728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 31 de dezembro de 2016

    Como foi o ano em Cataguases? Confira a retrospectiva 2016 e relembre a política, a eleição e os crimes que marcaram a cidade

    Este ano de 2016 foi um ano de muito trabalho para toda a imprensa cataguasense. O Site Mídia Mineira, esteve presente nos principais eventos do ano como testemunha ocular da história: Eleições, ocorrências policiais, discussões políticas foram algum dos temas que presenciamos e por este motivo, fazemos aqui nossa retrospectiva dos fatos (que para o Site) mais marcaram a vida da cidade.

    O ano de 2016 iniciou com uma notícia triste para os cataguasenses. Aos 81 anos, falecia o ex-prefeito Doutor Tarcísio Humberto Parreiras Henriques. Advogado, jornalista, um dos mais importantes políticos de Cataguases e muito influente no cenário mineiro, Doutor Tarcísio foi prefeito de Cataguases por duas vezes (1983-1988 e 2005-2008), deputado estadual e secretário de estado de justiça entre outros importantes cargos exercidos no Estado, por tudo isso, Doutor Tarcísio se tornou uma referência em Cataguases.

    Em fevereiro, o carnaval, um dos maiores investimentos do prefeito Cesinha, não trouxe grande público para a Avenida, com pico de aproximadamente 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, teve reclamação dos comerciantes em relação as vendas e foi marcado como um dos mais violentos do Município com duas mortes. 

    Após o carnaval, iniciou-se as parcerias políticas para a eleição municipal de outubro e um dos primeiros partidos a manifestar apoio a candidatura de Willian Lobo foi o Partido Verde (PV). Também em fevereiro, um incidente com o prefeito de Leopoldina, José Roberto que chamou Cataguases de "Argentina" em um programa de rádio local, provocou a Câmara que aprovou uma moção de repúdio para o gestor da cidade vizinha. O prefeito de Leopoldina veio a duas rádios em Cataguases para se justificar e pedir desculpas, acabando por dar a volta por cima, fechando o ano com moção de aplauso concedida também pela Câmara de Cataguases.

    Em março, o vereador Fernando Pacheco já se apresentava como pré-candidato a prefeito de Cataguases. As movimentações políticas começavam a esquentar. Willian recebia apoio para sua pré-candidatura da ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça e o Pros oficializava, em primeiro momento, seu apoio a pré-candidatura de Antônio Lage. Terminava a janela para troca de partidos e entre os vereadores, Maurício Rufino decidiu ir para o Pros e Walmir Linhares resolveu ficar mesmo no PSDB e apoiar Willian, mesmo andando na contramão das ideias do partido.

    Com o decorrer dos meses, cresce as especulações políticas e aumentam o número de pré-candidatos antes das convenções chegando a 8 nomes, para, mais tarde, as convenções definirem cinco candidatos ao cargo de chefe do Executivo: Willian Lobo, Fernando Pacheco, Cesar Samor, Antônio Lage e Antônio Hulk.

    Em meio a efervescência política, uma das grandes discussões do meio do ano que envolveu Executivo, Legislativo e Judiciário, foi a retirada dos engenhos publicitários (placas de lojas etc) com tamanho fora do padrão na poligonal de tombamento. o prazo terminaria este ano, os vereadores prorrogaram por mais dois anos, o prefeito Cesinha foi no embalo e tentou prorrogar também através de decreto, mas o Ministério Público não aceitou nenhuma das resoluções e exigiu a retirada imediata, no entanto, após intervenção da CDL, os comerciantes da poligonal de tombamento ganharam um respiro até o início de 2017. 

    O governador Fernando Pimentel também esteve em Cataguases no meio do ano, mas a visita foi rápida, inaugurou a distância, no Centro Cultural Humberto Mauro, a placa que marca a entrega oficial de uma quadra na Escola Estadual Astolfo Dutra, assinou Lei para doação de um prédio para implantação de uma unidade oncológica e o repasse de recursos à prefeitura para compra de máquinas e recuperação de ruas e estradas. Pimentel não quis falar com os jornalistas e saiu rapidamente após o evento.

    Ao iniciar a corrida eleitoral em agosto, o Procon de Cataguases anunciava medida administrativa para suspender a taxa de esgoto cobrada pela Copasa. A medida foi vista por muitos como uma tentativa do prefeito Cesinha em aumentar sua aprovação, tanto que o PC do B, distribuiu panfletos pela cidade fazendo alusão ao cumprimento da promessa de Cesinha, mas os eleitores tiveram de pagar a taxa mesmo assim, que continuava a vir nas contas de água. Após as eleições, a empresa recorreu e derrubou a medida do Procon sem perder nenhum mês de pagamento.

