728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    sexta-feira, 28 de junho de 2019

    Secretaria de Educação anuncia expansão da educação integral

    Governo do Estado dobra o número de vagas para o segundo semestre, chegando a 533 municípios e mais de 895 escolas

    A rede estadual de ensino ganha uma nova educação integral com expansão no número de vagas e escolas atendidas, a partir do segundo semestre deste ano. O modelo traz uma matriz curricular articulada entre as áreas de conhecimento e os campos integradores. Além das matérias regulares da base comum, os alunos vão ter aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, entre outras disciplinas que passam a fazer parte da matriz pedagógica.

    Julia Sant'Anna
    (secretária de Educação)
    Divulgação/SEE 
    O tempo integral será levado a mais 895 escolas nesse segundo semestre, com abertura de 34 mil vagas em todas as regiões do estado. Serão 9 mil vagas a mais que o acordado entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que previa abertura de 25 mil vagas em agosto próximo. No primeiro semestre foram criadas 30 mil vagas, em 500 escolas. Com a ampliação, a rede estadual chegará ao fim deste ano com 64 mil vagas para o ensino integral, em 1.395 escolas. O modelo vai estar presente em escolas de 533 municípios.

    O novo formato foi apresentado nesta quarta-feira (26/6), pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, durante entrevista à imprensa. “Os números que estamos apresentando são resultado de um esforço muito grande de toda a equipe para ofertar um ensino integral de qualidade e, ao mesmo tempo, atender o maior número possível de escolas. Isso só foi possível porque estamos fazendo um trabalho sério de gestão da rede, com reorganização de processos e organização financeira”, explica.

    Emocionado, o diretor da Escola Estadual Professor Afonso Neves, Wagner Diógenes de Sousa, presente ao anúncio do novo modelo, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa nova proposta faz com que a educação integral deixe de ser projeto e vire modalidade de Educação. A partir de agora temos uma matriz curricular com segurança no sistema de Educação. Quem vive a realidade da Educação sabe bem a importância que isso tem”, disse o diretor. A Escola Estadual Professor Afonso Neves ofertou a educação integral nos últimos anos e retomará a iniciativa no mês de julho.

    Critérios

    Para a seleção das escolas que iniciarão as atividades no dia 29/7, foram considerados os seguintes critérios: ter oferecido o tempo integral no ano passado e solicitado continuidade no Plano de Atendimento para 2019; ter oferta de ao menos uma turma de educação básica; oferecer ao menos uma turma regular com no mínimo 15 alunos para os anos de início da oferta e possuir sala ociosa no contraturno para atender o modelo proposto de oferta progressiva.

    As turmas do ensino integral criadas para o segundo semestre não serão mais multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de diferentes idades e níveis educacionais, como vinha acontecendo no modelo antigo. A partir de agora, as turmas são únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência também no contraturno e matriz curricular integrada.

    Apoio ao educador

    A Secretaria de Educação vai encaminhar para as escolas documentos que auxiliarão os professores no desenvolvimento da nova proposta, como explicou a superintendente de Políticas Pedagógicas, Kellen Senra. “Para trabalhar a matriz pedagógica vamos encaminhar para as escolas e Superintendências Regionais de Ensino um documento orientador que abordará essa proposta educativa e auxiliará na operacionalização. Isso será encaminhado ainda esta semana. Também iremos construir em conjunto com a rede um material de apoio que será feito a partir de boas práticas realizadas pelas escolas”.

    Os professores também vão ter oportunidade de participar de cursos de formação que terão como base o Currículo Referência Minas Gerais. “A formação dos professores é crucial para que a gente consiga que essa nova proposta para a educação integral realmente se efetive. Vamos iniciar no mês de agosto uma formação que será voltada para o Currículo Referência Minas Gerais. A cada mês teremos assuntos e temas estruturados para trabalhar os campos integradores. A formação fará com que o professor esteja preparado para executar os documentos orientadores”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Guimarães.

    Cataguases

    As escolas que voltarão ao tempo integral em Cataguases são:

    • EE Astolfo Dutra
    • EE Coronel Vieira
    • EE Manuel Inácio Peixoto
    • EE Marieta Soares Teixeira
    • EE Professor Clóvis Salgado
    • EE Professor Quaresma

    Confira a lista completa das 895 escolas estaduais contempladas aqui.

    Fonte: Agencia Minas
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Secretaria de Educação anuncia expansão da educação integral Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início