Um veículo Corsa Classic, capotou na MG-265, estrada que liga Miraí a Muriaé, na manhã deste domingo (31).
Conforme informações, o automóvel seguia de Boa Família, sentido Muriaé, quando teria perdido o controle da direção em uma curva, capotou e saiu da pista, vindo a parar em um pasto. O acidente aconteceu próximo a uma das estradas de acesso ao distrito de Macuco.
O Corpo de Bombeiros e SAMU foram até o local, mas o condutor, que estava sozinho no carro, sofreu apenas algumas escoriações pelo corpo e dispensou atendimento médico.
A Polícia Militar (PM) de Muriaé esteve no local, prestando apoio, até a chegada da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Dona Euzébia que ficou responsável pelo registro da ocorrência.
Uma multidão esteve durante todo dia na Rua Major Vieira (rua do Pomba), 149 - local onde muitos advogados e políticos frequentavam para buscar conselhos e apoio - desta vez para render as últimas homenagens ao doutor Tarcísio Henriques.
Pouco depois das 18 horas, saia da rua do Pomba, passando em frente a Prefeitura de Cataguases, pela centenária ponte metálica em direção ao Cemitério São José, o cortejo fúnebre, no desuso há muito, retorna às ruas de Cataguases para honrar o grande político. Muitos prefeitos e políticos da região, bem como da cidade, estiveram presente no velório, como o prefeito Cesinha Samor, Itamar Ribeiro (Prefeito de Dona Euzébia), Paulo Neves (prefeito de Guaraní), o ex-deputado e ex-prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, o ex-prefeito Willian Lobo, vários pré-candidatos ao pleito deste ano, entre outros.
Bené Guedes, que também foi deputado estadual ao lado de Tarcísio e prefeito de Leopoldina, falou com exclusividade para o site Mídia Mineira sobre a importância do ex-prefeito. "Pra mim que tive o privilégio e a honra de ser colega deste ilustre homem público que foi Tarcísio Henriques, é motivo de muita tristeza neste instante, sentir a perda dele, uma perda irreparável, não só para Cataguases, mas para Minas e para o Brasil. Eu tenho consciência absoluta, que o valor deste homem nunca será negado e ale serão tributados sempre todos os êxitos conquistados pela nossa região. Ele participou durante toda a vida, não só como deputado e secretário de estado, mas como homem da justiça, como advogado, brilhante que foi! Um dos maiores tribunos que eu já ví na minha vida e gostaria de relembrar que assisti em Cataguases em 1982, o maior comício de todos os tempos que já aconteceu na cidade, na minha opinião, o comício das diretas com Tancredo Neves aqui no palanque e o Tarcísio e seus companheiros de luta alavancando aquela campanha, que foi extraordinária para o nosso país. então, este é o homem que nós perdemos hoje! Um homem simples humilde, de grande valor intelectual e que brilhou na Assembléia, brilhou como secretário e como pai, extremoso que foi, chefe de família, esposo, ao lado de dona Cristina, e de seus filhos, todos brilhantes, que abraço neste momento, em nome de minha família e da minha querida cidade de Leopoldina que é irmã de Cataguases, nós somos uma só família e eu espero que ao longo do tempo, Tarcísio Henriques seja sempre lembrado!" disse.
O vereador Fernando Pacheco Fialho, da nova safra de vereadores e "Tarcisista" declarado, disse que a importância que Tarcísio teve para Cataguases é uma condição quase insuperável. "Eu em minha trajetória, não vi nada parecido e não percebo nada próximo a uma condição de chegar perto do legado de Doutor Tarcísio".
