728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    segunda-feira, 31 de agosto de 2015

    Engenheiro de Leopoldina que morreu em acidente em Belo Horizonte é sepultado

    Um acidente envolvendo uma van e um carro na madrugada deste domingo (30), na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, tirou a vida do engenheiro leopoldinense, Daniel de Oliveira Lacerda, de 40 anos.


    O engenheiro estava em uma van que voltava de uma festa de formatura no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, juntamente com mais 12 pessoas, amigos e parentes, quando, por volta das 5 horas, um comerciante colombiano, identificado como César Augusto Martinez Loaiza, de 29 anos, subiu a avenida em alta velocidade e na esquina da rua Rio Verde, não respeitou o sinal de trânsito, batendo na lateral da van. Com o impacto, a van capotou.

    Daniel de Oliveira Lacerda
    Foto Linkedin
    O corpo de Daniel foi levado para o Hospital Municipal Odilon Behrens, na região da Lagoinha. Sua esposa, de 41 anos, também se feriu, ela foi levada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII com fratura nas costelas e lesão no fígado. O estado de saúde dos outros passageiros não foi informado.

    O colombiano, em uma primeira versão, negou que estava no veículo, mas depois, acabou assumindo a condução. O teste do etilômetro que mede a quantidade de álcool no sangue, acusou 0,38 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configura crime de trânsito. Ele foi preso e autuado em fragrante por homicídio culposo na direção de veículo e omissão de socorro e não deverá ter direito a fiança, além de ter de pagar multa que ultrapassa R$ 1.900. Loaiza foi levado para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem, na Grande BH.

    O corpo de Daniel foi velado em Leopoldina na capela do Lions e o sepultamento ocorreu por volta das 11 horas no Cemitério Nossa Senhora do Carmo. Daniel morava com a família em Itajubá, no Sul de Minas onde trabalhava.

    Secretário de Saúde de Cataguases Geraldo Antonucci deixa a pasta nesta segunda (31/08)

    O Secretário Geraldo Leite Antonucci, deixa nesta segunda-feira (31) a pasta da Saúde em Cataguases. Esta é a sétima alteração realizada no governo Cesinha e a segunda na Secretaria de Saúde. Antes dele, já foram trocados os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Serviços Urbanos e Saúde, além do procurador e Chefia de Gabinete.

    Geraldo começou na atual administração como Chefe de Gabinete e assumiu a pasta da saúde em 27 de setembro de 2013, após a renuncia do Dr. Alexandre Castelar de Lacerda. Durante o tempo que esteve a frente da pasta, enfrentou diversos problemas como denuncias na Câmara por ex-funcionárias, falta de médicos nos postos de saúde dos bairros e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a crise mais grave que foi o desvio de finalidade nos depósitos que deveriam ir para conta específica do Hospital de Cataguases e segundo o secretário foram depositados em outra conta. Este último fato, acabou gerando muito desgaste para Secretaria de Saúde e Prefeitura. Um fato que deixou o secretário bastante desgostoso foi a exposição de sua família no ano passado quando da denuncia das ex-funcionárias da saúde.

    Para o lugar de Antonucci, assume amanhã, 1º de setembro, o funcionário de carreira Celso Ferreira Benjamim Filho (Foto ao lado), que já é lotado na Secretaria de Saúde.

    Nossa reportagem tentou falar com Geraldo Antonucci antes do fechamento desta matéria para saber os motivos de sua saída, mas não conseguimos encontrá-lo.

    A publicação com a confirmação dos nomes deverá sair no próximo Jornal Cataguases de 6 de setembro.

    Inscrições abertas para o 3 ° Caminhos da Piedade‏ organizado pelas Paróquias de Cataguases

    Pelo terceiro ano consecutivo, as paroquias de São José Operário, Paroquia do Rosário e Santuário de Santa Rita de Cassia, se juntam para realizar a caminhada denominada "Caminhos da Piedade", saindo de Cataguases com destino a Piacatuba, distrito de Leopoldina.

