728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    sábado, 31 de janeiro de 2015

    Baile do Vermelho e Branco no Remo inicia o carnaval cataguasense com Bateria da Viradouro, mulatas e banda Tropicália

    O tradicional baile do Vermelho e Branco, cores do Clube do Remo, onde este acontece anualmente, abrirá neste sábado (31), o carnaval em Cataguases.

    Novamente, o destaque ficará por conta da bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro, do Rio de Janeiro. Campeã do grupo de acesso do carnaval carioca do ano passado, a bateria vem comandada pelo Mestre Julinho e contará com a beleza das mulatas e passistas daquela escola que também tem como cores oficiais o vermelho e branco.

    A banda Tropicália ficará por conta da animação com ritmos como o Axé, samba e outros sucessos carnavalescos.

    O baile terá inicio as 23 horas e os ingressos podem ser adquiridos diretamente na Secretaria do Clube.

    Ciclista morre após ser atropelado por caminhão na Vila Minalda em Cataguases

    Um grave acidente na Rua dos Operários na Vila Minalda, próximo a entrada para o bairro Dico Leite, na manhã deste sábado (31), tirou a vida de um ciclista.

    A vítima, Luiz Antônio da Cruz, de 54 anos, perdeu o controle ao tentar sair de bicicleta, caindo no asfalto, momento em que estava vindo passando um caminhão, com destinho a Bauminas no bairro Vila Reis. O motorista do caminhão tentou frear mas não conseguiu evitar o acidente, passando com a roda por cima da cabeça da vítima, esmagando-a.

    O SAMU esteve no local e prestou ajuda ao motorista do caminhão que entrou em choque.

    Conforme conhecidos da vítima, ele teria trabalhado na antiga papelaria Real e atualmente trabalhava com lajes pré-moldadas.
    *Fotos abaixo de Wellington Melo



    Vereador Walmir linhares visita moradores da Vila Minalda e Pouso Alegre para ouvir reivindicações



    Atendendo a solicitação de moradores, o vereador Walmir Linhares, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, saiu no inicio da tarde desta sexta-feira (30), com o objetivo de fiscalizar algumas obras e convidou ao Site Mídia Mineira para acompanhá-lo.

    O vereador, visitou a Rua dos Operários, onde foi realizada uma obra de esgotamento pela Copasa, conforme informou os moradores do local, no sábado (24), e que até até esta sexta-feira (30), ainda não havia sido realizada a cobertura asfáltica, o que tem gerado muita poeira com o trânsito intenso e transtornos para os moradores do local, onde residem pessoas com sérios problemas de saúde. Walmir entrou em contato com a empreiteira responsável pela obra no local que informou ao vereador que iria realizar a reconstituição do asfalto até este domingo (1º).

    Em seguida, Walmir esteve na Rua Ministro José Fabrino Baião, no bairro Pouso Alegre, onde está sendo realizada a obra de contenção do barranco para resolver um problema de vários anos, que levou metade da rua e colocou os moradores e transeuntes em risco. 

    No dia 25 de setembro de 2014, o Site Mídia Mineira acompanhou com exclusividade a manifestação dos moradores do local, que também contou com a presença do vereador Walmir Linhares, onde cobravam providências do proprietário do terreno e do poder público.

    Desta vez, encontramos a obra já sendo finalizada, dependendo apenas do aterro e asfaltamento por parte da prefeitura, tão logo o muro termine. Nós conversamos com os trabalhadores da obra que nos informaram que a construção está sobre a responsabilidade do Sr. José Heleno da Construtora Figueiras, e sob a supervisão de um engenheiro da Prefeitura de Cataguases e quando finalizada, o muro terá 38 metros de extensão por 14 metros de comprimento, sendo 8 metros abaixo da terra.

    O vereador colheu as impressões dos moradores que estão aprovando a construção mas disseram que será necessário ainda a recolocação da rede de água e esgoto no local.





    Após acidente, vítima tem a casa assaltada em Cataguases

    Após ficar gravemente ferido em um acidente, ocorrido na noite desta quinta-feira (29), na AMG 0525 (estrada de Itamarati de Minas), Alexandre Chiconeli Rodrigues, 38 anos, teve sua casa furtada, durante o momento em que a família, o acompanhava.

    O acidente, ocorreu por volta das 20h15, conforme relato da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Dona Eusébia e tão logo soube do fato, a esposa de Alexandre e suas duas filhas adolescentes (13 e 14 anos), saíram apressadas da residência, na Rua Cassiano, 202, Bairro Antônio Justino, em busca de informações e permaneceram no Hospital acompanhando Alexandre. Na manhã seguinte, sexta-feira (30), por volta das 10 horas, uma das filhas retornou e ao entrar na casa, percebeu que a mesma estava "toda revirada" e comunicou o fato aos demais familiares que acionaram a Polícia Militar.

    Segundo informações colhidas no local com a cunhada de Alexandre, o que foi levado da residência, ainda não dá para precisar com exatidão, pois a esposa de Alexandre e sua mãe, o acompanham em Juiz de Fora, cidade para onde ele foi transferido, após constatação de que havia fraturado a sétima vértebra, porém, já se sabe que foi levada uma câmera fotográfica, um notebook e uma quantia em dinheiro que ele estava juntando para realizar a festa de 15 anos de sua filha. O valor total, ela não soube informar e disse ao Site Mídia Mineira, que somente quando a esposa dele retornar, poderá saber quanto foi furtado e se também foi levado mais alguma coisa.

    Saiba mais:
    Acidente na estrada de Itamarati de Minas deixa um morto e outro gravemente ferido

    O acidente na noite de quinta-feira (29), tirou a vida de
    Joel Clementino Bento e deixou Alexandre Chiconeli
    Rodrigues gravemente ferido. Ambos estavam em uma
    motocicleta.
    No acidente, outro morador do bairro Justino, Joel Clementino Bento, conhecido como Joel Fininho, 36 anos, que estava como carona na motocicleta, veio a óbito no local, conforme informado em primeira mão por este site.

    A cunhada de Alexandre, também fez questão de desmentir os boatos de que o mesmo era inabilitado, pois segundo ela, ele possui CNH tanto para motocicleta quanto para carro. Ela contou que os dois trabalhavam em Itamarati e estariam retornando para Cataguases quando o fato aconteceu. "Foi uma fatalidade" disse.

    Ainda segundo o boletim de ocorrência, na residência não havia sinais de arrombamento e em contato com os vizinhos, ninguém pôde passar nenhuma informação que ajudasse a apontar algum suspeito, por este motivo, a Polícia Militar, segue investigando.

    Qualquer informação que possa levar aos autores do crime, pode ser passada através dos telefones 190 e 181, sem a necessidade de identificação. Vale lembrar que receptação também é crime e caso alguém ofereça qualquer mercadoria por preços muito abaixo do custo, deve-se desconfiar e informar a PM.

    sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

    Atleta Leopoldinense que treina em Cataguases sobe ao pódio na seletiva para o Mundial de Abu Dhabi de Jiu-Jitsu

    O campeão, Patrick Coutinho,  faz história e segue firme em sua brilhante trajetória como atleta de artes marciais. 

    Patrick, é natural de Leopoldina, residente em Cataguases, local onde treina com o mestre Ricardo Caetano na Equipe Gracie Barra.

    O campeão é motivo de orgulho para todos de sua cidade, região e país, afinal vem galgando conquistas cada vez maiores e mais difíceis nas competições de grande expressão no cenário nacional e internacional.

    Sua última conquista foi nos dias 16, 17 e 18 de janeiro em Barueri SP, onde conquistou a medalha de bronze na seletiva mais disputada do mundo, pois garante vaga ao campeão para competir no WPJJC (World Professional Jiu-Jitsu Cup) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Simplesmente, o maior evento de jiu jitsu do mundo.

    Patrick fez 3 lutas e chegou muito próximo da medalha de ouro, segundo o atleta, estava ganhando a semifinal por 3 pontos a zero e nos segundos finais levou punições do árbitro que alegou falta de combatividade, interrompendo a luta e dando a vitória para seu adversário.

    Apesar da possibilidade de frustração, segundo o campeão, serviu de aprendizagem e experiência, afinal, lutou na categoria azul/roxa, sendo que enfrentou apenas atletas experientes da faixa roxa e se orgulha de ter sido o único em sua graduação classificado para a semifinal.

    Além dos diversos títulos internacionais conquistados no Taekwondo e Hapkido, em apenas pouco mais de 2 anos no Jiu Jitsu já conquistou títulos expressivos em diversas confederações, tais como CBJJ, CBLP, CBJJO, CBJJE categoria meio pesado:
    • Campeão Mundial de Jiu-Jitsu;
    • Campeão do Word Cup (Copa do Mundo) de Jiu-Jitsu;
    • Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu sem Kimono No-Gi (Submission);
    • Medalha de bronze na seletiva para o mundial de Abu Dhabi
    • Vice-Campeão Mundial e terceiro colocado no absoluto de Jiu-Jitsu; 
    • Vice-Campeão sulamericano de Jiu-Jitsu; 
    • Vice-Campeão Panamericano de Jiu-Jitsu;                        
    • 3º colocado no brasileiro de Jiu-Jitsu, categoria absoluto. 

    Mesmo com este brilhante currículo o campeão segue lutando com a falta de apoio, o que impede de se dedicar integralmente aos treinamentos.

    O atleta aproveita o momento para agradecer ao mestre Ricardo Caetano e seus companheiros de treino, assim como as empresas que estão sempre que possível contribuindo para tornar possível sua participação nos eventos. 

    Adolfo Carvalho da Sol e Neve de Cataguases, Pier Cataguases, Iguaria Gourmet, Sheffield Idiomas, Link 10, SupreStore, Secretários de Esportes Ricardo Dias (Cataguases) e Jussara Thomaz (Leopoldina).