Pacheco lembrou que começou sua vida política com a indicação e reconhecimento de Tarcísio o qual sempre procurou se orientar. "A coletividade de Cataguases deve muito as realizações do prefeito, do político e do homem público Doutor Tarcísio Henriques, porque são patrimônios que não tem como ser mais dilapidados, a gente não vê no cenário recente, nenhuma força capaz de promover uma igualdade de comparação. Acho que nossa cidade perde uma referência, a única que eu vejo que era inconteste, que tinha condições de representar a cidade a nível Estadual e Federal. Claro, temos pessoas que podem um dia levar o nome da cidade sim, mas 50 anos de política do Doutor Tarcísio, transformou e revolucionou a cidade de Cataguases, a ponto dela ser reconhecida, culturalmente e socialmente" disse o vereador que também lembrou várias obras e realizações de Tarcísio para a cidade, como o Idaic, entre outras, lembrando que citar obras poderia ser até ruim porque correria o risco de se esquecer muitas outras. Pacheco também lembrou dos dois mandatos do ex-prefeito dizendo que as obras de Tarcísio são insuperáveis até o momento. "Tudo partindo do pioneirismo dele de ter iniciado e conquistado, hoje a gente vê Estado, União e Município alinhados e não se vê nada próximo disso, então, na verdade, isso prova que a pessoa é que faz a diferença e não a condição de alinhamento, de apadrinhamento ou de benesses porque é de um lado, não, o que prevalece é a inteligência e a criatividade de uma pessoa que era um visionário que eu nunca vi igual. [...] Tarcísio Henriques é a referência pra mim, será sempre e não vejo ninguém próximo disto, infelizmente, gostaria que existisse para o bem da cidade e para a gente sossegar o ânimo. [...] Por isso e por todas as outras coisas, dessas benfeitorias geral feita à cidade é que eu friso e falo com muito orgulho, Doutor Tarcísio foi é e será sempre meu ídolo, porque era um ídolo que eu tinha alcançável, que eu tinha perto de mim e isso é importante a gente cultivar, as pessoas que estão perto da gente, que serve de referência e que nós possamos nos moldar em cima dos princípios dessa pessoa, tanto na realização de obras quanto nos princípios morais que são os mais importantes." disse.
Com a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de Cataguases, Tarcísio Henriques, várias personalidades e políticos cataguasenses procuraram demonstrar seus sentimentos a família de um dos maiores políticos do município que chegou a influenciar inclusive a nível estadual.
O prefeito Cesinha Samor, decretou luto oficial no município de 3 dias e o velório acontece neste momento em sua residência na Rua Major Vieira, 149, no centro de Cataguases. O sepultamento está programado para o Cemitério São José às 18 horas.
Confira abaixo algumas manifestações de políticos cataguasenses:
"É uma perda irreparável para Cataguases a morte do Doutor Tarcísio Humberto Parreiras Henriques! Inegavelmente, um dos maiores políticos da história de Cataguases, eu sempre disse isso, em várias entrevistas que Pedro Dutra, Nicácio Neto e Tarcísio Henriques foram os maiores políticos da história de Cataguases. Há quarenta anos militando na política, muita coisa passou pela mão dele. Foi Prefeito 2 vezes, vereador, deputado estadual, secretário de justiça, presidente do IPSEMG, enfim, uma carreira maravilhosa excelente para história de Cataguases, como político e como cidadão, pois é um cataguasense nato. Eu lamento profundamente sua morte, já decretei luto oficial e só temos de lamentar esse sábado, 30 de janeiro de 2016. Estou realmente muito triste porque o município perde um grande político, um grande homem público e um grande cidadão da cidade de Cataguases". José César Samor - Prefeito de Cataguases.
"Eu quero dizer em um momento deste de tristeza da cidade por estarmos perdendo um ente querido que infelizmente a vida é assim, as pessoas que mais consideramos não permanecem conosco. eu agradeço ao Doutor Tarcísio que agradeço a ele a ajuda para ter sido diretora da escola na Taquara Preta, professor Quaresma e ter proporcionado a instalação de um galpão naquela escola para um curso de tecelagem. Eu sempre admirei muito o Dr. Tarcísio embora ele nunca tenha me reconhecido como prefeita. É um momento de muita tristeza principalmente para a família e eu me solidarizo com eles". Maria Lúcia Mendonça - Ex-Deputada e Ex-prefeita de Cataguases.
"Hoje perdemos, indiscutivelmente, o maior marco da política de Cataguases dos últimos 50 anos. Tarcísio Henriques, o conhecido Doutor Tarcísio, que já era o construtor da verdadeira cidade que desejamos, agora entra na história como um exemplo a ser seguido por todos nós que trilhamos a vida pública. Foi através de uma de suas realizações, a Guarda-Mirim, que comecei a trabalhar e, observando seus exemplos nasceu em mim o ideal de entrar na política para servir a Cataguases e sua gente. Tive a honra, anos depois, de tê-lo como adversário político e, mais uma vez, pude constatar a honradez em sua forma de agir, de como fazer “política”. Quando o sucedi na Prefeitura, senti a obrigação de dar prosseguimento a algumas de suas obras, fazendo questão de sempre salientar que era o “pai” daqueles projetos e inclusive fiz questão de convidá-lo para estar presente nas inaugurações. Mas tudo o que se falar do Doutor Tarcísio é pouco diante dos ensinamentos que nos passou. Profissional justo, político honrado, professor, cidadão humilde e exemplar, pai de família, amigo e, principalmente, um homem que carregava Cataguases em seu sangue.
