728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 31 de maio de 2016

    OMS recomenda sexo seguro por oito semanas após visita a área com Zika

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que casais que vivem em regiões onde há transmissão do Zika evitem a gravidez em momentos de alta circulação do vírus. Em atualização de documento sobre prevenção sexual da doença, a organização aconselha ainda a quem visitou áreas onde o vírus é endêmico, que fique por oito semanas sem fazer sexo ou que use preservativos pelo mesmo período, depois que voltar de viagem.

    De acordo com a entidade internacional, o principal vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, porém, estudos identificaram a presença do vírus em fluidos corporais de pessoas infectadas. Segundo a entidade, a transmissão sexual é mais comum do que se imaginava a princípio.

    O documento também sugere que homens que tiveram os sintomas do vírus, como manchas vermelhas, febre leve e conjuntivite, devem usar preservativos ou evitar relações sexuais por pelo menos seis meses. Este tempo deve ser estendido até o fim da gravidez, em caso de parceira gestante.

    As orientações foram feitas devido à relação entre o vírus zika em gestantes e o nascimento de bebês com microcefalia e outros problemas neurológicos. Segundo a OMS, sempre que surgirem novas evidências, o documento será atualizado. Atualmente, 60 países registraram a transmissão interna do vírus Zika.

    Além das recomendações de ordem individual, a OMS também determina que os governos garantam o direito de mulheres que não querem engravidar usarem contraceptivos de emergência, como a pílula do dia seguinte.

    Teste para detecção do vírus Zika terá resultado em 20 minutos

    Um exame que costumava levar semanas, agora terá resultado em até 20 minutos, se distribuído para toda a população brasileira. Isso porque a Sesab, Secretaria de Saúde da Bahia, obteve o registro da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e apresentou, nesta terça-feira, em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do Zika vírus.

    O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido vai facilitar a vida da população.

    O dispositivo possui duas fitas cassetes portáteis, que utilizam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo.

    Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.

    O teste foi desenvolvido pela Sesab em parceria com uma empresa sul-coreana, que transferiu a tecnologia ao laboratório fabricante, a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (BahiaFarma), ligado à Secretaria de Saúde do estado.

    Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório só aguarda o pedido do Ministério da Saúde para início da fabricação e distribuição à população brasileira. A previsão inicial pode ser de até 500 mil testes por mês.

    Em relação aos custos do produto, o Diretor-Presidente do Laboratório público, BahiaFarma, Ronaldo Dias, disse que podem variar conforme a quantidade de itens fabricados, cujo pedido depende do Ministério da Saúde.

    Os primeiros caso de Zika vírus no Brasil, foi descoberto, na Bahia, em julho de 2015, quando casos associados à Síndrome de Guillan-Barré foram confirmados. De acordo com a Sesab, nos últimos 12 meses, 105 mil casos suspeitos de Zika foram notificados, no estado. Nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 36 MIL casos foram registrados, também na Bahia.

    Zika

    Transmitido por um mosquito bem conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre do ano passado, era que sua evolução costumava ser benigna e que os sintomas, geralmente erupção cutânea, fadiga, dores nas articulações e conjuntivite, além de febre baixa, eram mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, também transmitidas pelo mesmo mosquito.

    Porém, em 28 de novembro de 2015 o Ministério da Saúde confirmou que, quando gestantes são infectadas pelo vírus podem gerar crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos. Pesquisadores confirmaram que a Síndrome de Guillain-Barré também pode ser ocasionada pelo Zika.

    A microcefalia não é uma malformação nova. Ela pode ter como causa diversos agentes infecciosos, além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.

    A relação entre o zika e a microcefalia e outras alterações neurológicas motivou a declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde em novembro do ano passado e de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS em fevereiro de 2016.

    Agência Brasil

    Muriaé: Homem é preso após tentar extorquir mulher para não publicar fotos íntimas na internet

    Um homem foi preso pela Polícia Civil de Muriaé por extorsão nesta segunda-feira (30) após ameaçar de divulgar fotos íntimas de uma mulher na internet.

    Conforme os policiais, o autor pediu dinheiro a uma mulher através do aplicativo Whatsapp para não publicar supostas fotos íntimas dela na internet.

    A mulher, de 29 anos, procurou a Polícia Civil (PC) e relatou o crime. Segundo ela, o autor dizia que tinha fotos íntimas dela e pediu R$ 3 mil para não publicar o material na internet.

    Os policiais assumiram as negociações, fingindo ser a vítima, e combinaram entregar o dinheiro. Ao chegar no local o homem foi preso em flagrante pelos investigadores, levado para a delegacia onde teve o flagrante ratificado, sendo em seguida levado para o Presidio Municipal.

    Com informações da Rádio Muriaé

    Pastor Marcos da Quadrangular de Dona Eusébia sofre acidente

    O Pastor Marcos José Souza, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular em Dona Eusébia, sofreu um acidente por volta das 18h15 desta segunda-feira (30).

    Conforme informações obtidas com a Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Dona Eusébia, o acidente ocorreu no quilômetro 73 da MG-285, próximo ao trevo de Astolfo Dutra. O pastor retornava em uma motocicleta Honda CG 125 para Dona Eusébia, quando deparou com um ciclista cruzando a via e para evitar o atropelamento, tentou desviar mas acabou caindo. O ciclista nada sofreu.

    Ele foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital de Cataguases. Segundo informações, o estado dele é estável, precisou passar por uma cirurgia para estancar uma hemorragia interna e retirada do baço, mas de acordo com a esposa, ele vem reagindo bem embora esteja sentindo muitas dores.

    Pastor Marcos foi candidato a vice-prefeito de Dona Euzébia na eleição de 2012, além de fazer parte da diretoria do Conselho de Pastores local.

    CDL Cataguases promove palestra sobre decreto que proíbe a colocação de publicide na poligonal tombada - Prazo para a retirada chega ao fim em junho

    A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases, está convidando a todos os lojistas a participarem de palestra relativa ao Decreto 4.360/2015 onde será discutido e esclarecidos pontos relativos ao término do prazo para retiradas de placas e material publicitário nas fachadas dos estabelecimentos que não estiverem de acordo com a legislação.

    A reunião acontecerá no dia 02 de junho de 2016 (quinta feira) às 19h30 no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, situado à Rua Cel. Vieira, nº 10 no centro.

    A CDL alerta ainda que o prazo para o cumprimento do Decreto termina no dia 24 de junho de 2016.

    Entre outras coisas, o decreto do prefeito Cesinha Samor, elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cataguases, através do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (DEMPHAC) proíbe a colocação de todo e qualquer tipo de engenho de divulgação de publicidade que encubra total ou parcialmente os elementos decorativos e vão das fachadas dos imoveis tombados e que empeçam ou reduzam a sua visibilidade dos imóveis tombados e permite a colocação de toldos somente no pavimento térreo, desde que estes sejam móveis, não metálicos e fixados imediatamente acima da verga das bandeiras das portas ou nos vãos das portas.

    Confira o decreto na íntegra clicando aqui.



    segunda-feira, 30 de maio de 2016

    Minas Gerais é reconhecida como área livre de peste suína clássica

    Reconhecimento, feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ocorreu em 26 de maio, durante evento realizado em Paris

    Foto: IMA/Divulgação
    Minas Gerais recebeu na quinta-feira (26/5) o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de Peste Suína Clássica (PSC).  O reconhecimento aconteceu durante a 84ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OIE, realizada em Paris, na França. Outros 13 estados brasileiros e o Distrito Federal também receberam o mesmo status da Organização.

    Minas Gerais já era reconhecida desde 2001 como área livre de PSC pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O estado tem o quarto maior plantel de suínos do Brasil, com  5,2 milhões de animais e 32 Granjas de Reprodutores de Suínos Certificadas (GRSC).  Outro indicador importante é o primeiro lugar ocupado pelo estado como maior exportador de genética de suínos para o mercado doméstico.

    A concessão do status de área livre contribuirá para que Minas amplie sua fatia de participação no mercado internacional, ampliando as vendas de carne suína para outros países.  Atualmente, Minas e Brasil já são exportadores deste produto.

    Minas Gerais exporta principalmente para Hong Kong, para onde vão 79,4% do volume exportado, seguido de Angola (9,6%) e Uruguai (6,8%).  Em 2014, o estado exportou 42 mil toneladas, com receita bruta de U$ 156, 8 milhões.

    Vigilância permanente

    Para conquistar o status de área livre de PSC o serviço de defesa sanitária animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) adotou junto aos produtores e granjas uma série de procedimentos de forma a comprovar o funcionamento correto do sistema de vigilância da doença em Minas. Entre as diversas ações realizadas pelo instituto estão a coleta periódica de soro de reprodutores em frigoríficos, no intuito de identificar a existência do vírus da doença em animais e o atendimento imediato pelo IMA às notificações de suspeita de animais com PSC.

    A coordenadora estadual do Programa de Sanidade Suídea do IMA, Júnia Mafra, diz que, nesse rol de ações, mais recentemente o instituto estabeleceu a obrigatoriedade das granjas adotarem o boletim sanitário que acompanha os lotes de suínos enviados aos frigoríficos de abate sob inspeção do IMA. Ela explica que o boletim é um documento onde estão registradas informações importantes sobre a sanidade dos animais pertencentes a cada lote de suínos enviado aos frigoríficos. São informações que incluem, entre outros, possíveis sinais clínicos de doenças verificadas nos animais, incluindo aí a PSC.

    Júnia Mafra enfatiza que terá continuidade o trabalho realizado pelo IMA de vigilância ativa e de qualidade de suídeos de Minas. “O estado possui destaque no setor e nossa missão é garantir que amplie, cada vez mais, as vendas de carne suína e seus derivados tanto no mercado interno como no exterior”, diz. Os últimos casos de peste suína clássica foram registrados no Brasil em agosto de 2009 no Amapá, Pará e Rio Grande do Norte.

    Agência Minas

    Quatro pessoas ficam feridas na estrada Cataguases - Leopoldina após veículo cair em ribanceira



    Quatro pessoas ficaram feridas após o veículo Fiat Pálio, placas de Cataguases, em que viajavam, perder o controle e cair em uma ribanceira na BR-120 (Estrada Cataguases/Leopoldina).