    Patrick também aproveitou a oportunidade para divulgar seus contatos para todos os interessados em conhecer seu trabalho e ou fazer contato profissional para futuros apoios ou aulas. Confira abaixo:


    Acidente na estrada de Itamarati de Minas deixa um morto e outro gravemente ferido

    Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em um acidente envolvendo uma motocicleta na noite desta quinta-feira (29), por volta das 20h15 minutos, no KM 05 da AMG 0525 (estrada de Itamarati de Minas).
    Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em Dona Eusébia, que assumiu a ocorrência, a motocicleta Honda CG 125 Fan, placa HNH-4494, seguia com dois ocupantes, sentido Itamarati de Minas, quando o condutor, identificado como sendo Alexandre Chiconeli Rodrigues, 38 anos, perdeu o controle e saiu pelo acostamento, andando por aproximadamente 15 metros e terminando por bater em uma cerca de arame farpado. O carona, Joel Clementino Bento, morador do bairro Justino em Cataguases, vulgo "Joel Fininho" de 36 anos, ficou agarrado na cerca de arame e morreu no local. Já Alexandre, foi socorrido por populares e levado para o Hospital de Cataguases, com fratura na face e na sétima vértebra toráxica, sendo em seguida, transferido para Juiz de Fora em estado considerado grave. Com o impacto, a motocicleta foi parar no meio da rodovia.

    Participaram da ocorrência, Militares de Cataguases e Itamarati de Minas, que ajudaram a preservar o local e sinalizar a via.

    *Fotos cedidas gentilmente pela Polícia Civil
    quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

    Acidente na MG-285 mata produtor de eventos cataguasense Osmar Antunes da Costa

    Um acidente automobilístico na tarde desta quinta-feira (29), no KM 60 da MG-285 (Estrada Cataguases / Dona Eusébia), tirou a vida do produtor de eventos cataguasense, Osmar Antunes da Costa, 63 anos. O veículo que ele estava conduzindo, um Corsa Classic, bateu de frente com um caminhão pouco depois da AABB Campestre.

    O acidente aconteceu por volta das 16 horas e segundo informações, obtidas com o motorista do caminhão, de 54 anos, que seguia com destino a Ubá, em uma curva fechada, deparou com o veículo conduzido por Osmar, que estava de retorno para Cataguases, invadindo a contramão de direção. O motorista, que saiu ileso, ainda tentou frear, mas não conseguiu evitar o choque. Osmar faleceu no local.

    Osmar era morador do bairro Taquara Preta e conhecido por organizar grandes shows em Cataguases e região. No ano passado, foi o responsável pela organização do carnaval em Cataguases, através da empresa New Mídia.

    Metade da pista ficou interditada e até o fechamento desta matéria, estava funcionando no sistema "pare e siga".

    O condutor do veículo aceitou realizar o teste do etilômetro, sendo verificado que ele não estava sob efeito de álcool. 

    Estiveram no local, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Dona Eusébia, o Corpo de Bombeiros de Ubá, a Defesa Civil de Cataguases e o SAMU.

    Osmar será sepultado nesta sexta-feira (30), no Cemitério São José, às 11 horas.




    Ministério Público vai fiscalizar Carnaval nas cidades históricas

    O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG) vai monitorar o cumprimento das normas para o carnaval nas cidades históricas do estado. Segundo o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, os promotores de Justiça da área já foram orientados a fiscalizar os municípios para saber se as regras para a festa estão sendo cumpridas. Os prefeitos que não as cumprirem as normas podem ser responsabilizados criminalmente ou por improbidade administrativa caso haja dano patrimonial. O coordenador recomenda ainda que as cidades promovam orientações aos foliões: “É preciso que os municípios reforcem as campanhas educativas para evitar a ocorrência de danos à estrutura de bens do patrimônio cultural e à integridade física deles”. Produtores culturas e prefeituras ainda têm tempo para legalizar o carnaval. Veja como:

    Para fazer o Carnaval na sua cidade

    Antes da festa:

    - É obrigatório que Corpo de Bombeiros, órgãos de proteção do patrimônio cultural e Prefeitura aprovem o local do evento que devem ser, preferencialmente, em locais onde não existam bens culturais protegidos;

    - A Prefeitura, a Cemig e o Corpo de Bombeiros devem fiscalizar as instalações elétricas e a utilização de materiais inflamáveis, como botijões de gás e fogos de artifício;

    - A instalação de barracas, palcos, arquibancadas, caixas de som, telões e equipamentos em geral deve respeitar as normas de distância dos bens culturais e da rede elétrica que são definidas caso a caso;

    - A emissão de ruídos tem de estar de acordo com os níveis e horários considerados adequados e aceitáveis pela legislação vigente

    - Os banheiros públicos devem ser instalados afastados das fachadas dos imóveis e monumentos culturais. A quantidade ideal é calculada pela quantidade prevista de público;

    - Não podem ser vendidas bebidas acondicionadas em vasilhames de vidro e

    - O município deve orientar os trajetos de trios elétricos e carros alegóricos para que não provoquem danos ao patrimônio ou exponham a segurança dos foliões.