De certa forma, hoje todos nos tornamos um pouco órfãos". Willian Lobo de Almeida - Ex-prefeito de Cataguases.
"Cataguases se despede da maior expressão política da atualidade: Tarcísio Henriques. Uma referência, Um ícone. Deixa um legado e uma lacuna. Sua atuação no Executivo Municipal trouxe verdadeiramente "Um novo tempo" à nossa comunidade, dando norteamento ao Município e certamente a seus sucessores. Sua atuação pedagógica e social, foi de encontro à formação cidadã e às famílias carentes. Um sisionário com forte capacidade de realizar. Fará muita falta!!! Meus sentimentos e fraternal abraço à família, a história (dele), será o consolo de vocês familiares e a nossa referência política. Descanse em Paz!". Vereador Geraldo Majella Mazini (PT).
"Cataguases perdeu seu ícone, um dos homens públicos mais expoentes que não deixou inimizades e muito menos adversários. Poderíamos discordar temporariamente de suas ideias mas o respeito, carinho e admiração sempre foi o ponto forte de todos aqueles que conviveram com ele. Cataguases perdeu seu porto seguro, dificilmente encontraremos homem público de tamanho quilate" . Vereador Serafim Couto Spíndola (PDT).
Algumas manifestações pela rede social:
"Com profunda tristeza acabo de saber do falecimento de TARCÍSIO HENRIQUES. É difícil nesta hora falar desse homem, desse Político (com “P” maiúsculo) com quem tive o privilégio de conviver durante grande parte de minha vida e desfrutar de sua amizade. Mas devo prestar-lhe esta homenagem por tudo que vivemos juntos, pelos sonhos e conquistas. Pelas nossas lutas que culminaram no “Novo Tempo”, por seus ideais e pelo amor que nutria por nossa Cataguases, a origem de toda a sua jornada na vida pública. E assim, ao seu lado, fui conhecendo o tamanho daquele coração que batia em seu peito. Fui percebendo sua grandeza de espírito, sua preocupação com a coletividade, um homem forjado a fazer o bem ao próximo. E com ele aprendi que vale a pena lutar por aquilo que acreditamos. Mais do que um amigo, um “irmão”, um “pai”, um “protetor” de quem só guardarei boas e inesquecíveis recordações. Descanse em paz, Tarcísio." - Marcos Spínola, advogado, jornalista e amigo de Tarcísio.
"Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar... Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..." José Baião (Ex vereador).
"Tarcísio Henriques parte, mas seu legado permanece para a presente e futuras gerações. Meus sentimentos à esposa Maria Cristiina, Tarcísio Filho, Victor Henriques, José Henriques, Lúcia e Raquel." Antônio Lage, empresário.
Cataguases recebe a triste notícia do falecimento de Tarcísio Henriques!! A Cataguases que ele amou com uma intensidade conhecida e reconhecida por todos, amor demonstrado na história de vida que fica registrada para todos nós!! E, onde presente um legado muito rico!! legado que indica a direção certa, o caminho a seguir para todos aqueles que querem deixar a marca de homens de bem!! Ele se vai,mas o exemplo de um grande homem fica!! Talento, sabedoria , experiência , em todos os cargos e funções públicas ocupados e exercidos !! nome muito respeitado entre os maiores líderes políticos , na nossa Cataguases , nas nossas minas gerais e no nosso cenário político nacional!! Cumpriu, merecendo elogio sempre, sua missão na vida familiar, social, religiosa , profissional , política !! Destacou-se entre seus pares, de maneira elogiável!! Missão cumprida, ele se vai!! na pessoa de Cristina, grande mulher e companheira, de parceria e cumplicidade muito bonitas na vida do esposo , apresento meus sentimentos, os sentimentos de toda a família Rossi, estendendo-o a todos os filhos, noras, genros, netos, irmãos, cunhados, sobrinhos, a todos que estão sentindo a dor pela perda irreparável de Tarcísio Henriques!! Descanse em paz , Tarcísio !! biblicamente, falando, "combateu o bom combate , venceu a luta "!! - Laura Rossi - Advogada.
Faleceu aos 81 anos, por volta das 9 horas, no Hospital de Cataguases, o ex-prefeito de Cataguases, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques.
Nascido em 06 de outubro de 1934, Dr. Tarcísio, foi advogado, jornalista e um dos mais importantes políticos de Cataguases e muito conhecido no cenário mineiro. Iniciou sua carreira política como vereador no município de Cataguases no período de 1966 a 1970, retornando em 1972 até 1976, após passar um período como vice-prefeito de 1970 a 1972.
