728x90 AdSpace

Energisa
  • Últimas

    Sicred Natal Magalu
    terça-feira, 31 de dezembro de 2013

    Especial de Fim de Ano: Vídeo da Entrevista com Willian Lobo de Almeida, Gerente Regional de Saúde

    O professor Willian Lobo de Almeida, é nosso último entrevistado no Especial de Fim de Ano do Site Mídia Mineira e falou sobre sua nova função na Gerência Regional de Saúde em Leopoldina e de quando era prefeito de Cataguases.

    Willian disse que quando recebeu o convite do Governador para desempenhar a função de Gerente Regional de Saúde, enxergou uma oportunidade para se capacitar mais nesta área e participar das reuniões Estaduais ampliando sua visão no setor.

    Em relação a Cataguases, o Gerente Regional, considera que tem contribuído e ajudado no que pode em todos os projetos do município, como foi a cirurgia de cataratas que o vereador joãozinho precisou de liberação para realizá-las em Astolfo Dutra e segundo Willian, não colocou nenhum empecilho, apenas precisou cumprir os trâmites normais. 

    SAMU

    Willian Lobo, anunciou o lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para Cataguases, Leopoldina, Laranjal entre outras cidades da região para iniciar a partir de 24 de janeiro de 2014.

    Hospital Nível II

    Sobre o Convênio que o Governador Antônio Anastasia assinou com o Hospital de Cataguases, Willian disse que o atraso na liberação dos recursos, se deu por causa de um erro no projeto enviado que constava 2 portas de entrada para o atendimento e só poderia ter uma. Segundo ele, o projeto já foi refeito e a liberação dos recursos deverão acontecer até fevereiro de 2014.

    CISUM

    Willian, disse que conseguiu reativar o CISUM, Consórcio Intermunicipal União da Mata, quando era prefeito, que ficou triste da Sede ter se transferido para Leopoldina e que Cataguases perdeu o "turismo da Saúde" para Leopoldina, pois as pessoas que vinham consultar em Cataguases, consumiam no município entre outras coisas.

    Neurocirurgião

    Sobre a dificuldade em conseguir um neurocirurgião para o município, Willian explicou que existe falta desse especialista no mercado e que a legislação determina que é necessário a contratação de dois neurocirurgiões, um titular e outro substituto, para cada centro. Ele disse que não consegue enxergar, como o município poderá bancar este especialista, pois poderá ter de abrir mão de contratar outros médicos de outras especialidades. O Gerente Regional, disse que é um sonho dele que o atual prefeito, consiga concretizar esta promessa de campanha porque seria muito bom para Cataguases.

    Candidatura a Deputado

    Professor Willian, disse que durante sua campanha, teve apoio de diversas pessoas que serão candidatos a Deputado em 2014 e que não se candidatou por este motivo, pois para chegar a um pleito, existe uma equipe e tem de honrar os compromissos e não tentar atrapalhá-los.

    Pontos Positivos e Negativos na Política Cataguasense

    O maior ponto positivo que Willian considerou, foi o fato do atual prefeito, ter mantido a estruturas de alguns programas como o Plano de Contingência da Defesa Civil e como negativo, citou a demissão de vários educadores e servidores sem nenhum planejamento. "O maior legado que o município tem são seus servidores" completou.

    Folha de Pagamento

    Perguntado se teria deixado a folha de pagamento muito "inchada", o ex-prefeito, disse que não pode demitir a todos, para não deixar postos descobertos e que considera não ter deixado a folha inchada. Para ele, o que teria inchado a folha foi a contratação de cerca de mais 300 pessoas pela atual administração sem ter demitido outros.

    Cinema

    O ex-prefeito Willian Lobo, disse que não concorda com o fechamento do cinema que para ele não tem nada a ver com o fato de não ter comprado o imóvel. 

    A explicação de Willian para não ter usado o dinheiro dos leilões dos imóveis para compra do cinema, foi que a família teria embargado na justiça a compra do imóvel e que haviam várias demandas na cidade que precisariam ser sanadas. O ex-prefeito em reunião com seus secretários, decidiu então atender as reivindicações da população e proporcionar melhorias em diversos bairros do município, pois segundo ele, a economia que o município deve estar alcançando com estas melhorias, poderiam até ser direcionados para a compra do cinema este ano, caso a justiça liberasse.

    Eleições de 2014

    Willian disse que tem conversado muito com o Deputado Rodrigo de Castro que é seu amigo pessoal e que irá apoiá-lo em 2014 por causa de seu empenho em ajudar Cataguases, citou as várias liberações de verbas para o município que vieram através de sua parceria com o Deputado, como reforma de várias escolas, R$ 250 mil reais para os campos do Operário e Cataguases e anunciou que o Deputado deverá também liberar mais R$ 500 mil para o Hospital Cataguases já em 2014.

    No caso do Deputado Estadual, o ex-prefeito, poderá apoiar o atual Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, mas que reunirá com Danilo de Castro e Rodrigo de castro para definir o melhor.

    Sobre apoiar um candidato em conjunto com o Prefeito Cesinha, Willian não vê problemas mas disse que não pode se comprometer antes de várias conversas e reuniões com sua equipe, mas que a ideia poderá ser  discutida e amadurecida.