    Durante a festa, Prefeituras, órgãos de defesa do patrimônio público e Polícia Militar devem garantir a segurança do patrimônio e das pessoas. Imediatamente após o carnaval, o local das festividades tem de retornar à situação original, com limpeza, retirada de faixas, cartazes e enfeites.Estes cuidados são fundamentais, já que as festividades carnavalescas podem gerar trepidação das edificações antigas, atos de vandalismo e alterações na rotina das cidades.

    O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a importância do cuidado com o patrimônio. “O carnaval é a maior festa popular do Brasil e o patrimônio cultural de Minas Gerais está entre os valores mais caros da cultura brasileira. Por isso, temos que compatibilizar o patrimônio da alegria com o patrimônio da cultura. Tudo é cultura e, se curtirmos muito bem o carnaval ,estaremos protegendo esse patrimônio que merece atenção e zelo de cada cidadão”.   

    E atenção: alguns comportamentos do folião são crimes e podem dar cadeia. Veja quais são e aproveite bem o carnaval! 


    *Da Agência Minas

    Projeto MedSesc Oftalmologia chega a Cataguases em fevereiro

    Unidade Móvel de Saúde disponibilizará mais de 600 procedimentos até março

    Cataguases recebe, a partir do dia 02/02, o projeto MedSesc Oftalmologia. O Sesc, em parceria com a Prefeitura do município e o Sindicato do Comércio Varejista, realizará 640 atendimentos até 28/03. Além das consultas e exames, os profissionais do Sesc vão apresentar palestras e ministrar cursos de educação em saúde para a comunidade.

    Na Unidade Móvel de Saúde serão realizadas as consultas oftalmológicas, com procedimentos de Tonometria Computadorizada (para diagnóstico do glaucoma), exame de Refração (para confirmação de grau) e Biomicroscopia (para identificação da catarata e outros processos inflamatórios).

    Além dos atendimentos oftalmológicos, o Sesc disponibiliza também exames de ultrassonografia da mama, abdômen e ginecológico. Em Cataguases, as vagas são para pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, que tenham a solicitação médica para a ultrassonografia. É importante que a pessoa apresente o exame mais recente no dia da realização do procedimento.

    Os agendamentos serão feitos nos dias 04, 05, 26 e 27/02 para as pessoas com encaminhamento prévio da Secretaria. Nos dias 24 e 25/02 e também nos dias 16 e 17/03, será a vez da marcação dos exames de ultrassonografia.

    O atendimento será das 8h às 14h, na Policlínica Municipal. Em todos os dias, durante os procedimentos, serão realizadas palestras sobre doenças relacionadas à visão e sobre prevenção de doenças cardiovasculares.

    Confira o calendário de atividades: 

    Dia 04/02
    Solenidade de abertura do MedSesc Oftalmologia

    Dia 06/02
    Palestra sobre Saúde da Mulher e Orientações sobre Saúde Bucal para as mães de alunos do Educandário Dom Silvério
    Palestras de Sexualidade e Higiene Corporal
    Acuidade Visual
    Local: Educandário Dom Silvério

    De 02/03 a 05/03 e 24/03 a 27/03
    Exames de Ultrassonografia
    Local: Policlínica Municipal

    Dias 07/02, 28/02 e 14/03
    Curso para Cuidadores de Idosos
    Local: Lar São Vicente de Paulo


    De 09 a 12/02, e 10 a 13/03
    Consultas Oftalmológicas
    Local: Unidade Móvel

    Dia 18/03
    Palestra sobre Higiene Corporal e Orientações sobre Saúde Bucal
    Palestra sobre Sexualidade, Higiene Corporal e Orientações sobre Saúde Bucal
    Local: Educandário Dom Silvério

    Dia 19/03
    Apresentação do filme Mãos Talentosas 
    Local: Educandário Dom Silvério

    SERVIÇO
    MedSesc Oftalmologia
    Local: Cataguases
    Realização: 02/02 a 28/03

    Informações para o público: (31) 3270-8100

    Fonte: Assessoria de Comunicação SESC

    Polícia Rodoviária Federal prende na BR-116 próximo a Laranjal, homem com 154 gramas de maconha

    Foi preso nesta quarta-feira (28), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem, identificado pelas iniciais, "M.A.R.", de 23 anos, com 154 gramas de maconha, na BR-116, próximo a Laranjal.

    A prisão se deu, graças a operação “Rodovida Velocidade” que está sendo deflagrada nos postos da PRF de Leopoldina, Muriaé e Fervedouro, coordenada pelo inspetor Américo Cabral.

    O autor, já é conhecido nos meios policiais e já tem passagem pela polícia, sendo conduzido a Delegacia de Polícia Civil em Muriaé, onde teve o flagrante ratificado.

