728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 28 de fevereiro de 2015

    Motorista de 27 anos morre em acidente na BR-116

    Um jovem de 27 anos, motorista de uma carreta, placas de Vitória da Conquista (BA) que seguia sentido a Leopoldina, perdeu o controle da direção, vindo a tombar próximo ao KM 781 da BR-116, próximo a "Bica D'agua", por volta das 18 horas desta sexta-feira (27). Chovia forte no momento do acidente.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina e uma equipedo SAMU foram acionados, mas o jovem já estava morto quando chegaram ao local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Leopoldina.


    *Com informações e fotos do Jornal Leopoldinense

    Foto: João Gabriel Baía Meneghite / Jornal Leopoldinense

    Foto: João Gabriel Baía Meneghite / Jornal Leopoldinense

    Após transferência dos ativos de Iluminação Pública para o Município população de Cataguases reclama e pede soluções

    A Rua Fernando Peixoto na Vila Reis, está com um trecho às escuras por várias semanas, sem solução.
    Vários munícipes enviaram mensagens para o Site Mídia Mineira, reclamando de problemas com a iluminação pública em suas ruas. Os problemas vão desde luzes em postes que permanecem acesos durante todo o dia e noite a luzes apagadas durante a noite, facilitando a criminalidade.

    Rua Fernando Peixoto
    Av. Sizenando Dutra de Siqueira
    Na rua projetada, A, no bairro Paraíso, em frente a um orelhão, existe um poste que a luz fica piscando, diz um dos leitores. Na Rua Pascoalina, Riguete, conhecida como "Beco do Riguete", vários problemas além da iluminação: "Sem iluminação forte, sem asfalto, águas escorrendo sempre. Peço que por favor ajude a divulgar pra tentar melhorar" diz a moradora através de mensagem enviada para nosso Whatsapp. Já na Rua Homero Cortes no bairro Tomé, a reclamação é de que acontecem quedas de energia constante e que os fios dos postes estão embolados. Outros locais, como a Av Sizenando Dutra de Siqueira, próximo a entrada para o bairro São Sebastião e a Rua Fernando Peixoto, na Vila Reis, estão sem iluminação há bastante tempo, fazendo com que pessoas que retornam de escolas e do trabalho corram risco de serem assaltadas.

    Desde o inicio do ano que a responsabilidade pela Iluminação Pública é da Prefeitura de Cataguases, que terceirizou o serviço para a Energisa Soluções no dia 5 de janeiro. A população aguarda a disponibilização de um telefone para reclamações mas até o momento isso não aconteceu.

    Lâmpada quebradas
    Em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, na terça-feira (24/02), fomos atendidos pelos funcionários Gumercino e Natália que anotaram todas as reclamações dos leitores do site e ficaram de passar para o Secretário de Serviços Urbanos, Nicolau Sierve, nosso pedido de que nos enviassem uma nota oficial da Secretaria, através de nosso e-mail, explicando a situação, mas até o momento de fechamento dessa matéria, neste sábado (28), não recebemos retorno.

    No momento, a única forma da população reclamar é através do telefone 3429-2590 com a Secretaria de Serviços Urbanos.

    Várias reclamações em relação ao "Beco do Riguete"


    A Energisa Soluções, vencedora da licitação para manutenção da Iluminação Pública em Cataguases,
    em 5 de janeiro de 2015, ficou de disponibilizar telefone para reclamações

    Preso suspeito de assaltar a padaria no bairro Menezes

    Foi preso na tarde desta sexta-feira (27), Tiago Marcolino, 28 anos, suspeito de ter assaltado uma padaria no bairro Menezes em Cataguases.

    O roubo aconteceu na tarde de quinta-feira (26), por volta das 14h40, quando Tiago, acompanhado de um comparsa, identificado como sendo Wesley da Silva Diogo,  que cumpre pena no presídio de Cataguases e encontra-se em liberdade provisória de 7 dias, renderam a funcionária da padaria e levaram todo o dinheiro do caixa, saindo correndo em seguida. No entanto, o roubo foi gravado pelas câmeras de segurança do local o que permitiu a PM reconhecer os autores.

    A prisão aconteceu no bairro Beira Rio quando o Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), passava pelo local e reconheceu Tiago. Após a prisão, ele foi reconhecido pela vítima. O suspeito, já tem várias passagens pela polícia por furto.

    Participaram da ação, os militares: TEN Lacerda, SGT Dos Santos, CB França, CB Moreira e SD Jean Pierre.

    O outro assaltante, encontra-se foragido.