    Confira a entrevista na íntegra abaixo

    Jogador de Futebol morre em acidente na BR-116, próximo a Além Paraíba

    Um acidente na BR-116, por volta das 21 horas desta segunda-feira (30), próximo a Além Paraíba, Zona da Mata, deixou um jovem ferido vitimou o jogador de futebol, Daniel Soares e Valdeir Rosa Gomes. 

    Conforme informações, os jovens vinham de Juiz de Fora para passar as festas de fim de ano com os familiares em Além Paraíba, quando em uma curva, conhecida como "Serra de Beira Rio", ao ser ultrapassado por uma carreta, Daniel que conduzia o veículo, tirou o carro para o acostamento e acabou caindo em uma ribanceira.

    O Jogador Daniel Soares e Valdecir Gomes, morreram no local e o outro jovem, Luiz Antônio de Oliveira, de 20 anos, teve ferimentos leves, sendo encaminhado ao Hospital São Salvador, em Além Paraíba e não corre risco de morte.

    Daniel Soares tinha 22 anos, era natural de Além Paraíba e foi campeão da Série C do Campeonato carioca de 2012 pelo Paduano, tendo também jogado pelo Tupi em 2011, quando foi jogador das divisões de base do clube.

    *Com informações e fotos do Blog do Adenilson Mendes, parceiro Mídia Mineira.

    Mulher é morta a pauladas pelo esposo

    Uma mulher foi brutalmente assassinada a pauladas por volta das 23 horas desta segunda-feira (30) no município de Divino, na Zona da Mata Mineira, cerca de 140 Km de Cataguases.

    Segundo informações, Maria Cristina de Freitas, 28 anos, discutiu com seu marido, J.S.S, de 27 anos, que teria apanhado um pedaço de galho do chão, desferindo os golpes contra o rosto da vítima.

    Após o crime, o autor fugiu, vindo a ser capturado pela Polícia Militar por volta das 2 horas da madrugada desta terça-feira (31) e levado para delegacia de Plantão em Muriaé.

    A vítima deixa 4 filhos, sendo que o mais velho tem apenas 11 anos de idade, seu corpo foi levado para o IML de Muriaé e o velório acontece nesta terça-feira em Divino.
    *Fotos: oimpacto.net
    A arma do crime foi um pedaço de galho que estava no chão

    O Autor, foi preso por volta das 2 horas da manhã pelos
    PMs 
    Sargento Moreira e Soldado Vander

    Quem foi São Silvestre que dá nome a 89ª Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo?

    Embora seu nome se confunda com a própria história da corrida de rua mais famosa do país, poucas pessoas sabem quem foi o santo, cuja festa acontece no último dia do ano. 

    Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

    A Corrida de São Silvestre é a mais antiga, tradicional e prestigiosa corrida de rua no Brasil. Reconhecida como o principal evento internacional do atletismo de rua na América Latina, realiza-se anualmente na cidade de São Paulo no dia 31 de dezembro. 

    Numa viagem à França, em 1924, Cásper Líbero assistiu a uma corrida noturna em que os corredores carregavam tochas de fogo. Entusiasmado, resolveu promover, naquele mesmo ano, algo semelhante em São Paulo. Assim, à meia-noite de 31 de dezembro, daquele ano foi instituída a Corrida de São Silvestre que reunia os atletas da cidade e ganhou o nome porque esse era o santo do dia.

    A prova passou, em mais de 70 anos consecutivos de realização, por inúmeras transformações e cresceu: dos apenas 60 participantes da primeira edição, a corrida passou a registrar mais de 10 mil inscrições nos últimos anos, incluindo a presença das maiores expressões do atletismo mundial.

    A São Silvestre tornou-se internacional a partir de 1945, quando abriu espaço aos atletas de todas as partes do mundo. Quando a ONU instituiu o Ano Internacional da Mulher, em 1975, a competição passou a incluir a participação das mulheres.

    Atualmente, tanto a largada quanto a chegada da prova de 15 km, acontecem na parte da manhã. Na prova marcada para o dia 31 de dezembro, a primeira largada, para corredores cadeirantes, será às 6h50, seguida pela largada dos portadores de necessidades especiais, às 6h55. Às 8h40, a corrida terá início para o pelotão de elite feminino, enquanto o pelotão de elite masculino largará às 9 horas, junto com o pelotão especial e os demais competidores.

    Assim como na última edição, a prova começará na avenida Paulista, na altura da rua Frei Caneca, e terá a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na avenida Paulista, no número 900.

    segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

    Mulher cai e morre atropelada por caminhão caçamba após ter bebido em um bar

    Uma mulher foi vítima de um acidente trágico no município de Lajinha, na Zona da Mata Mineira.

    Ela havia bebido em um bar e quando saiu, desequilibrou e caiu entre um caminhão caçamba que passava no momento.

    O acidente aconteceu por volta das 9h30min desta segunda-feira (30) e conforme informações, a vítima, identificada como Ivanilda, caiu entre o caminhão que passou uma das rodas traseiras por cima. O motorista parou em seguida, alertado por populares.

    *Com informações e foto da Tribuna de Muriaé, parceiro Mídia Mineira
    foto: Walter Luiz (Portal Caparaó)

    Especial de Fim de Ano: Vídeo da Entrevista com o Prefeito de Cataguases Cesinha Samor

    O Prefeito José César Samor (Cesinha), foi a nossa quinta entrevista da série de fim de ano do Site Mídia Mineira.