    Publicado decreto que cria força-tarefa para gerir abastecimento de água

    Decreto do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, criando a força-tarefa para gerir o abastecimento de água no Estado foi publicado na edição desta quarta-feira (28), no diário oficial Minas Gerais. A força-tarefa é formada por 12 órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Copasa e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

    A medida se baseia nos dados relatório “Panorama Atual do Abastecimento de Água”, elaborado pela Copasa, que apontam como crítica a situação do abastecimento de água potável, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). sociedade civil, instituições privadas, órgãos federais e outros parceiros podem ser acionados pela Seplag, que coordena o grupo, que deverá atuar de maneira articulada com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG).

    Os demais órgãos ligados ao poder executivo, direta e indiretamente, deverão apoiar as ações, fornecendo informações, técnicos e gestores necessários ao desenvolvimento dos trabalhos. A força-tarefa deverá encaminhar ao governador do Estado, no prazo 180 dias, relatório final contendo a descrição das atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões obtidas e as recomendações devidas.

    O decreto lista sete objetivos centrais da força-tarefa:

    I - Propor diretrizes relativas ao uso sustentável dos recursos hídricos, assegurando propostas para solução do problema;

    II - Estimular a articulação interinstitucional para a execução das ações definidas neste decreto;

    III - Promover a otimização dos recursos hídricos a partir do planejamento integrado dos órgãos e entidades;

    IV - Incentivar atividades educativas e de conscientização de utilização, preservação e recuperação dos recursos hídricos no Estado;

    V - Debater medidas necessárias à preservação e recuperação dos recursos hídricos;

    VI - Produzir relatórios mensais de monitoramento e avaliação da implementação das ações setoriais a cargo do Estado, voltadas ao gerenciamento dos recursos hídricos. 

    VII - Propor medidas que busquem superar eventuais dificuldades de implementação das ações setoriais a cargo do Estado, voltadas ao gerenciamento dos recursos hídricos.

    Da Agência Minas
    quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

    PM prende em Cataguases suspeito de furtar motocicleta no distrito de Aracati

    O novo Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), que utiliza-se de motocicletas para o trabalho policial, já está mostrando resultados. A equipe comandada pelo sgt Andrade, encontrava-se em patrulhamento pela rua Eponina Peixoto Ribeiro, bairro Granjaria, quando o soldado Jean Pierre, um dos integrantes da equipe, suspeitou de uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS, de cor verde, placa GYF4091, de Volta Grande, que, supostamente, seria um veículo furtado no último dia 25 no distrito de Aracati. 

    O condutor, percebendo a aproximação dos policiais, evadiu-se, sendo, porém, alcançado pelo SD Jean, cerca de 200 metros a frente. Feita a consulta do veículo, os militares constataram tratar-se da referida motocicleta furtada. 

    O condutor,  Lucas Freitas do Vale, de 19 anos (foto), foi reconhecido pela vítima como o autor do furto, pois na ocasião do fato, Lucas, por displicência, deixou, próximo à residência da vítima, sua bolsa, contendo, entre outras coisas, seus documentos pessoais. 

    O suspeito recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à delegacia de Cataguases. 

    Durante a abordagem, a equipe do GPMOR contou com o apoio da guarnição composta pelo sargento Josué e soldado Couto. 

    Cataguases: Desacordo entre vereadores que compõe a CEI do Cinema pode comprometer relatório final

    Um entrevero entre os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal de Cataguases, que investiga a venda de imóveis para compra do Cinema, Cine Teatro Edgard, na gestão de Willian Lobo de Almeida, pode comprometer o relatório final da mesma.

    Ocorre que a comissão, formada pelos vereadores Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo (Presidente), Geraldo Majella Mazzini (Relator) e Serafim Couto Spíndola (Membro), se reuniu na tarde desta quarta-feira (28), para tratar do relatório final, porém, o vereador Serafim Spíndola, solicitou por escrito que como membro da comissão, fosse passado cópia de todos os documentos para que após estudar, pudesse concordar ou não com o relatório, o que não foi aceito por Majella e Russo, causando o mal-estar. Serafim então, chamou duas testemunhas e tentou entregar o pedido por escrito mas também não foi acolhido.

    Nossa reportagem, estava na Câmara, no momento da confusão e ouvimos os dois lados da história:

    O vereador Geraldo Majella Mazini, disse a nossa reportagem que a intenção era ler primeiro o relatório e que depois, o vereador poderia ou não concordar. Que antes mesmo de iniciar a reunião, o vereador Serafim, pediu as cópias dos documentos, que segundo ele, foram passados no decorrer das investigações com total acesso do vereador sobre os mesmos, mas que naquele momento, teria de passar primeiro para a presidência e que depois o vereador poderia solicitá-los. 

    Majella disse que apenas o relatório que ele iria ler, o vereador não conhecia e que não aceitou o pedido por escrito do vereador, porque o pedido não foi feito com nenhum embasamento legal, que se o vereador mostrasse a base legal para ter uma cópia dos documentos antes da presidência, que seria cumprido. "Ele pode dar um parecer, fazer um relatório dele, dizendo que discorda do relator no ponto tal, porque eu vou ler aqui e ele vai anotando ali, depois ele pega com o presidente a cópia, porque ai já é de posse da Câmara e ele faz o que ele quiser. Ele nem ouviu o relatório para dizer onde ele é contra. Como que você é contra a uma coisa que você nem ouviu ainda?" completou.