    Leitora flagra superlotação de ônibus escolar em Leopoldina e pede providências





    Liviane Silva, leitora do Site Mídia Mineira, flagrou um micro-ônibus que faz o transporte escolar para a Escola Municipal Ribeiro Junqueira, no município de Leopoldina, com superlotação de crianças. Segundo o que ela postou em seu perfil no Facebook, o problema não é novo e a prefeitura sabe exatamente quantas crianças usam o transporte escolar, pois todas elas fizeram um cadastro, sendo expedida uma carteirinha para poder utilizar o veiculo. A leitora solicita do Executivo de Leopoldina, que seja disponibilizado mais um veículo para o transporte escolar.

    Confira abaixo a reclamação da leitora:
    "Esse problema não é novo, já vem se arrastando desde o ano passado 2014. Cabeça para fora do ônibus, mãos tentando arrancar galhos de árvores, crianças em pé, três pessoas dividindo o mesmo banco .Além do perigo oferecido pelas próprias condições de transporte, as crianças também estão sujeitas a outras condições pouco adequadas.
    Isso está acontecendo na Van que transporta crianças da Escola Municipal Ribeiro Junqueira em Leopoldina - MG. O veículo só anda com superlotação crianças, sujeitas a qualquer freada do motorista caírem e se machucarem muito, segundo o motorista é a única VAN que pode fazer esse percurso , se não couber mais crianças infelizmente vão ficar para traz."

    Associação dos Pacientes Renais é reativada em Cataguases e nova diretoria toma posse

    Tomou posse nesta sexta-feira (27), no setor de hemodiálise do Hospital de Cataguases, a nova diretoria da Associação dos Pacientes Renais e Amigos de Cataguases e Região.

    A nova diretoria, ficou composta da seguinte forma: 

    • Presidente: Rafael Moreira;
    • Více-presidente: Iracema Santiago dos Santos;
    • Secretária: Lourena Vieira de Souza;
    • Tesoureiro: Francisco José da Silva;
    • Conselheiros: José Augusto Filho, José Francisco de oliveira, João Batista Vieira, Edson Vicente Caetano e Luiz Carlos de Souza Oliveira

    Conforme explicou o novo presidente a nossa reportagem, na Associação foi criada no ano 2000 e depois ficou parada por 6 anos, sendo agora reativada. Os principais objetivos agora, será a regularização de toda documentação da associação e quitar as dívidas que a última administração deixou.

    A associação presta apoio aos pacientes renais, intermediando doações de órgãos e transporte de pacientes.

    Outra meta, será a arrecadação de recursos para o funcionamento da Associação que possui vérios objetivos como ter uma sede, veículo próprio entre outras coisas e para isso, conta com a ajuda e apoio de toda a sociedade.

    Já está prevista também, uma reunião entre o novo presidente e o provedor do Hospital de Cataguases, para que se promova um trabalho em parceria.

    Por enquanto, pacientes e interessados podem entrar em contato com a Associação ligando para o setor de Hemodiálise do Hospital de Cataguases.
    sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

    Audiência Pública discute a saúde em Cataguases - Confira entrevista exclusiva com o Juiz Edson Ladeira



    Aconteceu no Salão do Juri do Fórum de Cataguases, uma audiência Pública para debater a saúde em Cataguases e região e especificamente, os serviços prestado pelo Hospital de Cataguases.

    A audiência foi proposta pelo Juiz da Segunda Vara Cível da Comarca de Cataguases, Edson Geraldo Ladeira, e pela Defensoria Pública de Minas Gerais em Cataguases, representada pela Coordenadora Regional, Eliana Maria de Oliveira Spíndola e contou com a participação das demais instituições da Justiça, de representantes do Hospital de Cataguases, da política e da Sociedade Civil

    Além dos proponentes, Edson Geraldo Ladeira e Eliana Maria de Oliveira Spíndola, a mesa foi composta pelo advogado Márcio Facchini Garcia, presidente da 6ª Subseção da OAB Cataguases; Shermila Peres Dhingra, representando o Ministério Público; Wilson Crepaldi Júnior, Provedor do Hospital de Cataguases; Pe Édson Campos Paróquia São José Operário e Coordenador do Projeto Ricardinho; Geraldo Antonucci, Secretário Municipal de Saúde; Vereadores José Augusto Guerreiro Titoneli e Walmir Linhares, Vice presidente da Câmara Municipal de Cataguases.

    Marcaram presença ainda, os vereadores Geraldo Majella, Fernando Pacheco, Vinicius Machado, Fernando Amaral, Maurício Rufino e Aquiles Branco Ribeiro que também representa a Associação dos diabéticos de Cataguases, além de médicos, enfermeiros, representantes do Conselho Municipal de Saúde, o pastor Nelquiades Fernandes (presidente da Catedral das Assembléias de Deus em Cataguases e da Comunidade Terapêutica Pr. João Brito Gomes) e da Sociedade Civil organizada como Rotary Clube e Lions Clube.

    O Meritíssimo Juiz, Edson Ladeira, proponente do evento, iniciou os trabalhos dizendo que teve a ideia de propor a audiência, após ter presenciado no Hospital de Cataguases a falta de determinados itens básicos para um melhor atendimento e com a finalidade de propor soluções.

    Em seguida, a Defensora Pública, Eliana Spíndola, listou algumas demandas que a Defensoria Pública vem enfrentando na saúde, pois conforme explicou, toda semana existem pacientes que necessitam recorrer a defensoria para garantir seus direitos. Entre alguns problemas, ela falou sobre a demora no atendimento, a má remuneração dos médicos pelo SUS e problemas com transferências para outros hospitais através do SUS Fácil.

    A defensora, disse também que a Defensoria Pública, visa atender as necessidades mais urgentes e que diante do aumento da demanda existe dificuldade em conseguir os laudos médicos em tempo hábil e que os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), chegam a negar os laudos e revelou que já perdeu em torno de 4 pessoas este ano por demora no atendimento.

    Hospital de Cataguases

    O provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill Crepaldi, também listou uma série de problemas que o Hospital vem atravessando como a dificuldade para encontrar especialistas na pediatria, ortopedia e psiquiatria, a falta de recursos, pois o estado ainda encontra-se atrasado com o Hospital, embora tenha quitado os repasses para o Pronto Socorro até o mês de dezembro de 2014, contas muito altas, como a de energia elétrica que chegou a R$ 56 mil e outros problemas como a reclamação de vizinhos do HC em relação ao barulho do gerador do mesmo, fazendo com que a entidade não possa ligar o gerador para economizar na conta de energia. Para solucionar o problema, o Hospital terá de colocar abafadores de ruido que custarão em torno de R$ 160 mil.

    Segundo o provedor, os médicos usam as dependências do hospital, energia elétrica e não dão uma contrapartida, não querem atender pelo SUS e não há nada que se possa fazer a respeito.

    Hoje, o Hospital de Cataguases, possui 556 funcionários, com 35 de INSS por problemas de saúde e uma folha de pagamento que chega a aproximadamente R$ 900 mil dos médicos e R$ 600 mil dos funcionários.

    Ele também listou algumas formas que o Hospital tentará implantar para arrecadar fundos, que são a realização de bazares, doações na conta de energia elétrica e colocação de cofres para doações de moedas em estabelecimentos comerciais.

    Outro problema que está se resolvendo, é a questão das entradas no Hospital sem a devida identificação, o provedor falou que encontrou o hospital com 9 entradas e apenas 2 com porteiros, o que já propiciou inclusive, um furto de uma TV. A intenção será fechar todas estas entradas e deixar apenas as que possuem porteiros.

    Pronto Socorro

    Sobre a questão do Pronto Socorro Municipal que hoje, está terceirizado pelo Hospital de Cataguases. Bill Crepaldi, disse que se fosse o provedor na época, não teria assinado o contrato para passar o Pronto Socorro para o HC e que além de todos os problemas como grande número de atendimento de pessoas que deveriam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, o Hospital vem perdendo receita dos planos de saúde por causa da porta única.

    A representante do Ministério Público, Shermila Dhingra, esclareceu que a porta única de entrada tanto para pacientes do SUS quanto para pacientes dos Convênios foi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para propiciar um tratamento igualitário entre os usuários da saúde. Conforme explicou, é inconcebível uma pessoa que está com um problema grave ter de esperar atendimento porque um problema mais simples, que poderia esperar, foi atendido primeiro, apenas porque é convênio. A promotora, disse também, que é possível ter uma porta de atendimento exclusivo para os convênios, desde que exista outra equipe médica para atender, de forma que não prejudique o atendimento dos usuários do SUS. Ela também reforçou que é necessário o fortalecimento da atenção básica.

    Fazenda da fumaça

    Um dos problemas do Hospital hoje, segundo o provedor, é a Fazenda da Fumaça, que vem dando prejuízos a entidade. Para resolver isso, a administração do HC, está estudando duas ideias, o arrendamento da mesma ou uma possível parceria com a Embrapa para desenvolver projetos que possam trazer retorno ao Hospital.

    A fazenda da Fumaça hoje, produz 278 litros de leite que não podem ser utilizados pelo hospital, por ser in natura, sendo comercializado para um laticínio, além disso, existem hoje 305 garrotes que devem ser vendidos posteriormente.

    Médicos


    O embate que acontece entre o Ministério Público e os médicos, também tomou conta da reunião. Já há algum tempo, o MP vem exigindo dos médicos que cumpram o horário estipulado no contrato de prestação de serviço com o Município, como no caso dos PSFs onde os médicos devem cumprir 8 horas por dia, já os médicos, reclamam da baixa remuneração e falta de condições de cumprir a carga horária.

    Os médicos, Joseph Freire, Maria Ângela Girardi e Tereza Cristina Titoneli se manifestaram sobre a questão, dizendo que não tem condições do SUS continuar pagando uma tabela com o mesmo valor há 30 anos, além de não ter como um profissional exercer a profissão de maneira correta com uma cota de apenas 10 exames por mês, sendo que em alguns casos, para se investigar uma doença até o fim, chega a ser necessários centenas de exames.

    Dra Maria Ângela Girardi, disse que o problema vem se arrastando desde a esfera federal e que não adianta combater na base se não tiver ação nas esferas superiores, propiciando maior repasse de verbas para a saúde e combate a corrupção.

    Dra Tereza Cristina, disse que os problemas já se arrastam por muito tempo, que o que a prefeitura paga é insuficiente, além de atrasar e exemplificou dizendo que desde junho, o município não repassa os valores devidos de exames de endoscopia. Segundo ela, é necessário parar de politicagem, de distribuir exames para vereadores, deixar de usar o dinheiro da saúde para fazer política. "Tem de deixar de ser hipócrita, vamos olhar o que é sério" disse.

    Dr. Joseph Freire, disse que os postos de saúde, não fazem consultas, porque existe um problema cultural do brasileiro que prefere procurar o Pronto Socorro onde o atendimento é mais rápido e os exames são realizados na hora. Além disso, o médico falou que os profissionais do Programa Mais Médicos, recebem R$ 10 mil, mais R$ 2.750 de auxílio moradia e não tem descontos de impostos, enquanto alguns médicos do município, recebem R$ 1214,23 e outros dos PSFs, R$ 5.407,00 líquido, com os descontos de imposto de Renda e ISS. Segundo o médico, existem no município, 3 profissionais que atendem a atenção básica com salários diferentes, o que seria inconstitucional.

    A promotora, Shermila, disse que a luta do MP é por uma gestão correta na saúde e que enquanto a instituição tem de lutar para que o paciente seja bem atendido, a classe médica deve lutar para melhor remuneração do Sistema Único de Saúde. Segundo ela, o MP não está querendo acabar com os bons profissionais e sim, detectar os maus. Ela contou que foi feita uma pesquisa e foi encontrado profissionais com 6 vínculos empregatícios o que seria impossível para cumprimento da carga horária exigida.


    Secretaria Municipal de Saúde

    Em sua fala, o secretário Geraldo Antonucci, listou algumas metas da pasta para este ano, como a melhoria da atenção básica e que para isso pretende colocar em prática o PMAQ, projeto do vereador Michelângelo de Melo Correa que visa bonificar os postos e profissionais dos PSFs que cumprem as metas estabelecidas. Este projeto foi aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal e vetado pelo prefeito Cesinha Samor, mas o legislativo derrubou o veto e promulgou a Lei.

    Outras metas, são a reformas de algumas UBS, colocação de mais 2 médicos do Programa Mais Médicos no município, capacitação de servidores da saúde, criação de novos CAPS para atender a área de Psiquiatria e implantação do instituto oncológico funcionando onde era o antigo pronto socorro, mas que para isso terá a necessidade de realizar uma troca de imóveis, uma vez que o prédio do pronto socorro pertence ao Estado.

    O secretário também revelou que as remessas de medicamentos para atender a farmácia do SUS, que deveriam ser repassadas pelo Governo Federal, estão menores que as do ano passado, ao passo que o consumo de remédios como Rivotril (Clonazepam) e Omeprazol aumentou muito no município.

    Os vereadores Walmir Linhares e Michelângelo Correa, também falaram sobre a questão do PMAQ que ainda não está sendo pago e Walmir, reclamou ainda da criação da Coordenadoria Regional de Saúde do Ministério Público, que segundo ele, não trouxe soluções.