    Participou da entrevista, o radialista Gomes da Rádio Ativa FM que exibirá também em seu programa que irá ao ar às 7 horas nesta terça-feira (31).

    Confira o resumo dos diversos assuntos abordados a seguir e assista a entrevista na íntegra no vídeo abaixo.

    Avaliação do Primeiro ano

    O Prefeito Cesinha, disse que em função de ter encontrado uma dívida de 15 milhões, passou um ano em aperto, mas que já pagou 6 milhões.

    Perguntando por Gomes se havia valido a pena ter ganho as eleições, o prefeito respondeu que sim, pois tem tido a chance de ajudar Cataguases mas concluiu dizendo: "Não é brincadeira ser prefeito de Cataguases, todo dia tem problemas".

    Um dos maiores erros segundo Cesinha, foi não ter mandado embora de imediato os funcionários contratados da prefeitura quando assumiu.

    Sobre os acertos, disse que foram muitos, como abertura da prefeitura às 8 horas da manhã, abrir o gabinete para atender a todos. O prefeito também considera que fez muitas coisas que não foram divulgadas por erro da própria prefeitura, mas citou a recuperação das 3 praças de Cataguases, o asfaltamento no alto do bandeirantes que deu acesso para quem vem da granjaria para o bairro Haideé, a reforma do Idaic, o término da reforma do Flávia Dutra, a conclusão do Abatedouro Municipal, ter conseguido trazer o Hospital nível II, a realização das cirurgias de Cataratas juntamente com o vereador Joãozinho de Vista Alegre, a volta dos exames de ecocardiograma, ultrassonografia e eletroencefalograma em Cataguases, melhorias no aterro sanitário com economia de R$ 52 mil no contrato, a realização de 4 operações "tapa buracos" e as conquistas do esporte entre outras coisas.

    Sobre a reforma do Flávia Dutra, ele reclamou da manifestação dos professores ocorrida em 12 de julho, que considerou inadequada e acusou os organizadores de ter manipulado os jovens.

    Demissões / Folha de Pagamento

    Cesinha disse que pegou a folha de pagamento inchada, que não pode rescindir de imediato, porque iriam dizer que seria perseguição, mas que mesmo assim, precisou contratar mais 274 pessoas.

    Sobre ter demitido servidores concursados, Cesinha não considera que foi o maior erro do ano e afirmou que está recorrendo das decisões judiciais que mandaram reintegrar os servidores.

    O prefeito também confirmou que a partir do mês de fevereiro de 2014, não terá mais problemas para pagar a folha em dia.

    Copasa

    Sobre a promessa de cancelar o contrato com a Copasa, Cesinha disse que pretende ainda rever o contrato para diminuir a cobrança, mas que depende da justiça e confessou que na época da campanha eleitoral, achava que poderia fazê-lo por decreto, mas que quando assumiu, ficou sabendo que não poderia.

    Cesinha deixou claro que não é contra o contrato com a Copasa e sim, contra a forma que foi feito.

    Oposição

    O Prefeito Cesinha disse que não é contrario a oposição, que deseja que fiscalizem mas que também tragam verbas para o município com seus Deputados.

    Relacionamento com o Governo de Anastasia

    Quanto ao relacionamento do Município de Cataguases com o Governo do Estado, Ele disse que mesmo não sendo da base do Governo, ele até o momento não pode reclamar do Governador Anastasia, pois tem conseguido assinar vários convênios que mesmo com atrasos no envio das verbas, não tem dúvidas que deverão chegar até o mês de março de 2014.

    Estes convênios que ele se referiu, são do Pró-município e do Hospital de Cataguases que passou para Nível II e que foram assinados em Cerimônia no Clube do Remo por ocasião da visita do Governador no dia 9 de outubro em Cataguases.

    Rádio Terapia / UPA

    Tão logo o Pronto Socorro se integre ao Hospital de Cataguases, o Serviço de Rádio Terapia, passará para o local onde funciona hoje o Pronto Socorro Municipal.

    Cesinha também disse que pretende trazer em breve, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para Cataguases.

    Geração de Empregos

    Um dos projetos para Cataguases, visando a geração de empregos, será a criação de um novo distrito industrial no bairro Justino, com recursos da prefeitura e que deverá comportar cerca de 50 indústrias. Este projeto, deverá ser concluído rapidamente segundo o prefeito.

    Viagem para Brasília

    O prefeito, disse que viajou para Brasília para pedir recursos à 14 Deputados Federais que foram mais votados em Cataguases e que 4 deles já se dispuseram a destinar recursos para o município.

    Centro Administrativo

    A intenção, segundo Cesinha, é de construir um Centro Administrativo para não ter de pagar aluguéis, porém, negou que o município paga R$ 200 mil de aluguéis por mês e segundo ele, este valor seria bem menor, em torno de R$ 80 mil.

    Promessas de Campanha / Reeleição
    Cesinha disse não saber se conseguirá cumprir todas as promessas de campanha até o fim de seu mandato e que no final, a população irá avaliar e que se for para não deixar pessoas sem comprometimento para Cataguases assumir a administração, ele será novamente candidato.

    Amigos de Campanha

    Perguntado sobre as pessoas que trabalharam na campanha para elegê-lo, se ainda estão ao seu lado, o prefeito disse que apenas 5 pessoas se afastaram, porque queriam ganhar muito e não foi possível atendê-los.

