728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 30 de outubro de 2016

    Cataguases: PM prende dois por tráfico e registra duas agressões no sábado

    Em patrulhamento pelo centro da cidade, policiais militares depararam com dois indivíduos um uma motocicleta Honda Bros em atitude suspeita. Ao abordá-los, os policiais encontraram na mochila de um dos rapazes, de 33 anos, uma bucha de maconha e vários sacos plásticos comumente usados para embalar droga. Na mochila do outro rapaz, de 23 anos, foi encontrada uma bucha de maconha de tamanho maior que a primeira e R$ 166. Questionados, os rapazes disseram que eram usuários, mas receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de plantão em Leopoldina, juntamente com o material apreendido. A motocicleta também foi apreendida devido o condutor não possuir habilitação.
    Participaram da ocorrência os militares: 

    Agressão no bairro Primavera

    Um homem de 60 anos agrediu a irmã de 58, sua mãe de 84 anos e o pai de 88 anos na Rua Nelson Soares Dutra, no bairro Primavera. De acordo com informações, o fato ocorreu por volta das 10 horas deste sábado (29), quando sua irmã teria ido visitar seus pais que sofrem de alzheimer. Houve um desentendimento e o irmão teria agredido fisicamente os três. As vítimas foram atendidas no Hospital de Cataguases, acionaram a Polícia e registraram a ocorrência.

    Agressão no bairro Pouso Alegre

    Uma mulher de 27 anos foi agredida pelo marido de 23 anos, na Rua Edson Fabrino, bairro Pouso Alegre, em Cataguases, nos primeiros minutos deste domingo (30).

    De acordo com a vítima, os dois estariam bebendo quando a discussão iniciou. O rapaz desferiu vários socos em sua face e a atacou com um facão, vindo atingir o braço direito da vítima. A Polícia Militar foi acionada por vizinhos e o rapaz fugiu do local. A vítima foi encaminhada para o Pronto Socorro Municipal, onde foi medicada e liberada. Segundo informações esta não é a primeira vez que a mulher é agredida pelo cônjuge, mas até o momento não havia registrado ocorrência por medo. O rapaz não foi localizado mas teria ameaçado a esposa, dizendo que voltaria.

    Cataguases: Quartel da Polícia Militar é apedrejado durante a noite

    O quartel da Polícia Militar em Cataguases, foi apedrejado no final da noite deste sábado (29). O fato inusitado e absurdo, aconteceu por volta das 23h35. 

    Policiais fizeram cerco aos jovens que correram em direção ao bairro Guanabara. Após buscas, um adolescente de 16 anos foi apreendido com pedras na mão. Ele apontou outros colegas que estariam juntamente com ele na ação delituosa, todos menores, mas estes não foram localizados. O jovem foi levado a presença da autoridade judicial, acompanhado de seu representante legal e depois foi liberado.

    Duas viaturas que estavam estacionadas no terreno ao lado do quartel e dois veículos particulares de policiais que se encontravam em serviço, foram atingidos e sofreram danos na lataria e vidros.

    A estrutura do atual quartel da Polícia Militar em Cataguases vem sendo questionada há muito tempo e já existe projeto para que um novo quartel seja construído em uma área que hoje faz parte do Colégio Cataguases. A PM também tem negociado a revitalização da área esportiva do colégio - que hoje encontra-se abandonada - para a prática de esportes dos militares, alunos da escola e população em geral, com gerenciamento da PM, além da implantação de diversos programas sociais.
    sábado, 29 de outubro de 2016

    Cataguases: Homem é agredido por grupo de rapazes no centro quando retornava para casa

    Um homem de 34 anos foi agredido por um grupo de rapazes na noite deste sábado (29), na interseção das ruas Raimundo de Paula Batista com Joaquim Peixoto Ramos, próximo a Praça Sandoval Azevedo (Praça Dr. Lídio), no Centro em Cataguases.

    De acordo com informações colhidas no local, a vítima estaria retornando de um festival de cerveja para uma casa na Rua Joaquim Peixoto Ramos, onde sua esposa o aguardava, quando foi agredido. Testemunhas disseram que aproximadamente 15 jovens participaram da agressão, mas a quantidade não foi confirmada.

    Populares que presenciaram a cena acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que compareceram ao local. O homem foi resgatado e levado para o Hospital de Cataguases com lesões na cabeça e corpo, com suspeita de traumatismo craniano e até o fechamento desta matéria a informação é que deveria passar por exames médicos.

    A PM tentou localizar o grupo de jovens mas sem sucesso.

    Agente penitenciária de Cataguases morre em acidente na BR-116

    Um acidente no Km 555 da BR-116 em Santa Bárbara do Leste, distante aproximadamente 24 quilômetros de Caratinga, vitimou a agente penitenciária de Cataguases, Anthoniane Procópio de Lacerda, de 28 anos. 

    De acordo com informações, ela e o esposo viajavam em um veículo Fiat Stilo, placas de Dona Eusébia onde residiam, quando por volta das 3 horas da madrugada deste sábado, o veículo perdeu o controle na descida da serra, vindo a capotar e cair em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros. O condutor,  Everton Raniere Santos, de 29 anos, esposo de Anthoniane, conseguiu sair ileso, subiu até a estrada e pediu socorro. Um cachorro que também estava no veículo foi resgatado com vida.

    Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local realizando os trabalhos de resgate. A Perícia técnica da Polícia Civil também foi acionada e após os trabalhos de praxe liberou o corpo.

    As causas do acidente ainda serão apuradas. Chovia muito no momento do acidente.

    Com informações e fotos do Site Super Canal


    Além Paraíba: Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar recaptura foragido da cadeia pública

    Uma operação da Polícia Civil de Além Paraíba  com o apoio da Polícia Militar do mesmo município, por volta das 19 horas desta sexta-feira (28), conseguiu recapturar o foragido da justiça Rodrigo dos Santos Silva, vulgo "Polaco" que havia fugido da cadeia pública de Além Paraíba desde 2015.

    Os policiais já vinham monitorando as atividades do tráfico de drogas no bairro Jardim Paraíso, quando avistaram "Polaco". No momento da abordagem, o foragido reagiu e saiu correndo mas acabou caindo ao chão, sendo alcançado e algemado pelos investigadores Tony Ângelo e Jorge Adilson. Com a queda, o homem acabou sofrendo várias escoriações pelo corpo. O investigador Tony Ângelo, também acabou se machucando na perseguição, sendo necessário sutura e pontos no cotovelo.

    Polaco foi levado ao Hospital São Salvador e, após medicado, foi encaminhado para a 28ª Delegacia de Polícia Civil de Além Paraíba, sendo ouvido pelo Delegado Titular Dr. Thiago Couri e encaminhado para a cadeia pública.

    Também participaram da ocorrência os investigadores da Polícia Civil: Daniel Nascimento, Gerson Barreto e Gustavo Tartari. Pela Polícia Militar participaram os policiais, Elivelton e Guilherme.
    sexta-feira, 28 de outubro de 2016

    Cataguases: Polícia Militar cumpre mandado e prende autor de furto

    A Polícia Militar de Cataguases prendeu,  na tarde desta sexta-feira (28), "J.R.V.R.", vulgo "Cadim", 35 anos, nas proximidades do bairro Guanabara.

    O mandado de prisão, expedido pela meritíssima juíza Márcia de Souza Victoria foi devido a condenação do autor a 1 ano e 4 meses, em regime semiaberto, pelo crime de furto à uma loja em 27 de maio de 2014.

    Governo de Minas Gerais amplia projeto de integração aérea e inclui novos destinos

    Por meio da Codemig e da Setop, mais cinco municípios mineiros receberão voos regionais; outra novidade é a integração entre cidades do interior

    O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), inicia a segunda fase do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais - Modal Aéreo (PIRMA). Cinco novas cidades foram incluídas às rotas, que passam a ter, além de voos diretos para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, opções de escala, com voos que ligam os municípios do interior entre si.

    Com as mudanças, mais dois dos 17 territórios de desenvolvimento definidos pelo Governo do Estado serão atendidos pelo projeto: Sudoeste e Triângulo Sul. 

    As novas cidades incluídas ao projeto são: Araxá, Lavras, Manhuaçu, Passos e Pouso Alegre. Elas terão voos de ligação com Belo Horizonte e serão incluídas aos circuitos criados para conexão entre os outros 12 municípios da primeira fase do projeto: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa. Com a criação dos circuitos, o projeto oferecerá voos diretos e voos com mais de um trecho. 

    As novas rotas já estão disponíveis para comercialização e os novos voos começam na quarta-feira (2/11). A venda dos vouchers continua a ser feita pelo site www.voeminasgerais.com.br.

    A plataforma de compras também foi aprimorada: agora, o cliente possuirá uma conta de usuário, por meio da qual poderá acessar seu histórico de compras, atualizar dados pessoais e solicitar reembolsos, reemissões, remarcações e cancelamentos.

    Além disso: o web check-in foi viabilizado; a pesquisa de voos oferece resultados mais precisos aos interessados (com opções do destino para toda a semana); a interface de compras está mais amigável; e o acesso por dispositivos portáteis foi aperfeiçoado.

    Desde seu lançamento, o site recebeu mais de 110 mil acessos.

    Vouchers

    O passageiro agora poderá adquirir seu voucher até 40 minutos antes do voo, havendo disponibilidade. Outra novidade é a possibilidade de venda de vouchers no balcão de atendimento dos aeroportos. Nos voos com saída programada, os usuários poderão comprar até a abertura do check-in (venda tipo go-show). Agências também poderão realizar reserva de bilhete, assegurando o voucher para seus clientes dentro de um prazo pré-estabelecido, até a efetivação da compra.

    As rotas da primeira fase do projeto foram definidas a partir de uma pesquisa, que ouviu mais de 2.000 pessoas em 31 municípios. Nesta segunda fase, a partir da avaliação do primeiro mês de funcionamento, os voos foram remanejados para garantir a prestação do serviço mais intensa nos locais onde houve maior procura de vouchers e também atender a demanda das novas cidades.

    Também foram consideradas as sugestões feitas por passageiros e moradores dos municípios atendidos na primeira fase do projeto, sobre dias e horários dos voos. 