    Soluções:

    O Meritíssimo juiz, Edson Ladeira, convocou a sociedade para contribuir com o Hospital de Cataguases, sugeriu a doação de bens para arrecadar recursos entre outras coisas.
    O vereador Geraldo Majella, sugeriu a criação de um grupo menor, para acompanhar as demandas apresentadas e tentar discutir soluções, sendo aceito e já marcado outra reunião para a próxima quinta-feira (05/03) às 19 horas no Salão da OAB.



    Entrevista Exclusiva


    Antes da Audiência Pública, o meritíssimo juiz de direito, Edson ladeira, concedeu uma entrevista exclusiva para o Site Mídia Mineira e o radialista Marco Antônio Baiano do programa Show de Bola da rádio Cataguases e Sistema Multisom e blog Show de Bola do Baiano como você pode conferir no vídeo no inicio da matéria.



    Veiculo de Cataguases capota na BR-120 (Estrada Cataguases/Leopoldina) e deixa dois feridos

    Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Dona Eusébia, composta pelos SGT Olair e SD Machado, foi acionada para atender a um acidente de trânsito na BR-120 (Estrada Cataguases/Leopoldina), na manhã desta sexta-feira (27).

    Um veículo Fiat Pálio, placas GWZ-6666, de Cataguases, conduzido por Josiel de Oliveira Faria, quando acabou de atravessar a "ponte da Aurora", perdeu o controle, vindo a sair da pista pelo lado direito, capotando após arrebentar uma cerca de arame farpado de uma propriedade rural.

    No veículo, estava além do motorista, o carona Moyses da Silva Salino e ambos foram socorridos com ferimentos leves e conduzidos para o Hospital de Cataguases onde passaram por exames.

    Mais um pedestre é agredido sem motivo em Cataguases em menos de 24 horas

    Um cidadão do município de Santana de Cataguases, por volta das 10 horas desta sexta-feira (27), estava se dirigindo para um ponto de ônibus na Rua Tenente Luiz Ribeiro, na Vila Domingos Lopes em Cataguases, quando foi surpreendido e agredido sem motivo aparente, por "J.C.S.S." de 37 anos com vários socos. 

    A PM foi acionada e chegou rapidamente ao local, através do Sargento Borges e Soldado Ronalson, que conteve o agressor levando-o preso. Ao ser conduzido ao Hospital de Cataguases, para exames, ele se debatia muito se recusando a assentar-se na cadeira, ficando caído ao chão (foto).

    Segundo informações obtidas com a PM, o autor já possui várias passagens pela polícia pelo mesmo crime.

    Até o momento do fechamento dessa matéria, não foi constatado se o agressor teria ingerido alguma substância psicotrópica ou se teria bebido, fato é, que o mesmo aparentava ter problemas psiquiátricos, não devendo permanecer preso e por falta de clínicas especializadas em tratamentos no município, poderá voltar rapidamente as ruas.

    Esta é a segunda agressão registrada em Cataguases, sem motivo aparente, onde os agressores aparentavam problemas psiquiátricos. Na tarde desta quinta-feira (13), um homem danificou vários veículos e agrediu duas pessoas na Praça Santa Rita, no centro de Cataguases.

    Saiba mais:

    Inscrições abertas para estágio nos Correios

    As inscrições para o programa de estágio nos Correios de Minas Gerais estão abertas até 14/03/2015 para estudantes do ensino médio e do ensino superior. Os requisitos para participação estão disponíveis no site dos Correios (www.correios.com.br), nas Notas de Abertura MG-011/15 (ensino médio) e MG-012/15 (ensino superior).

    É imprescindível ler atentamente as instruções necessárias para a participação no processo seletivo. Sem a documentação correta, o candidato não poderá concorrer à vaga pretendida. O processo de seleção contará com análise da ficha de inscrição e dos documentos necessários, que deverão ser enviados junto com a ficha para o e-mail mggerec.scrh.est@correios.com.br ou entregue pessoalmente no endereço: av. Izabel Bueno, 442 - Jaraguá - Belo Horizonte/MG.

    A remuneração é de R$ 381,95 para os níveis médio e técnico e de R$529,94 para o nível superior, além do vale alimentação de R$ 197,11 e do auxílio transporte de R$ 92,84, válidos para todas as categorias. A carga horária, também comum a todos os níveis, é de 20 horas semanais.
    quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

    Carro com placa de Cataguases se envolve em acidente com caminhão do DEMSUR de Muriaé na BR-116

    Um acidente de trânsito aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) na rotatória da BR 116 com BR 356, próximo a Lider Chevrolet em Muriaé. 