    Chegamos à eleição de outubro que confirmou as previsões de que o vencedor seria o ex-prefeito Willian Lobo de Almeida, no entanto, com uma grande surpresa chamada Fernando Pacheco. O candidato que havia lançado uma candidatura simples, sem muitos gastos, recebeu vários apoios de última hora e contrariando os prognósticos de vitória esmagadora de Willian, perdeu por apenas 693 votos de diferença e tornando-se a revelação política do ano. O resultado final ficou da seguinte forma: Willian: 16.798 votos, Pacheco: 16.105, Lage: 4.182, Cesinha:  2.888 e Hulk: 194.

    100 anos do Hospital de Cataguases

    Certamente, o evento mais marcante do ano foi a comemoração dos 100 anos do Hospital de Cataguases que levou uma multidão para a Praça Rui Barbosa como parte das comemorações. O Hospital também inaugurou um memorial que relembra a história da Santa Casa no município e porque não dizer, da saúde em Cataguases.


    Violência:

    O aumento da violência preocupou os cataguasenses em 2016, provocado principalmente pelo consumo de drogas e brigas entre gangues rivais. No entanto, a Polícia Militar lançou uma resposta rápida que trouxe de volta a sensação de tranquilidade no segundo semestre do ano. Mesmo assim, devido as dificuldades do início do ano, os homicídios aumentaram em Cataguases, sendo pelo menos 8, três a mais que em 2015. confira abaixo:


    Ana Flávia Leitão, 37 anos, natural de Belo Horizonte, foi brutalmente assassinada na madrugada de sábado (16/01/2016), em sua residência na Avenida Veríssimo Mendonça, 275, Bairro Beira Rio em Cataguases.

    Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

    Daniel Carli de Oliveira, 18 anos, vulgo "Markitão", foi morto com golpe de faca por volta das 22h30 da quinta-feira (4/02/2016), durante o carnaval. Conforme informações, um grupo de jovens do bairro Guanabara teria se desentendido com a vítima, moradora do bairro Pouso Alegre. O jovem teria tentado correr quando  levou a facada pelas costas. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

    Tchupeter Tomáz Lopes, 25 anos, morador do bairro Guanabara, foi vítima de um disparo de arma de fogo, provavelmente calibre .22, por volta das 2h40 da madrugada do dia 6 de fevereiro de 2016. Tchupeter foi a segunda vítima no período de carnaval. O caso foi visto como retaliação pelo assassinato de Daniel, um dia antes. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

    O jovem mototaxista Bruno da Silva Alves, 29 anos, foi baleado na cabeça após uma assalto no dia 18 de março e teve a morte cerebral confirmada na tarde da segunda-feira (21). A vítima, residente no bairro Haidee Fajardo Dutra pegou um cliente na Praça Chácara Dona Catarina por volta das 20 horas para realizar uma corrida até o bairro Santa Clara. Ao chegar ao local, próximo ao Caic, o autor anunciou o assalto e disparou contra Bruno, acertando-o na cabeça. Até hoje o autor não foi localizado. A motocicleta de Bruno foi abandonada horas depois próximo ao local onde ele residia. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

    Reynaldo Mariano Batista Júnior, 29 anos, conhecido como Junior Niego (Junior Negão), foi alvo de vários disparos de arma de fogo por volta das 23 horas da quarta-feira (20/04/2016), na Rua Joaquim Augusto de Almeida, em frente a uma loja de peixes ornamentais, próximo ao Mercado do Produtor. Conforme informações, a vítima teria saído em uma motocicleta da casa da namorada, na rua Cleto da Rocha, próximo ao local, quando foi abordada por dois homens em uma motocicleta grande que já chegaram atirando. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

    Antônio Celso Antâo, 52 anos, vulgo "Celso do amendoim", foi encontrado morto em sua residência na Avenida Astolfo Dutra, 911, centro em Cataguases, na noite de terça-feira (21/06/2016). A vítima morava apenas com a esposa que encontra-se em Belo Horizonte para tratamento médico. O corpo foi encontrado, em cima de um sofá, por familiares que sentiram a falta do homem. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

    Leonardo César Barbosa, 24 anos, foi morto com 3 tiros, um nas costas, e dois na região da cabeça, no final da tarde do dia 19 de julho de 2016 em Cataguases. De acordo com informações, Leonardo ou "Leozinho", como era conhecido, era suspeito de participação no homicídio de Tchupeter Tomáz Lopes, 25 anos, no período de carnaval. Ele morava no bairro Pouso Alegre e tudo indica que o crime seria mais um capítulo da briga entre os bairros Guanabara e Pouso Alegre. Ele estaria fora da cidade desde o carnaval e a cerca de 3 semanas teria voltado para a cidade e estaria trabalhando como pedreiro no bairro São Diniz. Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