    O valor dos vouchers varia de R$ 100 a R$ 550, de acordo com a distância percorrida. As aeronaves, modelo Cessna Grand Caravan 208 B, transportam até nove passageiros e, em breve, farão também transporte de carga.

    Experiência

    O administrador Rodrigo Simões fez o trajeto de Curvelo a Belo Horizonte, trocando cerca de três horas de estrada por 27 minutos de voo. “Foi muito bom! Avião ótimo, confortável e pessoal competente. Tudo muito bom e não tenho do que reclamar. Espero que o projeto continue, pois pretendo usar bastante. Facilitou minha vida”, afirma. 

    Outro passageiro que destaca a agilidade e a conveniência do transporte aéreo é o médico Guilherme Antônio de Lima e Silva, que viajou de Diamantina até a capital pelo projeto. “Toda primeira semana do mês faço esse trajeto e agora só irei utilizar o PIRMA. Espero, ainda, que incluam mais voos, para ampliar o meu leque de escolhas. Serei cliente costumaz”, diz.

    A segurança oferecida nessa modalidade de voos, ao passageiro e ao transporte de cargas, é indicada pelo administrador de empresas e palestrante José Roberto Cajaíba como um dos pontos fortes do PIRMA. Ele fez o percurso entre Patos de Minas e Belo Horizonte e elogiou a iniciativa.

    “Viajo muito a trabalho, portanto, preciso muito voar. O projeto me ajudou muito nesse quesito. Além disso, um avião de pequeno porte e um voo curto são muito mais seguros e velozes que uma viagem de carro ou de ônibus, principalmente para quem transporta cargas e objetos valiosos”, avalia o administrador.

    Primeira fase

    O PIRMA foi lançado em 17 de agosto deste ano e, até o dia 21 de outubro de 2016, realizou cerca de 350 voos. Segundo o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, trata-se de um processo de criação de uma nova cultura.

    “O uso de aeronaves de pequeno porte para aviação regional, que é comum em outras partes do país, ainda é uma iniciativa inédita em Minas Gerais. Por isso, acreditamos em um interesse crescente pelo serviço. A procura que tivemos por vouchers na rota de Teófilo Otoni, por exemplo, comprova que há uma demanda dos mineiros por essa forma de transporte, mais ágil e segura”, reforça Castello Branco.

    As três rotas onde houve maior procura de vouchers na primeira fase do projeto foram Teófilo Otoni, Viçosa e São João del-Rei. Na sequência, Diamantina, Patos de Minas e Juiz de Fora também tiveram uma procura de destaque.

    PIRMA e aviação

    O Projeto de Integração Regional de Minas Gerais - Modal Aéreo busca fomentar os negócios locais, desenvolver o turismo, integrar as diversas regiões do estado e facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte, permitindo que tenham acesso rápido a eventos e serviços disponíveis na capital.

    Para Minas Gerais, que possui uma área total de quase 600 mil quilômetros quadrados, o investimento na regionalização por meio do transporte aéreo é estratégico e indispensável para atender a meta de redução das desigualdades nos 17 territórios de desenvolvimento estabelecidos pelo Governo do Estado.

    Segundo informações da Anac, Minas Gerais conta atualmente com 121 aeródromos privados e 86 públicos. A administração, a manutenção e a exploração dos aeródromos públicos são atribuições da União. A Setop vem trabalhando em processos de delegação União-Estado, possibilitando investimentos do Governo estadual em reformas, melhorias e posterior delegação aos municípios ou empresas, para operação e manutenção.

    Outras informações:

    www.voeminasgerais.com.br
    www.facebook.com/voeminasgerais
    www.codemig.com.br
    Agência Minas

    Governador Fernando Pimentel entrega mais 100 viaturas à Polícia Civil de Minas Gerais

    Ação é resultado das demandas de segurança pública nos Fóruns Regionais de Governo; investimento chega a R$ 641 mi para um total de 234 veículos



    O governador Fernando Pimentel entregou nesta sexta-feira (28/10), durante cerimônia no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, o segundo lote com 100 novas viaturas locadas que atenderão 13 departamentos da Polícia Civil de Minas Gerais em 12 municípios do Território Metropolitano. No dia 26 de setembro último, foram entregues os primeiros 134 veículos. A iniciativa atende demandas da população nos Fóruns Regionais de Governo, que acontecem desde 2015. O governo mineiro está investindo R$ 641 mil na iniciativa.

    “A entrega desses 234 veículos para a Polícia Civil está concentrada, não por acaso, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque é aqui que nós temos mais de 50% das ocorrências do Estado. O atendimento prioritário com a renovação da frota aqui cumpre o objetivo de atender os locais onde há maior necessidade de serviço. Também tem municípios que nos preocupam, porque concentram índices de violência muito altos, como é o caso de Betim e São Joaquim de Bicas”, afirmou o governador Fernando Pimentel.

    Pimentel destacou os investimentos feitos na área da segurança pública, mesmo com dificuldades orçamentárias. “Nós estamos trabalhando com prioridades, atendendo às demandas da população no Fórum Regional Metropolitano, que foram muito concentradas na questão da segurança pública. Também estamos dando um tratamento todo especial à Polícia Civil que, sem querer fazer nenhum juízo de valor, vinha sendo muito desprezada ao longo do tempo”, pontuou.  