Em 1983, se elegeu prefeito de Cataguases, onde permaneceu até 1988, sendo considerado um dos melhores prefeitos da época, deixando o cargo muito bem avaliado pela população e conseguindo eleger seu sucessor, o médico Paulo Schelb. Sua boa gestão, lhe proporcionou seu primeiro mandato como deputado estadual em Minas Gerais na 12ª legislatura no período de 1991 a 1994, pelo PMDB, sendo reeleito em 1994 na 13ª legislatura, mas renunciou para assumir a Secretaria de Estado de Justiça em 1995, onde permaneceu até março de 1998.
Em 2005, se elegeu novamente prefeito de Cataguases para o período de 2005 a 2008, mas pegou um Município muito endividado, o que não lhe trouxe muitas realizações, mas conseguiu diminuir a dívida e colocar a prefeitura novamente entre os bons pagadores. Tentou se reeleger mas perdeu a eleição para o jovem político do PSDB, Willian Lobo.
Recentemente, Tarcísio retornou ao cenário político cataguasense, ao conseguir tomar o PMDB e se colocou inclusive como pré-candidato a prefeito novamente, com a frase: "A onça está velha mas as garras estão afiadas".
Adorado por muitos, fez história na política cataguasense e até hoje se encontra pelas ruas os que se dizem "Tarcisistas".
Tarcísio foi também presidente do Ipsemg (1989 a 1990) e Secretário Adjunto de Estado da Casa Civil (1990).
Dr. Tarcísio deixa esposa, Maria Cristina Peixoto Henriques e 5 filhos: Tarcísio, Victor, José Henriques, Raquel e Lúcia. Seu corpo será velado em sua residência na Rua Major Vieira, 149 e o sepultamento acontecerá às 18 horas deste sábado (30) no Cemitério São José em Cataguases. O Prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, decretou luto oficial de 3 dias no município.
Acatando uma sugestão do vereador Aquiles Branco Ribeiro em 3 de fevereiro de 2015, para que os deputados votados em Cataguases fossem convidados a prestar contas na Câmara Municipal, a deputada federal, Margarida Salomão (PT), atendeu ao requerimento do vereador Walmir Linhares e foi a primeira a comparecer na Casa Legislativa, na noite desta sexta-feira (29), com esta finalidade.
Com a palavra, a deputada anunciou a liberação de emendas parlamentares no valor de R$ 300 mil para auxiliar no custeio de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem utilizados na reestruturação das unidades e para aquisição de equipamentos. Conforme foi ventilado na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende investir este recurso na compra de computadores e ares-condicionados.
Outras ações anunciadas, foram:
A liberação de 5 professores para atuar no IF Cataguases que deverão serem remanejados dos Campus Rio Pomba ou Muriaé;
Um veículo para o Lar São Vicente de Paulo que virá para Prefeitura de Cataguases e posteriormente repassado para a entidade e;
Ajuda nas demandas relativas a mineração na serra da neblina onde levou a causa ao conhecimento dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e outros órgãos ambientais, no entanto, obteve a informação de que a mineração no local é totalmente legal, mas ainda pretende sugerir uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para tratar do assunto.
A deputada também pretende marcar um encontro com o Governador Fernando Pimentel para, juntamente com o prefeito Cesinha Samor, levar a demanda do término da "estrada da Empa" e deverá destinar, em maio, emendas parlamentares para a Associação das Mulheres Rurais, Associação dos Produtores Rurais e Mercado do Produtor.
Ela também ouviu outras demandas como audiência com o Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para investimentos no Pronto Socorro Municipal, conforme projeto da gestão anterior, construção de muro de arrimo para o quartel da Polícia Militar, apoio as questões dos funcionários dos Correios e soluções para as famílias que perderam os empregos após o término do transporte de bauxita através da linha férrea. Ao final, ela solicitou que todas as demandas lhe fossem encaminhadas através de ofício da Câmara Municipal.
Em entrevista para o Site Mídia Mineira, Margarida Salomão disse que veio em Cataguases justamente para prestar contas, ouvir a população e dizer qual o retorno das demandas apresentadas anteriormente. "A atividade pública, a política, é uma coisa que requer respeito, reciprocidade e é por isso que eu vim aqui. Tenho muita honra de estar nesta câmara onde sempre fui muito bem acolhida, de uma forma muito fraterna, para poder exatamente dizer o que nós fizemos pelas demandas apresentadas por Cataguases" completou.