    Um caminhão de lixo do DEMSUR, placa BTB-0694, acabou abalroando a traseira de um veículo Fiat Uno, placas HLD-3598, de Cataguases, provocando danos na lateral, como a quebra da lanterna do lado direito. 

    Um funcionário do DEMSUR esteve no local e ficou de ressarcir o prejuízo. A Polícia Rodoviária Federal também se fez presente e registrou a ocorrência, liberando os dois veículos em seguida.

    *Fonte e fotos do Site Tribuna de Muriaé
    nosso parceiro no município



    Surto: Homem danifica veículos e agride duas pessoas na Praça Santa Rita

    Um homem, identificado com Fábio Medeiros Barros, de 29 anos, foi preso por volta das 13 horas desta quinta-feira, após danificar vários veículos e agredir duas pessoas na Praça Santa Rita em Cataguases.

    Segundo informações de testemunhas o homem que aparentava estar drogado, danificou um Fiat Pálio e uma motocicleta, em seguida, chutou o queixo de uma adolescente aparentando cerca de 13 anos, que passava pelo local com uniforme do Colégio Equipe. A agressão as pessoas não parou por ai, pois ele ainda agrediu uma senhora que estava com uma criança no colo , mas que conseguiu escapar.

    A Polícia Militar, compareceu rapidamente ao local, algemando e contendo o autor das agressões que foi levado preso.

    Uma multidão de pessoas indignadas com o fato se aglomerou na Praça Santa Rita. 

    Leia também:

    Mais um pedestre é agredido sem motivo em Cataguases em menos de 24 horas

    Após denuncia do vereador Titoneli no Site Mídia Mineira, Copasa conserta vazamento de vários meses na Ponte Metálica


    Após matéria do Site Mídia Mineira nesta quarta-feira (25), onde o vereador José Augusto Guerreiro Titoneli denunciou um vazamento de água na entrada da Ponte Astolfo Dutra, mais conhecida como "Ponte Metálica", um dos cartões postais do município, no centro de Cataguases, provocando desperdício de água, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, COPASA, iniciou na manhã desta quinta-feira os reparos necessários para acabar com os desperdícios.

    O vazamento já estava acontecendo há vários meses, conforme contou o vereador a nossa reportagem. Outras pessoas chegaram a postar fotos na rede social, porém sem solução.

    O rápido atendimento da companhia, demonstra o comprometimento com a campanha “Para não faltar, cada gota conta”, lançada pela mesma este ano, devido a seca que a região sudeste tem passado. O Superintendente da Copasa, Cáudio Gomes, disse que a empresa resolveu facilitar as denuncias de vazamentos e desperdício através do telefone 115 e que após o inicio da campanha, a média de ligações diárias aumentou 40%, passando de 10 mil para 14 mil e que houve registros de picos de 20 mil ligações em alguns dias. Mais de 60% destas ligações são referentes a vazamentos e falta de água. (Confira a matéria aqui). Até o fechamento desta matéria, os trabalhadores ainda encontravam-se no local.

    A Ponte Metálica, completa 100 anos no dia 14 de junho deste ano, e o vazamento foi um dos problemas elencados na matéria, haja vista que, a obra encontra-se em péssimo estado de conservação, necessitando de manutenção, além de ter sido encontrado pela nossa reportagem, pessoas morando embaixo da ponte.

    Saiba mais:

    O péssimo estado de conservação, necessitando de manutenção, além de pessoas morando embaixo da
    ponte são apenas mais alguns dos problemas do Cartão Postal que completa 100 anos em junho de 2015.



    Atraso Legalizado: Após denuncia do SINSERPU, Cesinha acerta com o MP e continuará pagando os servidores até o dia 11 de cada mês

    O Prefeito de Cataguases, José César Samor (Cesinha), assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o Ministério Público após denuncia do Sindicato dos Servidores Públicos SINSERPU, que obriga o Executivo a pagar o salário dos Servidores Públicos Municipais até o dia 11 de cada mês.

    A medida, traz evolução, pois firma o compromisso do Município em não passar o pagamento do dia 11 de cada mês, mas na prática continua tudo da mesma forma, pois ao invés de pagar a folha dos Servidores Públicos no 5º dia útil, a Prefeitura agora torna legal o atraso até o dia 11, dada em que já estava sendo efetuado o pagamento.

