cataguases. Na noite desta sexta-feira, a PM também recuperou uma caminhonete com placas clonadas que havia sido roubada em Linhares, no Espírito Santo.


    Veículo roubado em Linhares/ES foi recuperado nesta sexta em Cataguases

    Mestre Carlos Silva da Guerreiros Team Fight de Cataguases volta aos tatames e equipe se destaca em torneios em Ubá e Vitória/ES


    A Equipe Guerreiros Team Fight, representou Cataguases em dois eventos de Taekwondo que aconteceram em Ubá e Vitória/ES, na semana passada e obteve bons resultados.

    Em Ubá, a equipe liderada pelo professor Alexandro Raimundo participou do 4º Open de Taekwondo e os atletas Iara Aparecida e Nattanael trouxeram para Cataguases a medalha de ouro e o atleta Ramon Teixeira trouxe a prata.

    Em Vitória (ES), a Guerreiros Team Fight, participou do 4º Desafio Nacional de Taekwondo que aconteceu no dia 23 último e que contou com a participação de atletas de várias partes do país, especialistas na arte marcial coreana. Novamente, Cataguases foi muito bem representada e nossos atletas retornaram com 2 medalhas de ouro obtidas pelo mestre Carlos Silva no Poomsae (forma) e Kyorugui ​(luta) e uma medalha de bronze trazida pelo atleta Mário Fernandes.

    Mestre Carlos Silva, disse para reportagem do Site Mídia Mineira que após ficar por 10 anos apenas ministrando aulas e participando de seminários e cursos, foi uma alegria imensa o retorno aos tatames. "Fico feliz em  retornar  aos tatames com  vitoria  para  incentivar  ainda  mais  estes novos  guerreiros  que estão  na  ativa  representando  nossa  cidade,  nosso  Taekwondo  cataguasense, nosso grupo Guerreiros  Team  Fight!"

    Roupinhas para cães: usar ou não?

    Uso inadequado pode causar nó no pelo e até contribuir para o desenvolvimento de alergias


    Seja por conta das baixas temperaturas do inverno, estética ou até mesmo mimo, as roupinhas para os pets fazem o maior sucesso. Mas, afinal, usar ou não? 

    A groomer Ana Beatriz Azeredo, da Pet Escola Fashion, no Rio de Janeiro, destaca que os cães possuem uma proteção natural, os pelos. Curtos ou longos, eles têm a função de proteger o cachorro. No entanto, a profissional não descarta o uso do acessório:

    - Sim, podemos usar roupinhas em cães, porém em raças de pelagem curta, sabendo que nem todos gostam – alertou Ana Beatriz.

    Ana Beatriz explicou que nos cães de pelo longo o uso não é recomendado:

    - Por ter pelagem longa, há uma grande possibilidade de dar nó no pelo do animal. Caso não sejam removidos, os nós podem causar fungos e desenvolver doenças de pele. O ideal é usar esporadicamente e sempre escovar os pelos do animal após o uso – detalhou a tosadora que, em 20 anos de experiência, já cuidou de muitos animais com pelos embolados pelo uso de roupinhas.

    Para quem quer manter os animais estilosos, a proprietária de um pet shop, Angélica Lacerda, orienta quais são os tecidos ideais para as roupinhas: 

    -  O ideal é dar preferência para roupinhas de algodão ou malha macia. Uma outra opção, seria usar gravatinhas ou lacinhos, que vão embelezar ainda mais os pets - pontuou Angélica Lacerda.

    Dicas:

    • O cão possui pelagem térmica, se está calor ou frio o próprio pelo protege
    • Sinais como inquietação ou imobilidade demonstram desconforto com a peça

    Por Gabriela Hilário /Assessoria de Comunicação PetCom
    sexta-feira, 28 de julho de 2017

    Acidente em Rodeiro tira a vida de rapaz de 28 anos


    Um jovem de 28 anos, identificado com sendo Julio César Paiva, morreu após colidir contra um caminhão na LMG-850, Rodovia Ubá-Rodeiro, nesta sexta-feira (28).