    Weverton da Silva Diogo, vulgo "Cabralzinho", de 27 anos, foi encontrado morto com dois tiros de arma de fogo, na Rua José Esteves, bairro São Pedro em Cataguases no dia 22 de agosto. Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

    Política

    Para finalizar colocamos abaixo, um resumo das principais notícias políticas veiculadas pelo Site Mídia Mineira durante o ano. Confira:

    Polícia Militar recupera em Cataguases veículo furtado em Muriaé

    A Polícia Militar em Cataguases, recuperou na manhã deste sábado (31), um automóvel que havia sido furtado em Muriaé no dia 23 de outubro deste ano. 

    Conforme informações, o policial cabo Dionísio, realizava um patrulhamento preventivo quando avistou o automóvel transitando próximo a praça Santa Rita e desconfiou da placa do mesmo, que aparentava ser: GNA-8247. Após verificação mais detalhada, constatou-se que a placa pertencia a outro veículo e que a placa correta seria GNA-8241, de veículo furtado. 

    Abordado, o condutor de 47 anos, caiu em contradição pois disse que havia adquirido o automóvel em Leopoldina há 5 meses, ou seja, antes da comunicação de furto que é de dois meses. Diante disso, o condutor, que também estava transitando com a CNH vencida, recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Leopoldina para as demais providências.

    Prefeito de Recreio renuncia ao cargo antes de dar posse ao sucessor

    O prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, que não conseguiu sua reeleição no pleito deste ano, renunciou ao cargo, na noite desta sexta-feira (30).

    De acordo com informações, a carta de renuncia foi entregue por volta das 22 horas ao presidente da Câmara Municipal, Fabrísio Brito de Barros pelas mãos da irmã do gestor, Vânia Fialho Miranda e Brum, juntamente com a cópia de sua última declaração de imposto de renda e as chaves da prefeitura.

    Conforme a carta, o motivo para decisão seria de foro íntimo, especialmente para atender a legislação de pessoal de seus cargos federais.

    Ao receber a carta de renúncia, o presidente da Câmara convocou o vice-prefeito e a autoridade policial da polícia militar, o sargento Edmilson Coimbra, para lacrar a sede da Prefeitura Municipal de Recreio e registrou um boletim de ocorrência para evitar possíveis danos ao patrimônio público.


    Com a renúncia, o vice-prefeito João Carlos Guilherme Ferreira (João Dolar), será empossado como prefeito e passará a faixa para o candidato eleito, José Maria Andrade de Barros onde o próprio João Dolar continuará como vice. 

    Com informações e foto da carta de renúncia do Site Pólis

    Muriaé: Idoso é encontrado morto à margem da BR-356


    Fotos: Rádio Muriaé
    Um homem foi encontrado sem vida na tarde desta sexta-feira (30), caído a margem da BR-356, no trecho entre Muriaé e o distrito de Vermelho. Até o momento a vítima não foi identificada e a suspeita é que a morte tenha sido de causa natural.

    Uma mulher, que mora próximo onde o corpo foi encontrado, disse ter visto o homem neste mesmo local, no momento em que ela saía para Muriaé. Quando retornou, minutos depois, o mesmo já estava caído e aparentemente sem vida.

    Militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estiveram no local e constataram que o idoso estava sem vida. Enquanto a unidade do SAMU era aguardada para que o médico pudesse confirmar o óbito, várias pessoas passavam pelo local e diziam que a vítima era andarilho e seria de Rosário da Limeira.

    A princípio, a vítima não apresentava sinais aparentes de violência ou de um possível atropelamento.

    O homem tem aparentemente mais de 60 anos, é magro, cor negra e cabelo e barba de cor branca.

    O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé e ficará à disposição de familiares para que seja feito o reconhecimento oficial.

    Fonte: Rádio Muriaé

    Para quem ainda está em dúvida a Blogueira Kelly Bortolini dá dicas de looks para o ano novo

    KELLY BORTOLINI, a blogueira, listou opções para quem ainda não escolheu a roupa ideal para o fim de ano. "Nesse Ano Novo resolvi usar branco que é o clássico dessa época, então escolhi algumas inspirações de looks branquinhos, e um mais floral para quem vai passar ano novo na praia", contou Kelly. 

    Os vestidos, longos ou curtos, fizeram a preferência que seguiu a tradicional escolha do branco. "Looks monocromáticos são muito versáteis, porque você pode ousar nos acessórios, sandálias e bolsas", afirmou Kelly. 