    O chefe da Policia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, destacou a importância não só da entrega de novas viaturas como do investimento do Estado na corporação. “A atenção do Governo de Minas Gerais com a Polícia Civil e, por consequência, com a população, não se esgota com a entrega de viaturas. Neste governo, expandimos o atendimento no interior com designação de 93 peritos criminais e 34 médicos-legistas. Também houve reforço no nosso efetivo com nomeação e designação de 945 novos investigadores, que já estão atuando em Belo Horizonte e no interior. No próximo mês, mais 115 investigadores serão formados, fortalecendo ainda mais nossa instituição e o atendimento à população”, enumerou.

    A renovação da frota atende às necessidades do Programa de Renovação e Gestão da Frota da Polícia Civil de Minas Gerais, com a gradual renovação e a modernização da frota institucional, por meio de adequação dos veículos às atividades a que se destinam. Além disso, contribui para a melhoria do policiamento preventivo e repressivo, das investigações, do transporte de custodiados e dos bens apreendidos. Os carros foram locados por meio de processo licitatório e os recursos garantidos ao orçamento da Polícia Civil de Minas Gerais pelo Tesouro Estadual

    Dia do Servidor

    O governador Fernando Pimentel lembrou que a solenidade acontecia no Dia do Servidor Público, destacando o papel do mesmo para a administração e a comunidade.  “Hoje, como é o dia do Servidor Público, eu quero dar um abraço carinhoso em cada um, em cada uma, destacar que Minas Gerais tem um serviço público que nos enche de orgulho, porque se esforça, mesmo com dificuldade, para cumprir a sua missão. Muito obrigado, parabéns pelo dia do Servidor”, afirmou.

    Participaram do evento os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Segurança Pública, Sérgio Menezes; e de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. Também compareceram o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civi, coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Militar de Minas Gerais, coronel BM Helder Ângelo e Silva; e, representando o Comando da Polícia Militar de Minas Gerais, o subchefe do Estado Maior, coronel PM Robson José de Queiroz. 

    Confira a lista dos municípios contemplados:

    Belo Horizonte, abrangendo além de Delegacias e Departamentos, as Centrais de Flagrantes do Barreiro, a Delegacia adida ao Juizado Especial Criminal e as Especializadas de Furtos e Roubos, Fraudes, Proteção à Criança e ao Adolescente, Mulher, Meio Ambiente, Repressão Antidrogas, Homicídios e Desaparecidos;
    Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Juatuba, abrangendo as Delegacias Especializadas de Mulher, Homicídios e Proteção à Criança e ao Adolescente;
    Vespasiano, Santa Luzia, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto, abrangendo também Delegacias Especializadas de Mulher e Homicídios.

    Departamentos da Policia Civil contemplados:

    • Chefia da Polícia Civil
    • Corregedoria Geral de Polícia Civil
    • Departamento de Trânsito de Minas Gerais
    • Superintendência de Informações e Inteligência Policial
    • Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária
    • Departamento Estadual de Operações Especiais
    • Departamento Estadual de Investigação de Fraudes
    • Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família
    • Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico
    • Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa
    • 1º Departamento de Polícia Civil – Belo Horizonte, incluindo as respectivas Centrais e Unidade de Flagrantes
    • 2º Departamento de Polícia Civil – Contagem e as respectivas Especializadas - Mulher e Criança e Adolescente (Contagem e Betim)
    • 3º Departamento de Polícia Civil – Vespasiano e as respectivas Especializadas de Mulher (Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto)

    Cataguases: Irmão agride irmã menor de idade com golpes de capacete na entrada do Hospital

    Uma confusão entre dois irmãos, próximo a portaria do Hospital de Cataguases, acabou virando caso de polícia na tarde desta quinta-feira (27).

    De acordo com informações, os irmãos teriam ido ao Hospital para visitar a mãe, por volta das 17 horas, que encontra-se internada. O rapaz, de 20 anos de idade, teria agredido a irmã, de 15, com um capacete. A vítima relatou a polícia que o motivo da agressão seria pelo fato de seu irmão não concordar com sua opção sexual e acusou o irmão de outros crimes. O rapaz justificou, dizendo que o estado de sua mãe estaria pior devido as acusações da irmã. Por fim, o jovem recebeu voz de prisão, o capacete foi apreendido, sendo encaminhado para Delegacia de Polícia Civil. A vítima foi medicada no Pronto Socorro com lesões leves e recebeu apoio do Conselho Tutelar, sendo liberada em seguida.
    quinta-feira, 27 de outubro de 2016

    Novos radares entram em operação nas MGs 010, 447 e 158

    Equipamentos funcionarão em caráter educativo até o dia 31 de outubro. Previsão é de instalação de um total de 393 aparelhos na malha estadual até dezembro




    Mais seis radares começaram a operar em módulo educativo na terça-feira (25/10). A MG-010 recebeu mais um, desta vez no quilometro 17,5, entre o posto da Polícia Militar e o entroncamento com a rodovia MG-424, na cidade de Vespasiano.