    Segundo informações, o caminhão estaria entrando em uma fábrica de móveis e o rapaz seguia em uma motocicleta Yamaha Fazer 250, para seu trabalho em Rodeiro, quando, não percebendo o caminhão veio a colidir contra o mesmo, morrendo na hora.


    Polícia Civil prende mais um suspeito de homicídio de cataguasense em Astolfo Dutra

    Nesta sexta-feira (28), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 27ª Delegacia de Polícia de Cataguases, prendeu em Sereno, distrito de Cataguases, "J. C. B. P." (41), pelo envolvimento no assassinato de Cristiano Cazetta de Assis (42), conhecido como "camaleão", cujo corpo foi encontrado em um açude localizado na zona rural da cidade de Astolfo Dutra, com um saco plástico envolto na cabeça e uma corrente amarrada em suas pernas.  

    As investigações apontaram que o autor nutria por Cristiano um sentimento de vingança, desde a época em que foi traído por ele quando juntos praticaram um assalto na cidade de Astolfo Dutra e este conseguiu fugir com o dinheiro subtraído, ainda o dedurando para autoridades, acabando por ser preso.

    O autor trabalhava como prestador de serviço de segurança privada e era o responsável por fazer a ronda na região onde o corpo da vítima foi encontrado, o que facilitou o acesso dele e de seus comparsas no local da desova. 

    Os demais autores, "A. L. D. O. D.", vulgo "leitão", "W. B. P.", vulgo "biscoito" e "K. K. B. D. P." foram presos pela equipe no dia 01/06/17 e encontram-se acautelados no presídio de Cataguases. J. C. B. P. também foi encaminhado para o presídio em Cataguases.
    Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

    Conferência Municipal discute políticas de promoção da igualdade racial

    Nesta sexta-feira, 28, aconteceu no auditório da sede da Secretaria dos Conselhos, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Realizada por uma Comissão que reúne governo e organizações da sociedade civil, essa conferência tem o objetivo de deliberar propostas para a elaboração de programas, projetos e ações voltadas para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento à discriminação em razão de raça, etnia e religião. A Conferência foi aberta pelo prefeito Willian Lobo que, em seu pronunciamento, reforçou o compromisso da Administração Municipal com o avanço de políticas públicas que assegurem direitos e fortalecimento das comunidades afrodescendentes.

    Presidente da comissão organizadora do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, destacou a importância da efetiva participação daquelas comunidades ali representadas para que possam fazer valer as suas demandas. “Esse encontro também reforça a determinação dessa gestão municipal em fortalecer, valorizar e garantir mais autonomia aos movimentos afrodescendentes. Esta é uma oportunidade em que todos poderão contribuir para debater e construir ideias e propostas para que unidos possamos contribuir para o avanço da igualdade racial”, disse a secretária. Ela reforçou ainda que o empenho por avanços nessas políticas coincide com a Década Internacional de Afrodescendentes, declarada pela ONU, com a participação dos 196 países-membros da Organização, e que vigora até 2024.

    Na composição da mesa de autoridades, também estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Carlos Aberto Silva Barbosa, o Betão do Remo, o coordenador da Secretaria Executiva dos Conselhos, Hélio Bonifácio da Silva, e a presidente do Movimento Cultural Ganga Zumba, Rita Suely Bento. Ao abrir os trabalhos, uma performance do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente dos Agentes de Pastoral Negros de Cataguases (APNS) foi bastante aplaudida pelo público. O jornalista Nuno Coelho, militante do movimento negro e membro titular do Conselho Nacional da Igualdade Racial, proferiu a primeira palestra da manhã. Em seguida, houve a apresentação da diretora de Relações Institucionais da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Maria Imaculada Marcelino Ferreira.

    Fotos: Prefeitura de Cataguases / Divulgação
    Durante à tarde, a Conferência foi conduzida por meio de onze eixos temáticos distribuídos em quatro grupos de trabalhos, que formularam propostas voltadas para o feminismo, o trabalho e desenvolvimento econômico e social, a proteção da diversidade cultural em Minas Gerais, a segurança pública e o acesso à Justiça, bem como o fortalecimento de políticas afirmativas e de combate ao racismo. Na educação, uma das propostas em discussão diz respeito à implementação da Lei 10.639 de 2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, no Ensino Fundamental e Médio.