Por último, o vereador Walmir Linhares (PSDB), autor do requerimento, agradeceu a disposição da deputada e solicitou ajuda para solucionar problemas na saúde e com relação a linha férrea. Cobrou maior apoio do governador Pimentel ao município onde ele foi muito bem votado, criticou o prefeito Cesinha por não ter comparecido e revelou estar vivendo seus últimos dias no PSDB, embora não tenha decidido ainda para qual partido irá.
Antes do comparecimento à Câmara, a deputada Margarida Salomão, esteve no município de Astolfo Dutra e ao chegar em Cataguases, visitou primeiramente o Lar São Vicente de Paulo. Em seguida, foi recebida pelo prefeito Cesinha Samor na prefeitura de Cataguases e participou de uma entrevista com o jornalista Jorge Fábio na Rádio Cataguases AM.
Duas mulheres foram atacadas e roubadas por volta das 21h40 desta sexta-feira (29) na Avenida Meia Pataca em Cataguases.
Conforme informações, a vítima contou que deslocava a pé para sua casa em companhia de sua mãe idosa quando, na altura do prédio da Copasa, um indivíduo negro, alto, magro, trajando bermuda clara aproximou-se das duas e segurando sua bolsa com uma das mãos e com a outra simulando estar com algum objeto em suas costas, anunciou o assalto em tom ameaçador ordenando que ela entregasse a bolsa. A mulher se recusou segurando a bolsa firme contra seu corpo dizendo que não entregaria, ocasião em que o autor, jogou a vítima juntamente com sua mãe ao solo e forçou até que a alça arrebentasse, fugindo em seguida com a bolsa nas mãos. Ainda conforme a vítima, dois homens em duas motocicletas, se aproximaram e ao constatarem o roubo, perseguiram o autor.
Ao ser informada através de ligação para o telefone 190 da sala de operações, a policial militar, SGT Priscila, acionou a guarnição PAC Norte, composta pelos militares Cabo Dionísio e SD Assis, que chegaram rapidamente ao local, tomando ciência dos fatos com as vítimas no momento em que foram informados de que populares teriam cercado o suspeito nas proximidades do mercado do produtor.
Os militares deslocaram até o local onde depararam com duas pessoas próximas ao autor que foi reconhecido como sendo Rodolfo da Silva Oliveira, foragido da justiça. Ao se aproximarem, o autor tentou fugir sendo definitivamente imobilizado pelos policiais. Neste momento, os dois desconhecidos que estavam próximos ao autor saíram rapidamente do local não sendo possível identificá-los.
Os policiais também realizaram uma varredura em um terreno baldio em frente ao Mercado do Produtor e conseguiram localizar a bolsa roubada.
Na presença da vítima, esta reconheceu o autor que recebeu voz de prisão em flagrante delito pelo roubo e pelo mandado de prisão em aberto, sendo levado para delegacia de plantão em Leopoldina após exames no Hospital de Cataguases.
A vítima e sua mãe, sofreram escoriações pelo corpo e também foram conduzidas para o Pronto Socorro Municipal no Hospital de Cataguases onde foram atendidas.
Segundo o último informativo da Defesa Civil de Cataguases, às 23h30 desta sexta-feira (29), o nível do Rio Pomba, estava estável, se mantendo em 4,90 metros.
O agente da Defesa Civil, Alexandre Rodrigues (Tico), informou que esteve verificando também os municípios de Astolfo Dutra e Dona Euzébia e nos dois locais o nível do rio abaixou. Ele também informou que as usinas estão retendo água e que por este motivo, a tendência seria o rio abaixar. "mesmo assim estamos de plantão monitorando o tempo todo" informou.
De fato, conforme dados de telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Pomba, em Cataguases, subiu até por volta das 22 horas e se manteve no mesmo nível até às 23h30, quando começou a baixar lentamente. Conforme a última medição da Defesa Civil de Cataguases, por volta das 2 horas da madrugada, o nível do rio registrou 4,83.
Nos primeiros minutos deste sábado (30), a vazão do Rio Pomba estava em 523,51 conforme dados da ANA. O ribeirão Meia Pataca, que deságua no Rio Pomba, também subiu pelo fato de ter sido represado pelo Pomba mas, com a baixa do rio Pomba, a tendência é que o Meia Pataca também baixe.
Conforme informação do Coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Carlos Pires, por volta das 19h20 desta sexta-feira (29), Cataguases encontra-se em estado de alerta, o nível do Rio Pomba chegou a 4,75 e tem subido aproximadamente 7 cm por hora. Ainda conforme o coordenador, o Rio pode subir ainda mais, porém a expectativa é que não ultrapasse os 5,50 metros necessários para sair de sua caixa, se o tempo continuar como está. No entanto, a Defesa Civil já começa a avisar que os moradores das áreas mais baixas devem colocar os móveis em locais elevados.