    Os acessórios, segundo a blogueira, também são chave para compor o look ideal. "A dica é colocar acessórios coloridos para não deixar o look sem graça, ou apostar em uma sandália de cor forte, para deixar o look bem alegre", diz Kelly.

    Por Vanessa Haddad /Jornalista-Assessora de Imprensa

    Veja abaixo algumas dicas de looks:






    Trilhas, cachoeiras e rios: cuidados que você precisa tomar para curtir o verão

    O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais dá dicas para aproveitar as férias sem acidentes imprevistos e com segurança

    Foto: Divulgação
    Verão, sol, calor e férias. As trilhas em mata, cachoeiras e rios da exuberante Minas Gerais são cenários bem convidativos para este momento. O Estado conta com 45 circuitos turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 460 municípios regionalizados.

    Eleito pela publicação DataFolha, o Estado foi escolhido, em 2016, como “Melhor Destino Histórico” e “Melhor Destino para Férias em Família”. No melhor destino turístico histórico indicado para quem deseja aproveitar as férias e conhecer sobre a história o importante é ficar atento a alguns cuidados para aproveitar cada passeio com segurança.

    A pergunta é: como evitar acidentes durante esses passeios e como proceder caso aconteça alguma coisa? O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, treinados para agir em situações como estas, responde para podermos entender como proceder em cada situação de risco ou perigo.

    Veja as dicas:

    1 - Cuidado com o nível dos rios. No verão, especialmente quando faz sol e muito calor durante o dia, geralmente chove muito à tarde ou à noite, dependendo da região. Normalmente o volume de água dos rios fica mais alto e aumenta também os riscos de afogamento. A correnteza fica mais forte e qualquer descuido ela leva você com ela;

    2 - Seguro morreu de velho. Mesmo que você esteja careca de conhecer o local, verifique a profundidade antes de mergulhar. As águas se movimentam o tempo todo e, com elas, as pedras, os troncos de árvores e a terra no fundo do rio;

    3 - Muito cuidado com as pedras. O fato delas estarem secas não quer dizer que não estão escorregadias. Por onde passa a água deixa limo e, mesmo que imperceptível algumas vezes, ele está lá e é perigoso. O risco de levar um escorregão nesses locais é muito, super, hiper, extragrande. Fique de olho especialmente nas pedras que possuem uma “sujeira” preta, pois escorregam como sabão.

    4 - Se vai com família, nunca deixe as crianças sozinhas. Elas geralmente são aventureiras, curiosas e não têm dimensão dos perigos. Não tire os olhos delas;

    5 - Cuidado com os chinelos e sandálias de dedo. São um perigo, escorregam nas pedras pois não dão firmeza nenhuma aos pés e podem aprontar um tombo de uma hora para outra, além de agarrarem na lama. Prefira sandálias específicas para caminhadas e trekking nas montanhas;

    6 - Nas áreas mais difíceis de atravessar, não arrisque pulos e, se possível, caminhe usando as mãos também. Em alguns momentos, andar de quatro garante a passagem segura. Antes de dar um passo, teste se está seguro antes de colocar seu peso todo sobre o apoio – seja uma pedra, um tronco, um galho;

    7 - Jamais atravesse uma corredeira. Ela pode parecer fraquinha, mas a água tem muita força sempre e as pedras submersas são extremamente escorregadias. Sem equilíbrio você não tem chance alguma. Em último caso, o auxílio de uma corda é imprescindível;

    8 - Cuidado com as águas muito geladas que podem dar câimbra nas pernas imediatamente. Quando o poço é fundo, não dá pé o risco aumenta pela ansiedade causada;

    9 - Cuidado com as famosas “cabeças-d’água”. Mesmo com dia lindo elas podem chegar ao local onde você está, vindas de outras regiões onde caiu chuva pesada;

    10 - Não use bebida alcoólica ou qualquer outra substância entorpecente. Você precisa estar no melhor do seu juízo para tomar decisões acertadas, medir seus passos com precisão e controlar bem seu corpo;

    11 - Não participe ou promova brincadeiras de empurrar ou dar tombo em colegas. Deixe as brincadeiras para outra hora em que a vida de ninguém esteja em risco. Faça brincadeiras saudáveis e divirta-se com responsabilidade, sempre respeitando o outro;

    12 - Use roupa de banho e leve toalhas para se secar. As águas de cachoeiras são geralmente muito geladas e podem trazer um resfriado. Levar uma peça de roupa extra também é uma boa pedida, já que voltar para casa com roupa molhada é sinônimo de ficar doente e cheio de assaduras.

    Resgates 

    Um dos problemas típicos e riscos que trazem estes locais envolveu a vida de Thais Mota quando a carioca veio conhecer as belezas de Minas Gerais, um pequeno descuido quase levou a jovem de 27 anos.