    Sobre o vice-prefeito, Cesinha disse que mantém um bom relacionamento, mas que fica chateado quando escuta algumas declarações na mídia.

    Secretariado e acordos partidários

    Cesinha disse saber que tem secretários mais atuantes do que outros e que nenhum deles tem o cargo garantido, que se precisar, trocaria sem problemas, mas que por enquanto todos continuam certos. "Se eu não quiser amanhã, inclusive o Procurador, eu não fico com eles, se vai falar que vai romper eu estou pouco me importando" disse.

    Sobre o acordo com o PT, ele considera que tanto o Secretário Zeca Junqueira e Vanderlei Pequeno continuam sendo do PT. "Eu não vou dar outro candidato ao PT, se o PT achar que não está bom, rompa comigo" completou.

    Assista ao vídeo com a entrevista completa abaixo:

    CHUVAS EM MINAS: 44 cidades afetadas pelas chuvas já estão tecnicamente capacitadas para receber dinheiro da União

    Dos 58 municípios convocados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, 76% compareceram à ação da Cedec, em Governador Valadares.

    A  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) realizou hoje um workshop, em Governador Valadares, para apoiar os municípios na resolução de trâmites burocráticos para recebimento de recursos para recuperação de áreas atingidas pelas chuvas. Durante o trabalho os representantes das prefeituras foram orientados sobre como fazer o preenchimento do Formulário de Informação de Desastre, sobre a criação do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, a captação de recursos federais e o preenchimento do Plano de Resposta (que deve ser remetido ao Governo Federal).

    Para regulamentar a documentação, além de tirar possíveis dúvidas sobre a importância da implantação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Cedec montou uma estrutura especifica no auditório da 8a. Região Integrada de Segurança Pública (8º RISP). 90 pessoas foram instruídas, entre elas, prefeitos, secretários municipais, coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, engenheiros, entre outros.

    Os municípios que participaram do trabalho são: Conselheiro Pena, Sardoá, Santa Rita do Itueto, Virgolândia, Timóteo, Coronel Fabriciano, São Pedro do Suaçuí, Ipaba, Mathias Lobato, Ardoce, Araçuaí, Itamarandiba, Itanhomi, Governador Valadares, Cuparaque, Goiabeira, Santo Antônio do Itambé, Frei Inocêncio, Caratinga, Teófilo Otoni, Aimorés, Itueta, Machacalis, Ataléia, Tumiritinga, Ladainha, Franciscópolis, Vargem Alegre, São Geraldo da Piedade, Serro, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourino, Itambacuri, Galiléia, Mantena, Padre Paraíso, Alvarenga, Ipatinga, Marilac, Resplendor, São João do Manteninha, Comercinho, Coluna, Alpercata, Virginópolis, Araçuaí.

    Agora cabe a cada cidade ir a uma agência do Banco do Brasil, levar a documentação e solicitar o cartão. 
    *Da Agência Minas

    Uma pessoa morre e outras 3 ficam feridas em grave acidente no trevo de Leopoldina

    Um grave acidente aconteceu por volta das 16 horas na tarde deste domingo (29) na BR-116, perto do trevo de Leopoldina, envolvendo um caminhão com placa de São Paulo e um veículo Fiat Siena também com placa de São Paulo.

    Fotos: Júlio César - Jornal O Vigilante Online
    parceiro Mídia Mineira
    O veículo de passeio Fiat Siena, transitava pela BR-267 e quando tentava cruzar a BR-116 para entrar no trevo de Leopoldina, provavelmente não percebeu o caminhão, que vinha pela BR-116 na preferencial, sentido Leopoldina para Além Paraíba, sendo atingido transversalmente.

    No veículo estavam 4 pessoas: Norelí Misael da Costa, 73 anos, que não resistiu e acabou falecendo no local, o condutor, Romário Costa, 44 anos, teve lesões graves com várias fraturas pelo corpo, uma mulher de 45 anos com lesões graves e uma criança de 10 anos que teve ferimentos leves. Todos foram levados para o Hospital Casa de Caridade Leopoldinense em Leopoldina. No caminhão, haviam 2 pessoas que nada sofreram.


    Caminhão cai em ribanceira na BR-267 em Argirita

    Um caminhão Baú, com placa de São Paulo, carregado de eletrodomésticos, caiu em uma ribanceira com uma descida de cerca de 30 metros, na manhã deste domingo (29), na BR-267, Km 29, próximo a Argirita.

    Foto: Rádio Muriaé
    O veículo trafegava sentido Juiz de Fora/Leopoldina e estaria indo para o Espírito Santo, quando teria perdido o freio na descida da serra. O motorista de 35 anos, tentou parar o caminhão, jogando em uma valeta mas acabou descendo em uma ribanceira. O motorista sofreu ferimentos leves, sendo socorrido e levado a Casa de Caridade Leopoldinense mas já foi liberado.

    O Baú do veículo ficou intacto e toda a carga foi recuperada.

    domingo, 29 de dezembro de 2013

    Inscrições para concurso da ALMG terminam dia 2 de janeiro

    As inscrições para o próximo concurso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terminam na próxima quinta-feira (2/1/14) às 19 horas. As inscrições devem ser feitas pelo site da organizadora do concurso, a Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc). O candidato deve acessar a opção “Concurso Público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, preencher a ficha de inscrições e realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$115,00.