    Para finalizar, no final da tarde, uma plenária elegeu os delegados para representarem Cataguases na Conferência Estadual que acontece entre os dias 25 a 27 de agosto, em Belo Horizonte. Foram eleitos os seguintes delegados: representando as Comunidades Tradicionais, a secretária de Assistência Social Mirilane Licazali; pelo governo, Elaine Ferraz e Marcilene Silva; representando o gênero feminino, Rita Bento, Elizete Aparecida dos Santos e Zélia Inácio Fernandes; pela juventude, Léo Ângelo de Souza Isaú e Juliana Gomes da Silva Magalhães; por fim, representando a sociedade, José Geraldo Rosa da Silva e Júnio Elias da Silva Valentim.

    O tema do evento deste ano foi "O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais promovendo a Igualdade Racial - Por nenhum direito a menos". As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Comissão Organizadora da Conferência Estadual até o dia 5 de agosto, conforme determina o Decreto nº 4.805/2017, do prefeito Willian Lobo.

    Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases 

    Casal fica ferido em acidente na BR-267 em Maripá de Minas

    Um casal ficou ferido em um acidente ocorrido no Km 47 da BR-267 em Maripá de Minas, no início da tarde desta sexta-feira (28).

    Segundo informações, um dos veículos tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido vindo a chocar-se de frente. O casal seria ocupante do automóvel VW UP, placas de Campinas/SP. Com o impacto, o carro capotou. No outro veículo, um Mercedes placas de Leopoldina, estava apenas o condutor que não se feriu.

    Os feridos foram levados para um hospital em Juiz de Fora.

    Homem mata companheira a pauladas no bairro Haidée em Cataguases

    Um homem de 25 anos de idade, assassinou sua companheira na madrugada desta sexta-feira (28) no bairro Haidée em Cataguases.


    De acordo com informações do Registro da Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 7h20, onde testemunhas teriam relatado que o companheiro teria assassinado sua esposa. Ao chegar no local, na Rua Itaquera, no bairro Haidee, os policiais depararam com a vítima, Edimara de Souza Oliveira, 24 anos, caída já sem vida, sobre a cama, com um ferimento na cabeça.

    O companheiro da vítima, Afonso Vicente Rocha do Vale, vulgo Feijão, 25 anos (foto), que tem várias passagens pela polícia por furto, confessou o fato e disse que chegou em casa por volta das 3 horas e encontrou sua companheira quase despida, momento em que percebeu dois indivíduos fugindo pelos fundos da casa quando ouviram o barulho do portão abrindo. Segundo ele, conversou com a vítima através de sinais, pelo fato da mesma ser muda e surda e em dado momento, perdeu o controle e desferiu um golpe utilizando um mourão. Ainda conforme o autor, ele teria desferido um único golpe e logo em seguida, teria pedido para sua mãe que reside nos fundos para chamar a polícia.

    A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e após os trabalhos de praxe, liberou o corpo para uma funeária.

    O autor recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para Delegacia de Polícia Civil e encaminhado para o presídio de Cataguases.

    Este é o sétimo homicídio ocorrido em Cataguases este ano.

    Quatro pessoas são presas com grande quantidade de armas e munições em Muriaé

    A Polícia Militar de Muriaé, prendeu, na noite desta quinta-feira (27), quatro pessoas que estavam em um veículo Ford Fiesta sedan com grande quantidade de armas e munições.

    Foto: Gazeta de Muriaé
    A prisão aconteceu após um militar que se encontrava de serviço, perceber uma movimentação suspeita por parte do condutor do veículo. O militar acompanhou de longe e ao se aproximar, o automóvel empreendeu fuga pelas ruas de Muriaé em direção ao bairro Santa Terezinha. A perseguição continuou até o veículo dos suspeitos parar próximo a um campo de futebol por problemas mecânicos onde o militar contou com apoio de outras guarnições. 