    Ao todo, são 22 km de percurso por um caminho diferente, lindo e em pleno contato com a natureza, com pontos de apoio, com frutas, água, banheiros, entre outras coisas. Sempre acompanhada por ambulância para qualquer eventualidade. Ao fim do percurso, acontece uma bela celebração campal. 

    Em 2014, a caminhada contou com mais de 2.500 pessoas. Este ano, acontecerá no Domingo, 13 de Setembro, com saída as 4 horas da manhã, da Paroquia São José Operário, com a realização de exercício de alongamento próximo ao antigo Clube MECA. As 10 horas, os participantes já estarão em Piacatuba para participar da Missa na Catedral do distrito.

    As inscrições estão sendo feitas nas Secretarias das paróquias São José Operário, Nossa Senhora do Rosário e Santuário de Santa Rita de Cássia.

    APAE de Cataguases comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com Ação Social David Luiz e de Leopoldina com passeata





    A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi comemorada pelas APAEs de todo o Brasil no mês de agosto. Este ano, o tema foi “Inclusão se conquista com autonomia”.

    As APAES de cada cidade elaboram sua semana promovendo atividades que atendam aos funcionários, pais e alunos da instituição de acordo com suas possibilidades abarcando o tema proposto pela Federação Nacional. 

    Em Cataguases, além de promover a semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, este ano em especial a APAE da Cidade tem mais um propósito para comemorar, pois a entidade comemora seus 40 anos de serviços prestados na comunidade Cataguasense e região.  

    Durante os dias 24 até esta segunda-feira (31) a APAE Cataguases tem realizado atividades de cunho educacional, social e recreativo.  As atividades contaram com palestras e fóruns em parceria com o curso de pedagogia FIC/UNIS, muita recreação na quadra da APAE em parceria com o professor José Vitor das Faculdades Sudamérica, da professora Renata Barbosa do SEBRAE e do mágico Emanuel Messias que também participou trazendo alegria às crianças. Além destas atividades, a entidade também contou com “um dia de alegria” com presentes e guloseimas oferecidos pelo projeto social David Luiz. A participação dos profissionais da APAE em curso sobre mediação pedagógica na cidade de Muriaé também foi um dos momentos da semana. 

    Para fechar a semana, nesta segunda-feira (31), os alunos receberão alguns cabeleireiros da cidade que voluntariamente embelezarão o dia. "A APAE de Cataguases agradece a imensamente a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização desta semana tão importante para as APAEs" disse um dos coordenadores.


    Leopoldina

    Em Leopoldina, além de outras programações, houve passeata pelas ruas Cotegipe e Presidente Carlos Luz, no centro da cidade, com o apoio do GEPMOR, equipe de patrulhamento da PM através de motos.

    O evento foi realizado na sexta-feira (21) e contou também com alunos de várias escolas de Leopoldina.



    domingo, 30 de agosto de 2015

    Em Muriaé mulher ateia fogo na casa para matar marido e filho esfaqueia o pai


    As brigas em família, com tentativa de homicídio, estão cada vez mais frequente nas ocorrências policiais. Neste fim de semana, dois destes casos foram registrados em Muriaé, felizmente sem óbitos.

    Na madrugada deste domingo (30), uma mulher de 27 anos, ateou fogo em sua residência, no bairro Santo Antônio em Muriaé, com o objetivo de matar o companheiro.

    A mulher alegou em entrevista para Rádio Muriaé, que provocou o incêndio para tentar matar seu marido de 21 anos que a teria agredido.

    Vizinhos conseguiram debelar o fogo, que concentrou na sala do imóvel, antes da chegada dos bombeiros. O Companheiro da jovem não estava no local e teria fugido. Ninguém se feriu.

    Filho esfaqueia Pai

    Já na noite de sexta-feira (28), um homem de 45 anos foi esfaqueado pelo filho de 13 anos, no bairro Santa Terezinha em Muriaé.

    Conforme informações, pai e filho teriam discutido e durante a discussão o filho acertou uma facada no tórax do pai.

