Pular para o conteúdo principal
Unipac
Web Certificados
Drogaria Santa Rita DecolaNet RÁDIO BRILHO CATAGUASES - MG

2 de dezembro: Minas Gerais completa hoje 301 anos de emancipação

Minas começou a ganhar autonomia administrativa em 1720, quando formou uma capitania própria e foi, por muito tempo, centro econômico brasileiro Neste dia 2 de dezembro de 2021, Minas Gerais completa 301 anos de sua emancipação da capitania de São Paulo, por alvará régio do Rei Dom João V, assinado após ouvir o Conselho Ultramarino, em 2 de dezembro de 1720. Até se tornar um estado tal qual conhecemos hoje, muita coisa aconteceu. A capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para a autonomia administrativa de Minas e ela é resultado do desmembramento da capitania de São Paulo e Minas do Ouro.  Com a descoberta da abundância de ouro no fim do século XVII a região se tornou o centro econômico da colônia. "Minas é, durante muito tempo, um conjunto de arraiais. Eu costumo comparar Minas nesse período com um filme de faroeste. É uma terra sem lei onde não existe um aparato administrativo, que vai se instalar só por volta de 1709 e que vai se consolidar por volta de 1720", expli

Tiro de Guerra de Cataguases comemora Dia do Soldado com solenidade e homenagem ao prefeito




Na manhã deste sábado (24), o Tiro de Guerra 04-033 realizou uma solenidade em alusão ao Dia do Soldado, comemorado neste domingo (25). A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, considerado o patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.

Ocuparam a tribuna de honra convidados, autoridades civis e militares. Entre eles, as seguintes personalidades: Subtenente Ariosto Ávila da Silveira, Instrutor Chefe do Tiro de Guerra; prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida; deputado estadual Fernando Pacheco Fialho; Major Willian Machado (Comandante da 146ª Cia PM de Cataguases); 1º Tenente do 4º Pelotão Guilherme Cantelle Lopes Paiva; 1º Sargento da Marinha do Brasil Antônio Alves de Oliveira (Visconde do Rio Branco); 3º Sargento Marcelo Alves Lopes (representando o comando do 4º Pelotão de Bombeiro Militar); vereador Rogério Ladeira (Cataguases); Ricardo Spínola (Secretário do prefeito de Cataguases); Gilmar Vecchi (Loja Maçônica Labor e Civismo); Fabíola Capobiango Fernandes (presidente do Rotary Clube de Cataguases); Maristela Capobiango Fernandes (presidente do CONSEP); empresário Oder Ferreira Filho (Viação Bonança); Cláudia Maria Magalhães (presidente do Lions Clube de Cataguases); empresário Edyl Texeira Júnior (Amigo do TG) e o Sr. Pedro Medeiros, único ex-combatente de Cataguases vivo que lutou na Segunda Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), além de uma comitiva da Associação dos Ex-Atiradores da Cidade de Visconde do Rio Branco.

Durante o evento os atiradores cantaram a Canção do Exército de autoria do Tenente Coronel Alberto Augusto Martins e Teófilo de Magalhães e prestaram juramento à bandeira do Brasil. O momento também foi marcado pela entrega da boina por familiares dos atiradores.



Um dos grandes momentos da solenidade foi a entrega da Medalha do Mérito do Tiro de Guerra, condecoração criada em 2007 em comemoração aos 105 anos de fundação do primeiro TG do Brasil, concedida a civis e militares que contribuem para fortalecer a cidadania. Os agraciados foram: Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e primeiro sargento Roberto Carlos Martins, auxiliar da chefia do TG 04-033.




Confira abaixo mais fotos do evento e o resumo em vídeo da solenidade:














Comentários

Anuncie Aqui Anuncie Aqui