    De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Dona Eusébia, que assumiu a ocorrência, o acidente ocorreu por volta das 9h30 desta segunda-feira (30), na altura do Km 748, próximo ao trevo da Aurora Têxtil. Segundo apurado, o condutor, teria tentado realizar uma ultrapassagem em um caminhão quando percebeu que outro caminhão vinha em sentido contrário e para evitar o choque, teria tentado desviar, quando perdeu o controle, capotou e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros.

    Os quatro ocupantes tiveram lesões leves e foram socorridos pelo SAMU e levados para o Pronto Socorro Municipal no Hospital de Cataguases.

    Feriado prolongado registra 16 acidentes das estradas federais e estaduais da região

    As Polícias Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina e a Militar Rodoviária (PMR) em Dona Eusébia, divulgaram, nesta segunda-feira (30), seus balanços referentes a fiscalização durante o feriado prolongado de Corpus Christi que aconteceu no período da zero hora de quarta-feira (25) às 24 horas de domingo (29).

    Somando-se os dois balanços, ao todo, nas estradas da região este ano, aconteceram 16 acidentes, sendo 12 em estradas federais e 4 nas estaduais. Nenhum deles resultou em vítima fatal, terminando com 9 pessoas feridas nas rodovias federais e 7 nas rodovias estaduais.

    A Polícia Rodoviária Federal, fiscalizou  663 pessoas e 728 veículos. Ao todo, foram lavrados 138 autos de infrações (27 por ultrapassagens indevidas). 391 pessoas passaram pelo teste de alcoolemia (bafômetro), sendo que destes, 3 foram autuados e 1 acabou preso, fato que ocorreu no primeiro dia de fiscalização, no Km 706 da BR-116 (foto acima). Ainda conforme relatório da PRF, 7 veículos foram apreendidos, 5 CNHs e 12 documentos foram recolhidos, além de 551 imagens de radar serem colhidas. A campanha educativa deste ano, teve 560 pessoas sensibilizadas.

    Já a Polícia Militar Rodoviária (PMR), fiscalizou 570 veículos, sendo apreendidos 6 e lavrados 70 autos de infrações, com 1 CHN recolhida. Ao todo, foram realizados 34 testes no etilômetro e uma pessoa terminou presa por embriaguez ao volante.

    VOCÊ NA MÍDIA: Moradores pedem calçamento para Rua Juca Furtado

    Os moradores da Rua Juca Furtado no bairro Sol Nascente em Cataguases, voltaram a reclamar do estado em que a mesma se encontra. 

    Segundo eles, a prefeitura já realizou capina há alguns meses, mas isso, não tem resolvido o problema do local, que tem sofrido com o mato que cresce rápido, proliferação de amimais peçonhentos, sem contar os canos que já estão aparecendo devido a ação de enxurradas.

    De acordo com uma moradora, os proprietários de carros e motocicletas, precisam guardá-los em garagens nas ruas mais baixas, pois não conseguem subir com os veículos. 

    Conforme os moradores, a solução para o local seria um calçamento e pedem providências por parte do Executivo a este respeito.

    Você também pode reclamar dos problemas de sua rua ou bairro enviando fotos através de nosso Whatsapp: (32) 9 9992-9457.


    Leopoldina: Caminhonete capota na BR-116


    Uma caminhonete com placas de Leopoldina, capotou na manhã deste domingo (29) na BR-116.

    O veículo seguia sentido a Leopoldina, apenas com o condutor, quando, por volta das 09h20 veio a capotar, vindo a parar fora da pista em uma ribanceira no no Km 760,5.

    O condutor, de 50 anos, teria sido levado para o Pronto-Socorro Municipal por um veículo que passava pelo local no momento do acidente. 

    A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros de Leopoldina atenderam a ocorrência. Após os procedimentos de praxe, o serviço de guincho foi acionado e removeu o veículo.

    Com informações e foto do Jornal O Vigilante
    domingo, 29 de maio de 2016

    PM prende homem de Leopoldina e sua namorada de Cataguases com mais de 100 comprimidos de ecstasy em boate de Muriaé

    Após receber denuncia anônima, a Polícia Militar de Muriaé, prendeu no início da madrugada deste domingo (29), um casal que estaria vendendo droga em uma boate localizada na Avenida José Resende Fontes, bairro Boa Vista naquele município.

    Conforme informações obtidas, o homem, identificado como "M.S.D.A.", de 33 anos, é natural e residente em Leopoldina e a mulher "M.S.A.", de 27 anos, é natural e residente em Cataguases. 

    Com eles, foram encontrados: 3 papelotes e 1 pino, ambos de cocaína, R$ 214,00 em dinheiro, além de 100 comprimidos inteiros de ecstasy (droga sintética, da família das metanfetaminas) e mais 5 fracionados.

    Os policiais, encontraram toda a droga escondida na roupa do homem, que acabou confessando que havia comprado o material no Rio de Janeiro e que cada comprimido custaria em torno de R$ 100 o que poderia render mais de R$ 10 mil. A mulher negou, inicialmente, saber do fato mas, o delegado da Delegacia de Plantão no bairro Safira, acabou autuando ambos por entender que a jovem também tem participação no caso e ratificou o flagrante do casal.