    Os outros cinco radares estão instalados nas seguintes localidades: no município de Ubá – no quilômetro 8,5 da MG-447; mais três em Passa Quatro, na MG-158, quilômetros 16,8, 18,5 e 20,9; e o último também na rodovia MG-158, quilômetro 5,3, em Itanhandu.

    Todos começam a operar definitivamente no dia 1º de novembro de 2016.

    Após a entrada em operação, serão autuados os veículos que excederem a velocidade máxima permitida, dependendo do trecho em que estão instalados, que varia a partir de 40 KM/h, em Itanhandu e Passa Quatro, até 110 km/h em Vespasiano, na MG-010.

    Agora, com mais este conjunto de seis equipamentos em operação, sobe para 46 o número dos radares fixos que o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) já instalou nas rodovias mineiras, pertencentes ao contrato atual, que prevê a instalação total de 393 equipamentos até dezembro deste ano.

    A função do radar é proporcionar segurança nas rodovias, realizando o controle eletrônico de velocidade para coibir o excesso. A principal recomendação feita pelo DEER/MG é para que, independentemente da presença de radares nas estradas estaduais, os motoristas respeitem a sinalização e os limites de velocidade específicos para cada trecho das rodovias.

    Recomendação esta que vem sendo seguida pela quase totalidade dos motoristas que trafegam nas rodovias mineiras com fiscalização eletrônica de velocidade.

    Na MG-290, por exemplo, entre os dias 14 e 17 de outubro, durante o período educativo, passaram pelos oito radares nos municípios de Inconfidentes/Jacutinga, 89.473 veículos, sendo que apenas 397 ultrapassaram o limite de 60 km/h (velocidade máxima regulamentada), o que representa 0,44% do total de veículos.

    Agência Minas
    quarta-feira, 26 de outubro de 2016

    Infestação de Aedes aegypti em Cataguases está com índice acima do preconizado pelo Ministério da saúde, aponta LIRAa

    Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratini

    O Núcleo de controle de endemias da Secretaria de Saúde de Cataguases, divulgou nesta terça-feira (25), o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti e Aedes Albopictus, responsáveis pela transmissão de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

    O relatório, foi realizado entre os dias 17 a 19 de outubro de 2016. Na oportunidade foram pesquisadas 1.425 imóveis, destes, 16 imóveis positivos e 17 focos encontrados do Aedes aegypti distribuídos em 10 bairros. Os locais onde apresentaram infestação com seus respectivos índices de infestação predial e depósitos predominantes foram:
    • Reta da Saudade - 25% (Tambor), 
    • Bela Vista (BNH) -  7,14% (Ralo),
    • Dico Leite - 5,26% (Vaso Sanitário, Piscina e Tambor), 
    • Pouso Alegre - 5,26% (Caixa d`água), 
    • Vila Domingos Lopes - 4,76% (Pote), 
    • Ponte Alta - 4,44% (Bebedouro, Pneu), 
    • Menezes - 4,08% (Ralo, Tambor e Lona), 
    • Santa Clara - 3,33% (Tambor e Frascos), 
    • Ana Carrara - 2,38% (Panelas),
    • Haidêe - 1,30% (Ralo),
    • Vila Reis - 1,17% (Vaso Sanitário e Frascos).
    O distrito de Vista Alegre foi o único distrito onde o vetor foi verificado, com índice de 3,03%, sendo encontrado focos em Caixas d`água, Lata, tambor, caixa de gordura e bebedouro de animais.

    A média do Índice de Infestação Predial por Aedes aegypti (IIP) em Cataguases ficou em 1,1% e o Índice de Infestação por Aedes albopictus ficou em 0,2 %, sendo que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde para os dois vetores é inferior a 1%.

    Polo do IF Sudeste em Cataguases oferece cursos técnicos gratuitos

    O Campus avançado do IF Sudeste em Cataguases está realizando chamada pública para cursos técnicos a distância (EaD). As inscrições devem ser feitas no período de 2 a 3 de novembro no Polo de Cataguases. O cadastro será realizado por ordem de chegada no Polo de Apoio Presencial de Cataguases, situado na Escola Manuel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), 3º andar, Chácara Granjaria, bairro Granjaria no horário das 14 às 18 horas no dia 2 e das 9 às 16 horas no dia 3.

    Os cursos ofertados serão: administração, alimentos, logística, meio ambiente e segurança do trabalho.

    Os procedimentos e documentos necessários para as inscrições estão disponíveis no site: http://ead.ifsudestemg.edu.br.

    Veículo cai em córrego e condutor morre afogado

    Um veículo VW Gol caiu dentro de um córrego na Estrada de São Fernando, comunidade do Divisório, próximo a Muriaé, O condutor, Marco Antônio dos Santos, 46 anos, ficou preso no veículo e morreu afogado. 

    O veículo foi encontrado, dentro do córrego, na manhã desta quarta-feira (26), por um cunhado da vítima que passava pelo local, por volta das 6 horas.

    O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e realizaram os trabalhos no local.

