Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

Comitê Gestor libera reuniões religiosas presenciais para até 30 pessoas em Cataguases


O Comitê Gestor de Enfrentamento a Covid-19 em Cataguases decidiu liberar os cultos, missas e reuniões religiosas, para o máximo de 30 pessoas, a partir desta quarta-feira (29). A decisão foi após 
parecer técnico SES/COES Minas Covid-19 nº 5/2020, conversa com vários líderes religiosos e acordo com o Ministério Público, diz a Ata que o Site Mídia Mineira teve acesso.

Conforme a decisão, as igrejas deverão:
  • observar o distanciamento mínimo de 2 metros entre uma pessoa e outra, independente se acompanhante ou não;
  • obrigar o uso de máscaras de proteção no recinto e higienização das mãos com álcool 70%;
  • controlar o fluxo e permanência de pessoas, a fim de evitar aglomerações, na área interna e externa;
  • respeitar um intervalo mínimo de 30 minutos entre uma celebração e outra;
  • após cada celebração realizar a higienização do ambiente;
  • manter o ambiente arejado com todas as janelas e portas abertas para livre circulação do ar;
  • proibir o contato físico e compartilhamento de objetos como microfone por exemplo.
Para fins da contagem de pessoas estão incluídas entre as 30 pessoas permitidas: pastores, líderes, palestrantes, músicos, cantores, técnicos etc. O comitê recomendou também que as crianças, idosos e pessoas do grupo de risco, evitem a participação presencial. Todos os pastores e líderes religiosos estão convidados a realizar o teste para Covid-19 na Unidade Básica de Saúde do bairro Paraíso, na quinta-feira (30) a partir das 16 horas. O infrator estará sujeito a todas as sanções já previstas nos decretos anteriores, inclusive multas e interdições.

Para chegar a esta medida o comitê também considerou que não houve óbito nos últimos 8 dias no município e que tanto UTI e enfermaria do Hospital não estão sobrecarregadas.

Restaurantes

No caso dos restaurantes, ainda não foi possível a flexibilização dos mesmos, devendo permanecerem no sistema de delivery. A secretária de Saúde, Daniela Resende, informou que uma reunião com o Ministério Público deverá acontecer na próxima quinta-feira (30), para tratar do assunto e decidir sobre uma possível mudança no Protocolo Minas Consciente.

Testagem

O Município vem realizando testes em vários bairros. Os testes já aconteceram nos bairros Centro, Granjaria, Pampulha e Dico Leite através de inquérito populacional. Além desses, foram testados os policiais civis e militares, os agentes penitenciários, fiscais da prefeitura, todos os funcionários do Fórum, pacientes da hemodiálise, entre outros. Nos próximos dias a programação segue para os bairros Thomé, Bom Pastor, Justino e Primavera e também para os profissionais dos transportes coletivos (táxi e mototáxi) e para os funcionários dos supermercados, mercados, Mercado do Produtor, açougues, padarias e postos de gasolina.

Foto: Igreja Metodista Wesleyana de Cataguases

Comentários

Postar um comentário

Anuncie Aqui Anuncie Aqui