    Ainda conforme informações, o casal teria saído de Cataguases, de carona em um veículo Corolla, com outro casal. A PM também identificou as pessoas responsáveis pela carona, mas nada de ilícito foi encontrado.

    O rapaz foi levado para o Presídio do bairro Safira e a mulher para o Presídio Feminino de Eugenópolis.

    *Matéria atualizada em 29/05/2016 às 12h48
    Com informações e fotos da Rádio Muriaé

    Leopoldina: Família procura por rapaz de 24 anos que está desaparecido

    O jovem Juliano da Costa Silva, 24 anos, natural de Leopoldina, residente do bairro Serra Verde,  encontra-se desaparecido desde a última terça-feira (24/05).

    De acordo com a família, o rapaz saiu de casa na manhã de terça-feira para ir em um mercado, esteve na casa de familiares, no bairro Bela Vista e depois não foi mais visto e nem deu notícias. “O telefone celular dele está desligado. Estamos desesperados, sem qualquer informação desde terça-feira“, comentou a mãe de Juliano. 

    Os familiares fizeram o registro da ocorrência na Polícia na quarta-feira, dia 25. Segundo a tia do desaparecido, a família não suspeita para onde Juliano possa ter ido. Qualquer informação sobre a localização de Juliano da Costa Silva pode ser passada para o telefone 190 da Polícia Militar.

    Com informações e foto do Vigilante Online

    Cataguases: Vereadores Majella, Walmir e Pacheco se posicionam sobre a decisão do Hospital em limitar o atendimento no Pronto Socorro


    Após o anuncio da suspensão dos atendimentos que não são considerados urgência e emergência, no Pronto Socorro Municipal, pelo Hospital de Cataguases, nesta sexta-feira (27), os vereadores Geraldo Majella Mazini, Walmir Linhares e Fernando Pacheco, reuniram-se na tarde de sábado (28) para discutir o problema. Após a reunião, foi publicada uma nota nas redes sociais sobre a posição dos mesmos, que se colocam a disposição das partes para ajudar a solucionar o problema. Na nota também diz que os vereadores João Manoelino, Vinicius Taquara, Maurício Rufino e Luiz Carlos Russo, foram convidados a participar da reunião, mas que por causa de agendamento, não foi possível o comparecimento dos mesmos.

    Confira a nota na íntegra abaixo:
    Os Vereadores Majella, Walmir Linhares e Fernando Pacheco Fialho, reunidos para posicionaram sobre a questão da limitação do atendimento no Hospital de Cataguases, chegam à conclusão:
    1. Em momento algum, tiveram oficiais informações das correspondências enviadas pelo HC ao Executivo Municipal, anunciando possível limitação do atendimento hospitalar; 
    2. As informações que estes Vereadores tiveram, originam dos Sites Marcelo Lopes e Mídia Mineira;
    3. Desta forma, desconhecem os números a que se baseiam reclamado e reclamante, impedindo quaisquer conclusões pelos Vereadores; 
    4. Em contato com membros integrantes do Executivo Municipal, foram informados que o Gestor aguarda reunião, já agendada na Promotoria em 08/06/16, para buscar e oficializar os acertos possíveis. Foram informados ainda que, em pesquisas na Microrregião, o valor conveniado da Prefeitura de Cataguases com o Hospital está condizente com os demais;
    5. Como a População de Cataguases, reconhecem a importância do Hospital de Cataguases para a Cidade e Microrregião, sendo importante preservá-lo e o fortalecer;
    6. Reconhecem também que, as prefeituras vêm tendo reduzido o seu Fundo de Participação, inviabilizando novos investimentos e onerando os já iniciados;
    7. Colocam-se à disposição das partes para contribuir numa solução possível do impasse, sabendo de seus compromissos como representantes eleitos. 
    Obs.: Buscou-se contato com os Vereadores João Manoelino, Vinicius Taquara, Maurício Rufino e Luiz Carlos Russo, infelizmente sem sucesso, por agendamentos anteriores.
    sábado, 28 de maio de 2016

    Cataguases perdeu 55 postos de empregos formais em abril segundo o CAGED

    Foto: Marcos Santos / USP
    Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho para o mês de abril, mostram que Cataguases vem seguindo a tendência de desemprego da região e do Brasil, devido a crise econômica.

    Segundo os dados, no mês de abril, o Município de Cataguases teve saldo negativo na geração de empregos, perdendo 55 postos de trabalho. As maiores retrações foram dos setores: Industrial (-25), Construção Civil (-16) e Comércio (-15). Nestes dados, ainda não foram computados o impacto que a paralisação da Cia Cataguases de Papel pode causar caso confirme a demissão dos cerca de 300 funcionários que encontram-se em situação não definida há meses.

    Entre os maiores municípios vizinhos, apenas Leopoldina registrou número positivo em abril, com geração de 2 novos postos. Os municípios de Muriaé e Ubá, também apresentaram retração, registrando perda de 71 e 135 postos respectivamente.

    Mesmo com a queda em abril, em 2016, o saldo de geração de empregos em Cataguases, ainda permanece positivo, com geração de 84 novos postos, mérito das contratações dos setores de Construção Civil e Administração Pública. No entanto, se for considerado os últimos 12 messes, o município perdeu 145 postos de trabalho.