    O Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a vítima que aparentava estar sob efeito de bebida alcoólica. Ele foi levado para o Hospital São Paulo, consciente e aparentemente sem risco de morte.

    A PM apreendeu o adolescente que foi acompanhado à delegacia de plantão no bairro Safira, por uma responsável e um representante do Conselho Tutelar. O jovem não quis falar sobre o motivo da agressão.

    *Com informações e fotos da Rádio Muriaé

    Caminhonete furtada em Cataguases é encontrada horas depois acidentada próximo ao bairro Taquara Preta

    Uma caminhonete Ford Pampa vermelha, com placas de Cataguases foi furtada no início da manhã deste domingo (30), nas proximidades de um areal no distrito de Aracati em Cataguases, enquanto o proprietário pescava, mas foi encontrada horas depois, virada em uma ribanceira próximo ao bairro Taquara Preta, em uma estrada vicinal que liga este bairro ao bairro Antônio Justino.

    Até o fechamento desta matéria, a PM ainda não havia fechado a ocorrência, mas conforme as primeiras informações, o proprietário, identificado como Sr. Onofre, que trabalha com vidros, estava pescando no Rio Pomba no momento em que o furto ocorreu. Não percebendo que seu veiculo havia sido furtado, só foi dar falta do mesmo quando seu filho passou e viu o veículo virado a beira da estrada e ligou preocupado. A polícia foi acionada por volta das 11 horas mas não conseguiu ainda localizar o autor do furto que após perder o controle e capotar com o veículo, fugiu. A PM segue em rastreamento.


    Viu alguma coisa? Envie para nosso Whatsapp: 32 9992-9457

    *Fotos enviadas pelo leitor Carlos Eduardo através do Whatsapp


    Conta de energia elétrica continua com bandeira vermelha até dezembro - Confira as dicas para economizar

    A bandeira tarifária para o mês de setembro de 2015 é vermelha para todos os consumidores brasileiros – o que significa um acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos – exceto para os estados do Amazonas, Amapá e Roraima.  Esse valor de R$4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos foi aprovado nesta sexta-feira, 28 de agosto, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A alteração do adicional de bandeira vermelha vai vigorar de setembro a dezembro deste ano. Aplicam-se às bandeiras os mesmos tributos incidentes sobre as tarifas. 

    O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Assim, o consumidor poderá identificar qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso consciente da energia elétrica, sem desperdício.

    Veja as dicas da Energisa de uso mais eficiente da energia:

    •  O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Aproveite os dias de temperaturas mais altas e regule o chuveiro na posição verão. Além disso, evite banhos demorados. Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.
    • Abrir a geladeira o menor número de vezes possível também é eficaz para a economia. Com a geladeira aberta por muito tempo, o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados.
    • Lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante de sua máquina. 
    • Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
    • Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes.
    • Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
    • Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade).
    • Limpe periodicamente as luminárias, lâmpadas e lustres.
    • Prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia.
    • Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.
    • Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês.
    • Limpe os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada.
    • Evite deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
    • Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros "dormir" carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual. Após recarregar os aparelhos, retire o carregador da tomada.
    Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

    Com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica

    Prefeito de Leopoldina antecipa pagamento do funcionalismo público municipal

    O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, resolveu antecipar o pagamento dos salários dos servidores daquele município e autorizou o pagamento já na sexta-feira (28). 

    Com isso, a prefeitura colocou em circulação na cidade mais de R$ 2,2 milhões correspondente aos contracheques de 1.396 funcionários. "Isso é uma demonstração da situação financeira tranquila da Prefeitura de Leopoldina e só é possível graças a uma gestão séria com controle total sobre os gastos”, disse o prefeito.

