728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    domingo, 31 de julho de 2016

    Acidente entre Tebas e Argirita deixa 1 morto e 6 feridos - cinco eram funcionários de um buffet e retornavam de casamento em Cataguases

    Um veículo Corolla, placas de Leopoldina, com um casal e um VW Gol, que seguia para Bicas, com cinco integrantes de um Buffet que realizaram uma festa de casamento em Cataguases, colidiram de frente no Km 11 da BR-267, entre Tebas e Argirita, próximo a um Ferro Velho, deixando 6 pessoas feridas e um morto na madrugada deste domingo (31).

    O acidente aconteceu por volta das 02h45, três Unidades do SAMU, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal e uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina atenderam a ocorrência.

    O condutor do VW GOL teve ferimentos leves, um dos passageiros que se encontrava no banco traseiro do veículo, identificado como Cláudio Ribeiro de Souza, 62 anos (foto ao lado), morreu e os demais tiveram ferimentos graves. Todos os feridos foram levados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina e após serem atendidos pela equipe médica de plantão permaneceram internados. O homem e uma mulher grávida que viajavam no Corolla também foram atendidos e permaneceram em observação no PSM. A pista ficou interditada por pelo menos duas horas.

    Com informações e fotos abaixo de O Vigilante Online
    Nosso parceiro na região


    Muriaé: Incêndio destroi estoque de loja e compromete estrutura de casarão na Praça João Pinheiro

    Um incêndio de grandes proporções destruiu todo o estoque de uma loja de calçados que funciona em um casarão histórico na Praça João Pinheiro, no Centro de Muriaé, na noite deste sábado (30). O Corpo de Bombeiros combateu as chamas por cerca de 5 horas e teve apoio de policiais militares e empresas que forneceram caminhões pipa para reabastecer a viatura “auto-bomba”. Ninguém foi ferido.

    O incêndio começou por volta das 18h30. Os bombeiros tiveram dificuldades para iniciar o combate, pois o imóvel estava trancado e o fogo ficou concentrado na área dos fundos, onde fica o depósito da loja.

    Segundo o Corpo de Bombeiros o estoque da loja foi completamente destruído e, aparentemente, houve danos parciais na estrutura do imóvel. O proprietário foi orientado a solicitar uma avaliação técnica para verificar o nível exato dos danos.

    Não há informações sobre as causas do incêndio, que deverão ser investigadas.

    Com informações e fotos da  Rádio Muriaé
    Nosso parceiro na região





    sábado, 30 de julho de 2016

    Cataguases: 525 lotes concedidos pelo Município a partir de 2003 serão analisados e aproximadamente 60 já estão automaticamente cancelados

    O Executivo de Cataguases, cumpriu mais uma etapa do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), para adoção de medidas de correção da política municipal de concessão de direito real de uso dos imóveis públicos para moradia da população de baixa-renda, bem como o retorno para o patrimônio público dos imóveis concedidos irregularmente aos particulares e publicou no domingo (24), decreto revogando todos os alvarás de aforamento e contratos de enfiteuses, celebrados entre 10 de janeiro de 2003 à 31 de dezembro de 2012.

    Os aforamentos e contratos de enfiteuses, era a forma usual para cessão de terrenos públicos à população carente, com a finalidade de construção de imóveis para moradia, sem a possibilidade de passar para terceiros e com a obrigação de construir imóvel residencial. Com o fim da vigência do Código Civil de 1916, em 10 de janeiro de 2003 e início da vigência do CC/02, em 11 de janeiro de 2003, a enfiteuse saiu do rol de direitos reais, que são previstos no art. 1225 do Novo Código Civil. No entanto, o Município de Cataguases continuou com a política habitacional, utilizado esse tipo de instrumento.

    Conforme informou o setor de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Cataguases para o Site Mídia Mineira, os aforamentos concedidos por Lei, no período de 2003 a 2012, somam 525 - 298 no governo Maria Lúcia Mendonça (2003 a 2004), 123 no governo Tarcísio Henriques (2005 a 2008) e 104 no governo de Willian Lobo (2009 a 2012) - sendo que destes, 196 receberam alvará de aforamento. 

    Aforamentos por ano em Cataguases:



    Prefeita Maria Lúcia Mendonça
    Prefeito Tarcísio Henriques
    Prefeito Willian Lobo
    Ano
    Qtd Afor.
    2001

    2002

    2003
    199
    2004
    99
    Ano
    Qtd Afor.
    2005
    05
    2006
    05
    2007
    113
    2008
    0
    Ano
    Qtd Afor.
    2009
    04
    2010
    10
    2011
    90
    2012
    0

    Vale ressaltar, que todos os prefeitos doaram na intenção de cumprir o programa habitacional de moradia para pessoas de baixa-renda e todos os beneficiários que cumpriram rigorosamente a finalidade para a qual os aforamentos foram destinados não correm risco de perder o imóvel.

    Aproximadamente 60 lotes estão sem construção e por si só estão cancelados pela Lei própria. Os restantes, serão analisados por uma Comissão Permanente, um a um, mas já se sabe que existem  a situação dos terrenos que ainda estão em início de construção e ou com obra abandonada, além de construções com desvio de finalidade, que ao invés de construído o imóvel residencial, foi construído um prédio para alugar, por exemplo. Alguns, correm o risco do beneficiário ter de devolver o imóvel para o patrimônio público, após avaliação da comissão.


    "Todos os alvarás serão cancelados, porém os que cumpriram as determinações da Lei, receberão contrato de concessão real de uso que poderá ser registrado às margens da matrícula relativa ao imóvel, junto ao CRI dessa Comarca", informou Elizabete Abrita, do setor de Patrimônio da Prefeitura de Cataguases.

    O Executivo já encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal para revogar a Lei Municipal nº 4.038/2012, que trata da questão. Dentro de 45 dias, uma Comissão Permanente será instituída e, ainda conforme o TAC, em um período de 12 meses o Município será obrigado a elaborar um Plano Municipal de Habitação, de forma participativa e democrática, abstendo-se de celebrar novos contratos de concessão de direito real de uso de bens imóveis públicos para moradia até que seja editado o referido plano. 

    No caso do não cumprimento do TAC, o Executivo terá de pagar multa diária de R$ 300,00 e multa pessoal ao representante legal do Município por cada concessão de uso realizada em desacordo no valor de R$ 15 Mil.

    Confira abaixo o decreto do último domingo:

    DECRETO N°. 4.548/2016

    ‘Revoga todos os Alvarás de Aforamento e cancela todos os contratos de enfiteuses, de concessão e de permissão de direito real de uso de imóveis, expedidos e celebrados no período de 10 de janeiro de 2003 à 31 de dezembro de 2012’.  

    O Prefeito Municipal de Cataguases, usando de suas atribuições legais, com base no artigo 85, inciso I, “o” da Lei Orgânica Municipal e; Considerando o que restou apurado nos autos do Inquérito Civil Público de nº. 0153.12.000300-6, ao qual constatou o desvio de finalidade da atual política pública instituída pela Lei Municipal 4.038/2012, que regulamentou a concessão de uso de imóveis públicos;                                                                                                                                       
    Considerando o termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Município de Cataguases e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na data de 31 de maio de 2016, ao qual se convencionou as formalidades necessárias para concessão de direito real de uso, conforme prescreve o Decreto-lei 271/1967 e Lei 8.666/1993, mediante a celebração de contrato com a administração pública municipal; e,

    Considerando que o instituto da “enfiteuse” foi extinto, com a entrada em vigor da Lei 10.406, de 10 de Janeiro de 2002, Código Civil brasileiro; 

    DECRETA 

    Art. 1º. Ficam revogados e sem nenhum efeito todos os alvarás de aforamento expedidos, e, cancelados todos os contratos de enfiteuses, de concessões e permissões de uso de imóveis para fins de moradia celebrados pelo Município de Cataguases, no período compreendido entre 10 de janeiro de 2003 à 31 de dezembro de 2012. 

    Art. 2º. REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE, revogando-se as disposições em contrário.       

    Cataguases, 19 de julho de 2016. 

    José César Samor
    Prefeito Municipal 

    Walter de Paula 
    Secretário de Administração

    sexta-feira, 29 de julho de 2016

    Cataguases: Homem é baleado no bairro Pouso Alegre

    Um homem de 27 anos, foi alvejado por três tiros de arma de fogo, no início da tarde desta sexta-feira (29), no bairro Pouso Alegre em Cataguases.

    A polícia chegou a ser avisada que uma pessoa teria sido baleada na Rua Álvaro França, por volta das 13h30, mas ao chegar ao local, os militares nada encontraram. Posteriormente, já por volta das 17h15, foram informados de que uma vítima de disparos de arma de fogo havia dado entrada no Hospital de Cataguases. 

    Em contato com a vítima, "M.V.G.", a mesma relatou que estava na rua quando repentinamente, o autor chegou e disparou, vindo acertar o rapaz de raspão em uma das mãos e duas vezes no pé direito, não prestando mais informações devido a dificuldade de verbalização, provavelmente ocasionado por substância entorpecente.

    A Polícia realizou rastreamento por vários bairros próximo do local onde o fato ocorreu, mas não conseguiu encontrar o suspeito, identificado como "H.S.S.", de 18 anos.

    O caso foi registrado como lesão corporal e não como tentativa de homicídio.

    PM de Cataguases recupera motocicleta furtada


    A polícia Militar de Cataguases, recuperou nesta sexta-feira (29), uma motocicleta que havia sido furtada no início do mês em Vista Alegre.

    Conforme as informações da PM, os integrantes da guarnição “PAC SUL” composta pelos militares 3º Sgt PM Vilela e 3º Sgt PM Adelir, durante patrulhamento na ZQC (Zonas Quentes de Criminalidade) do Bairro São Vicente e adjacência, visualizaram uma motocicleta Honda CG 125, Preta, Placa HEC-8319, estacionada na Rua Antônio Januário Carneiro. Os policiais desconfiaram e solicitaram consulta da Sala de Operações da Fração (SOF) no Sistema Informatizado, onde constatou-se, que o veículo havia sido furtado na Rua Professor João do Nascimento, Distrito de Vista Alegre em Cataguases no dia 11 de julho. 

    Os militares acionaram um guincho que recolheu o veículo a um pátio credenciado do Detran.

    Leopoldina: Léo Mantovani vence a etapa regional do Festival de Viola de Piacatuba

    Fotos: Sérgio Lopes
    Em uma noite onde o público aguardava ansiosamente pela apresentação do mineiro Zé Geraldo, que no início da madrugada empolgou a plateia com seus lindos versos, o cantor Léo Mantovani saiu de Piacatuba como o campeão da 14ª edição do Festival de Viola, etapa regional. Acompanhado do Quarteto Cantos de Minas e com a música "Santa Cruz Queimada", que foi escrita exclusivamente para o Festival e em homenagem ao distrito de Piacatuba, Léo garantiu para a cidade de Ubá, onde é radicado, o maior prêmio da segunda noite do Festival de Viola de Piacatuba. O segundo lugar ficou com a dupla Fabiana Carvalho e Fábio Castro, com a música "Paisagens", e o terceiro com Bráulio Hilário, que cantou "Assim é o meu Amor".


    O leopoldinense Rodrigo de Sá Schettino, vocalista da Banda Hey Joe, ficou com o troféu de Melhor Intérprete e a dupla Fabiano e Marcial com o de Melhor Violeiro. O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia prosseguiu, nesta sexta-feira, com o tradicional cortejo de violeiros, a partir das 19h30. Em seguida, com a disputa da etapa nacional do Festival de Viola, que premiará cinco candidatos. Diorgem Júnior, vencedor do 13º Festival (etapa nacional) com a música "Viola Esperançada", fará sua estreia como artista convidado e, em seguida, o cantor e compositor pernambucano Sérgio Andrade, fundador da Banda de Pau e Corda, se apresentará pela primeira vez no palco de Piacatuba.

    Neste sábado, a programação fica por conta de Miltinho Edilberto e Renato Teixeira, a partir das 22 horas.



    A 14a edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é produzida e coordenada por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio da Energisa, incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.

    Com informações da Assessoria de Comunicação / Fernanda Espindola

    Vacina contra dengue tem preço definido

    A vacina contra dengue no Brasil terá o teto de preço variando entre R$ 132,76 e R$ 138,53. O valor foi definido pela Cmed nesta segunda-feira (25/7).


    Foto: Divulgação
    A dose da vacina da dengue no Brasil, produzida pela empresa Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda., vai custar entre R$ 132,76 e R$ 138,53. Essa é a variação do teto do “Preço Fábrica” (PF), com o qual este produto poderá ser comercializado nas diferentes alíquotas do ICMS vigentes no Brasil. 

    A Sanofi-Aventis é, até o momento, a única empresa, no país, com registro de uma vacina contra a dengue, chamada de Dengvaxia®. O tratamento com a vacina inclui três doses, com seis meses de intervalo entre elas. Outras vacinas para a prevenção da dengue ainda estão sendo analisadas pela Anvisa, para que possam ser comercializadas no Brasil com segurança e eficácia. 