Conforme outro boletim publicado pela Defesa Civil de Cataguases, por volta das 16h30, nas usinas, a vazão está estabilizada, em Astolfo Dutra, o rio saiu de sua caixa em um local mais baixo que Cataguases. A Defesa Civil, continua monitorando as áreas de risco e acompanhando constantemente o nível do Rio Pomba, além de ter um plano de contingência pronto caso seja necessário entrar em ação.
Conforme a Telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA), às 16 horas, a vazão do Rio Pomba estava em 497,42 m3/s. A previsão do tempo para Cataguases conforme o Site do Climatempo no período da noite é de muitas nuvens e o fim de semana deverá ser sem chuva.
Prefeito Paulo Neves, acompanhando as áreas afetadas. Foto Prefeitura de Guarani.
Segundo informou a Prefeitura de Guarani, entre a madrugada de ontem e manhã desta sexta-feira (29), foram registrados alguns pontos de alagamento e por conta disso a Prefeitura, juntamente com a equipe da Defesa Civil coordenada por João Neves de Mendonça (João do Leite), contando com apoio do Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, José Roberto do Carmo Santos (Betinho da Dengue) e outros funcionários permaneceram de plantão durante toda a noite prestando suporte às famílias que tiveram seus imóveis atingidos pela água, ajudando a colocarem seus pertences para o alto e providenciando alojamentos.
O Prefeito Paulo Neves também esteve e permanece visitando os pontos atingidos prestando solidariedade e disponibilizando ajuda aos moradores.
Conforme contato com a assessoria de comunicação do município, fomos informados de que a água começa a baixar na cidade e já diminuiu aproximadamente 20 cm. Ainda segundo a assessoria, a situação está sob controle e existem 2 famílias em abrigo provisório providenciado pela Prefeitura. As fotos e vídeo abaixo foram cedidas gentilmente por Cristiano Cazeta com exclusividade para o Site Mídia Mineira.
Um veículo Fiat Uno, de uma distribuidora de bebidas de Leopoldina, pegou fogo por volta das 15 horas desta sexta-feira (29), no Km 101 da MG-447, início da estrada Cataguases-Leopoldina a cerca de 100 metros do Antigo Clube Meca em Cataguases.
Conforme informações do motorista do veículo, de 31 anos, para a reportagem do Site Mídia Mineira, ele estava retornando para a empresa em Leopoldina e sem motivo aparente o veículo perdeu força dando inicio ao incêndio. "Eu reduzi em frente ao posto de gasolina, coloquei uma segunda e comecei a subir o morro, quando senti que ele estava meio fraco, ai, eu acelerei e ele respondeu normalmente e embalou. Uns 50 metros a frente, ele perdeu a força totalmente, então eu joguei para o acostamento e fui verificar, mas quando tentei abrir o capô, notei que já estava muito quente e devido a temperatura não consegui abrir, então, tentei dar um combate com o extintor de incêndio do carro, outros dois veículos pararam e me ajudaram com o extintor mas não foi o suficiente. Neste momento, entramos em contato com o Corpo de Bombeiros que orientou que afastássemos do veículo pois o fogo já estava fora de controle e foi o que fizemos" disse.
O 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, foi acionado e rapidamente chegou ao local e controlou a situação. "Quando o Corpo de Bombeiros chegou, o veículo já estava totalmente tomado pelas chamas, então, rapidamente iniciamos o combate e debelamos o fogo" contou o Cabo Nunes para reportagem do Site Mídia Mineira.
A polícia Militar de Cataguases, também esteve no local e sinalizou a via e controlou o trânsito que ficou em meia pista, até a chegada da Polícia Militar Rodoviária (PMR) de Dona Euzébia que assumiu a ocorrência. Ninguém se feriu.
Um idoso de 70 anos foi atacado por volta das 7h30 desta sexta-feira (29), na Rua Luiz Pinto da Silva, na Vila Minalda, nas proximidades da Ponte Astolfo Dutra Nicácio (Ponte Metálica).
Conforme informações de testemunhas, o autor, de 31 anos, seria uma das pessoas que utilizam a ponte metálica como moradia e teria tentado roubar o idoso vindo a atacá-lo. Ainda conforme testemunhas, o homem chegou a derrubar o idoso e puxar um canivete pra ele.