    As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 2 de fevereiro de 2014 e serão compostas por questões objetivas. Os candidatos aprovados nessa etapa também farão uma prova discursiva, em data a ser marcada posteriormente. Além disso, para os cargos de enfermeiro e dentista também haverá prova de títulos.

    O edital está disponível no Portal da Assembleia e no site da Fumarc. O concurso busca preencher 27 vagas, todas de nível superior, sendo três para pessoas com deficiência, no cargo de analista legislativo.

    As vagas são para as seguintes especialidades: dentista (1); enfermeiro (1); engenheiro eletricista (1); consultor administrativo (5) e consultor legislativo, na área de interlocução social e desenvolvimento de projetos institucionais (2). Na especialidade de relações públicas, serão quatro vagas, divididas entre relações públicas (2) e cerimonial (2). E na especialidade de analista de sistemas, há vagas nas áreas de desenvolvimento de sistemas (6), administração de rede (2) e suporte técnico (5).

    Isenção da taxa de inscrição – Já está disponível no Portal da ALMG o resultado dos recursos contra os indeferimentos da isenção da taxa de inscrição. Das nove solicitações de revisão, seis foram deferidas e três indeferidas.

    Fonte: ALMG

    Eleições 2014: Lei eleitoral restringe ações de agentes públicos a partir de 1º de janeiro

    Com a proximidade das eleições para escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, marcadas para o próximo dia 5 de outubro, pessoas que ocupam cargos públicos passam a ter que seguir regras estipuladas pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 ). Pelas regras eleitorais, a partir do dia 1º de janeiro fica proibida, por exemplo, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelos gestores de órgãos da administração pública.

    Os repasses só podem ocorrer nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais que já estão autorizados em lei e em execução orçamentária no exercício anterior. Nestas situações, representantes do Ministério Público Eleitoral poderão acompanhar os gastos e distribuições.

    As entidades e organizações vinculadas ou mantidas por candidatos também ficam impedidas de executar programas sociais, e neste caso, a proibição se estende inclusive para os programas autorizados em lei ou previstas no orçamento do exercício anterior.

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, explicou que a medida é uma forma de garantir o equilíbrio da disputa eleitoral. O hall de ações proibidas aumenta ainda mais à medida em que as votações se aproximam. A partir de 8 de abril, por exemplo, agentes públicos não podem rever salários pagos aos servidores públicos. A revisão só pode ocorrer dentro da margem de recomposição de perdas do ano.

    Três meses antes do início do processo eleitoral, a partir do dia 5 de julho, fica proibido o uso de dinheiro público para contratação de shows artísticos em inaugurações e o comparecimento de qualquer candidato a inaugurações de obras públicas. Também não é permitido o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito. Mas o pronunciamento pode ocorrer se houver uma situação considerada urgente e relevante pela Justiça ou tratar de situações características das funções de governo.

    Qualquer nomeação e admissão de pessoas ou a demissão de funcionários sem justa causa também fica proibida a partir desta época. A mesma regra vale para os casos de suspensão ou readaptação de vantagens salariais ou de cargos e para qualquer ações que possa ser considerada um dificultador da função ocupada pelo trabalhador público.

    Os funcionários de órgãos governamentais também não podem ser removidos, transferidos ou exonerados nesse período. A medida tem que ser obedecida até a posse dos eleitos. A única exceção à regra é para os casos de nomeação ou exoneração de cargos em comissão ou dispensa de funções de confiança, nomeações para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República. A nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos homologados até 5 de julho de 2014 também fica mantida.

    Os agentes públicos que ocupam cargos em disputa na eleição também não podem autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais e estaduais, ou das entidades da administração indireta. A restrição só pode ser ignorada quando houver caso de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral. O impedimento também não atinge propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.

    A fiscalização dessas ações é feita pelos partidos políticos e pelo Ministério Público. O eleitor pode procurar representantes dessas entidades para denunciar qualquer irregularidade. Os agentes públicos que descumprirem as regras serão punidos com multa e podem ter o registro ou o diploma cassados.
    Fonte: Agência Brasil

    Caminhão carregado de móveis pega fogo na BR-116

    Foto: Rádio Muriaé
    O Corpo de Bombeiros de Muriaé, foi acionado na tarde deste sábado (28), para apagar um incêndio ocorrido em um caminhão carregado de móveis que trafegava na BR-116, a cerca de 5 km de Muriaé.

    O veículo vinha do município de Linhares (ES) e seguia para Ribeirão Preto em São Paulo e ficou totalmente destruído. O motorista escapou ileso, pois pulou assim que percebeu o incêndio.

    O fato, gerou um grande congestionamento no local até a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberar a área.

    Foto: Internauta


    sábado, 28 de dezembro de 2013

    Em Minas Gerais já são 21 mortos por causa dos temporais

    As chuvas em Minas Gerais já deixaram 21 mortos, 60 feridos, quase 7 mil desalojados e 2.640 desabrigados, de acordo com balanço da Defesa Civil estadual. As autoridades de segurança continuam monitorando os municípios mais atingidos pelas chuvas no estado, como os da região leste: Governador Valadares, Virgolândia, Aimorés, Conselheiro Pena e Mantena. Apesar disso, a expectativa é que as chuvas fortes que atingiram essas cidades nos últimos dias, deem uma trégua neste fim de semana.