    As informações e fotos são do Site do Silvan Alves


    Muriaé: Homem tenta estuprar idosa com necessidades especiais

    Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM), na tarde desta terça-feira (25), acusado de tentar estuprar uma idosa portadora de necessidades especiais, em um apartamento na Rua Simeão Feres, na divisa dos bairros Barra e Safira em Muriaé. Segundo a PM, o suspeito usou uma faca e foi contido por vizinhos que relataram ter flagrado o homem nu, tentando violentar a vítima.

    A vítima, que tem dificuldades na fala e audição, sofreu um corte no rosto, estava muito nervosa e foi atendida pelo Samu, sendo levada ao Hospital São Paulo (HSP).

    Os vizinhos contaram que o suspeito é parente distante dos filhos da idosa e que eles permitiram que o mesmo tomasse banho na residência, porém, após a saída dos filhos para o trabalho, o homem teria se apossado de uma faca e tentado estuprar a vítima que reagiu e gritou, despertando a vizinhança.

    Segundo a PM, o homem confessou que tentou fazer sexo com a mulher, alegando apenas que “gostou dela”. O autor tem passagens policiais por suspeita de envolvimento em casos de furto, roubo e homicídio.

    Após a confecção do boletim de ocorrência ele foi apresentado Polícia Civil (PC), na delegacia do bairro safira.
    Com informações e fotos da Rádio Muriaé

    Ciclista de 82 anos morre atropelado por ônibus em Bicas

    Um ciclista identificado como Willian Nunes (Lilim), 82 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus da Viação Sertaneja, na Avenida Augusto Rossi, no Centro de Bicas. De acordo com informações, o acidente aconteceu pouco antes das 9 horas desta terça-feira (25). O ciclista teria caído e o motorista do ônibus não teria visto. 

    A Polícia Militar esteve no local e encaminhou o motorista do ônibus que estava em estado de choque para o Hospital e em seguida para a Delegacia de Polícia Civil de Bicas para prestar esclarecimentos.

    a Perícia Técnica da Polícia Civil também esteve no local e após os trabalhos de praxe liberou o corpo.
    Com informações e foto de Kadu Fontana / Show de Bola

    Assembleia Legislativa recebe denuncia e decidirá se autoriza ação que pode culminar com afastamento de Pimentel

    Foto: Marcos Gama / Mídia Mineira
    A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comunicou a imprensa nesta terça-feira (25) o recebimento da cópia da denúncia contra o governador do estado, Fernando Damata Pimentel, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

    O ofício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), contendo a cópia da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), foi recebido e lido na Reunião Ordinária de Plenário realizada na tarde desta terça-feira (25). A Assembleia deverá deliberar sobre a abertura do processo.

    O rito processual no Legislativo mineiro, que pode culminar com o afastamento de Pimentel, ainda será aprovado pela Mesa da Assembleia e pelo Colégio de Líderes. Conforme o Artigo 217, a autorização para a instauração do processo depende da anuência de dois terços dos parlamentares da Casa.

    O governador foi denunciado, em julho, na Operação Acrônimo sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro enquanto foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante a gestão de Dilma Rousseff (PT). A denúncia se baseou na delação premiada de Benedito Oliveira, o Bené, que acusou Pimentel de ter recebido propina no valor de R$ 20 milhões. Pimentel foi indiciado duas vezes na Operação Acrônimo com o aval do ministro Herman Benjamin. Em maio deste ano, a denuncia chegou ao STJ. A defesa de Pimentel recorreu sob o argumento de que a abertura da ação penal contra o governador só pode ocorrer se houver autorização da ALMG, o que foi aceito pelo tribunal.

    Confira abaixo a nota enviada a imprensa:

    NOTA À IMPRENSA
    RECEBIMENTO DE CÓPIA PELA ALMG DA DENÚNCIA CONTRA O GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL

    A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, nesta segunda-feira, 24 de outubro, ofício do Superior Tribunal de Justiça contendo a cópia da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para deliberar sobre autorização da abertura do processo. O rito processual desta matéria no Legislativo mineiro ainda será aprovado pela Mesa da Assembleia e Colégio de Líderes. Ele terá como referência os artigos 217 e 280 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

    MESA DA ASSEMBLEIA E COLÉGIO DE LÍDERES, AOS 25 DE OUTUBRO DE 2016.
    Deputado Adalclever Lopes – Presidente
    Deputado Hely Tarqüínio – 1º-Vice-presidente
    Deputado Lafayette de Andrada – 2º-Vice-presidente
    Deputado Ulysses Gomes – 1º-Secretário
    Deputado Alencar da Silveira Jr. - 2º-Secretário
    Deputado Dr. Wilson Batista – 3º-Secretário

    Deputado Durval Ângelo – Líder de Governo
    Deputado Vanderlei Miranda – Líder da Maioria
    Deputado Gustavo Valadares – Líder da Minoria
    Deputado Rogério Correia – Líder do Bloco Minas Melhor
    Deputado Gustavo Corrêa – Líder do Bloco Verdade e Coerência
    Deputado Wander Borges – Líder do PSB
    Deputado Tiago Ulisses – Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária
    Deputado Leonídio Bouças – Presidente da Comissão de Constituição e Justiça
    Deputado Cássio Soares – Presidente da Comissão de Meio Ambiente
    Deputado Cristiano Silveira – Presidente da Comissão de Direitos Humanos

    Câmara conclui votação da PEC dos Gastos Públicos e proposta segue para o Senado

    A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada de hoje (26) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à inflação do ano anterior, ao rejeitar os seis destaques da oposição que pretendiam alterar o texto-base. Agora a proposta será encaminhada ao Senado, também em dois turno de votação.