Uma guarnição da Polícia Militar, composta pelos policiais SGT Loures e SD Ronalson, estava em patrulhamento e deparou com populares gritando. Em seguida, socorreram a vítima que encontrava-se muito assustada mas conseguiu apontar o autor para os militares.
Abordado, o autor foi reconhecido pela vítima, recebendo voz de prisão em flagrante delito e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Segundo a PM, tanto vítima quanto autor foram levados para exames no Hospital de Cataguases e a vítima apresentava escoriações no antebraço direito e nos dois joelhos.
Prefeito Cesinha em reunião na sede da Arsae-MG, em Belo Horizonte. Foto: Prefeitura Municipal de Cataguases / Divulgação
O Prefeito Cesinha Samor esteve na quarta-feira (27) em Belo Horizonte, acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Alex Carvalho, e do Procurador Geral do município, Rafael Araújo, para uma reunião na sede da Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). Na oportunidade ele se encontrou com o diretor geral daquele órgão, Gustavo Cardoso, e também com o diretor administrativo da Copasa, Fred Ferramenta. Na pauta da reunião, a revisão do contrato do município com a Copasa.
Cesinha se disse otimista e que a reunião foi bastante proveitosa, uma vez que ficou acordado uma revisão dos termos do contrato. "As negociações avançaram bastante, o que nos dá grande expectativa de revermos os termos deste contrato, principalmente no que se refere à cobrança antecipada dos serviços de coleta de esgoto, que não é feito pela companhia mas que mesmo assim é cobrado da população", afirmou o Prefeito de Cataguases.
Após as chuvas que atingiram várias cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, causando alagamentos em Tabuleiro, Piau, Santa Bárbara do Tugúrio, região rural de Santos Dumont e São João Nepomuceno, além de interdições na MG-448, a queda de uma ponte sobre o Rio Formoso e a total interdição da MG-133, entre os Km 13 e 14, vários boatos se espalharam pela internet, falando sobre uma possível cheia do Rio Pomba que poderia provocar alagamentos em Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Cataguases.
No entanto, conforme o último informativo da Defesa Civil de Cataguases, divulgado por volta das 20 horas desta quinta-feira (28), o nível do Rio Pomba está em 2,80, se mantendo estável desde as 18 horas. Ainda conforme informações de Alexandre Rodrigues, o Tico, da Defesa Civil de Cataguases, foi realizada uma verificação "in loco" nos municípios de Astolfo Dutra e Dona Euzébia e, até as 20 horas, a situação estava tranquila. O mesmo acontece em relação as barragens que permanecem com boa vazão.
Embora exista muita preocupação, principalmente entre a população ribeirinha, é importante destacar que todas as pessoas que desejam ajudar, não devem compartilhar áudios ou informativos sem a devida comprovação da procedência, a fim de evitar pânico e disseminação de falsas notícias. A Defesa Civil de Cataguases avisa que está atenta a qualquer modificação e continua monitorando todas as áreas de risco mas até o momento a situação não é alarmante. Em caso de dúvida a população deve ligar para os números 199 ou 3429-2622.
A Forte chuva que caiu na região de Santa Bárbara do Tugúrio (Vertentes) e em Piau, na Zona da Mata Mineira, nesta quinta-feira (28),causando vários alagamentos nas proximidades do Rio Novo, trouxe muita apreensão entre os moradores de Cataguases, Dona Euzébia e Astolfo Dutra, por onde passa o Rio Pomba e recebe as águas do Rio Novo. A informação é de que várias estradas nesta região estão interditadas.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Carlos Pires, este fato, não preocupa no momento, porque existem muitas represas que devem absorver esta água e a expectativa é de que tenha pouco impacto no nível do Rio Pomba.
Em Cataguases, a telemetria da Agência Nacional de Águas (ANA), registrou às 10 horas desta sexta-feira nível normal do Rio Pomba, em 1,72 metros, com vazão de 141,30 m3/s. Pela manhã choveu 19,8 mm às 7h15. A previsão para esta quinta-feira na cidade é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, segundo a Agência Climatempo.
Iniciada em meados de setembro de 2015, a expectativa de término da restauração da Praça Santa Rita é março deste ano. Foto: Prefeitura Municipal de Cataguases / Divulgação
Conforme informações da Prefeitura Municipal de Cataguases, divulgadas em seu perfil na internet, as obras de restauração da Praça Santa Rita, foram retomadas desde terça-feira (26).
As obras estão sendo executadas pela Scall Beri Construções e Serviços Ltda, de Muriaé, vencedora do processo de licitação aberto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão responsável pela obra.