    Abordados, após busca no veículo, foi encontrada uma submetralhadora calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, um fuzil calibre 375, duas pistolas calibre 9 mm e três revólveres calibre .38, um rádio comunicador, toucas ninjas, além de mais de 120 munições de calibres diversos: 38, 12 e 9mm.

    Os autores, de 19, 20, 22 e 27 anos, são de Muriaé e já eram suspeitos de envolvimento em vários crimes, inclusive homicídios ocorridos na cidade.

    Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com todo material apreendido. 

    O veículo foi removido para um pátio credenciado junto ao Detran.

    ENTREVISTA: Deputada Margarida Salomão fala sobre emendas para Cataguases, rejeição de Lula e diz acreditar na inocência da senadora Gleisi Hoffman

    A deputada Margarida Salomão concedeu uma entrevista, nesta quinta-feira (27), para o apresentador do Jornal Mídia Mineira, Rodrigo Mendes, em parceria com o Sistema Multisom.


    No início da entrevista a parlamentar prestou contas de ajudas destinadas a Cataguases e citou: 250 mil para ampliação do Mercado do Produtor e inauguração de uma Lanchonete para as mulheres rurais, que segundo ela, já estão na conta da prefeitura, além de R$ 200 mil para reformar 18 unidades básicas de saúde, R$ 70 mil para comprar um carro para o Conselho Tutelar e 5 carros para unidades de saúde e apoio ao Lar São Vicente de Paulo.

    Conforme a deputada, sua expectativa para a semana que vem, com o retorno das atividades parlamentar, será a votação do parecer contrário ao prosseguimento da denúncia contra Michel Temer que ocorrerá no próximo dia 2 de agosto. Embora ela tenha esperança de que a votação ocorra, ela se disse pessimista em relação ao resultado. “A minha expectativa , infelizmente, não é muito otimista, porque o dinheiro rolou, o dinheiro rolou como se fosse o Rio Amazonas de dinheiro e muitos parlamentares se venderam. Só que tem uma coisa, semana que vem, a televisão vai cobrir essa sessão, cada um de nós vai lá no microfone, vão chamar o nome e a pessoa vai lá e fala se ela quer que o Temer fique ou saia. A minha esperança é que o povo não esqueça, quem é que vai chegar lá e dizer: Fora Temer! E os que vão dizer porque vão ficar.

    A deputada também falou sobre a rejeição de Lula e disse acreditar que quando o político pegar o microfone irá reverter a situação. Ela também disse não acreditar no projeto de medidas de combate a corrupção do Ministério Público e justificou seu voto contrário a um dos destaques, dizendo que é uma grande hipocrisia,  citou Aécio Neves mas defendeu a petista, presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffman, citada na Lava-jato a qual disse acreditar em sua inocência.


    Perguntas:


    Pesquisa recente da empresa Ipsos, coloca o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como o político com a maior aprovação popular, com 28%, mas com uma rejeição de 68%. Diante da grande rejeição e em face de novos candidatos que deverão surgir com quase nenhuma rejeição, é correto o PT continuar apostando em Lula?

    Meu amigo, o Lula, tem nessa faixa mesmo, 30%, um pouco mais, um pouco menos, de apoio explicito da população, que você há de convir que é uma coisa miraculosa, com as campanhas todas que foram feitas contra ele, não sei quantas horas de Jornal Nacional contra o Lula, para o povo continuar acreditando e gostando do Lula, você vê como que o Lula é bom e ai eu vou te falar uma coisa: a hora que começar  a campanha e o lulinha chegar no microfone, sai de perto meu amigo! Velhos, novos, o povo vai ouvir a voz que ele acostumou, a voz que ele confia. E mai, o povo está com saudade, tá com saudade do tempo em que ele não precisava ter muita preocupação, que podia fazer churrasco no fim de semana, que podia viajar nas férias, que ele tinha segurança no emprego, que podia ir nas Casas Bahia fazer crediário, agora o povo não pode fazer mais nada, porque não tem segurança se vai ter emprego, porque não tem segurança quanto que vai ganhar, porque o dinheiro cada vez há menos, então meu amigo, o Lula vem ai e é muito ruim para quem não gosta dele.” 