    Ela visitava o Parque Estadual do Ibitipoca, em um local conhecido como “Janela do Céu” quando caiu ao pedir que uma amiga a fotografasse. Ela escorregou nas pedras e caiu de uma altura de 35 metros.

    Thaís foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o helicóptero da corporação. O capitão Acácio Tristão Gouvêa, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Juiz de Fora, foi o socorrista à frente do resgate da jovem e complementa as observações para a segurança dos viajantes durante as férias.

    Segundo o capitão, as principais características destes locais que trazem riscos aos frequentadores e turistas "normalmente são locais de grande beleza e que geram um fascínio nos frequentadores, visitantes e turistas, sendo assim, devido a esse encantamento as pessoas descuidam dos princípios de segurança e acaba ocorrendo os acidentes", observa.

    Associado a isso, continua, "as características físicas dos locais, que apresentam pedras escorregadias, lodo, musgos, a própria força da água e da correnteza, a altura, o difícil acesso, além da busca por 'adrenalina' e fortes emoções que tomam conta de algumas pessoas, concluí.

    Em caso de acidentes, segundo orientações gerais do Corpo de Bombeiros, os frequentadores devem sempre deve tentar, primeiramente, o contato através do telefone 193 - Emergência dos Bombeiros. Caso não seja possível, procure um ponto onde haja sinal.

    Por isso, outro fator de grande importância para a segurança dos turistas é o planejamento e buscar todas as informações sobre a aventura com antecedência e informar um familiar ou amigo que está indo viajar e, sobretudo, se há algum serviço de emergência no local.
    Agência Minas 
    sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

    Memorial do Hospital de Cataguases é oportunidade para conhecer a história da Santa Casa na cidade


    O Hospital de Cataguases inova e se torna uma opção de cultura e lazer na cidade ao abrir para visitação a exposição “Memorial Hospital Centenário”. O rico material fotográfico e os textos publicados no ‘Jornal Cataguases’ durante diversas épocas ajudam a recriar a história da Santa Casa. Idealizado por Henrique Frade e organizado pela produtora cultural Cláudia Marques do Valle, o memorial foi inaugurado na quinta-feira (22/12), dia em que o hospital comemorou seu centésimo aniversário e, desde então, está aberto à visitação diariamente, das 7h às 20 h.

    A história sobre a formação do hospital, a construção do prédio antigo, o prédio da antiga Maternidade e o “gigante azul”, a relação do corpo clínico, colaboradores e peças cedidas por familiares de médicos que fizeram a história da instituição são partes integrantes da mostra. “Estamos mesclando, de forma lúdica, fotos e a história do hospital com material que mostra a evolução de Cataguases, porque na verdade as duas histórias o tempo todo se confundem”,
    explicou o gerente de imagem institucional e coordenador das comemorações de cem anos do Hospital, Rogério Ladeira.

    O material idealizado para o memorial ocupa a recepção principal, o corredor de elevadores, o corredor que dá acesso ao parque de exames e termina na recepção Pronto Socorro. Uma grande sinalização em placas tamanho mini-door revestem a parte externa do muro do estacionamento. Na parte interna estão grandes painéis e nichos de vidro, expondo material coletado que contam a história de forma autoexplicativa. “Esta é uma grande homenagem a tantos cidadãos cataguasenses que doaram um pouco de si em benefício da saúde da nossa população. Médicos, funcionários, ex - provedores, conselheiros, prestadores de serviços, todos estão eternizados na história do Hospital”, comentou o atual provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, reiterando o convite para que todos visitem o Memorial.

    O Memorial Hospital Centenário conta com patrocínio de HC Saúde, Distribuidora H2O, Água Mineral Fontes Hélios, Móveis Lopas, Biscoitos Líder de Minas, Casa do Biscoito, Utilicasas,Sorvetes Sol e Neve, Zollern, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, SPDATA, Prefeitura de Cataguases através do Programa DST AIDS, SICOOB, Biosystem, Energisa, Radiocenter, Instituto
    Francisca de Souza Peixoto e Companhia Industrial Cataguases.

    Sr. José Venâncio de Souza de 94 anos, criador da festa da batata de Cataguases foi uma das justas homenagens da Câmara Municipal em 2016

    O vereador Serafim Couto Spíndola, em uma das suas últimas atividades parlamentares da atual legislatura (2013-2016), fez uma justíssima homenagem ao criador da Famosa Festa da Batata, o senhor José Venâncio de Souza de 94 anos de idade.