    Já o vereador Serafim Couto Spíndola, argumentou para nossa reportagem, que ele entende que como membro da comissão, tem que ter acesso a todos os documentos da comissão quando desejar, e que para ter condições de opinar sobre o relatório final, se concorda ou não, precisaria de ler toda documentação primeiro, pois segundo ele, muitos papeis foram entregues sem ter chegado ao seu conhecimento. "Eu fiz um pedido por escrito, solicitando todos os documentos e hoje, muito me espantou, quando fiz o pedido de um documento que é público, porque a CEI é pública e todos tem acesso, principalmente eu, como membro, e me foi negado. Sequer receberam meu pedido para eu ter uma resposta oficial. Eu tenho de analisar toda a documentação, para saber se o relatório está fiel ao que foi entregue. Como que eu vou ouvir um relatório sem conhecer os documentos?", disse o vereador que ficou muito transtornado, porque os outros membros da comissão não aceitaram sequer, receber seu pedido por escrito.

    Segundo apuramos, a intenção do relator, Geraldo Majella, é que o relatório final seja lido para todos na sessão ordinária da Câmara do dia 10 de fevereiro.

    Polícia Civil de Miraí recaptura foragido da justiça

    A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, através da 29ª delegacia de Polícia Civil da Comarca de Miraí, na Zona da Mata Mineira, deu cumprimento a Mandado de Prisão de Recaptura, expedido pelo Juiz de Direito da Comarca, Dr. Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, em desfavor de Cláudio Marques, vulgo “Bartolo”, na Cidade de Miraí/MG, nesta terça-feira (27).  

    Após exaustivas diligências pelo Município de Miraí, os Policiais Civis, receberam informações dando conta de que o referido foragido encontrava-se na residência de sua mãe, na cidade, local onde o mesmo foi preso/recapturado.  

    Logo após, o foragido foi encaminhado para a 29ª Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Miraí, para as providências legais de praxe, e, posteriormente, para o Hospital Municipal de Miraí, para a realização de Exame de Corpo de Delito. 

    Por fim, o foragido foi recolhido ao Presídio de Cataguases, e encontra-se à disposição da Justiça. 

    Participaram da Operação Policial o Delegado de Polícia Thiago Soares Marty, os Investigadores de Polícia Edson Carlos Martinhão Correa, Gualter Larry Alves Gomes de Oliveira, Ailton Correa Moraes Gomes, e o Escrivão de Polícia André Nicolas Siss Silva. 

    *Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Miraí

    Para combater criminalidade PM de Cataguases lança Grupo Especial para Prevenção Motorizada


    Visando uma resposta à criminalidade foi implantado pela 146ª Cia o Grupo Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR) – o qual consiste no lançamento de guarnições de motopatrulhamento compostas por 04 (quatro) policiais militares, previamente selecionados e capacitados sobre a lógica da Prevenção Ativa e atuação na repressão qualificada, com a missão precípua de dar recobrimento ao policiamento ordinário, notadamente nos aspectos de antecipação, presença e visibilidade dos pontos considerados, bem como a realização de operações ostensivas, tendo por característica principal a mobilidade urbana, objetivando principalmente prevenir ocorrências de roubos a mão armada com a utilização de motocicletas pelos infratores.

    Neste período de implantação foram apreendidas várias motos adulteradas (sem placas e chassi raspado) utilizadas na prática de delitos, bem como prisões de infratores por tráfico, roubos e furtos.

    A Polícia Militar reitera que qualquer denúncia que possa levar a indivíduos infratores, drogas e armas podem ser realizadas através do disque denúncia 181, onde o sigilo é absoluto e não precisa identificar-se.

    *Fonte: 146º Cia PM Cataguases

    PM de Cataguases prende autores de furto e receptação e registra furtos em distritos

    Dois homens de 32 e 33 anos foram presos na madrugada de 27, terça, nas imediações do bairro Leonardo, por furto e receptação. Eles foram encontrados após o registro de uma ocorrência de furto de uma mochila, que estava dentro em um Honda Civic.

    O Sgt Coelho e Robson e os Sd Dionísio e Túlio localizaram um dos autores, que havia sido abordado minutos antes pelos policiais, com uma mochila semelhante à furtada. Ele repassou o material ao outro autor, que foi encontrado no mesmo bairro, próximo à linha do trem.

    Os dois foram presos e encaminhados à Delegacia em Leopoldina.

    Furtos registrados nos distritos de Cataguases

    Na manhã desta segunda-feira, 26, em Vista Alegre, foram furtados de uma escola quatro máquinas fotográficas digitais, das marcas Benq e Canon. De acordo com testemunhas, o alarme disparou na noite de domingo, 25. Os autores do crime arrombaram a porta da sala da direção e a janela da cantina.