    O texto-base foi aprovado em segundo turno por 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções.

    No Senado, para a PEC ser aprovada, são necessários um mínimo de 49 votos em cada votação. Se aprovada sem modificações em relação ao texto da Câmara, a PEC será promulgada pelas mesas-diretoras do Senado e da Câmara e passará a integrar a Constituição Federal.

    A intenção da base-aliada do governo no Senado é acelerar a tramitação da proposta para que ela seja aprovada em segundo turno ainda no mês de novembro.
    EBC

    Obras da Samarco para conter lama de rejeitos estão atrasadas, diz Ibama

    O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou hoje (25), em Belo Horizonte, um balanço dos trabalhos do Comitê Intefederativo criado para fiscalizar os projetos de reparação nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Considerada a maior tragédia ambiental do país, o episódio completará um ano no dia 5 de novembro. Segundo o Ibama, as obras emergenciais para o período de chuva estão atrasadas.

    O balanço foi apresentado em entrevista coletiva que contou com a presença da presidente do Ibama, Suely Araújo. Ela considerou que, apesar do atraso, as obras previstas são suficientes para conter o carreamento dos rejeitos que estão dispersos pela região. De acordo com o Ibama, há 43 milhões de metros cúbicos de lama entre a barragem que se rompeu e a usina de Candonga. "Parte dessa lama está controlada, parte está disposta ao longo dos rios", explica Suely. A dragagem de rejeitos próximo a usina de Candonga, prevista para começar em março, só teve início em abril. A presidente do Ibama também sinaliza que houve atrasos de obras em decorrência de decisões judiciais.

    Segundo a Samarco, intervenções de reforço na segurança das estruturas remanescentes já foram realizadas. A construção da nova barragem de Santarém está prevista para ser concluída em dezembro e o dique S4 em janeiro do ano que vem. As duas obras são consideradas, tanto pelo Ibama como pela Samarco, como importantes para reter a lama dispersa.

    Suely Araújo destacou que os próximos meses serão o período mais crítico. A partir de janeiro, com todas as estruturas já concluídas, a situação será mais confortável. "Não está bem, mas está monitorado". No cenário mais pessimista traçado pelo Ibama, com uma chuva acima da média histórica na região, cerca de 2 milhões de metros cúbicos de lama poderiam escoar ao longo do Rio Doce.

    Também hoje (25), o Ibama disponibilizou em seu site o Relatório da Fase Argos da Operação Áugia. O documento critica a morosidade da Samarco em atender os órgãos ambientais. “De forma geral observou-se que a maior parte das recomendações feitas anteriormente não foram plenamente cumpridas pela empresa. O alto número de locais que necessitam de ações ainda sem nenhuma intervenção de conservação do solo (71%), drenagem (62%) e contenção (53%) é preocupante. Tais intervenções são essenciais para a contenção dos sedimentos e para impedir futuro carreamento dos rejeitos para os corpos hídricos”, registra o texto. O relatório é um desdobramento da vistoria realizada pelo Ibama em abril deste ano.

    Acordo

    Com o rompimento da barragem, a lama de rejeitos espalhou-se poluindo a bacia do Rio Doce e devastando comunidades e vegetação nativa. Dezenove pessoas morreram. Para reparar os danos, o Governo Federal, os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billiton assinaram um acordo que previa o investimentos por parte das mineradoras de aproximadamente R$20 bilhões ao longo de 15 anos. Esse acordo chegou a ser homologado judicialmente, mas posteriormente a homologação foi anulada atendendo pedido do Ministério Público Federal que estima em R$155 bilhões os prejuízos.

    A validade do acordo ainda será avaliada novamente pela Justiça Federal. Mesmo diante da incerteza, as partes que o assinaram afirmam que seus termos estão sendo cumpridos, entre eles o funcionamento do Comitê Intefederativo, composto por representantes de diversos órgãos do governo federal, dos governos de Minas Gerais e Espírito Santo e dos municípios atingidos. Eles fiscalizam os projetos de reparação de anos desenvolvidos pela Fundação Renova, que foi criada pela Samarco também atendendo um dos pontos do acordo. O Ibama é um dos integrantes do Comitê Interfederativo e coordena os trabalhos de fiscalização em torno da contenção de rejeitos.
    Agência Brasil
    terça-feira, 25 de outubro de 2016

    CEFET tem inscrições abertas para o vestibular 2017

    Até dia 31 de outubro estão abertas as inscrições para o vestibular 2017 do CEFET-MG (Centro de Formação de Educação Tecnológica de Minas Gerais).

    O Processo Seletivo, organizado pela Fundação Cefetminas (FCM), oferece 2.434 vagas (1º e 2º semestre) para os cursos de nível técnico, para Belo Horizonte, Contagem, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno e Curvelo.