    Confira o Preço Fábrica (PF) que poderá ser cobrado pela vacina da dengue, de acordo com o ICMS de cada estado:

    17% (demais estados)
    17,5% (RO)
    18% (AM, AP, BA, MA, MG, PB, PE, PR, RN, RS, SE, SP e TO)
    20% (RJ)
    R$ 132,76
    R$ 133,69
    R$ 134,63
    R$ 138,53

    Como é definido o preço da vacina

    O valor da vacina da dengue foi definido pela Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que é a autoridade brasileira para a regulação de preços de medicamentos. A CMED é composta por representantes dos ministérios da Fazenda, Saúde, Justiça, Desenvolvimento e Casa Civil, sendo que a Anvisa exerce a função de Secretaria Executiva da Câmara.

    A Resolução 2/2004 da CMED é a norma que define os critérios para precificação de medicamentos no Brasil. Segundo a Resolução, medicamentos novos no mercado brasileiro devem ter seus preços definidos com base em dois critérios: o menor preço internacional entre uma cesta de países listados na norma ou o custo de tratamento com os medicamentos utilizados para a mesma indicação terapêutica.

    A vacina contra a dengue da Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. trouxe um desafio à CMED, pois se trata da primeira vacina desenvolvida contra a doença, ou seja, não há alternativa com a qual possa ser comparada. Além disso, a vacina não foi lançada em nenhum dos países cujos preços são utilizados como referência. Assim, os critérios de precificação estabelecidos pela Resolução CMED 2/2004 não são aplicáveis à vacina contra a dengue, cujo ineditismo demandou a discussão de um novo racional de precificação entre os membros da CMED.
    Fonte: Anvisa

    Cataguases: Começa na próxima semana a Campanha de Vacinação antirrábica de cães e gatos - Confira o cronograma

    A partir do dia 6 de agosto, começa a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos da área urbana do município. Na região rural, os animais já estão sendo vacinados desde o dia 18 de julho, onde os agentes tem passado em vários pontos, mas ainda sairá um cronograma com pontos específicos na região central dos distritos.

    A vacinação acontecerá em quatro datas específicas, sempre aos sábados, nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto no período das 8 às 16 horas. O Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pretende imunizar 10.013 cães e 1.417 gatos, que totalizarão 11.430 animais vacinados em Cataguases.

    É importante ressaltar que os animais devem ser levados por adultos que possam contê-los para receber a vacina.

    No município também será realizado uma busca ativa para vacinação dos animais de rua.

    Confira abaixo o cronograma de vacinação:

    06/08/2016


    • Vila Minalda – Hotel Paixão;
    • Vila Minalda – Praça Joaquim Gonçalves Ledo;
    • Primaveira – Ponto final do ônibus;
    • Dico Leite – Escola Astolfo Dutra;
    • Dico Leite – Próximo da antiga loja do Sr. Zezito Baiano;
    • Vila Minalda – Antigo Bar do Rodolfo;
    • Vila Tereza – Praça José Inácio Peixoto;
    • Beira Rio – Salão Paroquial;
    • Bom Pastor – Bar Ponto de Encontro;
    • Paraíso – Campo de Futebol;
    • Paraíso – Escola Enedina Prata;
    • Paraíso – Quadra rua Geraldino Ferraz;
    • Ibraim – Escola Municipal José Soares Gonçalves;
    • Santa Clara – Igreja Católica;
    • São Pedro – Guarita do ônibus;
    • Taquara Preta – Antigo IDAIC;
    • Taquara Preta – Ponto final do ônibus;
    • São Cristovão – Em frente a mercearia Torres

    13/08/2016


    • Centro – Praça Sandoval Azevedo (Pracinha do Dr.Lídio);
    • Praça de Esportes;
    • Guanabara – Praça;
    • Imê Farage – Posto de saúde;
    • Leonardo – Posto de saúde;
    • Leonardo – Antigo bar do Silvinho;
    • Ana Carrara – Escola Municipal Maria José Peloso;
    • Granjaria – Escola Estadual Dr. Noberto;
    • Granjaria – Casa Miosótis;
    • Miguel – Próximo ao bar da Biá;
    • Colinas – Praça;
    • Isabel Tavares – Ponto final rua Francisco Tavares Noleto;
    • Horto Florestal – Bar Sr. Pedro;