    Virgolândia Foto: Breno Almeida
    Na maior parte de Minas a previsão é que o fim de semana tenha céu parcialmente nublado, no entanto, ocorrerão pancadas de chuva no setor central, noroeste, oeste, norte e nordeste do estado. As temperaturas durante o dia permanecerão elevadas, com máxima prevista de 33 graus Celsius (ºC) – na área leste e norte mineira. Nas regiões mais afetadas, as equipes da Defesa Civil continuam distribuindo roupas, calçados, cobertores, colchões e água.

    A última chuva forte registrada no estado foi na noite de quinta-feira (26) no município de Virgolândia, a 357 quilômetros (km) de Belo Horizonte. O temporal fez com que o córrego do Palmital transbordasse causando inundações em casas e em estabelecimento comerciais, além danos nas estradas. Em Virgolândia, que também está com fornecimento de água potável comprometido, duas pessoas morreram arrastadas pela enxurrada.

    *Da Agência Brasil

    Fiscalização apreende cerca de 200 kg de carne clandestina na MG-353, próximo a Juiz de Fora

    A Fiscalização da Secretaria Municipal de Atividades Urbanas de Juiz de Fora com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, apreendeu na manhã desta sexta-feira (27), cerca de 200 kg de carne clandestina em um caminhão que trafegava pela MG-353, próximo ao bairro Grama.

    A carne, que seria distribuída em açougues em Juiz de Fora, não possuía registro dos órgãos competentes, estava sem data de abate, data de validade e sem procedência. 

    Toda mercadoria apreendida, foi levada para o aterro sanitário municipal para ser descartada.

    O motorista do caminhão, foi autuado e liberado em seguida.

    Sancionada lei que regulamenta a política remuneratória da Educação em Minas Gerais

    Nesta sexta-feira (27), foi sancionada a Lei nº 21.058, que regulamenta a política remuneratória para os servidores da Educação. A Lei, que estabelece reajuste de 5% para ativos, inativos e pensionistas a contar do dia 1º de outubro último, também prevê a antecipação de uma progressão na carreira. Inicialmente prevista para janeiro de 2016, a progressão foi antecipada em dois anos (janeiro de 2014). A regulamentação foi publicada no Diário Oficial dos Poderes do Estado.

    Os servidores de carreira que tiverem pelo menos dois anos de efetivo exercício e duas avaliações de desempenho satisfatórias terão direito à antecipação de progressão na carreira de 2,5%. Com isso, o índice final de aumento nos salários chegará a 7,62%.

    A respeito da novidade, secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância da Lei para os servidores da Educação. “São dois avanços muito importantes: a garantia de política remuneratória e os 2,5% da progressão para todos que tiverem direito. Isso é muito importante para todas as categorias da Educação e consolida uma política de valorização e de reconhecimento dos serviços prestados à sociedade mineira”.

    Como ficou acordado entre o Executivo e as entidades que representam os servidores da Educação, o Governo de Minas irá assegurar o pagamento retroativo da política remuneratória a partir de outubro deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o pagamento deverá ser realizado por meio de folha suplementar prevista para o dia 22 de janeiro de 2014.

    Política remuneratória

    Além dos reajustes a serem concedidos em função da Lei, sancionada nesta sexta-feira (27), que regulamenta a política remuneratória e antecipa a progressão na carreira, profissionais da educação básica do Estado também terão seus salários aumentados em função de pagamentos referentes ao reposicionamento na carreira, que considera todo o tempo de serviço e beneficia servidores ativos e inativos. Em 2013 e 2014, a folha de salários da Educação será acrescida em aproximadamente R$ 890 milhões referentes a duas parcelas da Vantagem Temporária de Antecipação do Posicionamento (VTAP).

    Somando os valores decorrentes do reajuste geral da política remuneratória àqueles da antecipação da progressão na carreira e da 3ª parcela do reposicionamento na carreira, os professores da educação básica de Minas chegarão a janeiro de 2014 com um aumento médio total de 19,9% em seus salários em relação a novembro de 2012. Conforme demonstra a tabela abaixo, aproximadamente 91 mil cargos serão reajustados de 15% a 30% e outros 39 mil, entre 10% e 15%.


    Progressão na carreira beneficia 175 mil cargos

    A antecipação de progressão na carreira de janeiro de 2016 para janeiro de 2014, proposta pelo Governo de Minas, contempla aproximadamente 175 mil cargos, o equivalente a 42% do total da folha da Educação. Trata-se de uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar o empenho e o esforço dos servidores com mais “tempo de casa”, que têm papel fundamental na elevação dos padrões de qualidade da educação em Minas.

    A progressão na carreira será concedida aos servidores, que já concluíram o estágio probatório, que tenham dois anos de efetivo exercício no mesmo grau a partir de janeiro de 2012 e duas avaliações de desempenho individual concluídas após aquela data, como previsto na Lei nº 15.293. De acordo com a regra que vigorava anteriormente, essa progressão ocorreria somente em janeiro de 2016.

    Em Minas, salário inicial do professor passará a ser 54,78% superior ao piso nacional do MEC

    Desde 2011, o Governo de Minas Gerais garante a todos os profissionais do magistério público da educação básica do Estado salário inicial acima do piso nacional. Com os reajustes aprovados em lei, o salário inicial de todos os professores com escolaridade em nível superior da rede estadual de ensino será de R$ 1.455,30, para uma jornada de trabalho de 24 horas/aula semanais.