    Entre os cursos disponíveis estão: eletromecânica, eletrônica, informática, mecânica, química e outros.  As provas acontecem no dia 4 de dezembro e as inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela internet, no site www.copeve.cefetmg.br.

     Fonte: Cristiane José e Poliana Napoleão da
    Press Comunicação Empresarial / Jornal Leopoldinense

    Cataguases: Energisa e Junior Achievement formam jovens empreendedores

    Nesta terça-feira, 25 de outubro, a Energisa e a Junior Achievement encerram, em Cataguases, as atividades do curso de formação de jovens empreendedores na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto e na Escola Estadual Professor Quaresma.

    Mais um projeto social da Energisa, que conta com a participação especial de funcionários da empresa que apoiam esta iniciativa como voluntários.

    Este ano, foram disponibilizados os programas de capacitação da Junior Achievement Habilidades para o Sucesso e Conectado com o Amanhã, preparando os jovens para o mercado de trabalho.

    Desde 2009, a Energisa mantém parceria com a Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos, criada em 1919, que contribui com a educação de jovens empreendedores em mais de cem países. Nesses oito anos, essa parceria contou com a participação de mais de 130 colaboradores da Energisa, que apoiaram esta iniciativa com voluntários, beneficiando ao todo mais de 1.800 alunos de 29 escolas municipais e estaduais de Minas Gerais.

    Fonte: Comunicação Social Energisa
    Foto: Formatura 2015 / Arquivo Energisa

    segunda-feira, 24 de outubro de 2016

    Além Paraíba: Homem é morto a facadas em Parque de Exposições

    Um homem de 37 anos morreu após ser esfaqueado na madrugada deste domingo (23) em Além Paraíba. A Polícia Militar foi acionada pelos funcionários do Hospital São Salvador, no momento em que a vítima identificada por Rodrigo Furlan Nicolucci, deu entrada por volta das 3h50.

    De acordo com informações o homem havia acabado de chegar, em um motorhome, no Parque de Exposições da cidade onde acontecia um evento de rock. Aproximadamente trinta minutos após, um indivíduo de estatura alta, cor clara, barbudo, trajando bermuda jeans de cor clara, usando boné preto e coturno preto, de posse de uma faca entrou no interior do Motorhome e os dois entraram em luta corporal, esfaqueando a vítima (que também é portadora de deficiência em uma das pernas) seis vezes, quatro no tórax e duas na parte dorsal. após, o autor deixou o local tomando rumo ignorado. 

    O corpo da vítima, natural de Santa Bárbara d`Oeste (SP), foi encaminhado para o IML da cidade de Leopoldina onde passou por exames de necropsia, sendo liberado em seguida para o funeral.

    A polícia Militar continua nas buscas para localizar o autor do crime.

    Com informações e fotos do Blog do Adenilson Mendes
    nosso parceiro em Além Paraíba
    domingo, 23 de outubro de 2016

    Cataguases: Carro cai no córrego Lava Pés e condutor fica ferido


    Um  veículo Fiat Palio, modelo Young, caiu no córrego Lava-pés, na Avenida João Inácio Peixoto, na Granjaria, pouco antes das 7 horas da manhã deste domingo (23).

    De acordo com informações colhidas no local, pela nossa reportagem, apenas o condutor estava no veículo no momento do acidente, ele teria fraturado um braço e uma perna. Segundo a PM, o condutor é inabilitado. Não foi possível, até o momento de fechamento de nossa reportagem, confirmar se  o mesmo teria ingerido bebida alcoólica. Nossa reportagem também não pode permanecer no local devido ameaças por várias pessoas da família da vítima.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), compareceu após aproximadamente 40 minutos, por estar atendendo outra ocorrência. O Corpo de Bombeiros de Leopoldina também foi acionado para auxiliar no resgate da vítima, que foi conduzida para o Hospital de Cataguases.

    sábado, 22 de outubro de 2016

    Ubá: Veículos pegam fogo após acidente e deixam pelo menos três feridos

    Um veículo VW Gol se chocou com um ônibus da viação Ubá, na noite deste sábado (22) na Avenida JK em Ubá.

    O ônibus fazia a linha Centro x Serra-verde, quando o condutor do Gol perdeu a direção numa curva se chocando com o ônibus, vindo a incendiar-se logo em seguida.

    Todos os passageiros conseguiram sair do ônibus antes do incêndio, mas o motorista e um casal que estavam no Gol, foram socorridos em estado grave e levados ao Pronto Socorro Municipal.



    Fotos: Kadu Fontana/Show de Bola
    Texto: Jane Gama/Mídia Mineira

    Cataguases tem nova opção de lanches: Maloca lanches diferenciados



    Cataguases tem uma nova opção de lanches: trata-se da Maloca Lanches diferenciados. Situada em local tranquilo, familiar, arejado e facilmente acessível, na Ladeira Alzira Diogo, 346, bairro Izabel Tavares, a 10 minutos do centro, a Maloca trabalha com 70 opções de lanches, com bife 100% artesanal composto por carne de primeira qualidade, além de grande variedade de porções e espetos.

    Por todo cuidado e carinho com que as refeições são servidas, vale a pena conferir, juntamente com toda a família esta nova opção em nosso município. O telefone do estabelecimento é 3421-4567.




    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início