    Seguindo a tendência do Brasil no índice de desemprego, os maiores municípios vizinhos de Cataguases, já acumulam nos últimos 12 meses, grande perda de empregos formais conforme a seguir: Leopoldina (-344), Muriaé (-828) e Ubá (-2.440).

    Conforme especialistas, o desemprego é um dado lento de recuperação em épocas de crise, pois sempre é o último índice que aparece, tanto no caso de demissões quanto em contratações, no caso de recuperação do mercado.

    CAGED

    O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, é um registro Administrativo instituído pela Lei n° 4923 em dezembro de 1965, com o objetivo de acompanhar o processo de admissão e demissão dos empregados regidos pelo regime CLT. Como não se trata de pesquisa e sim um quantitativo enviados pelas empresas mensalmente, mostrando admissões e demissões, é útil para análise do mercado no que tange a geração de empregos formais (com carteira assinada). O cadastro não mede, no entanto, o número de pessoas que estão trabalhando informalmente.

    Leopoldina: Motociclista fica ferido em acidente na Rua José Peres

    Um acidente na Rua José Peres, próximo ao Pórtico de Leopoldina, por volta das 9 horas, deixou um motociclista ferido na manhã desta sexta-feira (27).

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – foi acionado e levou o motociclista para o Pronto-Socorro Municipal, onde foi atendido pela equipe de plantão. De acordo com as informações ele sofreu escoriações leves.

    Os dois veículos trafegavam sentido Centro quando o automóvel teria feito uma conversão à esquerda e não visualizado a moto, ocasionando o acidente. 

    A área foi isolada pela PM e a Perícia Técnica da Polícia Civil acionada.

    Com informações e foto do Jornal O Vigilante
    sexta-feira, 27 de maio de 2016

    Hospital de Cataguases anuncia que a partir do dia 1º de junho casos que não são considerados urgentes não mais serão atendidos no Pronto Socorro

    O provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, convocou na manhã desta sexta-feira (27), toda a imprensa local para anunciar que a partir do dia 1º de junho, o Pronto Socorro não irá mais atender casos que não são considerados urgentes.

    Conforme explicado, a decisão, aconteceu, após inúmeras tentativas de tentar renegociar o convênio, vencido em 1º de fevereiro deste ano, para manter o Pronto Socorro Municipal funcionando. A prefeitura paga hoje, R$ 250 mil pelo serviço, quando o valor correto, conforme as planilhas do Hospital, para suprir os custos, deveria girar em torno de R$ 560 mil, por esse motivo, a diretoria da Santa Casa, juntamente com o Conselho, decidiram reduzir os atendimentos do Pronto Socorro, passando a atender apenas urgência e emergência.

    De acordo com o advogado do Hospital, Bruno Gonçalves, desde janeiro,  que o Hospital vem enviando notificações para a prefeitura de Cataguases, com cópia para os demais órgãos interessados, como Conselho Municipal de Saúde, Regional de Saúde e demais prefeituras atendidas, informando que o valor repassado não cobre os custos do Pronto Socorro, que já deveria ter sido bem maior desde o fechamento do convênio, há um ano atrás e que agora, a situação torna-se mais grave, pois os custos aumentaram e muito, como água, energia elétrica, salário, entre outros, mas o Executivo vem se mantendo inerte.  

    Segundo a Supervisora, Maria Inês Dal Bianco, desde que o Hospital assumiu o Pronto Socorro, vem tendo de cobrir déficit relativo ao  serviço e a situação fica cada vez mais complicada.
    O diretor de relações públicas, Rogério Ladeira, explicou que o Hospital vem recebendo emendas parlamentares mas que estas não podem ser usadas no Pronto Socorro, pois vem carimbadas para um determinado fim.

    Dr. Bruno ressaltou ainda que conforme a Lei 8.666, um convênio não pode trazer prejuízo para o prestador, que o Município já deixou claro que não tem interesse em assumir o Pronto Socorro novamente e que por isso, um ofício foi enviado para o Ministério Público, dando prazo para o Executivo solucionar o impasse até o dia 26 de maio, mas o Município respondeu em outro ofício, no dia 25 último, apenas que irá marcar outra reunião, juntamente com o promotor do Ministério Público, sem propor nenhuma solução, em uma clara intenção de procrastinar o contrato. 

    Por fim, o provedor Bill Crepaldi, deixou claro, que diante da situação apresentada, o Hospital começa, a partir de hoje, conscientizar aos usuários do Pronto Socorro de que a partir da próxima quarta-feira, 1º de junho, o Hospital só atenderá no Pronto Socorro os casos de Urgência/Emergência. O provedor também exibiu uma planilha, onde mostra que os atendimentos no Pronto Socorro, no mês de março de 2016, totalizaram 10.158, sendo que os que não são considerados urgência, das cores verde, azul e branco, somam juntos 6.606, ou seja, 65% do fluxo. Segundo Bill, o valor de R$ 250 mil, pagos hoje pelo município, dariam apenas para atender os casos de urgência/emergência. Por diversas vezes, o provedor deixou claro que o Hospital não deixará de atender os casos considerados urgentes pela triagem, apenas os que não forem urgentes, serão encaminhados para os postos dos bairros que são o local indicado para esse tipo de atendimento.