    20/0//2013


    • Thomé – Posto de Saúde;
    • Sebastião Adolfo – Bar do Sebastião Adolfo;
    • Pouso Alegre/ Beco São José – Mercado Beija-Flor;
    • Pouso Alegre – Bar do Manoel;
    • Sol Nascente – Ponto final do ônibus;
    • Popular – Posto de Saúde;
    • Pampulha – Entrada do Marote;
    • Marote – Fábrica de tijolos;
    • São Diniz – Escola Municipal Manoel Dutra Siqueira

    27/08/2016


    • Mercado Produtor;
    • Praça do BNH;
    • Vila Reis – Escola Municipal Carmelita Guimarães;
    • Vila Reis – Praça próximo entrada do Carijós;
    • Carijós – Rua Espírito Santo próximo ao nº 420;
    • Justino – Posto de Saúde;
    • São Vicente – Padaria ponto final do ônibus;
    • Haidêe – Próximo ao antigo SESI;
    • Haidêe – Posto de Saúde;
    • Haidêe – Sede da associação de moradores;
    • Menezes – Campo praça Menezes;
    • Bandeirantes – Igreja Católica;
    • Bandeirantes – Posto de Saúde


    quinta-feira, 28 de julho de 2016

    Lotes de extrato de tomate de 5 marcas são proibidos por conterem pelo de roedor

    Quatro lotes de extrato de tomate e um de molho de tomate foram proibidos nesta quinta-feira (28/7) pela Anvisa por conterem pelo de roedor em limite acima do tolerado pela legislação. A proibição envolve a comercialização e distribuição dos produtos dos lotes reprovados. A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Os fabricantes deverão fazer o recolhimento dos estoques existentes no mercado. 

    Lista de extratos e molho de tomate proibidos

    Nome do Produto Marca LoteValidade no RótuloFabricante Laudo 
    Extrato de tomate AmoritaL076 M2P 01/04/2017 Stella D’Oro Ltda 236.CP.0/2016 
    Extrato de tomate Aro002 M2P 05/2017 
    197.CP.0/2016 
    Extrato de tomate Elefante 032502 18/08/2017 Cargill Agrícola Sa  234.CP.0/2016 
    Extrato de tomate Predilecta 213 23IE 03/2017 Predilecta Alimentos Ltda 195.CP.0/2016 
    Molho de tomate tradicional Pomarola 03090331/08/2017 Cargill Agrícola Sa 233.CP.0/2016 
    Fonte: Anvisa

    Programa educacional amplia atuação e chega a Cataguases disponibilizando bolsas de estudo para o ensino superior

    O programa Mais Bolsas acaba de firmar parceria com instituições de ensino superior na cidade de Cataguases. E, a partir desse segundo semestre de 2016, vai beneficiar mais de 500 Cataguasenses com bolsas de estudo de até 50%, para cursos de graduação e pós-graduação.

    O programa Mais Bolsas tem como objetivo promover o acesso de jovens e adultos no ensino superior, por meio da concessão de bolsas de estudo com descontos de até 50%. Para tanto, vem ampliando sua atuação e firmando parcerias com grandes faculdades, centros universitários e universidades em diversos estados brasileiros. Na lista de mais de 500 parceiras estão instituições renomadas como a Estácio, Fael, Universidade Cruzeiro do Sul e Unijorge.

    “A formação no ensino superior é o sonho de muitos brasileiros e iniciativas de programas educacionais como o nosso, o Mais Bolsas, possibilitam o acesso daqueles que não têm condições financeiras de pagar o valor total das mensalidades, na rede particular de ensino”, afirma José Araújo, Gerente do Mais Bolsas.

    Para se inscrever, basta acessar o site www.maisbolsas.com.br, escolher a cidade, o curso e instituição pretendida. As inscrições são gratuitas e, havendo vaga disponível, o candidato poderá ser aprovado de imediato. Em caso de dúvidas, o aluno deverá utilizar um dos canais de atendimento do programa, SAC ou central nos telefones 4007-2209 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 002 5854 para as demais localidades.

    Fonte: Assessoria de Comunicação +Bolsas

    Leopoldina: 1º Ciclo de Palestras Jurídicas para atividade operacional da Polícia Militar aconteceu nesta quarta-feira


    Foi realizado na noite desta quarta-feira (27), em Leopoldina, o 1º Ciclo de Palestras Jurídicas, voltadas à atividade operacional da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento aconteceu no Auditório do CEFET, à Rua José Peres, 558, com início às 19 horas e teve como anfitrião o Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta, Comandante da 6ª Companhia PM Independente sediada em Leopoldina.