    Entre outras coisas, o MP considerou que o Município vem recebendo normalmente as verbas referentes aos repasses do FPM, FUNDEB, PAB Fixo, ACS, RAB-PMAQ-SM, SF e SB, necessários para o pagamento das despesas da Prefeitura e que o atraso no pagamento aos servidores, provoca constrangimento e prejuízo a economia do município.

    No termo, o Município se compromete a partir de 30 de abril, a pagar a remuneração dos agentes públicos municipais até o dia 11 subsequente ao mês vencido e a primeira parcela da gratificação natalina até o dia 30 de julho e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro de cada ano.

    O não cumprimento do acordo, implicará em multa aplicada diretamente ao vencimento do prefeito no valor de R$ 1 Mil por dia de atraso e será fiscalizado pelo próprio Ministério Público.




    Homem é assassinado no centro de Ubá


    Um homem foi foi assassinado na noite desta quarta-feira (25) em Ubá. O crime aconteceu por volta das 23h11, próximo a um estabelecimento comercial na Av. Raul Soares, no Centro.

    Os militares tomaram conhecimento que a vítima, um senhor de 28 anos, residente do Bairro São João, transitava pelo local quando dois elementos em uma motocicleta Honda XRE 300 teriam o cercado e o carona desceu efetuando vários disparos contra a vítima. A vítima correu, vindo a cair próximo ao estabelecimento comercial.

    Quando os militares chegaram ao local, a vítima já tinha sido conduzida pela UR do Corpo de Bombeiros Militar para o Hospital Santa Isabel, onde ele teria chegado sem vida. No estabelecimento comercial, ninguém viu nada.

    Em uma rede social, testemunhas disseram que os autores chegaram a disparar sete vezes e que depois retornaram para efetuar outros disparos.

    Foi encontrado um projétil deflagrado aparentando ser calibre 38. Não foi possível visualizar onde os disparos atingiram a vítima.

    A perícia compareceu ao local e após realizar os trabalhos de praxe, liberou o local. O corpo permaneceu no necrotério do Hospital. A PM realizou rastreamento mas não localizou os autores do homicídio.

    A PM está rastreando os possíveis autores e a população pode ajudar, repassando informações que levem aos mesmos sem a necessidade de se identificar através dos telefones 190 e 181.

    *Com informações da Assessoria de Comunicação Organizacional do
    21º Batalhão de Polícia Militar


    PM de Além Paraíba prende dois jovens que traziam drogas do Rio de Janeiro para vender em Minas

    Dois jovens, um de 23 e outro de 24 anos que traziam drogas do Rio de Janeiro para serem comercializadas em Além Paraíba, foram presos na tarde desta terça-feira (24) em Jamapará, distrito de Sapucaia (Cidade que faz divisa com Além Paraíba).

    Após o serviço de inteligência da PM descobrir que eles estariam trazendo a droga dentro de um ônibus, os militares rastrearam o veículo com um carro descaracterizado até que um dos jovens desembarcou do ônibus próximo a entrada em Além Paraíba e foi abordado, sendo encontrado com ele, 674 pinos de cocaína e 10 frascos de “loló”.

    Mais adiante, no trevo de Além Paraíba para Teresópolis, o outro desembarcou e também foi abordado por um policial que seguia o ônibus em um carro descaracterizado, sendo encontrado em poder do jovem, cinco tabletes de maconha pesando aproximadamente 04 kg.

    Todo o material apreendido, juntamente com os autores, foram entregues a Polícia Rodoviária Federal que os conduziram para a Delegacia de Sapucaia, onde tiveram o flagrante confirmado.
    quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

    Mineiro da Zona da Mata percorrerá 10.700 km a pé empurrando uma cadeira de rodas por mais acessibilidade


     Caminhando até 12 horas por dia, enfrentando chuvas e temperaturas de até 40 graus e percorrendo de 30 a 50 quilômetros, empurrando uma cadeira de rodas, o ativista mineiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 57, membro do Lions Clube de Viçosa, realiza sua Cruzada Pela Acessibilidade, que o levará a percorrer 10.700km, empurrando uma cadeira de rodas, passando por 20 estados (Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), finalizando no município do Chuí, extremo sul do Brasil.

    O mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal (aventureiro, ambientalista, ciclista, fotógrafo e humanista) saiu na manhã de 21 de fevereiro rumo a Brasília, em mais uma etapa do projeto “Cruzada pela Acessibilidade”, um percurso entre os extremos das fronteiras do Brasil (Monte Caburaí/Roraima ao Chuí/Rio Grande do Sul).