    Já em Aracati, também distrito de Cataguases, uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS, verde, placa GYF 4091, de Volta Grande, foi furtada na tarde de domingo, 25. A vítima conseguiu pegar uma mochila que estava com o autor, na qual estavam vários documentos. Ele está sendo procurado pela PM.

    Arma de fogo são apreendidas e furtos registrados. Confira as ocorrências da PM em Leopoldina e Além Paraíba

    Uma espingarda calibre 28, de dois canos, com duas munições intactas foi apreendido na noite de terça-feira, 27, no Morro do Cruzeiro. A arma foi localizada dentro da mochila de um jovem de 18 anos. Com ele estavam mais dois homens, de 24 e 23 anos, e um menor.

    Eles informaram que pretendiam assaltar um sítio no local, mas ouviram uma movimentação e decidiram ir embora. Contudo, após uma denúncia, foram abordados pelos Sgt Adenilton e Sd Almeida e Lamego.

    O menor ainda disse que faz tráfico de drogas e que em sua casa havia três pinos de cocaína.

    Todos os autores foram encaminhados para a Delegacia para providências.

    Armas de fogo são apreendidas em Além Paraíba

    Três espingardas, sendo duas calibre 32 e uma calibre 28, sete cartuchos intactos e 13 cartuchos vazios calibre 28, 15 cartuchos intactos e 15 vazios calibre 32, um frasco com pólvora, quatro frascos plásticos com chumbo para uso em recarga de munição, um binóculo de visão noturna e uma lanterna de led para cabeça foram apreendidos na noite de segunda-feira, 26, em duas casas na Estrada Municipal Torrentes, em Além Paraíba.

    Os materiais foram encontrados após registro de uma briga familiar, com ameaça de morte, que envolvia o dono de uma das espingardas. O homem, de 35 anos, foi preso.

    As outras duas armas e munições foram encontradas na casa de um outro homem, que seria o responsável pela venda dos materiais. Ele não foi encontrado, mas está sendo procurado pela PM da cidade.

    Participaram da ação Cap Camilo, Sgt Rodrigo, Éder e Alessandro e Sd Alan, César Gonçalves e Ottoni.

    Furtos em Leopoldina

    Um netbook da marca Samsung, dois celulares da marca Motorola, um cordão de ouro com crucifixo, uma aliança de ouro, dois jogos de toalha de banho e dois relógios, marcas Mondaine e Seculus, foram furtados de uma casa no bairro Pirineus. O crime aconteceu na madrugada de quarta, 28.

    Os autores entraram na casa, por meio de uma escada, pelo basculante do banheiro. Além disso, eles cortaram a cerca elétrica no muro da área de lazer.

    Já no bairro Vila Esteves, um notebook da marca ACE também foi furtado de uma casa. O objeto estava em um quarto no segundo andar.

    Uma televisão da marca Samsung, 21 polegadas, foi furtada de uma casa no bairro Vila Esteves, em Leopoldina. O crime ocorreu na manhã de segunda, 26. A vítima informou que a janela do quarto estava destrancada.

    No bairro Jardim Lisboa, foi furtado de uma casa um notebook, marca LG, na tarde do mesmo dia. De acordo com um funcionário do local, os móveis da casa estavam revirados e a cerca elétrica cortada, com pegadas na parede da sala. Testemunhas disseram que um Fiat Uno branco, com dois homens, foi visto nas proximidades da casa horas antes do crime.

    Denuncie! Ligue 181 ou 190. Sua ajuda é essencial para que a PM torne a cidade a cada dia mais segura!

    *Fonte: Assessoria de Comunicação da 6ª Cia PM Ind‏

    Polícia Militar promove mudanças no 190 para facilitar atendimento ao cidadão

    A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está realizando uma série de mudanças no atendimento do número 190. O objetivo é que o cidadão, ao acionar a polícia, tenha um serviço mais humanizado e uma resposta mais rápida da sua demanda. A ação já faz parte da nova gestão da PM formada pelo comandante-geral, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e pelo chefe do Estado Maior, Coronel Marco Antônio Bicalho.

    O 190 é um serviço de emergência da Polícia Militar de
    Minas Gerais, que o cidadão aciona de qualquer aparelho
    de telefone, fixo ou celular
    De acordo com o chefe do Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp) da PM, Tenente-coronel Paulo Starick, a principal mudança será na filosofia do trabalho, saindo do quantitativo e passando para o qualitativo. “Vamos continuar a atender bem, mas com muito mais humanização. A filosofia era de um call center, mas a ideia agora é deixar de tratar o solicitante como um cliente para atendê-lo como uma vítima que está pedindo socorro”, ressaltou.

    Entre as principais mudanças, está a reconvocação de policias militares para trabalhar como atendentes. Além dos civis que já trabalham no centro sob a supervisão de militares, os policiais vão cuidar das ocorrências mais complexas. “Os civis sempre trabalharam muito bem. O atendimento era muito bom. O que está sendo feito é apenas uma melhoria para agilizar o serviço e facilitar o atendimento da ocorrência, já que o policial militar tem mais experiência nesses casos”, disse o tenente-coronel Starick.  Em 2014, o 190 da Polícia Militar recebeu mais de 7 milhões de ligações e registrou apenas oito reclamações.