    Com informações da Secretaria Municipal de Administração / Jornal Leopoldinense

    Polícia Civil mineira é referência nacional em solução de crimes na internet

    Minas Gerais é um dos 10 estados, além do Distrito Federal, a ter delegacia especializada. Policiais têm qualificação científica e atuação de destaque no rastreamento de dados

    É impossível imaginar a vida sem internet. Serviços, lazer e compras a um clique para milhões de pessoas. Facilidades que escondem perigos e viabilizam a prática de delitos. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) registrou nos primeiros sete meses deste ano 902 crimes e foram detidos crackers que agiam no Brasil.

    O delegado titular da 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos (DEICC), César Duarte Matoso, explica que há dois crimes cibernéticos tipificados no código penal: invasão de dispositivo informático (art. 154 A - invadir o computador) e interrupção de serviço telemático (art. 266 - tirar um site do ar). Os demais casos são crimes comuns cometidos com o auxílio da web.

    A maioria deles (37%) é estelionato. Um destes casos foi esclarecido este ano. A funcionária de uma empresa da capital mineira alterou boletos bancários e fez pagamentos indevidos comprando imóveis em seu nome.

    A suspeita agia com o apoio de um comparsa que trocava informações e ajudava nas transferências bancárias. Ao constatar boletos adulterados, a vítima fez a denúncia e a polícia, por meio de quebra de sigilos bancário e de e-mail, identificou o valor obtido no montante de aproximadamente R$ 800 mil.

    No Alto Paranaíba, outro exemplo de criminalidade via web. Uma empresa de Araxá teve o sistema invadido. O suspeito copiou os dados e ameaçou funcionários e seus familiares. Na investigação, foi descoberta a atuação de um cracker que enviava mensagens com origem em outros países.

    Neste caso, houve um crime cibernético (invasão de dispositivo informático) e ainda um crime comum (de extorsão), feito virtualmente. Na investigação, foi identificado o Internet Protocol (IP) do computador em que o suspeito enviava ameaças e divulgava os documentos da empresa. Assim foram adquiridas provas que indicaram o criminoso. O delegado diz ainda que as ameaças representam 6% do total registrados na DEICC.


    Polícia Modelo

    A presença de policiais formados em engenharia de software e análise de sistemas, além de técnicas de rastreamento de dados explicam os bons resultados das investigações de Minas. Tanto que esses conhecimentos foram incorporados à formação do policial civil no estado e ainda são difundidos em Brasília.

    A PCMG oferece ainda treinamento especializado para outras polícias. Atualmente, há duas delegacias especializadas em crimes cibernéticos no estado. No Brasil, quase a metade dos estados (48%) não possuem esta delegacia.

    “Estamos à frente porque há lugares sem delegacias especializadas e aqui já temos duas com qualidade na prestação de serviço. O desafio é ampliar a estrutura e capacitar os policiais civis, para a melhoria no atendimento” comenta Matoso.

    Mídias sociais

    Um dos fatores que facilita a criminalidade praticada na internet é o número de usuários. De acordo com o Ministério das Comunicações, as redes sociais são os aplicativos mais presentes na tela do smartphones dos brasileiros.  Em primeiro lugar, o WhatsApp aparece com  83,2%; em segundo o Facebook com  72,3%; e em terceiro o Instagram, com  39,1%.

    São muitos os locais onde não há controle de quem usa computadores conectados à rede mundial, como rodoviárias, universidades, restaurantes e hotéis que contribuem para a disseminação desses crimes. Por isso, a identificação do computador onde o crime foi cometido fica mais difícil.

    A polícia alerta ainda que as mídias sociais são lugares em que o internauta pode manifestar sua opinião. No entanto, pode haver crimes de injúria, injúria racial, difamação, calúnia e até racismo. Detalhes de como o fato se deu é que definem se é crime ou não e como será a melhor maneira de identificar o autor.

    O país ainda está caminhando no que se refere a uma legislação específica para crimes cibernéticos. Portanto, acionar a Justiça deve ser o último recurso a ser procurado, alerta a polícia.  É muito melhor ter bom senso e adotar atitudes preventivas. 