    O salário inicial em Minas para os professores com licenciatura plena a ser 54,78% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para uma jornada equivalente de 24 horas/aula semanais, de acordo com a Lei Federal 11.738/2008, conforme demonstra o quadro a seguir:


    Folha de pagamentos cresce 72,5% e inflação acumulada é de 26,2%

    Em função dos reajustes de salários e demais benefícios concedidos pelo Governo do Estado, a folha de salários da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais deverá saltar de R$ 6,2 bilhões em 2010 para 10,7 bilhões em 2014. Trata-se de um expressivo crescimento de 72,5% ante uma inflação acumulada de 26,2%, calculada para o mesmo período com base em projeções do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conforme relatório de inflação do Banco Central emitido em junho de 2013.

    Além dos reajustes concedidos neste período, o crescimento da folha de pagamentos da Educação ocorre também em função de diversos outros benefícios, como a progressão e o reposicionamento na carreira da educação básica, a aplicação da legislação que destina 1/3 da carga horária para atividades extraclasse e o ingresso de novos profissionais no sistema estadual de ensino.

    O quadro a seguir mostra a evolução da folha de salários da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014, comparada com a inflação acumulada no período:


    Estado investe R$ 1,7 bilhão para beneficiar servidores ativos e aposentados

    A evolução da folha de pagamento da Educação reflete também os recursos que foram aportados pelo Governo de Minas, desde 2012, para assegurar o reposicionamento dos profissionais da educação básica na carreira, como previsto na Lei Estadual nº 19.837/2011. Esse reposicionamento considera todo o tempo na carreira e beneficia servidores ativos e inativos.

    Em 2012, o Executivo fez uma projeção do posicionamento dos servidores do magistério (professores e especialistas em educação básica) na carreira em 2015 e distribuiu o pagamento em quatro parcelas de 25% do valor total, denominadas Vantagem Temporária de Antecipação do Posicionamento (VTAP), a serem pagas em 2012, 2013, 2014 e 2015.

    Ao todo, de 2012 a 2015, este reposicionamento significa um acréscimo de R$ 1,7 bilhão na folha de salários anual da Educação, resultando também em aumento real de salário para os profissionais de Educação do Estado. O valor da VTAP é corrigido de acordo com os reajustes salariais concedidos nas tabelas da Educação. O quadro a seguir mostra os investimentos feitos ano a ano pelo Governo de Minas em função da Vantagem Temporária de Antecipação do Posicionamento (VTAP):


    *Em razão do reajuste de 5% aplicado nas tabelas salariais da educação em abril de 2012 e em outubro de 2013, os valores pagos da VTAP são reajustados nos mesmos índices e nas mesmas datas. Por esse motivo, há um impacto superior no ano de 2013 e principalmente em 2014, já contemplando o efeito integral desses impactos para todo o exercício (de janeiro a dezembro).

    Fonte: Agência Minas

    Carro sai da pista na BR-356, próximo a Patrocínio do Muriaé com cinco ocupantes de Barão do Monte Alto

    O Corpo de Bombeiros de Muriaé, atendeu a um acidente na BR-356, próximo ao trevo de Patrocínio do Muriaé e Eugenópolis, a cerca de 80 Km de Cataguases, na tarde desta sexta-feira (27).

    No veículo, um Vectra, estavam cinco ocupantes do município de Barão do Monte Alto, na Zona da Mata mineira.

    O condutor teria perdido o controle, saído da pista, caindo em um brejo. Quatro ocupantes tiveram ferimentos leves e um nada sofreu. Todos foram levados para o Hospital São Paulo em Muriaé.

    *Com informações e fotos do Site Silvan Alves, parceiro Mídia Mineira.
    sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

    Com a participação de cataguasenses, Ação Social do jogador David Luiz, faz a diferença no município de Aricanduva no Vale do Jequitinhonha

    A pequena cidade de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha, a cerca de 540 Km de Cataguases, teve um natal diferente, pois foi alvo da Ação Social do craque de futebol e zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira, David Luiz.

    Cerca de 2 mil brinquedos e 400 cestas básicas
    foram distribuídas
    Três veículos, um ônibus e 2 caminhões repletos de alimentos e brinquedos para as crianças, saíram de Juiz de Fora (MG), onde reside os pais do jogador, por volta das 20 horas do domingo (22) e chegaram no município com cerca de 5 mil habitantes por volta das 14 horas do da segunda (23).

    Os pais do jogador David Luiz, Regina (Esq) e
    Landislau (Dir), comandaram pessoalmente a Ação Social
    A ação é encabeçada pela mãe do jogador, Regina Célia e seu pai, Ladislau Marinho, ou simplesmente "Lau" que comandaram uma equipe composta de 42 pessoas. Cataguases se fez presente através do radialista Marco Antônio Baiano e os amigos, Gilmar e Cida, da época em que Lau e Regina que são cataguasenses, residiam no município. Também participaram da equipe: Pastor Albino, da Igreja Maranata de Coronel Pacheco e Sargento Frederico (Comandante do Destacamento Policial de Coronel Pacheco) entre outros voluntários.


    A pequena cidade de Aricanduva parou para
    receber a equipe da Ação Social do jogador David Luiz

    A prefeita Maria Arlete dos Santos Azevedo, recebeu a todos, juntamente com os secretários municipais e com a banda de música municipal, na Escola Estadual Teodomiro Caldeira Leão, onde foram distribuídas 400 cestas básicas e cerca de 2 mil brinquedos para as pessoas que foram cadastradas pela Secretaria de Ação Social Municipal.

    A festa que começou na véspera de natal, ás 10 da manhã, durou cerca de 7 horas, onde a população pode também se divertir, lanchar e receber kits de programas municipais. Por fim, a banda de música local, também foi presenteada com uma bateria nova.

    Em Cataguases, Marco Antônio Baiano, contou com exclusividade ao Site Mídia Mineira a emoção em ter participado desta Ação:  "Agradeço a Deus, ao Lau e a Regina e principalmente ao David Luiz! Este dias foram vividos com muita emoção, deixando saudades e estamos aguardando ansiosamente a próxima ação".



    Aricanduva - MG

    Fundada em 1995, o município completou 18 anos no dia 21 de dezembro. Situa-se no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes de Minas Gerais, ficando a cerca de 419 Km de Belo Horizonte, teve uma população estimada pelo censo de 2010 em 4.770 habitantes e fica entre os municípios de: Capelinha, Itamarandiba e São Sebastião do Maranhão.

    Enchente: Governador determina assistência imediata. Assista ao vídeo do sobrevoo de Anastasia em Governador Valadares


    O governador Antonio Anastasia sobrevoou nesta quinta-feira (26) as áreas mais castigadas pelas chuvas em Minas Gerais, especialmente os municípios localizados no Vale do Rio Doce e Leste do Estado, entre eles, Resplendor, Itueta e Mantena. Após ver de perto os estragos causados pela força das águas em Governador Valadares e Aimorés, Anastasia determinou um esforço conjunto dos órgãos estaduais para apoio imediato à população atingida.


    Em Minas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já foram registradas 18 mortes em consequência das intensas chuvas do período. Já são 26 os municípios que decretaram situação de emergência. Até esta quinta-feira, o número de desalojados chegava a 3.410 e o de desabrigados, 744. Foram destruídas 67 casas.


    “A primeira coisa a se fazer agora é assistência. É preciso cestas básicas, materiais, como camas, colchões, água potável. É uma situação que já está atendida desde o primeiro dia e há um controle por parte da Defesa Civil. Depois, vem o processo mais complexo, que é o de reconstrução. O hospital de Aimorés, por exemplo, vai precisar ser praticamente reconstruído. Falava com o secretário municipal de Saúde e vamos fazê-lo em parceria com a prefeitura”, afirmou o governador.

    Com a expectativa de que haja uma estiagem nos próximos dias, será possível, segundo Anastasia, fazer uma avaliação do prejuízo causado pelas águas nos municípios. “Após as águas baixarem, temos de iniciar o processo de identificação de quais são os pontos críticos: na zona rural, quais pontes caíram, qual a recuperação das vias urbanas mais urgentes, em termos de rodovias, ou seja, um conhecimento que já existe por parte de nossa Defesa Civil. E, é claro, vamos alocar recursos do Estado e também solicitar recursos do governo federal”, explicou o governador.

    Antonio Anastasia destacou o empenho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em prestar assistência às populações atingidas e emitir alertas, além de acompanhar os municípios em situação de emergência. “A Defesa Civil do Estado está em alerta, acompanhando todas as cidades que já tiveram sua situação de emergência declarada e fazendo o acompanhamento dos municípios que estão em situação de maior dificuldade. 

    Mas é fundamental também, mais uma vez, solicitar a dedicação e o empenho de cada cidadão, evitando as áreas de risco, acompanhando as orientações das autoridades locais e estaduais para evitarmos perdas de vidas”, completou.


    Prevenção

    Lançado no segundo semestre deste ano pelo Governo de Minas, o Plano de Emergência Pluviométrico para o período chuvoso 2013/2014 delineou as ações de preparação e resposta em caso de desastres decorrentes das chuvas, além de promover a integração dos órgãos com responsabilidade de atuação, permitindo mais agilidade na tomada de decisões. O Plano foi desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil, a fim de minimizar os danos e divulgar as ações de preparação e resposta em apoio aos municípios afetados pelas chuvas.

    Anastasia voltou a pedir o apoio e a participação da população de Minas Gerais nesse momento das chuvas, especialmente naquelas áreas de risco mais vulneráveis. “O principal é sempre evitar as mortes, isso é o mais importante. As áreas de risco identificadas nas cidades, especialmente nas cidades médias e maiores, devem ser evitadas a todo custo e, por isso, peço às pessoas que deixem esses locais. Eu tenho acompanhado pela imprensa e as próprias pessoas, algumas vezes, ficam temerosas de sair. Mas nessa hora, têm de pensar que o maior patrimônio é a vida”, alertou.

    Os municípios mineiros que decretaram situação de emergência são Ataléia, Vargem Alegre, Santos Dumont, Rio Pardo de Minas, Comercinho, Capelinha, Sardoá, Itambacuri, Mantena, Ponto Chique, Bonfinópolis de Minas, Mathias Lobato, Santo Antônio do Itambé, São Geraldo do Baixio, Galiléia, Tumiritinga, Jampruca, Ubá, Frei Inocêncio, Padre Paraíso, Timóteo, São Geraldo da Piedade, São João da Manteninha, Crisólita, Santa Rita do Itueto e Aimorés.

    Fonte: Agência Minas

    Minas Gerais

    Ocorrências Policiais

    Acidentes

    Voltar para o Início