    José Venâncio de Souza é produtor agrário da zona rural da ponte do sabiá, um dos mais antigos daquela comunidade, pai de cinco filhos : Zenilton Venâncio de Souza, André Luíz Venâncio de Sousa, Sirlei de Sousa Scarli, Sônia Maria de Sousa Vieira e José Leno de Sousa. É recentemente viúvo de Celina Lima Pereira de Sousa ( A dona “Lola” da ponte do sabiá, que produzia diversos e saborosos doces da roça).

    Trabalhador rural nato do sítio Sabiá exerceu durante toda a sua vida de agricultor, várias atividades no campo como plantio de lavoura de arroz, feijão, milho, plantio de café e cana, no qual fabricava todo o ano a famosa rapadura de pé-de-moleque além de açúcar mascavo que adoçava o suave café de todas as manhãs dos companheiros que trabalhavam na “dura” lida do campo junto com ele. (Com saudosismo, ainda quem daquela região nunca parou no seu engenho para tomar um copo de garapa no momento da moagem da cana, além é claro de saborear a puxa ( um tipo de doce) que era feito no ante ponto de produção da açúcar mascavo!).

    Além das árduas atividades rurais durante o dia, na parte noturna o senhor José realizava atividades de empreendedor comercial no antigo Armazém da fazenda do “Pague-e-Leve”, onde era o único comércio da região da Ponte do Sabiá de meados da década de 50 até os anos 70.

    Também o Sr. José ou "Sô Diquinha” ( Apelido antigo, e como gosta de ser chamado) é legionário atuante da Legião da Boa Vontade (LBV) de Alziro Zarur que pregava a Caridade, a Paz e a Boa Vontade de Deus. Sendo que Realizava todas as terças-feiras e Domingos os Cultos da LBV na sede de sua propriedade rural, o Sítio Sabiá, onde reside atualmente.

    Nesta liturgia cristã da Boa Vontade, é que surgiu há mais de quarenta anos, com a ideia do legionário José Venâncio, a criação da legítima Festa da Batata que era realizada por ele e os demais amigos legionários. O evento festa da batata era de carácter estritamente rural com todas as iguarias que “as coisas da roça” poderiam produzir. Sem energia elétrica, a iluminação ainda a lampião e tocha de lamparina, as bebidas eram armazenadas na salmoura (instrumento arcaico que resfriavam e conservavam as bebidas geladas); com músicas raízes como caipiras e com estilo pé de serra (sanfona e violão), a festa julina se diferenciava com a fogueira que era o local onde as batatas doces eram assadas ao ar livre.

    Além dessas próprias características campestres da festa da batata, o evento apresentava um perfil cristão que era marcado com ações de caridade e amor ao próximo de modo que tinha o intuito de arrecadar recursos financeiros, que eram usados na totalidade para comprar cobertores, blusas e demais vestuários de frio, pois o frio era mais severo e a miséria era mais frequente naquela época, de modo que essa boa ação social se fazia muito necessária para a população. 

    Estes cobertores e demais vestuários de frio eram levados pelo José Venâncio e sua esposa (a dona Lola) através de charrete, saindo da Ponte do Sabiá até a região central de Cataguases, no Centro Espírita Paz, Luz e Amor para serem doados para quem necessitava. Filas eram realizadas na grande expectativa de receber o seu cobertor.

    Assim, José Venâncio de Souza (popularmente conhecido como o “Sô. Diquinha” da Ponte do Sabiá) de 94 anos, idealizador da Festa da Batata. Com a presença dos seus irmãos, filhos, netos, bisnetos e demais amigos e parentes, foi justamente homenageado pelo edil Serafim Couto Spíndola.

    Por Matheus Dias de Sousa
    quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

    Leopoldina: Feto é encontrado no lixo

    Um feto foi encontrado dentro de uma sacola plástica, na Rua Santa Filomena, em Leopoldina, na noite desta quarta-feira, 28 de dezembro. 

    Foto: José Augusto Cabral / O Vigilante
    De acordo com informações, um morador das imediações, incomodado com um forte odor, verificou o lixo que estava na calçada e percebeu o feto dentro de um saco plástico. A Polícia Militar foi acionada e a Perícia Técnica da Polícia Civil realizou os trabalhos periciais. 

    Ainda não há informações sobre o responsável pelo abandono. O feto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina, onde será feito um laudo para saber o tempo de gestação. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências.

    Fonte:  O Vigilante Online
    quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

    Cataguases: Chapa encabeçada por Michelangelo ganha apoio da maioria dos vereadores e deverá ser eleita para administrar a Câmara Municipal



    Uma reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), no Hotel Cataguases, definiu o apoio de 8 vereadores a candidatura do vereador Michelangelo Corrêa à presidência da Câmara Municipal de Cataguases. Com isso, com o voto de Michelangelo a chapa que apoia o prefeito eleito Willian Lobo, deverá ter 9 votos.