    Fotos: O Vigilante Online
    Os palestrantes foram a Juíza Ludmila Linz Grilo – de Miraí, o Tenente Coronel Ailton Cirilo da Silva – Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares de Minas Gerais, o Dr. Carlos Eduardo Santos Rodrigues – Delegado Regional da 3ª DRPC de Leopoldina e a Dra. Maria Filomena Silva Antunes – Defensora Pública da Comarca de Leopoldina.

    Dentre as autoridades presentes estavam o Tenente Anderson Palmares, do Tiro de Guerra de Cataguases; Major Willian de Oliveira Machado, comandante da 146º Cia PM em Cataguases; o 2º Sargento BM Rondinelli Franco Rezende – representando o Tenente Guilherme Cantelle – Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina; o Inspetor Ribeiro Matos representando a 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal sediada em Leopoldina; Valdiney Nunes Mariano – Diretor Geral do Presídio de Leopoldina e José Ricardo Alves – Diretor Adjunto do Presídio de Cataguases (SUAPI).
    Fonte: O Vigilante Online

    Leopoldina: Começa o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba

    Entre os dias 27 e 31 de julho, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia colocará novamente o pequeno distrito de Leopoldina na rota dos grandes shows da moda de viola. Conhecido nacionalmente, o tradicional Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba chega à 14ª Edição, promovendo o resgate da cultura e o desenvolvimento econômico da cidade, além de fomentar a música de raiz de qualidade com violeiros de todo o país e descobrir novos talentos.

    Por cinco dias, de 27 a 31 de julho, o público vai poder saborear a culinária da região nos diversos restaurantes e bares ao som de boas músicas tocadas por grandes artistas.

    O Festival de Viola, que resgata as raízes musicais brasileiras, incentiva o intercâmbio e a troca de experiências entre músicos, compositores e interpretes com duas etapas: regional e nacional.

    Além dos shows, oficinas, artesanatos, palestras também vão movimentar a cidade, promovendo o crescimento da economia local e regional através do turismo cultural e gastronômico.

    Piacatuba também guarda um patrimônio histórico, que merece ser apreciado pelos visitantes — é um dos distritos mais antigos da região da Zona da Mata, que data do final do século XIX.

    O Festival traz uma programação musical diversificada e grandes atrações, que vão de Renato Teixeira a Geraldo Azevedo, passando por Zé Geraldo, Miltinho Edilberto e os estreantes Diorgem Júnior e Sérgio Andrade.

    Este ano, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba tem patrocínio da Energisa, Governo do Estado de Minas, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Câmara Municipal de Leopoldina entre outras parcerias.

    Programação

    Programação 14º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
    27/07 – Quarta-feira

    o   20h30: Cortejo Hermes, Ramon e Rozado
                Violeiro Etapa Regional
    o   21h: Hermes Viola e banda
    o   22h30: Geraldo Azevedo

    28/07 – Quinta-feira

    o   19h30: Cortejo Ramon e Rozado e Violeiros
    o   20h30: Festival de Viola Etapa Regional
    o   22h: Juca Fusco
    o   23h: Zé Geraldo

    29/07 – Sexta-Feira

    o   19h30: Cortejo Ramon e Rozado e Violeiros
    o   20h: Festival de Viola Etapa Nacional
    o   21h30: Diorgem Júnior
    o   23h: Sérgio Andrade

    30/07 – Sábado

    o   22h: Miltinho Edilberto
    o   23h30: Renato Teixeira

    31/07 – Domingo

    o   9h30: Missa na Matriz Nossa Senhora da Piedade
    o   12h: Apresentação da Oficina do Ary Dias (Cor do Som)
    o   14h: Teatro Infantil Girarte

    Como chegar – Piacatuba encontra-se a cerca de 22 quilômetros da cidade de Leopoldina e de Cataguases. O troncamento rodoviário-trevo que dá acesso ao distrito de Piacatuba está localizado à altura do km 8 da Rodovia Ormeo Junqueira Botelho, antiga Rodovia Leopoldina-Cataguases nas proximidades da Fazenda da Aurora, onde se localizava a Indústria Aurora Têxtil.

    Outras informações em www.festivaldepiacatuba.com.br.

    Com informações da Assessoria de Comunicação Energisa

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início