    Na terça-feira (31), a pedido do vereador Michelangelo Corrêa, que já vislumbrava essa possibilidade, a sessão da Câmara Municipal, será inteiramente dedicada para tratar da questão do Hospital de Cataguases, onde foram convidados representantes da Santa Casa, do Executivo e do Ministério Público para que os mesmos sejam ouvidos e juntos consigam chegar a um consenso. Nesta sessão, o provedor também deverá anunciar para os vereadores a decisão tomada.

    Aeronave realiza pouso forçado proximo ao Aeroporto Regional em Goianá



    Uma aeronave monomotor que havia saído de Divinópolis (MG), realizou um pouso forçado devido a uma pane mecânica, por volta das 15h58 de quarta-feira (25), em uma área de pastagem, em Coronel Pacheco, a aproximadamente 10 quilômetros do Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, em Goianá, na Zona da Mata onde seria o destino final do avião.

    Um helicóptero da 4ª Companhia de Radiopatrulhamento Aéreo (Corpaer), já estava em patrulhamento e realizou um reconhecimento de área e identificou o avião. 

    No aeroporto de Goianá, 3 unidades do SAMU (2 básicas e uma avançada), aguardavam a localização, pois a informação inicial seria de que poderiam existir mais vítimas, no entanto, apenas o piloto, de 35 anos, se encontrava na aeronave e foi resgatado pelo helicóptero da Polícia com ferimentos leves.

    quinta-feira, 26 de maio de 2016

    Muriaé: Idosa é morta com 12 facadas no Santa Terezinha e jovem leva 5 tiros em Vermelho

    Uma idosa, identificada como Maria José Paulina, 91 anos, vulgo "Maria Gabriela", foi brutalmente assassinada dentro de sua residência na Rual Palma, no bairro Santa Terezinha em Muriaé nesta quinta-feira (26).
    Foto: Site do Silvan Alves

    A vítima morava sozinha e foi encontrada por parentes que sentiram sua falta, estranhando o fato de sua residência estar fechada até o horário do almoço e acionaram a polícia. Ela teria recebido aproximadamente 12 facadas enquanto dormia.

    A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte, devido ao fato da idosa ter recebido seu salário na terça-feira última.

    Fotos 2 e 3: Rádio Muriaé
    A casa estava completamente revirada e nenhum dinheiro foi encontrado no local.

    De acordo com a análise inicial da perícia da polícia Civil (PC), a mulher foi atacada em sua cama, sendo constatadas 12 lesões por golpes de faca no peito e quatro nos braços, indicando que ela ainda tentou se defender do agressor.  Embora a porta estivesse trancada, a janela lateral foi encontrada aberta com sinais de arrombamento.

    Após os trabalhos da perícia o corpo foi encaminhado para o IML de Muriaé, onde passará por exame de necropsia.

    Os familiares disseram não ter ouvido nada que chamasse a atenção e nenhum suspeito foi apontado.

    Este já é o décimo-primeiro homicídio do ano em Muriaé.

     A Polícia Civil vai investigar o caso.

    Tentativa de Homicídio

    Foto: Rádio Muriaé

    Também nesta quinta-feira (26), um rapaz foi baleado com aproximadamente 5 tiros no distrito de Vermelho em Muriaé. Uma ambulância do SAMU socorreu o jovem e o levou para o Hospital São Paulo onde encontra-se internado.


    Com informações da Rádio Muriaé
    Fotos: Rádio Muriaé e Site do Silvan Alves

    Cataguases: ônibus da Transportes Coletivos Leo é assaltado novamente, desta vez no bairro Isabel Tavares

    Os assaltos a ônibus estão virando rotina em Cataguases. Cerca de pouco mais de 24 horas do assalto que ocorreu no inicio da noite de ontem, a Transportes Coletivos Leo, foi vítima novamente da ação de assaltantes. Desta vez, o ônibus que saiu do bairro Primavera, foi assaltado por dois homens armados na Rua Francisco Tavares Noleto, ponto final do bairro Isabel Tavares. Após o roubo, eles fugiram a pé.

    De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Organizacional da 146º Cia de PM em Cataguases, as características passadas pelas vítimas, indicam que os autores podem ser os mesmos do roubo de ontem e da padaria na Vila Leonardo ha dias atras. A Polícia Militar já identificou os suspeitos e toda equipe de serviço está em rastreamento tentando localizá-los. Tudo indica que um deles pode ser menor de idade.


    Até o final dessa reportagem a ocorrência ainda estava em andamento.

    Acidente próximo ao trevo de Santana de Cataguases deixa 3 feridos na noite de quarta

    A Polícia Militar Rodoviária (PMR) em Dona Eusébia, registrou na noite desta quarta-feira (25), por volta das 18 horas no Km 83 da MG-447, próximo ao trevo de Santana de Cataguases, um acidente envolvendo um automóvel de passeio e um cavalo.

    Conforme informações da PMR, o veículo saiu de Santana de Cataguases com destino a Cataguases e segundo o condutor, após sair do trevo, um homem montado em um cavalo, atravessou repentinamente a pista, não conseguindo evitar o atropelamento.