    A reunião também definiu os cargos da chapa de Michelangelo para composição da Mesa Administrativa que ficou da seguinte forma: Presidente: Michelangelo de Melo Corrêa (PSDB), 1° Vice-presidente: Carlos Alberto Silva Barbosa (PSB), 2° Vice-presidente: Ricardo Geraldo Dias (PC do B), Primeiro Secretário: Vinícius Machado (DEM), Segundo Secretário: Henrique Silva Oliveira (PRTB), Tesoureiro: Mauro de Oliveira Ruela (PTC). Além dos vereadores que compõem a chapa, também assinaram o documento, os vereadores Antônio Gilmar Oliveira, Humberto Antônio Silva Machado e Marcos da Costa Garcia. Confirmando este apoio na eleição com voto aberto que acontece dia 1/1, a chapa de Michelangelo deverá sair vencedora, pois precisaria apenas de maioria simples, ou seja, 8 votos. A outra chapa, deverá ser encabeçada pela vereadora eleita Maria Ângela Girardi.


    Corpo de morador de Miradouro é encontrado boiando no Rio Muriaé


    Fotos: Rádio Muriaé
    O corpo de um morador da comunidade de Varginha, distrito de Miradouro, identificado como Adão Estevam Santos, de 55 anos, foi encontrado boiando junto à margem do rio Muriaé no bairro Napoleão em Muriaé, na tarde desta terça-feira (27). Nenhum sinal de violência foi encontrado no cadáver.

    A polícia foi chamada por uma pessoa que passava pelo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos militares e retirou o cadáver da água após a chegada da perícia técnica da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ato contínuo o corpo foi liberado para o IML da cidade onde foi reconhecido por familiares. Após os trabalhos de necropsia, o corpo foi liberado. A causa da morte ainda não foi divulgada.

    Com informações e fotos da Rádio Muriaé

    Leopoldina: Jovens são presos após briga e faca é apreendida no Centro

    Dois jovens de 23 anos foram presos após uma briga e perseguição no início da noite desta terça-feira (27) no centro de Leopoldina. A Polícia Militar foi acionada através de uma denúncia informando que um homem estaria nas imediações da Praça Félix Martins correndo com uma faca atrás de outro rapaz. O fato aconteceu por volta das 19h30 e os policiais militares Sargento Titonelli e Soldado Araújo rapidamente se deslocaram até o local e abordaram os indivíduos próximo à Agência dos Correios, à Rua Ribeiro Junqueira.

    O autor que segurava a faca informou aos militares que estava correndo atrás do outro rapaz pois o mesmo teria agredido sua mãe. A mulher, de 54 anos, confirmou que o mesmo não aceitara o fim do relacionamento e veio a atacá-la, motivo pelo qual seu filho estaria tentando agredi-lo no centro da cidade. Durante a briga o rapaz que segurava a faca teria mordido o dedo do outro jovem.

    Os dois foram presos em flagrante pelos policiais militares e juntamente com a mulher foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina para as demais providências.

    Fonte: O Vigilante On Line

    Programa de bolsas de estudo facilita acesso ao ensino básico e superior em Cataguases

    Uma bolsa de estudo é a chave para muitas pessoas ingressarem em instituições particulares sem precisar pagar o valor integral da mensalidade. Para facilitar o acesso a uma educação de qualidade, o programa Mais Bolsas está disponibilizando, para o semestre 2017.1, vagas com descontos de até 50% para a Educação Básica e Superior, que irão beneficiar mais de 500 Cataguasenses.

    Por meio de parcerias com mais de 10 mil instituições, como o Colégio Equipe, Unifran, Wpós e Fael, o programa concede bolsas de estudo nas modalidades presencial e à distância para todo o país. Entre os cursos superiores oferecidos em Cataguases estão: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Pedagogia.

    Para o gerente do Mais Bolsas, José Araújo, a educação é um dos principais pilares da sociedade e o programa pode ser a solução para quem não tem condições de pagar uma mensalidade integral. “As pessoas têm consciência da competitividade do mercado de trabalho em meio à crise econômica e vêm buscando uma qualificação profissional. O Mais Bolsas existe justamente para possibilitar esse acesso”, afirma Araújo.

    Para se inscrever gratuitamente, basta acessar www.maisbolsas.com.br, escolher a cidade, modalidade, a série ou curso e a instituição pretendida. O candidato pode ser aprovado de imediato, caso haja vaga disponível. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC, chat, redes sociais ou central de atendimento, nos telefones 4007-2209, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 002 5854, para as demais localidades.

    Fonte: Assessoria de Comunicação

    Sequestro em Guarani: Corpo do empresário de Rodeiro é encontrado e caso ficou registrado como latrocínio

    O corpo do empresário de Rodeiro, Otaviano José de Souza, 56 anos, que havia sido sequestrado em Guarani na madrugada de segunda (26), foi encontrado pela polícia em um rio na comunidade de Araci em São João Nepomuceno.

    O caso mobilizou as polícias da região que através de intensos rastreamentos, e imagens de câmeras de segurança, conseguiram prender três envolvidos de 21, 31 e 32 anos, entre eles, uma taxista que teria dado cobertura aos bandidos. Todos foram detidos na tarde de segunda e acabaram confessando o crime, indicando aos policiais onde teriam jogado o corpo e também o nome de um quarto envolvido. Na manhã de terça-feira (27), os policiais encontraram o carro da vítima e prenderam o último suspeito de 24 anos, na rodoviária de Ubá, quando tentava embarcar em um ônibus.

    Todos os presos, o veículo e materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Ubá. O caso inicialmente estava sendo tratado como sequestro e terminou registrado como latrocínio (roubo seguido de morte).


    terça-feira, 27 de dezembro de 2016

    Leopoldina: mulher é presa após furtar Posto de Combustível

    Uma mulher foi presa na manhã desta terça-feira (27), após furtar um posto de combustível na Avenida Getúlio Vargas em Leopoldina. Após intenso rastreamento, a autora foi localizada no terminal rodoviário da cidade. Com ela, estavam, dentro de uma mochila,  três litros de óleo de motor do estabelecimento. 

    Conforme contou um funcionário do posto, foi prestado ajuda a mulher e após a sua saída do local foi observado a falta dos produtos na prateleira. 

    Os materiais e a autora foram encaminhados para Delegacia Regional de Leopoldina.
    Fonte: Ascom 6ª Cia Ind Leopoldina

    Sequestro em Guarani: polícia prende suspeitos, apreende material mas vítima continua desaparecida

    Material apreendido pela PM - Foto: Kadu Fontana
    A Polícia Militar (PM) continua apurando um caso de sequestro ocorrido na cidade de Guarani na madrugada desta segunda-feira (26). Conforme as primeiras informações, a vítima seria Otaviano José de Souza, 56 anos, empresário e morador  da cidade de Rodeiro. Ele teria sido abordado em um bar na Rua José Alvico, onde  sua filha que é cantora havia acabado de se apresentar no local, sendo levado pelos bandidos.

    A partir de informações obtidas a PM conseguiu identificar suspeitos. Três deles e um taxista que estaria dando cobertura aos criminosos foram detidos em São João Nepomuceno. O veículo da vítima, um Eco Sport prata, também já teria sido encontrado. Os trabalhos de rastreamento continuam porque há possibilidade de existirem outras pessoas envolvidas no crime. A vítima ainda não foi localizada.

    Os detidos até o momento estão sendo encaminhados para a Delegacia Regional de Ubá.

    Com informações e foto de Kadu Fontana

    Prefeito Willian Lobo e vereadores eleitos em Cataguases tomarão posse neste domingo (01/01) - Saiba como serão as cerimônias


    Neste domingo (1/01/2017), a maioria dos prefeitos, vice e vereadores tomarão posse dos cargos para os quais foram eleitos este ano.

    Em Cataguases, a Sessão solene de posse acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro a partir das 9 horas de domingo. No entanto, devido a capacidade do teatro, apenas 270 pessoas receberam convites individuais para participarem, sendo a maioria (150) convidados dos vereadores eleitos. 

    Conforme o Artigo 16 do Regimento Interno da Câmara, a cerimônia deverá ser presidida pelo "vereador que mais recentemente tenha exercido cargo na Mesa Diretora observada a ordem hierárquica" e por esse motivo, o vereador Michelangelo Correa, atual 2º vice-presidente, é que deverá presidir a sessão de posse e eleição da nova Mesa Diretora. A expectativa é de que duas chapas concorrerão a direção da Câmara: a primeira encabeçada pelo próprio Michelângelo e a segunda pela vereadora eleita Maria Ângela. Nos bastidores comentam-se que Michelângelo já teria garantido 9 votos dos 15 vereadores. Conforme última alteração do Regimento, a eleição deverá ser aberta, ou seja, após cada vereador votar, o secretário abrirá a urna e anunciará o voto de cada vereador.

    Terminada a posse no Centro Cultural Humberto Mauro e eleição da nova Mesa Diretora da Câmara,  a cerimônia segue para o paço municipal onde oficializará a posse do prefeito Willian Lobo e deverá acontecer a transmissão do cargo do prefeito Cesinha para Willian. A Cerimônia no paço municipal é aberta para toda população.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início