    A Chegada à Capital Federal está prevista para meados de março

    A caminhada, empurrando uma cadeira de roda, teve início no último dia 10 de fevereiro e, e o ativista já percorreu mais de 5100 quilômetros passando pelos estados de Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. A meta é chegar ao Chuí em 27 de junho próximo.

    Durante o percurso, Zé prega um pouco mais de consciência em respeito ao próximo, cujos movimentos, provisórios ou definitivamente, o impossibilitem de andar. Ele sabe que o sacrifício de cobrir a distância entre os extremos do País, para os chamados “perfeitos”, é muito menor do que o percurso entre dois quarteirões de muitas cidades, para quem depende de uma cadeira de rodas ou de muletas para se locomover.    

    Zé disse que o projeto “Cruzada Pela Acessibilidade” teve sua semente lançada em junho de 2008, durante sua viagem em um kart a pedal de Paris a Johanesburgo. Na passagem pela cidade de León, no caminho francês da rota de peregrinação de Santiago de Compostela, em um dado momento, ouviu uma voz feminina dizendo “no puedo” (não posso). Olhou e viu uma jovem em uma cadeira de rodas tentando subir uma rampa que possuía um pequeno degrau.

    Com a ajuda de outras pessoas a jovem conseguiu seu intento, mas a privação da liberdade, aliada à dependência da boa vontade alheia, tocou o coração do aventureiro: “As barreiras naturais são obstáculos para todos. Porém, as arquitetônicas, instaladas em concretos nas calçadas, edificações e ruas de cidades são obras do homem. Se o homem consegue interferir nas obras de Deus, porque não interferir nas “fabricadas por ele”, o homem?”, concluiu o humanista.

    De acordo com o ativista, o projeto, tem como objetivo precípuo entregar, nas Câmaras Legislativas dos Municípios visitados, uma proposta de Projeto-Lei sobre Normas de Acessibilidade e outra para a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da pessoa com Deficiência e o de conscientizar as pessoas, principalmente aquelas com poderes de decisão, a terem mais respeito com as pessoas deficientes (hoje em dia podem-se ver pessoas em cadeiras de rodas impossibilitadas de entrar em um banco ou setor publico, por falta de rampas de acesso ou de elevadores). E, projetar uma imagem diferente das pessoas com deficiências que não gere pena, senão Igualdade - Dignidade – Respeito, pois apenas eliminando as barreiras arquitetônicas e sociais que dificultam às pessoas deficientes a participarem ativamente em todos os aspectos da vida social teremos um mundo mais justo e mais humano. 

    Zé do Pedal

    145.000km de pedaladas ao redor do mundo

    Fotógrafo, técnico em turismo, ativista social, ambientalista e ciclista, o mineiro de Guaraciaba e cidadão honorário de Viçosa, José Geraldo de Souza Castro, realiza, há 30 anos, inusitadas aventuras ao redor do mundo.

    A historia do Zé do Pedal começa em novembro de 1981, quando decidiu viajar do Brasil à Espanha, em bicicleta, para assistir a copa do mundo de futebol “Espanha ‘82”, onde a Seleção brasileira, igual que em Joanesburgo, não teve lá muita sorte. E em uma tarde gris, na cidade de Barcelona, o Brasil caia aos pés da Itália, dando adeus ao sonho do Tetracampeonato. A bordo do transatlântico que o levou de volta ao Rio de Janeiro, Zé do Pedal foi sonhando com uma volta ao mundo em bicicleta. Pronto, a partir dai, não parou mais. Daquele longínquo novembro até hoje, visitou 73 paises em cinco Continentes, percorreu 145.000km a “base de pedaladas”, assistiu a três copas do mundo de futebol, passou por quatro guerras civis, enfrentou chuvas monzonicas, terremotos, sobreviveu a cinco furacões. venceu uma maratona, em Lima, Peru. Visitou ilhas paradisíacas e conheceu os sofrimentos de crianças e adultos em campos de refugiados da guerra do Vietnam. Uma guerra absurda, que ao final só deixou destruição e morte. Conheceu a seca, a fome e a miséria dos povos da África e do povo nordestino. Viu sorrisos de crianças brincando as margens do “Velho Chico” e lágrimas nos olhos do barranqueiro ao ver o leito do rio quase seco. Visitou lugares que marcaram a historia, como: Torres Gêmeas, Pirâmides do Egito, Partenon de Atenas, Torre Eiffel, Taj Mahal, a ponte sobre o Rio Kwai-Ai, Torre de Pisa, e tantos outros. Enfim, suas viagens foram grandes aulas de geografia, historia e, principalmente, uma aula de vida.

    Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMV

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início