728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    domingo, 19 de maio de 2024

    Manifestação de professores e alunos da UEMG ocorre em Leopoldina

    Protesto visa apoiar greve e reivindicar melhores condições de trabalho e ensino.


    Fotos: Jornal O Vigilante Online.

    Uma manifestação pacífica promovida por professores e alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Leopoldina foi realizada na manhã deste sábado, 18 de maio, na região central da cidade. A mobilização teve como objetivo manifestar apoio à greve adotada pela população acadêmica leopoldinense e das demais unidades, insatisfeitas com a maneira como o poder público estadual tem negligenciado os direitos dos professores.
    Após se concentrarem na Praça Professor Botelho Reis (Ginásio), os manifestantes seguiram pela Rua Barão de Cotegipe até à Praça General Osório. Vestindo roupas pretas e utilizando faixas, cartazes, balões e apitos, eles chamaram a atenção dos munícipes e alertaram sobre o movimento, cuja pauta de greve envolve a recuperação das perdas salariais acumuladas nos últimos anos e a revogação de normativas nacionais relacionadas ao ensino das instituições públicas, federais e estaduais. A especificidade da UEMG em Leopoldina inclui também a construção de sua sede própria. Ao final, os alunos declamaram uma poesia pedindo respostas.

    Os professores da UEMG entraram em greve por tempo indeterminado no dia 2 de maio, após aprovação em assembleia da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG) no dia 29 de abril, abrangendo todas as unidades do estado, incluindo as unidades da Zona da Mata Mineira e outras regiões do interior de Minas.
    O movimento, segundo a ADUEMG, deve-se à intransigência do governo estadual em negociar e atender as reivindicações da categoria, como a realização de concursos públicos e aumento do orçamento para a universidade; cumprimento do acordo de greve firmado em 2018; cumprimento da Constituição Mineira sobre o orçamento das universidades do estado; defesa da autonomia universitária; integralidade dos salários em casos de licença; ampliação das políticas de permanência e assistência estudantil; e recomposição salarial dos docentes (aumento salarial do corpo técnico-administrativo).

    Por Mídia Mineira com 
    informações de O Vigilante Online.

    Google News

    Entre para o nosso canal no Whatsapp: Clique aqui

    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Manifestação de professores e alunos da UEMG ocorre em Leopoldina Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início