    No Pacote de Medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal, os deputados alteraram muito o texto inicial. Um deles, foi a figura do Programa Nacional de Proteção e Incentivo a Relatos de Informações de Interesse Público, o chamado “Reportante do Bem”, que previa retribuição vinculada ao valor recuperado. A senhora foi uma dos que votaram contra e essa medida foi retirada. Porque a senhora votou contra?

    Votei contra porque eu não acredito em nada disso, aquilo é uma hipocrisia! Um dos sujeitos que foi lá e fez a maior defesa dessas medidas, depois foi delatado e tá preso, porque recebia R$ 50 mil por mês da empresa do Joesley Batista. Eu quero dizer a vocês, que nós não precisamos votar mais medidas de combate a corrupção, nós precisamos combater a corrupção. As medidas que tem ai, que foram todas introduzidas no governo do PT, no governo do Lula e no governo da Dilma, se elas forem apropriadamente aplicadas, você pode saber que os culpados vão todos para cadeia como tantos outros está faltando, eu te pergunto: O que que tá faltando para prender o Aécio?” 

    A senhora tem se posicionado contrária a redução da maioridade penal, no entanto, alguns municípios como Cataguases, não tem locais apropriados para receber os menores infratores. O que pode ser feito para reduzir a criminalidade por meio de adolescentes na região?

    Melhorar a educação, melhorar a saúde, melhorar a assistência social, melhorar inclusive esse espaço que não existe, se não há um espaço para acolher os menores infratores, eu vou te dizer também que não tem cadeia para caber os que são aprisionados, hoje aqui em Juiz de Fora, nós temos o Ceresp, que foi feito para caber 330 pessoas, tem 1300. Então a pessoa entra porque foi pega fumando crack ou fazendo alguma coisa de pouca importância do ponto de vista do risco social e lá dentro a pessoa acaba virando um soldado de facções criminosas. Então, você prender as pessoas ao invés de mandá-las estudar... O nosso grande problema, em Cataguases  como em Juiz de Fora, como em toda cidade do Brasil  é que você não tem políticas competentes para tratar a juventude pobre e inclusive com esse governo golpista agente tá cada vez mais desprovido de recursos para encontrar um futuro, encontrar uma perspectiva. O Brasil, nos últimos anos, caiu do 67º lugar no ranking dos países que protegiam suas crianças para o 107º lugar em apenas 2 anos, porque? Porque nós não estamos oferecendo as crianças a proteção devida e ai com isso, ao invés de protege-las, assegurá-las, formá-las adequadamente para serem cidadãos de bem, nós queremos prender as crianças? Pelo amor de Deus! Eu sou a favor que haja sim uma política de segurança adequada mas a política de segurança ela tem 3 níveis: Prevenção, repressão e recuperação. No Brasil, você não faz nenhuma dessas três coisas direito e é por isso que a criminalidade está crescendo no Brasil.

    A atual presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a senadora Gleisi Hoffmann, responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma acusação apresentada na Operação Lava Jato. Ela é acusada de ter recebido, junto com seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, cerca de R$ 1 milhão para pagar sua campanha eleitoral em 2010. Em tempos que a população clama por mais transparência e honestidade, a senhora acha que o PT fez correto em eleger uma pessoa que responde por processo na lava-jato, mesmo sendo inocente? 

    Não tem nenhum problema porque ela vai provar a sua inocência como outros já provaram. Várias pessoas que foram acusadas na Lava-Jato já foram julgadas pelo Supremo e inocentadas e nós temos confiança que a senadora Gleisi Hoffmann, que é por sinal uma das melhores senadoras do Brasil, uma das grandes lutadoras a favor dos direitos do povo brasileiro, vai conseguir também provar que ela não tem nada contra si. Se tiver, ela deve evidentemente responder pelos seus crimes, mas a nossa informação é que ela não cometeu nenhum tipo de irregularidade e essa acusação vai ser respondida, superada pelo processo que correrá no Supremo Tribunal Federal”. 