    O condutor e passageira do veículo, bem como o cavaleiro, tiveram ferimentos leves, sendo socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados para o Hospital de Cataguases.

    Recreio: PM apreende revolver em poder de dois adolescentes que seriam responsáveis por assaltos na cidade

    Polícia Militar de Recreio, apreendeu na tarde desta terça-feira (24), um revolver calibre 22 com cinco munições intactas. A arma foi encontrada com um menor, de 16 anos, após denuncia de que ele estaria correndo, ao lado de outro adolescente, em um campo de futebol com o objeto nas mãos.

    Conforme apurou a polícia, a arma teria sido emprestada e seria a mesma utilizada no roubo a uma farmácia no início do mês, quando dois indivíduos levaram de um estabelecimento R$ 1.500,00. Segundo a PM, os dois jovens também teriam assaltado na noite desta terça, um comércio conhecido como bar do padeirinho e levado de seu proprietário documentos pessoais, cartões de banco e uma quantia em dinheiro não revelada. 

    Os objetos não foram recuperados.

    Com informações e foto do Site o Vigilante Online

    Muriaé: Polícia Rodoviária Federal prende motorista por dirigir sob efeito de álcool na BR-116

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Muriaé, prendeu por volta das 17h41 desta quarta-feira (25), no Km 706 da BR-116, um homem de 44 anos que conduzia um veículo Fiat Uno, com capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólicas. 

    Conforme informações da PRF, o teste acusou 0,73 mg/l de álcool por litro de ar. 

    O condutor foi autuado e o veículo apreendido.

    A ocorrência foi encaminhada para delegacia de Polícia Civil de Muriaé.

    Ubá: Briga entre bairros registra 2 mortos esta semana

    A briga entre bairros em Ubá, registrou duas vítimas esta semana, ambas assassinadas na terça-feira (24).

    Um homem, identificado como Jorge Luiz de Oliveira da Veiga, vulgo Jorginho PQD, 9 anos, foi brutalmente assassinado, por volta das 9 horas, na Rua Alberto Rodrigues Baião, Bairro Laurindo de Castro, em Ubá.

    Conforme informações da Polícia Militar, testemunhas disseram que o homem deixou seu veículo, um VW Golf, em uma oficina para conserto em uma das rodas e quando saia do estabelecimento, foi surpreendido por dois indivíduos que atiraram aproximadamente 6 vezes contra a cabeça da vítima, fugindo em seguida.

    O SAMU foi acionado e confirmou o óbito. A vítima, tinha passagem pela polícia, sendo ue no interior do veículo, ue foi apreendido, foi encontrado pequena quantidade de maconha. Com a vítima, foi apreendido um celular. Foi recolhido também, R$ 440 em dinheiro e entregue para a madrasta da vítima.

    Mais tarde, por volta das 12h50, um jovem de 17 anos, identificado como José Carlos Alves da Silva, foi morto na Rua Antônio Alfenas de Andrade, no bairro São João. Conforme informações, uma motocicleta Honda NX 4 FAlcon escura, se aproximou e efetuou os disparos contra o jovem que começou a correr. Os bandidos efetuaram mais três disparos e depois fugiram do local, sendo a vítima socorrida por populares e levada para o hospital Santa Isabel, com dois tiros no torax e ombro direito, vindo a óbito após dar entrada no hospital. Segundo a PM, a hipótese mais provável sobre a motivação do crime, seria em represália ao primeiro crime.

    Em rastreamento, a Polícia Militar, conseguiu localizar dois menores que estavam escondidos em uma residência na Rua Santo Aleixo, no bairro São João, que confessaram o primeiro homicídio. Com eles, foram encontrados 2 revólveres calibre .38.

    A Polícia Civil irá investigar os casos.

    quarta-feira, 25 de maio de 2016

    Cataguases: Bandidos assaltam ônibus da Transportes Coletivos Leo

    Foto ilustrativa
    Um ônibus da Transportes Coletivos Leo, que faz a linha Carijos - Canoa, em Cataguases, foi assaltado por três homens armados por volta das 18 horas desta quarta-feira (25).

    A Polícia Militar encontra-se em rastreamento neste momento é a ocorrência ainda está em andamento.

    Mais informações em breve.

    Depois de quase dois anos de trâmite projeto para regularização dos mototáxis é finalmente aprovado pela Câmara


    O projeto que regulamenta os serviços de mototáxi, motofrete e motoboy, depois de uma longa votação na noite desta terça-feira (24), foi finalmente aprovado pela Câmara de Vereadores de Cataguases.  O motivo da votação demorada, foi a apreciação de 3 emendas, sendo 2 do vereador Geraldo Majella e  1 do vereador Serafim Spíndola com 12 alterações ao projeto, sendo proposto pelo vereador Vinícius Machado, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a votação em destaque de cada alteração.

    Projeto semelhante, de autoria do vereador Vinicius Machado, deu entrada no final de 2014 e já havia sido aprovado pela Câmara em 2015, mas foi vetado pelo prefeito, por vício de iniciativa, sendo mantido o veto pelo Legislativo e, agora, de autoria do Executivo, após duas audiências públicas, chega ao fim esta primeira fase da implantação do serviço de mototáxis em Cataguases.