Os serviços foram iniciados em meados de setembro do ano passado, atendendo a uma solicitação do Prefeito Cesinha Samor à direção daquele órgão. A reforma consiste na colocação de pastilhas nos bancos, recomposição do piso e limpeza geral, e sua conclusão está prevista para março. Conforme contato, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases, não pôde nos informar se as obras estarão prontas até as festividades da Paixão de Cristo (25/03), uma vez que a responsabilidade é inteiramente do IPHAN.
Sessenta e seis grupos de teatro, dança e circo do estado receberam nesta terça-feira (26/1), em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o Prêmio Artes Cênicas de Minas Gerais. Ao todo, foram distribuídos R$ 2 milhões para incentivo a produções artísticas, além de melhorias da infraestrutura dos espaços para apresentações culturais.
Foto: Arquivo Pessoal Marcus Diego/Facebook
Entre os contemplados, está o projeto Girarteando do ator, bailarino, pesquisador e professor residente em Cataguases, Marcus Diego de Almeida e Silva que recebeu o prêmio de R$ 30.000,00. O projeto trabalha com vários artistas formados em diferentes projetos sociais e realiza várias oficinas de teatro e dança em escolas de Cataguases e cidades da região e de outros estados, com palestra para professores e espetáculos para os alunos, além de fomentar a importância da realização de atividades artísticas no ambiente escolar.
Foto: Manoel Marques/Imprensa MG
O objetivo do prêmio é estimular a produção cultural, incentivar a pesquisa de linguagens, contribuir para a formação de público e facilitar o acesso ao conhecimento e a produções de qualidade. Essa edição foi lançada em outubro do ano passado, com a publicação de dois editais. Foram selecionados 36 grupos itinerantes, que receberam prêmios individuais de R$ 30 mil, totalizando R$ 1,08 milhão. São 12 prêmios para espetáculos de circo, 12 para apresentações de dança e 12 para peças de teatro.
Os demais R$ 990 mil foram distribuídos a 30 grupos cênicos para infraestrutura de seus espaços culturais. São 15 prêmios de R$ 40 mil cada para a manutenção dos locais e 15 prêmios de R$ 26 mil para a aquisição de equipamentos.
Apoio
Representando os premiados, Xisto José Pinto Costa, do grupo XinXin e Juaneto, de Mariana, no Território Metropolitano, destacou a importância da arte para a soberania da população. “A arte perpetua histórias e abre perspectivas para o futuro. Agradeço a oportunidade e os gestores do atual governo por terem aumentado os recursos destinados ao prêmio deste ano”, disse.
Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, o prêmio conta com o patrocínio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura em parceria com o Instituto Sérgio Magnani.
Também participaram da solenidade a diretora-presidente da Copasa, Sinara Meireles, o diretor de Administração e Finanças do Instituto Sérgio Magnani, Leopoldo Spínola, e o líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Durval Ângelo, além de secretários de Estado e lideranças políticas e culturais do Estado.
Foi realizado na noite desta quarta-feira (27), em Leopoldina, o sorteio das dezenas do concurso 1784 da Mega-Sena, com um prêmio estimado em R$ 10 milhões de reais. Os números sorteados foram: 04, 15, 26, 30, 54 e 55. De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, ninguém acertou as seis dezenas.
O sorteio, transmitido ao vivo para todo o Brasil e aconteceu no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, da Coopleste, localizado na Rua Coronel Olivier Fajardo, 157. Aproximadamente 200 pessoas assistiram, no local, o sorteio.
O “Caminhão da Sorte” das Loterias da Caixa Econômica Federal chegou em Leopoldina na segunda (25). Até o próximo sábado (30) os sorteios das Loterias da Caixa serão realizados na cidade.
A Mega-Sena poderá pagar neste sábado (30), um prêmio de R$ 25.000.000,00 ao apostador que acertar os seis números do concurso 1.785. As apostas podem ser feitas até as 19h00 (horário de Brasília) deste sábado em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal, tablet ou Smartphone. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h00 às 22h00 (horário de Brasília), exceto em dias de sorteio (quarta-feira e sábado), quando as apostas se encerram às 19h00, retornando às 21h para o concurso seguinte.
Os moradores da Rua Maranhão no bairro Isabel Tavares, em Cataguases, ficaram sem energia elétrica por mais de 5 horas nesta quarta-feira (27). O motivo, segundo testemunhas, foi um caminhão que passou e puxou um fio de telefone que acabou derrubando um poste que já não estava em bom estado de conservação.
Conforme contato com a central de atendimento da Energisa, até o fechamento desta matéria, homens estavam trabalhando no local para tentar solucionar o problema.