    Trotes

    Os trotes são um dos principais problemas enfrentados nas chamadas do 190. Em média, o serviço recebe 20 mil ligações por dia, sendo que mais de cinco mil são ligações deste tipo. O chefe do Centro Integrado de Comunicações Operacionais da PM ressalta a importância de acionar o 190 somente nos casos citados acima e pede que os pais orientem seus filhos e amigos a usarem corretamente o número, pois os trotes podem colocar em risco a vida das pessoas que realmente precisam de atendimento.

    “É muito importante essa conscientização das pessoas, das campanhas para alertar sobre o problema dos trotes. Mas além disso, já estamos trabalhando em parceria com a Polícia Civil para tentar solucionar esse problema. Trote é um crime. Por isso a Polícia Militar está passando os números das pessoas que cometem este delito para que sejam identificadas e indiciadas para responderem sobre eles”, afirmou.

    O 190 é um serviço de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais, que o cidadão aciona de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular. Veja baixo as situações em que se deve acionar o 190  da Polícia Militar:
    • quando alguém foi vítima da ação de marginais
    • quando alguém está em situação de risco
    • para informar ação de marginais que esteja ocorrendo no momento ou em momento imediatamente anterior ao contato telefônico

    Para outras denúncias envolvendo ação de criminosos, disque 181.

    Da Agência Minas

    Grupo de Trabalho realiza reunião para tratar da valorização dos trabalhadores da Educação


    Governo e representantes de entidades sindicais participaram nesta terça-feira (27), no Palácio Tiradentes, da primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir a valorização dos servidores da Educação. A ação faz parte do compromisso assumido pelo governador Fernando Pimentel de estabelecer um espaço de diálogo amplo e permanente com os educadores mineiros, servidores estaduais e com a sociedade.

    O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, responsável pela coordenação dos trabalhos, afirmou que o encontro foi importante, uma vez que definiu a linha de ação a ser adotada pelo Grupo. Além de dar mais transparência às iniciativas, o Governo irá incluir os aposentados no plano de reestruturação da carreira, que atingirá não só o magistério, mas os demais cargos da Educação. Outro consenso é a necessidade de projetos de formação continuada dos professores. Segundo Magalhães, na próxima reunião, marcada para semana que vem, outros pontos serão debatidos. “Foi um encontro muito promissor”, disse o secretário.

    A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira, também ficou satisfeita com o primeiro encontro da equipe. “No nosso ponto de vista, o balanço é positivo, porque as questões que trouxemos foram acatadas”, afirmou. Para Beatriz, o desafio do Grupo de Trabalho é ser ágil para apresentar resultados. Instituído pelo Decreto 46.709, de 14 de janeiro último, o Grupo de Trabalho tem prazo de 90 dias para funcionar. “É importante que a comissão tenha agilidade e apresente resultados rapidamente. A categoria e a sociedade aguardam ansiosamente que os seus trabalhadores da educação sejam valorizados”, completou.

    Para a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a primeira reunião do Grupo foi importante porque inaugura um novo procedimento do Governo em relação os trabalhadores da Educação. “Acho sempre positivo termos a possibilidade de dialogar, principalmente sobre a valorização do profissional, que passa por se pensar a carreira dos profissionais, e não só daqueles que estão na ativa, mas também dos aposentados e esse é um ponto importante que foi firmado aqui”, concluiu.

    O Grupo de Trabalho é composto pelos secretários Odair Cunha (Governo), Macaé Evaristo (Educação), Marco Antônio Rezende (Casa Civil e de Relações Institucionais) e Helvécio Magalhães (Planejamento) e pelo presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Paulo Moura. As entidades de classe são representadas pelo Sindi-UTE e pela Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (ADEOMG).

    Fonte: Agência Minas
    terça-feira, 27 de janeiro de 2015

    Carnaval é cancelado em Recreio devido a crise hídrica

    A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Recreio, enviou comunicado à imprensa na tarde desta terça-feira (27), informando que o carnaval está cancelado em Recreio.

    O motivo, segundo a nota, é a crise hídrica em que está passando o município.

    A nota, diz ainda que desde o final de 2014, que o município vem passando por problemas no abastecimento de água nas residências, causados pelo alto consumo de água neste período mais quente, pelo baixo índice de chuvas e pelo desperdício por parte da população inconsciente. 

    A maior crise hídrica da história de Recreio, acarretou na publicação do Decreto nº 004 de 22 de janeiro de 2015, onde a Prefeitura Municipal declarou como situação de emergência e agora, no cancelamento do Carnaval 2015.

    A Estação de Tratamento  de Água (ETA), está trabalhando com 13 litros por segundo, quando o necessário para este período mais quente seria de 27 litros por segundo. O município encontra-se hoje em racionamento.

    *Foto: recreio.mg.gov.br

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início