    Emendas

    O vereador Geraldo Majella Mazini, apresentou duas emendas ao projeto, sendo a primeira, a inclusão de triciclos, com a justificativa de se tratar de um tipo de transporte mais seguro, mas tanto o procurador Geral quanto a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), consideraram o projeto ilegal e inconstitucional, um alegando vício de iniciativa e a outra, alegando que o serviço não pode ser exercido por triciclo, conforme a Lei 12009/09. A segunda emenda,  supressiva, retirava do projeto, os incisos II e III do artigo 10, que limita a quantidade de Motoboy e motofrete em 50 para cada 100 mil habitantes, deixando apenas o serviço de mototáxi com esta limitação, mas a mesma, também foi considerada inconstitucional, pela procuradoria e pela CCJR.  Conforme o artigo 95 do Regimento Interno, o vereador poderia recorrer e levar a discussão para o plenário, mas o vereador Geraldo Majella, preferiu retirar as emendas para não prejudicar o projeto e acabar atrasando ainda mais a Lei, segundo disse.

    Já a emenda do vereador Serafim Spíndola, que trouxe várias alterações, teve cada uma delas votadas em destaque  conforme a seguir:
    1. Alteração no inciso II do artigo 3º, que altera de 5 anos, para 2 anos a vida útil de cada veículo:  Rejeitada pelos vereadores, a pedido do próprio propositor;
    2. Inclusão do parágrafo único no artigo 3º, propondo o registro do veículo na categoria aluguel e não alienação do mesmo: Declarada ilegal, foi arquivada;
    3. Emenda modificativa ao inciso VII do arquivo 5º, que propunha exame psicológico de clínica especializada pelo Município, além do atestado de sanidade física e mental: Declarada ilegal, foi arquivada;
    4. Obrigatoriedade de comprovante de residência: Declarada ilegal, foi arquivada;
    5. Obrigatoriedade de certidões negativas criminal e atestado de antecedentes criminais dos últimos 5 anos: Foi declarada ilegal, Serafim recorreu mas o recurso foi rejeitado e a alteração foi arquivada.
    6. Retirado o inciso XIV, que exigia comprovante de residência fixa no município, por período mínimo de 3 anos. Aprovado pela maioria dos vereadores.
    7. Emenda modificativa que permitia a apresentação da documentação do veículo junto com o atestado, ou seja, 30 dias após a homologação da licitação. Declarada ilegal, foi arquivada;
    8. Retirada as vistorias e inspeções semestrais por parte da CATRANS:  Declarada ilegal, foi arquivada;
    9. Proposta de retirada da figura do preposto, pois na visão de Serafim, poderia proporcionar que pessoas mais abastadas vencesse a licitação e colocasse outro para trabalhar em seu lugar. Outros argumentaram que o preposto serviria apenas para dar férias e suprir faltas, em caso de licença por doença do trabalhador. Essa alteração foi a mais discutida, pois os mototaxistas acabaram concordando com Serafim e pediram a retirada do artigo que permitia o preposto, mas os vereadores acabaram rejeitando a alteração, mantendo a figura do preposto, o que provocou muito protesto por parte da classe, forçando inclusive a suspensão da sessão por 10 minutos para que os ânimos se acalmassem.
    10. Valor do seguro a ser contratado com apólice de 100 salários mínimos: Em votação, a proposta foi rejeitada;
    11. Modificação do artigo 27, que prevê a cassação da permissão em caso de condenação criminal, em transitado em julgado, por homicídio culposo, lesão corporal culposa, furto qualificado, roubo e tráfico de drogas, diferente do texto original, que prevê a cassação em caso de condenação criminal em transitado em julgado, sem tipificar: Declarada inconstitucional, a alteração foi rejeitada.
    12. Alteração que previa que toda a verba arrecadada fosse destinada a CATRANS: Foi declarada inconstitucional e foi arquivada.

    O vereador Geraldo Majella, protestou contra o parecer da CCJR, pelo fato de condenar suas emendas e propor destaque nas alterações de Serafim, no entendimento do vereador, agindo com dois pesos e duas medidas, por este motivo, Majella votou contrário a toda votação do parecer, em repúdio a diferenciação de tratamento. Vinícius Machado, no entanto, discordou da posição de Majella.

    Antes da votação, Serafim também pediu a votação em destaque do parágrafo primeiro, do artigo 22, que autoriza publicidade (propaganda), através de serviço de som, entre outras coisas, mas alguns vereadores entenderam que já existe Lei que regulamenta a questão e após período de discussão, o destaque foi votado e o parágrafo foi aprovado, permanecendo da forma original. 

    Por fim, após um longo período de trâmite e uma longa sessão com ampla discussão, o projeto foi votado e aprovado por unanimidade, dependendo, agora, da sanção do prefeito, decretos regulamentares e licitação do serviço.

    Dois dos lideres que iniciaram a luta pelo serviço de mototáxis em Cataguases, Milton Cesar Rosa (Coisinha Mototáxis) e Rodrigo Magno Domiguito de Castro (Marreco), manifestaram para nossa reportagem a alegria de ver o projeto finalmente aprovado e disseram que agora só depende do prefeito para que os próximos passos sejam concluídos rapidamente.

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início