728x90 AdSpace

Magazine Luiza
  • Últimas

    Sicred Santa Rita Drogaria
    Curso de Barbeiro Promoção autos
    quarta-feira, 29 de agosto de 2018

    Alunos de Cataguases participam do 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor

    Cerca de 1500 alunos de 16 escolas municipais de Cataguases vão participar do 2º Encontrão Escrevendo o Escritor, idealizado pela professora da rede municipal, Andrea Toledo, com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais. Voltado para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas, o projeto faz uso das mídias digitais e das artes para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes, com o objetivo de aproximá-los das obras lidas em sala de aula. Em novembro, após terminar o trabalho pedagógico feito em sala de aula, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer os autores num grande encontro com a comunidade escolar na culminância do projeto.

    A partir do próximo mês, o Proler Cataguases inicia as oficinas pedagógicas com os estudantes envolvidos no projeto, o que inclui a apresentação dos autores, das histórias e a realização de atividades de leitura, para prepará-los para a realização de apresentações que serão realizadas na culminância. As escolas municipais participantes são Flávia Dutra, Maria José Peloso, Prefeito José Esteves, Lysis Brandão da Rocha (CAIC), Boaventura Abrita, Enedina Prata, Antônio Amaro, Manoel Dutra, Francisco Rodrigues de Almeida, Darcília Guimarães, Astolpho Rezende, João Inácio Peixoto, Professora Carmelita Guimarães, Manoel Paes Tiago, Monsenhor Solindo e José Soares Gonçalves. O projeto vai passar também por escolas estaduais e pelos municípios de Leopoldina e Carangola com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

    A coordenadora do Proler Cataguases, Flávia Lobo, agradeceu a oportunidade oferecida pela parceria e disse que ter o escritor nas escolas municipais é um grande incentivo aos jovens leitores. “Nossa equipe participou do Escrevendo com o Escritor nas edições anteriores, inclusive acompanhando outros escritores e foi uma experiência muito boa para os nossos estudantes. Neste ano, a Andrea nos procurou para que fosse feita uma parceria, oferecendo a visita de um escritor em cada escola municipal que oferece do 1º ao 5º ano. Por ter a proposta de incentivar a leitura, o grande objetivo do Proler, abraçamos a ideia mais uma vez. Nós queremos ter sempre escritores nas escolas. Levar autores de histórias à rede municipal de ensino é um estímulo muito grande para os nossos alunos, pois mostra que eles também podem seguir essa profissão”, comentou.

    O ápice do projeto acontece no “2º Encontrão Escrevendo com o Escritor”, entre os dias 19 e 21 de Novembro, quando os nove escritores vão passar por Cataguases, Leopoldina e Carangola. O evento vai ser realizado em diferentes pontos das cidades. O 1º Encontrão aconteceu em 2015 em um evento semelhante ao deste ano. Antes disso, foram realizados encontros em menor escala. Para a edição de 2018, serão trabalhadas as obras dos escritores Luiz Ruffato, Renatta Barbosa, Marialva Monteiro, Alvaro Ottoni, Tadeu Costa, Mary França, Eliardo França, Lalau e Lili Balonecker.

    Durante a culminância, também será feito o lançamento do livro “Conta aqui, conta lá!!! Quanta história para compartilhar!”, que contém uma história produzida por cada autor participante. No evento, também será realizada a distribuição de exemplares às escolas públicas que receberam o projeto deste ano. O 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor conta com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata, da Casa de Leitura, da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, da Fábrica do Futuro, das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo de Cataguases, do PROLER Cataguases, do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e das escolas envolvidas.


    Andrea Toledo comentou o espaço que o projeto vem ganhando ao longo dos últimos anos e fez um agradecimento aos apoiadores.  “Estamos crescendo. Os eventos anteriores que fizemos aconteciam em apenas quatro escolas e agora, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o projeto vai poder atender toda a rede municipal de Cataguases. Quero agradecer também ao patrocínio da Energisa, que graças a ele conseguimos aumentar o número de escritores participantes, que são autores premiados e reconhecidos. Graças aos apoiadores do 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor estamos levando esse projeto a mais de 3000 alunos e podendo contribuir com a educação de uma maneira especial”, disse.

    Fonte: Prefeitura de Cataguases
    • Comente no Site
    • Comente no Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Alunos de Cataguases participam do 2º Encontrão Escrevendo com o Escritor Rating: 5 Reviewed By: Mídia Mineira
    Voltar para o Início