    Confira as dicas para ter segurança nos acessos à internet 


    Onde há delegacias especializadas em crimes de informática no Brasil: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Confira no site: (http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias)
    sábado, 29 de agosto de 2015

    Ladrão rouba Loja C&S em Cataguases mas polícia age rápido e consegue prendê-lo antes de sair

    A Polícia Militar de Cataguases foi acionada, anonimamente, por volta da 0h30 deste sábado (29), para atender uma ocorrência de roubo na Loja C&S da Rua Francisco Antônio Leonardo no bairro Haideé.

    Foto arquivo/Google
    Após atender a ocorrência na Sala de Operações da Fração (SOF), o SGT Reginaldo acionou duas guarnições composta pelos militares, sargentos Loures e Josué e soldados Ronalson e Meireles, que chegaram rapidamente ao local encontrando o assaltante ainda no interior da loja.

    Segundo informações da PM, o autor quebrou a porta de vidro e arrombou uma segunda porta de aço e no interior da loja, quebrou a gaveta, sendo encontrado em seu poder, R$ 280.

    O autor foi identificado como sendo Júlio César lage dos Prazeres, que já possui passagem pela polícia e estava em liberdade condicional desde março deste ano quando deixou o presídio de Cataguases. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a Delegacia de Plantão em leopoldina, juntamente com o dinheiro apreendido.

    Em Cataguases condutor com sinais de embriaguez bate em carros estacionados e acaba preso

    Um veículo Fiat Uno conduzido por um homem de 42 anos, com sinais de embriaguez, bateu violentamente contra dois veículos, um VW/Voyage com placas de São Gonçalo (RJ) e um VW/Polo com placas de Niterói (RJ),  que estavam estacionados na Avenida Maria Fernandes de Barros na Vila Reis em Cataguases.

    O acidente aconteceu por volta de 1h30 deste sábado (29) e o condutor, que é morador do bairro São Diniz, contou que tentou desviar de um cachorro mas acabou saindo da pista vindo a bater nos veículos. Com o impacto, o automóvel Polo foi jogado contra o Voyage e este, por sua vez, ficou prensado entre o Polo e uma árvore.

    O proprietário de um dos veículos avariados, disse que é morador de Niterói (RJ) e havia chegado na noite de sexta-feira (28) para um aniversário de parente que acontece neste sábado.

    A Polícia Militar foi acionada comparecendo ao local através do sargento Loures e SD Meireles que deu voz de prisão ao condutor do veículo, conduzindo-o para a delegacia de plantão em Leopoldina onde, caso tenha o flagrante confirmado, será autuado por dirigir sob o efeito de álcool. O veículo Fiat Uno foi apreendido e levado para um pátio credenciado do DETRAN.


    sexta-feira, 28 de agosto de 2015

    PM de Argirita comemora o Dia do Soldado‏

    Crianças do Centro Educacional Municipal Prefeito João Batista de Almeida, em Argirita, receberam a vista do Cb Miranda e Sd Rafael para as comemorações do Dia do Soldado. 

    Convidados pela diretora da creche, na manhã do dia 26, os policiais militares conversaram com os alunos sobre o trabalho da PM e deram algumas dicas de segurança, além de apresentarem vídeos para que eles conhecessem um pouco mais a instituição.

    Fonte: 6º Cia de PM Ind Leopoldina





    Palestras em escolas de Além Paraíba marcam o Dia do Soldado‏

    Em comemoração ao Dia do Soldado, homenageado em 25 de agosto, os Sgt Jeremias e Mário Lúcio realizaram várias palestras em escolas de Além Paraíba. Os alunos da escola estadual Fausto Gonzaga, da escola Castelo Mágico e Centro Educacional Andrade e Silva conversaram com os policiais militares sobre o trabalho realizado por eles, formas de ingresso, dicas de segurança, dentre outros temas.

    Os diretores e professores que participaram das palestras elogiaram muito a iniciativa da PM em se aproximar da comunidade escolar, confirmando a importância dessa interação para a conscientização dos alunos quanto às questões de segurança pública.



    Fonte: 6º Cia PM Ind Leopoldina

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início