    Em 30 de janeiro de 2016, a senhora disse que iria marcar um encontro com o Governador Fernando Pimentel para, juntamente com o então prefeito, Cesinha Samor, levar a demanda do término da "estrada da Empa". Esse encontro aconteceu? 

    Nós fizemos isso mas o problema não é da órbita do estado, o problema é da órbita do DNIT, porque aquilo ali é uma estrada Federal, então, como nós estamos vivendo um desgoverno, eu fui lá com Cesinha inclusive e infelizmente não foi possível encaminhar porque nós estamos sem governo, sem cabeça, sem nada. É um problema complicado e o prefeito vai ter de se envolver muito para poder resolver esse problema, porque a única forma de resolver ali é remunicipalizar aquele terreno que hoje é do Governo Federal, então, isso não tem nada a ver com o Pimentel, o Pimentel se dispõe a ajudar mas é uma coisa que tem de ser resolvida na órbita do Governo Federal.

    quinta-feira, 27 de julho de 2017

    Bandidos armados tentam assaltar imobiliária no centro de Cataguases

    Bandidos armados tentaram assaltar uma imobiliária, na manhã desta quinta-feira (27), localizada na Avenida Astolfo Dutra, 99, no Centro de Cataguases.

    Dois homens armados, entraram no estabelecimento por volta das 10h30 e anunciaram o assalto, apontando uma arma para os funcionários.

    A polícia agiu rapidamente e conseguiu surpreender os dois autores que tentavam fugir por um beco. Ao avistar os policiais, os bandidos de arma em punho tentaram evadir em direção aos policiais, forçando com que um dos militares, vendo sua integridade física ameaçada, efetuasse um disparo de advertência, o que fez com que os autores se rendessem, contou o tenente Lacerda para reportagem do Site Mídia Mineira.

    "De imediato a Central de Operações acionou todas as equipes do turno de serviço, equipes de prevenção que se encontrava no centro da cidade, equipe de repressão e patrulhamento que estavam nos bairros e em uma ação rápida e estratégica conseguimos proceder o cerco a imobiliária e de imediato deparamos com dois infratores em fuga, um deles portando um revólver 38 e com o aparato policial no local, eles não tiveram outra alternativa a não ser se render a ação policial", disse o tenente.

    Com os bandidos, a polícia conseguiu recuperar toda quantia roubada, cerca de aproximadamente R$ 1900,00, e apreender um revólver calibre 38 municiado. Os autores, de 33 e 34 anos, já possuem passagem pela polícia e são naturais das cidades de Leopoldina e Ubá.

    No momento da prisão, populares que se encontravam na Avenida Astolfo Dutra, aplaudiram os policiais pela rápida resposta. Confira abaixo vídeo da prisão e a entrevista do tenente na íntegra.

    Caixa Econômica começa a pagar hoje abono do PIS/Pasep

    A Caixa Econômica Federal inicia hoje (27), o pagamento do Abono Salarial calendário 2017/2018, ano-base 2016. Os pagamentos serão efetuados conforme o mês de nascimento do trabalhador, começando com os nascidos em julho. Os beneficiários deste mês, titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$ 1,00 e movimentação, terão crédito automático no dia 25 de julho.

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
    Os valores do benefício variam de R$ 79 a R$ 937, de acordo com o tempo de trabalho durante o ano de 2016. Os recursos ficarão disponíveis ao trabalhador até 29 de junho de 2018.

    Tem direito ao benefício quem está inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos, que trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

    Os trabalhadores que não sacaram até dia 30 de junho o Abono Salarial calendário 2016/2017, ano-base 2015, também terão nova oportunidade para receber o benefício. Para eles, o valor estará disponível para saque de 27 de julho a 28 de dezembro de 2017.

    O trabalhador interessado em saber se tem direito ao abono salarial ano base 2015 pode acessar o link: http://verificasd.mtb.gov.br/abono/. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 158 da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho.

    Agência Brasil

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início