Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Condutor alcoolizado é detido pela PM após passar sobre placas de festa em Santana de Cataguases

Um homem de 58 anos foi preso pela Polícia Militar, em Santana de Cataguases, por dirigir sob efeito de álcool.   

O fato ocorreu na noite desta quarta-feira (16). Conforme a ocorrência, a Polícia Militar foi acionada pra comparecer na Rua José Alves Garcia, bairro São Francisco, onde estava sendo montada a Festa do São Francisco. Segundo o responsável pelo evento, o condutor do veículo Fiat Strada, teria passado com o automóvel sobre as placas que estavam no chão, que no local havia os trabalhadores e várias crianças e que depois desceu do veículo aparentando estar embriagado. A ocorrência ainda diz que um dos montadores chegou a se ferir.

Para os policiais o condutor afirmou ter feito o uso de bebida alcoólica, fato também observado pela equipe policial como hálito etílico, olhos avermelhados e fala desconexa. Os militares também constataram que o automóvel conduzido por ele apresentava documentação irregular. 

Diante dos fatos, foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes, sendo que o condutor recebeu voz de prisão em flagrante delito, teve recolhida sua Carteira Nacional de Habilitação e posteriormente foi encaminhado à unidade de atendimento de saúde e conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária. O veículo foi removido para um pátio credenciado junto ao Detran.

Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui